Noivos de 2008 | O Nosso Casamento

Fotografia e Vídeo

Noivos de 2008

19 entradas / 0 novo
Última
#1 Quarta, 10/09/2008 - 00:42
Retrato de Pedro 77
Pedro 77
Visto pela última vez: 16 anos 3 meses atrás

Noivos de 2008

Olá a todos!

sou fotógrafo há já alguns anos, mas tenho direccionado os meus trabalhos mais para o campo da reportagem social e de viagens, até como forma de complementar a minha profissão.

Neste momento estou a alargar o meu portfólio aos casamentos, daí ter decidido deixar-vos esta mensagem:

até ao final do ano, fotografo os vossos casamentos (ou aniversários, ou baptizados, ou festas) sem cobrar o trabalho. O único custo associado estará apenas dependente do suporte em que pretenderem depois receber as imagens que tornam eterno o vosso dia.

No fundo, e indo de encontro ao espírito deste site, ajudamo-nos mutuamente :)

[email protected]

obrigado e felicidades!

Pedro

Sexta, 12/09/2008 - 10:01
Retrato de Global Foto
Global Foto
Visto pela última vez: 10 anos 9 meses atrás

Tal como eu tenho dito a muitos noivos, aqui está!!!
Ha gente a trabalhar à BORLAAAA!!!! Yupiiiiiiiiii...

O Desespero é tal que daqui a uns dia vão encontrar um, ou talvez mesmo este, que vem cá dizer que paga para vos fazer o trabalho!!!! Não é fantastico????

...ao que isto chegou!!!

Sexta, 12/09/2008 - 15:55
Retrato de Provideo
Provideo
Visto pela última vez: 4 meses 1 semana atrás

É com alguma tristeza que vejo este anuncio,mas o que é verdade é que nós os Fotografos Profissionais é que pagamos
as contas destes senhores dito fotografos,onde vamos parar,desta maneira só falta mesmo o que o Global Foto disse sernos nós a pagar para fazer o evento e se gostar das fotos paga se não gostar deixe estar foi um prazer tirar fotografias e perder 14 Horas nesse dia.....

Sexta, 12/09/2008 - 18:45
Retrato de Manuel Batista
Manuel Batista
Visto pela última vez: 10 anos 3 meses atrás

Estes anúncios é a vergonha para muitos da area da fotografia.
Das duas uma ou é mau profissional e estão desesperados ou
estão a gozar com quem trabalha e recebe o justo pelo seu trabalho.
Como é possível fazer o evento e dar a escolher ao cliente se quer pagar ou não pelo trabalho depois deste estar feito.
Como diz o colega da Global Foto estamos no evento cerca de 14 horas mais o trabalho depois no estúdio a rectificar os ficheiros e isto tudo para o cliente possivelmente escolher meia dúzia de fotos

Desculpem alguma coisa mas assim mas vale ficar em casa com a família que se ganha mais.

Manuel Batista
www.sonyfoto.com.pt

Sábado, 13/09/2008 - 01:22
Retrato de Pedro 77
Pedro 77

Boa noite,

confesso que fiquei surpreso com estas mensagens. E não estou a ser irónico.

Então vejamos. Para vossa informação, sou fotógrafo profissional desde 2001, tendo feito a formação na Etic, primeiro em fotografia profissional, depois em fotojornalismo. Isto, depois de durante quatro anos ter queimado as pestanas a licenciar-me em jornalismo, na Universidade Nova de Lisboa (pois, tive boas notas e entrei). No fundo, tenho bases que muitos, quem sabe vocês, até gostavam de ter.

Acontece que, nestes quase oito anos, a fotografia que fiz foi direccionada para uma área que não a dos casamentos. Agora que criei a minha própria empresa, onde os casamentos terão papel preponderante, acham assim tão estranho pretender acrescentar ao portfólio fotografias de casamentos? Ou será que, sendo eu fotógrafo, devia contratar-vos para trabalharem comigo?

A vergonha é não cobrar o trabalho? Meus caros, ao que vocês chamam vergonha eu chamo ser racional e justo, pois neste momento o que eu quero é mesmo fotografar o mais possivel casamentos para poder mostrar o trabalho que faço.

Não sei se é melhor ou pior que o vosso, mas para quem diz que eu estou desesperado, vir aqui apontar o dedo não me parece mais do que ter medo da concorrência. Por acaso, quando casei há um ano, não fizeram parte dos fotógrafos com quem agendei reuniões para ver trabalhos e fazer orçamentos, mas posso dizer-vos que vi trabalhos que, isso sim, era uma vergonha. Cheguei a comentar com a minha noiva, agora mulher, "aquilo faço eu com uma descartável".

Vemo-nos por aí. Quem sabe se em algum casamento...

Bom trabalho
Pedro

Sábado, 13/09/2008 - 11:25
Retrato de Provideo
Provideo
Visto pela última vez: 4 meses 1 semana atrás

Bom dia,em primeiro lugar ninguem pôs em causa a sua carreira,e que não pode aumentar o seu portfólio,pode e deve aumentar o problema é que o Pedro está a oferecer o seu trabalho e isso no meu entender é
concorrencia deslial para os seus colegas,deixe esse tipo de publicidade para os paraquedistas que são muitos.
Pedro se tem um bom serviço em fotografia e video espere
que seja os noivos a procurar o seu trabalho e não o pedro a oferecer-lho,porque uma coisa é sernos procurados e outra
é nós oferecer os nossos serviços.
Espero que compreenda o meu comentario anterior e o dos colegas.
Bons trabalhos e Felicidades

Terça, 16/09/2008 - 14:18
Retrato de Global Foto
Global Foto

Eu já nem digo vergonha, o que este senhor vem aqui anunciar é prostituição fotográfica!
Eu até gostava de saber o que é que tem a ver a faculdade com a reportagem de um evento como um casamento!!!
O talento não se compra na faculdade, ou se tem ou não se tem…

Ao contrario do que pensa, nós fotógrafos da zona do Porto, conhecemo-nos praticamente todos e cooperamos uns com os outros, ajudamo-nos mutuamente e não fazemos concorrência desleal uns aos outros.

Das duas uma, ou alguém lhe disse que fotografar casamentos dava dinheiro e o Pedro como não se safa com o seu actual trabalho resolveu mudar de ramo, ou o Pedro não anda bom da cabeça para querer ganhar dinheiro e fotografar de borla só para dizer que já fez alguma coisa.

Eu também sou fotojornalista e ao contrário de si, não me queria meter em casamentos. Algumas pessoas, conhecedoras do meu trabalho quase me obrigaram a ter de fazer esse tipo de reportagens e depois uns dizem aos outros e depois mais, e mais... Para que sabia, não é preciso prostituir-se para ter trabalho. Se é assim tão bom com diz, as coisas aparecem naturalmente!

Ontem, numa das muitas reuniões que tenho com noivos falei do seu caso. Disse-lhes o meu preço e que se quiserem de borla para falarem consigo. Mais, disse que bem conversadinho e só para dizer que conseguiu fazer um casamento até lhes paga para fazer a reportagem...

O Pedro deve é andar a brincar comigo e com todos estes colegas que ao verem anúncios como o seu, só dá vontade de chorar de tanta vergonha por ver a nossa profissão a ser tão mal tratada e banalizada de tal forma que mais parece que fazer um serviço de tanta responsabilidade é a mesma coisa que carregar sacos de batatas!
Trabalha-se de 14 a 18 horas seguidas, onde se perde dias e dias a calibrar imagens, a maquetizar, a editar para depois: Tomem lá, foi um prazer estar no vosso casamento.

Será que somos todos estúpidos e você o único inteligente?

Eu de borla deito-me ao Sol, e dou uns mergulhos na minha piscina privada que consegui com o lucro dos casamentos, que de Verão é bom melhor que andar a trabalhar como um preto debaixo de, muitas vezes temperaturas de 40 Graus!

Você não nos faz concorrência, você envergonha-nos!

Com os melhores cumprimentos,
Tomás Paulo
(GLOBAL FOTO)

www.globalfoto.pt.to

Terça, 16/09/2008 - 15:19
Retrato de Pedro 77
Pedro 77

Boa tarde a todos,
tanta porrada que aqui o Pedro está a levar, hein?

Bem, como devem calcular não vou manter esta troca de galhardetes, mas também não posso colocar um ponto final na mesma sem sequer despedir-me. Seria, no mínimo, uma enorme falta de respeito da minha parte e, diga-se, de faltas de respeito está este tópico cheio (ou não, ou não).

Estimado Luís Santos,
agradeço a sua mensagem, mas não concordo com ela. Sabe, já tive pessoas ao meu lado a trabalhar de borla. Dei até formação a algumas delas, mas nunca senti o meu lugar em causa por uma simples razão: se o que fazes for realmente bem feito e se a empresa para a qual trabalhas tiver interesse em estar no topo, não vão prescindir de ti. É um pensamento meu. Pode estar certo ou errado.

Caro Pedro,
se tivesse lido a minha mensagem com mais atenção em vez de ter ido a correr "mandar uma posta de pescada", teria visto que a mesma só era válida até ao final de 2008. Logo, para o ano já não vou poder ajudá-lo.

Tomás Paulo,
um tão pomposo nome não deveria ser acompanhado por palavras tão agressivas, muitas delas podendo tornar-se ofensivas se o meu espírito fosse mais susceptível (ou se eu levasse para o campo das questões raciais a iluminada expressão "trabalhar como um preto").
Agradeço imenso ter falado em mim aos noivos com quem se reuniu, mas espero que tenha tido o cuidado de informá-los que as minhas condições terminam no final do ano.
Sabe, caro Tomás Paulo, eu até pensei terminar isto de forma civilizada, mas ao ler o que escreveu é praticamente impossível.
Assim sendo, e já que falou em vontade de chorar, tenho a dizer-lhe que ainda tenho os olhos meio toldados de tanta lágrima que deles brotou ao ver o seu portfólio. Como o Sr. tão bem diz no início da sua prosa, "o talento não se compra na faculdade. Ou se tem ou não se tem…"

Cordialmente
Pedro

p.s. - estão à vontade para continuar a fazer crescer este tópico. Eu, de quando em vez, venho cá dar uma espreitadela para rir-me um bocado. Mas prometo não dizer nada.

Terça, 16/09/2008 - 16:07
Retrato de Global Foto
Global Foto

Olhe Pedro, de facto o melhor é mesmo acabar com isto. Ainda bem que chorou com o meu Portfólio! É bom sinal, é sinal que o viu! Agora o seu nem existe.
O que existe em si é uma grande dôr do cotovelo que nem tem nada para mostrar. Eu já fiz mais de 500 casamentos e os meus clientes muitas vezes choram é de felicidade ao verem o trabalho que lhes entrego.
Nunca me ofereci a ninguem, mt menos de borla!
Isso sim, é isso que conta.

Ja tive algumas 1ªs paginas em Revistas famosas como a CARAS e a FLASH e nem foi por isso que deixei de ser o mesmo, agora o Pedro pode sempre imprimir umas fotos aqui dos colegas, mostrar e dizer que são suas! Que acha?

Tomás Paulo
(GLOBAL FOTO)

www.globalfoto.pt.to

Quinta, 18/09/2008 - 01:25
Retrato de Patricia Raposo
Patricia Raposo
Visto pela última vez: 16 anos 2 meses atrás

Pedro, esta polémica é absolutamente ridícula, posso dizer-te que já passei exactamente pelo mesmo e tens todo o meu apoio.
No início de 2008 lembrei-me de me juntar com dois colegas da faculdade (tirámos Direcção de Fotografia para Cinema na Estc)e começar a fotografar casamentos, não só porque poderia ser um bom negócio (não sejamos hipócritas) mas também porque é um evento com imeeeeeenso potencial artístico e para nós, que amamos fotografia enquanto ARTE, seria a conjugação perfeita. Problema: tinhamos portfolio, mas não de casamentos e seria fundamental ter material para mostrar. Não que precisássemos de provar que sabemos fotografar mas porque se trata de uma linguagem muito específica e era necessario dar confiança aos futuros noivos/clientes.
O que é que eu fiz? Coloquei um anúncio neste forum a propor exactamente o mesmo, casais que estivessem dispostos a ajudar-nos a construir portfolio e em troca não cobraríamos nada. Foi um risco, sim, mas foi, acima de tudo, uma oportunidade para todos. E valeu a pena.
Posso dizer-te que recebemos dezenas e dezenas de respostas, tantas que tivemos de fazer uma selecção super exaustiva. Recebi o mesmo tipo de críticas, "ah e tal concorrência desleal..." O QUÊ?? Qual concorrencia?? Nós estávamos a c-o-m-e-ç-a-r, foi um investimento que fizémos e nunca nos passou pla cabeça "roubar" tabalho a ninguém!
Hoje posso dizer-te que que já temos muitos clientes que irão pagar pelos nossos serviços, que elogiaram a nossa atitude e que vieram ter connosco porque o valor do nosso trabalho falou mais alto.
Continua, com confiança e sem medos, porque se és bom irás vingar sempre e, meus queridos, há espaço para todos desde que o que prevaleça seja A QUALIDADE.
Visita o nosso portfolio criado nas condições que te falei.
www.factorfiltro.com

Um beijinho,

Patrícia

Quinta, 18/09/2008 - 01:45
Patricia Raposo

Sr Tomás Paulo, perdoe-me por favor, mas após dar uma vista d'olhos plo seu site não consigo evitar:

1º Mandamento: Não invocarás Stanley Kubrick em vão.

Um grande bem haja e haja saúde.

Quinta, 18/09/2008 - 16:21
Retrato de Global Foto
Global Foto

Completamente perdoada, perdoe-me dizer-lhe que a minha politica de trabalho não tem nada a ver com a sua!
Nem tem, nem tem de ter, porque eu nunca fiz nada de borla.
Deixe-me descordar consigo quando disse que o facto de terem feito aqueles trabalhos "grátis" não roubaram os clientes aos outros.
Tanto roubaram que não faltaram "tesos" a queres o vosso trabalho. Mal ou bem era grátis e caso o trabalho desse "barraca" não lhes podiam exigir nada, não é?
Por mim está tudo bem, eu só fotográfo um por dia e chego a ter 4 pedidos para o mesmo dia, já tenho trabalho para dar e vender, não preciso de andar a apanhar as migalhinhas...
Pelo menos gostei da sua sinceridade. Tirou um curso mas como os rendimentos do curso não dá nem pra sopa, viraram-se para os casamentos que é mais rentável. Correctíssimo e completamente de acordo.
Existe trabalho para toda a gente, e quem é bom, não precisa de usar esses métodos, só para dizer que tem Portfólio! As coisas acontecem de forma natural...

E já que tem um curso de faculdade e tudo, acho que teria muito sucesso como directora de fotografia e a trabalhar com esse grande mito do cinema, realizador, "MANUEL CHILOMBO".

Tomás Paulo
(GLOBAL FOTO)

www.globalfoto.pt.to

Quinta, 18/09/2008 - 20:15
Patricia Raposo

Sr. Engenheiro, por uma questão de preservação da minha imagem não vou prolongar nem alimentar esta polémica.

Um grande 2009 para todos os colegas, para aqueles cuja motivação é ter casa com piscina e para os outros que amam a Fotografia e querem elevar o nível artístico deste estilo.

Segunda, 22/09/2008 - 16:02
Retrato de Lamarts Fotografia e Video
Lamarts Fotogra...
Visto pela última vez: 6 anos 5 meses atrás

Dá vontade de rir , trabalho em fotografia á 10 anos, sigo os passos do meu pai, abri loja em Dezembro de 2007 e posso dar me ao luxo de dizer que marquei casamentos este ano com o portefólio de ESTÚDIO que entretanto expus na loja, ja tenho bastantes casamentos para o ano graças á qualidade que temos demonstrado,tudo isto só para dizer que não precisei de oferecer o meu trabalho de antes, durante e depois do Casamento a ninguém, abraços a todos e viva os fotógrafos que nasceram para a arte de fotografar e não a encontraram nos livros.

Segunda, 22/09/2008 - 17:45
Retrato de Jose Barradas
Jose Barradas
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás

Bom, em primeiro lugar uma breve apresentação: trabalho em fotografia ha mais de 10 anos, e sempre trabalhei mais na area de eventos e sobertudo fotojornalismo, ha cerca de um ano e pouco decidi enveredar tambem pela area da reportagem de casamentos. Foi juntar o gosto pela reportagem com a area da fotografia digital e edição de albuns digitais que eu gosto particularmente de fazer.
Sinceramente nunca fiz um unico casamento de borla, mesmo quando precisei (e ainda preciso), de imagens para aumentar o meu portfolio. Concordo de certa forma com a indignação da GlobalPhoto. Também nao posso deixar de dar alguma razao a Pedro77 pelo facto de querer aumentar o seu portfolio o que lhe permitira angariar de futuro (desta forma num futuro mto proximo) muito mais clientes. Eu proprio coloquei essa questão (e por vezes ainda coloco)de fazer alguns casamentos de borla, quando decidi dedicar-me aos casamentos, so com o proposito de aumentar o meu portfolio, embora nao o tenha feito. Não o fiz por varias razoes, a primeira porque penso que se consegue aumentar o portfolio trabalhando com outros fotografos e fazendo tambem casamentos pagos. Mas a principal razão é porque penso que há que haver algum bom senso e algumas "regras", sobretudo em mercados onde essas regras não existem, como caso da fotografia de casamentos, todos sabemos que é um mercado que não esta regulamentado, qualuqer pessoa pode ser fotografo de casamentos desde que possua uma camara fotografica. Agora Pedro77, pense da seguinte forma...e se para o ano 2009 no primneiro meio ano houver um numero significativo de fotografos que se lembrem de oferecer reportagens de casamentos? e que esses fotografos consigam fazer a grande maioria dos casamentos que ocorrem durante o primeiro semestre do ano de forma gratuita, então o seu projecto de conseguir fazer um portfolio para no proximo ano ja ter clientes pagos nao teria servido de muito...
Quero com isto dizer que num mercado onde as regras, normas e regulamentações nao existem temos de ser nós proprios a faze-lo e a pensá-lo, se não for assim, abriremos brechas que cada vez serão maiores, estando dessa forma a contribuir para arruinar um mercado e a nossa propria forma de subsistencia. Penso que com o tempo a qualidade e o profissionalismo acaba semrpe por prevalecer e ser o maior trunfo.
Um abraço, e bom trabalho para todos.

Segunda, 22/09/2008 - 21:19
Patricia Raposo

Caros colegas, por falar em talento, qual é para vocês o melhor fotógrafo de casamentos do mundo?

Eu voto no britânico Jeff Ascough.

Mais opiniões? :)

Segunda, 22/09/2008 - 23:49
Retrato de DigitalFoto
DigitalFoto
Visto pela última vez: 11 anos 7 meses atrás

Parabéns pelo seu trabalho. Tem olho, de quem vê com a alma.

Partilho do seu voto - Jeff Ascough.

Miguel Linhares
DigitalFoto - Braga

http://web.mac.com/digitalfoto.pt

Terça, 23/09/2008 - 00:09
Retrato de Miguel Apolinário
Miguel Apolinário
Visto pela última vez: 12 anos 1 mês atrás

A questão não é fazer trabalho de borla, ou se tem este ou aquele curso, se estamos aqui é porque somos todos profissionais qualificados, eu proprio já fiz trabalho de borla em inicio de carreira, não é de todo descabido!!

O problema é estar a faze-lo aqui...

www.miguelapolinario.com

Terça, 23/09/2008 - 01:07
Retrato de Pedro 77
Pedro 77

só queria dizer-te duas coisas: obrigado por fazeres um esforço para compreender a minha posição; parabéns pelo teu (vosso) trabalho, capaz de misturar linguagem fotográfica com cinematográfica (e não, não estou a falar de duplas maravilha em que o pai fotografa e o filho filma as pessoas a comerem :)

beijos e até qualquer dia
Pedro