votos - estou em PÂNICO! | O Nosso Casamento

Fórum geral

votos - estou em PÂNICO!

17 entradas / 0 novo
Última
#1 Sexta, 07/08/2009 - 10:22
Retrato de Catita80
Catita80
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 1 mês atrás
Desde: 29.09.2008 - 16:39

votos - estou em PÂNICO!

Moçoilas deste fórum,

tivemos ontem a 'reunião' com o padre da minha paróquia e q se resumiu a preencher um formulário mt engraçado em q, por exemplo, tínhamos de dizer o nome um do outro... @)
Entretanto enviei mail ao padre que nos vai casar e q é um padre assim mt à frente. Ele confirmou que vamos ser nós a escrever os nossos próprios votos (e nós nem pedimos para o fazer!!) @) @) por aquilo que andei aqui a ver é coisa que nenhum padre costuma fazer... mas como eu disse ele é mt à frente :D
O meu problema é que eu, uma rapariga de letras, estou completamente em pânico com a ideia de ir escrever os meus próprios votos ~X( não só estou com uma branca total como fico cheia de calor só de pensar que vou estar em frente a imeeeeeensa gente (cerca de 90, mas se fossem 10 sentia-me na mesma) a abrir o meu coração :SS sinto-me tão envergonhada que acho que preferia cantar a canção dos patinhos em pleno Estádio Nacional em dia de fim da Taça!
Eu sei q isto é mt estúpido, mas estou completamente aterrorizada e não me ocorre nada de jeito :''( :''( :''( o meu noivo está super tranquilo e feliz com a ideia, mas eu até preferia ir com os votos tradicionais :S
Por favor, digam-me alguma coisa, dêem-me uma ajudinha, digam-me para tomar chá de camomila por via intravenosa ou então digam-me onde posso ir plagiar uns votos bonitos, mas ajudem-me!!!!! :S :S

Sexta, 07/08/2009 - 10:43
Retrato de CorpseBride
CorpseBride
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 02.10.2008 - 18:48

Catita80 escreveu:
não só estou com uma branca total como fico cheia de calor só de pensar que vou estar em frente a imeeeeeensa gente (cerca de 90, mas se fossem 10 sentia-me na mesma) a abrir o meu coração :SS sinto-me tão envergonhada que acho que preferia cantar a canção dos patinhos em pleno Estádio Nacional em dia de fim da Taça!
Como entendo isso. :))

Não podes dizer ao padre simplesmente que queres os votos tradicionais? Que achas que são os que melhor traduzem o que vocês querem dizer um ao outro?

Sexta, 07/08/2009 - 11:29
Retrato de DACP
DACP
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 7 meses atrás
Desde: 23.06.2008 - 14:18

CorpseBride escreveu:

Não podes dizer ao padre simplesmente que queres os votos tradicionais? Que achas que são os que melhor traduzem o que vocês querem dizer um ao outro?

Eu fiz isso! ;)

Sexta, 07/08/2009 - 11:31
Retrato de Sayuri
Sayuri
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 10 meses atrás
Desde: 25.06.2008 - 18:09

Ó mulher tem lá calma!

Eu sei que não é nada fácil falar à frente de tanta gente. Já não o é quando são os votos tradicionais, quanto mais teres que dizer algo, ainda mais, íntimo. Porém, se calhar o vosso padre prefere que sejam vocês a expressar o que sentem um pelo outro, ao invés de, simplesmente, lerem do livro.

Pensa que, naquele dia, toda a gente está possuída pelo espírito do amor e ninguém vai achar que o que escreveste é demasiado lamechas. Só tens que dizer ao teu noivo aquilo que sentes por ele, o que desejas que seja a vossa vida e o que vais fazer para que ele seja feliz ao teu lado.
Se fosse eu a fazê-lo era o que levaria em conta e, pelo menos é isto que se vê nos filmes e nas séries estrangeiras, porque, sinceramente, acho que isso é um hábito de fora.

Se não te sentires mesmo à vontade, fala com o padre e explica-lhe o teu ponto de vista. De certeza que não te vai dizer que não.

Bjocas :*

Sexta, 07/08/2009 - 11:46
Retrato de smst
smst
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 21.11.2007 - 10:42

olá,

encontrei na net uma coisa engraçada q faz referencia á uma parte de um filme chamado: noiva em fuga, ñ se s ja viste?!
ha uma parte em k ela faz a declaraçao á personagem de richard gere, ela diz:

“Eu garanto que teremos momentos difíceis.
E eu garanto que, em algum ponto da nossa vida, um de nós, ou ambos, vai querer sair da relaçao.
Mas eu também garanto que se eu não te pedir para ser meu, eu vou me arrepender pelo resto da minha vida, porque eu sei no fundo do meu coração que tu és a única pessoa pra mim
o unico que poderá mudar com a força do amor todas as diferenças que existem neste meu coraçao de pedra
mas uma coisa te juro
nada passará em vao
pois mesmo com o seu coraçao nas maos
ser´ss meu anjo, e para sempre te guardarei no meu coraçao”.

e depois a meio do filme ainda há:

"Você quer um homem que a leve até a praia, coloque as mãos sobre seus olhos só para que você possa descobrir a sensação da areia sob seus pés. Você quer um homem que te acorde de madrugada porque está desesperado para falar com você e não pode esperar mais nem um minuto pra descobrir o que você dirá"

é uma kestao de cortornar e .....escreveres algo teu!!

espero ter dado umas ideias e....mt boa sorte!

Sexta, 07/08/2009 - 11:57
Retrato de Edy
Edy
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 09.02.2008 - 14:36

De certeza que esses votos não são a "oração dos fiéis"?

Sexta, 07/08/2009 - 12:38
Retrato de Catita80
Catita80
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 1 mês atrás
Desde: 29.09.2008 - 16:39

começo a pensar q será mais seguro pegar nos votos tradicionais e juntar umas coisas lá pelo meio :P O meu namorado diz q basta eu dizer q o acho giro e quero fazer vocês-sabem-o-quê com ele até não poder mais =)) pois, claro, sim, está bem... =))

Edy
desculpa a minha ignorância, mas o q é a 'oração dos fiéis'? :?
Eu pensava q os votos são aquela parte do 'Eu, Fulana, prometo amar-te e respeitar-te, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza...'. Não me digas q os votos não são isso e q eu estou mesmo toda trocada :O :O :O :O :O

Obrigada pelo apoio moral de todas :P

:*

Sexta, 07/08/2009 - 12:53
Retrato de Edy
Edy
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 09.02.2008 - 14:36

A Oração dos Fiéis é aquela leitura que se faz depois do Credo, já mais para o fim da missa. É composta por várias estrofes com pedidos ou preces. No final de cada uma diz-se algo como "Oremos ao senhor".
No meu casamento, nós é que escrevemos essas preces, para terem a ver connosco, com a nossa família e com os nossos amigos.

Aquilo que se diz na altura do casamento em si (Eu, ..., prometo ...) penso que não pode ser alterado. Temos que dizer como lá está.

Claro que o padre pode referir-se a algo adicional que vocês tenham que dizer, mas isso não é nada comum.

Sexta, 07/08/2009 - 14:08
Retrato de lilianaepedro
lilianaepedro
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 4 dias atrás
Desde: 24.06.2009 - 13:17

E que tal um poema bonito???
Aqui vai um...

Perguntei…
Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele disse-me esta verdade…
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

William Shakespeare

Sexta, 07/08/2009 - 14:15
Retrato de susanamarlon
susanamarlon
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 26.12.2007 - 16:04

Fizeste-me rir com o teu tópico!!! está o máximo a maneira como expões o problema!! lol

Mas pronto falando de coisas mais sérias. Toma o chá de camomila mas por favor por via oral! Relaxa, descansa, pensa que essas 90 pessoas são todas familia e pensa que no momento em que leres o que escreverás ao teu noivo apenas estarás a olhar nos olhos dele, para mais ninguém, e que será um momento só vosso e único. Sabes aqueles momentos em que parece que o mundo à nossa volta desapareceu e de repente somos só nós os dois?? Pronto vais ver que será igual e super romântico.
Compreendo que seja dificil, pois abrirmos o nosso coração é sempre uma tarefa complicada, expor os nossos sentimentos, etc. Mas não o farias a sós com o teu noivo? claro que sim! Então transforma esse momento num momento só vosso e vais ver que tudo se tornará mais fácil.
Concentra-te ao escreveres e não penses em mais nada a não ser nele, e verás que surge alguma coisa!
Ah e nada de ideias de plágio!!!! Os sentimentos dos outros não são os nossos e esse momento requer que TU sejas mesmo TU a revelar o que sentes.
Em vez de por exemplo escreveres um texto porque nao escreves antes um poema?

Sexta, 07/08/2009 - 15:16
Retrato de FilomenaM
FilomenaM
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 04.09.2007 - 18:28

:)
Nós fizemos uma cerimónia... muito nossa! Relaxada, cheia de "nós", se é que me entendes! não foi aquele casamento pesado em que tudo tem que estar ao minimo detalhe... Deixamos lugar para imprevistos e foi isso que fez o nosso dia melhor, porque não estavamos ancisos que tudo fosse como o previsto, aproveitámos tudo ao maximo...
Mas não estavamos a contar com o imprevisto que o padre nos pregou! :) Passo a contar: ele conhece-me muito bem, e estava a par de que tinhamos sido nós a escrever a cerimónia, a escolher as leituras e tudo... mas tinhamos feito a cerimónia com os votos tradicionais... e foi o que tivemos! Simplesmente antes de iniciar o "rito do casamento" propriamente dito, ele veio para a assembleia, pediu-nos para nos votlarmos para a nossa familia e amigos, e que dissessemos a todos porque é que ali estavamos e porque é que queriamos a presença deles ali! Bem, caiu-nos tudo! Acabámos por fazer um discurso muito bonito e sentido, mas foi tudo sem sabermos, sem preparação nenhuma!

Por isso olha... põe o teu coração a falar, abstrai-te das pessoas! Vocês estarão ali um para o outro, e é para abençoar isso que todos os outros lá estarão!

Bjs

Sexta, 07/08/2009 - 22:33
Retrato de Catita80
Catita80
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 1 mês atrás
Desde: 29.09.2008 - 16:39

Edy
Se essa parte é a oração aos fiéis então não se aplica ao nosso caso porque o casamento não vai ter missa B)

lilianaepedro
Não conhecia esse poema do Shakespeare :) é uma óptima inspiração para mim! ;;) obrigada :*

susanamarlon
De facto, acho q tenho de tentar abstrair-me... :? e sim, continuar com o chá de camomila :P

FilomenaM
Se isso me acontecesse acho q tinha um treco logo ali! =)) o padre que nos vai casar é um bacano, não tem nada a ver com muitos q já vi e de quem tenho ouvido falar,mas acho (espero) que não nos faria uma partida dessas :P

muito obrigada pelas vossas opiniões e ajudas e agora... acho q vou mandar um mail ao padre! :D

Bjocas :*

Sábado, 08/08/2009 - 15:31
Retrato de Cláudia_Hugo
Cláudia_Hugo
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 2 sem atrás
Desde: 08.05.2008 - 10:16

Passei por aqui porque percebo a tua angústia. Eu não tenho de escrever os meus votos, mas gostava de escrever um texto para colocar no Livro de Honra. Sendo eu também uma rapariga de letras, estou sem inspiração e não gosto dos rascunhos que já fiz.
Eu sei que hei-de conseguir alguma coisa, vou deixar passar mais uns dias e deixar o coração exprimir-se quando as emoções estiverem "à flor da pele"! Este é o meu conselho: diz aquilo que te for no coração e esquece os convidados no momento dos votos, concentra-te no teu noivo.

Cláudia
22 de Agosto de 2009

Segunda, 10/08/2009 - 15:00
Retrato de susanamarlon
susanamarlon
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 26.12.2007 - 16:04

Claudia, eu escrevi um texto no meu livro de honra, se quiseres posso deixar aqui. Pode ser que te ajude a ter ideias para um texto bonito!

Terça, 11/08/2009 - 00:41
Retrato de Cláudia_Hugo
Cláudia_Hugo
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 2 sem atrás
Desde: 08.05.2008 - 10:16

O teu texto será uma grande ajuda e tu és uma querida por te disponibilizares desta forma. Peço-te que deixes aqui o texto ou, se preferires, envia para o mail [email protected]
Prometo que não copio, é só mesmo para tirar ideias.

Beijinhos.

Cláudia
22 de Agosto de 2009

Terça, 11/08/2009 - 13:26
Retrato de lilianaepedro
lilianaepedro
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 4 dias atrás
Desde: 24.06.2009 - 13:17

Olá Susana!

Vi o teu depoimento. Podes enviar -me o teu texto para mim também.
Agradeço te imenso. bjinhos e felicidades.

Terça, 11/08/2009 - 13:28
Retrato de lilianaepedro
lilianaepedro
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 4 dias atrás
Desde: 24.06.2009 - 13:17

Susana, esqueci-me do mais importante...o meu mail!!

[email protected]