Sugestões para cerimónia de casamento civil | O Nosso Casamento

Fórum geral

Sugestões para cerimónia de casamento civil

18 entradas / 0 novo
Última
#1 Quarta, 09/08/2006 - 17:00
Retrato de Liliana
Liliana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 31.07.2006 - 16:57

Sugestões para cerimónia de casamento civil

Ola,

Solicito a ajuda de tds que me puderem ajudar.
Eu e o meu namorado pensamos em casar para o ano. Infelizmente, o meu sonho de entrar na igreja e celebrar o nosso amor na casa de Deus nao pode ser possivel, devido a ele ser divorciado.
Queria ajuda e sugestoes para que possa fazer na cerimonia civil de forma a torna-la bonita, emotiva, romantica. Sei que tenho que chamar um notario a um local ao meu gosto mas o meu medo é que ele faça uma cerimonia banal de casamento... e isso assusta-me. Foi complicado para mim de inicio aceitar... mas eu adoro-o e gosto mais dele do que qualquer outro sonho do mundo.

Obrigada
Cptos
Liliana

Sexta, 11/08/2006 - 10:40
Retrato de Liliana
Liliana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 31.07.2006 - 16:57

Em Santarem e para o ano. Pk?
Cptos

Sexta, 11/08/2006 - 14:58
Retrato de Liliana
Liliana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 31.07.2006 - 16:57

A minha preocupação esta principalmente na cerimonia. Queria uma cerimonia civil bonita e emotiva.Em que me pode ajudar? Pode enviar-me um orçamento entao com tudo para uma linda cerimonia civil?

[email protected]

Cptos
Liliana

Segunda, 14/08/2006 - 23:58
Retrato de Miguel Henriques
Miguel Henriques
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 10 meses atrás
Desde: 11.08.2006 - 09:41

Cara Liliana,

Á tempos atraz tive o prazer de fotografar uma cerimónia "mui sui generis". Foi o mais original que presenciei até hoje pois quem presidiu à cerimónia do casamento foi o irmão mais velho da noiva.
Passo a explicar:
O casamento foi celebrado em plena praia da adraga em sintra num soalheiro dia de outubro, não sei precisar o ano mas já foi há algum tempo, pois ainda eu era assistente nesta altura.

Cerca de duas horas antes do casamento alguns familiares e amigos dos noivos levaram para a praia bancos corridos de madeira e uma pequena mesa para o irmão da noiva, para os noivos e para as testemunhas estarem mais confortaveis e ao mesmo tempo dar um caracter de maior solenidade. Tudo isto foi maravilhosamente decorado com flores frescas de tons vermelhos e brancos...o noivo era benfiquista ferrenho...em fim ... ng é perfeito :D

A cerimónia foi altamente emotiva pois, além da cerimónia em si, ouve tb um sem fim de bricadeiras de muito bom gosto e vários discursos emocionados de familiares e amigos.
Correu tudo às mil maravilhas e o baquete nupcial foi numa quinta em colares.

O cerne da questão é este:
Aos olhos da lei Portuguesa para se celebrar um casamento basta que os nubentes se desloquem a uma conservatória do registo civil e expressem a sua vontade de contrair matrimónio. Informam nesta altura o Conservador da natureza da cerimónia (se é religiosa ou civil) e qual a data. O casamento não tem de ser celebrado por notário ou por ministro de fé (por ex. padre católico ou outro). Tem apenas de haver um "presidente de mesa" e pelo menos duas testemunhas todos com o seu bilhete de identidade válido. No fim da cerimónia deve ser lavrada uma acta com a identificação do "presidente" dos noivos e das testemunhas. Deve conter a informação de que os noivos deram o seu expresso acordo no matrimónio. Nos dias imediatamente a seguir à cerimónia os noivos devem levar esta acta à Cons. do registo civil e então registarem o casamento.

Como vê não é preciso muito para que uma cerimónia seja bela...apenas é preciso muito amor e criatividade, como aliás em tudo na vida.

Se optar por esta modalidade recomendo-lhe que fale com o seu conservador, esclareça tudo muito bem e se possivel para que nada falhe e se possivél que este lhe fornaça uma minuta da acta a lavrar, pois já sabe como é a burucracia neste paíss...basta uma virgula no sitio errado e la vai tudo ao ar.

Esclareça também as questões do regime de bens pois, salvo erro, crei que os casamentos nesta modalidade são unica e exclusivamente em regime de separação de bens...mas esclareça e informe-se junto do conservador ou junto de um advodado especialista nestas questões.

Um grande bem haja
e votos das maiores felicidades
Miguel Henriques
www.photoemotions.net

Quinta, 17/08/2006 - 13:13
Retrato de sophia
sophia
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 8 meses atrás
Desde: 17.08.2006 - 13:02

Olá Liliana, desde já parabéns!
O meu casamento, igualmente civil, está marcado para o inicio de Dezembro. Terá lugar numa Pousada de Portugal e eu e o meu noivo optamos por nos reunir com o notário para acordarmos pormenores do discurso. De facto, não queremos uma cerimónia fria. E os casamentos civis não têm que o ser! Sugiro-te que prepares um discurso bonito (pode incluir uma reflexão, um poema, etc) e que o apresentes ao notário. Certamente que não recusará! Poderás também escolher músicas bonitas e significativas para o casal para os momentos-chave.
Beijinhos e felicidades, Sophia

Sexta, 01/09/2006 - 10:30
Retrato de Liliana
Liliana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 31.07.2006 - 16:57

Ola Miguel,

Desde já um muito obrigada pela ajuda e ideia.
O que quis dizer cm separação de bens? Casar pelo civil num sitio á nossa escolha requer obrigatoriamente que casamentos em separeção d ebens foi isso que quis dizer??? Esclareça-me porque nao entendi!!!!

Cptos
Mt Obrigada
Lilina

Terça, 19/09/2006 - 18:02
Retrato de Liliana
Liliana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 31.07.2006 - 16:57

Ola Sophia,

Muito obrigada pela ajuda.
Sabes informar-me dos custos que vais ter ao chamar o conservador á pousada?Sai mt caro?

Bjinhos e felicidades

Domingo, 01/10/2006 - 16:22
Retrato de Miguel Henriques
Miguel Henriques
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 10 meses atrás
Desde: 11.08.2006 - 09:41

Cara liliana, antes de mais mil perdões pela resposta tardia, mas, como dizia a minha avó e o meu avô confirmava:" mais vale tarde q nunca" ;)

Não me expliquei bem, nesse casamento que fotografei há anos nem sequer havia um conservador presente, foi o irmão da noiva (se bem me recordo) que fez a vez do notário.
Aos olhos da nossa lei, o casamento é um contrato como qualquer outro. Ou seja, entre um casamento e a compra, por exemplo de uma casa, a diferença é pouca, logo, para celebrar este "Contrato" não é necessária a presença de um notário, basta que seja eleita uma mesa com um presidente(que pode ser qualquer pessoa maior de idade e sem impedimento juridico) e pelo menos duas testemunhas (os padrinhos).
Depois de celebrada a cerimónia deve-se escrever uma Acta onde conste a data, o local, o proposito da cerimónia, a identificação dos noivos, a ident. do presidente da mesa e das testemunhas.
Depois, creio que até 8 dias depois da cerimónia, deverá ir com o seu marido à conservatória do registo civil com os vossos B.I.'s e a Acta afim de efectivarem o registo do casamento.
Só neste caso em que o casamento é celebrado por qualquer pessoa é que o regime de casamento é por defeito o de separação de bens. Caso haja efectivamente um notário presente então sim, podem optar pelo regime de bens que entenderem.
Assim, a minha sugestão é, veja entre os seus familiares e/ou amigos quem teria mais jeito para presidir à cerimónia, escolham um local bem bonito, juntem os vossos convidados "et voilá"...uma cerimónia mais personalizada que esta não poderiam ter :)
No entanto, sou fotógrafo e não advogado, pelo que lhe recomendo que se informe bem junto da Conservatória do Registo Civil de como se deve proceder ao certo.

Quanto aos preços da deslocação do notário à quinta varia um pouco de notário para notário, sei de um que apenas pagam €100,00 mais o taxi mais os custos notariais inerentes, outros cobram mais, Varia!

Cumprimentos e votos das maiores felicidades
Miguel Henriques
www.photoemotions.net

Segunda, 02/10/2006 - 03:56
Retrato de Susana Oliveira
Susana Oliveira
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 6 meses atrás
Desde: 14.09.2006 - 20:03

Olá!
Desculpem a intromissão, mas isto está a causar-me alguma confusão...
Primeiro, os casamentos são averbados na Conservatória do Registo Civil, portanto por um Conservador ou Ajudante nomeado e nunca por um Notário. Um Notário serve para outras coisas, trabalha no Cartório Notarial e faz escrituras de casas, empresas, testamentos, etc. Também celebra escrituras de regimes de casamento que, em não se optando pelo regime geral vigente em Portugal (o da comunhão de adquiridos) é sempre obrigatório. Ou seja, se o casamento for celebrado por uma terceira pessoa (como o irmão da noiva na citação do Miguel), penso que o regime terá de ser obrigatoriamente o geral (comunhão de adquiridos), já que para o regime de separação de bens teria de ser lavrada uma escritura (conhecida por acordo pré-nupcial).
Por isso Liliana, terás de te informar e tratar da papelada na tua CONSERVATORIA DO REGISTO CIVIL (ou na da area de residencia do noivo)e nunca no Notário. Se optarem por um regime de bens que não o geral, aí sim, terão de, previamente, se deslocar ao notário para celebrar a escritura (isto tem custos acrescidos). A sugestão do Miguel da minuta da acta é óptima, pois de facto se a coisa for mal feita o casamento não é válido legalmente.

Sugiro que escolham músicas para a tua entrada, para as assinaturas, para a vossa saída. Podem também escrever votos personalizados (e podes incluir uma espécie de oração, se é importante para ti) e discursos, pois os dos conservadores são sempre muito sonsos e impessoais. Mas nota que isso tudo demora tempo e se o conservador lá for, conversa e faz acordo com ele para todas essas coisas previamente, pois eles estao sempre a olhar para o relógio e a apressar as coisas...

Tenho a certeza que terás um dia bonito :)
Felicidades,
susana

Terça, 03/10/2006 - 10:46
Retrato de Liliana
Liliana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 31.07.2006 - 16:57

Ola,

Eu efectivamente quero casar com conservador e com a comunhao de bens adquiridos... Visto que nao pode ser de outra forma devido a o meu namorado já ter casado pela igreja.
O meu medo e já percebi que só mesmo falando com o conservador é ele na celebração da cerimonia ser frio, impessoal e me torne a cerimonia um pouco distante, sem sentimento, se é que me estou a fazer entender.
O vestido nao cai no ridiculo se for um vestido logo, bonito, branco... um vestido de noiva com veu e grinalda!!! Ou seria mais bonito ir mais simples?

Bjs a todos
Felicidades muito Obrigada por tudo

Terça, 03/10/2006 - 21:33
Retrato de Susana Oliveira
Susana Oliveira
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 6 meses atrás
Desde: 14.09.2006 - 20:03

Querida Liliana,
é claro que não cai no ridículo! Se é esse o teu sonho e o teu desejo, faz com que se concretize. Tenho visto imensos casamentos no civil que as noivas vão tal e qual como uma noiva numa igreja. Já ninguém liga a isso. Tu não casas na igreja por impedimento maior, mas há que não case, pura e simplesmente por convicção. Vai em frente com os teus desejos. Enfeita a zona da cerimónia, coloca flores na mesa, podes colocar uma passadeira vermelha com flores nas laterais, escolham a música (tens a vantagem de poder escolher uma musica de agrado de ambos e não apenas musica liturgica), escrevam os votos (convém discuti-los previamente com o conservador para que ele os aceite), preparem um discurso bonito, mas penso que o que deves mesmo fazer é reunir com o conservador e explicar-lhe o quão importante para ti é esse dia. Vais ver que vai tudo correr bem.
Com carinho,
susana

Terça, 03/10/2006 - 22:47
Retrato de Miguel Henriques
Miguel Henriques
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 10 meses atrás
Desde: 11.08.2006 - 09:41

Faço minhas as palavras da Susana, se é esse o teu sonho então força.

Não há ridiculo nenhum no vestido e tudo o mais envolvido num casamento.
O facto de não se ir à igreja não implica que não se cumpram determinadas tradições.

Aproveito para dar o exemplo dos meus sogros que se casaram há cerca de 40 anos em cerimónia civil devido às convicções religiosas do meu sogro.
Nas fotos que vi do casamento deles, a minha sogra ia elegantissima (para a época) e até tiveram mestre de cerimónias.

Vai em frente.

Cumprimentos
Miguel henriques

PS - e desculpem la a confusão de notário/conservador, etc. por isso é que recomendo vivamente a esclarecerem tudo muito bem na CONSERVATÓRIA do Registo Civil

Sexta, 06/10/2006 - 01:39
Retrato de Ana santos
Ana santos
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 8 meses atrás
Desde: 02.10.2006 - 13:29

OLÁ SUSANA !

JÁ VI QUE TENS ,MUITAS IDEIAS . DIZ ME UMA COISA .QUE TIPO DE DISCURSO SE PODE FAZER NUM CASAMENTO CIVIL?

OBRIGADO!

Sexta, 06/10/2006 - 10:49
Retrato de Susana Oliveira
Susana Oliveira
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 6 meses atrás
Desde: 14.09.2006 - 20:03

Olá Ana!
Lá uma bela idiota sou eu, ou a minha primeira licenciatura não tivesse sido design gráfico onde se pode dar largas à imaginação e a excentricidades, Hehehe.
Quanto ao discurso, por exemplo, podem fazer um discurso de introdução, em que o noivo diz aos presentes porque quer casar contigo (por exemplo, descreve as tuas qualidades e diz o que sonha que seja o vosso futuro).
Podem escrever votos personalizados tipo "eu Ana, aceito-te a ti XXX para meu marido, pois contigo os meus dias são plenos de sol, e mesmo que as nuvens algum dia atravessem as nossas vidas, prometo estar ao teu lado, amar-te, respeitar-te e ajudar-te. Partilharei contigo as coisas boas e as menos boas, todos os dias da nossa vida." Isto é só um exemplo rasco, o que quero dizer é que dentro daqueles votos tradicionais (os que vemos nos filmes e telenovelas), podem arranja-los de modo a trona-los mais musicados e pessoais.
Outra ideia (algo que eu vou fazer, mas eu caso na igreja), é que se tiveres uma capela ou igreja perto, se desloquem lá a fim de ofereceres o teu ramo a Nossa Senhora. Por exemplo ao som de Ave Maria de Schubert.
Há tantas e tantas coisas que podem fazer para tornar a cerimónia plena de significado...
Um beijinho
Susana

Sexta, 06/10/2006 - 10:55
Retrato de Liliana
Liliana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 31.07.2006 - 16:57

Ola Bom Dia,

Bem fantatico que ideias lindas...
Boa!!!
E que tipo de discurso podemos solicitar ao conservador?

;)

Bjs Liliana

Sexta, 06/10/2006 - 17:15
Retrato de Susana Oliveira
Susana Oliveira
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 6 meses atrás
Desde: 14.09.2006 - 20:03

Não me parece que o conservador faça discurso especial. Isso depende da sensibilidade dele de brincar com as palavras. Existem pontos que ele tem de abordar necessariamente, basicamente ele explica-vos, como se não soubessem, o que implica o casamento. O que significa o regime de bens, as obrigaçoes e direitos de cada um e o que a sociedade espera de vós. O modo como o diz é que já é pessoal e depende de pessoa para pessoa. Geralmente são uns sonsos, dizem tudo formalmente e a despachar. No casamento de um amigo meu, alem de se ter atrasado ainda atendeu o telemóvel a meio. Não me parece que consigam muito mais que os discursos feitos por vós ou pelos convidados. Podem sempre pedir a um grande amigo vosso bem falante que o faça, por exemplo. Agora, podem ter sorte e o conservador ser alguem também bem falante e que goste de dar um toque pessoal aos casamentos a que preside...

Com carinho,
Susana

Sexta, 06/10/2006 - 18:12
Retrato de Liliana
Liliana
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 31.07.2006 - 16:57

Ola a todos

Muito Obrigada pela vossa ajuda.
:)

Bjs Para Todos
Liliana

Sexta, 07/03/2008 - 20:09
Retrato de Lilif
Lilif
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 7 meses atrás
Desde: 05.10.2007 - 21:17

Ola,

estou á procura de um discurso que possamos trocar um cm o outro durante a troca de alianças....

Obrigada
Bjs

Contéudos Relacionados

Olá, querem conselhos para a decoração da igreja? E ver fotos? Envio fotos de arranjos florais e de ramos de...
Olá a todas, Querem ideias e conselhos para a escolha do vosso ramo? Envio fotos várias de ramos e decoração...
Olá a todas! Se precisarem de conselhos sobre decoração floral de igrejas e sobre que flores utilizar......
Olá, precisam de conselhos para a escolha do vosso ramo de Noiva? Faço ramos personalizados. Preços...
Olá a todas! Querem conselhos sobre que flores levar no vosso ramo? E ideias para os bouquets? Envio...