Burocracia, para quê? | O Nosso Casamento

Fórum geral

Burocracia, para quê?

3 entradas / 0 novo
Última
#1 Sábado, 24/01/2015 - 23:15
Retrato de wallytt
wallytt
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 2 meses atrás
Desde: 24.01.2015 - 22:59

Burocracia, para quê?

Boa noite precisava de um esclarecimento. Tenho casamento marcado para outubro e ainda nada esta tratado. Estarei atrasado? Melhor a papelada do padre do local de residencia, braga maximinos, sim (documento para processo de casamento). O pior é que o mesmo vai ser realizado na Sé de Braga tanto eu como a noivinha não somos de Braga pelo, que parece temos de ir ao local de nascimento preencher o resto da papelada. Os papeis dos padrinhos é no local de nascimento que temos já de entregar ou no local onde vamos casar? E que tipo de documentos mais faltam? Burocracia ou amor???

Segunda, 26/01/2015 - 16:10
Retrato de Teresa1984
Teresa1984
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 5 meses atrás
Desde: 03.11.2013 - 15:07

Bem, para casar na igreja têm na mesma de ir ao Registo Civil iniciar o processo de casamento e onde receberão um papel que têm de entregar ao padre para que ele vos possa casar. Como este papel só tem a validade de 6 meses, não estão atrasados pois só poderão ir ao Registo Civil quando faltaram 6 meses ou menos para o vosso casamento.

Quanto aos outros papéis (como as certidões de baptismo e assim) geralmente tratam-se com o padre de uma das paróquias dos noivos. No meu caso, por exemplo, foi o cartório do local onde casámos (que não era a paróquia de nenhum de nós) que tratou de tudo. Só tive de enviar fotocópias dos nossos cartões de cidadão e indicar as datas e locais de baptismo. Dos padrinhos, enviei apenas fotocópias dos cartões de cidadão e a morada deles.
Porque não fala com o padre que vos casará e pergunta como é que devem tratar das coisas?

Quanto à última pergunta: não precisam de burocracia para se amarem, mas para casarem sim, de forma que fique tudo legal e depois não acha chatices. É chato ter de tratar destas coisas, mas não é assim tão complicado e nem pensarão nisso no dia do casamento.

Quinta, 28/05/2015 - 10:25
Retrato de kristinex
kristinex
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 3 meses atrás
Desde: 16.01.2014 - 17:46

No nosso caso foi assim:
1. O processo de casamento foi tratado na Paróquia da noiva, onde pedi a transferência para a Igreja onde pretendia casar (o que implicou um acréscimo de custo). Os certificados de batismo, etc, foram pedidos pelo cartório da Igreja da noiva. A autorização para casar demorou cerca de 15 dias;
2. Pedimos o papel na Conservatória que tem prazo de validade de 6 meses, por isso convém não fazer antes disso (demorou 5 dias úteis a estar pronto);
3. Fizemos o Curso de Preparação para o Matrimónio onde quisemos.
4. Agregamos a documentação (autorização casamento religioso, documento registo civil, comprovativo de realização do Curso de Preparação para o Matrimónio, documentação dos padrinhos e nossa documentação) e entregamos no cartório da Igreja onde vamos casar.
Felicidades! :)