Depois do dia do casamento
participar no forum
Para as meninas casadinhas - Declarar valores do casamento às finanças
Para as meninas casadinhas - Declarar valores do casamento às finanças
Olá a todas!
Há já alguns anos que as finanças andam em cima dos noivos e, após o casamento mandam para casa um inquérito para preenchimento para saberem quanto gastaram com o casamento, tipo quem comprou o que, o que gastaram, o que V/ foi oferecido e respectivos valores e, têm de apresentar os respectivos recibos.
Infelizmente ando sem muito tempo e sem horários compatíveis que me permitam ir às finanças, mas tenciono lá ir dentro de alguns meses, para ter os devidos esclarecimentos!
In the meanwhile, as casadinhas receberam estes inquéritos? Declararam os valores gastos?
Mais info aqui http://www.bolsatotal.com/archive/index.php/t-2384... (Ainda que datada de 2008)
E era por este tipo de informações burocráticas que eu acho que as Exponoivos se deveriam preocupar também, em dar este tipo de infos e não somente com a força de vendas agressivas! Isto já vai longe, mas acho que são questões muito importantes, um casamento não é só a parte bonita da festa, contratar serviços, etc. Existem este tipo de questões que acho que devemos estar devidamente informados!
Bjcs e Obrigada
Grupos
Tópicos ainda sem resposta





Utilizadores online




















Aí está uma boa questão que eu também gostava de saber.
Eu casei em Janeiro/2009 até agora não recebi nenhum questionário e não sei o que fazer com o IRS, se tenho que declarar alguma coisa ou não.
Realmente não te sei responder.
De qualquer forma, até para nós, para no fim sabermos quanto gastámos com o casamento, fiz uma tabelinha onde coloco a data, o local da compra, o que se comprou e o valor.
Ponho tudo, nem que seja uma cartolina.
Caso venha alguma "inspecção" pode ser que sirva para alguma coisa...
Beijinhos
Olá Vera
O melhor é mesmo informarmo-nos junto das finanças. Uma amiga minha casou no ano passado e, pagou coima por ter entregue o inquérito em atraso, segundo ela, aquilo tem perguntas do mais absurdo possivel! Tipo valores da lingerie, prendas que foram dadas e quem deu, respectivos valores, pedido de recibos, tipo um IRS mas na versão gastos com casamento.
Pelo que percebi, quanto mais se gasta, mais se declara e mais se paga de imposto com esses valores gastos.
Eu tenho de ir às finanças dentro de um ou 2 meses r tirar essas duvidas todas, seja como for, o IRS ACHO que actualmente e, apesar de seres casada, não é obrigatório declararem em conjunto, já o podes fazer em separado, mas não quero dar te nenhuma info errada, só mesmo nas finanças te poderão dar essa informação correcta.
Bjcs
A minha assinatura desapareceu, dont ask me why!Sorry às madrinhas e afilhadas!
As nossas coisas - http://onossocasamento.pt/forum/inicio-desta-viage...
Olá :)
Eu tambem ando a guardar todos os recibos e tenho num mapa em excel essa informação toda, just in case.
Quando for às finanças tirar isto a limpo, deixo aqui a info completa.
Bjcs
A minha assinatura desapareceu, dont ask me why!Sorry às madrinhas e afilhadas!
As nossas coisas - http://onossocasamento.pt/forum/inicio-desta-viage...
Desculpa, mas essa tua amiga casou em 2009 e recebeu o questionário?
Acho que estou feita #o
Olá
Sim, casou no inicio de 2009 e recebeu o dito inquérito. Ela não mora em Lx, mas a ver se lhe ligo para lhe perguntar + detalhes.
Eu não sei se esta lei está ainda em vigor, mas se realmente estiver, já estou a ver que me vai calhar a mim também, apesar de estar a cortar em tudo e a fazer tudo com menos € possivel, até à data já lá vão ao ar perto de 1500€ o restaurante não temos pago ainda e fotografia não faço a minima ideia!
Às x mais vale ir ao registo e pronto! É o que as finanças nos obrigam a fazer!
Bjcs
A minha assinatura desapareceu, dont ask me why!Sorry às madrinhas e afilhadas!
As nossas coisas - http://onossocasamento.pt/forum/inicio-desta-viage...
Acabei de falar para o número verde das Finanças, e informaram-me que essa lei não foi avante e nem sequer foi legislada, que apenas tenho que preencher o IRS normal com a unica diferença no estado civil.
Será que a tua amiga apanhou uma fase ou uma zona em que estavam a experimentar a ver se a coisa "colava"? Mistério :?
Olá Vera
A sério?!?!?!?! Mas isso que acabas de dizer, é muito bom!!
Então, se a lei (quanto a mim absurda) não foi avante ou no minimo teria que haver um referendo e, não me lembro de ter existido um, como raio ela recebeu o inquérito?!?!?!
Parece-me que, como dizes "estavam a ver se colava" mas não poderiam fazer uma coisa dessas "à revelia", digo eu! Sou pouco entendida em leis.
Seja como for, hei de perguntar isso nas finanças qdo lá for e, ainda assim tirar essa história a limpo com a minha amiga. Não quero que isto me aconteça!
Bjcs
A minha assinatura desapareceu, dont ask me why!Sorry às madrinhas e afilhadas!
As nossas coisas - http://onossocasamento.pt/forum/inicio-desta-viage...
Desculpem a intromissão mas pelo que os meus noivos tem contado, essa lei funciona mais para regular os fornecedores dos casamentos do que propriamente os noivos…mas de qualquer das formas não custa pedir sempre factura de tudo e guardar tudo. Na minha opinião de fornecedor se todos pedissem facturas haveria menos fornecedores sem qualidade a baixo preço, pois não pagam os impostos devidos.
Melhores cumprimentos
Filipe Santos | www.fotofs.com
Em 2008, eu ouvi essa noticia e diziam que era para "controlar" os fornecedores dos serviços e não os noivos. Que era para ver se as quintas, fotografos, lojas de vestidos declaravam os rendimentos e que não iam controlar nem penalizar os noivos. O que é certo é que passado um tempo comecei a ouvir histórias de noivos que apanharam multas por atrasos ou por não declararem. E aqueles que declaravam até tinham que dizer os valores das prendas e quem lhe deu e muitos dados pessoais e privados.
Por causa disso e não só, pedi as facturas de tudo, até daquilo que me foi oferecido, tenho tudo guardadinho lá em casa.
O meu problema é que já casei à mais de 1 ano e nunca me pediram nada, estava com receio de um dia destes receber uma cartinha com uma multa para pagar, mas já estou mais tranquila. :D
Pelo que sei esta suposta lei, não sei se se poderá considerar uma lei ou apenas uma acção do fisco, foi criada, e bem na minha opinião, para acabar com muitos abusos por parte dos fornecedores.
Quintas que declaravam um casamento e faziam três ou quatro, fotografos que nem sequer declaravam, entre outros ramos dos 60 e muitos que vivem deste sector que andavam irregulares e que não passavam recibos aos clientes.
A meu ver, até pode resultar, pelo menos, no caso da fotografia poderá contribuir um pouco para acabar com o fotografo de vão de escada, que se vende por meia dúzia de tostões e cujo o resultado muitas vezes são autenticas desgraças fotograficas, como muitas noivas aqui no fórum já relataram pelas suas más experiências.
Pode ser que seja o inicio de uma nova era neste ecctor.
João Serra Fernandes
Em resposta à tua duvida:
- Nem todos os casais recebem esse inquérito;
- Guardar as despesas durante 5 anos, pois é o tempo em que poderão ainda enviar o inquérito para responder. Sei de um caso que após 7 anos de casados enviaram o inquérito a um casal e foram obrigados a responde-lo, a sorte deles foi que ainda não se tinham "livrado" das despesas do casamento.
- O objectivo desse inquérito é controlar os fornecedores e se nós como cidadãos cumprimos com as obrigações, exemplo de pedir a factura da compra (obrigatoriedade de pagar o IVA).
- As despesas do casamento não é para declarar no IRS. Basicamente é para serem guardados, pois poderá chegar o inquérito a qualquer momento.
- Como foi dito aqui, se responderem fora do prazo, pagam uma multa.
E basicamente é isto...
Beijo