A lista de convidados serve para tomar nota dos possíveis candidatos e, ao mesmo tempo, verificar o dinheiro que se vai gastar com eles e até o dinheiro que se pode ganhar. Abram a lista que não está vazia para entender melhor como funciona, à medida que vão lendo este ficheiro. A lista abre com os nomes dos convidados da noiva (Colocar o nome da noiva na barra vermelho escuro). Ao lado é possível ver a legenda com os símbolos (estes símbolos são importantes, ver à frente). A primeira coisa a saber sobre esta lista é que ela ajuda a estimar os valores das prendas em dinheiro, ou seja, para efeitos práticos, uma pessoa da qual se espere uma prenda como um objecto (qualquer coisa menos €) será uma prenda de valor 0. A lista de convidados pode parecer confusa mas depois de a entender torna-se útil (fiz a lista para mim e achei-a útil :-). Mesmo por baixo da legenda existe o preço gasto por pessoa no casamento, na boda. Coloca-se esse valor aí e, mais em baixo no final da folha, esse valor vai entrar no cálculo dos gastos com os convidados. Na legenda ao lado é possível ver os símbolos a usar para cada tipo de convidado. Para se colocar um símbolo deve-se ir à legenda e fazer "copiar" e depois "colar" no sítio pretendido. É importante usar as legendas! O primeiro símbolo é o de convidado especial: é o tipo de convidado que, além de ser obrigatório ir (pai ou mãe) dá sempre uma prenda de valor claramente superior ou totalmente diferente, dos outros convidados. Por exemplo, os pais costumam dar uma prenda muito alta, como tal são "especiais". De modo semelhante, mas pela negativa, o dinheiro gasto com os "convidados" musicais e os fotógrafos, é mt elevado. Além de que é quase obrigatório tê-los na festa. Como tal eu coloquei-os, na minha lista, na zona especial. Em baixo de todo, no final da lista, é possível ver a amarelo o dinheiro que se gasta na boda em si, com os especiais. Ora, resumindo, na zona amarela existem as seguintes entradas: Gasto total dos convidados dos especiais: gastos com o preço por pessoa apenas Valor total da prenda dos especiais: nesta parte calcula-se o valor da prenda, isto inclui o valor negativo, dos gastos com os músicos e fotógrafos. Por exemplo, na folha com exemplos preenchidos, o valor 2500 euros significa que, após gastar dinheiro com músicos, etc, ainda me sobram 2500 euros do dinheiro dos pais. Saldo entre gasto e prenda dos especiais: este valor é o saldo das duas entradas anteriores, no exemplo da tal folha: 2020 euros é o dinheiro que fica (dos tais 2500), após pagar a boda aos "especiais" (pais, músicos, etc). Os convidados obrigatórios foi uma invenção minha para me dar jeito: se decidirmos fazer um mini casamento apenas com quem realmente teria de convidar quase obrigatoriamente, quem seriam essas pessoas? Este símbolo ("certo" a vermelho) serve para isso. Claro que os especiais, são contabilizados, em fórmulas mais abaixo, como sendo convidados também obrigatórios. Podemos dizer de certo modo que, em termos práticos, os "especiais" são uma ramificação especial dos "obrigatórios". Depois temos os convidados normais, aqueles que queremos que venham, caso se faça um casamento com toda a gente. Quanto aos convidados convém ter em conta o seguinte: a) Um casal do qual se espere uma prenda conjunta de 200 euros, devemos colocar 100€ para a prenda de cada um. Ou se preferirmos: 200 na prenda de um e zero de outro. Eu pessoalmente faço a 1ª opção. Quanto aos filhos geralmente coloco zero na prenda (mas também dá para dividir: por exemplo, o mesmo casal acima, com dois filhos, daria o equivalente a 50 euros de prenda para cada um). b) Os filhos que não pagam nada (menores de idade) não constituem encargo algum na boda. Por isso mesmo eu, pessoalmente, coloco uma prenda de valor igual ao preço por pessoa. Por exemplo, na lista preenchida, na lista do noivo, existe uma criança que não paga por ter 2 anos. Como não paga nada,coloquei 60 eur na sua prenda (é o valor do preço por pessoa). Se, por exemplo, vocÊs retirarem essa criança da lista, em baixo de todo o saldo final (entre gastos e prendas com os convidados) mantém-se. c) De modo similar, as crianças que pagam metade devem ser consideradas como dando uma prenda igual a metade do valor do preço por pessoa: novamente podem ver na lista dos noivos outra criança cuja prenda é 30 euros (metade de 60). Os convidados considerados "incertos" (ou seja, pessoas que não sabemos se queremos convidar ou não) não afectam os cálculos. Experimentem: nos convidados com o símbolo laranja, coloquem uma prenda absurdamente alta e verão que não muda o saldo em baixo. Porém, se mudarem o símbolo para azul ou vermelho ou especial (ou ainda "confirmado), o valor da sua prenda ( e dos gastos com eles) entra automaticamente nas contas em baixo). Em baixo de todo, nas linhas a verde, temos as seguintes entradas: Gasto total dos restantes convidados: refere-se aos convidados normais, obrigatórios, etc mas não inclui os "incertos". É o dinheiro gasto no preço por pessoa com esses convidados todos. Valor total da prenda dos restantes: os restantes, mais uma vez, são todos os convidados (excepto os "especiais" que entram à parte e os "incertos" que não são contabilizados nos dinheiros geridos). Saldo entre gasto e prenda dos restantes: é a diferença dos valores anteriores. Pode ser um número negativo, caso o se gaste mais dinheiro do que àquele que se recebe. Estas linhas verdes são úteis pois permitem ver o dinheiro que se gasta com os convidados que não são especiais. Por exemplo, no meu caso deu para ver que muita gente não estava a dar prenda nenhuma de jeito. Há convidados que já sei que têm a lata de levar toda a família atrás para comer quase de borla. Solução: corta-se. Também me permitiu ver quais os convidados incertos que deveriam passar a ser convidados normais, de modo a subir o saldo. Pode ser frio fazer isto mas...olha que remédio! Todas as favas contam :-) Finalmente temos a zona a vermelho. Esta zona é o valor final de tudo, talvez o mais importante. No fundo são cálculos derivados do amarelo (especiais) com o verde (outros). O Gasto Total é o dinheiro que se gastará no total em comida com toda a gente (menos os "incertos"). O valor total das prendas é isso mesmo lol, e inclui já dinheiro que se gasta com músicos e fotógrafos, caso vocês os tenham incluido nos convidados (lembrem-se que infelizmente eles almoçam por nossa conta e temos de os contabilizar). No fim existe o saldo final. Se for negativo: cuidado, estão a perder dinheiro. Se for positivo mas mesmo assim um valor baixo (tipo, uns 100 euros) então tomem cuidado para não perder dinheiro. Para terminar, além dos dinheiros geridos temos outra secção: à esquerda e em baixo de todo temos o número de convidados do lado da noiva e depois os do noivo. Existe ainda um espaço para os "outros" convidados (músicos, etc). Conforme colocam os símbolos para cada convidado, aquelas células indicam logo o nº de pessoas do lado da noiva, do noivo ou outros. Este valor inclui os "incertos" para ajudar a ter uma ideia. Se não queremos contabilizar os "incertos" ou quaisquer outros, então convém apagar o símbolo respectivo e deixar uma zona em branco no símbolo desse convidado (lembrem-se porém, que se o símbolo for outro, sem ser o de "incerto", apagá-lo vai alterar as contas dos € nas outras células...por isso só é seguro apagar o símbolo dos "incertos" mesmo). A roxo temos o número de convidados "obrigatórios" e isso inclui o número de convidados ditos "especiais" (o que inclui músicos também, etc). Depois existe uma entrada que diz, nessa secção rosa (em baixo de todo): Nº Total de Convidados (sem "incertos"): é o número de convidados ao todo, mas desta vez não inclui os "incertos". Para finalizar temos o nº de pessoas confirmadas até ao momento. No final da tabela, em baixo e a branco, existe algo que diz assim: "Informação sobre as fórmulas: o símbolo para convidados normais, deve levar um espaço nas fórmulas em que se coloca esse símbolo entre aspas. Deste modo, em vez de se escrever "A" deve-se escrever "A " caso contrário não contabiliza." Ignorem isso caso não entendam nada de fórmulas. Isso é apenas útil para quem trabalha nelas. Se não as usam não precisam disso para nada. Podem trabalhar com os símbolos à vontade. É tudo! Mandem dicas ou sugestões para mudar a lista!