Fotografia e Vídeo
participar no forum
As vossas experiências com os fotógrafos
As vossas experiências com os fotógrafos
Olá a todas as noivinhas!
Tenho estado a ler alguns dos posts aqui colocados e pensei que se poderia fazer um onde se descrevessem as más experiências que se tiveram com os fotógrafos escolhidos.
Por exemplo, eu tenho uma amiga minha que, quando viu o trabalho final do seu casamento, disse que o fotógrafo não tinha tido o cuidado de explorar suficientemente a quinta (que por sinal era líndissima - Quinta do Roseiral na Ericeira, não sei se conhecem) e, por isso, as fotografias dos noivos estavam quase todas tiradas no mesmo local e nas mesmas posições, o que acaba por cansar quem as está a ver e não é essa a ideia de um álbum de casamento.
Outra situação passou-se com uma prima minha que esteve três meses à espera que lhe entregassem as fotos. De cada vez que falava com o fotógrafo este respondia-lhe que tinha muito trabalho mas que na semana a seguir iria tratar da reportagem dela (ela casou em Abril e só recebeu as fotos em Julho).
Tenho ainda outra amiga minha a quem o fotógrafo pôs a tirar fotografias de frente para o sol ou apanhava quase sempre os convidados de olhos fechados.
E ainda outra... (isto é só filmes) no casamento do meu primo o FOTÓGRAFO (não foram os convidados, nem o noivo)atrasou-se e quando chegou começou a despachar o noivo com fotografias que, vimos depois, não tinham graça nenhuma. Acabou de tirar as fotos ao noivo e toca de ir para a porta para se ir embora. Foi então que alguém perguntou: " Então e os convidados?! Não tiram fotografias com o noivo em solteiro?!". Muito mal humorado o senhor (deve ter-se esquecido que lhe estavam a pagar para estar ali) lá tirou algumas fotos mas arrancou tão depressa que a mãe do noivo coitada, que andava a receber as pessoas em casa, quando deu por si só tinha tirado uma foto com o filho.
Estes são só alguns exemplos do que se pode passar, mas de certeza que há muitos mais e que vocês, provavelmente, até conhecem ou por que se passou no vosso casamento ou no de alguém conhecido. É que (infelizmente) as más experiências de umas podem ajudar a evitar futuras tristezas para quem ainda vai casar, e é normal que a nossa inexperiência nos impeça de colocar determinadas questões ou mesmo pedir, antecipadamente, um ou outro tipo de trabalho. O que acham?
Bjinhos para todas
o album dos meus pais é um exemplo de maus fotografos:
o filha da mae nao tirou uma unica foto de eles sozinhos, a minh mae quando quiz faer um poster com o eu papa ao encontro uma foto deles sozinhos acreditao?
andava sempre um puto ou ma garotita nas fotos e o fotografo nem fez atençao a isso
se fosse o meu matava-o lol
por isso pro meu casamento pro ano escolhi o fotografo muito be escolhido, vo pagar caro mas sei k posso confiar no trabalho dele pk o meu amor adora ver-se nas fotos e gosta de ter fotos lindas e sei k se nos acontacesse o mesmo ele morriade desgosto X( X( X( X( X(
#o #o #o #o #o e depois la ficava eu sem homem lol
beijinhos
e facao cuidado com queme escolhem!
Vitor e Raquel
4ever
bem, eu tb ainda n tenho as mhas fotos nem filme, casei em Agosto, mas tenho plena confiança no fotografo sei o que valem. o trabalho já tá a caminho devo de receber este fim de semana, mas é verdade q numa destas noites tive um pesadelo dakeles,sonhei q tha recebido tudo ao contrário, faltavam metade das fotos o album de baptizado do meu filhote era do tamanho de uma agenda de trazer no bolso, um horror.
penso que isto é a ansiedade de ver as minhas coisinhas, e estou descansada pois sei que são pessoas serias e sabem trabalhar.
as minhas coisinhas:http://onossocasamento.pt/forum/casei-mas-a-50-act...
Boa Tarde,
Parabéns pela iniciativa de colocar um post sobre problemas com fotógrafos e onde quem se sentir visado pode contar a sua versão dos factos.
Aproveito para alertar que quem colocar posts sobre fotógrafos e refiro-me a criticar algo ou denegrir a imagem de uma pessoa ou empresa, deve ter cuidado com o que escreve, pois pode ser alvo de processo judicial.
Ser convidado de um casamento não é o mesmo que ser cliente e só devemos falar daquilo que se sabe..já dizia o ditado.
Digo isto porque algumas das situações apontadas no post inicial, denotam que a pessoa não era a que contratou o serviço, não sabe o que foi combinado entre fotografo e cliente e nem tudo que acham de deveria ter sido de maneira diferente poderia ter sido feito já para não falar que determinadas fotografias não tinham graça nenhuma...isso é muito subjectivo, é como a musica..uns gostam outros nem por isso.
Numa reportagem como um casamento poucas coisas conseguem ser planeadas, pois são demasiados os factores que podem contribuir para que algo seja feito de maneira diferente digo isto por experiência não por ter ido ou fotografado 10 casamentos
Um fotografo é um artista e com estilo próprio. É dele a decisão de fotografar ou não em determinado lugar ou usando uma determinada técnica. Só porque estão a pagar um serviço não devem dizer "deve ter-se esquecido que lhe estavam a pagar para estar ali" o profissional da fotografia é ele. Se não gostam do trabalho ou estilo ai é outra coisa mas isso é antes de marcar que se decide.
Nem imaginam a quantidade de noivos que não querem fotografias com os convidados no dia nem querem fotografias no álbum de casamento com ou pais,padrinhos ou restante família. Há fotógrafos que por diversas razões se recusam a fazer-lo embora seja um tema discutível.
Quanto a atrasos, esses podem acontecer a qualquer um, vejam as noivas que em 80% dos casamentos não cumprem com as horas que estipulamos previamente e normalmente nas igrejas os padres atribuem normalmente a culpa ao fotografo que demorou a tirar as fotografias.
Uma vez mais acho devem falar do que correu mal ou acham que deveria ser diferente, mas atenção com o que dizem e forma em que o dizem, porque alem de um fotografo á toda uma equipa de pessoas que estão por traz a trabalhar, criticar ou apontar dedos é fácil mas é preciso saber.
Usem este tópico por exemplo para perguntarem publicamente a nós fotógrafos perguntas que por vezes não sabem fazer ou se esquecem de fazer para que no final todos fiquem satisfeitos.
Já agora a quem tiver problemas de difícil resolução com um fotografo recorram á Anif www.anif.pt ou á AFP www.afpportugal.com para pedirem ajudar na resolução dos vossos problemas. As associações de fotografia também existem para os clientes de forma gratuita, não é só para os fotógrafos.
Parabéns pela ideia,
Nuno Figueiredo
Tem muita razão. De facto eu não era a noiva visada em nenhum dos casos, porém todas as situações relatadas se passaram em casamentos a que eu assisti como amiga e familiar próxima dos noivos e, em alguns deles, cheguei a participar de perto nos preparativos dos mesmos. Devo também dizer-lhe que não pensei neste post para denegrir a imagem de ninguém. Pensei sim para falarmos de situações menos agradáveis que sucedem no dia do casamento e que, sabendo de antemão que podem acontecer, se podem evitar.
No caso da 1ª situação eu fui com a noiva ao fotógrafo quando esta o contratou e em que a noiva pediu que explorassem um pouco a quinta porque o que lhe tinha chamado a atenção era precisamente a beleza natural da mesma e isso não foi feito.
Relativamente ao atraso na entrega do trabalho, pessoalmente não levaria mal que isso me acontecesse, mas desde que fosse previamente avisada. Uma coisa é dizerem-me logo que, realmente estão com muito trabalho e não poderão entregar, a curto prazo, a reportagem. Outra coisa é dizerem-me que na próxima semana estará pronta e estenderem a "próxima semana" por três meses. Não acho isso correcto, nem profissional.
Também deve ter em conta que, ao ter criado este post, não referi o nome de nenhum dos fotógrafos, sinceramente, nem sequer pensei nisso. Como vê, se a intenção fosse denegrir a imagem de alguém, te-lo-ia feito e também não estou a querer dizer a ninguém como deve ou não fazer o seu trabalho mas há coisas que, na minha opinião sincera, não precisam de ficar previamente estabelecidas e no caso do casamento em que o fotógrafo se quis ir embora, sem tirar as fotografias aos convidados, porque se atrasou, não tinha ficado estabelecido que não haveriam fotos com os convidados, aliás nem as houve praticamente com a mãe do noivo e ela, penso eu, não se encaixa no casamento como convidada... é a mãe do noivo.
A minha ideia, volto a frisar, era trocarem-se opiniões e descreverem-se situações menos agradáveis que possam contribuir para melhorar tanto as nossas ideias enquanto noivos, como até (e porque não?) ajudar a vocês profissionais a terem uma noção do que os noivos não gostaram para poderem, precisamente, evitar essas situações.
De qualquer forma agradeço, desde já, o seu contributo para este post.
Boa Noite:
Compreendo o seu alerta e compreendo o meu colega " Nuno Figueiredo".O meu colega fica baralhado como eu fiquei como estas coisas acontecem, mas talvez aqui no nosso site tenham explicação.Tenho reparado ao longo destes dois anos, neste forum de fotografia os alertas que nós fornecedores temos dado as noivas, sobre os contratos prévios, o tal 50% de entrada, o que vai ter direito, o que engloba no preço, o tempo de entrega do trabalho. Ora eu acho que com isto tudo há uma segurança de respeito entre o profisional e o cliente, além do preto no branco num contrato.
Minha senhora já tive contratos assinados para fazer casamentos a grandes distancias, preocupo-me em estar sempre mais cedo da hora marcada e a noiva chega passado 40 minutos e diz " desculpe mas não tenho tempo para fotos"
" Tenho noivas que fazem questão de não querer poses no jardim, não querer fotos com os convidados,mas....... depois no copo água os convidados perguntam " que casamento é este que não tenho uma foto com os noivos? os pais, perguntam.. Fui a tantos casamentos e vejo as fotos dos filhos com os pais em solteiro, meu Deus não tenho uma foto. Depois vem os noivos perguntar se ainda dá para tirar umas fotos com os tios,a amiga,o Sr.Manuel e etc.etc.
Outras vezes pedimos aos noivos para mudar-mos de cenário porque achamos o ideal seria mais abixo onde existe outro fundo, não há sombras nos rostos, enfim N factores que nós já sabemos qual é o resultado: pois a resposta é simultaneamente tanto dos noivos como dos pais: Óh Sr. fotógrafo tirar aqui ou ali é igual, as pessoas estão cansadas, e os noivos querem é descansar, e aqui estamos à sombra......
Coisas deste genero e muito mais.Pois é, depois ouvimos isto. Sempre o mesmo cenário, não exploraram bem isto ou aquilo.
Concordo que poderá haver colegas que não se esmerem tão bem como outros, mas também lemos aqui noivas aflitas que precisam de fotógrafos a um mês do casamento, mas já tem a quinta tratada a um ano, o vestido visto e revisto há seis meses, os convites escolhidos há tres ou quatro meses atrás, mas só falta o fotográfo. Enquanto pensarem assim e aceitarem opiniões das amigas, do tipo " Ai o meu foi o máximo, podes acreditar, são uns amores """" sem consultarem o trabalho, sem o contrato na mão, pode acontecer isto.
ACREDITO E SEMPRE ACREDITAREI QUE UM BOM PROFISSIONAL DE FOTOGRAFIA ,O PENSAMENTO É QUE TUDO CORRA PELO MELHOR, TANTO PARA ELE COMO PARA OS NOIVOS, ESTAR SEMPRE PRESENTE NOS MOMENTOS EM QUE OS NOIVOS SE SINTAM CONFUSOS COM ALGUMA SITUAÇÃO, AJUDÁ.LOS AO MÁXIMO, PORQUE É O GRANDE DIA DELES MAS TAMBÉM É O SEU NOME QUE ESTÁ ALI.
Quando as coisas corren ao contrário do assinado no contrato, é o que o Sr. Nuno diz:Queixem-se nos locais exactos, apresentem as provas que têm em vosso poder e a razão vem a prevalecer.
Uma santa noite e confiem em nós.
Bem hajam.
Paulo Videira
Paulo Jorge Videira
Agradeço-lhe a forma como expôs o seu ponto de vista.
É óbvio que, em todos os casamentos e com tantos convidados, há sempre pessoas que, por uma razão ou outra, se mostram insatisfeitas com algum aspecto, não só em termos de fotógrafo. Existem imensos factores num dia de casamento e é difícil agradar a toda a gente. Também sei que há noivos que, por vezes, podem ser um pouco mais complicados de satisfazer e o que disseram antes não é o que querem no dia do casamento, ou de repente mudaram de ideias e já querem mais fotografias. Acredito, ainda, que existam pessoas que não sabem ou não querem aceitar uma sugestão diferente porque estão cansadas, têm fome ou está muito calor e não lhes apetece e que isso também não vos agrade.
Contudo e tentando, novamente, esclarecer o meu ponto de vista, eu criei este post para (e uma vez que já reservei o fotógrafo)poder ter uma ideia das várias situações que possam acontecer e que não nos passam pela cabeça enquanto noivos, de forma a, quando for falar dos preparativos finais com o meu fotógrafo, poder dizer o que realmente quero e não quero que aconteça, ou o que deve ficar estabelecido logo antes do casamento.
Por exemplo eu tenho uma surpresa preparada para os meus convidados que será apresentada após o almoço num daqueles momentos mais mortos da festa, que como sabe existe em todas, e ao falar disto com a pessoa que me está a ajudar a prepará-la (e que até tem familiares a trabalharem no ramo da fotografia), fui logo alertada para o facto de ter de avisar o fotógrafo antecipadamente para ficar alguém na recepção, de forma a registar esse momento. Porque poderia dar-se a situação de (e isto é o que me disseram não sei se acontece com os vossos trabalhos)o fotógrafo ausentar-se por causa das fotos que já tenha tirado e não ficar ninguém para registar aquele momento que, de certeza, não poderá ser repetido com as reacções iniciais. Provavelmente nem me lembraria de avisar o fotógrafo disso mas, pelos vistos, é melhor ir pelo seguro.
Realmente, a este "post" dei-lhe o título de "Más experiências com fotógrafos" e admito que para vocês profssionais isso vos possa deixar um pouco apreensivos acerca do que se poderá aqui falar porém, e tal como disse ao Sr. Nuno Figueiredo, a minha intenção não é que digam que foi o fotógrafo "A", "B" ou "C" a realizar o serviço. Não é isso que eu quero. O que eu quero é que me digam, por exemplo, o que deveria ter ficado logo pré-estabelecido, e não ficou, tendo resultado numa situação menos agradável. E uma vez que vocês, profisionais, também estão a responder a este post porque não partilham situações (como já o fizeram acerca de noivas que se atrasam, entre outras) que se possam ter passado com vocês e que poderiam, perfeitamente, ter sido evitadas se tivesse havido um outro entendimento / esclarecimento com os noivos.
É que existem muitos fotógrafos e muitas formas de trabalhar. O Sr. diz que gosta de tudo "preto no branco" e isso é muito bom para quem trabalha consigo. Agora, por exemplo, imagine que o serviço que eu reservei não tem essa preocupação (ATENÇÃO: não é de todo o caso. Porque fui bastante esclarecida por eles de todos os aspectos, li o contrato na íntegra e conheço os seus trabalhos há vários anos, -desde que abriram a loja- sempre gostei das fotografias que apresentam e é lá que tiro as minhas fotos quando é necessário! Estou apenas e somente a dar um exemplo!). É que em todas as áreas e carreiras existem bons e maus profissionais e às vezes é uma questão de sorte. Só que neste dia em particular todos nós (em especial os noivos) esperamos sempre que nada corra mal e confiamos que todos os serviços que contratámos nos vão, de facto, proporcionar, pela positiva, um dia inesquecível.
Assim sendo, resta dizer que vou alterar, e porque não quero que se sintam ofendidos comigo, o título do post de "Más experiências com fotógrafos" para simplesmente "As vossas experiências com os fotógrafos".
Obrigado.
Sayuri, boa tarde:
Mais uma vez obrigado,e compreendo-a.
Muitas felicidades e que o vosso dia de casamento seja aquilo que sempre imaginou.
Cumprimentos.
Paulo Videira
Paulo Jorge Videira
Boa Tarde,
Concordo com o seu ponto de vista,mas deve compreender a minha apreensão quando o segundo post colocado pela Rauquel diz o seguinte: "o filha da mae". Começei a ver que as coisas poderiam começar a ter contornos errados e dar ideias erradas da nossa profissão.
No que precisarem podem contar comigo.
Mas não se esqueçam dos links que referi da Anif e AFP pois por exemplo se for provado que o fotografo procedeu mal e não pretende resolver o problema não é a primeira vez que alguém era expulso da associação. Alem do profissionalismo e Moral do fotografo existe um código de conduta que deve ser preservado para o bom nome de todos o que fazem da fotografia uma profissão.
Felicidades,
Nuno Figueiredo
Eu já fui a vários casamentos.
Já vi de tudo, já senti de tudo.
Já vi fotógrafos que parece que estão a fazer o frete e já vi profissionais empenhados.
Também já fui a casamentos em que o fotógrafo não tirava fotos dos noivos com os convidados. A certa altura alguns dos convidados começaram a comentar a coisa. Foram falar com os noivos e os noivos disseram que tinham sido eles a pedir expressamente para que isso não acontecesse, não queriam poses, não queriam estar parados em frente ao arbusto uma hora. Mas claro, o fotógrafo é que era mau.
Outros há que andam sempre atrás dos convidados, berram para os convidados fazerem fila para se tirar as fotos, vão às meses enquanto as pessoas estão a comer, incomodando.
Como convidados, muitas vezes vemos coisas e comentamos, mas não sabemos o que os noivos contrataram, nem por quantas horas/fotos/situações.
Agora atrasos de meses a entregar as fotos/álbuns, isso não
Bom Dia,
Ao ler o seu post em que diz que o fotografo é que disse aos noivos para não tirarem com os convidados. Isso pode ser verdade até porque é a parte menos emocionante do dia para mim, não requer quase técnica nenhuma e quando pretendemos fazer coisas diferentes não querem, mas a mim por mais que uma vez os noivos disseram sempre que nunca queriam tirar com os convidados e eu alertei que poderia não ser possível controlar isso.Um dos convidados a meio do casamento veio ter comigo e disse que não concordava que eu não quisesse tirar fotografias com convidados ao que eu expliquei que foi o me pediram os noivos. Chamei os noivos e em frente a eles pedi que me explicassem o que tinha sido pedido e lá confessaram em frente ao convidado que eles mão queriam as fotografias porque achavam chato mas não queriam ficar mal perante os convidados então preferiam dizer que tinha sido o fotografo e para eu não ficar chateado.... acredite isto sucede nos casamentos....
Quando diz atrasos de meses na entrega dos álbuns isso é que não... não concordo totalmente com a sua afirmação.
Olhe existem no mercado dois tipos de álbuns fotográficos os que são desenhados com software praticamente automático que muitos usam e a maneira manual em que cada folha é criada em função das imagens usadas. O primeiro é de longe o mais rápido e mais barato o segundo se a pessoa tiver bons conhecimentos de design e souber as regras é o melhor porque ao contrario do primeiro caso em que se usam as mesmas mascaras ou quase sempre os albuns correm o risco de serem iguais de cliente para cliente no segundo caso o trabalho é mais pessoal e cada folha é criada em função das imagens a usar.
Se a Anita comprar um Fiat num stand diz a cor e na mesma semana ou no mesmo mes recebe o carro. Se for á Jaguar e disser a mesma coisa espera 3 meses ou mais pelo carro. Na fotografia é igual um trabalho personalizado demora muito mais tempo.O meu encadernador Nacional porque eu imprimo os meus próprios álbuns demora 7 dias a encadernar os meus fornecedores internacionais demoram 4 a 5 semanas.
Numa semana depois do casamento os noivos já têm o álbum de provas agora o resto demora. Se alguém hoje entrega o álbum ao fim de 1 mês ou menos para mim é por três razões ou tem poucos casamentos e entrega mais rápido ou entrega o trabalho fora a laboratórios que fazem a preços baixos e rápido ou tem muitos funcionários..e as coisas andam mais rápidas mas na actual situação que o mercado fotográfico atravessa...poucos são os que têm muitos funcionários.
Outra situação a ter em conta é altura em que casa. Quem casar de Janeiro a Julho recebe o álbum muito mais rápido que quem casar em Agosto ou principalmente em Setembro quando existem mais casamentos a nível nacional.Por exemplo 2 dos meus fornecedores internacionais estipularam que álbuns para o Natal tinham de dar entrada na linha de produção até dia 1 de Novembro..está a ver quanto tempo antes?
Hoje a pergunta que devem fazer ao vosso fotografo é quanto tempo demora a entregar o trabalho.
As coisas não são tão lineares como por vezes se pensa, espero que esta explicação tenha ajudado a ter outra ideia dos pontos referidos.
Obrigado pelo seu post e contribuição para este tópico.
Cumprimentos,
Nuno Figueiredo
Boa tarde:
Uma vez que já nos entendemos acerca da intenção deste "post" aproveito para vos pedir uma opinião enquanto profissionais.
Estamos a pensar em pedir ao fotógrafo que tire apenas as fotografias com os convidados, em pose, quando estiverem connosco (porque sinceramente, e isto é só uma opinião pessoal, faz-me um pouco de confusão que os noivos não tenham fotos com as pessoas que convidaram para partilhar o seu dia, mas enfim... é só mesmo uma opinião!). Após estas, gostávamos que ele/ela se focasse nas poses naturais dos mesmos e sem que estes se apercebessem, por exemplo: uns a conversarem, outros a rirem, as crianças a brincar etc. Para nós são as fotografias que resultam melhor e ficam mais bonitas e eu até já li essa sugestão aqui no fórum.
Também gostávamos que as fotografias com os convidados tivessem dois cenários diferentes para não se tornarem tão "monótonas". Por exemplo, com X convidados tiravam-se as fotos no jardim e com os restantes ao pé do lago.
Nós também tínhamos pensado em ir a Sintra tirar fotos após a cerimónia religiosa, mas apenas os noivos. Com os convidados tirar-se-iam depois na quinta.
Acham que deva apresentar estas propostas por escrito ou basta que fale com o fotógrafo? É porque este tipo de situações não vêm contempladas no contrato e eu tinha idealizado assim as fotos com os convidados, para "fugir" um pouco ao tradicional e evitar que os convidados estejam, constantemente, a fazer pose.
Qual é a vossa opinião?
Desde já, obrigado.
Sayuri, boa tarde:
Terei muito gosto em dar a minha opinião mais completa, um pouco que se passa comigo e o cliente.Se fizer o favor envie o seu mail para:
[email protected]
Mas resumidamente à sua questão: " Acham que deva apresentar estas propostas por escrito ou basta que fale com o fotógrafo? É porque este tipo de situações não vêm contempladas no contrato e eu tinha idealizado assim as fotos com os convidados, para "fugir" um pouco ao tradicional e evitar que os convidados estejam, constantemente, a fazer pose."
Acho que qualquer profissional não se vai negar a nada disto para o fazer, antes pelo contrário, mas não será necessário ficar escrito este tipo de particularidades, bastará sim alertar o profissional o que gostaria que se passasse no jardim com os convidados e com uma possível saída para um outro lugar para tirar umas fotos, mas se fizer questão poderá pedir ao colega que escreva isso no contrato, mas nunca o fiz. Por vezes avisam-me que gostariam de ir à praia, e a seguir à refeição depois dos conviadados estarem satisfeitos com a refeição, com as suas fotos expostas e estão na pausa do descanso, então damos um salto onde os noivos pretendem.
tudo de bom para si, Sayuri
Atenciosamente:
Paulo Videira
Paulo Jorge Videira
Boa Tarde,
vou tentar responder ás suas questões,
Quando diz :"Estamos a pensar em pedir ao fotógrafo que tire apenas as fotografias com os convidados, em pose, quando estiverem connosco (porque sinceramente, e isto é só uma opinião pessoal, faz-me um pouco de confusão que os noivos não tenham fotos com as pessoas que convidaram para partilhar o seu dia, mas enfim... é só mesmo uma opinião!)"
Se não pretende fotos em "pose" recomendo-lhe que o fotografo faça as fotografias durante os aperitivos (não logo no inicio). Para isso peça ao mesmo para estar consigo durante essa altura e tirem fotografias mais informais de meio corpo no local onde estiverem (não importa se aparecem pessoas por trás ou copos na mão). é claro que com "pose" normalmente as senhoras gostam mais porque podem mostrar a roupa e normalmente não gostam que apareçam terceiros na fotografia.Mas ficam mais descontraídas e também diferentes...
Quando diz: "Após estas, gostávamos que ele/ela se focasse nas poses naturais dos mesmos e sem que estes se apercebessem, por exemplo: uns a conversarem, outros a rirem, as crianças a brincar etc. Para nós são as fotografias que resultam melhor e ficam mais bonitas e eu até já li essa sugestão aqui no fórum."
Isso normalmente no meu caso é feito mas não confundir com o estilo de reportagem jornalístico em que não existe nada programado pelo fotografo e apenas capta o que for acontecendo. Eu prefiro um serviço misto entre jornalístico e mais clássico porque o estilo jornalístico embora se tire mais fotografias quando as pessoas não estão a contar serem fotografadas, em 100 imagens podemos correr o risco de apenas gostar de 10 ou 20 e nas outras as pessoas estarem com cara torta por estarem a falar ou mais facilmente de olhos fechados. Mas em regra geral eu pelo menos é isso que faço, salvo quando me pedem o contrário e confesso que até prefiro para que se quebrem algumas regras estabelecidas em casamentos no que respeita á fotografia e termos resultados diferentes.
"Também gostávamos que as fotografias com os convidados tivessem dois cenários diferentes para não se tornarem tão "monótonas". Por exemplo, com X convidados tiravam-se as fotos no jardim e com os restantes ao pé do lago."
Em principio não deve existir problema de pedir isso, se nos locais que pedem as condições mínimas para uma boa fotografia estiverem reunidas penso que o fotografo não se deve importar, mas repito que por vezes existem pormenores que impedem uma fotografia de ser feita como deve ser num determinado local a uma determinada hora eu explico aos clientes o porque de fotografar antes noutro local naquele momento.
"Nós também tínhamos pensado em ir a Sintra tirar fotos após a cerimónia religiosa, mas apenas os noivos. Com os convidados tirar-se-iam depois na quinta."
Eu no dia aprendi com a minha experiência que os convidados não gostam que os noivos se ausentem por muito tempo e a festa não tem a mesma animação quando isso acontece e por vezes pode até ser o fim da festa quando é ao final do dia e os convidados já estão cansados. Se quiserem fazer isso o fotografo não deve se opor eu pelo menos não me opunha mas digo sempre isto aos noivos.
Para estes casos recomendo ou uma Trash the Dress (www.fotofigueiredo.com/trash_the_dress) ou fazerem uma sessão fotográfica depois do casamento. Pode achar que vestir de novo o vestido não tem jeito nenhum...mas que os resultados são superiores isso são, porque já não temos que fotografar rápido para regressarem ao casamento e podemos ser mais criativos e pensar mais nas fotografias que vamos fazer. Noutros países á muito tempo que se trabalha assim e por exemplo Espanha é bom exemplo disso. Eu prefiro 1000 vezes fotografar os noivos noutro local, de preferência noutro dia do que no dia usar o espaço da quinta e no fim ter fotografias com fundo de jardim ou pedra conforme a maioria das quintas..que são quase todas iguais...e todos temos nos álbuns o mesmo tipo de fotografias.Eu gosto de desafios e de fotografias diferentes.
"Acham que deva apresentar estas propostas por escrito ou basta que fale com o fotógrafo? É porque este tipo de situações não vêm contempladas no contrato e eu tinha idealizado assim as fotos com os convidados, para "fugir" um pouco ao tradicional e evitar que os convidados estejam, constantemente, a fazer pose."
Se quiser incluir no contrato que no pack de serviços está incluído uma deslocação adicional a Sintra ou outro local a um preço XPTO ou incluído isso pode ser útil com alguns fotógrafos menos correctos mas eu por exemplo não assinaria nenhum contrato onde disse-se que ia tirar com os noivos e convidados a determinada hora em determinados locais na quinta. Estou a defender o meu trabalho e marca quando digo isto porque por exemplo se eu fotografar naquele sitio e hora os noivos e a fotografia estiver feia quem vir depois a fotografia vai dizer que não gosta e que o fotografo fez uma má fotografia e não vão ser os noivos que na altura dizem ficou assim porque nos quisemos e o fotografo disse que era melhor noutro sitio.
Sayuri, acho que no fundo deve confiar na escolha que fez e falar previamente de tudo com o fotografo e se possível na véspera ou 2 dias antes reunir de novo para rever os pormenores.
Eu como fotografo sou muito flexível até demais por vezes e brinco e coopero com os noivos e os bons resultados são obtidos quando também recebo isso dos noivos o que nem sempre acontece.
Espero que tenha conseguido explicar o meu ponto de vista e responder ás suas questões de forma simples.
Se por ventura pretender alguma esclarecimento mais detalhado pode me enviar um email para [email protected]
Com os melhores cumprimentos,
Nuno Figueiredo
ja notei k o k disse pos aqui uma confusao...sem ter feito de proposito por isso desculpem
quando disse filho da mae nao foi com rancor so pk o fotografo da minha mae (ha 23 anos atràs) nao se dedicou muito as fotos k fez, claro nao era daqueles mt caros pk os meus pais nao tinhao possibilidades mas devia ter feito atençao na mesma ao meu ver
Compreendo as pessoas k nao kerem fotos com os convidados, agora ha maquinas digitais ha de tudo mas apesar disso tudo penso k os nossos convidados gostao dessa parte do dia....bem sei k me vou "aborrecer" lol mas kero fazer isso por eles
espero nao ter ofendido ninguém
beijinhos
Vitor e Raquel
4ever
Boa Tarde Raquel,
Se acha que se vai aborrecer com as fotografias com os convidados porque não o faz de forma diferente?
Eu acho que mais que tudo vocês estão cansados de fotografias iguais em todos os casamento...
Fotos com convidados para mim é como ir a um casamento e ter prato de peixe e prato de carne... é um ritual um dado adquirido.
Experimente fazer como lhe disse. Sem sair do sitio onde está e fazer durante os aperitivos, meio corpo de copo na mão não importa... agora se disserem vamos chegar mais para o lado...eles vêem uns atrás dos outros. Ainda este ano num casamento em Aveiro fotografei convidados com noivos de forma informal nos aperitivos e todos ficaram contentes com o resultado...
Outra hipotese é não fazerem durante os aperitivos e quando os noivos forem dar uma volta pelas mesas para agradecer a presença dos convidados ai pedem ás pessoas para se levantarem e fazem 1 ou 2 fotografias por mesa. No utlimo que fiz assim tivemos fotografias muito mais descontraídas, algumas delas como brinde etc...
Noivos que querem oferecer ou mostrar as fotografias no dia aos convidados devem seguir o processo normal isso é verdade.
Acreditem que tirar fotografias com os convidados não é tão seca quanto isso. Uma coisa é estarmos como convidados á espera numa fila e outra é sermos os noivos e as coisas passam rápido...
O meu concelho é que se divirta e viva o casamento e não se preocupe com as fotografias com os convidados mas sim com as suas fotografias com o noivo especialmente se forem feitas depois do casamento seja em Trash the Dress(www.fotofigueiredo.com/trash_the_dress) ou normal.
Felicidades e espero que tenha ajudado.
Cumprimentos,
Nuno Figueiredo
Obrigado por as dicas, confesso que nao sabemos ainda como vai ser, confio no nosso fotografo Adriano para nos ajudar e apoiar nesse ponto
E capazde ter razao: uma coisa é ser convidado outra é de ser noiva/noivo lol
espero so que corra tudo bem e que fique com boas recordaçoes pois é muitissimo importante pra mim
beijinhos
Vitor e Raquel
4ever
Boa Tarde,
Tenho a certeza que vai correr tudo bem...
Se o fotografo que fala Adriano for Adriano Filipe penso ser este o nome com estudio de perto de Aveiro esta em boas mãos. Tem bom trabalho e é uma pessoa muito correcta.
Felicidades,
Nuno Figueiredo
obrigadissima pela ajuda
e pelo apoio que deu, saber que um colega de trabalho conhece o nosso fotografo e reconhece que é boa pessoa ajuda a nao stressar lol
Desejo-lhe muitas felicidades pra si tambem
Vitor e Raquel
4ever
www.garridofotografos.pt
Boa escolha grande profissional. Adriano Felipe
Mas infelizmente nem toda a gente dá atenção á escolha do fotógrafo
depois as coisas correm mal.
Na minha opinião escolheram um verdadeiro profissional dedicado e sério (coisa rara)
Em relação ao fotografo estão nas melhores mãos deste pais.
Felicidades
rui garrido
obrigadissimo pela sua opiniao
apesar de conhecer o Senhor Adriano ha pouco tempo, ja nos damos bastante bem com ele ... para mim acho que é uma coisa importante.
fico-lhe muito grata pela sua atençao
daki a um ano ja vos posso confirmar o trabalho do Adriano mas de certeza que vai ser otimo
boas festas e felicidades da França :-)
Vitor e Raquel
4ever