Não levar fotógrafo! Como? | O Nosso Casamento

Fotografia e Vídeo

Não levar fotógrafo! Como?

63 entradas / 0 novo
Última
#1 Sábado, 03/10/2009 - 19:14
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Não levar fotógrafo! Como?

Olá! Eu sou a filipa . eu e o meu filipe vamos casar (não posso revelar a data pelo motivo que expliquei no outro tópico). Registei-me porque tenho acompanhado o fórum e vocês dão dicas muito úteis e ajudam-se muito umas às outras. Espero que não seja tarde para começar a tratar das coisas a sério. Nós vamos pagar tudo sozinhos e neste momento já escolhemos quinta e animação. Decidimos não ter fotógrafo porque pedimos muitos orçamentos e chegámos à conclusão que não tinha-mos dinheiro. O que eu quero saber é se alguma de vocês pediu aos convidados para tirar as fotos no dia do casamento. Contem-me as vossas experiências porque é a única solução que temos para poder registar o nosso momento. Fizeram albuns digitais ou imprimiram as fotos? beijinhos a todas :)

Sábado, 03/10/2009 - 19:24
Retrato de DMRS
DMRS
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 11 meses atrás
Desde: 24.08.2009 - 12:14

eu vou levar fotografo mas ja vi aqui noivinhas cm uma sugestao engraçada.

comprao maq descartaveis e colocam uma em cada mesa e pedem num pequeno texto a partilha de momentos dos seus convidados e tb eles deixarem a maq na mesa dos noivos no fim da cerimonia (cheia de fotos claro!!)

dps n sei cm fizeram.. p terem uumas fotos diferentes tb podem pedir a algum familiar (q saiba algma coisita) e fazem as poses de nooivos so cm voces 2...

ideia.

Sábado, 03/10/2009 - 19:36
Retrato de Nuno e Joana
Nuno e Joana
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 11 meses atrás
Desde: 21.09.2009 - 17:17

.... que vale o que vale....... : eu prescindia de muita coisa, menos do fotografo... é a unica garantia que temos que o nosso dia nunca vai ser esquecido.. porque por mais que tenhamos boa memória, ha muitos pormenores que só ficam registados nesses papelinhos mágicos que são as fotografias..
Mas é só a minha opinião, que como ja disse, vale o que vale.
Sempre podes combinar com familiares e amigos todos levarem maquinas pessoais e quando tiveres tempo depois do casamento e lua de mel e isso tudo, fazeres uma recolha geral das fotos que cada um tirou...

Sábado, 03/10/2009 - 19:44
Retrato de DMRS
DMRS
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 11 meses atrás
Desde: 24.08.2009 - 12:14

eu sou cm a joana tb n prescindia pois dou mto valor aos albuns e isso.

tb sms nos a pagar tudo mas isso tinha q ser!! (opiniao pessoal)

no entanto, tb podes pedir a um fotografo p tirar so fotos e entregar um album tradicional em vez de digital (fica mto mais barato e sao profissionais)

tb podes so o contratar por x horas (por exemplo p tirarem fotos a voces na quinta ou assim) m isto claro q depend de cada um.

existem fotografos cm pacotes muito flexiveis (mm sem video ou cm video) m claro tudo depnde de voces.

se deres mta importancia aos momentos informa.te mlhr e ve muitos muitos fotografos mm e escolham um q achem mais baratinho e bm pas vosas carteiras..

m claro tudo depend ao q cada um da valor e o q é mais imprtnt p voces..

Sábado, 03/10/2009 - 20:47
Retrato de pdiniz
pdiniz
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 23.06.2009 - 20:45

No inicio também não pensámos contratar ninguém e pedíamos a 1 ou 2 familiares para tirarem as fotos mas depois pensamos que iríamos fazer com que essas pessoas não aproveitassem o dia e é uma grande responsabilidade para eles! e se vocês não gostarem das fotos ou não tiverem a melhor qualidade?
Foi o que aconteceu a minha melhor amiga, pediu para a madrinha dela filmar e fotografar e arrependeu-se no dia seguinte, as fotos não ficaram nada de especial e só tinha fotos da família da madrinha e os outros convidados? NADA. Acabou por ficar sem uma boa recordação do seu dia de princesa!

Tenta poupar noutras coisas, mas na minha opiniao o fotografo é essencial para ficarem com uma bela recordação para toda a vida!

Sábado, 03/10/2009 - 20:48
Retrato de Angel83
Angel83
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 7 meses atrás
Desde: 24.03.2009 - 21:59

Filipa...
Eu pensei como tu e dei-me mal...paguei kase 2000€ por um fotografo pk me garantiram k era excelente...e o resultado foi desastroso...

Mas tb acho k tar a "incomodar os convidados com essa tarefa"...
Pensa...é um dia para descontrairem...e nao para terem "obrigaçao de fotografas os momentos!!! :)

Não tens nenhum conhecido k nao vá ao casamento e k tenha jeito para fotos?

Ha tb fotografos k te podem fornecer as fotos todas em DVD e depois voces proprios fazem o album digital ou nao...(e sai mt mais barato) :)

Pensa bem nina :D

Bjinhosss

Sábado, 03/10/2009 - 21:00
Retrato de noivinha_s
noivinha_s
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 9 meses atrás
Desde: 06.02.2008 - 12:08

Eu abdicava de muita coisa... mas não do fotógrafo... sou doida por vestidos... mas preferia fotógrafo... há alh«guns fotógrafos que fazem só parte de fotografia sem vídeo, por ex... entregam fotos em dvd, sem album... agora máquinas descartáveis!!!! nem pensar... a ideia é gira mas a qualidade é mt má... comprei uma há tempos e têm pouquíssimos pixéis... ou seja, não vais poder aumentar as fotos sem ficarem desfocadas... e assim, mais tarde, não consegues fazer um album...

Até quanto poderias pagar?

outra solução é mesmo algumas pessoas em kem confies fazerem de fotógrafos com máquinas digitais... mas gostavas de ir a um casamento de alguém importante pra ti e teres essa responsabilidade... axo k os convidados devem aproveitar a festa...

é a minha opinião... mas só vocÊs é k sabem... nós tb vamos pagar tudo... vamos pondo de parte aos pouquinhos...

vais dar lembranças? a minha amiga entregou uns cartõezinhos com um texto a agradecer a presença dos convidados com uma foto dos noivos de fundo a acompanhar as lembranças... podias dar só os cartõezinhos... imprimes em casa e pronto... convites simples e feitos por ti... ficam por cerca de 50 cts... linda há mt onde poupar... pensa nisso...

bjs e felicidades...

Sábado, 03/10/2009 - 22:06
Retrato de Art 2 Decor
Art 2 Decor
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 5 meses atrás
Desde: 03.02.2009 - 13:46

Oi Filipa

Eu vou casar para o ano e estou com o mesmo problema. Já me disseram para o meu irmão tirar fotos, ou um primo que até tem jeito, mas para ser sincera, acho que não vou na conversa.

Primeiro também somos fotógrafos e sabemos o trabalho que dá fazer a cobertura de um casamento, e passar este trabalho a um convidado faz com que ele não tenha tempo para mais nada.

Segundo... somos bastante exigentes por conhecermos o ramo.

As fotografias são o que fica de um dia que passa a correr, se não ficarem com uma boa amostra do que aconteceu vai ficar desiludida porque é um dia que não se repete.

Eu aconselho profissionais.

Elsa

www.art2decor.net

Sábado, 03/10/2009 - 22:40
Retrato de casal
casal
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 7 meses atrás
Desde: 23.07.2009 - 10:48

Connosco passou-se exactamente a mesma coisa.

Somos nós a pagar tudo e de facto o fotógrafo consome uma parte relativa do orçamento. Pensámos em "sacrificar" um ou dois convidados com essa tarefa, mas seria injusto para eles e nós decerto não ficaríamos com fotos boas para mais tarde recordar. Pensámos também em pôr uma máquina descartável por mesa. Mas mais uma vez ponderámos os custos e o resultado final: seríamos nós a pagar as revelações e será com no final teríamos alguma foto de jeito?!

Após muita ponderação e uma série de pedidos de orçamento acabámos por reservar um fotógrafo do Montijo que irá deslocar-se ao nosso casamento, cuja quinta será aí na zona. Se quiseres deixa o teu mail que eu envio-te mais algumas informações.

Beijinhos

Segunda, 05/10/2009 - 17:38
Retrato de ananunes
ananunes
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 2 meses atrás
Desde: 30.05.2009 - 17:31

ola filipa comigo aconteceu o mesmo tive de pagar o casamengto sozinha. mas fotografo para mim é encessial. olha eu tambem sou de tomar e adorei o meu fotografo que tem um exelente trabalho e nao é nada caro. foi a fotofixarte em ferreira do zezere tem um serviço exelente e um preço optimo. Fiz o meu casamento la e o baptizado da minha filha. Pelo baptizado paquei uns 300 euros. Qualquer coisa podes contar comigo.
felicidades

Sábado, 03/10/2009 - 22:44
Retrato de Edisa
Edisa
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 9 meses atrás
Desde: 16.09.2008 - 19:32

Não sou mt participativa no foum, mas não posso deixar de dar a minha humilde opinião: não prescindas do fotografo, podes poupar em mtas outras coisas, mas as fotografias são a melhor recordação que ficam desse dia.
Mas é só a minha opinião....

Domingo, 04/10/2009 - 01:22
Retrato de Cinderella 2010
Cinderella 2010
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 2 meses atrás
Desde: 13.04.2009 - 22:29

Eu nunca prescindiria de um profissional pois trata-se da única forma de recordação do nosso dia e nada como ter alguém entendido para garantir um bom resultado. Para além do facto de ser incomodativo para os convidados porque não gozam a 100% da festa com essa responsabilidade, corres o risco da maior parte das fotos serem tiradas a familiares e não propriamente aos noivos e provavelmente nem toda a gente tem muito jeitinho para a foto ... ainda ficas com pés nas fotos :P

Outro ponto, nem todos os momentos importantes se calhar não vao ser registados pelos convidados. É pouco provavel que tirem fotos durante a cerimonia.

Uma sugestão: Escolhe um album simples, com fotos tradicionais para um orçamento mais baixo. Se mesmo assim não conseguires escolhe prioridades de modo a terem um fotografo.

Esta decisão tem que ser tomado por vocês os dois. Pensem muito bem nos prós e nos contras.

Bjokas

Domingo, 04/10/2009 - 01:28
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Eu compreendo tudo o ue me dizem... Mas a decisão de prescindir do fotografo não foi tomada de ânimo leve... cortamos nas lembranças nos convites, no livro de honra... efim isso tudo contamos ser nós a fazer... e mesmo assim não há dinheiro para o fotografo.simplesmente não há dinheiro, não é um dinheiro que eu tenha e queira poupar. é um dinheiro que não existe. sabem como é, compramos casa agora e há coisas que temos que comprar ca para casa e nem para isso temos que chegue... não é por não levar fotografo que o dia não fica registado... fica é registado de outra forma porque não podemos pagar um fotógrafo e achamos que no final o que interessa é que fiquemos felizes um com o outro. a minha ideia também não era pedir a um ou dois convidados para registarem o dia. as fotografias dos noivos a sos e com os convidados podem tirar-se antes de almoço (aí pode haver um amigo a ajudar) e depois as pessoas vão tirando as que quiserem durante o dia. ninguém é obrigado a nada e as pessoas até gostam. Muitos fotógrafos nos disseram isso (as fotografias são o que fica do casamento) mas nós preferimos ter uma recordação de um casamento onde não faltou nada e onde nos divertimos muito e, muito importante, onde estava-mos descansados porque sabia-mos que tinha-mos dinheiro para pagar tudo e não nos endividar-mos. Para nós é a única opção por isso...
Não levem a mal, agradeço muito que tenham dado a vossa opinião. Mas para nós tem que ser assim.
Muito obrigado

Domingo, 04/10/2009 - 01:48
Retrato de NancyMorais
NancyMorais
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 03.08.2008 - 02:41

nao tens hipotese de sequer contratar o serviço de video? custumam ser 500 euros.

porque se nao ficares com algo para recordar vais ficar triste.
Se tiveres alguem que goste mesmo de fotografia e tenha jeito pede para levar maquina para vos tirar fotos a 2. Para poderem depois fazer um quadro.

a minha cunhada nao levou fotografos profissionais e arrependeu se. nao mostra o video a ninguem a as fotos nao ficaram nada de especial....

Domingo, 04/10/2009 - 01:56
Retrato de Angel83
Angel83
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 7 meses atrás
Desde: 24.03.2009 - 21:59

Filipa...

Se puderes manda-me um email para [email protected]
Gostava de falar ctg mais em privado. ok?
Fico à espera :D

Bjinhos e tudo se vai resolver! :D

Domingo, 04/10/2009 - 10:32
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Angel 83 já enviei mail :)

Domingo, 04/10/2009 - 11:29
Retrato de DMRS
DMRS
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 11 meses atrás
Desde: 24.08.2009 - 12:14

fala cm a angel ;)*

Domingo, 04/10/2009 - 12:12
Retrato de Nuno e Joana
Nuno e Joana
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 11 meses atrás
Desde: 21.09.2009 - 17:17

E se combinarem com um fotografo compreensivo pagarem o serviço a seguir ao casamento, com o dinheiro que irão receber? Devem receber algum né.... Eles geralmente pedem algum de entrada, e se não tiverem como pagar essa entrada, combinem com ele. Se tiverem, melhor, e tu e o teu noivo combinam ja de antemão que X do que receberem é para pagar o fotografo... Eu se calhar fazia assim..

Domingo, 04/10/2009 - 13:34
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Bem nós já contamos com o dinheiro dos convidados para ajudar a pagar a lua de mel. não temos muitos convidados e sabemos que muitos não vão poder dar nada. além disso não queremos deixar mais nada para pagar com esse dinheiro... não é uma boa forma de começar uma vida a dois... para nos o que seria realmente triste seria não ter lua de mel por causa de umas fotos que vão ficar guardadas na geveta... o momento fica registado na mesma pois muitas pessoas têm máquinas digitais e câmaras de vídeo. Muito obrigado pelos vossos comentários mas eu não coloquei a questão de levar ou não fotógrafo. Apenas gostaria de saber quem não o fez e como organizaram esta parte.
obrigada

Domingo, 04/10/2009 - 14:39
Retrato de lena_oliveira
lena_oliveira
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 5 meses atrás
Desde: 25.06.2007 - 19:41

Antes de mais encontrei uma GEMEA!!! Tb caso a 13 de fevereiro ;)

Quanto ao teu "problema" acho que é uma opção complicada, mas pelo que me apercebi acho que já tentaste ver todas as hipóteses e, se realmente não ha dinheiro, acho que fazes bem.

há sempre qm leve maquina digital e tire umas fotos e além disso de certeza que tens amigos que não se importam de as tirar.

Eu própria levo sp máquina e vejo sempre mt gente a levar tb, por isso se falares c alguns amigos de certeza que não se importam de prestar mais atenção a alguns momentos e assim deixar-te com uma bonita recordação. Pode não ser um trabalho profissional, mas de certeza que vai ser feito com mt carinho ;)

Domingo, 04/10/2009 - 16:03
Retrato de Nuno e Joana
Nuno e Joana
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 11 meses atrás
Desde: 21.09.2009 - 17:17

Realmente tudo é uma questão de perspectivas.... :) E ainda bem que não gostamos todos da mesma cor, se não o que era feito do amarelo.. (força de expressão). Eu mais facilmente abdicava da lua de mel (porque passear com o meu namorado para mim é sempre lua de mel, ate mesmo quando fomos passar um fim de semana a 50 kms daqui) do que do meu dia bem registado, (e de certeza que o meu album não vai ficar atirado para uma gaveta).. Mas realmente mantenho a sugestão: pede aos amigos e familiares para levarem as suas maquinas e no fim da azáfama toda, fazes uma recolha exaustiva :)

Domingo, 04/10/2009 - 16:27
Retrato de DMRS
DMRS
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 11 meses atrás
Desde: 24.08.2009 - 12:14

eu de facto n prescindia da lua de mel!! :)
é, (plo mns p nos), uma oportunidade unica (ns tems um filhote e ele n vai m é a primeira e ultima viagem sem ele ;)

se fosse cmg.. tenho um primo cm curso superior de desgn e ele teve k aprender a mexer cm uma maq! tira fots impecaveis, sabe cm meter as pessoas e cm tirar a foto. basicamnte fica uma foto profissional m claro q n sabe mexer naqueles programazinhs etc . se fosse cmg eu pedia.lh a ele p ns tirar fotos (p fazer uma especie de album) e pedia aos outrs p irem tirando fotos ao longo do dia :)

eu por acaso n acho piada as fotos k tems k tirar cm os convidados.. é obvio q tams la a partilhar o nosso dia cm eles m eu acho cansativo smp essas poses e vem 2 e vao 3 e uma familia de 5... n vai mm "a minha missa"

acho q é chato p nos e p os convidados (eu odeio tirar essas fotos qd vou a casmntos) m adoro ver as fotos ds noivos..a sua sessao.

voces agr n teem poses e podes arranjar essa forma (n ter fotografo) p poupar € e pedir as pessoas e dps qd tiveres mlhr de € tb podes fazer uma ttd nao muito cara e fica uma recordaçao p vcs!!e tb podem fazer album dessa ttd em q vcs estarao cm o respectivo fato/vestido de noiva :)

em questoes ao convite .. ja tivemos pessoas a dizer.ns p mandar msg ou e-mail cm a data hora e local pk andavamos a dar cabo do meio ambiente p nda de util :P

dsd que sejam felizes éo q interessa!

e ha muitas pessoas q valorizam mto a fotogaria (eu ;) ) m tb ha muita gente k acha que n faz falta nenhuma e ate dao mais importancia a um bom grupo musical (por exemplo)

tds somos diferentes e tu e k tens k te sentir bem cm a tua decisao :)

Domingo, 04/10/2009 - 18:04
Retrato de claudiomig
claudiomig
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 11 meses atrás
Desde: 02.04.2008 - 15:54

Ola Filipa, se pretender mande seu email, pra lhe falar em particular. Nao tem a ver com publicidade. Gostei da sua simplicidade e humildade. Vou tentar ajuda-la, mas por mails particulares, se assim o desejar, claro. :-)

Atentamente,

Claudio Miguel

email / msn: [email protected]

www.CLAUDIOMIGUEL.com

Domingo, 04/10/2009 - 20:50
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

arte dos lavores. Muito obrigado pelo teu comentário :) já fico mais animada. Espero que esteja tudo bem com o casamento da tua irmã e que este seja um bom dia para casar ;) Eu acredtio que existem fotógrafos que conseguem acompanhar a festa sem quebrar o ritmo etc. aliás existem todo o tipo de profissionais não é verdade? eu apenas não posso ter um fotógrafo no casamento. às vezes as pessoas não compreendem este aspecto... o "não poder" e então fazem comentários que podem deixar uma pessoa um pouco triste. Mas obrigada pelo apoio ;)

Domingo, 04/10/2009 - 20:55
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

lena_oliveira Obrigada :) Somos gémeas:) há mais alguém a casar neste dia?
Eu quero é que todas as pessoas compreendam que eu não tenho nada contra fotógrafos e nem acho que seja deitar dinheiro fora, nada disso. Se eu pudesse até escolhia um do qual aprecio muito o trabalho. é apenas uma questão de não poder e de me querer safar de outra forma Depois também não gosto quando as pessoas começam a abusar que "é a única coisa que fia do casamento" e "prescindir de tudo menos do fotógrafo" caramba. Parece que o fotógrafo é a unica coisa importante nesse dia. Também não é assim! se não tivermos animação nem boa comida se calhar não é um casamento! E eu já prescindi de muita coisa... Beijinhos

Domingo, 04/10/2009 - 20:58
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Senhor Cláudio, já lhe enviei um mail.

Domingo, 04/10/2009 - 21:49
Retrato de Isa85
Isa85
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 16.01.2008 - 21:33

boa noite
compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, até porque eu e o meu noivo também vamos pagar tudo (excepto lua de mel, que é prenda dos meus sogros) e é realmente preciso fazer alguns sacrificios
no entanto, confesso que tal como nao abdicaria da lua d emel, também nao abdicaria do fotografo... nem que tivesse de prescindir do video ou optar por menos horas de cobertura do casamento... mas cada um manda no seu bolso e sabe quanto é que pode ou nao pagar

do meu ponto de vista, tens varias opções:
- pede a diversos amigos, que saibas que têm minimamente jeito para tirar fotos e com maquinas digitais, que vao tirando fotos de varios momentos... até podem repartir ;) exemplo: 1 trata das fotos em casa da noiva e outro emc asa do noivo, 2 amigos na cerimonia, mais 2 nas fotos com convidados e 1 nas fotos a ss com os noivos, durante a festa reparteme ntre eles
- ve se tens amigos com maquina de filmar,s eria optimo filmar os momentos mais marcantes
exemplo: cerimonia, entrada no salao, 1ª dança, corte do bolo
- podes colocar maquinas descartaveis ns mesas dos convidados (1 ou 2 unidades)... eu aconselhava digital, pois a resolucao é melhor

depois podes passar numa loja fotosport ou fazer algum digital ela net, eu mandei fazer 1 com fotos de uma sessao de namoro (dos mais em conta) e ficou bastante bom

Segunda, 05/10/2009 - 00:22
Retrato de lena_oliveira
lena_oliveira
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 5 meses atrás
Desde: 25.06.2007 - 19:41

Já vi num tópico aqui do forum um noivo (josereis) de 13 de fevereiro, mas nunca mais vi nenhum tópico em que participasse...

e hoje finalmente encontrei-te a ti!!! pensei que mais ninguem ia casar no meu (nosso) dia... ;)

e os preparativoscomo vao?

Passa no meu cantinho e ve as minhas coisinhas ;)

Segunda, 05/10/2009 - 00:47
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Isa Muito obrigada pelas ideias que sugeriste. Eu tenho câmara de filmar :) e o tio do meu noivo a todos os casamentos que vai adora andar a filmar tudo :) e todos os casamentos que fui tinham fotografo e camaramen contratado e ele filmava o casamento todo à mesma. Portanto a parte do filme não me está a preocupar. Muito obrigada pelas tuas ideias.

Segunda, 05/10/2009 - 00:49
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

lena, eu já escolhi a quinta, a animação e o vestido ainda ando a ver. queria algo simples mas talvez com mangas pois ainda estamos no inverno... se bem que há 3 anos fui a um casamento em fevereiro e esteve um dia com bastante sol e a noiva levava caicai (como eu levei também).vou espreitar o teu cantinho. beijinhos

Segunda, 05/10/2009 - 00:49
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

lena, eu já escolhi a quinta, a animação e o vestido ainda ando a ver. queria algo simples mas talvez com mangas pois ainda estamos no inverno... se bem que há 3 anos fui a um casamento em fevereiro e esteve um dia com bastante sol e a noiva levava caicai (como eu levei também).vou espreitar o teu cantinho. beijinhos

Segunda, 05/10/2009 - 11:31
Retrato de DMRS
DMRS
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 11 meses atrás
Desde: 24.08.2009 - 12:14

n sei de q zona és m no porto tens algumas lojs de vestidos muito em conta.

noiva lusa, franclass, noivos de gondomar, di-sposi...

(o meu em principio sera da noiva lusa e se for o q experimntei ficara por 360€...é so uma sugestao p poupares mais algum :D)

Segunda, 05/10/2009 - 11:44
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Diana S, eu sou da zona centro o porto fica longe para mim. tenho orçamento lmtado para o vestido mas acho que está tudo encaminhado :) nunca daria 1500 eur por um vestido porque não posso e porque acho um abuso. enfim, digamos que já estou a poupar no vestido também :D
obrigada

Segunda, 05/10/2009 - 19:46
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

arte dos lavores tens toda a razão :)

Segunda, 05/10/2009 - 20:12
Retrato de Emlou
Emlou
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 10 meses atrás
Desde: 07.03.2009 - 12:37

Olá Filipa!

É possível teres o teu dia registado sem fotografo, sim senhor. Os meus cunhados casaram o ano passado e não tiveram fotografo. Tiveram um convidado que adora filmar e filmou tudo e até lhes fez umas montagens giras e tiveram as imensas fotos que os convidados tiram. Depois até tiveram álbum digital oferecido pela sogra. É claro que nada disto foi feito por profissionais mas serviu para terem recordações do dia sem gastos extras.
É tudo uma questão de prioridades!

beijinhos

Terça, 06/10/2009 - 00:02
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

olá Emiou. Quero agradecer-te pelo teu comentário porque é mais um apoio para mim :) há medida que vou lendo os vossos comentários vou ficando mais feliz e descansada quano a esta ideia e vou constatando que existem muitas alternativas para quem não vai ter fotógrafo no casamento :) além disso há pessoas maravilhosas e dispostas a ajudar :D e acho que isso ainda tornará o dia mais especial.
obrigada. beijocas :)

Terça, 06/10/2009 - 11:24
Retrato de CorpseBride
CorpseBride
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 10 meses atrás
Desde: 02.10.2008 - 18:48

Filipa, compreendo perfeitamente o problema que expões. É comum a muita gente, infelizmente.

Mas pediste que te contássemos as nossas experiências, e é o que vou fazer - sem pretender dizer-te que faças assim ou assado (até porque me parece que já tomaste a tua decisão :) ).

Caso 1: uma prima minha convidou um familiar que era fotógrafo e que, por conseguinte, lhe ofereceu a reportagem como presente. Até aí, tudo bem, ela só ficaria a ganhar. O problema é que se ele de facto é fotógrafo, é dos maus. Sem entrar em detalhes, apenas digo que o resultado final deixou muito a desejar.

Caso 2: uma amiga minha teve a mesma situação, mas com um amigo de uma amiga. O tipo tinha uma boa máquina, tirava umas boas fotos, pelo que lhe fez a cobertura do casamento. vendeu as fotos no dia aos convidados e tudo (no meu caso fiquei a ver navios, porque paguei confiando que ele mas ia entregar mais tarde e até hoje não vi nada). E fiquei a saber recentemente que os noivos nunca chegaram a ficar com tudo o que pretendiam (e que ele se tinha comprometido a entregar), porque entretanto ele lhes disse que tinha perdido os ficheiros...

São 2 casos em que entendo que o barato saiu caro. A menos que a pessoa não dê de facto grande importância às fotografias (o que é legítimo, eu também não dei importância a outras coisas), estes dois casais saíram prejudicados.
Claro que não pagaram pelo serviço, mas se os convidados o oferecem, parece-me falta de chá (e profissionalismo) que ele não tenha a mesma qualidade que um serviço que é pago.

Quanto ao caso de confiar nos convidados que, não sendo fotógrafos, tiram sempre fotos com as suas máquinas, pessoalmente acho que é deixar o registo do dia entregue ao acaso - mas mais uma vez, cada um sabe a prioridade que dá a isso. :)

Terça, 06/10/2009 - 14:18
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

corposbride. obrigada por relatares os casos que conheces :) era mesmo esse o objectivo do tópico e fizes-te muito bem e de forma muito educada :) Eu sei que essas situações acontecem e concordo contigo em tudo o que dizes. Infelizmente, o facto de pagar um fotógrafo, por vezes caro, não garante que ele preste um bom serviço e, às vezes, pode mesmo ser uma catástrofe. O forum tem bastantes casos destes, infelizmente. E até pode ser um bom fotógrafo que está num mau dia ou anda numa má fase, existem ilimitades possibilidades para que as coisas não corram bem. Claro que isto são situações pontuais, felizmente. Mas, como já disse, se pudesse pagar um fotógrafo teria um. De resto, é como dizes, a importância que se atribui às fotos é relativa :) e também confio muito na pessoa que me vai fazer o trabalho. Agora, quem dá mesmo importancia às fotografias, mais do que eu, é a minha mãe, que hoje de manhã me apareceu cá em casa com um contrato que assinou com um fotógrafo :) e para mim este gesto foi mais bonito e deixou-me mais feliz do que o produto final que daqui vai resultar, entendes? Ela queria mesmo que eu tivesse fotógrafo no casamento e lá fez um esforço para me oferecer um pacote básico analógico sem vídeo. De resto, fico contente, mas mantenho a minha posição e vou ter mais gente a fotografar para mim nesse dia ;)
E é engraçado porque, ainda ontem à noite eu coloquei um tópico a perguntar o que é que as noivas preferiam album tradicional ou digital... e a minha querida mae hoje saiu-se com esta :) lol

Beijinhos e desculpa o testamento

Terça, 06/10/2009 - 19:49
Retrato de Cinderella 2010
Cinderella 2010
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 2 meses atrás
Desde: 13.04.2009 - 22:29

Realmente foi uma grande supresa que a tua mãe fez ... assim já podes ficar mais descansada.

Continuação de bons preparativos
Bjokas

Terça, 06/10/2009 - 19:56
Retrato de Emlou
Emlou
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 10 meses atrás
Desde: 07.03.2009 - 12:37

Parabéns Filipa!

É verdade quem tem uma mãe tem tudo :X

;)

Quarta, 07/10/2009 - 14:43
Retrato de Su_m
Su_m
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 28.01.2008 - 12:10

Não consegui ficar indiferente ao ler este teu post.

Muito sinceramente acho louvável a tua atitude e tenho a certeza absoluta que se tiveres sempre esta postura terás muito sucesso e felicidade no futuro.

Quanto à questão que colocaste eu sou da opinião que não precisas de fotógrafo não senhor. Isto é uma opinião de alguém que pagou bastante por um fotógrafo e que, felizmente, só pode dizer maravilhas das fotos que teve como resultado. Mas também paguei porque tinha condições para o fazer e porque confiava e queria algo diferente.

Agora, posso dizer-te que não tive serviço de vídeo. Não queria porque simplesmente não gosto dos vídeos de casamento que ainda hoje se fazem e que simplesmente parecem não evoluir no tempo.
Ao invés disso tivemos os amigos da Universidade que nos ofereceram uma câmara digital HD e juntamente com ele, as filmagens do nosso dia. Só te posso dizer que por este vídeo eu teria pago. Não o trocaria por vídeo de fotógrafo algum.

Entretanto vi que a tua mãe te vai oferecer o albúm, mas ainda assim na minha opinião pede a alguns amigos que levem as suas máquinas digitais e tirem fotos. Eu tenho fotos fantásticas do casamento tiradas por convidados.

E é uma verdade que as fotos guardam aquele dia, mas é uma verdade também que a maior recordação reside em nós.

Muitos beijinhos e que tenhas um dia… e uma vida muito feliz.

Su

Quarta, 07/10/2009 - 15:02
Retrato de margensdeluz
margensdeluz
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 3 meses atrás
Desde: 25.04.2008 - 21:18

Aproveitamos para deixar aqui mais duas ideias que podem ser interessantes para quem não quer ter ou não pode ter fotógrafo no casamento, ou simplesmente pretende complementar o trabalho do fotógrafo com o "ponto de vista" dos convidados.

1) Num dos casamentos que realizámos este ano os noivos colocaram em cada mesa máquinas fotográficas descartáveis para os convidados tirarem algumas fotografias da altura da refeição. O resultado foi muito bom, divertiu os convidados durante o período da refeição e os noivos ficaram com fotografias diferentes desse momento que é geralmente um momento do dia em que os fotógrafos não estão a fotografar tão activamente.

2) Outra opção que também já vimos fazerem foram uns noivos que compraram uma série de cameras da Lomo, uma camera por cada mesa (www.lomografiaportugal.com), cameras muito divertidas que nós também usamos em âmbito pessoal. As cameras que eles usaram foram as ActionSampler Flash, que tiram fotografias tipo mosaico (4 imagens em cada fotografia) separadas por alguns milésimos de segundo entre cada disparo. O resultado foi muito original! E no final ainda sortearam as cameras pelos convidados, são cameras que rondam os 60€ se não estamos enganados.

Esperamos ter contribuído com mais algumas ideias.

Cumprimentos,
Ana & Zé

Quarta, 07/10/2009 - 18:05
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Su_M muito obrigada :) os vossos comentários deixaram-me muito tranquila :) Eu concordo contigo em relação ao vídeo. 1º o que eu gosto de ver nos vídeos é a versão em bruto, o som e a imagem do momento, aquilo que estava a acontecer... depois, se eu quisesse podia fazer a edição do video em casa, mas não vou fazer porque não me diz absolutamente nada :) Mas era bem capaz de dispensar o vídeo, mas se o tio do meu noivo quer filmar, deixa-o filmar ;) A câmara dele também é HD ele anda sempre muito actualizado e tem montes de câmaras e máquinas, gosta muito de fotografia. E, claro, vou ter muitos amigos a fotografar o dia. e, não só... também vou ter dois fotografos amadores que não conheço, mas que ao ler aqui o tópico se mostraram disponiveis para ajudar. mesmo tendo, agora fotografo, quero que eles estejam presentes à mesma porque, como mostraram vontade em ajudar-me, assim também é com para eles que querem ter fotografias de casamentos e eu ajudo-os também :) enfim, há pessoas queridas.

Quarta, 07/10/2009 - 18:11
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Margens de luz. Muito obrigado pelas suas sugestões. Essa ideia das máquinas descartáveis, confesso que nunca me agradou muito porque a revelação das fotos também se paga e acaba por ficar carote... além disso nem sempre sao fotos que queremos guardar, por isso prefiro contar com as máquinas digitais dos convidados :) A segunda alternativa não conhecia, mas eu já estou muito contente pois, graças ao esforço de pessoas que me amam (como a minha mãe) e a disponibilidade e simpatia de pessoas que não conheço já vou ter o meu dia bem registado :) e isso, para mim torna-o mais especial do que qualquer album de 1500 euros... torna-o um dia em que várias pessoas se uniram para ajudar e é essa a recordação que vou ter quando olhar para os albuns de casamento ;) beijinhos a todas e sejam felizes.

Quinta, 08/10/2009 - 13:38
Retrato de Curiosa
Curiosa
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 5 h atrás
Desde: 29.06.2007 - 02:51

és de onde??? que tal um orçamento de 500 euros??? claro com as suas restrições de ofertas, mas o trabalho muito bom!
Experimento os Estudios JOSA, são de Caneças/Loures.
Foram os meus escolhidos, conheço o seu trabalho já há muitos anos, sei que não te vais arrepender.
Eu fiquei pelo orçamento de 1000 euros, mas sei que têm a 500€.

Assim podiam todos os teus convidados e vocês próprios divertirem-se.
Eles só pedem 50 euros de reserva e marcação, que achas???

Jokas

Quinta, 08/10/2009 - 21:59
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Curiosa, agradeço estares a tentar ajudar mas, como escrevi acima, a minha mãe já assinou contrato com um fotógrafo, um pacote básico para album tradicional, mas vai pagar menos de 500 euros. De qualquer forma vou ter uma menina aqui do fórum a tirar fotos também, ela foi muito simpática em ajudar. Obrigada e beijinhos

Sexta, 09/10/2009 - 13:56
Retrato de Angel83
Angel83
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 7 meses atrás
Desde: 24.03.2009 - 21:59

Espero sinceramente corresponder às expectativas nina! :D

Penso k sim...pois irei trabalhar com o coração :)

Para tentar k voces fikem com o vosso dia registado ao máximo :D

Bjinhos enormes :)

Sexta, 09/10/2009 - 21:28
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Para quem ainda não percebeu: eu não vou voltar atrás na minha decisão. Não vou contratar algo que não posso pagar só porque todas as outras pessoas acham que assim deve ser. Não tenho um casamento que possa ser considerado um luxo e que me possa por a excluir coisas. o fotografo é caríssimo e apenas vou ter um album tradicional k me vai ficar em torno dos 400 eurs pk a minha mae mo contratou como supresa pois, se não não contrataria nenhum. E nem pensar deixar de casar só porque não posso pagar um balúrdio a um fotógrafo. Temos que ser realistas e sensatos na vida... Eu não sou do estilo de "dar um paço maior do que a perna" e, muito menos de voltar atrás quando tomo uma decisão. Está dito... e tenho a certeza que não me vou arrepender. Confio plenamente no trabalho da angel para o meu album digital e estou felicíssima pela decisão que tomei. e, volto a dizer, hoje em dia a contratação de um fotógrafo, seja ele caro ou barato, não garante um bom registo do nosso dia e, algumas vezes, chega a ser catastrófico... pelo menos eu, não vou ficar muito preocupada com isso pois já sei com o que posso contar. Daí, tudo o que surgir de bom é uma mais valia.

Beijinhos a todas

Sexta, 09/10/2009 - 22:10
Retrato de Nuno e Joana
Nuno e Joana
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 11 meses atrás
Desde: 21.09.2009 - 17:17

Podemos continuar a opinar e a discutir o assunto, ou não? É porque se não é melhor fechares o tópico, por parece que ja n estás a reagir bem às opiniões das outras noivinhas...
Mas continuo a achar bastante interessante a importância que cada uma dá a determinadas coisas (e aí acho que este tópico por ti aberto se mostrou bastante interessante). Eu disse que mais depressa abdicava da lua-de-mel do que do fotografo; outra noivinha respondeu-me logo que abdicar da lua-de-mel é que não!Alguem que ainda pôs na balança o vestido de noiva e o fotografo. Agora por fim alguem que abdicou da limusine.
Mais coisas pessoal, digam lá do que é que abdicavam mais depressa em detrimento de outras coisas! :D

Sexta, 09/10/2009 - 23:30
Retrato de FilipaZZZ
FilipaZZZ
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 03.10.2009 - 19:06

Nuno e Joana, não interpretem mal o que eu disse. É claro que é sempre interessante ter muita opiniões diferentes. E quem me conhece sabe que adoro discutir com pessoas que têm opiniões diferentes da minha. É isso que torna um assunto interessante não é? Apenas digo que quando abri o tópico não foi a questionar se havia de levar fotógrafo ou não, entendes? se calhar até nem soube explicar muito bem o que pretendia. Mas acho que todas têm direito de dar a opinião, sem dúvida. Se não para que teria eu colocado o tópico. Só que, às vezes, parece que quase tentam impor opinião... Parece que deixa de ser opinião e passa a ser uma oposição. alguns post é a sensação que dão... e eu até já disse várias vezes que vou ter um fotografo para me fazer um album tradicional :) enfim, não quero ser mal interpretada. E, fica aqui a minha palavra que, depois do casamento virei cá colocar as fotos e dar o meu contributo. narrar a minha experiência para que, futuramente, alguém que se encontre na minha situação, ou parecida, possa esclarecer as suas dúvidas e até tomar uma decisão, se for esse o caso ;)

beijinhos a todas

Sábado, 10/10/2009 - 00:29
Retrato de Isa85
Isa85
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 16.01.2008 - 21:33

FilipaZZZ escreveu:

Apenas digo que quando abri o tópico não foi a questionar se havia de levar fotógrafo ou não, entendes? se calhar até nem soube explicar muito bem o que pretendia. Mas acho que todas têm direito de dar a opinião, sem dúvida. Se não para que teria eu colocado o tópico. Só que, às vezes, parece que quase tentam impor opinião... Parece que deixa de ser opinião e passa a ser uma oposição. alguns post é a sensação que dão

fica aqui a minha palavra que, depois do casamento virei cá colocar as fotos e dar o meu contributo. narrar a minha experiência para que, futuramente, alguém que se encontre na minha situação, ou parecida, possa esclarecer as suas dúvidas e até tomar uma decisão, se for esse o caso ;)

boa noite
em 1º lugar, eu percebi desde o inicio a intencao do topico, alias mais a frente noutro post voltaste a frisar: ja tinhas tomado a decisao de nao ter fotografo, simplesmente querias arranjar forma de ter a mesma fotografias (amadoras) como recordação do dia e qual a forma mais viavel

acho que seria excelente, depois do teu casamento vires ca deixar fotos e relatar como se passou
possivelmente estarás a ajudar muitas noivinhas que poderam não ter fotografo pelos mesmos motivos que tu ou outros