Violência Doméstica/Crime Público | O Nosso Casamento

Fórum geral

Violência Doméstica/Crime Público

12 entradas / 0 novo
Última
#1 Domingo, 15/03/2009 - 12:43
Retrato de Maria_Maria
Maria_Maria
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 1 mês atrás
Desde: 03.01.2009 - 14:20

Violência Doméstica/Crime Público

Olá bom dia

Não sou eu felizmente que sofro deste mal... Mas infelizmente tomei conhecimento através de uma criança que isto ocorre em casa dela!
Eu queria que me ajudassem dizendo o que devo fazer... Sem por em risco ainda mais a vida desta criança!!!
Violencia doméstica é crime publico, não é?
Isso quer dizer que qualquer um pode denunciar e inclusive fazer denúncia anónima?

Eu não sei mesmo o que fazer... Porque ir à GNR imediatamente e esta ir investigar... pode chegar lá e a esposa e os filhos negarem....
E o pai desconfiar da criança ter contado e ainda sofrer maiores consequências!!!

Ajudem-me se souberem aconselhar-me...

Domingo, 15/03/2009 - 12:52
Retrato de Sandrinae
Sandrinae
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 11 meses atrás
Desde: 09.03.2009 - 20:16

Bem

o melhor mesmo é ir fazer a participação, porque claro que nestes casos de violência doméstica quem estara encarrega da investigação deve conhecer os riscos que ocorrem, quando a participação é feita por algué de fora do nucleo familial.

Se achas que esta familia está mesmo impotente e não se consegue defender com medo das represalias ou abandono, então devias fazer a participação.

Este casos são sempre delicados, porque existe ainda muito o preconceito de entre marido e mulher ninguém mete a colher...

Beijocas

Domingo, 15/03/2009 - 12:57
Retrato de Maria_Maria
Maria_Maria
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 1 mês atrás
Desde: 03.01.2009 - 14:20

Pelos vistos mesmo a propria esposa está a querer mudar a vida... e isso é o que mais me dá esperança que o caso seja resolvido da melhor forma...
Mas depois tenho medo que às vezes até seja invenção da criança... Não me parece... Mas não sei!
Nunca me imaginei a passar por uma situação destas...

A criança pediu a uma pessoa que mal conhece... para a levar para casa dela....

A situação deve ser mesmo grave! E se a GNR daqui não souber lidar com a situação.... Eu temo pela vida da criança e do seu irmão ainda mais indefeso!

Domingo, 15/03/2009 - 13:04
Retrato de pombinha
pombinha
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 dias atrás
Desde: 19.02.2009 - 22:00

Olá
a violência domestica é crime publico e quem souber de alguma situação tem o dever de denunciar, nem que seja uma denuncia anonima.
A GNR já tem equipas formadas para essas situações que têm formação para não pôr a integridade fisica da criança em causa.
O que é importante saber é se a criança está a falar a verdade, o filho de uma amiga minha dizia barbaridades que nunca se tinham passado...
Se eu soubesse de uma situação de violência sobre uma criança, denunciava.
Espero ter ajudado
Bjocas

Domingo, 15/03/2009 - 13:26
Retrato de Vera Lucia Santos
Vera Lucia Santos
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 2 meses atrás
Desde: 04.05.2007 - 12:00

Eu ando por dentro de uma caso de violencia domestica....graças a deus n é com a ninguem da minha familia....mas sim uma vizinha...

Acreditem ou não, não se pode fazer grande coisa em relação a isso...

Tal como ja foi dito podes sempre fazern uma queixa anonima..mas que provavelmente não vai dar em nada...pois se não for em felagrante delito a policia não pode fazer nada...mas mesmo em felagrante delito é preciso que a mulher apresente queixa, o que quase nunca acontece porque a policia apenas o leva para prestar declarações e voltam a soltar o agressor( que normalmente volta a casa e faz ainda pior)...quando as quiexas vão para a frente demoram imenso tempo ate chegar ao tribunal....

Imaginem que a minha vizinha ja nda assim desde Maio de 2007 e não se consegue resolver o assunto....desde maio que ela ja apresentou varias queixas por ameaça, violencia fisica em plena rua, perseguição, insultos, difamação e por entrada em propriedade privada....e ate agora a PSP não pode fazer nada porque ainda está tudo no tribunal....

Os filhos mais novos somos nos quem os leva a escola porque tem medo que o pai apareça....o rapaz ate ganha febre quando sabe que o pai anda a rondar a porta..sim porque ele vem para aqui rondar umas poucas de vezes ao dia a insulta-la e ameaça-la....qd se liga para a PSP a resposta é "vamos mandar o carro patrulha...mas não podemos fazer masi nada porque a rua é publica..."

Como vêm apesar de tanta campanha na comunicação social, na pratica tudo é diferente....infelizmente....

Por isso analisa bem se queres apresentar queixa pois podes tornar tudo ainda pior...principalmente se essa familia vive com o agressor e não tem onde se refugiar ate ao final do processo todo...

Domingo, 15/03/2009 - 13:44
Retrato de SAA
SAA
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 meses atrás
Desde: 27.02.2009 - 15:55

Olá!
Tenta procurar ajuda na APAV, eles têm mecanismos de intervenção que te podem ajudar. mas não será fácil...

Domingo, 15/03/2009 - 13:59
Retrato de KADÊNCIA3-Duo Musical
KADÊNCIA3-Duo M...
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 3 sem atrás
Desde: 18.08.2008 - 14:52

olá
Em primeiro lugar deves participar junto de um posto da GNR ou PSP da tua área de residência.
Uma vez que envolve uma criança, pelo que percebi menor, deves alertar a segurança social, ou então com o decorrer da investição policial eles assim o encaminharam.
Podes também fazer denúncia junto da APAV ou outra insituição de apoio à vitima.Mas estes casos são muito dificei de resolver. Muitas vezes quando vão a resolver já é tarde de mais.
Mas deves alertar as autoridades.
Não é só a mãe da criança que é vítima de violência. A criança também está a sofrer neste momento ao ver a sua mãe a sofrer. Isso também é violência e na minha opinião ainda é mais grave, pois a criança não tem como se devender.

Domingo, 15/03/2009 - 15:29
Retrato de Catarina Neves
Catarina Neves
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 06.05.2008 - 14:27

... "Kadência 3".

Violência doméstica passou a ser crime público e, qualquer pessoa que tenha conhecimento ou desconfiança de alguma coisa, deve OBRIGATORIAMENTE fazer uma participação policial.

Para além de todas as boas sugestões do comentário anterior, sugiro uma queixa na Comissão de Protecção de Menores e Jovens em Risco (podes deslocar-te ao Tribunal da tua comarca).

Além disso, professores e educadores devem estar alerta e são obrigados a denunciar caso verifiquem indícios de que algo não está bem. Eles sim têm grande poder para agir.

Se a senhora em causa está disposta a mudar de vida, tem direito a um advogado (com apoio judicial). Este pode começar por solicitar que o agressor não se aproxime das vítimas.

Espero que tudo se resolva pelo melhor ;)

beijoca

Domingo, 15/03/2009 - 15:37
Retrato de Sandrinae
Sandrinae
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 11 meses atrás
Desde: 09.03.2009 - 20:16

Como descrito nos post anteriores, existem mecanismo próprio que tem em atenção a integridade física das vitimas... No caso de dúvida alerta na mesma, mas vale prevenir que não poder remediar....

Beijocas

Domingo, 15/03/2009 - 22:11
Retrato de Eclipse
Eclipse
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 7 meses atrás
Desde: 25.09.2008 - 23:47

Ja foi praticamente tudo dito, mas sinto-me no dever de reforçar a ideia: todos temos o dever de denunciar uma situação de violencia domestica!
Alertar autoridades e activar apoios é importantissimo. nao importa se a criança esteja a fantasiar ou nao. quando existe a possibilidade de violencia domestica, seja de que tipo for, nao se pode esperar ter certezas. Jamais me perdoaria se acontecesse alguma coisa aquela mulher e aquela criança porque eu nao denunciei a situação quando podia.
Outra coisa importante é o apoio incondicional da familia e amigos para impulsionar a mulher a deixar este relacionamento.

Que tudo acabe bem :)

Domingo, 15/03/2009 - 23:47
Retrato de Maria_Maria
Maria_Maria
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 1 mês atrás
Desde: 03.01.2009 - 14:20

Obrigada desde já a todos os que me responderam...

Eu tomei conhecimento da situação ontem... A criança descaiu-se quando se falava de relações familiares!
Pelo que ela nos contou o pai está desempregado, não consume álcool... Mas as agressões sempre ocorreram desde que a criança "se lembra". Esta criança tem 8 anos. Na família existe ainda uma mais nova e outros dois já de maior idade!!! Uma menina com 20 anos a quem o pai não bate e um rapaz de 17, o único que trabalha e que também já bate no pai e nos irmãos....

Eu quero denunciar... Mas por saber que as situações são tão difíceis neste país é que ainda não denunciei. Eu tenho medo de ir à GNR e estes irem logo lá a casa e a mulher e os filhos negarem as acusações e mal a GNR vire costas, ainda ser muito pior...

O padre da paróquia já está informado... Isto tudo feito desde ontem à tarde... O padre vai certamente activar a segurança social que até existe aqui...

Mas eu temo pela criança...

Felizmente a mãe parece se querer livrar do marido! E apoio terá meu e das outras pessoas que tomaram conhecimento ontem!
Mas eu tenho medo que atitudes precipitadas ainda acabem pior!

Claro que pela cabeça já me passou a ideia da mentira... Mas pelo relato dela e pelo aspecto dela, a questão infelizmente é verdadeira!!!

Segunda, 16/03/2009 - 11:24
Retrato de sarafernades
sarafernades
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 6 meses atrás
Desde: 16.11.2007 - 11:56

Realmente acho que primeiro, o ideal, seria apresentar queixa.
No entanto, existe uma linha de apoio que é a 144, em que existem meios para resolvel o problema.
Em situações urgentes as vitimas sao retiradas de casa seja a que horas for e arranjam-lhes abrigo!
Se calhar é uma ideia a considerar...
Espero ter ajudado alguma coisa...