Fotografia e Vídeo
Inicie sessão para
participar no forum
participar no forum
Sondagem... Tradicional ou digital?
#1
Segunda, 29/09/2008 - 01:03
Sondagem... Tradicional ou digital?
Gostaria que me fossem dando as vossas opiniões acerca do que preferem: o àlbum digital ou o tradicional (com fotos coladas)?
Esta sondagem destina-se a ajudar num estudo de mercado que estamos a elaborar.
Obrigadas pela vossa preciosa ajuda. :) :*
Grupos
Tópicos ainda sem resposta
Espaços Quintas e Catering
Venda de usados
Venda de usados
Venda de usados
Venda de usados
Devo ser das poucas a votar no album tradicional!! Mas faço-o com muito orgulho :)
Nós escolhemos o tradicional e não estamos minimamente arrependidos, muito pelo contrário. O album tradicional tem uma magia muito propria, as fotos, as folhas de papel vegetal...digamos que é imortal.
Admito que o album digital permite muitas brincadeiras e coisas engraçadas, mas não trocava o meu por nada.
Um álbum digital é mais que um álbum... desde que bem feito, é uma peça de arte... (mas há muitos muito mal feitos por aí...)
M & N
(12 Setembro 2009)
http://um-a-dois.blog.com
Noivas de 12/09/09:
http://onossocasamento.pt/forum/noivas-12-setembro...
sem dúvida o albúm digital( quando bem tratado e montado) fica muito superior ao tradicional... e é daqueles que nem apetece guardar "numa gaveta", apetece deixar exposto na sala para quem quiser ver!
tenho a mesma opinião da MarianaFigueiredo...
*11.07.2009*
Digital!
Vanessa&Ricardo 4 de Julho de 2009
http://onossocasamento.pt/forum/minhas-coisas-inicio
A escolha do album de casamento é uma coisa muito pessoal dos noivos, quando surgiram á alguns anos os noivos fujiam deles e os fotografos imponham a sua vontade, hoje (2008) é o oposto muitos fotografos já não os querem fazer, mas são os noivos que os exigem porque o ou os amigos têm e é novidade para eles.
Dizer que um album digital é melhor ou pior que um album multiformato, é puro disparate tanto uns como outros podem ser bons e podem ser muito maus, tudo começa na captção da imagem até ao tratamento final, e depois vai do gosto de cada um.
Mas para vos ajudar a procura de Albuns Digitais está a baixar e os albuns Multiformato ( 34x34 / 30 x40 / 40x30 / 45x30 )está a subir.
(espero que esta minha pequena nota não desapareça como aconteceu com outras)
RicardoP
O que quer dizer com "album multiformato"?
M & N
(12 Setembro 2009)
http://um-a-dois.blog.com
Noivas de 12/09/09:
http://onossocasamento.pt/forum/noivas-12-setembro...
album digital sem duvida ;)
Um album multiformatos não é mais que um album tradiconal mas com fotos de varios tamanhos. O meu é assim :)
Já não se imprimem as fotos todas no mesmo tamanho e coloca-se uma em cada pagina do album. O multiformatos permite um "arranjo" das fotos, permite contar uma historia, permite realçar determinadas coisas.
Como já disse anteriormente, escolhemos o tradicional multiformatos por opção e não estamos arrependidos. Na nossa busca encontramos de tudo: digitais de fugir a sete pés, digitais que eram autenticas obras de arte, tradiconais de torcer o nariz, e multiformatos que nos deixavam de boca aberta. Como o Ricardo disse e muito bem, o resultado final de um album depende de tudo: desde a captação da foto até à elaboração do album.
Uma coisa que acho importantissima é os noivos fazerem o album à sua imagem e não à imagem dos fotografos ou das opiniões de amigos/familiares.
Os álbuns multiformatos, também conhecidos como álbuns personalizados, são álbuns que, tal como o nome indica, permitem impressão de fotografias em vários formatos, até ao tamanho máximo que o álbum o permitir, e que depois são compostas e arranjadas de diversas formas, consoante a vontade dos noivos, a forma de trabalho e criativida dos fotógrafos ou ambas.
Depois a escolha entre multiformato ou digital fica muito ao gosto de cada um. Nós por exemplo temos preferência pelo multiformato, preferimos imprimir as fotografias fisicamente, tê-las na mão e construir o álbum compondo as mesmas, ao invés de o fazer atrás de um monitor de computador com um programa de álbuns digitais, mas é uma questão de preferência.
Subscrevemos as palavras do Ricardo, o álbum é algo que se deve ter em mente logo desde o momento que se começa a fotografar e a executar o trabalho, e deve espelhar, em conjunto com o estilo e linguagem das fotografias que faz, a particularidade de cada fotógrafo. A qualidade do mesmo, seja ele digital, tradicional, multiformato, etc, começa no momento em que se faz a fotografia.
E sim Mariana, o álbum é para os noivos, são eles que devem escolher o que mais lhes agrada, exactamente da mesma forma como escolhem os músicos ou os fotógrafos do casamento, é tudo uma questão de gostos, que como se costuma dizer: não se discutem. O importante é que gostem e se identifiquem com o resultado final.
Ana & Zé,
Margens de Luz
www.margensdeluz.com
margensdeluz.blogspot.com
[email protected]
[email protected]
Agradecemos as opiniões aqui manifestadas por todos, até a dos nossos prezados colegas, a qual desde já subscrevemos por inteiro: Os Noivos são quem deve ter a ultima palavra quanto ao tipo de album a escolher e devem participar activamente na composição do mesmo. Afinal não é para eles??? Poderão é existir alguns colegas onde as palavras dos noivos, não cheguem com facilidade. Mas isso seria tema para outro tópico...
No entanto o que procuramos são opiniões pessoais precisas, do género das que até agora fizeram o favor de manifestar alguns noivos, aos quais agradecemos desde já que o continuem a fazer. ;)
Obrigado. :)
eu escolho DIGITAL.... axo LINDO!
Album multiformato ou multiformatos, é um album onde se colocam varios formatos de fotografia, esses formatos podem variar conforme o gosto do fotografo ou o formato do album, normalmente são albuns de folha lisa negra, e o seu formato pode ir do vulgar 34x34 até ao 45x30.
Nestes albuns pode-se conciliar a fotografia pura colada, com folhas trabalhadas identicas aos albuns digitais, e é este o tipo de serviço, que está a ter mais procura por quem sabe e gosta de fotografia, pois consegue conciliar o tradicional com o digital.
Estranho não lhe terem falado, ou se calhar deram outro nome, existem ainda fotografos que se recusam a faze-los pois é mais facil fazer um album digital.
RicardoP
Prefiro o tradicional formato com fotos coladas.
Já vi um álbum digital e não achei mau... Mas fiquei com a sensação que talvez seja apenas uma moda passageira, enquanto que os álbuns tradicionais são daquelas coisas que uma pessoa vê ainda hoje (os dos nossos pais, por exemplo), ainda acha graça e não sente que passou de moda.
o digital é lindissimo mas o tradicional sim é o verdadeiro album
eu vou ter os dois....
um digital só dos noivos e um tradicional com tds as fotos....
acho k assim é uma forma de manter o ekilibrio pois acho k eles completam-se....n sei dizer o k e melhor
O MEU DIA
http://onossocasamento.pt/forum/meu-dia-sonho-2-ag...
O MEU ALBUM DIGITAL
http://onossocasamento.pt/album/album-digital-noki...
§ Catch Your Dream
https://www.facebook.com/DreamCatcherAnaSofiaMacedo/
https://aslcmacedo.wixsite.com/dreamcatcher?fbclid...
Casei em 2006, em que o digital estava em franco lançamento! Mas optamos pelo tradicional multiformatos! Fotografia é fotografia! O digital é uma mera impressão... Não me arrependo nada! (apesar das criticas que fiz ao fotografo, directamente, pelas fotos que ele não tirou e devia ter tirado, mas de resto o ambum está fantástico!)
...no digital!
Sou amante de fotografia e pratico-a de forma amadora. Sem dúvida que prefiro as fotos analógicas, mas para álbum de casamento voto no digital... por várias razões: dura mais no tempo, não descolora (há certas fotos onde isso acontece, quando em contacto com o ar), as folhas não dobram, as fotos não descolam e, se as páginas forem impressas em papel mate, combate-se as dedadas que ficam marcadas nas páginas de cartolina. Além disso é resistente a pequenas lágrimas ou "perdigotos"! É uma forma de arte!
Bjinhos grandes!
Clara *06/12/2008*
AS MINHAS ESCOLHAS - http://onossocasamento.pt/forum/minhas-escolhas-0
NOIVAS DE DEZEMBRO - http://onossocasamento.pt/forum/actualizado-030620...
Olá,
Apenas colocamos aqui a nossa opinião para esclarecer um pouco os álbuns clássicos e suas características, sejam eles de fotografias formato único ou personalizados com fotografias em multiformato.
O álbum clássico, quando impresso em papéis e tintas de qualidade, dura mesmo muito tempo, aliás, usando sistemas por exemplo da Epson ou da HP com papéis de qualidade de exposição e impressoras de sistema profissional e vários tinteiros essas empresas até dão garantia da durabilidade das imagens em arquivo acima dos 300 anos, dependendo do tipo de papel e tintas, geralmente quanto mais caro maior durabilidade e representação fiável da côr.
Depois, os álbums usados para criar álbuns clássicos devem obrigatoriamente ter uma série de características: os materiais usados não podem libertas gorduras ou liquídos ou matérias de qualquer espécie para não danificar as fotografias ao longo do tempo (muito cuidado com os separadores etc), devem ser de folha grossa por causa da colagem das imagens, a cola não pode ser abrasiva para não estragar as fotografias, etc etc. Ou seja, quando bem feito dura mesmo muito tempo, mas é preciso ter cuidado com o processo e com os materiais.
Quanto aos tipos de papel e coisas que se podem fazer é exactamente igual aos álbuns digitais, também há papel matte, também se pode compôr tudo ao gosto de cada um etc etc, a única grande diferença para com o álbum digital é: demora muito mais tempo a fazer!
Tanto o digital como o clássico são verdadeiras formas de arte quando bem elaborados, por gosto na fotografia singular e fisicamente existente em si, somos apaixonados pelos álbums clássicos, contudo reconhecemos a beleza e a capacidade de personalização de certos álbuns digitais, alguns bem caros, e com os quais também trabalhamos.
Em conclusão, não há melhor ou pior quanto a nós, apenas gostos, o que interessa é que o trabalho seja bem feito, com profissionalismo e gosto! Apontar erros e desvantagens físicas ou de aspecto aquele tipo de álbum ou ao outro quanto a nós não é muito válido, tudo se pode fazer com ambos os tipos de álbum.
Cumprimentos,
Ana & Zé
Margens de Luz
Agradeço a opinião manifestada pelos caros colegas da "Margens de Luz" e subscrevo quase por inteiro aquilo que dizem.
No entanto, não posso deixar de lhes perguntar: acreditam deveras, que uma impressão possa durar 300 anos??? sei que os fabricantes de papel fotográfico estão em constante pesquisa e desenvolvimento e muito se conseguiu em relação ao que existia à uns anos atrás. Mas ainda sou muito céptico, quanto a essa questão da durabilidade anunciada por alguns fabricantes... ;)
E atenção: isto aplica-se tanto ao digital, como ao analógico.
Como disseram e muito bem, se guardadas em arquivo e com os devidos cuidados (humidade baixa, proteger da luz, etc), talvez durem bastante mais. Mas como tambem sabemos, muitos clientes desconhecem ou descuram essas simples regras. Cabe-nos a nós profissionais, elucidá-los.
Cordiais cumprimentos,
Luis Martins
Foto Kim
Era apologista do álbum digital, mas à pouco tempo vi o album tradicional da minha prima (casou-se à 1 ano) e devo dizer que gostei. Não compensa estar a dar um dinheirão por álbum digital.
É só a minha opinião.
Tânia & Fábio
10 Maio de 2009
Quinta da Sant'Ana
Palácio dos Antónios - Aroeira
www.cenasdumcasamento.blogspot.com
Esclarecendo a questão da durabilidade, os papéis fine art, e os de qualidade archival, que são ambos papéis de excelente qualidade e gramagem, são papéis que garantem a fiabilidade da côr (não é a durabilidade da fotografia, essa ainda é maior) por mais de 300 anos, os curistas usam neste momento este tipo de papéis para manter as fotografias de arquivo nos museus e galerias, e obviamente estamos a falar de condições de arquivo, tal como o dissemos no post.
Seja analógico ou digital a durabilidade acaba sempre por depender dos materiais usados, por exemplo, tanto um álbum digital ou analógico, se tiver cola no seu acabamento, e essa cola não for "não abrasiva" o álbum começa a ganhar tons de castanho ao fim de 2 ou 3 anos, porque os químicos mais agressivos das colas com a humidade e outros factores começam a libertar-se.
A fiabilidade da côr e da durabilidade depende de: tintas usadas na impressão, tipo de papel fotográfico, material usado para guardar a fotografia (se moldura deve estar muito isolada por exemplo e sem materiais agressivos, se álbum a mesma coisa tendo muita atenção aos separadores porque o álbum vai ser visto muitas vezes) e a forma como se manipulam depois as imagens se for por exemplo um álbum, obviamente um álbum não vai durar 300 anos ou mais se não fôr conservado em qualidade de arquivo, vai durar menos, porque vai ser manipulado muitas vezes e basta a sujidade e gorduras das mãos para começar a deteriorar as imagens.
Cumprimentos,
Ana & Zé
Margens de Luz
ola bom dia
digital pode ser lindissimo, mas acho que o tradicional é o verdadeiro album.. acho que nada se compara a puder mexer nas fotos :)
eu vou ter os dois
um digital e um tradicional :)
Beijinhos
Marisa
28-11-2009
As minhas coisinhas: http://onossocasamento.pt/forum/minhas-coisinhas-0
Eu & o meu vestido: http://onossocasamento.pt/forum/eu-meu-vestido-com...