AJUDA!!!Cerimonia religiosa na Quinta? | O Nosso Casamento

Fórum geral

AJUDA!!!Cerimonia religiosa na Quinta?

21 entradas / 0 novo
Última
#1 Segunda, 11/12/2006 - 17:28
Retrato de susana
susana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 9 meses atrás
Desde: 23.08.2006 - 18:07

AJUDA!!!Cerimonia religiosa na Quinta?

Olá a todos!

Alguém sabe se será possivel levar um padre para ser feita a cerimonia religiosa na quinta que escolher? já ouvi dizer que a maior parte do padres se recusa a faze-lo, mas estou aqui a tentar recolher o maximo de informações, neste caso tmb tera que ser o padre da minha freguesia ou do meu noivo, ou pode ser um qualquer?

Agradeço toda a ajuda que me possam dar
felicidades para todos
Susana Silva

Segunda, 11/12/2006 - 18:57
Retrato de Rosa Pinto
Rosa Pinto
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 5 meses atrás
Desde: 22.10.2006 - 21:19

Fale primeiro com o padre da freguesia da noiva, para ele lhe esclarecer a sua vontade em casar pelo religioso numa quinta, se ele se negar, escusado será, falar com o padre da freguesia do noivo, se ele concordar, o outro padre da freguesia do noivo, provavelmente não levantará qualquer problema. Mas há realmente padres que se recusam a fazê-los, por isso, vá preparada. Cada vez mais a igreja quer os casamentos nas paróquias dos noivos, neste caso da noiva ou noivo, mediante a escolha dos noivos.
Espero ter ajudado. E espero sinceramente que consiga o que quer.

Felicidades

Rosa Valente

Terça, 12/12/2006 - 08:42
Retrato de anaaldeias
anaaldeias
Offline
Visto pela última vez: 17 anos 3 meses atrás
Desde: 30.11.2006 - 15:55

Bom dia,
a maioria dos padres recusam-se a fazê-lo muitas das vezes pois tratam-se de "ordens" superiores mais precisamente da Diocese a que pertence a paróquia. Por exemplo a Diocese de Lisboa nunca ou muito raramente permite que se façam casamentos em quintas e outros. Isto porque no passado houve uma grande exploração (financeira) deste tipo de cerimónias em quintas. Hoje em dia casamento em quintas é apenas permitido para familiares dos propriétários.
Além disso só seria permitido casar em quintas que disponham de capela.
Espero ter ajudado.

Terça, 12/12/2006 - 11:04
Retrato de Planticasa
Planticasa
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 7 meses atrás
Desde: 09.11.2006 - 16:12

Bom Dia,

O que foi afirmado pela anaaldeias é em parte verdade no entanto aproveito para acrescentar mais algumas informações.
O Patriarcado de Lisboa não permite a realização de casamentos ou baptizados em Capelas Particulares excepto família directa dos proprietários.
Existe no entanto algumas excepções e existe capelas particulares em Lisboa a realizar casamentos no entanto essa autorização deve ser aprovada pelo pároco da freguesia e pelo Bispo.
Esta situação é valida para o distrito de Lisboa fora de Lisboa nomeadamente em Setúbal ou Vila Franca-Santarem sei que não é assim e que se estão a realizar-se casamentos em Capelas Particulares sem grandes obstáculos. Tenho também conhecimento que no norte existe distritos com a mesma politica que Lisboa.
No caso que a Susana descreve, deve em primeiro lugar informar-se junto dos proprietários da Capela se a mesma pode ou não realizar casamentos e se a mesma dispõe de licença actualizada para esse efeito.
Depois deve dirigir-se ao Pároco da freguesia onde se encontra a Capela a fim de tratar de toda a papelada. Relativamente ao Padre que vai realizar a sua cerimónia tente falar primeiro com o pároco da freguesia caso este não o possa fazer pode sempre arranjar um outro não existe qualquer problema com isso.
Boa Sorte.
Tiago Poeira

Terça, 12/12/2006 - 11:11
Retrato de susana
susana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 9 meses atrás
Desde: 23.08.2006 - 18:07

Bom dia!

Desde ja muito obrigado pelas vossas ajudas.

Sou do porto e a quinta nao tem capela, quero que seja efectuado ao ar livre, a minha grande duvida é se poderá ser um padre de uma freguesia qualquer ou se terá que ser mesmo da minha ou do meu noivo. Seria bom conhecer ou ter a opiniao de alguem que ja tenha assistido ou que ja tenha efectuado o seu casamento da forma que desejo.
Contudo vou falar com o padre da minha freguesia para ver o que ele diz pois se ele rejeitar nao me parece que va conseguir noutra freguesia, seja qual ela for.
Aguardo as vossas opinioes, ideias etc
Muito Obrigado
Felicidades para todos

Terça, 12/12/2006 - 11:29
Retrato de Planticasa
Planticasa
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 7 meses atrás
Desde: 09.11.2006 - 16:12

Pelo que sei lamento informa-la mas não vai conseguir autorização para uma Cerimonia desse tipo.
Isso é quase impossível. No entanto tente e diga-nos depois o que se passou.

Boa Sorte e Felicidades
Tiago Poeira

Terça, 12/12/2006 - 11:34
Retrato de susana
susana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 9 meses atrás
Desde: 23.08.2006 - 18:07

Ola!
tanto quanto sei é possivel pois fui a um casamento no ano passado que se realizou da forma que falei, ao ar livre e com um padre, já tentei contactar os noivos, mas ainda nao consegui falar com eles, por isso é que coloquei a minha duvida aqui no forum, mas assim que consiga explico-lhe como é que eles o fizeram.

Obrigado.

Terça, 12/12/2006 - 11:42
Retrato de Planticasa
Planticasa
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 7 meses atrás
Desde: 09.11.2006 - 16:12

Ola..

É verdade o que diz.
Eu próprio também já estive presente como convidado num casamento ao ar livre no Algarve.
No entanto isto são cerimónias muito complicadas "quase impossíveis" de se tratar e de obter autorização para elas.
Não a nada como tentar perguntar não ofende ninguém.

Boa Sorte e Felicidades

Terça, 12/12/2006 - 11:46
Retrato de susana
susana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 9 meses atrás
Desde: 23.08.2006 - 18:07

Exactamente, muito obrigado por me ter esclarecido e de me ter posto a par da suposta dificuldade que vou ter à minha frente, vamos la ver.

em ultimo caso faço uma cerimonia civil...

mais uma vez obrigado

Terça, 12/12/2006 - 12:00
Retrato de Lurdes
Lurdes
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 10.10.2006 - 18:52

Olá Susana,

Vi o teu post, e depois de verificar todos os comentários, inclusivamente o teu último, não posso deixar de perguntar se realmente fazes questão da cerimónia religiosa.
Uma vez que não estás a pôr a hipótese de casar na igreja, mas sim ao ar livre. Eu também vou casar assim, mas a cerimónia vai ser civil. Por opção minha e também do meu noivo, apesar de saber que isto dá umas certas "dorzinhas de cabeça" à mãe dele. Enfim, somos nós que vamos casar, nós é que decidimos. Acho tudo muito mais bonito, com a natureza como testemunha. :)
Decidimos que ía ser desta forma também, pois apesar de me considerar católica, não sou praticante, e vou à igreja 1 ou 2 vezes por ano. A maior parte das vezes, pelos piores motivos (funerais). Para mim, não fazia qualquer sentido. São opiniões.
No teu caso, a que se deve essa indecisão, se é que posso perguntar...

Terça, 12/12/2006 - 12:32
Retrato de susana
susana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 9 meses atrás
Desde: 23.08.2006 - 18:07

O meu caso é practicamente como o teu ... pela futura sogra e familiares, todos eles são católicos e na altura torceram o nariz já quando decidimos casar na quinta, pois a situação é como a tua, só entro na igreja para casamentos, baptizados e funerais, por isso acho incorrrecto da minha parte estar a casar na igreja até porque acho muito mais bonito na quinta, como é obvio estou a tentar agradar a "gregos" e "troianos", hehe.
Por isso é que digo que vou tentar, se for possivel optimo se nao caso pelo civil.

Já agora és de onde?
susana

Terça, 12/12/2006 - 14:40
Retrato de Lurdes
Lurdes
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 10.10.2006 - 18:52

Olá outra vez,

Sou da zona de Setúbal, e vou casar perto de Sesimbra. E tu Susana?

Pois, pelos teus comentários, apercebi-me de que existiam umas "indecisões". Fazes bem tentar agradar a todos, e juntar o útil ao agradável, mas nunca te esqueças que a festa é vossa.

Terça, 12/12/2006 - 14:46
Retrato de susana
susana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 9 meses atrás
Desde: 23.08.2006 - 18:07

Eu sou do porto!
Eu sei que o casamento e que a decisao vai ser minha, vai correr tudo bem, seja qual for a cerimónia, estou de acordo tanto de uma forma como de outra, o meu noivo também. Vou tentar e falar, se der optimo se nao der caso pelo civil, nao me parece problematico mas vamos la ver
felicidades
beijinhos

Terça, 12/12/2006 - 15:31
Retrato de Lurdes
Lurdes
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 10.10.2006 - 18:52

Claro que vai correr tudo bem, pensamento positivo.
Nunca estive em nenhuma cerimónia do género, mas se existe a possibilidade, e é o melhor para todos, não perdes nada em tentar...

Muitas felicidades,
Bjos

Terça, 12/12/2006 - 15:36
Retrato de susana
susana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 9 meses atrás
Desde: 23.08.2006 - 18:07

Eu já assisti a uma e gostei bastante, contudo também é preciso ter sorte com o padre como é obvio, contudo no local em que vou casar se tiver que ser uma cerimónia civil, já me falaram muito bem da conservadora de lá.

O que é pena é que a maior parte das vezes a cerimónia é mais fria e mais curta, mas se ficar civil vou falar com a conservadora para ver o que se pode fazer para que tudo seja mais "bonito" e pelo que me falaram é uma pessoa muito acessivel e simpatica (ainda bem).
beijos

Terça, 12/12/2006 - 16:13
Retrato de Lurdes
Lurdes
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 10.10.2006 - 18:52

Pois, a parte do discurso do Conservador/a costuma ser mais frio e impessoal porque deve ser o mesmo para todos os noivos. Dúvido de que se deêm ao trabalho de preparar discursos diferentes para todos. Temos que ser nós a dar um "empurrãozinho" na altura que formos falar com quem vai fazer a cerimónia. Penso que existe também a possibilidade de sermos nós a escrever os nossos votos...
Tudo questões a pôr daqui a uns mesinhos, 4 ou 5 talvez, pois só (já) caso em Agosto, e penso que só nessa altura é possível dar entrada dos papéis e fazer todas as perguntas!

Bjos

Terça, 12/12/2006 - 17:41
Retrato de susana
susana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 9 meses atrás
Desde: 23.08.2006 - 18:07

Sim, é mais ou menos isso.
Contudo aconselho-te a fazeres a marcação o mais rapido possivel, apesar de falares com ela mto mais tarde.
Podes fazer os votos tu, podes pedir para ler um poema etc, desde que o consevador seja acessivel, tenho estas indicações dadas pela senhora da quinta onde vou casar.
agora claro que tudo depende do consevador.

Terça, 12/12/2006 - 18:29
Retrato de Lurdes
Lurdes
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 10.10.2006 - 18:52

E na conservatória do registo civil aceitam marcações tão cedo?
Sempre ouvi dizer que só 3 meses antes do casamento se pode começar a tratar das coisas.

Terça, 12/12/2006 - 18:33
Retrato de susana
susana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 9 meses atrás
Desde: 23.08.2006 - 18:07

Na conservatoria onde vou casar liguei a perguntar se tinham a data disponivel e se quizesse marcava ja e posteriormente levava os documentos.
Não perdes nada em ligar para lá.
beijinhos
ate amanha

Terça, 12/12/2006 - 18:43
Retrato de Lurdes
Lurdes
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 10.10.2006 - 18:52

Ok, obrigada.
Tenho de ver isso.

Até amanhã,

Beijinho

Sexta, 05/01/2007 - 15:39
Retrato de marcomatos
marcomatos
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 5 meses atrás
Desde: 05.01.2007 - 12:40

boa tarde, o problema não é o Padre querer ou não querer, mas o patriarcado dar autorização ou não.Geralmente não o fazem porque querem que as pessoascasem nas Paróquias da Noiva. Desta forma, ou procura uma quinta que tenha uma capela onde seja autorizada a cerimónia (complicado), ou será quase impossivel fazê-lo. De qualquer forma se precisar de ajuda espreite www.inventos.pt.nu.

cpts