4 respostas [Última]
ds.nicolas
Retrato de ds.nicolas
Offline
Desde: 30.05.2016
Casamento civil em Portugal para um luso-francês e uma francesa
Segunda, 30/05/2016 - 22:23

Olá a todas e todos !

Com a minha namorada queríamos casar-nos em Portugal : os meus pais são portugueses e vivem lá agora, e tenho as duas nacionalidades (francesa/portuguesa) mesmo se nasci em França.

A minha namorada é francesa e nasceu em França.

Já informamos-nos com as embaixadas/consulados franceses / portugueses e parece que o mais difícil seja em Portugal.

Os documentos para iniciar o processo de casamento diferem segundo a Conservatória do registo civil que contactamos.

Além disso, nos estranha que o despacho dado pelo o conservador tem uma validade de 6 meses, quer dizer que só conheces o teu dia de celebração neste momento.

Alguém já conheceu esta experiência? quais são os documentos que foram pedidos ?

Vos parece possível em Portugal organizar o casamento e a festa dentro um período de 6 meses (reserva do lugar das festas, convidados, fornecedores...) ? Porque é claro que em França, necessitamos mais de um ano e meio de antecipado para encontrar alguma coisa.

Muito obrigado pelas contribuições !

Nicolas


JP-Joias
Retrato de JP-Joias
Offline
Fornecedor
Desde: 02.05.2016
Boa tarde Nicolas A questão
Terça, 31/05/2016 - 17:36

Boa tarde Nicolas

A questão dos 6 meses é igual para todos os casais que queiram casar em Portugal sejam eles Portugueses ou não.
Esse é o prazo e validade do Certificado para Casamento. Mas toda a organização poderá começar a ser feita muito antes... É o que fazem a maioria dos casais. Existem quintas e fotógrafos que necessitam de marcação com mais de um ano de antecedência!....
Ou seja... decidam uma data e comecem a tratar das coisas que precisam de mais antecedência (por exemplo quinta, igreja, fotógrafo) e depois quando só faltarem 6 ou até menos um pouco que os 6 meses, passem na conservatória para tratar da questão do registo civil...
Felicidades e se precisarem de ajuda é só pedir! Grande abraço

Teresa1984
Retrato de Teresa1984
Offline
Desde: 03.11.2013
Nós somos portugueses,
Quinta, 02/06/2016 - 14:44

Nós somos portugueses, emigrados em França, e casámos em Portugal. Preparámos o casamento em 5 meses, com casamento religioso numa igreja e festa numa quinta. Por isso, é perfeitamente possível preparar com pouco tempo de antecedência. Ainda assim, foi preciso fazer algumas viagens e é preciso ter em atenção qual o mês que pretendem. Meses como Julho, Agosto, são muito procurados e os espaços ficam reservados rapidamente. Eu casei em Maio e ainda havia bastantes quintas disponíveis.

Para casar, é necessário iniciar o processo de casamento e esse processo só pode ser iniciado seis meses ou menos antes da data escolhida. Ou seja, se quiserem casar em Outubro por exemplo, podem ir ao registo civil iniciar o processo a partir de Abril. Contudo, nada vos impede de começar os preparativos do casamento antes de Abril, podem começar a ver espaços, vestidos, convites. Aliás, até é bom que vejam qual o espaço que querem e qual a data, para depois marcarem a data com o notário.

Carro ANTIGO
Retrato de Carro ANTIGO
Offline
Fornecedor
Desde: 06.10.2007
Olá. Se precisarem de
Quinta, 23/06/2016 - 17:40

Olá.
Se precisarem de transporte nupcial,disponham.

Celebrante Mari...
Retrato de Celebrante Mariano Salvatore Sarno
Offline
Fornecedor
Desde: 05.07.2016
Boa tarde, já pensaram casar
Terça, 26/07/2016 - 18:58

Boa tarde, já pensaram casar em França e depois realizar a cerimónia em Portugal com familiares e amigos ? Neste caso a cerimónia é apenas simbólica, porque já estariam casados, mas teriam a vantagem de evitar burocracias, embora realize normalmente casamentos de estrangeiros em Portugal sem problemas maiores.

Mariano Salvatore Sarno - Celebrante de casamentos e cerimónias simbólicas

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.