Hotel Catalonia Royal Tulum – Relato Lua-de-mel Riviera Maya | O Nosso Casamento

Lua-de-mel

Hotel Catalonia Royal Tulum – Relato Lua-de-mel Riviera Maya

8 entradas / 0 novo
Última
#1 Quarta, 10/08/2011 - 18:28
Retrato de be2
be2
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 semana atrás
Desde: 13.06.2010 - 15:13

Hotel Catalonia Royal Tulum – Relato Lua-de-mel Riviera Maya

Meses após o nosso dia – 8 de Dezembro de 2010 – e bastante atrasada no feedback à lua-de-mel, venho deixar o merecido tópico, já que, para nós, as dezenas de horas e centenas de comentários do Tripadvisor, booking.com e outros tantos sites, blogues, fóruns nacionais e sobretudo internacionais, nos serviram de grande auxílio.

Se cairem portugueses aos “magotes” naquela zona e, mais especificamente, naquele hotel, vou arrepender-me deste tópico, mas enfim, cá vai:

Escolhemos a nossa lua-de-mel através de agência, uma fornecedora aqui do fórum. 5 estrelas mas não vale a pena procurarem porque entretanto encerrou :S Escolhemos o hotel/zona atendendo a que, no resumo dos comentários que lemos, chegámos à conclusão:

- O hotel tem a melhor praia da Riviera Maya – o que nos pareceu um tanto exagerado mas, pelas fotos, até nos parecia ser lindissima... – (CONFIRMÁMOS. Por mais exagero que possa parecer, não é! Esta é, sem dúvida, a melhor praia de toda a zona que vai de Tulum até Cancún. Que sorte!)

- Poucos ou nenhuns portugueses no hotel (CONFIRMÁMOS. Nos 8 dias não encontrámos UM português... sorte, de portugueses de férias tou eu sempre fartinha, ou não vivesse no Algarve)

- Bons acessos aos principais locais turísticos

- Hotel isolado no meio da selva, que era o que a nossa lua-de-mel pedia (CONFIRMÁMOS. Parece que temos a selva mesmo à porta dos quartos, lindo)

Partimos de Madrid e em 11 horas estávamos em Cancún – o voo atrasou, costuma ser menos tempo de voo. Chegámos bem tarde pois, desde Cancún, há ainda que fazer viagem de 1 hora até ao hotel, já incluída no nosso pacote de viagem. Assim que chegámos, as luzes quentes da recepção iluminavam a noite. Um ar quente e húmido, com um cheiro a vegetação, deu-nos as boas-vindas. No hall de entrada, a recepção abrigava-se entre grandes pilares que reproduzem troncos de árvores. Fomos conduzidos ao quarto. O caminho até ao quarto fez-se num passadiço de pedra branca, ladeado por imensa vegetação tropical. O edifiício onde ficámos – Luna – pareceu soar na perfeição, à medida que se ia descobrindo por entre a vegetação. No quarto, espaçoso, com um estilo mexicano a querer roçar o europeu, de paredes pintadas num creme suave, um duche enorme, e uma cama king size, esperava-nos o welcome cocktail: espumante e morangos mergulhados em chocolate. Às 6h00 saltámos da cama, desejosos de ver a praia de que tanto havíamos lido. Esperávamos um cenário deslumbrande e as expectativas eram elevadissímas. Pela manhã, não havia ninguém na praia. O mar estava calmo, quente mas, na altura, devido à hora, o sol ainda não resplandecia nas águas. Fomos ao pequeno almoço assim que abriu o salão principal. Devo dizer, não conheço os buffets de muitos hotéis no México mas, comparado com os 5 estrelas europeus, o buffet é fenomenal. Depois do pequeno almoço, voltámos à praia e, agora sim, ficámos abismados com a beleza do cenário. O marido sentou-se na areia e disse: morremos e chegámos ao paraíso. O sol batia nas águas e estas resplandeciam um brilho como jamais vimos, mostando-se em várias tonalidades entre o azul e o verde. Para quem já ouviu falar do quão bonitas são as águas em Tulum, ao pé desta praia, parecem perder todo o encanto. As águas aqui resplandecem 100x mais que as de Tulum (quando chegámos a Tulum, ao comparar a beleza do cenário com o cenário da baía do hotel, demos meia volta em 15min, o tempo de tirar algumas fotos).

Foram dias estupendos, sem uma nuvem no céu e com uma baía lindíssima, de areia branco puro. O hotel revelou-se um verdadeiro refúgio, daqueles que nos esconde do mundo exterior, como se estivéssemos ali perdidos para sempre.

Além de Tulum – que visitámos pelo serviço de van’s que passa na estradinha em frente ao hotel e pelo qual pagámos menos de 20 eur – fizémos escursão a Cobá, Isla Contoy, Snorkel na praia das tartarugas; Isla Mujeres; Playa del Carmén; Snorkel nos cenotes. Dessas, não voltaria à Playa del Carmén e Isla Mujeres que achámos detestável. Tulum valeu apenas para dizer que conhecemos. Isla Contoy e Cenotes: simplesmente FENOMENAL. Cobá: DIVERTIMO-NOS IMENSO, especialmente com o almoço em plena selva, numa comunidade Maya, e os passeios nas “limusines” mayas, entre os monumentos.

Devo dizer que encontrámos casais de espanhóis muito simpáticos em todas as excursões.

Ahh, comparámos as fotos dos nossos hotéis e praias e, não obstante alguns dos hotéis em que eles estavam terem os quartos mais ao estilo europeu – mobílias mais contemporâneas –, de longe, todos afirmaram trocar o hotel pelo nosso quando chegou a altura de comparar fotos das praias dos hotéis. Uahaha Uahaha TODOS (ao todo 9 casais que encontrámos) afirmaram o mesmo.

Resumindo, se procuram paz, descanso, um sitio paradisíaco, a bons preços, longe de tudo mas, ao mesmo tempo, optimamente localizado para excursões, este é o vosso spot! Para os amantes da praia, nem se fala! Não voltaremos a optar por outra zona na Riviera senão Xpuha e por outro hotel que não o Catalonia Royal Tulum.

Se da próxima vez que lá for (estamos a pensar ir em Outubro próximo, se encontrarmos bons preços last minute) encontrar magotes de portugueses, volto para retirar o tópico, juro

Desfrutem!

Fotos em:
http://onossocasamento.pt/album/lua-de-mel/ana-ped...

Quinta, 11/08/2011 - 10:00
Retrato de mizinha1983
mizinha1983
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 5 meses atrás
Desde: 27.07.2011 - 11:00

Olá BE2,

No dia 10 de Setembro vamos para o México e precisamente para o catalonia Royal Tulum. Iremos comemorar o nosso 2º aniversário de casamento ;-))
A ideia que tinha, pelo que também já havia consultado e até por opinião de algumas pessoas, é que realmente a praia era das melhores e que seria um bom hotel, mas, depois de ler o seu testemunho ainda fiquei mais entusiamada para que chegue o dia. Nas fotos que tem em anexo, realmente a praia é maravilhosa . É um azul que até ofusca o olhar.
Desde já, o meu obrigado pelo seu report completo. É sempre bom termos mais opiniões e detalhes sobre o hotel que também escolhemos.

Quinta, 11/08/2011 - 14:49
Retrato de be2
be2
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 semana atrás
Desde: 13.06.2010 - 15:13

Olá,

Ai que bom, só de pensar em regressar até me salta a baba! LOL Nós estamos a pensar em regressar mesmo antes de completarmos 1 ano de casados, vimos uma promoção fantástica e, se ainda estiver em vigor no final de Agosto, agarramos e vamos no final de Setembro ou inicio de Outubro.

Olha, já que vão para essa zona, e como não sei se lá estiveram antes, aproveito para dar umas dicas, se me permitem:

Excursões:

Na Riviera há tanto por descobrir e tantas excursões fantásticas que o tempo que lá estamos nunca é suficiente. Pesquisámos muito sobre excursões, muito mesmo, e, em suma, vale mesmo a pena fazer as que menciono abaixo, através do V/ operador. Não escolhemos na net por causa dos seguros e porque, no final, a diferença de preços é pouca.

Anoto os preços (em dólares, por pessoa) em vigor no final de 2010, bem como a descrição das respetivas excursões:

Isla Contoy – 119 USD

Pequena ilha do caribe mexicano, a que se chega após 40 minutos de navegação rápida, numa lancha fantástica, atravessando as águas quentes e superficiais do caribe. Na ilha, espera-nos um tour de snorkel na reserva de corais, onde podemos contemplar a beleza da fauna e flora locais. Almoço típico mexicano na ilha. Depois... relaxar neste paraíso natural.

Nota pessoal: vale mesmo a pena, é lindíssima a ilha e a viagem é muito animada e com vistas impressionantes. Fizemos a viagem a alta velocidade, atravessando as águas, com cerveja a bordo e ao som dum remix dos Red Red Wine. Fenomenal!

Cobá e Tankah – 98 USD

Visite a ancestral cidade maya de Cobá e escale a pirâmide mais alta da civilização maia no México. Esta é uma excursão completa com visita ao parque natural de Tankah, com actividades: descer a um cenote em rappel após ritual de purificação maia, “tirolesa” por cima de um lago, almoço típico numa comunidade maia no meio da selva.

Nota pessoal: valeu cada tusto do nosso dinheiro. Espectacular, especialmente a descida ao cenote após o ritual, os passeios pela selva nas limusines maias (acrescentei esta foto ao albúm), o almoço na comunidade maia. 5 estrelas. Não é tão longe do hotel como Chichén Itzá – onde demoraríamos imenso tempo a chegar – e é mais selvagem pois trata-se de uma área ainda a ser descoberta, factores que pesaram em preterirmos esta cidade maia a Chichén Itza.

Chichén Itza – 78 USD

Visite a zona arqueológica melhor conservada e a mais importante capital do império maia. O edifício mais popular e mais imponente é o templo de Kukulcán, uma pirâmide de 23 metros de altura e com 365 degraus, um por cada dia do ano.

Nota pessoal: não fomos mas iremos da próxima vez, certamente.

Rio Lagartos – 115 USD

Reserva da biosfera com uma extensão de 60.347 hectares. Refúgio para uma grande quantidade de aves, peixes, crustáceos, assim como cenário para a nidificação do flamingo rosa do caribe.

Nota: lemos muito maus comentários online sobre esta viagem e, pelo preço a pagar, resolvemos não arriscar. Há quem fale muito bem, mas tão maus comentários pesaram e muito.

Tulum – Não façam através de Operador

Do Catalonia Royal Tulum, a distância a Tulum é curtíssima e é muito seguro apanhar uma das van’s que passam mesmo em frente ao hotel. É uma pechincha, é rápido a chegar, passam em intervalos regulares – perguntem na recepção pelo serviço de van’s – e poupam tempo e dinheiro para outras excursões.

XPLOR – 129 USD

Nesta aventura descobrirá impressionantes depósitos minerais – estalactites e estalagmites – e poderá realizar actividades desportivas como navegar em veículos anfíbios, em balsas, voar sobre a selva em tirolesa.

Nota pessoal: não escolhemos porque resolvemos que não íamos para o México para um parque artificial. Queríamos descobrir a natureza, a cultura, as tradições e não perder tempo em parques criados pelo homem.

Ek Balam – Cenotes – 98 USD

Ek Balam significa Jaguar Negro e é uma zona arqueológica do período Clássico, que revela alguns indícios do período pré clássico. Podem tomar banho nos cenotes.

Nota pessoal: parece um local bonito pelas fotos mas é algo longe do hotel, pelo que resolvemos optar por excursões que, na nossa opinião, valessem mais o dinheiro.

Isla Mujeres – 80 USD

Não vou deixar sequer a descrição porque, na nossa opinião, é um atentado ao senso turístico uma viagem a esta ilha de pescadores, repleta de baratas, casas sujas, ruas sem interesse.

Xel-Há – 119 USD

Submerja nas enigmáticas águas turquesa de Xel-Há, maravilha natural do México. Neste inigualável conjunto de lagoas, cenotes e covas de águas cristalinas, desfrute de uma experiência inesquecível, em contacto com a natureza.

Nota pessoal: tivemos imensa pena mas já não houve tempo para ir a este parque natural. Tem alguma intervenção do homem mas, pela fauna e flora locais, pela beleza paisagística do local, pareceu-nos valer muito esta excurão. Fica para a próxima!

Jeep Safari a Sian Ka’an – 149 USD

Reserva natural a que chegaremos de lancha para conhecer os “manglares” de água fresca e pântanos que desaguam no mar do caribe. Neste “presente dos céus”, poderemos observar diversas espécies de fauna regional como golfinhos, tartarugas e mantas nadando livremente no seu habitat.

Nota pessoal: não fomos mas ouvimos boas opiniões, outras nem tão boas mas, em suma, talvez valha a pena. Talvez optemos por ir da próxima vez que formos à Riviera.

Xcaret – 129 USD

Localizado no coração da Riviera Maya, Xcaret é um maravilhoso parque eco-arqueológico, onde encontrará actividades únicas, enquanto se depara com a riqueza natural e cultural do México.

Nota pessoal: vimos muitas fotos e relatos, algumas fotos muito bonitas aqui no fórum. Fomos pesquisar nos fóruns e sites internacionais e, no final, achámos que não vale a pena, pelo menos para nós. Os comentários apontavam para um parque bonito, de facto, mas com muita intervenção humana: “parque demasiado artificial, com falta de fauna. Espectáculo bom, mas não foi para ver espectáculos que fomos” (traduzido de um comentário que lemos). Não pretendemos ir numa próxima vez.

Hidden Cenote + snorkel na praia das tartarugas

Já não tenho a brochura desta excursão mas acho que foi cerca de 100 USD. Vale muito a pena, tal como nos advertiram nos fóruns. Nós e os espanhóis ficámos abismados com a beleza do cenote. Foi uma das coisas mais bonitas que tive a oportunidade de ver na minha vida. O cenote é iluminado, vêem-se imensos peixinhos e o fundo do cenote. Lindo! A viagem, feita de jipe, através da selva, é uma aventura inesquecível. As fotos não lhe fazem juz pois a minha máquina é péssima em meios fechados. Se tiverem tempo, aconselhamos vivamente.

Na praia – já não me lembro o nome – garantiram-nos que víamos tartarugas e vimos.

Nadar com golfinhos – 159 USD

Conheça o maravilhoso mundo dos golfinhos e aprenda sobre estes animais, desfrutando de uma experiência inesquecível, cheia de diversão e cumplicidade com a natureza.

Nota pessoal: só não fomos porque temos o Zoomarine aqui ao pé e golfinhos há em todo o lado, em parques como este. Não valia a pena para nós mas é capaz de ser porreiro.

Desculpem algum erro ortográfico mas foi traduzido da brochura em espanhol.

Sexta, 12/08/2011 - 15:24
Retrato de mizinha1983
mizinha1983
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 5 meses atrás
Desde: 27.07.2011 - 11:00

Mais uma vez obrigado por toda a atenção dada.
Relativamente às excursões ainda não temos a certeza de quais vamos fazer, mas com toda essa informação detalhada é sempre mais fácil escolher.

Já agora, relativamente ao dinheiro como fizeram?
É que aconselharam-nos a levar pesos para os presentes, mas no Banco aonde tenho as minhas contas disseram-me que em Portugal como é uma moeda residual que dificilmente conseguimos arranjar.
Existe lá alguma casa de câmbio?

Marisa

Sexta, 12/08/2011 - 21:06
Retrato de be2
be2
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 semana atrás
Desde: 13.06.2010 - 15:13

Olá,

Nós trocámos 200 eur no banco aqui em Portugal. Demorou para aí uma semana e meia a chegarem os pesos. Fez imenso jeito levar logo esse dinheiro porque lá fazem-te o câmbio como querem - no aeroporto ou lojas de câmbio - e às vezes sais a perder. Mais vale levar algum mas não mais de 200 eur.

Se não quiserem levar tanto dinheiro - optem sempre por levar plo menos 100 euros trocados para pesos - podes trocar dinheiro lá mesmo no hotel, junto à recepção. São menos "gatunos" na troca do dinheiro:)Têm uma casinha mesmo junto à recepção:)

Comprem um cartão de chamadas logo no aeroporto com os pesos que levam trocados aqui de Portugal pois podem já não ter outra oportunidade para comprar cartões de chamadas baratos. Não me lebro exatamente a quanto nos saiu mas lembro-me de pedir-mos outro cartão no hotel e ficámos aterrados com a diferença de valores.

Ana

Sexta, 02/09/2011 - 17:40
Retrato de mizinha1983
mizinha1983
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 5 meses atrás
Desde: 27.07.2011 - 11:00

Olá Be,

Aqui estou eu outra vez a chatear.
É que surgiu-me uma dúvida e se pudesse agradecia que me esclarecesse.
Nos restaurantes temáticos é necessário levar roupa um pouco mais formal??

Obrigado
Marisa

Sexta, 02/09/2011 - 20:27
Retrato de be2
be2
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 semana atrás
Desde: 13.06.2010 - 15:13

Olá,

Não é chatear, qualquer questão em q possa ajudar tou disponível.

Não é necessária roupa formal para os restaurantes. Roupa normal, casual. Eu à noite andava de calças e sandálias e blusa de algodão ou então de vestido. O resort estava "apinhado" em americanos e alguns espanhóis. Os americanos são informais e estás como peixe na água. Viva ao vestido e à sandália. Viva à calça de linho e à t-shirt:)

Quarta, 18/04/2012 - 11:34
Retrato de ao2011
ao2011
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 14.11.2011 - 15:02

Excursões.
Olá Be2, desde já parabéns pelo teu excelente post.
Irei de lua de mel para o Catalonia Royal Tulum em Outubro e aproveito para te fazer duas perguntas:
1. Vale a pena fazer o upgrade do quarto standard para uma suite junior? Alguma recomendação sobre o assunto?
2. O teu roteiro de excursões está óptimo. Pergunto se o pagamento é sempre em dólares/pesos ou se é possível pagar em euros. E por que agência fizeste as excursões?
Beijinhos