Deprimida | O Nosso Casamento

Fórum geral

Deprimida

12 entradas / 0 novo
Última
#1 Sexta, 04/05/2012 - 23:01
Retrato de marianamartins123456
marianamartins123456
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 12 meses atrás
Desde: 04.05.2012 - 22:52

Deprimida

Boa noite!
preciso desabafar...
Tenho casamento marcado, mas não sei porquê não me sinto feliz. Tenho medo, tenho muito medo, é normal ter medo de dar esse passo?
Eu pensava que estava preparada, eu pensava que era o que eu mais queria, e agora tenho medo. Não sei explicar porquê, tenho medo da mudança enorme que vai ocorrer na minha vida.
Só tenho exemplos de casamentos que não são os mais felizes.
Eu não sei se este sentimento é porque tenho medo, ansiedade, ou se quer dizer que não me devo casar.
Eu amo o meu namorado, mas desde que decidimos casar, ando a sofrer com antecipação, nem consigo ser feliz.
Eu não sei o que fazer...
Vocês tb têm medos e dúvidas?
Estou deprimida...

Está tudo marcado...

Sexta, 04/05/2012 - 23:25
Retrato de sueh.
sueh.
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 meses atrás
Desde: 29.03.2012 - 18:46

se ele te ama, irá compreender que tambem precisas desse tempo com a tua mae, se calhar ainda nao está na altura de te separares dela... tenta falar com ambos sobre a possibilidade de morarem todos juntos... é apenas uma ideia que poderá ajudar... nao perdes em tentar, ambos te amam, ambos irao entender.

espero ter ajudado, i nao desanimes, pois todos lidamos com as coisas de maneira diferente... de uma maneira ou de outra, todos temos as nossas duvidas e medos, mas se o amas tambem, nao o deixes, nem desistas de casar, pois ele pode ficar muito magoado, pensa que há sempre soluçao, sempre saida! :)

beijinho****

Sábado, 05/05/2012 - 09:05
Retrato de elispinto
elispinto
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 09.07.2010 - 10:55

olá,

Olha o meu marido vem de uma família em que o pai e mae se divorciaram era ele adolescente. O pai era agressivo, alcoolico, etc...ou seja, a minha sogra foi pai e mae, teve dois cancros e sobreviveu aos dois. Tem uma saúde debilitada no entanto lá vai fazendo as suas coisas.
Eu, bem, tenho os meus pais separados desde dos meus 21 anos. O meu pai ao contrário do meu sogro sempre foi um excelente pai. No entanto, as traições quando se descobrem... DEsde essa altura fiquei apenas com o meu irmão e a minha mãe. Os mosqueteiros. Por necessidade ela foi para o luxemburgo. Tem namorado, é feliz, e ainda me disse há pouco que seriam capazes de casar. COm 53 anos eheheh!
O que te quero dizer, é que não vais estar as vezes que gostarias com a tua mãe, mas estarás na mesma com ela. Eu sou da opinião, e espero que ninguém me leve a mal, de que não devemos nos prender por outras pessoas. Não imaginas a felicidade da tua mãe ao ver-te entrar na igreja! Olha, a minha estava muito mais nervosa que eu. As minhas amigas só diziam que quem parecia que ia casar era ela e não eu.
Agora imagina que, adias o casamento, ficas ao lado da tua mãe até ao último suspiro e ela naõ tem a felicidade de ter ver noiva! de ver a tua festa, DE te ver feliz!!!
Aproveita cada dia ao lado da tua mãe sem seres obcecada com o facto de que irás casar e estar longe dela.
Não há felicidade maior, e eu sei, mae é mae, mas não há nada melhor do que poder acordar todos os dias ao lado da pessoa com a qual tu queres adormecer eternamente!

São ciclos da vida e temos de dar o salto!
beijinhos

Sábado, 05/05/2012 - 09:25
Retrato de tanysclm
tanysclm
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 11 meses atrás
Desde: 07.09.2011 - 13:10

Olá...

Acho que é legitimo tudo o que estás a sentir neste momento... medos, receios todos nós temos... ninguém sabe o dia de amanhã, ninguém sabe se será para sempre e se a partir desse dia tão importante tudo irá correr bem, provavelmente haverá altos e baixos... como toda a vida houve, inclusive no namoro, mas a vida é isso mesmo, é arriscar e tentar ser feliz, não desistir ao primeiro obstáculo... conversar muito enquanto casal e não descurar o "eterno namoro" em relação a tua mãe é super natural sentires isso... a verdade é que quando saímos de casa é uma mudança radical... mas falo pela minha experiência, sempre tive uma relação complicada com os meus pais, e agora que saí de casa para ir viver com o meu namorado, temos uma relação super saudável e tento aproveitar todos os momentos para estar com eles, e sei que eles tem saudades de me ver lá por casa, do tempo em que ainda vivia com eles, e que é uma alegria quando lá vou. Espero que a tua mãe melhore, mas sem dúvida nada a fará mais feliz, do que te ver feliz, por isso penso que é essa a maneira que tem de contornar a situação... este é um passo importante na tua vida, em que a tua mãe certamente estará muito orgulhosa de ti e será um orgulho acompanhar-te nesse teu dia, de qualquer das formas acho que deves abordar esse assunto com o teu noivo, pois acredito que seja também o teu melhor amigo, e certamente irá conseguir-te ajudar a superar essa angústia em que estas.
Beijinhos e tudo de bom para ti, para o teu noivo e para a tua mãe.

Sábado, 05/05/2012 - 10:30
Retrato de Martita_Catita
Martita_Catita
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 sem atrás
Desde: 03.05.2012 - 22:16

Acho que as duvidas são normais e até saudaveis. é de duvidarmos que nos questionamos e reforçamos o nosso amor. Quando fui pedida em casamento, depois da euforia inicial caiu-me em cima a responsabilidade do casamento. Embora as minhas duvidas sejam diferentes das tuas por vezes fico a pensar nelas e tambem fico com uma nuvem negra a minha volta. E para me aliviar é com o meu noivo que converso, ele é o meu melhor amigo e por isso é sempre compreensivo e ajuda-me sempre.
Fala com o teu noivo, explica-lhe a situação. Mas não lhe digas logo de frente que não sabes se deves casar. Explica antes como te sentes.

E em relação a sair de casa... Eu sai de casa ha 4 anos para viver com amigos, mesmo porque sabia que o mesmo que te esta a acontecer poderia acontecer-me. No inicio foi complicado, acabava por ficar muitas noites na casa dos meus pais. Depois eles foram-se habituando a ideia e eu tambem. A minha relação com eles melhorou a 200% e ficaram super felizes quando ha uns meses fui viver com o meu noivo. Eles com o tempo habituam-se. A minha mae nem me queria longe e hoje esta euforica com o meu casamento.

Não prives a tua mãe de um momento que TODAS as mães sonham para as suas meninas! Eu sei que a mão não é eterna, por isso aproveita-a muito, mas segue com a tua vida.

Ja agora (desculpa o testamento), pensa bem é se as tuas duvidas não serão uma mascara de outras duvidas mais complicadas. Mas nisso só tu te podes ajudar!

E espero que tudo se resolva pelo melhor ;)

Sábado, 05/05/2012 - 14:36
Retrato de marianamartins123456
marianamartins123456
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 12 meses atrás
Desde: 04.05.2012 - 22:52

Agradeço a todas as resostas. De facto, eu devo ser uma pessoa muito complicada mesmo. Namoramos há anos e sempre sonhei com este dia. Aliás, em tempos, quem não queria casar com festa era ele. Queria viver junto e casar pelo civil.
Quando falámos em casar recentemente, primeiro fiquei eufórica, e depois, caí em mim e tambem comecei a ter os medos todos. Eu sou assim em tudo, sofro por antecipação, e como cosstumam dizer, crio problemas onde ainda não os há. Começo com aqueles medos: e se aconete alguma coisa à minha mãe e eu já não posso estar tanto tempo com ela? E se o meu namorado depois de casar muda (como já vi casos) e faz algo que me desiluda muito? E se o casamento altera a nossa relação? E se as nossas condições financeiras ainda não são as ideais (pelo andar da carruagem nunca vão ser)? E se um de nós fica desempregado? E se? E se? E se???? Coloco tantos "se´s" em tudo, imagino sempre o pior a acontecer, que em vez de aproveitar as coisas boas da vida, estrago a felicidade com preocupações com coisas que às vezes ainda nem aconteceram.
Mas eu sou assim em tudo na minha vida, de há 2 anos para cá que parece que tenho que arranjar sempre alguma preocupação para me ocupar a mente. De facto, estou com uma depressão e se calhar isso acentua todos os meus medos, e esta minha maneira de ser, e todo meu pessimismo.
Gostava de ser mais corajosa, menos deprimida e menos pessimista. Gostava de ter menos medos (em todos aspectos da minha vida) e de ser mais independente. O meu médico psiquiatra diz que eu e aminha mãe temos uma relação muito "fusional", uma relação muito dependente. Em tempos andei a fazer uma psicoterapia, mas parece que não funcionou. A minha familia tem este tipo de funcionamento, porque numa determinada fase, aconteceram muitas perdas, mortes inesperadas.
O meu noivo tem sido muito paciente comigo... muito mesmo. Por vezes, acho que abuso da paciência dele!! :)
Daqui a uns anitos estou mais perto dos 40 e entretanto a vida passou. O meu noivo até já fala em ter um bébé para o ano, e eu, confesso que também sempre quis, mas agora preciso de tempo para me adaptar a uma fase de cada vez. Por vezes fico irritada cmg, porque me acho infatil para a idade que tenho! Eu já não deveria ter idade para estas coisas... já não tenho nenhuns 20 anos (não desfazendo de quem os tem, porque há mulheres de 20 anos bem mais maduras que outras mais velhas)... aliás já estou nos 30 e picos... . Já tinha idade para ser uma mulher adulta, sem medos e mais medos, com coragem para largar as saias da mãe!!! Fico tão irritada cmg! De qualquer forma... mais uma vez, agradeço muito as vossas opiniões.

Sábado, 05/05/2012 - 15:34
Retrato de Martita_Catita
Martita_Catita
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 sem atrás
Desde: 03.05.2012 - 22:16

Parece-me que me estas a descrever!

Sou tal e qual, espero sempre o pior, sofro por antecipação e crio problemas mesmo onde eles não existem!

Por acaso a medicação que o meu médico me prescreveu (teve mesmo que ser, eu já nem saia de casa, so ficava no sofa, chorava, dormia e via series) fez-me maravilhas!

Força, vais conseguir, um passinho de cada vez ok? uma mudança de cada vez. não penses ainda nos filhos, apesar de trintonas temos tempo ;)

E se algum dia precisares de desabafar estamos aqui :) Eu estou de certeza!

Sábado, 05/05/2012 - 16:01
Retrato de sueh.
sueh.
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 meses atrás
Desde: 29.03.2012 - 18:46

:D pois realmente eu tenho 21 :D :D :D
mas pronto, acho que vai tudo da maneira como encaras a vida e de como às vezes és, no meu caso, obrigada a crescer mais cedo, mas olha... por mais que saibas que tens uma depressao nunca te des por vencida por ela. tens de te agarrar a coisas boas, às coisas que amas i cuidar de ti!! isso parece me essencial!!

Vais ver que tudo vai correr bem... basta acreditar...

beijinhos e muita força***

Domingo, 06/05/2012 - 15:50
Retrato de elispinto
elispinto
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 09.07.2010 - 10:55

marianamartins123456 escreveu:
Agradeço a todas as resostas. De facto, eu devo ser uma pessoa muito complicada mesmo. Namoramos há anos e sempre sonhei com este dia. Aliás, em tempos, quem não queria casar com festa era ele. Queria viver junto e casar pelo civil.
Quando falámos em casar recentemente, primeiro fiquei eufórica, e depois, caí em mim e tambem comecei a ter os medos todos. Eu sou assim em tudo, sofro por antecipação, e como cosstumam dizer, crio problemas onde ainda não os há. Começo com aqueles medos: e se aconete alguma coisa à minha mãe e eu já não posso estar tanto tempo com ela? E se o meu namorado depois de casar muda (como já vi casos) e faz algo que me desiluda muito? E se o casamento altera a nossa relação? E se as nossas condições financeiras ainda não são as ideais (pelo andar da carruagem nunca vão ser)? E se um de nós fica desempregado? E se? E se? E se???? Coloco tantos "se´s" em tudo, imagino sempre o pior a acontecer, que em vez de aproveitar as coisas boas da vida, estrago a felicidade com preocupações com coisas que às vezes ainda nem aconteceram.
Mas eu sou assim em tudo na minha vida, de há 2 anos para cá que parece que tenho que arranjar sempre alguma preocupação para me ocupar a mente. De facto, estou com uma depressão e se calhar isso acentua todos os meus medos, e esta minha maneira de ser, e todo meu pessimismo.
Gostava de ser mais corajosa, menos deprimida e menos pessimista. Gostava de ter menos medos (em todos aspectos da minha vida) e de ser mais independente. O meu médico psiquiatra diz que eu e aminha mãe temos uma relação muito "fusional", uma relação muito dependente. Em tempos andei a fazer uma psicoterapia, mas parece que não funcionou. A minha familia tem este tipo de funcionamento, porque numa determinada fase, aconteceram muitas perdas, mortes inesperadas.
O meu noivo tem sido muito paciente comigo... muito mesmo. Por vezes, acho que abuso da paciência dele!! :)
Daqui a uns anitos estou mais perto dos 40 e entretanto a vida passou. O meu noivo até já fala em ter um bébé para o ano, e eu, confesso que também sempre quis, mas agora preciso de tempo para me adaptar a uma fase de cada vez. Por vezes fico irritada cmg, porque me acho infatil para a idade que tenho! Eu já não deveria ter idade para estas coisas... já não tenho nenhuns 20 anos (não desfazendo de quem os tem, porque há mulheres de 20 anos bem mais maduras que outras mais velhas)... aliás já estou nos 30 e picos... . Já tinha idade para ser uma mulher adulta, sem medos e mais medos, com coragem para largar as saias da mãe!!! Fico tão irritada cmg! De qualquer forma... mais uma vez, agradeço muito as vossas opiniões.

E agora pergunto-te e se adormeceres e nunca mais acordares? se saíres para trabalhar e levares com um carro? A vida não pode ser tomada por Se's senão nao chegamos a vivê-la. Posso-te garantir que nem tudo vai ser um mar de rosas. Que irão haver discussões, que vão haver dias nãos. No entanto esses dias não chegam aos calcanhares dos dias bons!

Toca a levantar a moral!
bjs

Terça, 08/05/2012 - 14:32
Retrato de Caliope
Caliope
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 22.09.2009 - 13:37

Querida, é natural que te sintas assim, dado que tens um relacionamento tão forte com a tua mãe, e estando ela doente, ainda mais natural é a tua preocupação...de qq modo, concordo com o que foi dito por todas, acho que para a tua mãe, ver-te casar, fará dela uma mãe muito feliz e orgulhosa de ti, mais do que já deve ser claro! Custa muito a cortar o cordão umbilical, eu casei-me há quase dois anos, mas fui viver com o meu marido aos 25, e embora sentíssemos imensa necessidade de estar a viver juntos, e embora estivéssemos a adorar a experiência, posso dizer-te que nos primeiros dias, andávamos esquisitos, não entre nós, mas com a mudança, estávamos muito felizes, mas ao mesmo tempo muito nostálgicos, pois sentíamos as saudades da casa dos pais, e da presença constante deles, mas depressa atenua, porque a convivência a dois é tão boa que depressa nos habituamos e já não queremos outra coisa... :)

Continuamos naturalmente a estar com os pais, mas já não conseguimos imaginar a nossa vida sem ser assim, um com o outro, a viver juntinhos...vais ver que vai ser algo muito bom para ti, vais amar a tua nova vida...e não é por isso que a tua mãe tem de ficar para trás, o teu namorado sabe como te sentes e irá ser compreensivo certamente no que toca ao tempo que quererás estar com ela...

Por isso, aos poucos tenta relaxar, a tua mãe de certeza que não gostará de se aperceber que andas tão em baixo, numa altura que devias andar tão contente, e se ela sabe que o verdadeiro motivo é devido à vossa "separação", acredita que ela irá ficar triste...

Tu não tens culpa de te sentires assim, mas tenta ser mais feliz, goza todos os momentos com a tua mãe, mas com o teu namorado tb, a tua mãe só estará feliz se tu tb estiveres, nunca te esqueças disso...

Força, não desistas da tua felicidade, a tua é tb a da tua mãe, pensa só nisso, e vais ver que conseguirás aos poucos viver mais feliz!

Ah, e em relação aos "se's"...esquece, não vale mesmo a pena pensares neles...dou-te o meu exemplo, pois quando eu e o meu marido fomos viver juntos, foi numa altura em que ambos estávamos supostamente estáveis nos nossos trabalhos, e passados 5 meses de estarmos na nossa casinha, ele é despedido...sobrevivemos, não podemos controlar, e se estamos à espera da altura ideal, ela não existe, nós é que temos de fazer naquela altura, com que seja a ideal, e será! Agora estou eu desempregada, enfim, não vale mesmo a pena...por isso, podemos não ser ricos, mas temo-nos um ao outro, e isso é dúvida o mais importante de tudo

Beijos grandes e muita força...as melhoras da tua mãe

Terça, 08/05/2012 - 16:56
Retrato de marianamartins123456
marianamartins123456
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 12 meses atrás
Desde: 04.05.2012 - 22:52

Agradeço a todas as respostas e o vosso testemunho...
Têm razão...
Tenho que passar a ser mais positiva.
E preciso urgentemente de cortar o cordão umbilical!!!
Tenho dias melhores e outros piores, mas acho que no fundo, estou triste de a ver doente, e tenho medo de a perder.
Beijinhos ***

Terça, 15/05/2012 - 15:56
Retrato de mgc
mgc
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 10 meses atrás
Desde: 29.02.2012 - 17:19

Ao ler o teu desabafo, identifiquei-me imenso contigo. Esse sentimento que sentes em relação á tua mãe, também o sinto, um medo insuportável de a perder, até porque perdi o meu pai à 2 anos com um cancro galopante, o que foi um choque para todos nós... eramos todos muito unidos e adorava o meu Pai.
Quando o meu Pai faleceu tive a necessidade e senti a responsabilidade de dar todo o apoio necessário à minh mãe, porque pensei que se eu sentia uma dor imensa por o ter perdido, quanto mais a minha mãe por ter perdido o companheiro amigo de quse 50 anos. Foi muito difícil.
A minha mãe teve uma recaida (cancro da mama) após 4 anos dela ter tirado o peito. Na altura não foi necessário fazer quimio nem rádioterapia, mas agora após 4 anos o cancro voltou... na pele do peito e ela já começou a fazer radioterapia.( Eu caso daqui a menos de 2 meses)
É muito doloroso e emocionalmente parece que vamos enlouquecer... eu percebo os teus medos. Tenho os meus medos e agora criei outros... parece que tenho medo de tudo, de andar de avião, barco... na realidade tenho medo que algo me aconteça e ela fique desemparada (um pouco egocentrico da minha parte, eu sei, mas não é um sentimento racional)... é horrível!!!
Felizmente o meu noivo é muito ligado á famíia e ele entende a minha preocupação para com a minha mãe, até porque a avó sempre viveu com os pais dele.
A minha posição é a seguinte: já mais deixarei a minha mãe ficar sózinha, sei o que é o sentimento de perda e hei de aproveitar estar com ela até Deus permitir. Até porque eu já tive/tenho problemas de saúde (artrite reumatoide) e as única pessoas que sempre se preocuparam comigo foram os meus pais, até encontrar o meu actual e futuro marido :)
Tens que seguir a tua vida, seguir o teu rumo, até porque a tua mãe há de sentir que se algo acontecer a ela um dia, tu já hás de estar a formar a tua própria família e não ficarás sózinha. Tu e o teu noivo precisam do vosso espaço e tempo, tens que tentar é encontrar um equilibrio para teres tempo de qualidade com a tua mãe, mas não pores a tua relação em segundo plano. O que eu faço é o seguinte: O meu irmão mora com a minha mãe, mas quase todos os fins de semana eu e o meu noivo ficamos lá em casa e eu aproveito para ajudá-la e apoiá-la, durante a semana falo cerca de 2 vezes por dia ao telefone, ás vezes mais, depende...
Tou ansiosa, tou, a data se aproxima... mas sei que é o que quero. Finalmente encontrei a pessoa certa ( também já tou nos meus 30) e apesar das amarguras que a vida tem me dado, sei que tenho que aproveitar aquilo de bom que ela me oferece. Porque já fechei muitas portas, a vida abriu-me uma janela e vou deixar o raio de luz me iluminar, para me dar força naqueles momentos que preciso de ser forte e ajudar aqueles que amo.
Boa sorte linda, fala com alguma amiga que tenhas, porque para mim o melhor remédio que tenho (porque nunca foi a nenhum psicologo)é desabafares o que sentes com pessoas que te conhecem e sabem a tua realidade de vida. Fala com o teu noivo e explica os teus medos e hás de ver que vais te sentir mais leve.
Podes até falar com a tua mãe, ela pode te dar a força que precisas para te ajudar a encontrar o tal equilibrio.
Boa Sorte, e Força!!!!
Beijinhos