Pergunta aos Fotografos | O Nosso Casamento

Fotografia e Vídeo

Pergunta aos Fotografos

4 entradas / 0 novo
Última
#1 Quarta, 11/11/2009 - 19:57
Retrato de vpedras
vpedras
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 5 meses atrás
Desde: 28.01.2008 - 21:45

Pergunta aos Fotografos

Boa tarde...

Cada vez mais penso q estou no curso errado, não vou desistir a esta altura do campeonato, mas queria saber se ha "salvação" para mim.

Sempre amei fotografia, acho q tenho muita sensibilidade neste campo, no entanto sou daquelas pessoas, comuns mortais, q apenas tem a máquina digital em casa, ect e tal...

Quando foi a altura de escolher um curso, disseram-me q fotografia nao era saida, q nao tinha curso superior, engelharam-me o nariz e acabei por acreditar...segui outra coisa, q nao tem tanto a ver cmg.

A minha questão é, e gostaria q fossem mt sinceros...será q com 26 anos e 0 experiencia, esta área ainda pode ser para mim?

Como foi convosco, com q idade começaram? Por onde começaram?

Quarta, 11/11/2009 - 20:03
Retrato de Li_Silva
Li_Silva
Offline
Visto pela última vez: 1 ano 4 meses atrás
Desde: 20.08.2008 - 14:16

oh vi desculpa la mas so mereces pancada pra cima, desde qd é tarde pra começar seja la o q for?? :D
se realmente é isso q gostas mete pés a caminho segue em frente faz cursos sobre fotografica, faz formação em produtos da adobe e n so td o q tenha haver com fotografia!
n percas é mais tempo em coisas q n gostas cmeça a seguir o q gostas pois quem faz coisas por gosto faz-las bem e n cansa! :D
por isso TOCA A DESPACHAR SIM?? :d
beijinhos grandessssssssssssssssssssssssss

Segunda, 16/11/2009 - 12:55
Retrato de margensdeluz
margensdeluz
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 10 meses atrás
Desde: 25.04.2008 - 21:18

Olá,

Achámos este tópico muito interessante, e importante aqui no fórum, é a primeira vez que vemos este assunto aqui a ser debatido.

Nunca é tarde para começar algo que se gosta, pelo menos na maioria das áreas, a fotografia incluída. Nós somos exemplo disso, também nós somos apaixonados pela fotografia, também nós só perto dos 20 e poucos anos de idade começámos "a sério" a pensar na fotografia, porque era de facto o que nos apaixonava e o que fazia sentido fazermos, agora alguns anos mais tarde não nos arrependemos em nada disso.

O nosso background inicial também não é a fotografia, temos licenciaturas em Engenharia e Psicologia, e gostamos ambos das nossas áreas, no entanto a fotografia é mesmo a nossa paixão e rapidamente tivemos de nos formar nessa área, porque uma coisa é ter uma máquina fotográfica e tirar algumas fotografias porque se gosta, outra é querer fazer da fotografia uma actividade, e a fotografia, como qualquer arte, requer formação, a aptidão natural que se tem para uma qualquer arte é apenas o começo, depois é necessário um longo percurso de formação.

E sim, em Portugal é complicado encontrar um curso de fotografia sério e completo, pelo menos que tenha um nível que se aproxime dos cursos superiores do Royal College of Art, London College e outros semelhantes. Pensámos que não seria possível e que teríamos mesmo que optar por fazer alguns "sacrifícios" e ir estudar para Inglaterra, mas acabou por não ser necessário e encontrámos aquilo que estávamos à procura. E mais tarde provavelmente o passo natural será complementar a nossa formação com um curso leccionado lá fora, provavelmente um mestrado, mas cada pessoa deve traçar o percurso que pretende percorrer.

Uma dica nesta área da formação, tentar saber ao máximo detalhe a bio e background dos professores do curso que se pretende, o programa do curso, cargas horárias e todos esses aspectos importantes. Para nós os factores primordiais foram sem dúvida um programa coerente e estruturado em termos de fotografia, mas acima de tudo um background rico por parte dos professores do curso, com obrigatoriedade em experiência profissional prolongada na área no estrangeiro ou curso obtido no estrangeiro.

Outro aspecto a ter em conta é o mercado Português: é muito pequeno, fechado (em especial em algumas áreas como a Publicidade em que não se pode errar MESMO), está saturado e com standards de qualidade por vezes muito baixos o que permite o aparecimento de muitos profissionais a praticarem preços muito baixos, entre outros factores que já todos nós muito bem conhecemos. No entanto é um mercado que continua a ter espaço, sobretudo para profissionais que se distinguem pela diferença e pela qualidade, se apostar nesses dois factores tem margem de manobra suficiente.

E depois é tudo uma questão de começar por áreas da fotografia que permitam sustentar o negócio, que permitam depois começar a ter tempo para os projectos pessoais e começar a fazer trabalhos noutras áreas.

Em conclusão, e respondendo de forma muito sincera às suas dúvidas, não é fácil, é um percurso que requer muita luta e tempo mas que pode perfeitamente ser iniciado aos 26 anos :). Por onde começar? Traçando objectivos e procurando formação adequada para esses objectivos. E recordar sempre que não é por se ir a uma loja comprar uma camera fotográfica que somos logo capazes de ser fotógrafos com uma actividade profissional na área, formação, como em qualquer outra área, é muito importante, até mesmo para ajudar a definir o que queremos ser na fotografia, quais as nossas áreas e os nossos verdadeiros interesses, aprender com quem já tem um percurso na fotografia e nos pode ajudar a construir o nosso próprio percurso.

Esperamos ter dado o nosso contributo para as dúvidas que colocou, se quiser debater algumas delas um pouco mais tem os nossos contactos em baixo, teremos todo o gosto em ajudar.

E como em tudo, a decisão de se iniciar um percurso na fotografia, desde que seja uma decisão ponderada e com vontade, tem boas pernas para andar para a frente.

Cumprimentos,
Ana & Zé

Quarta, 02/12/2009 - 01:48
Retrato de nunoferreira
nunoferreira
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 6 meses atrás
Desde: 12.08.2009 - 04:35

Olá vpedras,

Se há algo que aprendi foi que devemos seguir os nossos sonhos, mesmo que seja necessário fazer os maiores sacrifícios profissionais e pessoais.

Sou professor de EVT há 7 anos e amo a minha profissão, mas a Fotografia tem exercido um fascínio contínuo na minha vida ao ponto de estar a pensar neste momento em fazer um interregno nas actividades lectivas para me tornar fotógrafo a tempo inteiro. Largar uma profissão segura em que se ganha dinheiro certo ao fim do mês para se dedicar a uma nova área de trabalho que não traz garantias, é um passo enorme no escuro e uma insegurança muito grande, principalmente quando se tem família e contas para pagar, mas foi preciso trabalhar muito para se criar nome no mercado e começar a ganhar uma bolsa de clientes. Sinto que estou nesse patamar.

Também sou da opinião que se deve ter formação na área mas não é necessário estudar durante anos em escolas e fazer cursos constantemente. Toda a informação encontra-se disponível na Internet e basta saber procurar e aplicar o que se aprende. Tudo o que sei aprendi sozinho ao longo dos últimos 10 anos e continuo a aprender todos os dias. Muitas tentativas e muitos erros foram necessários para chegar onde cheguei hoje e não pretendo parar por aqui.

Como a Ana e o Zé do Margens de Luz disseram e muito bem, o mercado Português tem bastante margem de manobra, apesar da saturação e da competitividade desleal de alguns colegas. Há lugar para todos. A solução não passa por fazer preços baixos, mas sim, apresentar um trabalho único e com qualidade que funcione como uma assinatura. Só assim se poderá marcar a diferença e arranjar clientes. Veja o caso do Chase Jarvis. Um dos maiores fotógrafos de publicidade da actualidade que se orgulha de não ter tirado um curso de fotografia e que sabe que o seu sucesso depende apenas do seu esforço e experimentalismo.

Assim, só posso aconselhar a que siga o seu sonho. Trabalhe e lute pelo que quer sem nunca esquecer tudo depende de si e da sua força de vontade.

Espero ter ajudado.

Nuno Ferreira