Fórum geral
Inicie sessão para
participar no forum
participar no forum
Mudança do nome depois do casamento civil
#1
Sexta, 06/08/2010 - 14:11
Mudança do nome depois do casamento civil
Boa tarde,
Casei há pouco tempo ( quase 2 semanas) e decidi (antes do casamento) manter o meu nome/apelidos. Infelizmente agora na lua de mel arrependi-me profundamente não ter optado pelo nome do meu marido.
Na altura pensei que iria ser uma confusão mudar todos os documentos e um transtorno passar a ter mais um nome. Mas agora....
Alguém me poderá dizer se ainda vou a tempo para pedir a mudança do nome? Se tenho de pagar para acrescentar o nome? Se na altura ( no acto do inicio do processo) era gratuito? Se posso retirar um nome de familia e colocar o novo nome de familia do meu marido?
Agradeço desde já a vossa ajuda e opinião!
Muito obrigado
Grupos
Tópicos ainda sem resposta

Fórum geral

Fórum geral

Fórum geral

Fotografia e Vídeo

Fórum geral
Utilizadores online




















Posso só te perguntar porquê o arrependimento?
É que eu tb estou nesse dilema se coloco ou não. Acho por um lado que o nosso nome deve ficar intacto pk foi o nome que os nossos pais nos deram. Mas por outro lado, ficava com o nome igual ao meu marido e filhos...
Eu também fiquei curiosa :)
Eu já tratei dos papéis do civil e não alterei pelo mesmo motivo que a lau
Este foi o nome por que fui batizada e mesmo assim já tenho nomes suficientes
Quanto aos filhos se tiver 2 um deles terá o meu nome em último lugar senão o meu nome acaba na geração dos meus flhos, ou seja os meus netos não terao o meu nome
Eu vou fazer assim: Como tinha o dilema de querer ficar com o meu nome, mas tambem queria o do meu menino, resolvemos da seguinte forma:
Eu vou ficar: X Y
E ele Y X
Assim temos os dois o nome um do ourto, mas mantemos o nosso na mesma :)
Espero ter ajudado. Bjinhos a todas
Txikinha
Também tinha pensado nisso, mas os nomes ficavam com 5 nomes e não estávamos habituados e depois ainda nos esquecíamos de assinar o nome alterado lol
Depois de conversar, não achamos muito importante alterar.
A família será Almeida Carvalho, independentemente de termos adotado o nome ou não
Sinceramente, não tenho certeza se podes fazer essa alteração mas, penso q sim...nada como ligares para a conservatória e tirares a dúvida.
No entanto, fiquei curiosa sobre esse arrependimento :?
No meu caso, já dei inicio ao processo civil e não alterei o meu nome...expliquei ao meu noivo o meu ponto de vista e entendeu.
Não quero, de certa maneira, como que perder a única herança dos meus pais...casas, dinheiro ou outros bens que fiquem em testamento não se comparam ao valor de permanecer com o nome/apelido que me foram dados quando nasci...é a minha opinião
Nós, eu e o meu marido optámos por ficar cada um com o seu. Já eram apelidos suficientemente fortes. Agora os filhso quando vierem esses coitados não tem opção de escolha e vão ter de ficar com os dois apelidos.
Um assunto sempre controverso...
Eu vou optar por adoptar o sobrenome do meu futuro marido. Acho um gesto bonito e romântico e apesar de ele não mo ter exigido ou pedido, notei um brilho no olhar quando se mencionou essa possibilidade.
Não acho que vá perder nunca a minha identidade, vou complementá-la apenas.
Percebo no entanto que opta por manter os seus sobrenomes, viva o livre arbítrio ;)
A alteração será possível concerteza, resta saber como e a que custos, mas sugiro-te o mesmo. Que contactes a conservatória do Registo Civil para saber o que fazer.
Felicidades para o teu casamento novinho em folha e bons preparativos para quem se aplicar...
ola ....
eu quando tratei de tudo para o meu casamento quiz logo o nome do meu marido pois passamos em vez se seremos 2 somos um so nome , nao me importei nada eu ate adoro o meu futuro nome filipa andreia ventura de sousa santos .....
feleicidades
Olá a todas,
Obrigado por terem respondido a este tópico. Sim, de certa forma estou arrependida porque:
-até gosto bastante do nome do meu marido
-no fundo agora continua tudo igual. somos da mesma familia mas se não fosse o anel no meu dedo até nem acredito que estou casada ( Já vivo há 4anos com ele)
Na verdade há paises em que a mulher deixa por completo o apelido de nascença ( exemplo Alemanha). Assim o marido, a esposa e filhos têm todos o mesmo nome ( e só 1 apelido!!não como aqui que as pessoas chegam a ter 5 apelidos o que é ridiculo).
Eu no inicio pensei assim. Tenho 1nome e 2 apelidos e isso já chega. Para quê mais!!!
vou tentar saber na conservatória como se deve proceder à mudança do nome e como quanto custa!?
obrigado!
Pois na Suíça isso também é assim, mas acho ridículo pois o nome da mãe acaba naquela geração
Olá Mare33!!
Aconteceu-me o mesmo.. já me arrependi de não alterar o nome, já resolveste essa questão? como fizeste? ficou caro?
Obrigada**
Ainda não mudei o nome. Tenho dupla nacionalidade e portanto o problema já começa por ser outro. Teria mesmo muitos documentos para alterar e neste momento fica mesmo caro alterar tudo dos dois lados.
Acho que vou fazer isso quando tiveremos o nosso primeiro filho(a) e assim ficamos todos com o mesmo nome.
Fui recentemente à loja do cidadão e disseram me que não era caro. O funcinário disse me que era algo relativamente facil e que podia fazer a qualquer momento. Infelizmente não me disse quanto era....fiquei só escandalizada por ter pago 20€ por uma certidão de casamento internacional( válida em todos os paises da união europeia - uma folha de papel!!!), mas isso já é outra história.
Se fores lá mudar o nome, comenta como correu e quanto pagaste?!
Desejo te boa sorte e felicidades
Boa tarde , sei que esse topico é super antigo
Mais gostaria de saber quantos custa para mudar o nome depois do casamento
E qual seria o procedimento .
Me casei ano passado mais não pude mudar meu nome
Pois estava com processo no Sef para a residência
E agora que tenho Renovar queria aproveitar e mudar meu nome
Assim fica mais fácil .
Obrigada pela info
Quando duas pessoas se casam, têm a possibilidade de alterar ou não os seus nomes. Um cônjuge tem de manter os seus próprios apelidos, podendo apenas acrescentar ao seu nome os do cônjuge, no número máximo de dois. Esta faculdade é concedida tanto ao homem como à mulher, ou seja, ambos podem adoptar ou não apelidos do outro, não existindo qualquer diferença
Caso queira alterar o seu nome, o cônjuge deve manifestar essa vontade no momento do casamento, embora nada impeça que o faça mais tarde através de requerimento à conservatória detentora do seu assento de nascimento (certidão de nascimento). Os apelidos podem ser acrescentados no final do nome do cônjuge ou intercalados nos apelidos próprios.
Em caso de divórcio, o nome acrescentado só se pode manter se o outro ex‑cônjuge consentir ou se houver decisão judicial que o determine. Uma pessoa que mantenha os apelidos do outro cônjuge poderá fazê‑lo, mesmo que se case novamente, se o declarar antes de celebrar o novo casamento, como acontece, por vezes, nos casos de segundas núpcias após viuvez.
Boa noite,
Nanete em relação ao que explicou, é possível então acrescentar o apelido do conjugue após 2 anos de casamento? E sabe quanto custa? E onde podemos fazer essa alteração?
Obrigada