Quanto tempo demora a certidão de nascimento? | O Nosso Casamento

Fórum geral

Quanto tempo demora a certidão de nascimento?

3 entradas / 0 novo
Última
#1 Quarta, 28/03/2007 - 17:33
Retrato de ploureiro78
ploureiro78
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 5 meses atrás
Desde: 08.01.2007 - 15:16

Quanto tempo demora a certidão de nascimento?

Queridas noivas,
alguém me sabe dizer:
1) quanto tempo demora a ser emitida uma certidão de nascimento?
2) se na entrada do processo de casamento têm que estar presentes os 2 noivos?
Patrícia

Quarta, 28/03/2007 - 17:40
Retrato de susanpedro
susanpedro
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 5 meses atrás
Desde: 27.02.2007 - 18:38

Olá

Acho que a certidão de nascimento dão na hora...pelo menos na conservatória da minha residencia - guimaraes dão...

Em relação à entrada dos papeis acho que basta um, depois tem que estar os dois ou um representante, mas nao tenho bem a certeza...

aqui vai o texto que esta no site da DGRN:
Quem deve estar presente para dar início ao processo de casamento?
Os noivos devem estar presentes na Conservatória ou fazerem-se representar por procuradores com poderes especiais.

Neste caso, a procuração pode ser outorgada por instrumento público, lavrado no cartório notarial ou em consulado português, ou por documento escrito e assinado pelo representado com reconhecimento presencial da letra e da assinatura.

A procuração deve individualizar o outro nubente pelo nome, idade, naturalidade, residência habitual, filiação e conter a modalidade do casamento (civil, sob forma religiosa ou católico) e o regime de bens.

No caso de quererem celebrar casamento religioso, a declaração para dar início ao processo pode ser prestada pelo ministro do culto credenciado para o acto; sendo o casamento católico, pode ser feita perante o pároco competente para a organização do processo canónico.

espero ter ajudado...

Quarta, 28/03/2007 - 19:00
Retrato de Catarina Fernandes
Catarina Fernandes
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 10 meses atrás
Desde: 09.02.2007 - 17:20

Deram-me a certidão de nascimento logo na hora. A do meu namorado veio por correio e demorou uns 10 dias.
Na conservatória fomos os dois tratar do processo, mas não assinámos nada, pelo que me pareceu que apenas bastaria ir um.

Para o processo na igreja o padre disse para irmos os 2, mas na verdade tb não foi preciso nada da parte de nenhum dos 2, pois ele limitou-se a escrever no papelito azul a informação que consta do papel da conservatória. Mandou-nos lá voltar (os 2) em Maio para preencher um inquérito (no tal papel azul)