Assustada com os preços! | O Nosso Casamento

Fotografia e Vídeo

Assustada com os preços!

33 entradas / 0 novo
Última
#1 Quinta, 15/04/2010 - 14:32
Retrato de Chackyzinha
Chackyzinha
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 11 meses atrás
Desde: 18.07.2008 - 23:50

Assustada com os preços!

Estive na ExpoNoivos e recebi vários panfletos com preços de várias empresas. Resultado? Fiquei com os cabelos em pé ao ver os preços.

O casamento será em Sintra. Alguém conhece alguma empresa que não me deixe o cabelo em pé quando me facultar o orçamento?

Quinta, 15/04/2010 - 14:38
Retrato de Arwen
Arwen
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 07.01.2009 - 14:50

Ola

Que tipo de empresas? Quintas? Vestidos? Decoração? DJ? Floristas?

Quinta, 15/04/2010 - 15:11
Retrato de verklaro
verklaro
Offline
Visto pela última vez: 1 ano 2 meses atrás
Desde: 28.08.2006 - 20:03

Quando no mesmo dia fui ao cardiologista e paguei por uma consulta de 25 minutos setenta euros (70.00 €) e logo de seguida tive que passar na oficina para preparar o carro que é quase novo e pediram-me 35 euros à hora na mão de obra mais o IVA e as peças!

Depois encomendei umas cassetes (24 unidades) a 40 euros cada (temos pena mas são profissionais), passei na loja de informatica levantar o orçamento para um pc novo com capacidade para trabalhar video e o orçamento rondava os cinco mil euros!!! 5000.00.

Por azar andei a "emprestar" um projector de video e a lâmpada que custa 435.00 euros mais IVA queimou por ter sido mal utilizado num casamento. Lá vai mais uma despesa durante esta semana. Claro que tive que suspender uma encomenda de uma objectiva fotografica nova que era de cerca de 2000 euros, porque tambem é preciso pagar aos colaboradores!!

Mas estou feliz porque assim o dinheiro continua a girar!!!

Não leve(m) a mal o tipo de resposta, mas as vezes tambem é necessário perceber que as coisas são caras à volta dos casamentos.

Por sinal, o valor de muitos serviços nos casamentos estão bastante abaixo do que seria de esperar.

Não se assuste que o mercado tem preços para todos os gostos!!! A qualidade, a quantidade e o requinte é que vão variando ao sabor dos preços!

A.B.

Quinta, 17/06/2010 - 10:23
Retrato de MeJ
MeJ
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 5 meses atrás
Desde: 04.03.2010 - 13:25

------

Quinta, 15/04/2010 - 15:32
Retrato de deia.costa
deia.costa
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 10 meses atrás
Desde: 25.03.2009 - 15:47

Olá, já somos duas,

eu quanto mais procuro mais me assusto =/ caso este ano e as coisas que já vi: quintas, fotografos, vestidos e floristas para fazer um simples bouquet, deixaram-me de boca aberta lol

Estou a ganhar coragem para passar á parte do "entrar nas lojas" =) boa sorte e bons preparativos eheh

bjs*

Quinta, 15/04/2010 - 16:36
Retrato de deia.costa
deia.costa
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 10 meses atrás
Desde: 25.03.2009 - 15:47

...grande resposta...
Tiro o meu chapeu á resposta do fornecedor "VERKLARO" infelizmente muita gente não dá valor ao trabalho dos outros nem ao profissionalismo de cada um.

Antes de mais quero pedir desculpa por comentar, mas acho que há que ver que existem infelizmente as duas situações, existem as pessoas que não dão valor ao trabalho de cada profissional e querem as coisas quase "dadas", mas também existem aqueles que exageram um pouco em determinados serviços, mas é uma questão de procurar claro e ver bem os serviços, as outras ofertas e referências e este forum é muito importante também para isso.

Continuação de um bom trabalho :)

Quinta, 15/04/2010 - 16:59
Retrato de Havah
Havah
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 3 meses atrás
Desde: 15.03.2010 - 01:44

Há uma grande diferença entre pagar o preço justo por um serviço e ser roubado. E nestas coisas de casamento, os fornecedores tendem a esticar-se bastante.

Pessoalmente, nem pedi orçamentos para cobertura fotográfica. Tenho um amigo fotojornalista e o noivo um tio que adora fotografia e tem um bom equipamento. Se tudo correr bem, vai ser este o caminho. Ainda com a vantagem de que não vou ter que passar tempos a posar em vez de me divertir com as pessoas. ;)

Reconheço que a mão profissional se paga, às vezes um dia inteiro de trabalho, ao fim de semana, mais retoques posteriores... A quem vai comprar o serviço, não se esqueça que é preciso isto tudo.
Mas daí até lhe pagar um ordenado mensal por isto, vai uma distância grande.

Quinta, 15/04/2010 - 17:08
Retrato de annaritta
annaritta
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 9 meses atrás
Desde: 20.05.2009 - 10:52

Espero que os preparativos estejam a correr bem =)

Bem, já comecei a tratar das quintas e tenho visita marcada para três =) a ver vamos se não tenho de marcar mais.

Acho que ás vezes podemos ficar um pouco desanimadas com os preços. Mas isso não é razão para irmos abaixo =) No meu caso existem coisas em que vou poupar. Dou-te um exemplo: alianças. O meu noivo e eu costuma-mos ir ao festival SW todos os anos e compramos sempre lá anéis iguais. E para nós faz todo o sentido comprar as alianças lá :D E de certeza que não vão ser mais do que 15eur, por exemplo :D Porque para nós vai ter imenso significado :D

Os convites vamos fazer nós, e queremos algo bem original :D Também queremos fazer os marcadores de mesa. Por isso acho que já aí vamos poupar algum.

E também temos um bocado de sorte, porque o meu noivo é fotógrafo e vai pedir aos amigos fotógrafos para tirar fotos, e vamos ser nós a editar o álbum.

Poupar um pouco dali, noutro lado, etc. Vamos conseguir fazer um bom casamento, sem ter uma depressão :P

Não desesperes :D Vais conseguir :D

Beijinhossssssss

Quinta, 15/04/2010 - 17:20
Retrato de pompom
pompom
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 6 meses atrás
Desde: 16.02.2008 - 18:15

Que tipo de empresas?

Que tipo de serviços?

Quaal a localidade?

Era importante saber. Eu sou de Lisboa

Bjos e felicidades

Helena Inês - pompom

www.scarpamakeupartist.blogspot.com

___________________________________

"THE WORST VICE IS ADVICE"

Quinta, 15/04/2010 - 23:15
Retrato de claudiomig
claudiomig
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 02.04.2008 - 15:54

boa noite a todos..

tambem concordo com o colega VerKlaro... e como a minha área é a fotografia, o que dizer de um ramo de flores de noiva custar mais de 120eur, e no fim do dia ir pro "lixo"... o que
pensar das noivas gastarem (ou terem quem pague) milhares de euros por um vestido que vai passar o resto da vida num armário... apenas utilizado 10 ou 12 horas... ja para nao falarmos de certas ementas que custam "balúrdios" por uma "amostra" de comida..(dizem que é comida de Vips..)

uma vez li numa revista da especialidade, (fotografia), uma frase que nunca mais me saiu da cabeça..

"...todos nós temos de admitir que nem todas as pessoas podem pagar um bom serviço de reportagem.."

E realmente é verdade.. se eu so posso ter um opel corsa.. nao ando a ver stands da Ferrari...

Claro que depois nao posso andar a 250km/h... Nas reportagens foto/video passa-se o mesmo..

Infelizmente ha colegas nesta área que baixam demasiado os valores e esses sim, dão mau nome ao ramo, e estragam o mercado. Jamais eu baixaria valores de reportagem APENAS pra ganhar um serviço!!! Se não fotografar 100 casamentos num ano fotografo 30 ou 40, na certeza porém que vou aos melhores laboratórios e que apresento um trabalho final que me deixa orgulhoso e do qual os noivos farão uma bela recordaçao pela vida fora..

Por fim, apenas deixo um aviso geral a todos noivos, é o vosso casamento, não se trata de mais um aniversário,
mais um Natal, mais uma festa qualquer.. em que se correr mal a reportagem proximo Natal, próximo aniversário contratam outro fotografo.. esse dia não se repete, por isso, pensem bem na hora de escolher quem vos irá eternizar esse belo acontecimento!!!

Felicidades a todos os noivos, e boas "flashadas" a todos os colegas de profissão.

ClaudioMiguel

www.CLAUDIOMIGUEL.com

Sábado, 17/04/2010 - 14:00
Retrato de verklaro
verklaro
Offline
Visto pela última vez: 1 ano 2 meses atrás
Desde: 28.08.2006 - 20:03

Obrigado pelas palavras simpáticas.

Nós aqui na nossa loja temos um lema que diz que tão bem vindo é quem leva um brinde de 50 centimos como um serviço completo de 50 mil euros. Isto para dizer que cada um gasta o que quer e pode!!!

Como nós temos tudo (95%)serviços e produtos para casamentos, verificamos que facilmente os noivos se podem esticar ou retrair.

É perfeitamente legitimo e julgo que quem não souber gerir o dia do casamento pode ter dificuldade em gerir uma vida a dois, 3, 4, ou gemeos!!

A questão poe-se muitas vezes na escolha do produto ou serviço. Um exemplo: DJ´s com Karaoke
consigo arranjar um dj por 50 euros!! sim, mas não o quero a fazer serviço porque não tem qualidade, nem atitude, nem saber fazer, a única virtude é ser barato!!! posso recomenda-lo?

Quanto à fotografia e video já nem falo muito!!

À uns anos atrás prestavamos serviços para terceiros na área de video. Muitas vezes só à quinta e sexta feira é que recebiamos pedido de filmagens. Com as nossas equipes fixas já ocupadas e devidamente agendadas atempadamente, só nos restava ir aos "restos" quer de pessoal quer de equipamento. Toda a gente sabe que o equipamento profissional é caro e não se encontra aos pontapés em qualquer lado. Assim, como tinhamos era que ter imagens de qualquer forma e qualidade, ia quem soubesse segurar a camara e com qualquer equipamento! resultado, muitos trabalhos a baixo preço e um serviço final péssimo!! mas era isso que nos pediam! quem nos contratava não queria saber se tinha ou não qualidade queria era imagens!!
Fartamo-nos! não valia a pena andar a enganar os noivos. Tomamos uma decisão radical, triplicamos os preços. Decidimos ter um patamar minimo de qualidade e um número máximo de serviços. Remédio Santo! Passamos a trabalhar menos aumentámos drásticamente a qualidade porque passamos a ter mais tempo para fazer a montagem e conseguimos ainda ter possibilidade de fazer miminhos aos noivos.
Em vez de 7 ou 8 filmes por dia ao fim de semana passamos a 3!
Quem ficou a ganhar foram os noivos que tiveram sorte em fazer o serviços connosco porque lhe passamos a dar mais atenção!!

As lojas para quem trabalhavamos deixaram de trabalhar connosco (em boa hora) mas não alteraram os procedimentos. Algumas fecharam outras mudaram de mãos.
Resultado: todos queriam ir ao barato! como era possivel um filme custar 250 euros para os noivos? só mesmo se gostassem de ter um mau trabalho!!

Já passaram meia duzia de anos ou mais sobre esta história, mas no mercado ainda existem pessoas a cobrar o mesmo valor ou pouco mais por um filme!

Não me compete julgar o preço dos outros, pois que cada um gere o seu bolso e a qualidade do serviço que quer ter e dar ou vender!!

Eu quando me casei recorri a dois amigos, por sinal bons amigos e profissionais para me filmarem e fotografarem o casamento. Hoje não levo a mal quando me dizem que vai ser um amigo a fazer o serviço. Fico é preocupado se não tem experiência.

Também já vi trabalhos "amadores" bem melhores que de "profissionais".

Tudo se resume a uma coisa - economizar o máximo - Isso é bom, mas atenção ao resto.

Quanto a alguns fornecedores "enterrarem a unha", é como tudo! Alguns supermercados enterram a unha em produtos que nas lojas tradicionais são mais baratos! mas as pessoas continuam a ir lá!!

O que existe é provavelmente serviços Sobrevalorizados em relação a outros. Mas isso tem a ver com os grupos ou serviços e com o valor que as pessoas dão as coisas.

Ver gastar 2000 ou 3000 euros em flores para a igreja, e regatear 1500 pela fotografia! custa-me? não, se eu vender as flores!!

Um serviço desvalorizado é de facto o video e a fotografia porque os fotografos se põe a jeito!! No caso dos músicos não os vejo fazer isso!

Até na forma como se comportam no dia do casamento e nas exigencias que fazem se nota a diferença!! mas isso é outra história.

Não me batam por eu dizer isto, mas os anos de experiência e o contacto com muitas pessoas faz-me reflectir um pouco sobre tudo.

Minhas queridas Noivas, não levem a mal o que escrevi, mas algumas verdades e outras prespectivas ajudam sempre a ver o mundo de outra forma. No fundo, no fundo aquela sensação de entrar na igreja e a ida ao altar supera de longe tudo o mais alguma coisa. O que importa mesmo é a FELICIDADE!

Que sejam felizes com a vossa festa porque é única e vossa. E cada um tem a que pode e como pode!

Felicidades.

A. Barreto

PS: no meu casamento não tivemos bailarico!! foi a única forma de eu fugir à Dança! lol

Domingo, 18/04/2010 - 13:28
Retrato de Melinha
Melinha
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 2 meses atrás
Desde: 16.02.2010 - 18:10

Eu concordo com a maioria das respostas aqui dada, eu quando comecei a procura de fotógrafo também me assustei um pouco com os valores apresentados, mas temos de ver consciência de várias coisas...

Eu também vou gastar 7.000 ou 8.000 euros para fazer uma festa de comeres e beberes para 150 pessoas, que muitas vezes só vão para encherem o bandulho, porque não dar 2.000 para uma coisa que vai ser minha o resto da minha vida, uma coisa que daqui a 20 anos eu quero pegar e não estar toda danificada e parecer que realmente apostei um dinheiro numa boa qualidade e aquilo se mantém lá por anos e anos...

Eu vou pagar 2450€ de fotografo/vídeo com várias coisas, porque assim nós noivos o quisemos, e porque temos consciência que vai ser a única coisa não abstracta que vamos ter deste dia...

Pensem bem, é caro, mas vale a pena e bem a pena... E não se esqueçam que são pessoas que vão dispensar o dia todo connosco desde que começa até ao final do dia, vão cobrir o evento todo, e no final de estarmos em lua-de-mel e tudo ter passado eles ainda vão estar a trabalhar no nosso projecto...

A & R
09-04-2010

Madrinha e afilhada da Lindaaaaaa LiliRui ***Adoro-te***

Domingo, 09/05/2010 - 18:30
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 6 meses 1 semana atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

concordo com td o k é dito...
quando decidimos casar tb começamos a ver rápidamente k iamos ultrapassar o orçamento e pk? pk podiamos ter A barato ou ter B com qualidade e por pouco mais...assim sendo tentamos ter td com maior kualidade possivel e para isso decidimos economizar noutras coisas k consideramos menos importantes. a lua-de-mel foi oferecida pelos meus pais, mas cheguei a por a hipotese d nao a ter (ter tinha smp mas tinha num sitio mais perto) e isto pk lua-de-mel posso ter mts ao longe da vida e casamento só msm UM DIA da minah vida...digam o k disserem mas msm k s separem a casem outra x nunca será igual ao primeiro dia...
cm tal apostamos em coisas k valia a pena. A reportagem fotografica foi das coisas mais caras k tivemos e sabem k MAIS? VALEU CD CENTIMO!!! nao me arrependo de nd...poupei em promenores para poder ter coisas importantes de kualidade...

é uma kestao de pormos na balança o k realmente achamos mais importante e se nao podemos pagar tudo, prescindimos do que será menos importante. mas claro, isso já depende da opiniao de cd um...

xinhus*** =P

Terça, 11/05/2010 - 15:04
Retrato de FOTO XL
FOTO XL
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 5 meses atrás
Desde: 12.03.2010 - 10:21

Não podíamos estar mais de acordo quando diz que hà profissionais ou semi-profissionais que se atravessam para ganhar 100€. As pessoas esquecem-se que não é só o material que estamos a pagar, mas também a mão de obra, no dia e na montagem do álbum. É caro sim, mas é como já tenho dito várias vezes, não paguem os produtos, paguem a qualidade deles. Para além da fotografia faço formação em dança e muitas vezes pago 80€ por 45 minutos de aula particular, mas sei que cada cêntimo despendido vale totalmente a pena tendo em conta que estou a aprender com alguém muito muito bom. Aqui é a mesma coisa, se o trabalho é bom então tem que custar o preço que lhe corresponder.
Obviamente todos gostamos do que é do bom e do melhor, mas se não dá, então só podemos tentar encontrar dentro dos preços disponíveis para a nossa carteira, os tipos de trabalho que se mais nos satisfaçam a visão.

Com os melhores cumprimentos

Rui Cardoso
FotoXL
"A qualidade justifica o preço, e não a quantidade"

Quarta, 09/06/2010 - 16:56
Retrato de soniaitcosta
soniaitcosta
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 02.09.2009 - 15:19

olá Boa tarde,

na procura de fotografo descobri este site
www.reportagemlowcost.com. Falei inclusivamente com o fotografo. a mim parece-me muito bem, o preço e o conceito.

felicidades,

sónia c.

Domingo, 13/06/2010 - 14:00
Retrato de verklaro
verklaro
Offline
Visto pela última vez: 1 ano 2 meses atrás
Desde: 28.08.2006 - 20:03

soniaitcosta

Sem querer ser mau ou feio, esse seu comentário ajudou imenso á festa!!!

A oferta dessa empresa é tão valida como as outras que levam o dobro ou o triplo pelo mesmo serviço!!

A ideia é perceber o que está por detraz da criação de um preço de um serviço!!!

Dou um exemplo para quem queira perceber:

Um fotografo que fotografe em JPG e ou em RAW.

Nem quero que digam que não vale a pena faze-lo (fotografar) em JPG, mas a pergunta é: quem tem mais tempo de processamento de Fotografias? (os do jop ou os do RAW)

Quem tem mais controle no trabalho final?

Os economistas ou o pessoal de gestão explicam isso muito bem.

Como só tive uns dois ou tres semestres disso nem vou entrar pelo tema para não estragar a festa.

Mas para quem gostar de aprender alguma coisa mais do que o que aparece à frente dos olhos deem uma vista de olhos ai pela internet e vão ver mais claro estas questões!!

Bons casamentos.

Segunda, 14/06/2010 - 09:10
Retrato de soniaitcosta
soniaitcosta
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 02.09.2009 - 15:19

Caro verklaro,

Pretendia apenas ajudar a noiva Chackyzinha que solicitou ajuda na procura de um serviço barato. Não querendo ser má ou feia, mas de facto, não pretendia entrar na vossa apologia do que "é barato é caro e o que é bom custa dinheiro" Até porque, me parece que outros critérios de mercado, que ajudam a estabelecer o preço, e que vão para além da qualidade do serviço, não estão a ser referidos. chama-se a isto "puxar a brasa à sua sardinha", ainda que com todo o direito.

felicidades

Domingo, 04/07/2010 - 03:13
Retrato de Inove Produções
Inove Produções
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 8 meses atrás
Desde: 17.03.2008 - 14:28

Boa noite,

Já depois de várias e excelentes respostas explicativas de vários aspectos, e que tenho de salientar a resposta do nosso estimado VerKlaro, que exemplificou perfeitamente o que acontece na fotografia, tal como em outros ramos de negocio...

Nos ultimos tempos, muito se tem falado da palavra "low cost" que tem entrado como uma flecha na sociedade em que vivemos!!!
Low Cost "praqui" ,Low Cost "prali", afinal o que é o low cost??

Low Cost ou poderá se falar antes mais propriamente em low Quality por um preço Low Cost? Será se calhar uma forma Discreta e subtil que se arranjou de dizer: está a aqui uma oportunidade de comprar um serviço de baixa qualidade, por um baixo preço.
Antigamente falavasse em falta de qualidade hoje em dia usasse o tema "luxuoso" ou o "cliché" Low cost (sempre soa bem melhor...)
Nunca Vi nenhum médico Low cost, ou nenhum credito imobiliário low cost... Ou até mesmo um hotel 5* Low cost... Estranho hein!?!?

A Arte e a qualidade recorda-se para sempre, e quanto mais o tempo passa mais valiosa se torna. A falta de qualidade rápidamente se esquece, e cada vez mais perde valor!

Já reparam que podem viajar nas companhias aereas por 1€ daqui pra inglaterra?? Em letras pequenas não se esqueçam de pagar as taxas.... são so mais cerca de 30€ a 70€... Alem de que, nunca vi nenhuma companhia área oferecer um serviço "Low Cost" em primeira classe, será isto uma dicotomia?

Realmente por 350€ para fotografar um casamento inteiro, bem que por esse preço numa grande superficie como uma "Fnac" (passa publicidade) já se compra uma razoavel camara Digital de 10Megas com um Zoom optico de 4X (e até filma que é um mimo...)
O Problema é que um Bom fotografo so por 1 lente/optica/objectiva paga uns bons 2000/3000€ e não usa camaras digitais caseiras, já para não falar no valor da máquina em Si, e muito menos do custo de uma Boa Camara de Filmar! Pra quem não sabe, (e eu que até nem sou dessa área sei...) um bom fotografo, gasta perfeitamente 20.000€ em equipamento para realizar a foto/video reportagem de um casamento! conheço até colegas meus amadores, que para tirarem simples fotos (por brincadeira) tem maquinas a custar entre os 1000€ e os 3000€.
Não vamos comparar uma camara digital Caseira de 350€ com uma Camara Profissional de 3500€... De forma alguma o produto Final é o mesmo!
Com certeza que os profissionais de fotografia, se em vez de optarem por cobrar 1500€ ou 2000€ por um serviço, se comprassem camaras de 350€ o serviço ficava bem mais barato, mas depois ninguem poderia reclamar a qualidade!! (pois é, a camara não dava pra mais...)

Falando na nossa experiencia profissional, e no nosso ramo, temos um equipamento Profissional musical no valor de 15.000€, será que a nós nos agradou dispender de 15000€ pelo material, e constantemente termos investimentos em melhores de equipamentos,
so pra podermos dizer que o que temos é caro??? Não, não é para podermos dizer que é caro, mas sim para podermos dizer que é bom, fiavel, que nao nos deixa ficar mal, e que acima de tudo satizfaz as necessidades de cada serviço, sejam elas quais forem, e para darmos aos nossos clientes: O Melhor!!!!

Poderiamos nós tambem usar material --> Low cost, logo com isto -->
Low Quality, e pra terminar com o produto final, e satizfação do Cliente --> Low Satizfaction!! Se bem me faço entender...
Mas não... Para Darmos aos nossos clientes o que pretendemos, trabalhamos com material High Tech, High cost, para uma High quality, para que no final o cliente diga estou "High Satizfaction" com o vosso trabalho...
Desculpem de tanta "filosofia" e este irónico e brincalhão jogo de palavras, mas pode até ser que o espirito mental de certas pessoas se abra, e entendam, que a qualidade, Sim tem mesmo um Preço!
Infelizemente o poder de compra não é igual para todos, o que faz com que uns tenham maior facilidade de escolha e outros não... Mas o mundo em que vivemos, nem sempre é justo, e temos de tomar as nossas opções (pode ser que aquele Porsche Cayenne um dia até seja meu... até lá o corsa vai sendo a solução para as necessidades diárias!)

Se Querem arriscar por um semi Profissional com uma Camara "semi-amadora" que se compra em qualquer lado, cada qual tem a sua opinião e decisão na escolha dos seus serviços e qualidade!
Só Por favor, não chamem a isto Profissionais, e muito menos chamem a isto de Qualidade!
Se fosse assim tão fácil, não precisavamos de advogados, médicos, juízes, policias, politicos... Nasciamos todos com a virtude de sermos autodidatas, e não existiriam prossionais competentes nas suas áreas...

-Arranjava o carro em casa.... Pra que mecanicos?
-Tirar um dente?? vai de alicate, ou á moda antiga, amarra um fio á porta e puxa...
-Bancos?? guarda-se o dinheiro no colchão que é mais "seguro"
-Supermercados? vamos todos ter quintais em casa e colhemos nos os frutos... é so plantar e aquilo nasce sozinho...

Infelizmente, não é tudo assim tão facil e formação tem o seu valor, os equipamentos custam dinheiro, o trabalho paga-se, e depois de tudo isto vem a qualidade e conforto do serviço!
Só não se acreditem que há por aqui quem "ofereça as coisas"...
Antes de optarem por um serviço, analisem bem, não caiam no erro de optar, pra depois no fim dizer " ai se fosse hoje, o que eu mudava..." é um dia que nao volta a acontecer, não se repete, e muito menos, dá pra voltar atras pra retificar o que nao foi feito, ou o que foi feito mas nao da maneira que queriam...

Existem varios fornecedores de serviços, varios preços várias qualidades, pesquisem bem, analisem, e tentem encontrar um que se enquadre nas vossas necessidades Qualidade/Orçamento Possivel!!!

Acima de Tudo, façam as escolhas para que seja um dia Feliz, se divirtam, e seja o Vosso Dia!!

Bons e Felizes Preparativos, e acima de Tudo, Boas Escolhas!!

JP

Domingo, 04/07/2010 - 21:31
Retrato de JA
JA
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 9 meses atrás
Desde: 29.01.2010 - 16:42

Exmo Sr. representante da "Inove Produções" (onde é que eu já ouvi o "inove"??:

Venho por este meio agradecer o seu tão iluminado "post".

Realmente eu estava "adormecido". Depois de ler muito atentamente as suas palavras decidi acabar com o conceito "reportagem low cost"! Ou seja "serviço de má qualidade e barato" (de acordo com o seu conceito Low Cost).
Então decidi ir ao baú e tirei de lá uma "grande angular Hasselblad de 28mm para a H4D - 4.600 euros (a lente). Com os seus tão vastos conhecimentos em fotografia, por certo que conhece tão conceituada marca. Se por acaso não conhecer, bastar "googlelar".
Assim, com uma lente deste valor (4.600 euros) tornei-me num, e citando, "Bom fotografo"! Consegui duplicar o preço dos meus orçamentos! E a verdade é que já hoje fiz 3 contratos com novo preço. Abençoada hora que fui ao baú!
Agora já não me podem acusar de ser "um semi Profissional com uma Camara "semi-amadora" que se compra em qualquer lado...".
Entretanto já tive outra exelente ideia:
Se tudo correr bem este ano, irei comprar todo o conjunto de "lente/optica/objectiva" - eu acrescento vidro" da Hasselblad. Quando isso acontecer, serei certamente, um dos melhores entre os melhores dos melhores, e citando, "Bom fotografo".
Como é que eu, ao fim destes vinte e poucos anos, nunca imaginei que na " "lente/optica/objectiva" - eu acrescento vidro" está a diferença entre um, e eu cito, "Bom fotografo" e (também cito) um "semi Profissional ".
Qaunto à formação:
Por acaso(e só por acaso) passei por um curso de formação em fotografia - IPF-Instituto Português de Fotografia. Não o completei, pois achei que já tinha os conhecimentos necessários
e estava a precisar de "facturar".
Não tenho vergonha de o dizer: não completei o curso!
Mesmo assim, acho que é mais digno ter esta afirmação do que fazer como alguns fornecedores deste fórum, que afirmam que fizeram o curso em deteminado ano e em determinada escola. Depois vou verificar e a escola nesse ano nem sequer ainda tinha nascido.
Portanto a questão da formação é muito relativa.
Muito mais havia para escrever. Já não tenho paciência.
Moral da história:
...quanto mais cara é a "lente/optica/objectiva" - eu acrescento vidro" melhor é o fotógrafo!

Bem haja por me ter iluminado.

Nota(1): gostei do seu site, mas as fotografias da "galeria" não foram feitas com a "grande angular Hasselblad de 28mm para a H4D"!

Nota(2): o seu ramo é ... fotografia, não é? Desculpe, reparei agora que é ... música.

Nota(3): Aconcelho todos os futuros noivos a perguntar aos fotógrafos qual o valor do material que utilizam, qual o valor do curso que o fotógrafo fez e qual o valor do carro que o fotógrafo utiliza. Apartir da soma desse valor, fácilmente calculam o valor que vão pagar pelo serviço de reportagem e respectiva qualidade!

Nota(4): Apartir deste momento o meu endereço na web é:
www.andradefotografo.com -não tenho nada a esconder!-

Nota(5): Não leve isto como um "ataque pessoal" (eu nem sequer o conheço, nem sou do seu ramo!). Apenas sou da opinião que não é a máquina que faz o fotógrafo! Já vi exelentes fotografias feitas com ..."uma Camara "semi-amadora" que se compra em qualquer lado..."!

Domingo, 04/07/2010 - 20:08
Retrato de soniaitcosta
soniaitcosta
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 02.09.2009 - 15:19

caro Andrade,

Antes de mais as minhas desculpas por o ter colocado nesta discussão, queria apenas ajudar uma noiva na busca de fotógrafo com um orçamento acessível.

Não posso deixar de o felicitar pelo texto. Finalmente questões mais terrenas foram equacionadas nesta discussão "artística" - a lei do mercado a jogar com os sonhos das pessoas.

Acresce-lhe a legitimidade do texto pelo facto de ser fotógrafo.

cumprimentos,

scosta

Segunda, 05/07/2010 - 03:53
Retrato de Inove Produções
Inove Produções
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 8 meses atrás
Desde: 17.03.2008 - 14:28

Boa noite, Caro JA - Andrade!

Provávelmente, poderá já ter lido/ouvido "Inove" em vários sitios pois é uma palavra bastante comum e de simples significado, e que qualquer um pode usar seja em que contexto for. Para nós, Inove - vem de Inovar, fazer algo diferente,e é algo que a nossa empresa preza, Inovar com Qualidade! E daí Felizmente continuarmos constanstemente a ter mais clientes satizfeitos com o nosso trabalho, e termos sempre novos pedidos para mais serviços! Só Por favor, não confunda o nome da nossa empresa com a I9 da Tmn (se era essa a ideia do seu jogo de palavras, quando perguntou onde é que será que já tinha lido inove...). É Bem diferente!

Se Estava Adormecido, desculpe, mas nao era nossa intenção de todo "acordá-lo" tal como Referiu nas suas afirmações!
Lamentávelmente, terá entendido a nossa mensagem como "insulto" aos serviços de fotografia, e para que fique (novamente) bem explicito (tal como já mencionamos em cima) o nosso ramo não é fotografia e sim Animação,nunca disse que o nosso ramo era fotografia, a sua ironia foi um pouco inFeliz...

Citando:

"Nota(2): o seu ramo é ... fotografia, não é? Desculpe, reparei agora que é ... música."

Deixamos bem claro que eramos uma empresa de Animação, nunca dissemos que eramos fotografos, fique descansado, não somos concorrente! Como qualquer pessoa pode ver e temos todo o orgulho de mostrar e apresentar o nosso trabalho a quem nos queira conhecer, por isso por favor, poupe-nos esse sarcasmo!
Todas as palavras que aqui deixamos, nao foram de "acusação" ou/e muito menos "insulto", ao trabalho dos profissionais de fotografia, bem pelo contrario (e axo que todos perceberam isso), e que dezenas deles, felizmente conhecemos, pelos imensos casamentos por onde passamos. A ideia Sim foi, de defender a qualidade, seja do equipamento, do profissional, dos seus conhecimentos e da sua Alma pra Fotografia, tal como do seu trabalho e produto Final! E da explicação dos elevados preços de fotografia (os fotografos não levam 2000€ só porque lhes apetece ou será que sim? ou então só porque é um excelente fotografo e usa uma camara digital amadora, já pode cobrar 2000€???)
Nos comentarios que deixei em cima, referi muito bem que havia fotografos para todos os gostos, qualidades, e preços! E eu, em momento algum disse que era a Maquina que fazia o fotografo ou muito menos que fazia o trabalho de qualidade, tanto que a Máquina não trabalha sozinha!! Disse Sim, que quando um Casal de noivos paga 2000€ por um serviço de fotografia, não está á espera que apareça no dia do casamento um fotografo com uma Kodak descartável de 48 Fotos, e com uma maquina de Filmar da Benq comprada na Media Markt na secçao de informática pra gravar videos em Mpg. O preço tem de ter uma justificação... Senão mais valia esquecer a qualidade e iamos todos para o mesmo: O mais barato... já que era tudo igual!
Se é a favor do "baixo custo" ou "low cost", como lhe queira chamar, está em todo o seu direito! Agora não se sinta ofendido, por estarmos aqui a defender quem cobra valores mais altos pelos seus serviços, e que na maioria das vezes esse valor é totalmente justificado pelo trabalho apresentado!
Infelizmente, ou Felizmente, temos concorrentes da nossa área que cobram o Triplo dos valores, por nos cobrados e nao é por isso que deixamos de ter o nosso valor como empresa, ou que deixamos de ser mais ou menos profissionais. Mas cada caso é um caso, e a ultima decisão e escolha fica sempre a cargo do cliente!
Temos consciencia do nosso trabalho, somos melhores do que muitos, e menos bons do que outros, é com esta humildade que aprendemos diáriamente, e evoluimos como profissionais!

E por incrivel que seja (ou não), pelas fotografias que pode ver no nosso site, e apenas olhando pra elas conseguiu descobrir que não usamos uma H4D (como refere) mas sim que usamos uma simples e muito basica Camara digital da Sony comprada na Fnac (e quando por vezes nao era de Telemóvel!), suficiente para as fotos que pretendemos apresentar, e suficiente para conhecerem o nosso trabalho... Pois como é profissional na materia, e deve saber tão bem ou até talvez melhor que nós, num site nao interessam fotografias de Resoluções gigantes pois levam imenso tempo para carregar, enquanto que num trabalho fotografico de qualidade a resolução e o detalhe da camara, vão marcar a diferença na qualidade da fotografia impressa, ou na do album digital!!!!
Mas então, afinal, dependendo da qualidade da Maquina que se usa, até se nota bastante a qualidade das fotografias!?! pelo menos constatou isso, nas fotografias que viu e que a qualidade não era a melhor... Se no nosso site, notou a menos boa qualidade das fotografias, já viu o que diria um cliente que comprasse um serviço fotografico desse genero???
E Sem querer, acabou por dar razão ao que foi falado em cima... Então Afinal, uma boa Camara, faz a diferença e ajuda e muito na qualidade final do trabalho! Basta olhar e ver...

Deixo-lhe uma Pergunta, já que falou na famosa Hasselblad ( que sim, conheço, tal como conheço várias outras marcas de qualidade profissional e que nao são vendidas na worten's e Fnac's, pois já as vendi, tal como vendi Camaras, Flash's, etc. Por isto não preciso "googlelar"... E que não vale a pena entrar em muitos pormenores técnicos de fotografia, pois a nossa empresa esta aqui apenas para mostrar os nossos conhecimentos e a nossa qualidade musical e nao de Video/fotografia), mediante o que entendo da sua resposta á minha mensagem, deixo aqui uma simples pergunta:

Citando: "...quanto mais cara é a "lente/optica/objectiva" - eu acrescento vidro" melhor é o fotógrafo!" <--- Eu algum Momento do meu texto disse isto? recomento que reveja o que escrevi, para entender muito bem o que tentei expressar e que em momento algum eu disse que por se usar uma boa máquina se era um bom fotografo!!! Eu próprio (e quase me conseguiu deixar na duvida) re-li o que escrevi, e não vejo lá essa afirmação em ponto algum, se a tirou, foi a sua interpretação do meu texto. Como Tambem poderia ter tirado a conclusão que por se ser um bom fotografo, basta-lhe usar uma Camara descartavel e tem um trabalho perfeito pra justificar os "tais" (falados) 2000€ pedidos por trabalhos de fotografia!
Já Agora usa uma H4D com uma lente hasselblad, e cobra apenas 350€ por um serviço completo de fotoreportagem??
Se Sim, dou-lhe os meus mais sinceros parabéns! Mas como disse que a tão famosa Hasselblad, estava guardada no fundo do baú, talvez não seja essa a escolha principal, ou talvez até trabalhe com equipamentos melhores que esse.

Algo que nao me compete a mim, nem a ninguem é "Iluminar" seja quem for, para usarem a Camara X ou a Camara Y, cada qual ilumina-se a si próprio, perante o que axa justo, profissional, e de teor correcto e de boa conduta! porque cada qual tem a "iluminação" suficiente para zelar pelo seu trabalho:
-Cada qual leva o valor que axar justo
-Cada qual usa o material que assim o entender
-Cada qual trabalha á sua maneira, e apresenta a sua qualidade
-Cada qual governa a sua Casa, como já diz o velho ditado!

A Mensagem que deixei, foi uma opinião, e apenas uma opinião e um conselho de alerta, para os preços "baratos" que por aí se praticam! Porque, ou de Comer gato por lebre, ou do barato sai caro, podesse tirar muitas conclusões. E foi um comentário de ajuda e de simples ajuda para a noiva que criou este tópico, e nao um insulto para os fotografos que "levam barato"!!!

Se axa que Usar uma h4d com uma hasselblad ou uma digital amadora, funciona da mesma maneira, e poderá obter a mesma qualidade de trabalho, terá oportunidade de discutir isso com as várias empresas de Foto e Video Reportagem por aqui existentes...
Eu que até nem sou grande perito na Matéria, porque sim, a nossa área é mesmo Música e não Fotografia (para deixar bem esclarecido, se é que existissem duvidas) o que não implica, que apesar de tudo, hajam pessoas com conhecimento suficientes da materia para conhecerem e falarem de material, e acima de tudo áreas de intervenção de negocio, seja musica, fotografia, catering, ou até mesmo florista, Resume-se tudo a Gestão empresarial e de negócio!
Mas por alguma Razao existem Maquinas de 100€ e outras de 10.000€ Por favor: nao me venha dizer que fazem o mesmo trabalho... como deu a entender... Que façam um bom trabalho, porque o fotografo é bom, até acredito, mas daí até que as fotografias tenham a qualidade e o detalhe de uma boa máquina, vai uma enorme distância!
Não nos compete a nós julgar o seu trabalho, tanto que nao o conhecemos a si nem aos seus serviços, vimos somente algumas fotografias do seu site...
E Para que novamente nao nos interprete mal: Não estamos a dizer que é a maquina que faz o trabalho sozinho. Mas sim que, isso influencia em Muito o trabalho Final... E isto foi exactamente o que dissemos no texto anterior! Não entendo o porque de toda esta confusão...

De Que Vale ter uma Ferrari se não se tem Mãos pra ele ?!?!
ou então
De Que vale se conduzir assim tão bem e andar de fiat 127 ?!?!

Uma Curiosidade: desde que o Michael Schumacher saiu da Ferrari na Formula 1, e mudou de marca de carro, nao o vimos ganhar muitos mais premios... Será que apesar de ele ser um excelente piloto (o melhor do mundo), o carro tambem não ajudava...??? è uma incognita, ou talvez não...

Por tudo isto, e Falando de Nós e Apenas de nós (sem tentar Iluminar ninguem) Usamos material de topo SEMPRE! Porque:
-Somos Profissionais, trabalhamos com equipamento Profissional!
E acima de Tudo, Gostamos de Inovar, Inovar não só pela Atitude, mas principalmente Inovar pela Qualidade dos serviços que prestamos aos nossos estimados noivos e clientes, Tentanto dar sempre o Melhor, seja a nivel de serviços, seja a nivel de equipamentos!

Novamente Citando o seu comentário:

"Nota(3): Aconcelho todos os futuros noivos a perguntar aos fotógrafos qual o valor do material que utilizam, qual o valor do curso que o fotógrafo fez e qual o valor do carro que o fotógrafo utiliza. Apartir da soma desse valor, fácilmente calculam o valor que vão pagar pelo serviço de reportagem e respectiva qualidade!"

Axo que uma afirmação irónica e sarcástica destas nem merece comentário, caro e estimado Sr.Andrade, isto não é uma guerra! Tem toda a legitimidade em defender-se a si e ao seu trabalho. E não era, nem nunca foi nossa intenção menosprezar o trabalho seja de quem for! Mas não é com uma afirmação destas, que entramos numa discussão positiva, nem muito menos em criticas construtivas (que era essa a ideia do tópico)

P.S1: A Prepósito, não trabalhamos com a teoria "low cost", temos qualidade suficiente, para o cliente perceber e sentir, que valemos o que nos irão pagam! Considerem o valor alto, ou baixo, acima de tudo temos a certeza que cobramos o valor justo e correcto pelos nossos serviços!

P.S2: Pedimos desculpa te-lo "tocado" tanto com o nosso simples texto. Não entendemos, o que dissemos de tão "errado" e "desadequado", para que sentisse tão revoltado com o nosso texto!

P.S3: É de conhecimento publico que aqui no forum, temos animadores a cobrarem 150€ por uma animação sem limite horario, e ainda oferecem a deslocação, seja norte ou sul do País, sabendo nós dos custo do material, das licenças e de tudo o resto que envolve a nossa área de negocio, 150€ não cobrem sequer as licenças que temos de tirar para a realização de uma animação, quanto mais isso cobrir o valor da deslocação, despesas e o valor do equipamento usado!!! Cada Cabeça, Sua sentença, a escolha é de cada Um! contratava um Profissional de Animação, quando sabe ante-mão que esse profissional vai ter maior despesa que aquilo que vai ganhar??
Ou alguma está errada no serviço...
Ou o "Profissional" tem prazer em perder dinheiro...
ou talvez até... os Dois motivos!

Ficando aqui o nosso comentário neste tópico, depois de dada a nossa simples e humilde, opinião, de ajuda á noiva que assim o solicitou, e para que não se sinta "assustada", opinião esta a que todos temos direito, pois ainda vivemos num Pais de regime aberto, que ainda podemos dar as nossas opiniões. Desta forma fechamos o nosso comentário.

Mais uma vez, e o mais importante de Tudo:
Cara Chackyzinha, procure bem, e com certeza que irá encontrar um orçamento e um serviço á sua medida, para aquilo que pretende no podermos ajudar, disponha, teremos todo o gosto em ajudar!

Melhores cumprimentos,
JP

Segunda, 05/07/2010 - 12:38
Retrato de aboutlove
aboutlove
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 11 meses atrás
Desde: 22.09.2008 - 20:20

Aqui vai uma boa discussão!

Mas sem fim à vista!

O preço define qualidade. Mas define um tipo de qualidade associada também à inovação. Os fotógrafos de topo são caros, porque fazem trabalhos de grande qualidade técnica e inovadores, quem começa ou apenas faz um trabalho razoável que não se distingue em nada, tem que baixar o preço pois é única forma de conseguir clientes; e quem mantém um nível de qualidade bom e constante pode fazer preços médios pois apresenta uma solução sólida de confiança.

Eu penso que a qualidade do trabalho, seja ele foto, vídeo, musica, ou limpeza é passível de avaliação por um cliente que tenha o cuidado de se informar. Não precisa de ter conhecimentos técnicos, para isso estamos cá nós, o cliente só tem que saber se gosta ou não e dai tomar a sua decisão.

O mercado depois irá fazer uma triagem e quem não tiver unhas, vai ter que trocar a guitarra por outro instrumento.

Outras questões sobre politicas de preços e o estado do mercado nada dizem aos clientes e devemos ser nós, os profissionais, a tentar mudar o que achamos que está mal, mas não aqui em fóruns que são dos clientes.

Por isso o autor do tópico não se devia assustar com os preços, pois há preços para todas as carteiras!

Segunda, 05/07/2010 - 13:49
Retrato de Pedro de Abreu
Pedro de Abreu
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 7 meses atrás
Desde: 09.03.2009 - 17:01

Boa tarde.

Em suma concordo com as suas opiniões.
Como em tudo, até na carreira docente(avaliação) quem trabalha melhor deverá se pagar por tais coisas.

o investimento no mundo da fotografia e vídeo é exorbitante.

podem-me corrigir se tiver enganado.
Mas como é possível fazer um casamento a preços low-cost e desejar uma qualidade perfeita e fotos originais.

falo contra mim como cliente, mas a originalidade paga-se.
para o cliente comum parece que tanto faz uma foto tirada com uma d450 ou com uma lEICA R9, OU UMA mACH3.
pois.

mas para o fotografo há e muita. assisti por dentro do mundo da fotografia e vídeo e sei dos preços.

as qualidades sao incomparável.
e no low cost que tanto fala-se, não está incluída a manutenção das maquinas.

sabem quanto custa uma limpeza a uma sony hvd x2 ou uma canon profissional (isto em relação a vídeo) ou a manutenção limpeza de lentes e maquinas fotográficas? pois...

abriram-me o jogo e os preços, e decidi no meu casamento ter uma Grua com uma objectiva olho de peixe, foi fotografado com 2 maquinas distintas e nota-se uma diferença abismal na qualidade das fotos.

e na imagem idem idem, paguei caro pela grua e pela camera, mas o casamento foi filmado em HD. e isso tem que se pagar.

quantos de nos temos reprodutores em blue ray (ja estão acessíveis a 60 ou 70€)

e os gravadores? 600, 700 €..??

posso dar um exemplo na minha área de electricidade.

um cliente quer uma tomada num quarto, eu digo-lhe que faço o preço com colocação em calha sem fios á vista e com um disjuntor.

vem outro e da um preço para um fio normal, colado na parede e ta feito.

um diferença de 5 vezes mais..
o cliente decide a qualidade do trabalho que deseja.
mas a diferença é que este trabalho é a recordação para uma vida toda.

cumprimentos
JP

Segunda, 05/07/2010 - 16:02
Retrato de DEKONSHOCK
DEKONSHOCK
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 5 meses atrás
Desde: 20.05.2008 - 22:55

verklaro escreveu:
Quando no mesmo dia fui ao cardiologista e paguei por uma consulta de 25 minutos setenta euros (70.00 €) e logo de seguida tive que passar na oficina para preparar o carro que é quase novo e pediram-me 35 euros à hora na mão de obra mais o IVA e as peças!
...quando olho para as despesas mensais da casa.E da empresa?São abismais!...pagar água,luz,renda e as respectivas despesas que uma casa de fotografia/video exige,tendo em conta os colaboradores que nela participam,é um 'arrombo' jeitoso. :D

Tendo em conta o que foi escrito algures,digo:

Realmente é mais fácil cobrar 600 euros pela reportagem fotográfica do casamento e não ter que dispender de horas no tratamento de imagem,criação de Layout`s e devida maquetagem dos dito Albúm digital Profissional,tendo em conta,que estes albúns, têm um custo de produção na fábrica e será,certamente,suportado por nós e claro,englobado no preço final do produto vendido ao cliente.

Temos de considerar ainda,que para além das máquinas usadas no dia do casamento(fotografia/video),existe todo um investimento em Softwares LEGAIS,quer para a produção de um video, quer para o tratamento e maquetagem de um albúm.
De facto,concluo que será muito mais fácil e menos dispendioso APENAS filmar ou APENAS fotografar o evento.
É um rendimento que para muitos é apenas um extra,quando nem sequer têm casas abertas e muito menos existem despesas de facturação,aquelas ditas 'contribuições ao estado'.

Acredito que se consiga auferir um rendimento bastante agradável. :|

O fotógrafo José Raposo(profissional que aprecio imenso)usa,entre várias,uma Hasselblad,os preços também são acima da média dos praticados por vários fotógrafos mas em momento algum acharei que é um 'roubo' ou exagero.Cada qual sabe o preço que o seu trabalho vale.
Como já aqui foi referido(e bem!),o preço,é uma forma de criar um limite,visto que ele como profissional(e ,mais uma vez,exemplificando) não poderia aceitar todos os trabalhos que lhe são propostos.Citei o fotógrafo José Raposo como poderia ter citado o nome de vários colegas que considero grandes profissionais e alguns fornecedores também deste fórum.

Era bom que as máquinas formassem os excelentes profissionais,mas não é a realidade,porque caso não as saibam utilizar devidamente também não lhe é retirado o devido proveito e considerando que cada qual têm um trabalho próprio e único,que por sinal faz toda a diferença na escolha final dos consumidores.

Resumindo,tudo têm um custo definido por um preço,cabe a cada qual,ter em conta se pode ou não pagar.Tão simples quanto isto. :|

Segunda, 05/07/2010 - 17:50
Retrato de Catarina Neves
Catarina Neves
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 sem atrás
Desde: 06.05.2008 - 14:27

... quando vejo que alguns, preparam o casamento, regateando tudo e mais alguma coisa. Não há dinheiro para tudo, faz-se uma coisa mais pequena.

Sou cliente e sou fornecedora.

Enquanto cliente, solicito orçamentos e avalio a minha disponibilidade monetária. Agora... nunca me passaria pela cabeça, regatear preços e fazer jogos para obter mais barato. Tenho, compro. Não tenho, agradeço o orçamento e explico que não posso pagar esse valor. É tão fácil!

Os colegas que aqui deixaram opinião foram bastante claros e só não vê, quem não quer. Sei que poderia tornar-se extenso, mas seria interessante que divulgassem também, o preço dos softwares ORIGINAIS e quanto pagam pelas licenças.

Já agora... e para não pensarem que apenas se passa com valores acima dos 1000€ (e para que não se sintam sozinhos nos desabafos :)) ), aproveito para falar sobre a minha área... porque, até nesta, há quem opte pelos produtos que são ilegais e que podem, inclusivamente, trazer prejuízos para a saúde.

Mas... quem é que se preocupa com isso? De facto, pagar 5€/kg por sais de banho (ditos artesanais mas sem qualquer vigilância por parte das autoridades sanitárias e do INFARMED) é muito diferente do que pagar 10€/kg. Vale-me a certeza e o conforto de que, com os produtos que eu (e não apenas eu, claro) comercializo, ninguém vai parar ao hospital, com graves queimaduras e alergias (esta chamada de atenção é extensível a sabonetes, cremes, gel de banho e óleos de massagem).

Cada um saberá quanto pode dispender e isso não é crime nenhum. O que me chateia, verdadeiramente, é que se desvalorizem os bons profissionais e considerem que eles se aproveitam dos clientes.

Já a minha avó dizia "O barato sai, muitas vezes, caro".

Felicidades para todos (sem excepção).

Quinta, 08/07/2010 - 18:55
Retrato de oxida
oxida
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 05.01.2009 - 14:41

Boa tarde gostava de saber porque é que alguem me enche a minha caixa do correio com informações de que este tópico foi actualizado quando em o precorro todo de uma ponta à outra e não encontro nada dito por mim mas aparece como sendo um topico por mim já comentado só que alguem não deve ter gostado do que eu escrevi e como tal apagou se o meu comentário não serve para ser visti por ninguem para quê alguem insistir para que eu continue a ler este lavar de roupa em que uns dizem que tem a maquina tal e os outro a maquina não sei
Porque não é preciso saber muito disto para preceber que realmente essas marcas que dizem a hassemblade ( nem sei escrever )é boa mas uma nikon ou uma cannon tambem fazem bons trabalhos e são mais baratas pois pelo pouco que tenho visto uma máquina de revelação de fotografias não uza a resolução maxima da mesma pois fica muito pesada e demoraria muito tempo e como já diz a velha maxima tempo é dinheiro
Por isso quem tá farto de gastar dinheiro em material caro que o poupe um bocado e talvez possa baixar os preços e acabe este lamentar de uns levam muito outros levam pouco eu tenho uma maquina cara e ele uma barata
Cada um dá o valor que quer ao seu trabalho uns são justos outro não cabe a quem contrata escolher o que mais lhe convem e não aos outros falar mal só porque fois escolhido o mais barato
Para todos muita sorte e muito trabalho
Para os que vão casar os meus parabens e que tenham acertado no que queriam pois para mim até contratar um fotografo é como comprar uma maçã por vezes é muito bonita por fora e está podre por dentro
Nem a melhor maquina domundo faz o melhor fotografo
a umildade tambem é um ponto adquirido

Já agora isto deu trabalho a escrever por isso para quem gosta e quem não gosta deixe ficar ao menos 1 dia para compensar o trabalho

ESPERO QUE FAÇAM A VOSSA ESCOLHA E QUE SEJA A MELHOR PARA VOCÊS

Quinta, 08/07/2010 - 20:22
Retrato de javier domenech
javier domenech
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 6 meses atrás
Desde: 22.06.2010 - 21:01

Boa tarde.

Exijam sempre qualidade, e depois, pode-se discutir o preço.
A sabedoria popular tem um bom ditado para isto: "o barato sai caro."
Mas há outro do que eu gosto mais:
"O que é preciso é caro, o que é excelente é de graça".
As suas fotografias são para sempre. Se são boas, o preço é realmente incalculavel.

Por isso aconselho-os a procurarem bem até encontrar a pessoa certa, e julgem por si mesmos, pois um BOM fotógrafo profissional nunca vai a se aproveitar de vocês. E vai fazer o possivel, na medida das suas posibilidades, por vos ajudar.

Enquanto a discussão sobre os equipamentos parece-me ridicula hoje em dia, pois acceder a equipamento de qualidade não é impossivel para um profissional. Podem-se fazer, e se fazem, fotografias horriveis com uma Hasselblad.

Mais um ditado: "A fotografia basease no poder de observação, e não na aplicação de tecnologia".

Cumprimentos para todos e todas.

Javier Domenech Fotógrafo.
www.javierdomenechfoto.co.cc

Sexta, 09/07/2010 - 16:19
Retrato de Havah
Havah
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 3 meses atrás
Desde: 15.03.2010 - 01:44

Pah, toda a gente tem gastos profissionais!
Montes de profissionais da minha área têm de ter equipamento informático topo de gama e software caríssimo! E se se pusessem a levantar os preços de cada vez que fazem um investimento, estavam tramados e perdiam a clientela toda!

Eu pedi a uma amiga que adora fotografia e tem muito jeito e uma maquininha mais composta para me fazer as fotos. Facto, corro um risco (não correria outros com profissionais?). A inexperiência dela poderá causar a perda do registo de um ou outro momento.

Mas eu quero é fotografias como tenho nos álbuns que a minha mãe fez, fotografias à vontade, caseiras, que provoquem a evocação da memória! Porque o assunto está todo na memória e não nas fotos em si!

Tenho visto por aí cada fotografia infeliz de noivos a posar, pessoas que não têm jeitinho nenhum para aquilo e fica super artificial, nem um sorriso sincero se vê! Vou pagar um balúrdio para me sujeitar a isso? Para perder 2 ou 3 horas do dia mais feliz da minha vida, em que reúno os meus amigos e família para celebrar o amor que me une e ao meu noivo, para ir posar para a árvore ou para o lago?

Só preciso de alguém que esteja por lá a bater umas fotos quando os meus tios estiverem todos bêbedos e as minhas tias a dançar descalças e os meus amigos na treta velha para que mais tarde possa recordar na minha memória todos os pormenores circundantes àquela foto.

Os profissionais lá saberão da vossa poda, e se realmente consideram que devem cobrar o que cobram, é a vossa vida, é o vosso negócio e não pretendo intrometer-me.

Mas facto é, a mim perdem-me como cliente. E talvez como eu, outros se seguirão e o volume de pessoas que passam a considerar a vossa relação serviço/preço indesejável no orçamento.

Pior, poderá surgir cada vez mais formas de vos "substituir" e depois nem com preços mais baixos se safam.

Relação oferta/procura. Se praticam X preço e têm clientes, fazem muito bem em manter o preço, também eu o mantinha!

Sábado, 10/07/2010 - 01:17
Retrato de verklaro
verklaro
Offline
Visto pela última vez: 1 ano 2 meses atrás
Desde: 28.08.2006 - 20:03

a conversa vai longa mas interessante!!

Sábado, 10/07/2010 - 13:34
Retrato de Catarina Neves
Catarina Neves
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 sem atrás
Desde: 06.05.2008 - 14:27

Havah escreveu:
Eu pedi a uma amiga que adora fotografia e tem muito jeito e uma maquininha mais composta para me fazer as fotos. Facto, corro um risco (não correria outros com profissionais?). A inexperiência dela poderá causar a perda do registo de um ou outro momento.!

Se correrias o mesmo risco com profissionais? Sim, até poderias correr. No entanto, terias um contrato assinado que te ajudaria a fazer valer os teus direitos. As fotografias não apareceriam, por obra e graça, mas... serias compensada de uma outra forma ;)

Quanto a isto:

Havah escreveu:
Mas eu quero é fotografias como tenho nos álbuns que a minha mãe fez, fotografias à vontade, caseiras, que provoquem a evocação da memória! Porque o assunto está todo na memória e não nas fotos em si!

É só deixares claro o que pretendes ;)

Felicidades ;)

Sábado, 10/07/2010 - 23:16
Retrato de Nuno.Sofia.Bea
Nuno.Sofia.Bea
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 2 meses atrás
Desde: 15.09.2009 - 17:23

olha vim dar-te o meu contributo, porque sei o que sentes...

os meus fotógrafos são
www.margensdeluz.com

vai lá espreitar...tem bons preços e são super sérios e honrados...contrato tudo limpinho...sem aldrabices...que sinceramente além da qualidade também sinto que é bem necessária, porque é realmente o que te vai restar do dia que preparaste om tanto amor e dedicação!

Espero ter ajudado!

Domingo, 11/07/2010 - 03:32
Retrato de Havah
Havah
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 3 meses atrás
Desde: 15.03.2010 - 01:44

Catarina Neves escreveu:
(...)

Quanto a isto:

Havah escreveu:
Mas eu quero é fotografias como tenho nos álbuns que a minha mãe fez, fotografias à vontade, caseiras, que provoquem a evocação da memória! Porque o assunto está todo na memória e não nas fotos em si!

É só deixares claro o que pretendes ;)

Felicidades ;)

Concordo! Mas não considero que esse serviço valha os valores que por aí pedem, nem de longe nem de perto.

Quarta, 18/08/2010 - 18:06
Retrato de Sino
Sino
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 5 meses atrás
Desde: 08.06.2010 - 09:21

ena que grande debate...

é tudo sempre muito caro... quinta, cabeleireiro, flores... abusam muito, mas que se pode fazer.. é assim que as coisas são, e acabamos por ver a diferença entre os profissionais e os menos bons..
pena subirem sempre tanto a parada... enfim