Outros pormenores do casamento
participar no forum
As Pérolas
As Pérolas
História das pérolas
Ninguém sabe quem iniciou a recolha e uso das pérolas. Acredita-se que tribos antigas, que viviam da pesca, provavelmente no sul da Índia, já utilizavam as pérolas descobertas quando as ostras eram abertas para a alimentação.
O livro sagrado da India, cheio de épicos, faz muitas referências às pérolas. Uma das lendas é de que o deus Hindu Krishna descobriu as pérolas quando ele arrancou a primeira do oceano e presenteou sua filha Pandaia no dia de seu casamento.
Os romanos e os egípcios valorizavam as pérolas mais do que qualquer outra gema. Para convencer Roma que o Egipto possuía uma herança e prosperidade acima de qualquer conquista, Cleópatra apostou com Marco António que ela poderia dar o jantar mais caro da história. Assim, Cleópatra apareceu com um prato vazio e um jarro de vinho ou vinagre. Ela esmagou uma grande pérola, dissolveu no líquido e tomou. Atónito, Marco António admitiu que ela tinha ganho.
Os Árabes também têm demonstrado enorme fascínio pelas pérolas. A origem de sua afeição por pérolas está no Corão, especialmente com a descrição do Paraíso, que diz: "As pedras são pérolas e jacintos; as frutas das árvores são pérolas e esmeraldas e cada pessoa admitida nas maravilhas do reino dos céus é provido com uma tenda de pérolas, jacintos e esmeraldas, coroado com pérolas de incomparável lustro e é atendido por lindas jovens como pérolas escondidas."
Antes da criação das pérolas de cultura, as pérolas naturais (“selvagens”) eram tão raras e tão caras que ficavam reservadas apenas para membros da nobreza e pessoas muito ricas. Existem registos de que no apogeu do império Romano o general romano Vitellius financiou um exército militar vendendo apenas um dos brincos de pérola de sua mãe.
Lei-a o resto do post em http://mardejoias.blogspot.com
Grupos
Tópicos ainda sem resposta





Utilizadores online



















