Ajuda meninas que vivem na Suiça mas que casam em Portugal | O Nosso Casamento

Fórum geral

Ajuda meninas que vivem na Suiça mas que casam em Portugal

7 entradas / 0 novo
Última
#1 Quarta, 27/04/2011 - 09:34
Retrato de EU-TU
EU-TU
Offline
Visto pela última vez: 4 anos 3 meses atrás
Desde: 19.01.2010 - 15:56

Ajuda meninas que vivem na Suiça mas que casam em Portugal

Olá...

preciso de ajuda...

Normalmente casando pela Igreja em Portugal (06.08.11), já tratei do processo civil no consulado aqui na Suiça, ontem acabei o CPM aqui e o padre perguntou quando casavamos pelo civil, fiquei 8} :?

Expliquei-lhe que me disseram que bastava tratar aqui do processo civil, mas como é que o casamento em Portugal é depois válido na Suiça...será que tenho mesmo de ir casar a commune? ou depois do casamento religioso, dão-nos um papel que temos que trazer para aqui?

Fiquei meia baralhada..

Obrigado

Beijinhos

Quarta, 27/04/2011 - 09:56
Retrato de LoirinhaSuave
LoirinhaSuave
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 10 meses atrás
Desde: 10.10.2010 - 16:57

ola linda.olha eu nao te posso ajudar pk so caso em 4/8/2012 mas quando fui ao padre a pt ele tambem me disse que tinha de casar uns meses antes pelo civil... tambem nao sei o que fazer pois queria tudo no mesmo dia .

Quarta, 27/04/2011 - 10:01
Retrato de Otashyra
Otashyra
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 5 meses atrás
Desde: 22.03.2010 - 16:26

Olá,
Eu tambem estou a viver na suiça, mas vou casar pelo civil em portugal.
Tenho amigos que casaram pela igreja em portugal e tiveram que casar pelo civil na suiça uns meses antes do casamento religioso. Mas tambem tenho outros amigos que casaram pelo civil e pela igreja, tudo em portugal...
Portanto, penso que podes fazer das duas maneiras, mas em todos os casos tens que casar pelo civil antes do religioso.
Podes sempre telefonar para o "registre civil" da tua comuna e perguntar, para teres a certeza...
Beijinhos e felicidades !
Marisa

Quarta, 27/04/2011 - 10:03
Retrato de mlleparfum
mlleparfum
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 6 meses atrás
Desde: 19.01.2011 - 10:12

olà,

Eu tb moro na Suiça e teve de casar primeiro pelo registro civil em Genève par depois casar na igreija em Portugal!

Acho que para que o casamento seija valido na suiça tens de casar pelo registro.

Pergunta ao consulado e na tua commune para ver o que ele te dizem.

Fico ao teu dispor se precisares ;-)

Beijinhos

Quarta, 27/04/2011 - 10:20
Retrato de EU-TU
EU-TU
Offline
Visto pela última vez: 4 anos 3 meses atrás
Desde: 19.01.2010 - 15:56

Pois da maneira que percebi e que eles explicaram é que há 2 maneiras de casar :

1) casas pelo civil uns meses antes e depois pelo religioso, mas a data que fica é a do civil !
(no entanto quem já sabe que dentro dos 6 meses vai casar pelo religioso basta fazer a 2°hipótese)

ou

2) como a intenção é casar pelo religioso, vai-se ao consulado/embaixada e abre-se o processo civil, que dai mandam para Portugal e depois na cerimónia religiosa assina-se os papéis do religioso e civil e fica-se com a mesma data...

Nós tratamos de tudo como na 2° hipótese, vamos casar no dia 06.08, então em Fevereiro (6 meses antes) fomos ao consulado, tratamos de tudo e depois mandaram para a Paroquia onde vamos casar (abrimos somente o processo civil), depois fomos a Portugal e lá na Paroquia confirmaram que estava tudo ok pro civil.
Agora este mês fomos fazer o CPM aqui na Suiça com o padre portugues e preencher os papeis pro processo religioso, e quando ele estava a preencher os documentos (+ a declaração de estado livre) perguntou quando casamos pelo civil e ai ficamos 8} pois na nossa ideia agora já não se casa pelo civil, então ele pediu-nos para nos informar bem no consulado e na commune se não será preciso casar antes pelo civil (e ai ficamos com a data do civil, o que nos não queremos) para o casamento ser válido na Suiça!

Eu penso, mas vou confirmar, que a maneira que estamos a fazer é correcta e que depois do casamento religioso (onde também assinamos os papeis do civil) no 06.08 dão-nos um papel para trazer para cá!

Aiii fiquei meia xoné...lol

Obrigado a todas pela ajuda

Quarta, 27/04/2011 - 12:42
Retrato de Borboleta@23
Borboleta@23
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 10 meses atrás
Desde: 20.09.2010 - 12:24

Ola.
Tambem moro na suiça e vou casar a 11 de junho em Portugal.
Primeiro tens que te casar sempre pelo civil, definitivamente (ou seja pro caso de não quereres casar pela igreja) ou temporariamente( valido por 6 meses. no caso de quereres casar pela igreja) ou seja este segundo faz-se antes da cerimonia pela igreja no dia do casamento religioso o que acontece e que o casameto pelo civil passa a ser valido para a vida toda.
Nao vai ser na igreja que vais fazer esse processo ate porque precisas da certidao de casamento pelo civil para fazer os papeis na igreja aqui. A data que vai dar entrada aqui na suiça no teu caso e a data da cerimonia na igreja pk e quando o processo do civil tera validação definitiva. Eu primeiro casei pelo civil pra vida toda para não ter esses problemas, e fica logo registado aqui na suiça assim que paresentares a certidao de casamento narrativa,,,
Bjs e espero ter ajudado

Quarta, 27/04/2011 - 13:37
Retrato de EU-TU
EU-TU
Offline
Visto pela última vez: 4 anos 3 meses atrás
Desde: 19.01.2010 - 15:56

Liguei a pouco para a o consulado e a commune que me reencaminhou para o estado civil.

Eu estou a casar-me consoante a 2° hipotese, pois já sabia que ia casar pela igreja.

A primeira coisa a fazer é ir ao consulado abrir o processo de casamento civil e não casar, dai a confusão, pois muito gente diz casar, mas não! Só vamos abrir o processo civil no consulado que depois é mandado para Portugal e que tem 6 meses de validade, quer dizer que dentro dos 6 próximos meses tem que se casar pela igreja, senão o processo do civil (feito no consulado) é nulo/sem qualquer validade. Isso já fizemos e já está na Paroquia.

Agora este mês tratamos do processo religioso aqui com o Padre, que nos ira entregar daqui uns dias os documentos (que serão mandados para a Paroquia e diocese do Porto) + a declaração de estado livre + 1 papel a dizer que frequentamos o CPM.

Quem casar pela igreja já não precisa de casar pelo civil antes, basta abrir o processo civil no consulado/embaixada (e não casar) e depois os papeis do religioso e civis são assinados na data do casamento pela Igreja. No consulado e estado civil disseram-me que não é preciso fazer mais nada, que os documentos estarão prontos para serem assinados no dia do casamento religioso e que depois a Paroquia manda o acto de casamento (acte de mariage) para a Suiça!!

Já me esclareci a mim lol e espero que assim também tenha esclarecido as outras noivinhas que vão casar futuramente :)

Beijinhos