**NOIVA** | O Nosso Casamento

Fórum geral

**NOIVA**

33 entradas / 0 novo
Última
#1 Sexta, 02/01/2015 - 10:48
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

**NOIVA**

Olá a todas :D ,

estou noiva há pouco mais de 24 horas 8> .
Fui pedida em casamento em pleno fogo de artifício, preparado pelo meu namorado (que estava uma pilha duracel de nervos).

Faço a pergunta que todas de vós já fizeram ou estão a fazer...E AGOOOOORAAAA!!!???!? :SS

Sei bem que só pretendemos casar para 2016, até porque, da maneira como eu sou e pela área profissional e, como tal, pouca disponibilidade do meu - ai cruzes, :D é agora... NOIVO, considerámos que para este ano seria muito em cima do joelho, talvez não tivéssemos a disponibilidade da quinta que quiséssemos e, para ser um ano, casaríamos no inverno (que é algo que não queremos), por isso, ficará para o início do verão de 2016.

Ideias...é claro que já tenho ainda bem antes do noivo pensar no pedido.

Conto convosco para trocar ideias, ler conselhos e sugestões, afinal, um casamento leva algum tempo a preparar, envolve algum stress e contactos e passa-se num instante e acredito que após o casamento, há sempre alguma coisa que quiséssemos ter feito diferente ou que gostássemos que tivesse corrido de forma diferente ou talvez quiséssemos ter aproveitado/usufruído.

Relativamente ao lindo pedido, foi romântico, o meu ex-namorado (ahahah)estava nervoso mas preparou tudo e, lá está, tal como falei em cima, não conseguiu fazer como tinha planeado e hoje faria coisas um pouco diferentes, segundo me disse, mas, não seria o mesmo!!!
O meu anel é lindo, simples, elegante e confortável (o rapaz foi a este pormenor) mas está largo...por isso, lá terei que ficar sem ele para que seja ajustado.

Vou contando coisinhas e perguntando outras tantas...
obrigada,

Beijinhos.

Sexta, 02/01/2015 - 12:16
Retrato de Mel Maia
Mel Maia
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 4 meses atrás
Desde: 31.08.2014 - 07:01

Parabéns pelo noivado!!!
Tens bastante tempo para planear tudo ao pormenor.. agora as quintas quase que fazem tudo o web poupa muito trabalho.. Eu sou super desleixada e caso daqui a sete meses e ainda pouco fiz lol

Sexta, 02/01/2015 - 13:34
Retrato de Magda Rocha
Magda Rocha
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 1 mês atrás
Desde: 18.01.2014 - 20:38

Parabéns pelo noivado!!!

Tens bastante tempo, mas preparar as coisas desde cedo tem as suas vantagens!

Bons preparativos e se precisares de alguma coisa dispõe. :)

Beijinhos :*

Sexta, 02/01/2015 - 13:34
Retrato de cponte
cponte
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 1 mês atrás
Desde: 17.03.2014 - 17:15

Muitos parabéns pelo noivado!!!

Tenho uma amiga que também vai casar em 2016 mas já marcou duas reuniões super importantes (pelo menos cá nos Açores onde tudo é limitado): o fotógrafo e o espaço. O resto ela vai fazer com calma.
Aconselho-te a ires juntando ideias. Define a data e a partir daí, podes ir visitando alguns espaços, contactando alguns fornecedores, só para ficares com uma ideia dos preços. Mais um conselho que te dou: se fores casar na Igreja, procura o Padre para fazeres o CPM. É cedo, mas o Curso não tem validade. Pode que quando for acontecer neste ano vocês tenham disponibilidade e mais para a frente já não. E sabes, essa cena é mesmo obrigatória! Essa minha amiga fez o CPM no inicio de 2014 e só casa em 2016, mas é menos uma coisa que ela terá que fazer.
São estes os conselhos que te posso dar.
Bons preparativos noivinha :D

Sexta, 02/01/2015 - 13:57
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

Olá Mel Maia,

Obrigada!!
Também acho que tenho tempo, não sei é o timing das coisas e quanto tempo levam a ser planadas e decididas, principalmente para quem ainda não tem nada.

Aliás, não sei como se controla o nervosismo. Só estou noiva há pouco mais de 24horas e já sinto coisas no estômago.

Lol se calhar o melhor é perguntar-te o que já tens feito.

Sexta, 02/01/2015 - 13:58
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

Olá Magda,

Obrigada!
Hei-de precisar com certeza, estou a 0's apesar das ideias que já tive, afinal ideias temos muitas, conseguir passá-las para a prática é que é mais difícil.

Sexta, 02/01/2015 - 14:14
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

olá!!

Cruzes e tu casas daqui a 4 meses?? Ainda não deste cabo dos nervos...opá as meninas que dizem que não ficam nervosas que me desculpem, mas eu não sei como é que conseguem. Eu já me sinto nervosa só de pensar.

Sabes-me dizer as quintas permitem que se reserve uma data, só de boca? Ou seja, nós podemos ir ver algumas quintas, reservar o dia (para não o ocuparem) e decidir mais tarde? Sabes-me dizer como se processa essas negociações com as quintas?

Beijinhos e obrigada

Sexta, 02/01/2015 - 14:19
Retrato de Mel Maia
Mel Maia
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 4 meses atrás
Desde: 31.08.2014 - 07:01

Digo-te desde que fiquei noiva minha vida mudou 180 graus..estava em lisboa acabar a licenciatura..vim para o porto trabalhar, num mes arranjei casa, mobilei e marquei quinta, fotografo,coro,igreja..E fiquei-me por ai lool
fiquei esgotada psicologicamente, desd ai nao peguei em mais nada..o meu noivo e que anda acabar os convites..de resto nao tenho mais nada..vou ver o vestido dia 7.
As primeiras coisas a preparar é mesmo marcar a quinta primeiro, depois a igreja e o fotografo.
A minha quinta faz quase tudo, animaçao COM DJ,babysitter,palhaço, decoraçao, marcadores, protocolo da igreja,bolo , fogo..ou seja basicamente nao tenho que fazer nada. O que é optimo :)
onde vais casar?

Sexta, 02/01/2015 - 14:51
Retrato de cponte
cponte
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 1 mês atrás
Desde: 17.03.2014 - 17:15

LOL Sou sincera, não estou nervosa a pontos de não conseguir comer ou dormir, por exemplo, mas já tenho alguma dificuldade em fechar os olhos quando caio na cama.

Fiquei nervosa ao longo do tempo com alguns pormenores. Quando comprei o vestido, quando tive que decidir o bolo, quando falei com a decoradora, quando convidamos os padrinhos. Quando encomendei os sapatos, Jesus! Ainda hoje não sei se fiz a escolha certa loool Quando casamos a civil, aí sim! Quando a sra. perguntou: Diogo, aceitas casar com Cristina... ia morrendo!!! loool Mas estou calma.

Tenho uma série de coisas feitas, falta-me umas quantas. Vestido, sapatos, liga, bolo, fotografo, restaurante, grupo coral, padre, convites, decoradora, bouquet para atirar às solteiras: já está!
Falta: langerie, acessórios (aplique para o cabelo, brincos, pulseira, véu, bolero), convites dos pais e padrinhos (estou fazendo neste momento), caixinhas para as lembranças, caixinhas para os docinhos miúdos, forrar a caixa para as ofertas, adiantar o placar e os marcadores de mesa, confirmar o DJ, escolher as leituras e as musicas do casamento, fazer uma alteração no porta-alianças...

Agora que fiz esta lista, começaram as borboletas no estomago :D

Sobre a reserva do espaço. Cá normalmente fazem assim: fazes uma pré-reserva. Não pagas nada. Se aparecer alguém interessado naquele espaço para o mesmo dia que tu, ligam-te e tens que ir oficializar a reserva pagando uma percentagem. Essa percentagem baseia-se no numero de convidados que terás e no preço por pessoa. Por exemplo, tens 100 pessoas e o prato que escolhes é de 50 euros. No total vais pagar 5000 euros. Cá, eles pedem por exemplo 10 a 20% deste valor no ato da reserva. Claro que os valores serão ajustados no fim, porque a 1 ano do casamento, não tens as respostas dos convidados. Ainda nem os convidaste sequer lol No meu caso, escolhi um restaurante. Eles só tratam de fazer a comida e por as mesas. Decoração e Animação tive que contratar outras pessoas.

Qualquer dúvida que possas ter, minha querida, é só dizer.

Sexta, 02/01/2015 - 15:04
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

LOL ao menos tens a quinta e igreja tratados, isso já é certo.
Casaremos em Mafra, a quinta será algures à volta. Não sei se vá marcando já visitas ou se deixe mais para a primavera..agora no Inverno há espaços exteriores da quinta que não se vê como estarão na altura, seja flores etc.
Fico sem saber se ir ver quintas já se não é demasiado cedo.
Além de que, os meus pais nunca casaram ninguém, nem mesmo afilhados ainda, por isso, não sei se eles têm noção dos custos de um casamento. Não quero que eles se sintam obrigados a despesas mas não sei o custo de uma quinta etc.

Sexta, 02/01/2015 - 15:09
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

Opá o meu sistema nervoso é potente, eu sei que não conseguirei estar calma no dia do casamento, por isso admiro-me com as noivas cujos registos que leio e que dizem que não estavam nada de nada nervosas, que fizeram tudo calmamente no dia do casamento etc.

É tanta coisa :SS

Obrigada!

Sexta, 02/01/2015 - 15:26
Retrato de cponte
cponte
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 1 mês atrás
Desde: 17.03.2014 - 17:15

Olha, aguarda mais um pouco então para começares a procurar. Aconselho-te a decidires a quinta até Abril porque daí para a frente fica muito complicado. Ires ver não tem mal algum. Finais de Fevereiro começas a marcar visitas. Quando encontrares a tal, fazes a pré-reserva e falas com os teus pais. Preparas-lhes para quando tiveres que lhes pedir para sacar da carteira.

Eu fiz assim e a minha irmã quando casou também: pagamos nós a reserva e dissemos aos nossos pais que estava paga. No final do casamento, quando eles forem pagar a conta, dão-nos a parte que nós adiantamos e pagam o resto ao restaurante. A minha irmã fez o mesmo e resultou muito bem para todos. Mas pode até que tu e o teu noivo não estejam preparados para isso... Mas tudo se fala. É uma questão de ires conversando com os teus pais.

Se eles nunca casaram ninguém, tens que ser tu a preparar o terreno. O assunto do vosso casamento vai surgir muitas vezes nos próximos dias, vais ver. Numa dessas conversas dizes que te vais começar a informar sobre as quintas. Aí vez o que eles te dizem.

Beijocas!

Sexta, 02/01/2015 - 18:53
Retrato de Magda Rocha
Magda Rocha
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 1 mês atrás
Desde: 18.01.2014 - 20:38

Olá de novo! ;)

Já li os comentários e já vi que os nervos andam por aqui em relação aos preparativos.

Aconselho-te, já que és ansiosa, a fazeres uma lista de convidados (que deve ser o mais completa possível, para as alterações que poderás ter de fazer, não alterarem muito o teu orçamento - ou seja, o valor ser mais alto, para baixo não é problema! ;) ).

Depois fazes uma lista com as coisas que precisas e/ou queres para o casamento e quanto queres gastar por cada item, exemplo:

- Vestido/Fato
- Sapatos para os dois
- Lingerie de noiva e roupa interior para o noivo
- Acessórios para os dois
- Convites, ementas, placard, marcadores de mesa, livro de honra/árvore digital
- Lembranças
- Alianças e respetivo suporte
- Transporte de noivos
- Coro para cerimónia (religiosa ou civil)
- Animação da Quinta (adultos e crianças)
- Fogo de artifício
- Quinta
- Fotógrafo
- Noite Núpcias
- Lua-de-mel

Bem isto foi o que me lembrei, e não está por prioridades!
Há coisas que podes não querer fazer/ter.

Se quiseres ver no meu cantinho o que já tenho estás à vontade! Eu também só caso em 2016, mas já tenho muita coisa.

Preferi fazer o orçamento, procurar os fornecedores e reservar à medida que ia encontrando o que queria ao preço que podia pagar. E isso deixou-me mais tranquila para aproveitar melhor esta fase que é tão bonita. :)

Por isso, pedi orçamentos, pesquisei opiniões sobre quem hipoteticamente iria contratar e depois decidi. ;) E em 6 meses tratei dos assuntos mais importantes.

Boa sorte, tenta relaxar (eu sei que falar é mais fácil), mas eu também sou muito nervosa e o casamento é uma coisa que não me tem dado cabo dos nervos, por isso, é possível manter a calma.

Vais ver que vai ser uma fase linda e vais acalmar assim que começares a ver as coisas a tomar forma. E depois só serão nervos dos bons, mais do género "nunca mais chega o dia", que é o que se passa comigo. :p

Desculpa o texto longo, mas não consigo evitar...

Conta com todas as noivas para te ajudarem, estamos cá para isso mesmo.

Beijinhos :*

Sexta, 02/01/2015 - 20:39
Retrato de Mel Maia
Mel Maia
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 4 meses atrás
Desde: 31.08.2014 - 07:01

Há quintas para todos os bolsos, desde 60 euros a 100 e tal euros.. depende do menu que escolhas e o que tem incluido...
Podes marcar para a primavera e começar a ver ;)
A minha comparada a outras que vi ficou em conta visto ao que ja tem incluído ronda os 90 euros por pessoa.
Aconselho que a quinta seja de facil acesso e perto da igreja, porque ja fui a alguns casamentos e os convidados perderam-se lol incluindo eu lool

Sábado, 03/01/2015 - 11:41
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

Olá!

Obrigada por todas as informações e sim, o nervosismo já é muito inclusivamente em relação ao dia do casamento. Eu sempre fui uma pessoa mais para o tímido e o meu noivo tem uma família e amigos que totalizam umas 300 pessoas.

Mas tenho a certeza de uma coisa até por aquilo que já li neste fórum...quer gozar estes preparativos e aproveitar o nosso dia, afinal, é apenas 1.

Beijinhos

Sábado, 03/01/2015 - 11:48
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

Já agora, meninas casadas ou noivas, conseguem dizer-me, mais ou menos, uma média de orçamento para as coisas que normalmente são necessárias, tipo vestido, convites, placard, quinta, etc...é que não faço a mais pequena ideia se os valores são altos ou adequados.

Sei que os valores dependem de inúmeros factores tais como quantidade de convidados etc, mas e tal como já me aconselharam ;), para eu estruturar um orçamento, precisava da vossa ajuda para ter noção do que pensar mais ou menos.

Beijinhos e obrigada.

Sábado, 03/01/2015 - 13:59
Retrato de Pedro Filipe Fotografia
Pedro Filipe Fo...
Offline
Visto pela última vez: 1 ano 1 mês atrás
Desde: 06.06.2013 - 20:36

Boa tarde.
Convido-a a visitar o meu trabalho.

Se gostar, terei todo o gosto em lhe fornecer o meu preçário para o ano de 2015.

www.pedrofilipe.pt
www.facebook.com/pedrofilipefotografia

Cumprimentos,
Pedro Filipe Fotografia.

Sábado, 03/01/2015 - 14:02
Retrato de luazzinha
luazzinha
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 9 meses atrás
Desde: 19.03.2009 - 17:13

Parabéns pelo noivado :) neste forum vais encontrar toda a ajuda que precisas :)
desde já convido te a visitar o meu blog e facebook para conheceres o meu trabalho :)
beijinhos e felicidades

Sábado, 03/01/2015 - 21:37
Retrato de Magda Rocha
Magda Rocha
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 1 mês atrás
Desde: 18.01.2014 - 20:38

Olá :)

Tomei a liberdade de responder ao teu pedido de ajuda sobre quanto poderá ficar cada elemento do casamento. Por isso usei a lista que tinha colocado no post anterior e à frente vou colocar os valores considerados razoáveis e/ou o que mais se encontra:

- Vestido/Fato (1000€ e 800€)
- Sapatos para os dois (15€ a 200€)
- Lingerie de noiva e roupa interior para o noivo (15€ a 100€)
- Acessórios para os dois (80€)
- Convites, ementas, placard, marcadores de mesa, livro de honra/árvore digital (de 20€ a 150€)
- Lembranças (1€ +-)
- Alianças e respetivo suporte (300€ a 600€)
- Transporte de noivos (350€ a 500€)
- Coro para cerimónia (religiosa ou civil) (100€ a 800€)
- Animação da Quinta (adultos e crianças) (500€ a 900€)
- Fogo de artifício (100€)
- Quinta (45€ a 85€ por pessoa)
- Fotógrafo (500€ a 1200€)
- Noite Núpcias (70€ a 350€)
- Lua-de-mel (2500€).

Mas lá está, depende muito do que escolheres, quem escolheres, quando escolheres e se há coisas que és tu a fazer (há situações em que compensa outras que não).

Espero ter ajudado. ;)

Beijinhos :*

Segunda, 05/01/2015 - 00:00
Retrato de Sonynha
Sonynha
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 3 meses atrás
Desde: 28.09.2014 - 15:22

ola qerida eu tambem caso em 2016 eheheh parabens pelo noivado =)
eu ja tenho quinta pre reservada e o fotografo tambem. a animaçao tambem ja esta tratada.
convites ja escolhi e vestido tambem =) se precisares de ajuda diz
beijinho

Segunda, 05/01/2015 - 00:00
Retrato de Sonynha
Sonynha
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 3 meses atrás
Desde: 28.09.2014 - 15:22

ola qerida eu tambem caso em 2016 eheheh parabens pelo noivado =)
eu ja tenho quinta pre reservada e o fotografo tambem. a animaçao tambem ja esta tratada.
convites ja escolhi e vestido tambem =) se precisares de ajuda diz
beijinho

Terça, 06/01/2015 - 14:29
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

Olá Sonynha,

opá és brutal...e eu aqui com receios de ser cedo lol

Vou precisar de certeza...tu já estás toda despachada :D

Beijinho

Terça, 06/01/2015 - 14:31
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

Olá Magda,

obrigada, já ajuda bastante...ao menos temos uma noção se os orçamentos que nos derem estão dentro ou muito fora dos valores normalmente praticados.

Agora é só começar a pedir orçamentos para as ideias que já tivemos ;)

Quarta, 07/01/2015 - 15:11
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

Boa tarde a todas!!!

Alguém me sabe informar dos procedimentos para agendamento de casamento na igreja? Temos que nso dirigir onde?

Beijinhos

Quarta, 07/01/2015 - 15:16
Retrato de Magda Rocha
Magda Rocha
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 1 mês atrás
Desde: 18.01.2014 - 20:38

Olá :)

Dirige-te à secretaria da Igreja e pede lá todas as informações de que precisas. ;)

Beijinhos :*

Quinta, 08/01/2015 - 12:52
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

Olá!!

Contactei ontem a Paróquia e disseram-me que a agenda para os casamentos de 2016 só abre em Setembro deste ano.
Pergunto eu, não poderá ser um pouco em cima, tendo em conta que pretendo casar antes do verão?
Como trabalho com as Quintas se não sei se vou ter a data que quero disponível, afinal se a agenda abre para mim, abre para os restantes casais, e a hora que preferíamos?

:(

Quinta, 08/01/2015 - 13:51
Retrato de cponte
cponte
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 1 mês atrás
Desde: 17.03.2014 - 17:15

Olá! Tens toda a razão. No teu lugar ia lá pessoalmente e tentava falar diretamente com o Padre. Mesmo que a agenda só abra em Setembro, precisas de uma certeza! Vai lá e pergunta se podem pelo menos tomar nota da data, porque de outra forma, como poderás contratar os serviços que necessitas?

No meu caso, o Padre ainda não tinha agenda para 2015 mas no final da sua minuscula agenda de 2014 ele estava a tomar nota de todos os pedidos. Aliás, quando lhe disse a data que pretendia, ele foi lá confirmar se o meu dia ainda estava disponível. E disse-me de vez quando devia voltar lá para tratar do processo de casamento.

Boa sorte querida.
Beijinhos

Quinta, 08/01/2015 - 14:02
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

Obrigada cponte, opá fiquei um pouco preocupada com isto.
É que de Setembro a Maio são 6 meses e não sei se encontrarei outra igreja em tão pouco tempo caso cheguem casais primeiro que eu e marquem para o dia que queremos.
Além de que com esse tempo para o casamento já a quinta quererá uma data certa, acho eu.

Alguém sabe quem é o padre de Mafra ou como o contactar?

Obrigada!

Quinta, 08/01/2015 - 21:00
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

Meninas, hoje fiquei a saber que o padre de Mafra não gosta de realizar casamentos e "envia" as noivas para Sintra.
Alguma menina de Mafra com casamento marcado? Alguém que se tenha casado em Mafra e como correu?

Como é que uma pessoa consegue falar com um padre? Eu já queria falar com ele, se fosse preciso, para ver a possibilidade de não ser agendado o casamento apenas em Setembro e agora venho a saber isto por mães de noivas que tiveram que ir para Sintra porque o padre indicou não ter agenda.

:(

Terça, 20/01/2015 - 00:13
Retrato de Sonynha
Sonynha
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 3 meses atrás
Desde: 28.09.2014 - 15:22

ARD estas a vontade eheheh

prefiro fazer as coisas com antecedencia e puder escolher a vontade do que depois o que gostar ja ter a data ocupada =)
a quinta ta pre reservada , fotografo contratado, dj contratado, convites em fase de encomenda e ja escolhi vestido e so mandar vir. Agora ando na escolha de lembranças pois e o que ta mais dificil escolher pois a oferta e tanta que nem sei o que escolher.

Terça, 20/01/2015 - 00:16
Retrato de Sonynha
Sonynha
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 3 meses atrás
Desde: 28.09.2014 - 15:22

ARD eu no meu caso conheço o padre pois foi naquela igreja que andei na catequese e tudo mais. A mim disseram me pa ir la no fim do ano mas que podia tratar de tudo o resto a vontade.
Em relaçao a mafra nao te posso ajudar pois vou casar em lisboa mas tenta ir la e falar com ele

Quinta, 22/01/2015 - 12:33
Retrato de ARD
ARD
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 26.01.2013 - 17:14

olá!! :)

Já fomos falar com ele e ele disse-nos que não sabe se mudará de paróquia, como tal, só em Setembro (altura em que já saberá se fica ou se muda) é que abre a agenda pois não quer deixar trabalho para outro padre. :( é assim em Mafra.

Sexta, 30/01/2015 - 18:11
Retrato de mafc
mafc
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 6 meses atrás
Desde: 25.11.2008 - 11:04

Boa tarde

Muitos parabéns pelo noivado :)

Faça-nos uma visita

Site: www.camyfoto.com

Facebook: https://www.facebook.com/camyfotowedding

Atentamente