o que gravar nas alianças? o seu significado... | O Nosso Casamento

Outros pormenores do casamento

o que gravar nas alianças? o seu significado...

3 entradas / 0 novo
Última
#1 Quarta, 06/01/2010 - 15:58
Retrato de minina_filiz
minina_filiz
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 06.08.2009 - 17:17

o que gravar nas alianças? o seu significado...

O vestido, claro que é importante, afinal, é ele que irá adornar a noiva no seu grande dia. Mas essa peça tão especial que são as alianças ficará no dedo do casal por toda uma vida em comum.

Ouro amarelo? Ouro Branco? Metade ouro amarelo e metade ouro branco? Platina? Diamantes ou rubis? Modelos tradicionais ou mais arrojados? Enfim, são muitas opções para os casais de hoje escolherem.

Todo casal que está noivo e vai se casar tem uma aliança no dedo. Muitos nem sabem o porquê, mas usam e pronto. Mas o significado destes anéis vão muito além de uma tradição tonta e sem sentido.

A palavra aliança significa simplesmente um acordo entre duas partes, que podem ser indivíduos, grupos ou nações. No caso do casamento, é um acordo selado entre duas pessoas que se amam e utilizam esse par de anel para simbolizar essa união.

Essa tradição é muito antiga e tem origem em várias culturas com o mesmo propósito, a união e o amor entre duas pessoas. Alguns estudos dizem que os egípcios foram os primeiros a adotarem o uso de alianças de casamento e a colocarem no terceiro dedo da mão esquerda, alguns até podem contestar como verdade histórica.

Os egípcios davam tanto valor as suas alianças, invariavelmente, eram sepultados com elas. Afinal, com sua forte crença na vida após a morte, era necessário que os casais se reunissem no além e, as alianças de casamento, eram o símbolo máximo dessa união, neste e no outro mundo. Passando também pela China, Índia e a Europa.

Já na Europa e principalmente na cultura cristã, o uso das alianças de casamento iniciou-se por volta da Idade Média. Em muitos países, tinha uma ligação recheada de superstições e misticismo com o casamento e os casais. Por exemplo: em alguns lugares da Escócia, as pessoas acreditavam que se a mulher perdesse sua aliança, certamente seu marido seria perdido também. Já em outros países, se as alianças de casamentos caírem das mãos dos noivos e deslizarem para longe do casal, significaria que esse casamento estava condenado ao fracasso. Era considerada a pior coisa que poderia acontecer num casamento.

A simbologia da aliança é muito forte, unindo-as lado a lado formam o símbolo do infinito (por esse motivo não se deve usar alianças quadradas). O material é o ouro, prata ou platina por serem duradouros, eternos como a relação de duas pessoas que se amam.

meninas...
vou deixar umas ideias para gravar nas alianças
quem kiser acrescentar mais algum, estejam á vontade...
assim, irão tirar-se mais ideias...:-)

COM A BENÇÃO DE DEUS.

ate que a morte nos separe

Como tudo deve ser!

AMO-TE!
E EU A TI...

Amor eterno.

É tempo de amar.

o destino uniu, deus abençoa

para sempre tua
para sempre teu

amo-te para sempre

amo-te eternamente
eu tambem...

a Minha procura acabou

o inicio da nossa vida 15/05/2010

gosto de ti, pk sim

nome da noiva e data
nome do noivo e data

amo.te mas nunca serei do fcp

um justo amor nos ensina a viver

O amor não se compra se conquista

completas-me

es a minha metade

es o meu essencial

Da vida quero pouco e do pouco és tudo

es o Meu maior sonho

beijinhos para todas!!

Quarta, 06/01/2010 - 16:27
Retrato de DMRS
DMRS
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 10 meses atrás
Desde: 24.08.2009 - 12:14

nos ainda nao decidimos mas ja falamos sobre isso e ficamos com a ideia de colocar-mos a alcunha que damos um ao outro e a data de namoro + data de casamento ou entao so a data de casamento (depende do espaço)

se encontrar-mos alguma frase que nos agrade + tlvz coloquemos mas ainda nao esta nda definido...

Quarta, 06/01/2010 - 16:41
Retrato de virginiabento
virginiabento
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 02.11.2009 - 03:59

Boa ideia Minina. E muito bom sabermos a origem das tradicoes para poder cumpri-las com conhecimento e sentimento.

Nas nossas aliancas vamos gravar: a data do casamento de um lado e do outro uma borboleta um coracao e um ursinho (aquele da Tous).
Eu sei que e estranho, mas eu explico:
- borboleta pois o meu nino chama-me sp borboletinha, dai o tema do casamento,
- o coracao significa o nosso amor,
- e o ursinho pois qd conheci o meu namorado dizia que ele parecinha um ursinho fofinho com a barba e o facto de ser redondinho.

Ou seja e algo que tem significado para nos e em vez de ficar em escrito ser em desenhos: na minha o ursinho - coracao - borboleta (a significar ursinho ama borboleta) e na dele ao contrario.

Bem este e o meu contributo.

Beijinhos