O que fazer? | O Nosso Casamento

Fórum geral

O que fazer?

9 entradas / 0 novo
Última
#1 Domingo, 21/06/2015 - 13:40
Retrato de nluas
nluas
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 21.06.2015 - 13:28

O que fazer?

Olá a todos(as)

Sempre vi este forum a pensar naquele dia especial :)
Já namoro há quase 9 anos e há 2 anos o meu namorado pediu-me em casamento, falamos com os nossos pais apenas mas não definimos nada, sempre que falávamos disso, sentia que ele não queria. Mais tarde disse-me que ainda não se sentia preparado e que achava que devíamos ir viver juntos, e foi o que fizemos.

Voltei a falar do casamento no inicio deste ano pois os nossos pais ja perguntavam e ele falou que poderíamos faze-lo este verão, ora como devem de calcular o verão chegou e ele disse que não queira casar de todo que o pedido tinha sido um erro, que não dava valor ao casamento e que para ele o melhor era não pensar em casar e ter filhos, fazia quando sentisse que era o momento.

Ele diz que quer ficar comigo, mas que não quer casar, apenas viver o dia a dia sem planos.

Sinto-me completamente perdida e tenho o sonho de casar, numa cerimonia civil muito simples. Não consigo compreender a postura dele em relação a este assunto e sinto-me magoada por ter levado dois "não".
Sei que não consigo estar com ele com este "grande elefante" na nossa vida.

Alguém já passou por esta experiência?
Obrigado a todas (os)

Segunda, 22/06/2015 - 00:48
Retrato de Magda Rocha
Magda Rocha
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 3 sem atrás
Desde: 18.01.2014 - 20:38

Olá :)

Antes de mais quero que saibas que não tenho experiência sobre este assunto, por isso aquilo que disser é apenas para te ajudar (espero eu) a pensar. :)

É uma situação complicada. Sabes que ele gosta de ti e tu dele, mas têm planos de vida diferente
Já falaste com ele sobre o motivo de ele não querer casar e até de não ter filhos? Muitos homens acham que vão perder liberdade e sentem medo... É o que me apercebi, mas posso ter uma interpretação errada. Acho que deves tentar perceber o porquê.

Depois deves de analisar o teu lado. Sabes que gostas dele, mas casar e ter filhos está nos teua planos mais sagrados? Sem isso mesmo gostando dele vais ser feliz? Ou consegus abdicar desses factores e ficar com ele?

Acho que isso só mesmo tu poderás ver como resolveriam. A única coisa que te posso dizer de "experiência" é que quando conheci o meu agora noivo antes de avançar com a relação tentei perceber o que ele queria para o futuro... Isto porque já tinha sofrido antes e decidi que desta vez só avançava se fosse para estar com alguém que quisesse o mesmo que eu. Porquê eu sabia que casar e ter filhos eram planos sagrados,l e não conseguiria abdicar disso... Como vês não tenho uma experiência digna desse nome. Espero que te ajude a pensar no que é melhor.

Espero que consifas encontrar o teu caminho e que sejas feliz! :)

Sempre que precisares de desabafar está à vontade! E desculpa o texto grande e qualquer coisa que tenha dito...

Beijinhos :*

Segunda, 22/06/2015 - 09:58
Retrato de weddinglove
weddinglove
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 6 meses atrás
Desde: 23.09.2013 - 15:20

Olá :)

Isto é uma situação muito complicada e, como nunca passei por isso, não te posso servir de exemplo nem falar da minha experiência.
Mas eu acho que tu própria sabes o que queres fazer, até porque foste tu que disseste esta frase no final:
"Sei que não consigo estar com ele com este "grande elefante" na nossa vida"

Há uma coisa que eu aprendi com a vida: Vida só temos uma e todos os sonhos que temos na vida, devem ser realizados... Ainda que seja necessário dar um passo atrás para poder, depois, dar dois passos em frente.

Beijinhos e muitas felicidades!!
Qualquer coisa que precises, é só dizer :)

Segunda, 22/06/2015 - 10:17
Retrato de traxex
traxex
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 7 meses atrás
Desde: 17.06.2015 - 21:11

Eu acho que tu deves definir o que é importante para ti, independentemente da opinião dele, e definires de que é que não podes imperativamente abdicar.
Por exemplo, eu namoro há quase 10 anos e estou a morar junta com o meu namorado há 2. Quase desde o início que lhe disse que iria querer ter filhos e que se ele achasse que nunca ia querer que dissesse logo porque assim eu não ia estar a perder tempo numa relação que já sei que não funcionaria por mais que goste dele. É algo de que não posso abdicar.

Tu tens de ver se é isso que sentes quer em relação aos filhos quer em relação ao casamento. Eu, sinceramente, gosto da festa de casamento, de todo aquele ambiente. Mas ter um papel assinado ou não é-me indiferente. Quando vejo aqueles artigos sobre as pessoas não se casarem porque assim têm mais liberdade e não sei quê acho uma treta. Eu não casei e se o fizer é por causa da festa (não por causa das prendas lol por causa da festa :P). Não sinto que me possa sentir mais comprometida com ele por estar casada ou não. Na minha opinião isso iria afectar 0 a nossa vida.

Agora claro, é muito chato ouvir um não, quanto mais dois lol

Por isso, e resumindo, acho que deves "esquecer" o teu namorado e fazer uma introspeção de forma a decidires o que é mesmo importante para ti e em que aspectos poderias ceder e em que aspectos ficarias o pé. E depois tens uma conversa com ele a ver em que aspectos é que ele está disponível para ceder.

Acho que deves tentar também perceber o que o leva a não querer casar. Se for coisas como "não querer ficar preso" e assim, sinceramente ao fim de quase 9 anos de namoro e já a viver juntos se ele quiser "liberdade" acho que não é um bom presságio...

Segunda, 22/06/2015 - 21:36
Retrato de nluas
nluas
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 21.06.2015 - 13:28

Antes de mais obrigada a todas pelas palavras.

O que me incomoda bastante é que sempre lhe disse que queria casar e ter filhos (filhos principalmente) mas deparo-me agora com o facto das coisas poderem vir a acontecer apenas quando ele quiser e se quiser.

Enfim acho que tenho uma situação complicada para resolver. Pois da parte dele apenas ficamos a viver juntos sem falar em filhos.

Obrigada a todas!

Terça, 23/06/2015 - 15:10
Retrato de weddinglove
weddinglove
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 6 meses atrás
Desde: 23.09.2013 - 15:20

Sinceramente, para mim, isso não dava. Não conseguia viver em função de outra pessoa. Antes de gostar do meu noivo, gosto de mim e um casal tem de estar em sintonia em relação ao futuro.

Para mim, a vida é como o tango "Quando um não quer, dois não dançam... Mas se tu não queres dançar comigo, eu procuro outro par".

Mas só depende de ti decidir o que te faz feliz: a vida que tens com ele ou uma vida futura e garantida com filhos (com outra pessoa).

Beijinhos e boa sorte!!

Terça, 23/06/2015 - 15:35
Retrato de Dreis
Dreis
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 2 meses atrás
Desde: 11.05.2015 - 12:54

Olá nluas!

De facto não é uma situação nada fácil, pois parece-me que o teu namorado remexeu de forma errada com os teus sentimentos, fazendo-te iludir sobre algo que tanto anseias. (atenção tudo o que eu disser é mera opinião)

E como uma noivinha já aqui disse "antes de gostar do meu noivo, gosto de mim". Uma coisa era ele nunca ter falado em casar, outra é ele até ter dito que o casamento era para este verão.

O meu noivo também não queria muito casar, e eu só insisti agora com ele. Hoje estamos noivos e ele está super entusiasmado, como eu achava que não ia estar. Mas lá está, ele nunca me deu muitas esperanças relativamente ao casamento religioso, apenas civil.(Na altura que começamos a namorar e quando se tornou sério falamos sobre casar e ter filhos e concordamos: casar logo se vê, filhos sem duvida alguma) E vamos casar pela Igreja! Relativamente a ter filhos, tenho a certeza que quando vier, vai ser um pai super babado, até porque já aconteceram daqueles "percalços" em que achamos que aconteceu mesmo e ele foi fantástico e entusiasmado.

Acho que é uma situação que só tu podes resolver, mas eu se estivesse no teu lugar, não sei se aceitaria muito bem esta mudança de planos!! Fala com ele e vê o que realmente ele quer! Porque tu, sabes o que queres.

Fica bem!

Beijinho

Terça, 23/06/2015 - 20:25
Retrato de missgata
missgata
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 3 meses atrás
Desde: 28.02.2014 - 19:45

Ola nluas, eu percebo o que estás a passar em parte. namorava há 2 anos quando decidi que queria casar, mas o noivo não queria. Como quase castigo disse que ia gastar o dinheiro do casamento numa nova licenciatura e foi o que fiz, terminei o ano passado. Em todos os meus anievrsarios, Natal e namoro mostrava-me mesmo muito triste porque contava sempre receber a aliança de noivado.
O ano passado no inicio do ano começamos a pensar casar no ano seguinte, porque ele já tem 36 anos e vive com os pais, e isso fez-lhe pensar que estava na altura de viver junto. No dia dos namorados de 2014 obriguei-o quase a dar-me a aliança lol uma vez que ja estavamos a ver quintas para o casamento.
Eu sempre fui contra viver junto sem casar, porque dou um significado ao casamento na igreja que a maior parte das pessoas não dá, em primeiro lugar a benção de Deus e a segunda também importante, acho que fz sentido fazer uma festa para celebrar o facto de ir viver juntos, até abdicava do papel, mas a festa e benção de Deus nao.
Os amigos dele começaram a casar, a ter filhos, e ele proprio sentiu que as coisas tinham de evoluir.
Se calhar o teu namorado precisa de sentir que os amigos dele e os teus têm objetivos e que existe um tempo p´roprio para isso.

Inicialmente não ia responder a este topico porque nao sei o que é viver junto com uma pessoa, mas tambem sei que o facto de terem dado esse passo antes do casamento para o homem tende a tornar desnecessário o casamento. afinal já vive junto contigo, se para ele o casamento nao significar nenhuma mudança visto nao ser um objetivo, ele pode querer continuar como está.

No teu lugar, pensava seriamente o que queres para ti, porque por mais que estejam habituados um ao outro, ao longo dos anos esse bichinho vai-te consumindo. Se achares que não consegues prosseguir com ele da forma que estás, arrisca-te a dizer que precisas de pensar na relação pois para ti e importante o casamento e tal, deixa-o refletir sozinho se realmente o importante é te fazer feliz, e se uma cerimónia/festa o afeta assim tanto.

Desejo-te as maiores felicidades e ver-te como noivinha em preparativos muito brevemente. beijinhos

Terça, 23/06/2015 - 21:23
Retrato de nluas
nluas
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 21.06.2015 - 13:28

Estou sem palavras com a vossa amabilidade perante uma estranha :) estou de coração quente.

Pois a historia de viver junto foi outro filme dos grandes pois a minha família é contra mas eu cedi e vim viver com ele. Podem imaginar o meu receio em desiludi-los (acho que não sou eu a desiludir) agora que estamos neste impasse.

Acima de tudo vou pensar em mim, nos meus sonhos e nos meus valores. Acho que a decisão já está tomada para segui-los, agora resta esperar, dar um tempo para me preparar e ser feliz :)

Um beijo grande grande para todas!