Morar em Apartamentos ou Moradias? | O Nosso Casamento

Fórum geral

Morar em Apartamentos ou Moradias?

9 entradas / 0 novo
Última
#1 Domingo, 31/01/2016 - 09:25
Retrato de Noivinha_Feliz
Noivinha_Feliz
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 6 meses atrás
Desde: 06.01.2016 - 10:55

Morar em Apartamentos ou Moradias?

Olá a todas!
Vou casar no próximo ano.
Eu e o meu noivo não estamos em concordância relativamente à casa aonde iremos morar, ou mais especificamente ao tipo de casa.

Eu adorava morar num apartamento, e ele numa moradia.
Nascemos e vivemos numa aldeia a 10 min de carro da cidade, e eu sempre tive o desejo de um dia poder viver na cidade, num apartamento, onde tivesse tudo ao pé, etc.

Já ele não se importa de viver na cidade, ou periferia da cidade mas quer uma moradia por causa da liberdade que terá, pode ouvir música alta, fazer barulho como quer, arranjar o jardim etc.

A mim não me faz falta nada disso, nunca desejei ter casa com jardim ou terreno, e nem quero saber disso.

Por outro lado, tenho receio de morar num apartamento e os vizinhos fazerem barulho, e nós também incomodarmos alguém etc...

Ele diz que iremos morar num apartamento à experiência durante um ano só para eu ver que é mau. Mas e se eu gostar?

O que vocês acham? O que é melhor?

Domingo, 31/01/2016 - 17:00
Retrato de missgata
missgata
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 3 meses atrás
Desde: 28.02.2014 - 19:45

Apartamento para quem nunca conheceu outra coisa, é ótimo. Mas é outra coisa viver numa moradia, ter um espaço externo, poderes viver em casa fora dela e num apartamento não tens isso. Apartamento tens de ter cuidado com o barulho, quando convidas amigos a ir a casa, poderás estar limitada a não ter animais cães por exemplo por causa do barulho, ou podes ser incomodada pelos dos outros. Tenho amigas minhas que vivem em apartemanto desde sempre e quando conheceram a nossa casa que é do tamanho de um t1 muito pequena, mas é uns anexos, adoraram, por termos tudo tão bem organizado e por t um espaço exterior espetacular com quintal, com terraço e um pátio enorme. Sempre disseram que queriam apartamentos, até conhecerem como uma casa pode ser acolhedora é mais agradável

Segunda, 01/02/2016 - 00:38
Retrato de Weddingbride
Weddingbride
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 1 mês atrás
Desde: 30.05.2015 - 11:43

Eu já morei em apartamento no passado mas desde que moro com o meu marido que vivemos numa vivenda com jardim e espaços exteriores. Posso dizer que não troco a vivenda pelo apartamento. É outra coisa! Não tenho de me preocupar com o barulho, se quiser ouvir música alto, oiço. Não tenho de estar a pedir aos convidados que não falem alto...etc. Quando tiver filhos eles vão poder brincar no jardim sem ter de irem para a rua o que acho mais seguro e me deixará mais descansada.
Eu gosto de tocar teclado e na minha casa posso tocar à vontade. Num apartamento teria de tocar baixinho ou colocar os fones para não incomodar os vizinhos.
Morar na cidade tem a vantagem de se ter tudo ao pé mas tem os seus inconvenientes como a falta de tranqualidade e sossego, mais poluição etc... A ideia do teu noivo de irem morar em apartamento durante algum tempo para ver se gostas não é má de todo. Assim tiras as tuas próprias conclusões e se gostares só tens de chegar a acordo com o teu noivo ;-)

Segunda, 01/02/2016 - 09:35
Retrato de Noivinha_Feliz
Noivinha_Feliz
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 6 meses atrás
Desde: 06.01.2016 - 10:55

Olá meninas e obrigada por responderem! :)

Sim eu sei que o sossego de uma casa é maior, no entanto também são mais caras, necessitam de mais manutenção, arranjos cá fora, limpar fora de casa etc...

Eu gostava de poder sair de casa e ter tudo ao pé de mim, tipo CTT, farmácias, supermercado, banco, café etc, em que eu pudesse ir a pé. Não estou a dizer que tem que estar tudo "em cima" ou ao redor de nós, mas a pé chegamos a qualquer lado.

Sempre quis ter assim bons acessos.

Por isso não me importo tanto de morar numa casa desde que fique na cidade.

Mas casas assim são muito caras. Mais caras que apartamentos. Logo acho que aí o apartamento também tem mais vantagem, para início de vida pelo menos.

Quinta, 04/02/2016 - 21:22
Retrato de Catia e Mario
Catia e Mario
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 10 meses atrás
Desde: 10.04.2013 - 12:08

Olá :)

Posso deixar-te a minha experiência. Quando eu e o meu marido, namorado na altura, começámos a procurar casa para comprar, vimos algumas casas térreas e alguns apartamentos, contudo e como tinhamos alguma "pressa", pois queriamos começar a comprar as nossas coisinhas, para termos tempo de mobilar toda a casa antes de começarmos a preparar o casamento, acabámos por nos precipitar e comprar um apartamento. O apartamento é giríssimo. Pequenino, mas super acolhedor e acho que fizemos um óptimo trabalho em relação à decoração :) Ainda para mais, é um r/c com quintal, ao qual temos acesso através da porta da cozinha, o que não é muito comum em apartamentos. Daí, achámos que quase nem iamos dar pela diferença em termos de casa térrea/apartamento. Posso dizer-te que estávamos completamente enganados. Adoramos a nossa casa, mas, em contrapartida, como fomos os últimos a lá chegar, parece que estamos a mais, lavar um prato ou um copo à meia noite é suficiente para ter a vizinha do lado a bater na parede. Quase que temos que falar em sussurro porque caso contrário ela manda-nos calar. Temos um cão que os vizinhos adoram infernizar e depois é óbvio que ele ladra e é óbvio que eles reclamam... enfim, se o tempo voltasse atrás, acredita que nunca teríamos optado pelo apartamento. Aliás, neste momento está à venda, porque se o conseguirmos vender, não pensamos 2 vezes.

Sexta, 05/02/2016 - 08:57
Retrato de Noivinha_Feliz
Noivinha_Feliz
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 6 meses atrás
Desde: 06.01.2016 - 10:55

Olá Cátia :) Desde já obrigada pelo teu testemunho!

Pois o meu maior receio é esse! Não se pode fazer um único barulho, estar à vontade etc... Ainda por cima o meu noivo é GNR, ou seja, faz turnos. ora sai à meia noite, ora entra à meia noite, e quando ele quiser dormir durante o dia, vai haver sempre barulho. :(

Por outro lado é muito mais cómodo ter tudo perto de nós, em que pudéssemos sair a pé e ir ao supermercado ali, ou farmácia, médico etc...

Se houvesse uma casa bonita, com estes acessos é que era :)

Este assunto tem-me ocupado o pensamento, e estou mesmo indecisa. Só experimentando, por exemplo como queremos, 1 ano num apartamento alugado, ver como corre, e irmos vendo outras opções na zona.

Eu sempre vivi numa aldeia, em que para resolver alguma coisa, ou comprar era quase uma aventura conseguir, visto que a minha mãe também não tinha carta (hoje eu tenho) e o meu pai trabalhava o dia todo. Então imagina o "ódio" que sempre senti em relação a viver no campo, saímos de casa e não temos nada!! Sempre detestei acredita.

Mas logo se vê :)

Obrigada e boa sorte também!

Sexta, 05/02/2016 - 14:42
Retrato de Magui C
Magui C
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 1 mês atrás
Desde: 05.02.2016 - 14:34

Sempre morei em apartamentos. Quando me casei pela primeira vez fui morar para uma moradia alugada e não troco uma moradia por um apartamento.
Primeiro porque não tenho quem sinta a que horas chegue ou saia de casa, não tenho barulho dos vizinhos e posso ter a música mais alta, é outro tipo de vida

Segunda, 08/02/2016 - 16:32
Retrato de missgata
missgata
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 3 meses atrás
Desde: 28.02.2014 - 19:45

Eu moro numa vila, no meio dos Campos, mas tenho tudo à beira, tenho farmácia, tem igreja, furtaria, mercearia, talho, correios cerca de 7 minutos a pé de tudo...e não faço uso de quas nada...como trabalho perto das cidades, Gaia e Porto, sempre que saio faço as coisas nesses sítios...e despolis tens a vantagem que em zona rural consegues uma casa grande com terreno por 300 euros ou menos para alugar, e comprar é muito barato também.

Sexta, 19/02/2016 - 10:57
Retrato de umdia
umdia
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 1 mês atrás
Desde: 31.01.2014 - 14:58

Olá,
Eu e o meu marido antes de casarmos andamos a ver casas, também tínhamos essa dúvida. Eu enquanto solteira, tive a experiência de viver em apartamento e em vivenda, já o meu marido sempre viveu em apartamento. Sinceramente gosto bem mais de vivenda, há mais "liberdade" porque regra geral há sempre espaço exterior o que dá jeito para estar ao sol no verão, fazer churrascos,..., no entanto também tem alguns contras, como por exemplo: limpeza/arrumação e segurança (digo isto porque meses depois de viver em vivenda a casa onde vivi foi assaltada, é verdade que se situava numa zona ainda com pouca vizinhança e não tinha sistema de segurança nem cão). Na hora de comprar eu e o meu marido, andamos a ver, a pedir orçamentos, e comprar uma vivenda estava fora das nossas possibilidades, o preço era muito mais elevado, ainda ponderámos construir porque até a família nos cedia um terreno, mas seria uma tarefa morosa e ainda demorada, uma vez que as licenças demoram o seu tempo e o investimento financeiro seria maior. Assim, acabámos por comprar um apartamento em 2ª mão; não nos arrependemos, pois gostamos muito dele, é muito acolhedor e embora sendo numa zona calma tem tudo por perto, mas reconhecemos que os vizinhos por vezes fazem barulho a horas inapropriadas. Como já disse também, acho que para início estamos bem assim, pois é difícil manter uma casa limpa e arrumada (na minha opinião) e atualmente ainda nos estamos a ambientar à gestão de tarefas, por isso se tivesse jardim havia de ser bonito! Um dia mais tarde, quem sabe... para quem tem crianças acho que é benéfico morar numa vivenda.
Boas reflexões!