E se eu nao quiser dar lembranças? | O Nosso Casamento

Outros pormenores do casamento

E se eu nao quiser dar lembranças?

69 entradas / 0 novo
Última
#1 Quarta, 15/04/2009 - 12:57
Retrato de kariatide
kariatide
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 2 meses atrás
Desde: 08.08.2008 - 16:49

E se eu nao quiser dar lembranças?

Meninas, preciso da vossa ajuda,
este tem sido o tópico mais polémico do meu casamento: as lembranças lol.

a questao é: eu, enquanto noiva e enquanto convidada, nao acho piada a lembranças. Nao é por uma questao de dinheiro mas por uma questao de gosto pessoal, nao gostaria de dar lembranças no meu casamento.

Nao gosto do acto de ir de mesa em mesa e regra geral nao gosto do que se oferece como lembranças. Vamos ter charutos que a minha mae vai trazer de cuba que vai la em ferias, mas agora as garrafinhas, himens, bonequinhos... isso nao vamos ter

agora, acham que é muito mau? o que sentiriam enquanto convidados? tenho medo que as pessoas pensem que estamos a ser forretas e honestamente nao tem a ver com isso. a minha mae e a minha tia acham que as pessoas gostam de receber mas ja falei com alguns amigos que vao e eles tb nao ligam a isso, se bem que acredito que outras pessoas devem ligar

ja foram a casamentos onde nao foram distribuidas lembranças?

ou têm alguma sugestao para substituir as lembranas?

obrigada! :)

Quarta, 15/04/2009 - 13:03
Retrato de Filipa-ptlg
Filipa-ptlg
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 12 meses atrás
Desde: 02.01.2009 - 18:45

a minha irmã casou o ano passado e para não gastar mto dinheiro, mandou fazer uns potinhos de mel pequenos, um por casal e ficaram logo de véspera nas mesas. Mas a todos os casamentos que tenho ido dão sp qualquer coisa. embora eu tb ache que é um desperdício de dinheiro por isso no meu casamento dou um isqueiro e uma vela mas pk são peças mto baratinhas. e acho que alguns vão deitar fora mas paciência prefiro não pensar mto.

Quarta, 15/04/2009 - 13:03
Retrato de anoivadovitor
anoivadovitor
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 6 meses atrás
Desde: 20.03.2008 - 21:17

...eu tb nao gosto das coisinhas k ha nas lojas...
nos decidimos fazer um cd com musicas k tem a ver conosco e k vao paaar no casamento para cada casal. e mais pessoal :)

se nem kiseres fazer nada disso e axar muito foleiro andar de mesa em mesa...pk nao optar simplesmente por uma foto vossa numa carta passe-partout com umas palavras de agradecimento?

foi asssim k a minha irma fez. imprimiu o texto uns dias antes e depois no mesmo dia a fotografa coloco as fotos no partout.

bjs

Quarta, 15/04/2009 - 13:04
Retrato de mscf
mscf
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 12 meses atrás
Desde: 26.01.2009 - 10:30

Olá,

Penso exactamente como tu e também estou a pensar não oferecer nenhuma lembrança. Eu já fui a um casamento onde não ofereceram nada e sinceramente acho que ninguém reparou nem se lembrou....

Quarta, 15/04/2009 - 13:05
Retrato de Sayuri
Sayuri
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 10 meses atrás
Desde: 25.06.2008 - 18:09

Eu fui a uma casamento de uma amiga minha que não deu lembranças às mulheres. Aliás, eles nem queriam dar lembranças a ninguém, mas tal como se vai passar contigo, o noivo arranjou charutos e distribuiu-os pelos homens.
Se queres mesmo saber, só dei pela falta da lembrança desse casamento quando comecei a preparar o meu e fui ver o que me tinham dado. Aí é que me apercebi que ela não tinha oferecido nada.
Acho que, no fundo, isso é uma opção tua e se achas que não queres, simplesmente não dás. Ninguém te vai criticar acho eu.

Por outro lado, neste momento, há tanta coisa bonita e diferente que facilmente poderás encontrar algo que se adeque aos teus convidados.
Como te disse, é uma questão de gosto pessoal.

Bjinhos :*

Quarta, 15/04/2009 - 13:05
Retrato de Segundo Olhar
Segundo Olhar
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 11 meses atrás
Desde: 26.01.2009 - 18:00

Olá! Eu também não acho grande piada às lembranças que não servem para nada. Já nem sei onde páram as dos casamentos que fui há uns anos, provavelmente no fundo de uma gaveta. Do último casamento, optei apenas por trazer um marcador de livro, porque estava a precisar. De resto havia uma caixinha com pétalas secas, que não servem mesmo para nada.
Eu gostava de dar lembranças no meu casamento, mas quero que seja uma coisa útil. Estou a pensar em oferecer um chocolate a cada pessoa, talvez com a nossa fotografia impressa, já que o nosso tema deverá ser chocolate.

Tenta lembrar-te de algo de comer, que, na minha opinião, é algo que as pessoas apreciam e não uma coisa para encostar.

Quanto à questão de dar ou não dar, apesar de algumas pessoas não ligarem, há as que ligam e eu acho que fica sempre bem.

Mas é só a minha opinião! Espero ter ajudado em alguma coisa.

Beijinhos

Quarta, 15/04/2009 - 13:10
Retrato de morenita
morenita
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 8 meses atrás
Desde: 15.05.2007 - 12:33

Olá

Muito sinceramente sou da mesma opinião que tu. Como convidada não acho piada às lembranças. Não gosto dos saquinhos de cheiro, nem das velas, nem dos potes.
Tive o mesmo problema que tu! Ou compras algo útil mas caro ou então o que fica em conta é sem graça.

Sei de noivas que ofereceram o valor a uma instituição e entregaram aos convidados um papel com essa indicação. Em alternativa sempre podes oferecer uma fotografia dos noivos.

Por mim não oferecia nada pois já estou a oferecer a festa no entanto existem sempre pessoas quedão importância. Talvez não tanto os mais jovens mas sim os mais velhos, as tias, etc..

Há certos pontos num casamento que caso queiras inovar pode provocar algum "desconforto" nos convidados mais tradicionais. Quando digo isto, recordo-me das tradicionais fotos dos convidados com os noivos.. Existem muitas pessoas que acham seca e há noivos que optam pela fotoreportagem para evitar a "seca" aos convidados. Mas acreditas que já houve pessoas q queixarem-se que no casamento que foram não tiveram a tal foto com os noivos?!

Como que costuma dizer, é impossivel agradar a gregos e troianos por isso faz aquilo que mais se adapta aos teus gostos.

Como já tens os charutos, porque não ofereces às senhoras um leque ou um marcador de livro. Opta por algo simples mas útil.

Quarta, 15/04/2009 - 13:13
Retrato de kariatide
kariatide
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 2 meses atrás
Desde: 08.08.2008 - 16:49

Obrigada pelas respostas :)

Pois, a minha mae tinha sugerido um renuçado tipico (ja nao sei que de zona lol) precisamente por ser algo de comer

A ideia da foto tb está muito gira :)

De qualquer forma caso daqui a um mes e meio, lol, se calhar ja nao vou ter tempo para arranjar nada e acabo por voltar à ideia inicial de nao dar prendas.

Quarta, 15/04/2009 - 13:38
Retrato de Raquel vagueira
Raquel vagueira
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 5 meses atrás
Desde: 11.06.2008 - 18:12

nao sei era capaz de pensar "bah eles nao têm dinheiro para a lembrança??? e sei que nao era a unica pois muitas pessoas esperam sempre qualquer coisa" desculpa se falo mal mas é a verdade

podem meter a lembrança para uma gaveta mas todos ligam

eu penso que o melhor era oferecer algo util

algo a ver com vos, A FOTO VOSSA é lindo e simples

é tao velha a tradiçao de dar a foto dos noivos mas é tao lindo e pratico

as pessoas que nao querem comprar fotos guardao uma lembrança de vos

é o que eu penso apesar de nao ligar a isso

é a vida!

Quarta, 15/04/2009 - 13:38
Retrato de flavia88
flavia88
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 5 meses atrás
Desde: 20.03.2009 - 18:26

Olha e que tal se a lembrança for 1 foto do vosso casamento?
Chegava um pouquinho mais tarde, mas acho que era bonito.

Eu sinceramente não acho muito piada as lembranças porque a maioria das coisas acabam por n ser uteis.

Eu penso que quando se ker dar algo, ao menos k seja algo k dê pa utilizar (por ex: creme de corpo , sais de banho etc) só que é mais caro também.

Também ainda tenho muito tempo, inda não pensei muito nesse assunto, mas olha algumas pessoas até oferecem chocolatinhos e é bonito à mesma.

Os convidados já vão lá comer e festejar não podem ficar xateados com isso :D

Quarta, 15/04/2009 - 13:39
Retrato de morenita
morenita
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 8 meses atrás
Desde: 15.05.2007 - 12:33

Eu tb caso daqui a quase 1 mês e meio. Ainda tens tempo.

Qual o tema do teu casamento?
Se optares pela foto, fala com o teu fotógrafo e no dia do casamento ele imprime umas quantas fotos vossa para ofereceres.
Podes sempre arranjar uma foto bonita que combine com o teu tema e fazes uns marcadores de livros. Imprimes em cartolina.

Há coisas simples que podes ainda fazer.

Quarta, 15/04/2009 - 13:39
Retrato de sreis1979
sreis1979
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 05.03.2008 - 19:51

Olá!!

Eu também nunca fui muito apologista das lembranças, até porque acho que um saquinho de pétalas ou uns paus de canela não servem rigorosamente para nada. No entanto, há muita gente que dá valor e guarda as lembrancinhas todas como uma lembrança do dia e dos noivos... Se um dia me casar darei concerteza a pensar nessas pessoas que gostam de lembranças fisicas e não apenas das lembranças do coração.

No dia 4 fui a um casamento em que não houve lembranças e toda a gente reparou porque não houve grande convivio dos noivos com os convidados no almoço, acho bonito quando estamos a oferecer uma festa sermos bons anfitriões e perguntar se as pessoas estão a gostar... sei lá... mostrar que estamos contentes por aquelas pessoas que escolhemos para partilhar um momento tão especial estejam ali. As lembranças ajudam a isso, a um pequeno convivio.

É a minha opinião, claro! :)

Quarta, 15/04/2009 - 13:39
Retrato de Trillium
Trillium
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 2 meses atrás
Desde: 02.01.2009 - 09:10

Olá,

Eu caso em Agosto e nós também não vamos dar lembranças no casamento. Como convidada eu também não gosto muito, porque muitas vezes são totalmente inúteis e para além disso acho um gasto de dinheiro desnecessário.

O que nós estamos a pensar é fazer como aqui na Bélgica é costume. Depois do casamento, escolhes uma foto bonita do casal e envias como agradecimento.

Eu acho muito melhor. E se tiveres fotos com os convidados ainda fica mais personalizado.

Quarta, 15/04/2009 - 13:48
Retrato de Célia Roque
Célia Roque
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 4 meses atrás
Desde: 08.11.2007 - 23:44

Tu tens essa opinião e o teu noivo também?
Se sim, não te preocupes com o que os outros pensam.

Eu também acho um desperdício para quem dá e inutil para quem recebe, as lembranças tipo ramos de flores secas, bibelots, garrafinhas, potes de mel...
Eu por acaso dei lembranças práticas, porta-chaves e imãs (não os acho inuteis porque os uso para colocar recados no frigorífico), para os miúdos demos gomas, mas como foram peças feitas por mim eram muito pessoais.
;)))

Mas pronto, quando casamos não é tudo a nosso gosto, temos que decidir e ter em conta a opinião de outras pessoas (noivos, pais, sogros, padrinhos), mas claro que não se pode ligar a tudo.

Ou então todas casavamos de branco e virgens.
=))

Sempre podes dar a foto.
Nós não andámos com a cesta de mesa em mesa para isso. Ou seja andámos o dia todo a saltar de mesa em mesa e metemos os miúdos a dar as lembranças, assim diverdiram-se.
;)

Quarta, 15/04/2009 - 13:51
Retrato de Rita C.
Rita C.
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 mês atrás
Desde: 17.07.2008 - 23:02

também não acho graça nenhuma a essa coisa de ir mesa a mesa entregar lembranças

só entrego no final do dia. mas já veio a mãe dizer: tens de dizer às pessoas que dás no final do dia #o

que desperdicio de dinheiro e carissimo que é...mas as pessoas gostam ...lá tive de me render...

>:D<

visitem: http://onossocasamento.pt/forum/minhas-coisinhas-1...

Quarta, 15/04/2009 - 14:05
Retrato de morenita
morenita
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 8 meses atrás
Desde: 15.05.2007 - 12:33

Olá
Encontrei um site com coisas que pode ajudar

http://www.proglobal.pt/catalogo.php

Quarta, 15/04/2009 - 14:22
Retrato de CDM
CDM
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 7 meses atrás
Desde: 29.12.2008 - 22:35

Eu também não ligo nada a lembranças... as mais giras que recebi foram imans para o frigorífico :) e lá estão!

As outras estão no fundo de uma gaveta...

Sinceramente ainda não fui a nenum casamento onde não distribuíssem lembranças... acho que o meu vai ser o 1º

Acho que apenas vou colocar em cada lugar a nossa foto com um cartão de visita.

Bjs

Quarta, 15/04/2009 - 14:48
Retrato de ASLR
ASLR
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 4 meses atrás
Desde: 17.10.2007 - 13:45

que as prendas são engraçadas se tiverem utilidade. As coisas q pomos na gaveta também não acho piada mas há coisas que as pessoas podem usar no dia-a-dia só depende de cada um e foi isso que optei por fazer.
Para as senhoras comprei espelhos pequena, daqueles que podes ter nas malas. Mas por exemplo eu tb acho um imam uma boa prenda, que vi q não achavas, para mim têm utilidade.
O marcador como outra noivinha disse tb pode ter utilidade e tinha sido a minha primeira opção só que depois mudei porque as pessoas mais velhas têm tendência a não usar, mas aí já foi uma opção pessoal.
Agora se nem tu nem o teu noivo acham piada, não ofereçam...podem na mesma fazer um género de ronda nas mesas sem oferecer nada, para saber se estava tudo bom, se estão a gostar....

Quarta, 15/04/2009 - 15:06
Retrato de SoraiaOliv
SoraiaOliv
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 10.06.2007 - 19:46

A resposta é simples... Não dás!
Já fui a dois casamentos onde não houve lembranças e acho que ninguém deu por falta delas!
Na minha opinião, servem para gastar dinheiro e ocupar espaço nas gavetas de nossas casas. Eu não vou ter lembranças.

Perguntas se há algo para substituir as lembranças. Há! Dás um cartão a cada pessoa a dizer que o dinheiro que seria gasto em lembranças, irá para doação a uma instituição qualquer!
Já se falou nisto, neste tópico
http://onossocasamento.pt/forum/lembrancas-com-pou...

Quarta, 15/04/2009 - 15:14
Retrato de cati.luis
cati.luis
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 4 meses atrás
Desde: 05.03.2008 - 18:37

Eu pessoalmente gosto de receber uma lembracinha....

Porque ao inves de andares de mesa em mesa no fases como eu?

A entrada da quinta ofereci logo as lembranças a toda gente e é uma forma de cumprimentares toda gente tambem.....
Foi uma ideia original nunca ninguem tinha visto e todos elogiaram...

Eu as senhoras dei uns perfumadores eaos homens uma caneta com os nossos nomes e a data gravada.

Bjinhos e espero ter ajudado

Quarta, 15/04/2009 - 15:43
Retrato de pi b
pi b
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 4 meses atrás
Desde: 17.06.2007 - 20:51

Olá,

Eu sinceramente, como convidada, não gosto das lembranças. Sou uma pessoa muito pratica, não gosto de apliques e afins. Por outro lado, sou imcapaz de deitar fora porque as pessoas tiveram despesa e trabalho. No final das contas acabo por ter a casa cheia de coisas que não servem para nada.
Se me perguntassem diria aos noivos para não estarem com trabalho nem com despesa sobretudo numa altura destas, a festa já é suficiente!
Para que não pareça mal, (sei que as mentes mais conservadoras não pensam assim) vamos oferecer um saquinho com chocolates ou bolos secos. São coisas que mesmo que não se comam na altura porque se está cheio do copo d'água, no dia seguinte sabe bem e sempre se relembram do dia. No entanto não ocupa espaço.
Desta forma, não tenho uma atitude radical contra a tradição mas também não vou contra os meus principios. Como também não gosto muito da ideia de andar com um cesto atrás estou a pensar deixar na mesa no lugar de cada convidado com um cartão de agradecimento.

Outra ideia é fazeres uma doação a uma instituição de caridade em nome dos convidados. Há quem faça e parece-me muito bem. Deixam na mesa um cartão a dizer "Foi doado em seu nome x€ à instituição y. Obrigado.".

Também já fui a casamentos onde não deram nada e não ouvi comentários contra essa opção.

Beijinhos, espero ter ajudado e bons preparativos.

Quarta, 15/04/2009 - 17:49
Retrato de CHOKKO
CHOKKO
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 1 semana atrás
Desde: 09.05.2008 - 18:48

Eu francamente, depende das lembranças que recebo.
Tenho uma vela girísssima azul com uma estrela do mar que combina com a decoração da minha wc de serviço e lá está a decorar!!

Em Novembro do ano passado recebi um conjunto de lapiseira e caneta e uso-as!Já recebi um fio feito de missangas e no verão, uso!No ano passado também recebi uma moldura com iman, com a foto do bébé, e achei super gira a ideia!!

Já recebi saquinhos de cheiro(que até servem para dar cheirinho às gavetas com roupa) e bonecas, velas e caixas com amêndoa mas que não era nada o meu género e andam por aqui aos caídos, ou esquecidos nalgum canto, saco ou gaveta!

Acho que depende da lembrança do nosso gosto pessoal.
Eu confesso que tive imensa dificuldade em escolher uma lembrança para as senhoras pois não fazia a mínima ideia do que queria, sabendo apenas que queria uma coisa bonita.

Há 2 ou 3 anos fui ao casamento de uma amiga e colega da faculdade e não houve lembranças, e garanto que efectivamente fiquei com a sensaçao de que foi para poupar(devido a uma imensidão de situações que somei) pois eu não recebi convite de casamento, apesar de ter havido recepção em casa, não houve recepção com comida, só houve recepção para efeito de fotos; a decoração do bouquet foi sendo feita à medida que as fotos com a noiva iam sendo tiradas, sendo pedido a algumas pessoas que ajudassem a dar os nós nas fitas do bouquet(que até não acho mal).
O casamento foi às 11.30h/12h, já não me recordo bem.
Depois, fomos para Hotel onde cada convidado se servia (a comida estava exposta numas mesas com travessas com aquecimento por baixo), houve sobremesas que foram para as mesas e que tinham sido feitas por familiares e por volta das 18.30horas o bouquet já estava a ser atirado.
O próprio fotógrafo, coitado, teve que imprimir as fotos lá mesmo no hotel para as conseguir expôr(e ficaram com muito mais baixa qualidade do que é normal, porcausa da falta de tempo e condições-disseram eles) pois não teria tempo de ir até ao estúdio e voltar de forma a conseguir expor as fotos antes do casamento acabar.Eles próprios diziam que era um casamento relâmpago.

Não houve bebidas alcoólicas por questões de ordem religiosa, no entanto até achei mal, pois havia muitos convidados que não eram de mesma religião, para além de que pouco antes de nos irmos embora, houve uns convidados(que já deviam ir avisados de que não iria haver bebidas alcoólicas)que tinham ido ao carro buscar garrafas de amêndoa amarga e acabarm por beber lá mesmo.
Muito estranho.

Fui embora por volta das 19/19.30h.

Lá está, este casamento não é exemplo, pois efectivamente foi feito um pouco à pressa e foi um pouco difrente de todos os outros casamentos a que já fui.
Talvez a parte das lembranças tenha sido coincidência, mas o certo, é que a julgar pelo resto, pareceu que foi para poupar.

Se tu não estás numa de poupar e se for mesmo só do teu gosto pessoal, não dês nada, no entanto, a lembrança(apesar de ser tida já como "tradição" num casamento pois já é quase acontecimento obrigatório) é mais uma atenção que se dá aos convidados.Funciona mais como um miminho e como um agradecimento pela sua presença.
Apesar de eu ter demorado imenso a escolher algo para oferecer às senhoras, como entendo que a lembranças são uma espécie de "atenção" para com os convidados, vou oferecer, claro que sim.

Pensei dar um sabonete verde em forma de borboleta e com cheiro embrulhado em papel de cor branca e numa caixinha dura com laço, mas tinha medo de que as pessoas achassem que era pequeno demais ou que também só servia para colocar nas gavetas...andei às voltas, às voltas...na Exponoivos pensei em comprar uma caneta indiana, decorada com pedras e lantejoulas(lindas), mas também nunca mais me decidia, até que houve um dia que fui até à lembrancinhas da Joana e olhava, olhava e nada me convencia de novo.Mas olha...lá me decidi por umas caixinhas verdes decoradas com uma borboleta e um laço branco e prata, com um bombom dentro. Entretanto fui ao Martim Moniz e comprei também uns ganchinhos com uns apontamentos em strass e fiz uns brincos de pérolas que vou colocar dentro das caixinhas a acompanhar o bombom, uma vez que só um bombom me parecia pouco( o caricato é que nunca quis oferecer bombons-foi sempre das coisas que nunca quis, no entanto vai fazer parte da minha lembrança :P)

Emfim, se me perguntares se estou fascinada com as minhas lembranças, bem, não sei bem respnder a isso. :P
Indecisa como só visto!
O certo é que não fazia a mínima ideia do que seria a melhor ideia a seguir , mas não queria deixar de oferecer uma lembrança.
Este problema só se colocou com as lembranças das senhoras, pois com as lembranças dos senhores, o meu namorado já se havia despachado há muito tempo.Na época em que andei à procura de vestido, fui à Arte& Chic e ele calhou ir comigo e com a minha mãe(mas me viu com nenhum vestido;apanhou foi uma grande seca :P) e viu lá uns cachimbos super bonitos e que davam mesmo para utilizar´.
Bom, nem foi preciso mais nada.Encomendámos lá os ditos e ele acabou por se despachar muito mais cedo que eu no que respeita às lembranças.

Bom, desculpa o testamento.Mas falei um pouco da minha opinião e da minha experiência. :)

Quarta, 15/04/2009 - 17:55
Retrato de kariatide
kariatide
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 2 meses atrás
Desde: 08.08.2008 - 16:49

obrigada por todas as opinioes :)

Chokko, no meu caso vamos ter recepçao com comida em casa, uma boa quinta, etc por isso se calhar nao da tanto essa imagem mas de facto tenho sempre medo que passe a imagem de ser forreta

mas digo-vos que amei a ideia da doacao a uma instituição e ja mandei um email à minha mae e ao meu noivo a propo-la. é simplesmente genial, resolve o problema de eu nao gostar de dar prenda, o problema de passar por forreta e ainda contribuimos para uma boa causa!

Quinta, 16/04/2009 - 12:55
Retrato de CHOKKO
CHOKKO
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 1 semana atrás
Desde: 09.05.2008 - 18:48

O exemplo que te dei foi quase uma excepção devido à soma de todas as situações.Por isso é que deu a sensação nítida de que foi para poupar.

A ideia bque vais seguir, não só é boa como realmente
é altruísta.É uma boa ideia.

Quinta, 16/04/2009 - 18:28
Retrato de kariatide
kariatide
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 2 meses atrás
Desde: 08.08.2008 - 16:49

pois, falei com a minha mae e o meu noivo e ambos gostaram muito :)
agora tenho de escolher a associacao e fazer os cartoes... tb aceito sugestoes neste topico :)

Quinta, 16/04/2009 - 19:04
Retrato de flavia88
flavia88
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 5 meses atrás
Desde: 20.03.2009 - 18:26

Ainda bem que gostaram da ideia também.
Vai ser 1 gesto muito lindo da vossa parte :) parabéns por teres 1 coração assim tão generoso!

beijinhus e boa continuação dos preparativos

Sexta, 17/04/2009 - 00:10
Retrato de Nexa
Nexa
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 11 meses atrás
Desde: 21.07.2008 - 21:08

Muito sinceramente: eu agradeço que não me dêem lembranças. Tenho uma caixa com lembranças e miminhos de casamentos e baptizados que literalmente não servem para nada e que não vou deitar fora (não é?!!). A foto dos noivos como lembrança ainda ponho num album mas bonequinhos, raminhos e assim...
Contudo, é verdade que há muita gente que gosta de ir e receber qualquer mimo como lembrança. O que interessa é que não dá para agradar a gregos e a troianos e não é que não vá haver nada, tens os charutos e se quiseres podes distribuir uma caixinha com bombons por exemplo. (é disso mesmo que gosto, presentes que se consumam >:) , lol)

Sexta, 17/04/2009 - 09:46
Retrato de CorpseBride
CorpseBride
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 10 meses atrás
Desde: 02.10.2008 - 18:48

kariatide escreveu:
agora tenho de escolher a associacao e fazer os cartoes... tb aceito sugestoes neste topico :)

Bom, se não queres dar lembranças não dás, e quem ficar intrigado tem duas soluções: ou vai ter contigo, pergunta-te porque é que não há lembranças como é costume e então tu explicas tudo muito explicadinho... ou então não pergunta e fica a cismar - e tu não tens nada que te preocupar com isso. :P

Acho que resolves bem a situação com os cartões de donativos.
Quanto a sugestões de associações, posso sugerir-te algumas de apoio a animais, como por exemplo:

http://www.abra.org.pt/html/ - ABRA (Braga)
http://www.aoaaa.web.pt/ - AOAAA (Almada)
http://www.apca.org.pt/ - APCA (Sintra)
http://apaff.net/ - APAFF (Figueira da Foz)
http://www.aaaporto.com/ - Associação dos Amigos dos Animais do Porto

Há imensas, pelo país todo... Para mais, podes procurar nesta lista:

http://www.netindex.pt/links/POLITICA/ASSOCIAC/DEF...

E depois há as instituições de apoio a deficientes, crianças, idosos, mulheres maltratadas... Infelizmente o que não falta são seres a precisar de ajuda.

Sexta, 17/04/2009 - 14:35
Retrato de amartins
amartins
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 2 sem atrás
Desde: 12.02.2009 - 15:13

mas na minha opinião acho mesmo desnecessário dar lembranças.

Na verdade, dar lembranças não é tradição. Perguntei à minha avó e à minha mãe como era "antigamente" e como é que elas fizeram.
O que é tradição é enviar um cartão de agradecimento onde se "oferece a casa". Estes cartões existiam porque o casamento era também uma apresentação à sociedade do novo casal e de uma morada para os dois.
Recentemente os noivos começaram a entregar esse cartão no próprio dia do casamento. Só mesmo muito recentemente é que começaram a dar presentes junto com esse cartão.

Como convidada agradeço que não me ofereçam "tralhinhas" que ficam esquecidas numa caixa até ter coragem para fazer limpeza geral...

Sexta, 17/04/2009 - 16:46
Retrato de MG
MG
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 1 mês atrás
Desde: 21.03.2009 - 11:36

eu odeio lembranças sou anti-lembranças mas enfim ainda nem procurei nd disso mas já sei k ñ vou gostar d nada pk pra ser giro é caro pra ser barato é feio.

Sexta, 17/04/2009 - 17:14
Retrato de kariatide
kariatide
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 2 meses atrás
Desde: 08.08.2008 - 16:49

amartins,

subscrevo na integra a tua opiniao. a minha mae tb confirmou comigo que as lembranças é moda recente, nem sequer é uma tradicao secular...

eu tb agradeço que nao me ofereçam nada. escusam de gastar o dinheiro e eu fico com mais uma coisa em casa que nao tenho coragem de deitar fora. ate hoje nao me deram nada de que gostasse, confesso...

ainda bem que ha mais pessoas que têm a minha opiniao, confesso que me sentia um bocado um alien

Sexta, 17/04/2009 - 17:17
Retrato de kariatide
kariatide
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 2 meses atrás
Desde: 08.08.2008 - 16:49

corpsbride,

obrigada pelas dicas.
tb me lembrei de uma associacao onde a minha cunhada fez voluntariado, que apoia criancas com cancro, creio que faz parte do IPO

eu adoro animais e adoro ajuda-los mas preferia uma associação com pessoas para evitar um pouco comentarios do genero: "com tanta pessoa a precisar, bla bla bla"

Sexta, 17/04/2009 - 17:48
Retrato de T.Sofia
T.Sofia
Offline
Visto pela última vez: 1 ano 11 meses atrás
Desde: 07.04.2009 - 10:35

ola noivinhas :)
eu pessoalmente gosto de receber, é uma lembrança do casamento.
E apesar de eu ainda nem ter uma data certa, ja ando a pensar nos pormenores, e juntamente com a minha sogra, pensamos em miniaturas de perfumes para oferecer as senhoras. penso que é útil e qualquer mulher gosta de perfume.

Sexta, 17/04/2009 - 20:04
Retrato de amartins
amartins
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 2 sem atrás
Desde: 12.02.2009 - 15:13

acho que toda a gente gosta de perfumes...Mas nem toda a gente gosta dos mesmos perfumes...

Acho complicado oferecer presentes escolhidos de forma massiva que vâo agradar individualmente...

Mas nisso acho que cada uma deve fazer o que a faz mais feliz! Agora que ninguém se sinta constrangida a oferecer por parecer assim ou assado...

Eu não aprecio receber essas lembrancinhas, mas não me sinto só pois não conheço ninguém que ache piada...

Sexta, 17/04/2009 - 23:45
Retrato de CHOKKO
CHOKKO
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 1 semana atrás
Desde: 09.05.2008 - 18:48

Acho que fui que referi que era "tradição"; mas "tradição" enquanto hábito, uso, costume, pelo menos para mim, pois enquanto convidada, os casamentos que conheci e que têm feito parte da minha experiência pessoal, têm tido lembranças.Só por isso.

Para mim, pelo que fui depreendendo das lembranças e atendendo aos cartõezinhos que acompanham as mesmas, funciona como agradecimento pela presença dos convidados, nunca descurando o envio ou entrega do tal cartão a "oferecer a casa".

Confesso que muitos dos casamentos a que tenho ido têm descurado o tal cartão após o casamento, mas isso até não me choca.

Quanto à oferta de um "x" a uma instituição de solidariedade, acho muito bem.Uma óptima ideia,de grande utilidade,pelo que assim sim, de certeza que vai fugir à tal lembrança sem utilidade que "não lembra a ninguém"/que vai andar lá por casa "aos caídos".

Sábado, 18/04/2009 - 08:20
Retrato de amartins
amartins
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 2 sem atrás
Desde: 12.02.2009 - 15:13

de há uns 5 anos para cá não tenho visto esse hábito das lembranças.
Acho que via mais aí há uns dez anos, mas que as pessoas foram reparando que eram gastos e esforços "inglórios"...

A solução para entregar esses cartões tem sido entregar "amarrado" a uma flor fresca (uma flor de caule longo).
É simpatico porque podes colocá-la num solitário quando chegas a casa e deitar fora sem remorsos quando terminar o seu tempo de vida útil. Também é uma forma elegante de entregar o tal cartão pois essas flores vão acondicionadas em salvas de prata (evitam-se os cestos, mas tb se poderão colocar em cestas, mas não tenho visto).

Enfim...há mil e uma maneiras de faazermos as coisas sem nos sentirmos "obrigadas" a algo!

Sábado, 18/04/2009 - 08:32
Retrato de soniacarla
soniacarla
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 9 meses atrás
Desde: 20.08.2007 - 18:03

Eu sou uma das noivas q n vai dar lembranças,sinceramente n acho necessário estar a gastar dinheiro em coisas q quase ninguém liga e q ficam "esquecidas" nas mesas...
optei apenas por dar uma prendinha as crianças q são poucas,vou dar-lhes bolinhas de sabão personalizadas e ficaram-me em 35 euros ja com portes pagos.
quem n gostar de n levar uma prenda temos pena....

beijokas

Sábado, 18/04/2009 - 18:09
Retrato de CHOKKO
CHOKKO
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 1 semana atrás
Desde: 09.05.2008 - 18:48

Eu não defendo a obrigatoriedade.Nada disso.
A minha intenção foi referir sim que é um acontecimento "quase obrigatório" de tanto que se assiste ao momento da oferta das lembranças, pelo menos nos casamentos a que tenho ido.

Dizes que era hábito há cerca de 10 anos, mas eu não tenho essa experiência...secallhar acontece só comigo, não nego...

Bom, felizmente, porque consigo testemunhar os momentos em que os nossos amigos decidem oficializar a sua relação e infelizmente para a minha bolsa, tenho ido com alguma frequência a casamentos nestes últimos anos e as lembranças têm-se mantido presentes em praticamente todos eles...
No ano passado tinha dois casamentos e 2 baptizados, de todas estas festas faltei apenas a 1 casamento por impossibilidade do noivo, tendo aqui sim, ficado sem perceber se eles tiveram ou não lembranças.
Mas também se não tiveram, mas se a festa tiver sido animada, com boa comida, decorrido de forma bonita e saudável, acredito piamente que ninguém deve ter notado, pois não era isso que iria diminuir a alegria da mesma.
No entanto, sim, eu como noiva quero ter lembranças e acabei por me guiar pelo que tenho vivido, apreendido.
Já cheguei a ir a 2 casamentos no mesmo dia (há cerca de 5 anos), mas foi só porque de manhã fui à cerimónia religiosa e recepção na Quinta de um, e à tarde, à cerimónia religiosa e restante festa do outro, pois estes últimos haviam convidado primeiro e porque já havíamos dado resposta afirmativa) e também aqui recebi lembranças.

Nos últimos anos tenho ido constantemente a casamentos e baptizados e daí que eu fale da minha experiência.

Confesso que nunca recebi nenhuma flor fresca com cartão.
Nunca mesmo.
Até gosto bastante da ideia.Gostei sim, mas nunca recebi.
Coincidência ou não, nunca recebi...

Lá está, quando vou a casamentos tenho recebido ou lembrança ou então nada.

E já agora , por falar nisso, acabei de me recordar de um outro casamento a que fui há cerca de 4 anos e acho que não recebi nada, pois não me lembro de ter recebido nada.Acabei de perguntar ao meu noivo e ele também não se lembra, e lá está, tal foi a importância que nós, enquanto convidados demos às mesmas, que nem tinhamos reparado nisso.
O 1º casamento do qual falei que não teve lembranças (no meu 1º comentário) enfim, como para mim foi um casamento um pouco diferente de todos os outros a que já fui, ficou-me bastante vivo na memória (por algumas razões não gostei, pelo que não gostava que o meu fosse assim).

No entanto, independentemente disso, quero dar lembranças.
Mas se não quisesse, não daria.
A festa do casamento não fica mais pobre ou menos alegre porcausa disso.
Quero oferecer uma recordação do meu dia e um "miminho" aos convidados.
Se as pessoas vão gostar ou não, bom isso vai depender dos gostos de quem as vai receber.
Vale o que vale.Mas para mim, aquilo que eu oferecer irá valer muito. ;)

Mas sim, daquilo que tenho visto todos os anos, vou querer fazer do mesmo género.É uma opção que me cativa e que acho simpático ter na minha festa, apesar de eu própria saber que muitas vezes perco as lembranças que me oferecem, e sim, já me cheguei a esquecer de lembranças nas mesas,ou deixo-as pela casa ou arrecadação, "aos caídos" (mas também tenho outras que utilizo ou que tenho expostas, apesar de serem uma minoria).

Por saber que as lembranças podem ficar esquecidas no baú, é que tive tantos problemas com a escolha das mesmas.
Mas é algo que sim, quero ter no meu dia, não negando que até gostei da ideia da flor (até é feminino e delicado).

Sábado, 18/04/2009 - 16:33
Retrato de Andreia Almeida - Artes Criativas
Andreia Almeida...
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 8 meses atrás
Desde: 07.03.2009 - 11:32

Olá:
Sou da opinião que o casamento é dos noivos, contudo e a verdade é que as pessoas falam e interpretam mal as coisas. Acho que tem toda a razão quanto à inutulidade das lembranças, mas não tem de ser assim. Agora hà lembranças úteis e baratas. Dar uma lembrança no casamento tornou-se quase como que uma regra de etiqueta.
Sugiro que ofereça, nem que seja uma foto vossa, um flor a cada senhora, um chupa a cada criança, fica sempre bem não é caro e não dá trabalho.

Felicidades

Sábado, 18/04/2009 - 20:35
Retrato de amartins
amartins
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 2 sem atrás
Desde: 12.02.2009 - 15:13

eu é que já sou dinossaurica ;) 35 anos já cá cantam...Os 1ºs casamentos a que fui foram nos anos 80. E como tudo foi mudando...

Deixou de haver tanto formalismo e "pompa e circunstância" para entrar a criatividade. E eu sou das que acha que o verdadeiro requinte não está nas pratas e cristal, mas na inovação e nos pormenores cuidados...

Nos anos 80 havia dois tipos de casamento. Os casamentos de fraque se começavam de manhã e os de smoking se começavam da parte da tarde. E as fantásticas mangas tufadas como presuntos...Foi o tempo do casamento da Princesa Diana...

Nos anos 90 começaram os presentes amarrados ao cartão...e uma maior liberdade dos noivos expressarem os seus gostos...

Enfim, resumindo o que eu acho é que todos devem fazer o que lhes "cai" bem sem se sentirem constrangidos a isso!

Até porque quando se resolve um problema surge logo outro.
Aqui há uns anos as amigas resolveram casar todas de seguida (todas queriam casar antes dos 30 ;) e num espaço de 7 meses tive 5 casamentos. Foi um ano tramado para dar presentes e arranjar "toilettes". Numa estação haverá alguns vestidos que te enchem o olho e parecem adequados para cerimónias, mas 5 !?! :O :O :O Pois surgiram os problemas sobre as flores!!! Se uma queria oferecer uma orquidea, a outra tb queria...Enfim, para não haver melindres e aborrecimentos optaram todas por manterem segredo dos pormenores para ninguém se aborrecer!!!

E digo mais, desde que conheci o fórum tenho sido bastante surpreendida com pormenores que desconhecia completamente (tendo eu uma irmã que casou há dois anos e uma prima que casou há um ano). Mas está a ser uma jornada de descoberta interessante!!!

Sábado, 18/04/2009 - 21:41
Retrato de CHOKKO
CHOKKO
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 1 semana atrás
Desde: 09.05.2008 - 18:48

Foste-me lembrar da moda das noivas...e suas belas fotos...

de manga de balão, muita renda na parte do balão, luvinha na mão, chapéuzinho e telefone na mão.

Esta imagem é um clássico!Sim, grandes anos 90!! :))

Já quanto à indumentária, eu posso dar o meu exemplo, e de algo que hoje mesmo surgiu em conversa com o meu pai.

O meu pai disse que já comprou o tecido para mandar fazer o seu fato no alfaite.
O meu casamento vai ser ao meio-dia e o noivo vai de fraque, mas como nem o pai dele e como em pencípio mais ninguém vai de fraque, o meu pai também acha lógico ir só de fato, mas fato com casaca e não blaser( daqueles que têm 6 botões transversais).
Ora eu perguntei-lhe que cor tinha comprado e quando me falou em cinzento claro ia-me quase dando uma coisinha má.
Cinzento claro, ou cinzento não muito escuro??

Disse-lhe que não gostava nada da ideia de fato cinza claro, ao que ele me respondeu que em casamentos de dia não se usam fatos escuros, só claros, e que o meu irmão faz mal se levar um fato muito escuro (é o meu padrinho).
Convém dizer que o meu liga um pouco a estes pormenores, eu confesso que não tanto.
Mas enfim, confesso que ao ouvi-lo, fiquei calada, pois até não deixa de ter razão, mas hoje em dia já há tão pouca formalidade (se bem que só pelo facto do noivo levar fraque já está a tornar a festa mais formal) que uma pessoa nem pensa nisso...digo eu...pelo menos eu não pensei nisso.

E olha, no que respeita a novidades no casamento, concordo plenamente contigo.Dando um exemplo é o facto de eu nunca ter ido a um casamento cuja noiva levasse um vestido negro, ou roxo, ou verde, rosa, etc. O único casamento onde vi um vestido que não fosse completamente branco ou marfim foi há já uns 7 anos, no casamento de um amigo do meu noivo, no qual a noiva levava um corpete grená e saia branca/marfim.
De resto sempre assisti só e apenas só a noivas vestidas de branco/marfim, no entanto foi precisamente cá no Forum que descobri que afinal há imensas noivas que se casam com vestidos de cores variadas.
Não fazia ideia que havia.Mas há e muitas.E bonitas.Não nego.Até hoje só fui a um único casamento à tarde, mas pelo que cá vejo, são inúmeras as pessoas a casar à tarde.
E muitos mais situações existem que para mim são novidade.

Sim, citando as tuas palavras, tem sido uma "jornada interessante", pois tenho visto e descoberto coisas novas (umas mais interessantes que outras, claro).

Domingo, 19/04/2009 - 11:26
Retrato de amartins
amartins
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 2 sem atrás
Desde: 12.02.2009 - 15:13

e por isso sinto-me muito agradecida a todas as meninas que têm a valentia de exporem as suas coisinhas e de se exporem...É mais fácil tomar decisões quando se sabe o que se quer e o que não quer.E se vejo coisas que não são do meu especial agrado...então também me ajudam a definir o que não quero. Assim , todas as participações são extremamente valiosas para mim.

Nesta altura da minha vida, mal de mim se não tivesse as minhas opções bastante claras. Mas mesmo assim, sinto-me imensamente agradecida a todas as meninas que aqui mostram as suas escolhas.

O mesmo digo sobre a partilha de ideias e opiniões sobre os mais diferentes temas. Por vezes surpreendo-me com o que leio, mas acho muito enriquecedor conhecer outras realidades e posturas de vida. Este fórum é também uma experiência sociológica fascinante.

Domingo, 19/04/2009 - 13:29
Retrato de Sandrinae
Sandrinae
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 11 meses atrás
Desde: 09.03.2009 - 20:16

Eu sou daquela que goste de receber umaa lembracinha, mesmo se as vezes essas não me são de grande utilidade. É uma forma de me lembrar dos noivos quando olho para elas...

Já recebi muitas lembrancinhas, e algumas até servem de bibelot, outras já foram utilizadas (como as velas perfumadas), e outras muito poucas estão numa caixinha, junto aos convites que guardo religiosamente, para mais tarde recordar.

Claro que se não receber lembrancinhas não vou ficar chateada, mas com certeza que iria notar a falta dela.
Porque acho que é uma forma de agradecer os convidados a partilha do vosso dia. Mas as lembranças não precisam de ser muito caras, alias a ideia da fotografia, é uma prenda que todos gostam assim já ficam com a fotos dos noivos....

Beijocas...

Domingo, 19/04/2009 - 17:31
Retrato de kariatide
kariatide
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 2 meses atrás
Desde: 08.08.2008 - 16:49

bemm, só quero comentar é a primeira vez que um topico meu gera tantas respostas :)

Domingo, 19/04/2009 - 21:29
Retrato de SoraiaOliv
SoraiaOliv
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 10.06.2007 - 19:46

Parabéns pela decisão!!! ;)
Boa escolha na associação! O meu conselho vai para a que conheço, a AAAAMoita.

Domingo, 26/04/2009 - 18:40
Retrato de T.Sofia
T.Sofia
Offline
Visto pela última vez: 1 ano 11 meses atrás
Desde: 07.04.2009 - 10:35

amartins escreveu:
acho que toda a gente gosta de perfumes...Mas nem toda a gente gosta dos mesmos perfumes...

Acho complicado oferecer presentes escolhidos de forma massiva que vâo agradar individualmente...

é uma lembrança.
eu sei que um perfume é uma coisa pessoal, quem nao gostar, nao usa, mas fica com a lembrança! alias miniaturas normalmente nao se usam. ;)

Segunda, 27/04/2009 - 13:27
Retrato de amartins
amartins
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 2 sem atrás
Desde: 12.02.2009 - 15:13

T.Sofia escreveu:
amartins escreveu:
acho que toda a gente gosta de perfumes...Mas nem toda a gente gosta dos mesmos perfumes...

Acho complicado oferecer presentes escolhidos de forma massiva que vâo agradar individualmente...

é uma lembrança.
eu sei que um perfume é uma coisa pessoal, quem nao gostar, nao usa, mas fica com a lembrança! alias miniaturas normalmente nao se usam. ;)

então? se não se usam...vão para a tal gaveta arrumadas?!?

Segunda, 27/04/2009 - 18:33
Retrato de T.Sofia
T.Sofia
Offline
Visto pela última vez: 1 ano 11 meses atrás
Desde: 07.04.2009 - 10:35

se axas isso... fica ao criterio de cada um!
mas sei de muita gente que faz colecçao de miniaturas.

Sexta, 08/05/2009 - 14:31
Retrato de AndBru
AndBru
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 11.07.2007 - 16:55

ola a todas eu no meu casamento ofereci um charuto num tubo de ensaio (que muitos ja o fumaram e ficaram com o tubo e as mulheres um espanta espiritos que nas casas das pessoas que eu ja fui estao pendorados e as crianças muitas gomas comeram quase tudo no dia. dei algo que posso dizer que as pessoas nas atiraram para o fundo da gaveta.

Quinta, 14/05/2009 - 15:45
Retrato de Nini_Cajó
Nini_Cajó
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 10 meses atrás
Desde: 29.04.2009 - 14:35

Ola a todas

Eu ainda n decidi se no meu vai haver lembranças ou na. e se sim, ainda nao sei o que...

mas ando a rondar opinioes de amigos e familiares...e houve uma ideia q gostei...

num casamento a q a minha mana foi, ofereceram às senhoras, chinelos de dedo. O q para todas foi um grande alivio pq ja estavam cansadas devido aos saltos altos :)

até agr...foi das mais engraças q ja ouvi... excepto a foto claro, q é aquela para qual estou mais inclinada, pois eu e o meu namorado vamos fazer um album de solteiros...

Inicialmente tinhamos pensado em chocolates, mas...vamos casar no verao... e acaba por ser um risco...

beijinhoooos

Terça, 01/09/2009 - 23:19
Retrato de E.
E.
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 28.05.2009 - 01:27

VOTO NO DONATIVO! >:D< >:D<

E p/ agradar a gregos e troianos usa a ideia do cartão. :D
Podes fazer um 3x1. Na frt foto + cartão de visita e no verso o agradecimento pela presença c/ a explicação do donativo. Nem precisas de 1 foto mt grd (5x5 ou 6x6) e podes fazer td em casa q poupas 1 data de €€€ e é spr 1 lembrança personalizada p/ vós.

Deixo 1 imagem do q idealizei.

Jokinhas :*

Anexos da mensagem: 
  • Crt_Agrdcmt.JPG