Música e Animação
participar no forum
Um aviso que poderá ajudar alguém
Um aviso que poderá ajudar alguém
Venho aqui contar uma coisa muito chata que me aconteceu. Serve também de alerta para as outras noivinhas não terem o mesmo tipo de stress que estou a ter.
No início deste ano procurei aqui no fórum um coro que pudesse actuar no meu casamento religioso. Solicitei um coro que tivesse a famosa declaração que a igreja muitas vezes pede. Encontrei o grupo MusicAlma e tive a oportunidade de os ver ao vivo. Fiquei encantada e com a certeza de que eles seriam a melhor escolha. A menos de 15 dias do meu casamento, entreguei na igreja toda a documentação necessária e essa declaração não foi aceite. O "secretário" do padre decidiu dificultar-me a vida a mim (provavelmente não foi com a minha cara) pois o documento não tinha os "parâmetros necessários". Este coro já actuou na Sé de Braga, na Sé do Porto, em várias igrejas na Póvoa de Varzim e nunca teve qualquer problema. Comigo foi a primeira vez. Neste momento faltam 5 dias para o meu casamento e não tenho autorização da Paróquia para o meu coro cantar.
Tenham muito cuidado com todos os documentos a entregar na igreja, pois nunca sabemos quando alguém irá implicar. Atenção que eu respeito todas as regras da igreja e acho mais que justo que elas existam. No meu caso sei que é mesmo implicância porque já ouvi histórias antecedentes.
O coro MusicAlma é fantástico, a D. Fátima foi incansável em tentar ajudar-me, 5 estrelas mesmo. Se puderem tê-los na vossa cerimónia aproveitem ao máximo, já que eu não vou conseguir e estou muito triste por isso.
Desculpem o comprimento do texto, mas estou só a avisar para se precaverem relativamente à igreja. Vejam bem o que é ou não aceite, no meu caso já está muito em cima da hora. Tratem de tudo com bastante antecedência.
Um beijinho a todos e estou aqui para tudo!
Nao desistas manda uma carta para o patriarcado ou um email ou liga, nao podem fazer isso, acredita existe muita coisa que se pode mudar se mandares um mail ou um telefonema para la. o site é este :
http://www.idfc.com.pt/index.php?option=com_contac...
tenta enviar uma carta ao contactar directamente com a sé de Braga...e explicas a situação...já ouvi uma história de que a noiva ia casar na sua freguesia, mas nessa freguesia haviam 2 igrejas e como tal o padre keria que ela casa-se na contrária à k ela pretendia...conclusão foram á sé explicaram a situação e julgo que até o padre "levou um puxam de orelhas" por ter criado esta situação...por isso tenta lá...pode ser que tenhas a sorte :)))
bjinhux
A Igreja tem muito que lhe diga....
Tudo depende do Padre e seus assesores!
Vou dar-te o meu exemplo: Eu casei em Junho e o meu irmão casa em Outubro!
Na paróquia da minha terra o padre nem sequer pede o CMP, o meu irmão casa numa terra aqui ao lado (outro padre) já teve que fazer!
Aqui na terra podes ser Madrinha/padrinho sem seres crismado, em terras aqui ao lado é exigido o crisma!
O padre aqui da terra, só me perguntou se tinhamos grupo corar, respondi que sim... nem quis saber quem eram, nem o que iam cantar, nada. E até cantamos musicas sem ser da Igreja! 8>
O padre foi absulutamente fantástico... tratamos dos papeis com a máxima comodidade na nossa casa nova, ele aproveitou a visita e ainda benzeu a casa a custo 0€! A unica coisa que pediu foi se lhe dava-mos jantar! :))
O padre foi fantástico... afinal a igreja não é toda a mesma???!!?? :?
Porque é que nuns lados é de uma maneira e noutros é de outra??!!???
Força noivinha
Bjs
Eu falava directamente, se fosse necessário com o Bispo, ou mandaria uma reclamação para a Sé! A Igreja é de todos, não é do padre, nem do grupo coral que eles costumam usar. Dá-me nauseas pensar que a igreja chegou onde chegou!!! A religião só existe se houver pessoas que acreditem nela, e não com padres a tentar escorraçar os crentes!!! Olha minha querida, eu podia ficar sem coro, mas a história nao iria acabar bem, nao!!!
beijinhos
Eu sou da mesma opinião que as outras meninas!
Tenta ver isso com os superiores do padre!
Ele só faz isso mesmo para implicar!!
O meu padre que até gosta muito de manter as (muitas) regras, também só me perguntou se tinhamos coro ou não... não quis saber quem era nem que musicas iam cantar... até no salmo que faz parte integrante das leituras da missa ele não se meteu!
E sabes qual foi o resultado? Toda a gente adorou a nossa missa.
Por isso mesmo que te falte força ou esperança, vai a luta, fala com mais poderoso que o teu padre...
beijo e espero sinceramente que consigas ter o teu coro!!
Felicidades
Susana
[email protected]
Dia de sonho ** 06*08*2011 **
Eu estou a esforçar-me para não chorar... Estou com os nervos enormes... Vou tentar resolver isto a bem.
O que vale é que D. Fátima está a tentar ajudar-me a arranjar outro coro. Está a ser espectacular, mas eu queria mesmo o coro dela.
Para terem uma noção da situação o padre mandou o meu pai por-se fora da porta da igreja. Fiquei chocada!!! Isto porque o meu pai estava mesmo nervoso (ele anda a mil por causa do casamento) e disse (mas foi calmamente) que existia uma certa prepotência nas normas. É como digo, há muita gente descontente com este padre, o meu pai inclusivé, devido a atitudes que a meu ver são menos correctas. Por exemplo, não fazer uma missa de funeral com o caixão aberto, ele não permite. Para as pessoas é difícil pois são os últimos momentos com os entes queridos... Já nos aconteceu...
Eu não tinha noção que pudesse existir isto numa instituição como a igreja...
Enfim! Vou tentar resolver isto de outra forma. Obrigada pela vossa ajuda.
Beijinhos a todas
diz me só uma coisa de que freguesia és?
eu no dia antes do casamento, fui ao padre a ver se tava tudo OK para o dia seguinte e ele disse-me: "Ó menina que o seu casamento ja me esta causar tantos problemas, ainda nao tenho autorizaçao do bispo de Braga!"
fiquei parva da minha vida. Fez me confessar as 20h30 desse mesmo dia e so ai é k tive a confirmaçao k ja estava tudo bem.
enfim...
O casamento será na freguesia de Laundos que pertence à Póvoa de Varzim. Conhece?
Isto é de loucos. Os padres assumem à partida que somos todos ovelhas negras... Que não cumprimos com os nossos deveres, que a igreja não pertence à nossa vida e depois fazem-nos a vida negra...
Já não chegam todos os stresses que temos para preparar, tudo ao pormenor para que toda a gente goste, para que todos sejam agradados...
Enfim mesmo...
Bejinho
hiihihi...pois eu sou da póvoa tbm...sou de aguçadoura...lol
quem é o padre??
Eu nem sequer me confessei :?
querida, eu so venho partilhar da opiniao que as outras meninas deixaram..
os procedimentos sao diferentes de paroquia para paroquia mas isso nao quer dizer que os padres tenham direito a serem arbitrarios e irredutiveis.
ja vi aqui no forum alguns relatos e os telefonemas costumam resultar mesmo! ainda vais a tempo por isso força e nao desistas!
beijinhos
És vizinha então... Padre Guilherme...
lol...é o mesmo padre de Amorim...que é o mesmo padre que arranjou aquele problema de querer casar a noiva na igreja antiga e não na nova...uiiiii esse tem muitas histórias...hihihihi...por isso tenta ligar para a sé e explicar a situação...vais ver que vais ter sorte :)))força ai
olha so para que nao fikes triste e desanimada eu ontem fui literalmente mal tratada pelo Padre e pela "santa de igreja" que anda sempre atras do padre e que por sinal é minha irma...
agora te me da vontade de rir mas ontem fikei mesmo enervada...porque como nunca me ve na missa e eu nao kero ser catequista..ja falei com a " secretaria" do padre sobre os papeis que ele me tirou da mao e ela confirmou que ele os entregou a ela e ja me explicou o que faltava tratar..ou seja..eu que queria fazer a celebração das areias e queria um coro e as leituras expecificas esqueçam porque aquilo vai ser só la chegar benzer e casar a pressa...nesse dia sei que nao me vou importar porque o importante é casar sebem que ninguem se vai lembrar da minha cerimonia que eu queria tao especial...
mas olhem quando for aquela parte em que eles dao um envelope para colocar mos dinheiro....vai vazio...em branco..eu quando nao trabalho como me pedem nao recebo certo??
ja nao estou para me xatear mais com isso..mas tu se é o que realmente queres vai a luta faz queixa ao bispo ou a quem tiver de ser...se quisesse tanto como tu esse coro nao abria mao e ai de quem me impedisse...
beijinhos
Minha querida... lamento muito o sucedido, mas a única coisa que te posso dizer (e estou constantemente a dizê-lo) é que a igreja é composta por homens e mulheres que, naturalmente, tem qualidades e também muitos defeitos e, com certeza este foi sem duvida nenhuma um deles.
Que justificação o padre deu?
Se precisares de um grupo credenciado pelo seu paroco e inclusive pelo Bispo de Aveiro entra em contacto comigo.
beijinho
Espero que tudo fique resolvido pelo melhor... Axerio nem qero imaginar o q estas a passar...
Já agora se não for abusar podes me dar o contacto do grupo?
Beijos e espero mesmo que tudo se resolva da melhor maneira...
Pois se fosse eu podes ter a certeza que ja não casava nessa igreja.
A igreja e a casa de deus e não do padre e deve acolher todos os fieis da msm forma.
Tem algum jeito, fazer negocio com um dia tão especial.
Enfim...
Pensa bem se não existe ouutro sitio que queiras casar.
beijinho e boa sorte
Em primeiro lugar quero agradecer as vossas palavras... Eu estava tão nervosa e irritada e foram vocês que me deram força e algum alento para ir em frente e lutar pelo meu coro. Pois muito bem!
Decidi na altura ir falar novamente com o Padre Guilherme e qual não foi o meu espanto quando descobri que o Sr se tinha pirado para Paris sem dar qualquer aviso à paróquia? Sublinho o facto de que o sacristão não iria estar disponível, pois ia ser pai... Sem qualquer pessoa presente que pudesse tratar do meu assunto, decidi enviar um mail para o Bispo de Braga. A resposta não chegava e liguei para lá para saber com quem poderia tratar da situação. Empurraram as responsabilidades para o Padre de Rates, uma freguesia vizinha. Na mesma hora dirigi-me a Rates com o meu pai. Mais uma vez expus a situação e, mais uma vez, ouvi o famoso "isso não é da minha responsabilidade, não posso mandar na paróquia vizinha", o que até compreendi. Percebi logo que não iria ser ali que ia conseguir resolver o meu problema. O meu pai que andava completamente lixado e magoado com a atitude do outro padre em tê-lo expulso da capela, começou a desabafar ali e não conseguiu conter as lágrimas... O Padre perante aquela situação, ao ver o meu pai assim, ligou para Braga e falou com um cónego que autorizou o meu coro. Naquele momento fiquei super aliviada, mas a história não acabava ali...
O Padre Guilherme deve ter sido informado das ordens superiores e não deve ter gostado muito disso. Sinto que foi como vingança parva todas as atitudes que o sacristão teve no dia da cerimónia:
1º Abriu a capela 15 minutos antes da hora prevista. Estão a imaginar o pessoal todo à porta, padre (outro que me arranjaram) e coro inclusivé, sem poderem entrar... Ligaram para minha casa a avisar que a igreja estava fechada e logo ali entrei em pânico!
2º Impediu uns amigos de fazerem um ofertório especial que tinham guardado como surpresa para mim...
3º Pediu ao pessoal para não mandar confetis, porque ia sujar o terreno do vizinho e ele ia queixar-se...
4º Descobri uma semana depois do casamento que as colunas de som estavam desligadas e quem estava cá atrás não ouviu missa nem coro...
Lindo não? São estas as atitudes de uma instituição que diz "Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra..."
Já pensei em tornar esta história ainda mais pública. Sei que o tratamento que tive iria ser completamente diferente se eu fosse paroquiana, pois no caso pagaria a dízima anual que eles exigem a alguém para ser considerado paroquiano... A igreja de hoje não passa de um negócio e raros são os Párocos que dão conforto de espírito a quem precisa...
A vós meninas, mais uma vez agradeço as luzes e todo o apoio que me deram.
Um beijinho muito grande
ainda bem que conseguiste o que querias...:)))
eu como já tenho ouvido bastantes histórias desse padre nada me admirava...lol...mas vá lá mesmo assim conseguiste ir enfrente...e não ligues aos padres...lol...´
bjinhux
Em primeiro lugar espero que, apesar dessa situação, tiveste um dia lindo!!!
Depois só posso exprimir desprezo para com esse padre!!
Eu acho isso uma vergonha!!
E depois ainda têm a lata de dizer que as pessoas já não têm fé.... eles é que nos as tiram!!
Eu tenho muita fé em Deus e em Maria, mas nos padres?? Nunca mais!! Confessei-me ao padre para poder casar, mas aos anos que não me confessava (o melhor... não me confessava a um padre, porque quando preciso confesso-me a Deus...afinal ele é que tem de me perdoar!!)
Tenho pena que ele "estragasse" a tua cerimónia... mas olha linda o que interessa é que sejam felizes!!
Mas eu se fosse a ti tornava este caso mais publico como dizes! Eles por serem padres não mandam na religião e acho bem as pessoas começarem a revoltarem se para ver se eles se tornam mais humildes e compreensivos com as pessoas!!
Força e Felicidades!!
Um beijo grande!
Susana
[email protected]
Dia de sonho ** 06*08*2011 **
Se eu estiver sempre a pensar no assunto, nunca vou conseguir lembrar-me só dos momentos bons do dia 24 de Setembro. Resta andar para a frente e esquecer que existem padres no mundo...
Beijinhos grandes :)
Eu julgo que o meu pai vai expor todo o caso à Sé de Braga por escrito. Ele não quer deixar a história por aqui, até porque não se trata de um acto isolado na Paróquia...
Ficam os bons momentos para recordar!
Tu estavas muito bonita no teu dia!
Beijinho grande
Honestamente acho que esta historia é aquele tipo de historia que merece relevo e ser publicada ate às ultimas consequencias.. E exactamente nos termos "deem a outra face" quando sao os primeiros a ter este tipo de atitudes..
Claro que nada apaga a imagem do dia :S
Mas ainda assim deixa-me que te diga que estavas muito bonita :)
Beijinhos