Apelido do marido: sim ou não? | O Nosso Casamento

Fórum geral

Apelido do marido: sim ou não?

43 entradas / 0 novo
Última
#1 Terça, 12/02/2008 - 00:06
Retrato de sctm
sctm
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 2 meses atrás
Desde: 04.02.2008 - 21:31

Apelido do marido: sim ou não?

Desculpem a pergunta. Para muitas pessoas pode ser uma questão óbvia, mas para mim não.
Na opinião dos pais e sogros é óbvio que tenho de pôr o apelido do meu futuro marido, mas para mim não é assim tão simples.
Por um lado, sei que depois do casamento vou fazer parte da familia do meu noivo né? E quando tivermos um filho seremos a familia ... tal ....
Mas, por outro não queria deixar o meu apelido para trás. É que o meu apelido não é muito comum e estou tão acostumada a utilizá-lo que tenho pena de deixar que me tratem pelo ultimo nome, entendem? E o meu apelido é unico, enquanto que o do meu namorado é mais vulgar que o meu.
Estou mesmo dividida. Por um lado sei que ao tornar-me "sua mulher" pela lógica, vamos formar uma familia; a familia ... e até acho engraçado. Mas, ao mesmo tempo só de pensar que já não me chamam pelo meu apelido fico um pouco triste, sei lá.
Alguma de vocês pensa ou sente o mesmo? Pode parecer um assunto banal para muita gente, mas para mim não
Digam as vossas opiniões.
Obrigada

Terça, 12/02/2008 - 00:09
Retrato de NoivAgosto08
NoivAgosto08
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 01.08.2007 - 15:40

Ola!!!

compreendo a tua indecisao e angustia...
o meu n oivo queria que eu usasse o nome dele! mas pelas mesmas razoes que apontaste, decidi que nao o usaria!
Ou seja, eu ficaei com o meu nome e ele com o dele...

Decisão tomada!

Terça, 12/02/2008 - 00:13
Retrato de sctm
sctm
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 2 meses atrás
Desde: 04.02.2008 - 21:31

Obrigada por me teres respondido. Por uma ldo penso exactamente como tu, mas por outro depois quando tivermos um filho ficava bem dizer somos a familia tal ... entendes? Não sei explicar pronto. Devo tar a fazer uma tempestade num copo dágua, mas até lá logo vejo.
Mas, muito obrigada pela tua opinião. Sempre ajuda
Bjocas

Terça, 12/02/2008 - 00:20
Retrato de Adriana Magalhães
Adriana Magalhães
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 25.10.2007 - 20:13

Eu não vou adoptar o nome dele, vou casar mas continuo com a minha individualidade, isso ninguém me tira! Mas se ele quiser adoptar o meu por mim tudo bem ;)
Girl Power ehehe ;)

14.Fev.2009

Terça, 12/02/2008 - 00:20
Retrato de luamaria
luamaria
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 7 meses atrás
Desde: 04.01.2008 - 01:32

Olá!
percebo-te perfeitamente... também ando com esse assunto na cabeça...
sinceramente não faço gosto nenhum no nome que tenho em ultimo lugar porque simplesmente não me diz nada... o facto de ser o nome do meu pai é-me indiferente, mas isto porque tudo o que ele me fez passar a mim e à minha mãe... enfim...
é por isso que até gostaria de ficar com o nome do meu gajo... ele sim é a minha vida e tem muito mais valor...
mas a porcaria é que temos de pagar 195€ para ficar com o nome... carissimo... pelo menos para mim.
não sei....
beijocas

ps. se gostas do teu nome porque não ficas com ele? afinal, mudando o nome ou não sabes que depois vocÊs serão sempre conhecidos como a familia tal (nome do marido).

Terça, 12/02/2008 - 00:34
Retrato de Ana P.
Ana P.
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 9 meses atrás
Desde: 29.05.2007 - 02:04

Olá!!

Não te preocupes... eu tenho a mesma opiniao que tu! Depois de ter ponderado e falado com o meu noivo, decidi que não ponho o apelido do noivo. Ele tb não faz muita questão. Além disso, acho que é uma parte da minha identidade que se perde, ao ser chamada e assinar com outro nome...e parece que deixo de fazer parte da minha família...é um pouco estranho dizer isto mas é o que sinto.

Acho que não és so tu que vais fazer parte da família dele, ele também vai fazer parte da tua. Portanto, penso que os direitos são iguais.

Ainda pensamos em trocar os apelidos (eu punha o dele e ele o meu) mas ele tb n quis...então ficou assim. Quando tivermos filhos pomos os dois...que por sinal, nao ficam nada bem juntos...enfim... coitada da criança!!!!

Obviamente que falei com os pais dele e expliquei que não era por não colocar o apleido da família que iria ter mais ou menos respeito por eles ou iria gostar mais ou menos deles. Eles compreenderam...

Um bjinho
desc o testamento

Terça, 12/02/2008 - 00:37
Retrato de NoivAgosto08
NoivAgosto08
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 01.08.2007 - 15:40

Bem, de facto no teu caso luamaria...talvez optasse por ficar com o nome do meu noivo!!!

Quanto à questão do dinheiro... desconhecia totalmente!!!tenho uma amiga q casou há pouco tempo e que passou a usar o nome do marido... e nao me parece que tenha pago mais por isso...

sctm,
Penso que deves pensar bem no valor que o teu nome tem (ou que lhe dás) e nao necessáriamente no facto de passarem a ser a familia tal... (embora eu compreenda perfeitamente)
Eu adoro os meus pais e tenho imenso orgulho no meu ultimo nome. Já o do meu noivo, deve ser dos nomes mais comuns de Portugal (já tao a ver qual é... lol) e isso tb nao ajudou muito para que eu quisesse adoptar o nome dele!

Tal como disse a Ana P., tenho a sensação que ao adoptar o nome dele, passaria a "rejeitar" o meu nome! Acho injusto! Sempre tive o MEU nome... porque haveria de mudar agora?

AH! há outro ponto que me leva a nao querer adoptar o nome dele... acho "injusto" serem as mulheres a adoptarem os nomes dos maridos!!! porque não o inverso?? (embora hajam casos, inclusive aqui do forum, em que os dois ficaram com os nomes de cada um).

Terça, 12/02/2008 - 00:43
Retrato de MLuis
MLuis
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 23.10.2007 - 17:48

Até hoje tenho essa questão pendente ehehe
Quando casei pelo civil em Setembro 2006 decidimos que não iria trocar o nome, não tinha lógica bláblá depois quando fosse no religioso logo se via. Casamos pelo religioso a 31 de Dez de 2007 e eu não mudei o nome eheheh ele também acha que eu não devo alterar o meu nome, pois sempre foi aquele e não é porque me vou casar que o deva mudar. É que eu apresento-me sempre tipo Bond, James Bond eheheh é a minha marca, é o meu nome, é o nome do meu pai :)
A minha única dúvida é quando tivermos filhos e é por isso que ainda não encerrei este capítulo. Será que não vou querer ter o mesmo nome que eles?!! Acho que vou deixar mesmo para essa altura, mas uma coisa é certa só mesmo por amor aos meus filhos é que mudarei o meu nome.

Beijos

Maria Luís

Terça, 12/02/2008 - 00:47
Retrato de NoivAgosto08
NoivAgosto08
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 01.08.2007 - 15:40

Desculpem...nao tem nada a ver...
MLuis,
adicionei-te no msn (para podermos falar melhor aquela questao do vestido)...mas ainda n me aceitaste...

Terça, 12/02/2008 - 00:50
Retrato de luamaria
luamaria
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 7 meses atrás
Desde: 04.01.2008 - 01:32

mas eu apesar de tudo tb sinto isso... de perder a identidade... uma coisa é certa.. se pudesse tinha era o nome da parte da minha mãe... esse sim é o nome com que me identifico... aliás o meu filho tem esse nome e o nome do pai...
Isto pode parecer estupidez, mas ao adquirir o nome do marido acho que também dá um "ar de submissão"... isto porque antigamente as mulheres tinham mesmo de ficar com o nome dos maridos como se fossem propriedade deles...
enfim... um assunto para fazer correr muitos rios...

eh eh lembrei-me de uma pequena situação no casamento da minha tia há 16 anos atrás...
ela já convicta de que ía colocar o nome do marido... o padre pergunta aos dois se desejam ficar com os nomes dos respectivos... eh eh o meu tio não tava à espera (porque pensava que era só a mulher que ficava com nome) e fez uma cara de esquisito ao padre... resultado? a minha tia danou-se e disse que tb não queria o nome dele... eh eh

beijocas a todas

ps. não sei se se paga esse valor... foi o que o meu gajo me disse hoje... um colega dele tb vai casar e disse que no site do registo tava lá isso... mas às tantas deve ter visto mal...
alguém sabe como é?

Terça, 12/02/2008 - 01:30
Retrato de MLuis
MLuis
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 23.10.2007 - 17:48

Já adicionei todos os pedidos pendentes!!
O que acontece é que tenho estado poucas vezes no msn durante o dia (ando à procura de emprego).
Envia-me um email, desculpa não ter ajudado mais.

Maria Luís

Terça, 12/02/2008 - 01:30
Retrato de Telminha
Telminha
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 9 meses atrás
Desde: 18.02.2007 - 22:41

Faz todo o sentido a tua questão, eu própria já me questionei muitas vezes...

Mas acho que no meu caso é mais o habito, estou tão habituada ao meu nome que vai ser complicado um dia passar a ser a senhora tal.

No entanto é só mesmo isso, hábito. Tenho um nome super comum, não tenho nenhuma "paixão especial" por ele...é um nome. :p

Eu e o meu rapaz já falamos no assunto e percebi que ele gostava que ficasse com o nome dele...os olhos dele brilharam com a ideia... e só pra voltar a ver esse brilho, não me importo de ter de assinar mais um nome... hehe :D

Se gostas do teu nome, acho que deves manter, hoje muitas noivas optam por não adoptar com o nome do marido. ;)

Beijinhos!

O nosso Fórum: MULHER - http://forummulher.forumeiros.com/index.htm

Fórum Química - http://quimica.forumeiros.com/index.htm

Terça, 12/02/2008 - 02:21
Retrato de mariana_musical
mariana_musical
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 5 dias atrás
Desde: 05.07.2007 - 02:09

Bem, foi um apergunta pelo qual batalhei qnd casamos ha tempo pelo civil. Eu adoro o meu nome de familia e embora quisesse tmb ter o nome do Rui, nao podia prescindir um pelo outro. Por isso, juntei-os e pus um hifen no meio. E o meu apelido sao os dois juntos e nao um so:
Assim, fiquei Mariana Franco-Neves. De solteira sou Mariana Franco e se adoptasse o do rui fikaria Mariana Neves. Assim, fikei Franco-Neves e qnd filhos virao serao Franco-Neves tmb!

Terça, 12/02/2008 - 07:08
Retrato de acsd
acsd
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 7 meses atrás
Desde: 02.10.2007 - 11:28

Olá!
Também andei com essa questão na cabeça...mas optei por não adicionar o nome dele (ele ficou um bocado triste qd lhe disse que tinha decidido assim..mas enfim,isso passa)- sempre me conheci com este nome e ia achar super estranho de repente chamar-me de outra forma!A única coisa que ainda me fez ponderar foi mesmo a questão de qd tiver filhos :( Pode ser que nessa altura me faça sentido e até mude,mas por agora não. Além disso os nossos nomes juntos soa a nome de politíco BRGHHH eheheheh
Beijinhos***************

Ana&Vasco
10 de Maio 2008

Terça, 12/02/2008 - 09:09
Retrato de patriciasp
patriciasp
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 2 sem atrás
Desde: 10.11.2006 - 16:17

ola a todas

este assunto ja foi mt debetido aqui e ja dei a minha opinião varias vezes.

Em primeiro lugar nao se paga nada para ficar com o nome do marido e em segundo eu axo que ninguem deixa de ser ninguem so pq adicciona um apelido ao nome!

o meu noivo nem sequer falou nisso e diz que é uma decisão minha.

Nunca vou deixar de ser a patricia silva

vou sim passar a ser patricia silva ramos.

beijos

Terça, 12/02/2008 - 09:38
Retrato de Pumpkin
Pumpkin
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 4 meses atrás
Desde: 24.08.2007 - 17:03

Olá...

Eu nunca coloquei sequer a questão de adoptar o nome... muitas amigas que adoptaram o nome do marido, continuam a usar o nome de solteira e quando por algum motivo tem de usar o nome do marido, dizem-me que nunca se identificam...

Não tem nada a ver se o meu é mais bonito ou se o dele é mais bonito... é uma questão pessoal mesmo. Quanto a sermos uma família quando tivermos filhos... não concordo, porque já vivemos juntos e já considero que somos uma família a dois...

Beijos,
----------------
31.Maio.2008
Have a smashing day...

Terça, 12/02/2008 - 09:51
Retrato de ferrero-roche79
ferrero-roche79
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 9 meses atrás
Desde: 26.07.2007 - 10:30

Concordo contigo patriciasp.
Eu tambem acho que é normal ficar com o apelido do marido, essa questao nem se pos entre nos. E tambem nao tem nada a ver se é proprio nome é bonito ou nao. Eu chamo me Vanda Sardinha, Sardinha tambem nao é um nome bonito, mas tambem nao é um nome comum. Eu gosto muito do meu nome, de qualquer maneira vou ficar com o apelido do meu meu noivo, que é na minha opiniao o mais correcto, tambem por causa dos filhos no futuro.

Beijocas
Vanda

Terça, 12/02/2008 - 10:54
Retrato de Andry
Andry
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 06.07.2007 - 14:53

Eu penso que isso é uma opção de cada pessoa, na minha opinião eu não concordo em por o nome, eu acho que isso não significa nada, quando um filho nasce isso sim é a concretização da união do casal,e aí sim a criança ter o nome de ambos. O meu nome é a minha identidade e eu não vou mudá-la, jamais quero que me deixem de chamar o que desde sempre me chamaram e pelo que me identifico.
Eu não vou amar menos ou mais o meu namorado se ficar ou não como o nome dele, isso faz parte de uma tradição antiga em que as pessoas até por uma questão de bens materiais e questões familiares adoptaram os nomes, mas hoje em dia os tempos mudaram, e isso já não faz sentido, aliás em países como a nossa vizinha Espanha, não se altera nunca o nome quando se casa.
Isto é o que penso, mas como se diz "cada cabeça sua sentença" tudo faz parte da maneira de cada um pensar.

Beijinhos
Andry

Terça, 12/02/2008 - 12:21
Retrato de Lurdes
Lurdes
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 10.10.2006 - 18:52

Olá,

Eu também não adoptei o nome do meu marido.
Não gosto, não ficava bem e iria ter de alterar a minha assinatura e rúbrica, o que em termos profissionais e não só, seria uma dor de cabeça..
Além do mais, iria ficar com o nome do meu sogro e vez do que os meus pais me deram.. nem pensar..
Quanto à questão dos filhos, quando chegar a altura.. terá o nome dos 2 como é óbvio, não deixamos de ser uma família por isso..
Sinto que não perdi a minha identidade, nem ele a dele.
Para quê complicar o que não tem complicação?
Façam o que o vosso coração mandar, ninguém é obrigado a nada, são opções..

Beijinho

*17 Agosto 2007*
Lurdes & Marcos

Terça, 12/02/2008 - 12:41
Retrato de Ana Cristina
Ana Cristina
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 17:30

Eu casei-me o ano passado e adquiri o apelido do meu marido!!! Fiz por vontade própria e fui eu quem tomou a decisão.

Mas acho que isso vêm da pessoa, ela é que deve ver como se sente!!!

É que apesar de adoptado o apelido do meu marido, não alterei a minha assinatura.

Terça, 12/02/2008 - 12:46
Retrato de RitaMol
RitaMol
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 3 meses atrás
Desde: 06.11.2007 - 11:44

No meu caso ele tb gostava q eu ficasse com o nome dele e eu disse q punha se ele tb adoptasse o meu então ficamos com os 2 últimos nomes iguais, no meu caso eu pus o dele em último, no caso dele pôs em penúltimo, então ficamos os dois Moleiro Pereira no final dos nossos nomes, mas como o meu não é tão usual continuam-me a chamar pelo nome de solteira!!

Jocas

Terça, 12/02/2008 - 14:49
Retrato de xpto
xpto
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 27.09.2007 - 13:49

por mim nem pensar
é cada um com o seu!! :)

Terça, 12/02/2008 - 14:55
Retrato de sraquel
sraquel
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 5 meses atrás
Desde: 26.11.2007 - 16:20

Ola eu n vou ficar com o nome do meu namorado, tou tao habituada ao meu, cd um com o seu, bjcas.

Sónia&Manuel
11-10-2008

Terça, 12/02/2008 - 19:50
Retrato de sctm
sctm
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 2 meses atrás
Desde: 04.02.2008 - 21:31

Deram-me muitas luzes: com as vossas respostas consegui separar os prós e os contras.
Em resposta à Vanda Sardinha, o meu apelido é quase parecido com o teu, ou seja comprido e nada comum. E pelo facto de não ser comum é que eu o adoro. Para que vejam, na lista telefónica da nossa zona só existiam 3 pessoas com esse apelido: que são o meu pai, o meu avô e o meu tio - percebem porque adoro o mu nome? porque é rarissimo.
Enquanto que o do meu namorado é daqueles nomes mais que comuns tipo: Silva ou Santos (sem querer ofender ninguem claro) que toda a gente têm (até a minha mãe tem silva no nome).
E, tanto nos tempos de escola como actualmente no meu local de trabalho todas as pessoas mais chegadas me tratavam pelo ultimo nome e eu sempre adorei.
E mesmo em relação à nossa assinatura (como alguem já mencionou) estou tão habituada a assinar e rubricar daquela forma que depois é estranho. Parece que deixo de ser eu ... não sei explicar
O meu namorado também falou em colocar o meu nome, mas isso assim ainda acho mais confuso ... isso para mim é que é mesmo uma salganhada.
Acho que vou ficar como estou. Com o nome que o meu pai me deu e mais nada. Um dia mais tarde quando tiver um filho ele terá o nome dos dois. E, isto sim ... Isto já faz todo o sentido.
Obrigada mais uma vez a todas
Bjocas

Terça, 12/02/2008 - 20:32
Retrato de dianamarques
dianamarques
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 4 dias atrás
Desde: 13.10.2007 - 18:25

Olá

Eu sp disse q um dia q casasse não ia adoptar o apelido do marido, pois a minha mãe tb não adoptou e pq ele tb não ia ficar com o meu, logo cada um fica com o seu....

Mas... Qd a relação começou a ficar mais séria e começamos a pensar casar um dia esse tema surgiu e percebi q o meu namorado gostava q eu ficasse com o nome dele, de forma a podermos constituir a familia xpto! Ainda fiquei um pco renitente, mas por ele faço tudo... E agora q já decidi q vou adoptar o nome dele já não me faz confusão.

De qq forma vou continuar a assinar o meu apelido, só q junto o dele. Tou mto habituada a ser conhecida pelo meu apelido e como tal não vou deixar de o assinar!

Beijinhos

Diana

**21/09/2008**

Terça, 12/02/2008 - 22:12
Retrato de sonia lx
sonia lx
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 02.10.2007 - 11:22

sonia lx

eu adoro o meu apelido sou Sónia Lisboa mas vou adoptar o apelido do meu namorado mas ele tambem vai adoptar um apelido meu e a ideia de ele adoptar um nome meu foi dele e eu gostei imenso da ideia...
beijocas

Terça, 12/02/2008 - 22:41
Retrato de susanamarlon
susanamarlon
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 4 meses atrás
Desde: 26.12.2007 - 16:04

Olá! Eu vou adoptar o apelido do meu namorado, optei por ficar com o nome dele porque é estrangeiro e a combinação dos nossos apelidos fica giro! Assim torna-se pouco comum e é provável que mais ninguem tenha um nome igual ao meu, já que enquanto solteira, não é q o meu apelido seja comum mas também não é unico! Gosto da combinação dos dois nomes e essa é a principal razão para adoptar o nome dele, porque se nao gostasse jamais o faria! Acho que cada um é livre de escolher como se sente melhor afinal o nosso nome também diz muito de cada um de nós é a nossa identidade!
beijinhos

Terça, 12/02/2008 - 23:57
Retrato de Lip4
Lip4
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 6 meses atrás
Desde: 04.09.2007 - 19:51

Ola meninas...No meu caso também não houve muito que ponderar, eu já estava decidida que iria adoptar o apelido do meu menino, mas ele também que adoptar o meu portanto iremos ter ambos o apelido um do outro...

Beijinhos

Quarta, 13/02/2008 - 21:21
Retrato de teresa_sardo
teresa_sardo
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 5 meses atrás
Desde: 19.07.2007 - 10:42

Olá!!

Eu também estava com o mesmo dilema. O meu apelido também é muito invulgar e eu adoro-o. Para além disso acho que iria ser estranho tratarem-me por outro apelido...

Tinha pensado em colocar o apelido do meu noivo antes do meu. Mas depois de falar com ele, optámos por não alterar os nomes.

Vamos manter os nomes com que fomos batizados e registados. Sei que as nossas famílias não vão reagir muito bem, mas não me importo.

Quando tivermos filhotes quero muito que o último apelido deles seja o meu, para tentar prepetuar o meu apelido (lol).

Bjinhos

Quinta, 14/02/2008 - 00:31
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 5 dias 20 h atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

lindinha s n t sentes bem n ponhas...

eu tenho o nome comprido mas msm assim decidi por mas n vou por o ultimo pk n gosto e e mt grande e vulgar mas vou por o penultimo k e o k ele usa smp e mais gosta e o k keremos dar aos filhotes...
apesar d ficar com 6 nomes mais um "de" e um "da" axo k fiz a escolha certa...

xinhus*** =P

Sexta, 15/02/2008 - 14:21
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 5 dias 20 h atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

paulinha eu tb gostava k o meu menino tivesse um nome meu ate pk ele so tem 3 nomes mas tb acabou por n por nenhum pk cm vou optar pelo nome dele do meio depois n iamos ficar bem pk eu vou ficar "lima da cunha macedo" e cm ele n ker cunha e ker lima (ate pk eu gosto mais e s for possivel sera esse o nome por filhotes) ele ia ficar "lima macedo magalhaes"
ou seja ia levar mais um nome a frente e ia ficar com menos um atras d macedo...ia ficar mal...entao optamos por ser so eu...
agr a decisao e tua...s axas k n keres n fikes n es obrigada e ha mt gente k n ker por...
xinhus*** =P

Sexta, 15/02/2008 - 16:04
Retrato de soniacarla
soniacarla
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 10 meses atrás
Desde: 20.08.2007 - 18:03

olha eu ja sou casada pelo civil a dois anos e nao quis por o o nome dele no meu porque gosto mt do meu nome de solteira e ele tb n fez questao nenhuma nisso, pq afinal e apenas um nome e eu gosto e dele!qd nos casarmos para o ano pela igreja talvez pense nisso, mas acho q n vou por na mesma pq da mt trabalho estar agora a alterar todos os documentos q tenho...
a nossa filhota e que ja tem o nome dos dois.
e ninguem na nossa familia opinou qt a este assunto pois so diz respeito a nos mais nada.

beijinhos e felicidades

Sexta, 15/02/2008 - 16:41
Retrato de Sofia-Miguel
Sofia-Miguel
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 10 meses atrás
Desde: 10.08.2007 - 11:48

Olá luamaria,

Desculpa mas ao ler o teu comentário nao pude deixar de comentar.
Eu casei em Setembro e coloquei os dois ultimos nomes do meu marido e ele colocou o meu e não pagamos mais por isso. Se calhar é melhor informares-te melhor sobre esse assunto.
Eu sei que se paga uma alteração de nome mas nao acrescentar o nome do marido... informa-te nao te deixes enganar.

Beijinho,
Sofia-Miguel

Sexta, 15/02/2008 - 16:46
Retrato de Ana Cunha
Ana Cunha
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 7 meses atrás
Desde: 27.08.2007 - 11:22

Sobre esse assunto eu axo que cada pessoa deveria escolher se deseja ou nao ter o apelido do namorado.

Como eu me xamo sou uma noiva ainda com manias antigas e vou colocar o apelido do meu namorado.

Mas tambem sou daquela opiniao se a pessoa se indentifica mais com o seu apelido e nao o quer perder, axo bem nao colocar o dele. Nao é porque os outros gostem que vao aderir a isso.

Quem nao gosta nao deve andar numa vida toda a "levar" o apelido do marido porque os sogros ou pais quiseram , essa é a minha opiniao.

xau e beijos para todas.
AC Y BC 26*07*2008

Sexta, 15/02/2008 - 17:31
Retrato de Su_m
Su_m
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 28.01.2008 - 12:10

Penso que isto é uma decisão muito pessoal e intima.
Desde muito nova, a minha grande ambição senão mesmo sonho era construir uma carreira de sucesso - o que felizmente estou a conseguir fazer - e, decidi desde logo, ser uma mulher independente. Sempre me imaginei um dia com um titulo seguido do meu primeiro e último nome, algo que consegui com muito trabalho, luta e persevenrança.
Se agora o mudasse, deixava de ser eu, para passar a ser uma pessoa que nunca existiu. E acreditem que não é por gostar mais ou menos do meu apelido ou do dele.
Não quero com isto que pensem que sou uma feminista de extremos, sou apenas uma pessoa que dá muito valor à sua própria identidade, que batalhou muito para a ter.
Não sinto - e nem o meu noivo - que o nome me tornasse mais "dele" do que o que já sou. O meu coração é dele, a minha vida é dele... mas a minha identidade é minha.

Obviamente que o meu caso não será o de todas as noivinhas, e mais uma vez, se eu tenho a minhas razões para não querer, haverá com toda a certeza quem tenha as suas para o querer.

Su

Sexta, 15/02/2008 - 20:12
Retrato de alpha
alpha
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 10 meses atrás
Desde: 03.09.2007 - 23:39

Eu a pensar abrir hoje mesmo um tópico sobre o assunto... mas já alguém se tinha lembrado!!!!

Não sei como é o teu ultimo nome mas o meu é o nome de uma cor do arco-iris ( :D )... e já é uma imagem de marca!!!!
Durante o namoro usei às vezes o nome dele para o "picar"... eu namorei 9 anos!

Para mim a questão só passou a ser seria quando me vi na posição de abdicar da minha identidade... O nome dele é super vulgarusco... Sei q vou passar um pouco mais despercebida, sem duvida!!!

...Mas o q te queria mesmo dizer é: Porque não tens uma conversa com ele mt franca para ver o que ele sente acerca disso!...

Eu fiz isso...

Apercebi-me da surpresa dele, mas depois "propus-lhe" q ficasse tb com o meu (porque é possivel, o meu antes do dele);P...e ele aí percebeu q a questão tinha fundamento...
De qualquer forma percebi q era algo q o iria fazer feliz, mas q entendia se não o fizesse e q não tinha qualquer intenção em me "tirar a identidade"... e eu decidi mudar de nome!!!

Entendo que possa ser sentido como uma forma de submissão...mas se eu sentisse q era isso q tava em causa não mudaria! Enfim é uma sugestão...fala com ele!

Ps-tenho uma amiga q adoptou o nome dele antes do apelido dela.

Sábado, 16/02/2008 - 18:32
Retrato de butterfly_n
butterfly_n
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 6 meses atrás
Desde: 10.01.2008 - 17:58

Eu também já tinha andado a pensar nisso e no outro dia perguntei ao meu namorado se ele queria que eu ficasse com o nome dele.

Ora, ele respondeu-me que já tinha pensado em ficar com um meu... Acho que contra isto não tenho argumentos não é?
:p

No entanto, só tenho pena que o meu apelido não tenha mais continuidade. Mas, qualquer das maneiras, quando tivermos filhos, o seu último nome vai ser o do pai e não o da mãe, por isso fica a família com os mesmos dois apelidos, será a "nossa" família.

Também já pensei, não sei se dá..., separar os dois nomes com hífen, como se fosse só um. Assim, quando disser o meu apelido (depois de casada) digo o que adoptei dele mas também o meu de sempre :) Não sei é se fica muito bem...

Beijinho,

Neuza*

Domingo, 17/02/2008 - 10:36
Retrato de Huntergirl
Huntergirl
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 6 meses atrás
Desde: 12.11.2007 - 12:29

Meninas não confudam o vosso nome com o vosso nome profissional... Adoptar o apelido do noivo não quer dizer que tenham que mudar a vossa identidade profissional!!!
E mesmo quanto à vossa rubrica, podem mantê-la!!!

Beijinhos e boas decisões
Diana

Domingo, 17/02/2008 - 11:49
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 mês atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

Engraçado como esta questão dos nomes pode ser vista de formas tão diferentes, sinónimo de que de facto é um assunto mesmo muito pessoal.
O que para uns faz sentido, para outros não faz nenhum. Ainda bem que as pessoas pensam todas elas de maneira diferente.
Por exemplo, e falo em nome próprio, vejo muitas noivas a querem que os respectivos futuros maridos adoptem os seus apelidos também. Uma questão de igualdade, é a razão mais comum. No meu ponto de vista, não o farei porque entendo que os meus apelidos devem ser iguais aos da minha única irmã, se ele adopasse o meu antes do dele, ficava-me a soar a irmão também. Isso não quero. Por isso a questão de adopção de nomes colocou-se-me apenas de duas maneiras: ou eu não adoptava o nome dele e ficávamos cada um com os respectivos nomes de nascença ou então havendo adopção de nome, só eu o adoptaria.
Não entendo a adopção do apelido do marido como submissão, pois se assim fosse também o casamento pode ser visto nessa perspectiva.
Outras noivas falam que não gostariam de perder a sua identidade, pelo facto do apelido de nascença deixar de ser o último. Também não vejo as coisas desse prisma, o meu apelido será sempre meu, não estou a abrir mão dele por adoptar o nome do meu futuro marido. O sentido da existência do ser humano está também na sua continuidade e sei que os meus futuros filhos adoptarão os nomes dos pais, sendo o do pai o que prevalecerá. Ficamos em desvantagem? Nada disso, temos tantas outras, como termos, por exemplo, o privelégio único de à luz a humanidade inteira. Acho que as diferenças nem sempre devem ser vistas como negativas e a igualdade como algo de absolutamente positivo. Tudo depende do ponto de vista. Que haja sempre um convívio saudável das igualdades e das diferenças nas nossas vidas.
Façam o que o vosso coração vos disser.

Domingo, 17/02/2008 - 13:20
Retrato de Sara Cardeira
Sara Cardeira
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 1 semana atrás
Desde: 17.05.2006 - 13:44

Luarte, ia comentar este post quando li o teu ponto de vista. Para mim está tudo dito. Não posso concordar mais!

Eu posso dizer que adoptei, com todo o orgulho, os dois apelidos do meu marido (é um nome de família composto por isso não dá para separar) tendo ficado com o lindo número de 8 nomes, entre nomes próprios, nomes da mãe, nomes do pai e agora nomes do marido.

Mas como já aqui foi dito, o que para uns faz sentido, para outros não faz nenhum.

Façam aquilo que acharem e se sentirem melhor. Será o acertado para vós.
_____________
Sara Cardeira
07.07.2007

Sexta, 07/10/2016 - 10:49
Retrato de Sara Berguete
Sara Berguete
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 6 meses atrás
Desde: 07.10.2016 - 10:46

Olá Mariana,
Foi possível introduzir um hifen em Portugal. A ideia agrada-me mas não sei se o permitem. Até me informava mas não sei com quem. Obrigada.

Sexta, 07/10/2016 - 10:51
Retrato de Sara Berguete
Sara Berguete
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 6 meses atrás
Desde: 07.10.2016 - 10:46

mariana_musical escreveu:
Bem, foi um apergunta pelo qual batalhei qnd casamos ha tempo pelo civil. Eu adoro o meu nome de familia e embora quisesse tmb ter o nome do Rui, nao podia prescindir um pelo outro. Por isso, juntei-os e pus um hifen no meio. E o meu apelido sao os dois juntos e nao um so:
Assim, fiquei Mariana Franco-Neves. De solteira sou Mariana Franco e se adoptasse o do rui fikaria Mariana Neves. Assim, fikei Franco-Neves e qnd filhos virao serao Franco-Neves tmb!

Olá Mariana,
Foi possível introduzir um hifen em Portugal. A ideia agrada-me mas não sei se o permitem. Até me informava mas não sei com quem. Obrigada.

Sexta, 07/10/2016 - 10:52
Retrato de Sara Berguete
Sara Berguete
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 6 meses atrás
Desde: 07.10.2016 - 10:46

butterfly_n escreveu:
Eu também já tinha andado a pensar nisso e no outro dia perguntei ao meu namorado se ele queria que eu ficasse com o nome dele.

Ora, ele respondeu-me que já tinha pensado em ficar com um meu... Acho que contra isto não tenho argumentos não é?
:p

No entanto, só tenho pena que o meu apelido não tenha mais continuidade. Mas, qualquer das maneiras, quando tivermos filhos, o seu último nome vai ser o do pai e não o da mãe, por isso fica a família com os mesmos dois apelidos, será a "nossa" família.

Também já pensei, não sei se dá..., separar os dois nomes com hífen, como se fosse só um. Assim, quando disser o meu apelido (depois de casada) digo o que adoptei dele mas também o meu de sempre :) Não sei é se fica muito bem...

Beijinho,

Neuza*

Olá Neuza,
Chegaste a introduzir um hifen. A ideia agrada-me mas não sei se o permitem em Portugal. Até me informava mas não sei com quem. Obrigada.