Casamento civil :) | O Nosso Casamento

Fórum geral

Casamento civil :)

6 entradas / 0 novo
Última
#1 Segunda, 21/02/2011 - 14:41
Retrato de InesSousa
InesSousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 7 meses atrás
Desde: 30.10.2010 - 21:34

Casamento civil :)

Olá noivinhas, tenho algumas perguntas para voces, se me souberem responder:

1)Quando queremos casar pela igreja temos que nos casar primeiro pelo civil e temos 6 meses depois para nos casarmos pela igreja?

2)Qual é o valor que se paga?

3)Quanto tempo demora desde que metemos os papéis no civil até nos casarmos?Qual é o tempo mínimo?Pode-se fazer isso numa semana por exemplo?

Obrigado :)

Segunda, 21/02/2011 - 14:47
Retrato de AngelPrincess
AngelPrincess
Offline
Visto pela última vez: 11 meses 4 sem atrás
Desde: 20.09.2010 - 09:42

Olha eu vou-me casar pela igreja em Agosto, e agora no dia 4 de Março vou abrir o processo de casamento, mas não me vou casar antes pelo civil e depois pela Igreja. Pelo que já me explicaram os papeis da conservatória vão para a Igreja e depois assinas tudo na Igreja :) Assim só tens mesmo uma data de casamento!

Acho que os valores são por volta dos 120€, mas olha posso-te depois dizer concretamente quando lá for e explicar tudo melhor depois de fazer hehehe

Beijinhos

Segunda, 21/02/2011 - 15:33
Retrato de anation
anation
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 2 meses atrás
Desde: 29.06.2010 - 15:46

Bem, desde o momento em que vais abrir o processo civil, tens 6 meses para casar pela igreja, mas essas questões são-te colocadas na Conservatória.
O que se faz no Registo Civil não é o chamado casamento pelo civil, como o casamento é pelo religioso, apenas se abre o processo de casamento que posteriormente os serviços enviam para o padre que realizará a cerimónia. Os documentos são assinados na igreja no dia do casamento e enviados pelo padre para a conservatória que passará a certidão de casamento.
Este processo custa 100 euros, é um simples documento com todos os dados pessoais dos noivos e em que se escolhe o regime de casamento adoptado( comunhão de bens, etc...).A partir desta data passam a ser nubentes :D
Nós escolhemos um dia em particular e significativo para nós para abrir este processo e depois fomos passar um fim de semana romântico, surpresa do meu noivo :D , no que chamamos, uma pré mini lua de mel, foi delicioso :X 8>

Espero ter esclarecido as tuas dúvidas.
Muitas felicidades

22/08/2010 - um dia SIMPLESMENTE MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOO

Segunda, 21/02/2011 - 15:41
Retrato de Juanitaumc
Juanitaumc
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 2 meses atrás
Desde: 04.11.2007 - 00:22

Deixo o link oficial que contem todas as informações que necessita:

http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/...

Quem quiser contrair casamento, civil, católico ou civil sob a forma religiosa, precisa de organizar um processo com vista a publicitar essa pretensão.
A organização do processo do casamento pode ser requerida pelos noivos, pelos seus procuradores com poderes especiais.
Pode ainda ser prestada pelo pároco ou pelo ministro do culto da igreja ou comunidade religiosa radicada no pais, mediante requerimento.

Ao proceder à declaração para casamento, os noivos deverão escolher a modalidade civil, católica ou civil sob a forma religiosa, indicar o local onde pretendem casar e o regime de bens desejado.

O processo de casamento tem o prazo de validade de 6 meses, a partir da data em que o Conservador lavrar o despacho a autorizar o casamento.

Os noivos devem apenas organizar o processo com 6 meses de antecedência mas é conveniente que o organizem com, pelo menos, 1 mês de antecedência face à data escolhida para a celebração do casamento.

É competente qualquer conservatória de registo civil.

Processo de Casamento – Documentos necessários:

Os noivos devem instruir o pedido com:

•Documentos de identificação dos nubentes ou sendo estrangeiros, titulo ou autorização de residência, passaporte ou documento equivalente, sendo dispensado se for representado por procurador
•escritura de convenção antenupcial se tiver sido celebrada. Caso seja declarado que foi celebrada perante conservador do registo civil é, imediata e oficiosamente, consultada a base de dados para a sua comprovação.

Se o nubente for estrangeiro deve apresentar certidão do registo de nascimento que tem que ter os requisitos de forma exigidos, para o mesmo fim, pela lei do seu país

Custo depende de cada conservatória, mas quando casei foi 170 euros vai depender também das deslocações ou não do funcionário do registo civil. Em termos de celebração religiosa não tenho qualquer ideia.

Ju

Segunda, 21/02/2011 - 23:41
Retrato de InesSousa
InesSousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 7 meses atrás
Desde: 30.10.2010 - 21:34

E posso casar pelo civil so para ter a prova em que sou casada e depois passado 6 meses por exemplo casar pela igreja?

E quanto custa essa papelada toda?Demora muito tempo?

Obrigada

Quarta, 23/02/2011 - 09:26
Retrato de anation
anation
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 2 meses atrás
Desde: 29.06.2010 - 15:46

Acho que tás a fazer confusão.
O casamento pelo civil é uma coisa, e o casamento pela igreja é outra coisa completamente diferente.
Se queres casar apenas pelo civil, vais á conservatória e tratas do casamento só pelo civil.
Se queres casar pela igreja vais à conservatória dar entrada do processo de casamento pela igreja, lugar onde posteriormente serão assinados os documentos para que constem no registo civil.Desde a abertura deste processo até ao casamento na igreja o prazo é de 6 meses(até à realização da cerimónia religiosa.)
Em relação à questão que colocas, não percebo mt bem o que pretendes, mas ao abrires o processo no Registo civil para o casamento religioso facultam um documento onde consta que se está a tratar do casamento, todos os dados sobre o mesmo e passam a ser nubentes.
Casar pelo civil tem um preço, não te sei dizer quanto, mas é mt mais caro que o casamento religioso.
Espero ter ajudado, mas nada melhor que ires a uma conservatória expor as taus dúvidas.

Contéudos Relacionados

Olá!!! Em conversa com uma amiga minha, surgiu a ideia de usar mantilha, em vez de véu... o que axam? O meu vestido é...
Olá noivinhas! procuro penteados para cabelos compridos. mas não quero penteados com o cabelo apanhado, quero o cabelo...
Olá. Preciso d saber locais onde vendam ganchos p o cabelo. Quero apenas um gancho, logo tem k ser grande, pois vou...
Ola Meninas, Preciso de ideias para o meu penteado. Tenho o cabelo comprido, louro e liso, quero levar o cabelo...
Boa tarde Noivinhas e Srs. Fornecedores, Pretendo levar o meu cabelo solto no dia do casamento, solto e ondulado, sem...