CASAR na IGREJA perante DEUS... Espectaculo ou Fé.. Hipocrisia ou Acto Sentido? | Page 2 | O Nosso Casamento

Fórum geral

CASAR na IGREJA perante DEUS... Espectaculo ou Fé.. Hipocrisia ou Acto Sentido?

103 entradas / 0 novo
Última
Segunda, 12/05/2008 - 21:57
Retrato de Isabelinha
Isabelinha
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 14.02.2007 - 09:23

Já, já passei. E passo. Não sei qual o dia em que recebo um telefonema a dizer que o meu pai não resistiu à doença que o atormenta.

Já passei pelo drama de ver o meu irmão de menos de um ano morrer com uma doença fulminante e de ver os meus pais destroçados, bem como toda a minha família.

Já passei pelo drama de ver alguém que para mim era uma segunda mãe morrer literalmente á minha frente com 42 anos, tendo apenas tempo para deitar a mão à cabeça e dizer "estou tonta".

Apenas digo que não acredito em DEUS, posso acreditar naquilo que bem quiser sem ter a ver com as crenças que aqui se têm falado. Faço minhas as palvaras da Anuska (creio que foi ela) que falou na Mãe Natureza como força maior. Poe dizer-se que esse é o meu pensamento, seja nesses termos ou não. E não, não acredito que tenha sido Deus que a tenha criado (à Mãe Natureza), nem que seja o divino criador. Acredito no Amor e na união da Família, sentimentos estes que para mim são supremos e não dependem EM NADA da existência de Deus como um ser divino e superior a todos. Nunca disse que não tinha fé em nada... simplesmente não a tenho no sentido cristão que aqui se tem falado, e como disse, não me identifico com a Igreja Católica como instituição. Tenho esse direito, certo?

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Segunda, 12/05/2008 - 21:46
Retrato de Ana_Reis
Ana_Reis
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 8 meses atrás
Desde: 10.04.2008 - 01:13

Assino por baixo de tudo akilo que diseste! é exactamente isso tudo que eu penso! a diferença é k a mim ninguem me obriga a ir à missa... lol

Penso que a fé de cada um se figura numa pessoa, à qual chamamos Deus... há quem chame outros nomes, Jeová, Alá, mas vai dar tudo ao mesmo!
E a fé das pessoas para mim é o mesmo que "o desejo de...", o "acreditar que...", o "sonhar com...", o "lutar por..."

E a Igreja que é cheia de preconceitos, porquê sujeitar-me a um deles? Para depois andar a casar à pressa para poder batizar os meus filhos??

Bem, eu tenho a mania de tentar alertar as pessoas... Mas não quero mudar a cabeça a ninguém... mas axo k é boa dizer certas coisas, para que as pessoas nao olhem sempre para a frente, olhem também para os lados, afinal, uma moeda tem sempre duas caras

Segunda, 12/05/2008 - 21:46
Retrato de Isabelinha
Isabelinha
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 14.02.2007 - 09:23

Só dp de responder à Decoração vi a tua resposta... Subscrevo inteiramente quando dizes que não acreditas "que haja algo maior que a nossa familia", e que esta é mt mais real q qualquer crença.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Segunda, 12/05/2008 - 21:54
Retrato de Ana_Reis
Ana_Reis
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 8 meses atrás
Desde: 10.04.2008 - 01:13

Relativamente aos meus primeiros posts, eu falo para todos, nao estive a tentar mandar bocas a ninguem, falei para o geral, nao para ninguém em particular...

Nao tenho intenção de criticar as pessoas, mas como já disse, gostava que as pessoas vissem sempre as duas faces do mesmo assunto

Segunda, 12/05/2008 - 22:03
Retrato de lilianadomingues
lilianadomingues
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 9 meses atrás
Desde: 28.11.2007 - 10:33

Para mim o Baptismo é um sacramento religioso, não só da igreja católica como de outros credos, mas só isso um sacramento...

Terça, 13/05/2008 - 01:09
Retrato de luamaria
luamaria
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 7 meses atrás
Desde: 04.01.2008 - 01:32

aisvieira
mulher tu és um espectáculo!!!!
eu até me passei quando vi isso da dita igreja de fatima... que pouca vergonha.
subscrevo o teu testemunho, posso?
eu não condeno quem acredita em Deus, mas faz-me muita confusão isso das igrejas pois pelo que tenho lido e ouvido desde pequena é que Deus está em todo o lado... porquê só quem vai à missa é que é católico ou acredita em Deus? eu não acredito em igrejas, padres... nos padres porque são homens como todos os humanos e "pecam" e muitos deles fazem coisas simplesmente obomináveis como o resto dos comuns dos mortais. ser padre não é sinónimo de ser santo ou honesto... podemos ver isso pelo testemunho de muitas meninas aqui quando falam como corre o dito CPM.
Eu acho que a falada história de deus e jesus tem sido muito alterada ao longo dos anos pelos ditos homens, padres ou lá como se chamavam... em favor deles próprios e pronto.
Por exemplo acho uma coisa assim incrivel conseguirem com que as pessoas condenassem mulheres que eram curandeiras ou porque tinham gatos pretos... eh eh eu devo ser bruxa LOL e ainda por cima queimavam-nas vivas... cambada!!!!

Claro que há padres e padres... não estão todos no mesmo saco assim como nós os "civis" não estamos... são todos humanos.

Não estou a atacar ninguém... longe disso... não se chateiem com este assunto... não stressem... é tão bom trocar pontos de vista diferentes... eu adorei a "discussão" do dito forum dos bebés que frequentava... aprendi muito lá.

bjs

Terça, 13/05/2008 - 02:21
Retrato de Lip4
Lip4
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 6 meses atrás
Desde: 04.09.2007 - 19:51

Boa noite...Assim como algumas noivinhas aqui também eu vou casar pela igreja e tanto eu como o meu namorado não somos cristãos praticantes...
Assim como já foi dito, não acho que sou menos cristã pelo facto de não ir à missa todos os sábados ou domingos... Tenho a minha fé em Deus e identifico-me com a religião católica, apesar de haver muitas coisas nesta que não concordo também...
Assim, vou à missa quando acho que devo ir, tenho a minha fé em Deus e "falo" com Ele sempre... E sincramente não sinto necessidade de ir a uma igreja para o fazer, até porque acho que a fé é de cada um e sinto-me bem quando estou sozinho nos meus pensamentos com Ele...
Quando mais tarde tiver filhos penso em baptiza-los e dar-lhes as bases da minha religião, se mais tarde não quiserem fazer parte dela, isso é escolha deles...
No entanto, fui baptizada e frequentei a catequese até ao 7º volume...
E também volto a repetir aquilo que´já foi dito atrás, não se vê se a pessoa tem maior ou menor fé com o facto de ir à igreja...E não me digam que para muita gente não é isso que é relevante, porque uma das coisas que o padre nos perguntou foi exactamente isso...E eu dei-lhe o meu ponto de vista...
Não julgo ninguém e penso que todos devemos respeitar a opinião uns dos outros

Beijinhos

Filipa & Rui

31 Maio 2008

As minhas coisinhas
http://onossocasamento.pt/forum/33221

Terça, 13/05/2008 - 07:16
Retrato de Sandra e Nuno
Sandra e Nuno
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 7 meses atrás
Desde: 15.01.2008 - 07:45

eu como algumas meninas ja disseram,
Sou catolica mas nao practicante.

Vou varias vezes por ano à missa, mas nao todos os domingos..
tenho mt fé em deus, e por isso irei casar pela igreja.

Cada um pensa como quer, e ninguem tem nada que criticar..
graças a deus, estamos num mundo livre.. né..

beijos p todas

Terça, 13/05/2008 - 08:55
Retrato de lolitaworld
lolitaworld
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 4 meses atrás
Desde: 27.07.2007 - 12:09

Tal como tinha dito no meu comentário, em ultimo caso somos todos filhos do mundo, por isso somos todos irmãos. O mundo é um lugar imenso em que há lugar para todas as crenças e não crenças, mas acredito de coração que no final somos todos uma grande familia, pois mais tarde ou mais cedo todos precisamos uns dos outros, directa ou indirectamente. Pelo que fazemos, pelo que dizemos ou simplesmente por um dia estarmos lá onde é preciso. Acredito plenamente que é possivel vivermos todos em sintonia independentemente daquilo que acreditamos. Eu acredito numa força superior, mais não sendo pq nao posso ser hipocrita ao dizer que nos momentos mais dificeis da minha vida não chamei por Ele, mas não acredito e mais nada, mas não vou criticar em quem acredita ou em qumem não acredita em nada, porque sinceramente mão me afecta nem tem de afectar.

Eu gosto do equilibrio... E gsoto muito de gostar e acreditar no mundo assim.

Beijinhos grandes!!

Rute Soares
[email protected]
***12*07*2008***

Terça, 13/05/2008 - 09:15
Retrato de Isabelinha
Isabelinha
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 14.02.2007 - 09:23

E depois de tudo o que foi dito, todos temos o nosso lugar, certo? É preciso é sabermos respeitar-nos uns aos outros.

Vamos mas é fazer o favor de semosr felizes...

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Terça, 13/05/2008 - 09:41
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

MLUIS
A minha paróquia em Braga é São Vicente. Foi lá que cresci como cristã, foi lá que descobrir que a nossa Igreja Católica não é so as coisas más que aqui são ditas.

Adoro aquela igreja, tem imenso significado para mim. Casei lá, outra coisa não faria sentido. Recordo-me de quando vinha da escola (Sá de Miranda) gostava de me sentar lá, muitas vezes nem rezava, ficava simplesmente lá...era um remédio para alma que não encontrava em lado nenhum.

Também gosto muito da nossa Sé´era outro dos meus refúgios. Podem chamar-me beata ou outra coisa semelhante, mas foi, é e será sempre em Deus que encontro a minha paz, quer seja em minha casa ou na casa d'Ele.

MILLA:
Ainda não fui falar com o meu novo paroco, quer ver se vou lá este fim-de-semana. Já contava com um tipo de organização diferente. A Dicocese do Porto (à qual pertence Oliveira de Azemeis) é muito mais "fechada" que a de Braga. Braga é um "mundo à parte", muito voltada para os jovens (ao contrário do que se possa pensar!) e muito mais dinâmica. Participei na eucaristia pela 1ª vez este Domingo e gostei!
Nunca fui catequista pq não tenho vocação (tal como os professores, os catequista têm de ter vocação para aquilo que fazem)...mas sempre fiz parte do grupo de jovens e participava activamente na minha paroquia.
Felizmente nesta nova etapa tenho um amigo na catequese da minha nova paroquia, vou ver se de alguma maneira me consigo integrar ;)

Li aqui comentários agressivos e arrogantes, ataques directos à Igreja Católica de quem não sabe verdadeiramente o que ela é. De pessoas que só vêm determinados homens que estão à frente dela e não vêm todos os homens e mulheres que fazem a verdadeira Igreja.

A nova basilica de Fátima é um absurdo também concordo. Mas foi "pedida" pelos peregrinos. É o vosso (daquelas que criticam) dinheiro que está lá??? Não...é o dinheiro dos cristão, que podem ter dado dinheiro para lá mas que também ajudam as missões e os pobres. E vocês? O que fazem??? Sei que há muitos não cristãos que ajudam voluntariamente os pobres, mas a maioria critica a ostentação da igreja católica mas nada faz por eles...
Pensem bem antes de atirar a 1º pedra.

A Igreja Católica é feita de Homens, homens que erram, homens que falham. Eu também falho. Todas falhamos. Como já disse, é facil criticar...mas tentar mudar, isso já dá muito trabalho.
A Igreja começa dentro de cada um de nós, começa na doação ao próximo e o próximo pode ser uma criança em áfrica ou a sra velhinha que mora ao fundo da rua e não tem uma palavra amiga. Pode ser uma criança que não tem com quem brincar, pode ser um animal que precisa de ajuda...

Anuska: fiquei um pouco triste com o teu post. Não quer dizer que deixei de simpatizar ctg...mas foste muito "injusta"

Para terminar, relembro apenas o tema do Tópico: "Casar catolicamente: pq?". Se não praticam para quê prometer coisas que não vão cumprir?

Beijinhos a todas

Terça, 13/05/2008 - 10:20
Retrato de Susy
Susy
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 8 meses atrás
Desde: 23.11.2006 - 19:53

De facto pegando nas ultimas palavras da anabenfica.." se não praticam para que prometer coisas q não vão cumprir?"!

Eu não sou católica...no entanto gostava de saber o que é um católico não praticante...

Eu nunca fui a uma missa...por isso gostava de perguntar as noivinhas católicas em que se baseiam as crenças da igreja....se me quiserem responder......

bjs

Susana&Hugo
***16 de Agosto 2008***

Terça, 13/05/2008 - 11:01
Retrato de Sandra e Nuno
Sandra e Nuno
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 7 meses atrás
Desde: 15.01.2008 - 07:45

oi oi,

é assim um Catolico practicante para mim (foi como fui ensinada) é uma pessoa k nao vai todos os domingos à missa.

Eu vou de vez em quando, nao sempre, mas deus sabe que acredito nele, sei k ele estara sempre aki para nos ajudar.
confeso: nao gosto de me confesar, acho que nao é para um padre que tens de te confesar, mas sim para deus. para isso nao precisas falar com o padre.

como ja foi dito, a crencia duma pessoa nao se mede com as vezes que vamos à missa, mas sim o que sentimos dentro de nos.

beijos..

Terça, 13/05/2008 - 11:03
Retrato de grenha
grenha
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 4 meses atrás
Desde: 21.04.2008 - 12:09

Fernando Grenha & Elsa Direito
1-09-20xx

um balanco..

todas opiniao tem algum sentido... mas aqui consegui ver pessoas sem personalidade algum.. fazem as coisas porque nao querem chatear fazem para agradar.. fazem enfim porque fazem, e na minha opiniao alem da falta de personalidade ´hipocrisia..

é como quem diz para que prometer se nao queremos cumprir... nao tem logica nao tem sentido nao tem nada..
infelizmente as pessoas sao vazias em suas atitudes..

será que a palavra e assinatura de quem nao tenciona cumprir tem algum valor.... como em tudo na vida.. as atitudes ficam com quem as toma..

de maneira alguma quero dizer que se deve acreditar em Deus ou ter Fé, isso é uma decisao de cada qual.. agora se vai casar na Igreja a dizer que tudo aquilo é uma fantochoada, a fantochada é de quem lá esta a casar...

e a Igreja tem mil e um defeitos com tudo o que foi dito eu concordo...

Prometer para nao cumprir é hipocrisia em todos os sentidos da vida.. desde o trabalho á amizade incluindo o Amor...

Terça, 13/05/2008 - 11:12
Retrato de Susy
Susy
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 8 meses atrás
Desde: 23.11.2006 - 19:53

Ora ai está Grenha....tocaste no ponto chave......

Susana&Hugo
***16 de Agosto 2008***

Terça, 13/05/2008 - 11:15
Retrato de sandrad1
sandrad1
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 26.10.2006 - 13:03

Incrivel, cheguei aqui hoje e ainda há conversa... eheh, ola Fernando... mas essas palavras nao são um pouco duras?

Todos temos direito a uma Opinião... contra ou a favor... hipocrisia talvez não, apenas opinioes diferentes.

beijinhos... vamos la acalmar os animos

Terça, 13/05/2008 - 11:21
Retrato de lolitaworld
lolitaworld
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 4 meses atrás
Desde: 27.07.2007 - 12:09

Não achas que as tuas palavras são no minimo estranhas?
penso que ninguem aqui tem o direito de julgar seja quem for, temos direito sim às n/opiniões, mas daí a dizer:

"mas aqui consegui ver pessoas sem personalidade algum.. fazem as coisas porque nao querem chatear fazem para agradar.. fazem enfim porque fazem, e na minha opiniao alem da falta de personalidade ´hipocrisia.."

axo um pouco duro demais.

Além disso o topico foi lançado por ti e era para ser um tema de debate e não um meio de criticismo para pessoas que nem coneces. Com estas palavras a unica pessoa com falta de personalidade, e desculpa a minha frontalidade, és tu.

Como já dito, vivemos num mundo livre em que cada pessoa tem o direito de fazer o que bem lhe apetecer, e se existe algum problema nos casamentos e nas pessoas que casam que seja a igreja a fazer e dizer alguma coisa.

Não axo que tinhas o direito de ofender as pessoas dessa maneira.

Penso que este tópico deixou de ter qualquer interesse a partir deste momento.

Um bem haja a todos e acima de tudo sejam felizes, seja para isso fazerem seja o que for.

Rute Soares
[email protected]
***12*07*2008***

Terça, 13/05/2008 - 11:30
Retrato de Decoração
Decoração
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 10 meses atrás
Desde: 05.03.2007 - 21:12

Obrigada Isabelinha .

Eu fui catòlica praticante ..cumpri essas coisas todas que manda a igreja .Hoje não o faria !Na altura que o fiz foi por mera ignorancia o para fazer a vontade à familia , mas ficou uma parte positiva o convivio com as pessoas .

Acredito em algo superior a nós mesmos , mas para isso não tem que ter um nome , uma religiâo a Igreja catòlica abusou do poder ao longo destes anos , não acredito num Deus castigador .

Grenha , não acho hipocrisia uma pessoa que casa pela igreja sò para fazer a vontade à familia , os votos que se fazem diante de um padre não são mais que uma parte de "uma reiceita"para ter um casamento mais feliz e equilibrado .

Terça, 13/05/2008 - 11:33
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Grenha...é isso tudo :)

Eu acho que as pessoas ainda não entenderam que a questão não é crer ou deixar de crer. Cada um tem a sua fé e só a si diz respeito. Somos todos diferente!

O facto de alguém acreditar em Deus não faz dessa pessoa Católica. Os protestantes acreditam em Deus, as Testemunha de Jeová acreditam em Deus, os Ortodoxos acreditam em Deus, todos acreditam no mesmo Deus...no entanto ninguém se intitula ortodoxo não praticante ou Jeová não praticante. Na minha opinião (e sem ofender ninguém) Católico é quem VIVE Deus dentro desta instituição. Não concordo com a definição de Católico praticante e não-praticante.

Somos todos livres de acreditar em Deus da forma que mais nos preenche, cada um vive-O à sua maneira.
Só vos peço que não se intitulem Católicas, e se achem no direito de "usufruir" da Igreja quando "dá jeito" só pelo facto de serem baptizadas.
Como já aqui foi dito, somos baptizados (o 1º dos Sacramentos) pelos nossos pais, que prometeram educar-nos na fé cristã e nos dão a conhecer Jesus. Mais tarde, quando já temos cabecinha para pensar por nós, existe um outro sacramento - Crisma ou Confirmação - onde nós LIVREMENTE renovamos os nossos votos.

Para reflectir:

"RITO DO MATRIMÓNIO

Noivos caríssimos:
viestes à casa da Igreja
para que o vosso propósito de contrair
Matrimónio seja firmado com o sagrado selo de Deus,
perante o ministro da Igreja
e na presença da comunidade cristã.
Cristo vai abençoar o vosso amor conjugal.
Ele, que já vos consagrou pelo santo Baptismo,
vai agora dotar-vos e fortalecer-vos
com a graça especial de um novo sacramento
para poderdes assumir
o dever de mútua e perpétua fidelidade
e as demais obrigações do Matrimónio.
Diante da Igreja, vou, pois, interrogar-vos
sobre as vossas disposições.

C: XXX e XXX, viestes aqui para celebrar o vosso Matrimónio. É de vossa livre vontade e de todo o coração
que pretendeis fazê-lo?
XXX e XXX: É, sim.

C: Vós que seguis o caminho do Matrimónio,
estais decididos a amar-vos e a respeitar-vos, ao longo de toda a vossa vida?
XXX e XXX: É, sim.

C: Estais dispostos a receber amorosamente os filhos como dom de Deus e a educá-los segundo a lei de Cristo e da sua Igreja?
XXX e XXX: Estou, sim.

Confirme o Senhor, benignamente,
o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja,
e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção.
Não separe o homem o que Deus uniu.
C: Bendigamos ao Senhor.
T: Graças a Deus.

BENÇÃO NUPCIAL

C: Invoquemos, irmãos, para estes esposos a bênção de Deus, para que Ele acompanhe com a sua protecção aqueles que uniu pelo sacramento do matrimónio.
Pai Santo, criador do universo, que formaste o homem e a mulher à Vossa imagem e quiseste abençoar a família por eles formada, humildemente vos suplicamos por estes vossos servos que hoje se unem pelo sacramento do matrimónio.

Desça, Senhor, sobre esta esposa XXX e seu marido XXX a abundância das Vossas bênçãos, e a virtude do Espírito Santo inflame os seus corações, para que, no dom recíproco do seu amor, alegrem com os seus filhos, a família e a igreja.

Eles vos louvem, Senhor, na alegria, e Vos procurem na tristeza;no trabalho sintam a Vossa ajuda e nas dificuldades, a Vossa consolação; rezem na assembleia cristã e sejam Vossas testemunhas no mundo; e, depois de um vida longa e feliz, alcancem, com todos estes seus amigos, a felicidade do reino dos céus."

Terça, 13/05/2008 - 11:44
Retrato de Misha
Misha
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 2 sem atrás
Desde: 17.04.2007 - 19:18

Na minha modesta opinião acho que vivemos num tempo em que há mto descredito...as pessoas são cada vez mais egoistas e pensam 1º em si, depois em si, e finalmente em si...mas isso é fruto da sociedade em que vivemos...e a grande maioria das pessoas "só se lembram de santa barbara qdo troveja" essa é que é a realidade....

Acho que para podermos dizer "isto é bom ou isto é mau" temos de ter conhecimento de causa...pegando nas palavras da Decoração tb não concebo a ideia de um Deus castigador...que se formos maus vai colocar-nos a arder no inferno para sempre.....não percebo como os catolicos podem acreditar numa coisa que se chama trindade, qdo essa palavra nem tampouco aparece na Biblia...e segundo sei, os catolicos dizem acreditar na Biblia n é? Não concebo a ideia da igreja catolica estar ligada ás mais sangrentas guerras que há história...ás Cruzadas por ex...eram os proprios padres que iam abençoar as armas e os soldados...ora de que lado estava Deus afinal?!!!
Enfim mto mais havia a dizer...
Acho que este é um assunto deveras interessante e que se for com respeito é bom trocarmos ideias..

Terça, 13/05/2008 - 12:08
Retrato de Isabelinha
Isabelinha
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 14.02.2007 - 09:23

(e desculpem estar a desviar mais uma vez da pergunta q o Grenha fez... :S)

Ontem à noite vi um episódio da série 'Boston Legal' na Fox Crime. Um dos casos em julgamento era sobre liberdade de culto... achei curioso pq durante o dia tínhamos estado aqui a 'falar' (e continuamos). Entre defesa e acusação, mt se falou de liberdade de culto ("o quê", ou seja, em que acreditar) e tb, numa primeira fase e antes de mais, da liberdade de se acreditar ou não (o tal "se", o decidirmos ou termos consciência se acreditamos).

Em concreto, falava-se de cientologia (não vou dar aqui detalhes nem pronunciar-me pq não conheço o suficiente), mas falou-se tb na religião de uma forma global, tendo-se mencionado que é "curioso" vermos que a religião - e aqui não estamos a especificar - em termos históricos esteve (está?) intimamente ligada a episódios tristes da humanidade, alguns num passado recente (e mesmo presente): Inquisição, cruzadas, ataques de 11 de Setembro, Jihad Islâmica...

Não estou a lançar a confusão novamente! Estou apenas a dar conta da 'coincidência' de ter visto um episódio ficcionado sb a temática q tínhamos estado a debater... Não estou a dizer que religião A ou B é boa ou má, OK?

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Terça, 13/05/2008 - 12:28
Retrato de MLuis
MLuis
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 23.10.2007 - 17:48

Sim, realmente aconteceram e julgo que por causa do HOMEM mais uma vez. Quando o Homem quer deter o poder infelizmente vemos coisas destas, não exclusivas da Igreja Católica. Mas é nestas alturas que se deve fazer uma expiação e ver onde se errou, tudo o que foi feito nessa altura em nome de Deus foi feito por Homens e não me recordo de ler na Bíblia nada a incitar isso.
Não creio num Deus que pune antes pelo contrário "recebe a todos que o peçam".
Não julgo que fosse este o intuito do post, não sou ninguém para julgar a religião dos outros e dizer se é certo ou errado. Creio na minha e não a imponho a ninguém, sou capaz de ver as coisas erradas mas também consigo ver o bom que advém dela.
No ano passado eu e o meu marido fizemos parte de um grupo que se reunia uma vez por semana, lia uma leitura e a interpretávamos, também comíamos e fazíamos jogos. Ao fim de uns tempos reparamos que nem todos pensavam o mesmo, pois eram protestantes. Não foi por isso que deixamos de lá ir porque gostávamos de estar com eles, éramos o grupo do café internacional uma mescla de raças. O que me fez muita confusão foi haver pessoas lá que no seu país de origem não podiam celebrar a sua religião e muito menos o Natal, que tiveram o seu jardim a arder porque tinham um presépio.
Acima de tudo a tolerância, acima de tudo o amor entre todos. Sou católica e praticante, tento aproximar-me do próximo e ajudar no que posso, mas isso não é exclusivo dos católicos. A mensagem de Nosso Senhor está presente no nosso dia a dia, mesmo não sendo praticantes ou não sendo católicos - fazer o bem, ajudar o próximo,...

Terça, 13/05/2008 - 12:34
Retrato de Isabelinha
Isabelinha
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 14.02.2007 - 09:23

... lembrem-se que é por lidarmos com as diferenças que nos complementamos e construímos como seres humanos.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Terça, 13/05/2008 - 12:41
Retrato de Edy
Edy
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 09.02.2008 - 14:36

Tenho a mesma opinião que a anabenfica relativamente à distinção entre católico praticante e não praticante. O que é "praticar" a religião? Segundo aquilo que aprendi e os conceitos que tenho, praticar a religião católica não é com certeza ir todos os domingos à missa; é, sim, agir de acordo com os valores que a Igreja nos transmite. Claro que pode haver pessoas de outras religiões ou até mesmo sem religião que tenham valores semelhantes, mas aí já entramos noutro ponto, que tem a ver com a educação que tivemos e com aquilo a que fomos sendo expostos.
Eu, devido ao local onde vivo e devido à minha família, fui exposta desde bebé à religião católica. Isso quer dizer que convivi de perto com um conjunto de pessoas (e são as pessoas que compõem a Igreja) que tinham valores comuns, que acreditavam em coisas semelhantes, e que participavam em rituais semelhantes. Tudo isso fez parte da minha formação, e portanto faz parte do que eu sou.
Identifico-me como católica, talvez da mesma forma como me identifico como portuguesa. É verdade que a nacionalidade eu não posso mudar, mas a partir do momento em que decidi ser crismada também defini que não quero mudar de religião. Isto não invalida, contudo, que eu questione a religião, algumas das crenças, algumas das atitudes e algumas das decisões. O importante é que me identifico com o que, para mim, é ser católico, e com os valores que são partilhados pelos outros católicos.
Não tem propriamente a ver com acreditar ou não em Deus, porque então poderia ser de variadíssimas religiões, e também porque a figura de Deus, que não tem cara nem corpo, pode ser vista como mais uma metáfora ou uma parábola, obviamente sujeita a variadas interpretações.

Terça, 13/05/2008 - 12:50
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

É verdade que há muitos erros no passado da Igreja Católica. Do mesmo modo que há erros na Governação Portuguesa ao longo dos tempos.

Mudou a Igreja, mudou a Sociedade, mudou a politica. Chama-se a isto evolução. A Igreja Católica´já pediu perdão pelos erros do passado. Este pedido não altera a história, mas mostra a vontade de mudança, isso não importa??

Porque é que insistem no passado? Pq é que não olhamos para o presente e o Futuro que são o que verdadeiramente importa?

As pessoas gostam muitas vezes de atacar sem conhecimento de causa, porque nos tempos de hoje parece que é "moda" atacar tudo o que está ligado à Igreja Católica. Tenho pena que as pessoas só vejam o mal...que estejam sempre a pegar no passado para atacar, que não queiram ver o lado bom. A Igreja Católica é muito mais para além da Basilica de Fátima, ou das Cruzadas da Idade Média.

Se as pessoas não querem participar nesta comunidade, não sao obrigadas, mas não andem sempre por aí a atacar tudo todos sem fundamentos...

como disse a Isabelinha: "... lembrem-se que é por lidarmos com as diferenças que nos complementamos e construímos como seres humanos."

Estamos sempre a fugir ao topico, mas o debate é interessante e deverá manter-se saudável...

Terça, 13/05/2008 - 15:04
Retrato de biscoitinho com caixa
biscoitinho com...
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 11 meses atrás
Desde: 30.01.2008 - 11:55

Depois de alguns comentários ter lido ( confesso que não os li todos.....) deixo aqui a MEU contributo para o tema.

Eu sou católica, praticante, quase desde o dia em que nasci ( eheheheh, quase, um mês depois de ter nascido comecei a fazer parte da grande família que é a Igreja).

Na minha paróquia estou envolvida de uma forma activa em algumas actividades / grupos ( sou Catequista ,canto e de vez em quando toco ( só mesmo em último caso, pois não me sinto à vontade)no Grupo Coral, e Grupo de Jovens - que entretanto deixei e que com ele ia deixando de vez tudo em que acredito....).

Para mim faz sentido casar pela igreja , pois à semelhança de outros sacramento que me foram dados ( baptismo, confissão, comunhão) quero recebe-lo plenamente tal como o fiz com o crisma.

Casar pela igreja para mim faz a diferença, pois acredito no sacramento que vou receber.
O meu noivo é católico e confesso que começou a ir mais à missa depois que começamos a namorar, não porque lhe falasse no assunto, mas porque me quer acompanhar, me queria ver a cantar ou a tocar ( nas excepções).

Quanto a quem casa pela igreja só porque parece bem, acho que devem ser coerentes e sinceros com o sacramento que estam a receber. Se não for para viver plenamente o sacramento não faz sentido recebe-lo na igreja.

Se o Mandamento Novo que a igreja nos anuncia não vos diz nada, ou seja, se não aquece nem arrefece, então casem só pelo civil.

Na minha familia todos fomos baptizados, com o decorrer da nossa vida uns afastaram-se, outros afastarm-se e voltaram ( ex.: eu), outros nunca se afastaram.
Claro que os que nunca se afastaram por vezes não entendem o porque dos que se colocaram à margem da igreja em determinado momento da sua vida ou em definitivo.

Tenho primos que se afastaram e que quando se casaram optaram por casar so pelo civil, nunca lhes pergunto o porque de não casarem pela igreja, mas eles parece que me querem dizer o porque.... e vem eles mesmo dizer-me ( sempre fomos próximos uns dos outros) o último que casou foi só pelo civil e disse-me que não se casou pela igreja porque quer estar preparado para casar na igreja. A esposa dele partilha da mesma opinião, mas acho que casam pela igreja para o ano ;)

Gosto desta sinceridade para com o que lhe foi ensinado e principalmente para com ele mesmo.

Bem tal como escrevi no Assunto, não acho que o tema tenha que ser obrigatóriamente polémico, mas sem dúvida que vai ser sempre um "prato cheio" de opiniões diversas.

Beijinhos a todos e bons preparativos.

Terça, 13/05/2008 - 16:06
Retrato de Milla
Milla
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 2 meses atrás
Desde: 25.11.2007 - 13:41

faço votos para que sejas bem acolhida nessa tua nova paróquia.

Se quiseres falar, adiciona-me: [email protected].

Uma beijoca grande,

Mila

22 de Agosto de 2009

Terça, 13/05/2008 - 16:08
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

São comentários agressivos e arrogantes como o teu que podem arruinar este tópico de debate.
Tenta ter mais calma e ponderação nos teus comentários, pq assim podes causar mau estar num tópico que até agora tem sido um saudável debate de ideias.

Quanto à promessa: é verdade, no casamento Católico são feitas promessas, mas não são apenas promessas de amor ao nosso mais que tudo...devias ler com mais atenção os outros post antes de entrares aqui a matar.

Sei que o post era grande por isso resumo:

"RITO DO MATRIMÓNIO

Noivos caríssimos:
viestes à casa da Igreja
para que o vosso propósito de contrair
Matrimónio seja firmado com o sagrado selo de Deus,
perante o ministro da Igreja
e na presença da comunidade cristã. (...) para poderdes assumir o dever de mútua e perpétua fidelidade
e as demais obrigações do Matrimónio.
Diante da Igreja, vou, pois, interrogar-vos
sobre as vossas disposições.

C: XXX e XXX, viestes aqui para celebrar o vosso Matrimónio. É de vossa livre vontade e de todo o coração
que pretendeis fazê-lo?
XXX e XXX: É, sim.

C: Vós que seguis o caminho do Matrimónio,
estais decididos a amar-vos e a respeitar-vos, ao longo de toda a vossa vida?
XXX e XXX: É, sim.

C: Estais dispostos a receber amorosamente os filhos como dom de Deus e a educá-los segundo a lei de Cristo e da sua Igreja?
XXX e XXX: Estou, sim.

Confirme o Senhor, benignamente,
o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja,
e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção.
Não separe o homem o que Deus uniu.
C: Bendigamos ao Senhor.
T: Graças a Deus.

(...)

BENÇÃO NUPCIAL

Eles vos louvem, Senhor, na alegria, e Vos procurem na tristeza;no trabalho sintam a Vossa ajuda e nas dificuldades, a Vossa consolação; rezem na assembleia cristã e sejam Vossas testemunhas no mundo; e, depois de um vida longa e feliz, alcancem, com todos estes seus amigos, a felicidade do reino dos céus."

É destas promessas que falamos...não da promessa de amor eterno aos nossos companheiros. São promessas feitas com FÉ dentro daquilo que representa ser católico.

Terça, 13/05/2008 - 16:18
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Matrimónio vai para além do casamento...
vai para além do compromisso de amor entre 2 pessoas (casamento)... passa pela vivência do amor em Cristo, pela contrução de uma vida a 2 (e depois a 3, 4 ou mais!) com base numa Igreja Doméstica que se estende a toda a comunidade.

É desta promessa que se fala.

Terça, 13/05/2008 - 16:44
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Em primeiro lugar acho que em nenhum post desrespeitei ninguém. Vi aqui a Igreja Católica a ser acusada de 1001 coisas e apenas defendi, SEM NUNCA OFENDER ninguém, a Instituição à qual com muito orgulho pertenço e faço intenções de continuar a pertencer.
Sim, sou MUITO feliz assim.

Carapim,
se continuas sem entender qual é a promessa de que falamos não sei que te faça...não consigo explicar melhor. Mas se leres com mais atençao vais reparar que há, por exemplo, uma parte em que se diz
"ESTAIS DISPOSTOS A RECEBER AMOROSAMENTE OS FILHOS COMO DOM DE DEUS E A EDUCÁ-LOS SEGUNDO A LEI DE CRISTO E DA SUA IGREJA?"

Pior cego é aquele que não quer ver...

Tenho pena que tenha descambado...tenho mesmo pena.

Terça, 13/05/2008 - 16:58
Retrato de sandrad1
sandrad1
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 26.10.2006 - 13:03

Que passa????

BASTA de conversas dessas... Voces estao a descambar...

Sempre se deram bem... e o forum é optimo para entreajuda e tudo o mais mas ja se estao a passar.

Saibam separar as coisas... deixem a religiao em casa. Todos temos opinioes diferentes e e isso que nos torna unicos como individuos.

Beijinhos

Terça, 13/05/2008 - 17:17
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Parece que estamos a falar linguas distintas!

Vou ver se consigo explicar o que se discute aqui:

Tu amas o teu namorado. Não crêm na instituição que é a Igreja Católica. Decidem casar pelo Civil. Fazem-no porque se amam, porque querem formar uma familia! Fazem promessas de amor que são válidas como qualquer outra. Não são melhores ou piores pessoas por causa disso, fazem o que a vossa consciência e coração mandam.

Eu amo o meu namorado. Sou católica, decido casar pela Igreja. Fazemos isso porque nos amamos e queremos formar uma familia. Fazemos promessas de amor válidas como qualquer outra, apenas nos comprometemos a formar esta familia dentro da Instituição que é a Igreja Católica. Não somos melhores ou piores pessoas por causa disso, fazemos o que a nossa consciência e coração mandam.

Fulana A e Fulano B amam-se. Decidem casar pela igreja Católica. Foram baptizados mas nunca mais praticaram, ou se envolveram, naquilo que é a Igreja Católica. Fazwm promessas de amor que são válidas como qualquer outra. Decidem casar pela Igreja comprometendo-se com coisas que sabem perfeitamente que não vão cumprir. Não são melhores ou piores pessoas por causa disso, fazem o que a consciência manda.
Isto para mim sim é hipocrisia...

Terça, 13/05/2008 - 18:13
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 mês atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

É óbvio que o tema que está em discussão é polémico, porque polémico é todo o assunto que divide opiniões.

Tenho estado a acomapnhar atentamente este tópico e confesso que é dos tópicos mais interessantes que já apareceram por aqui, porque nos leva à reflexão, à introspecção do que somos, daquilo em que acreditamos e nos faz reavaliar as nossas convicções.

Independentemente da posição que possamos tomar quanto ao assunto, o importante é sermos coerentes connosco, pois é aí que reside a autenticidade e a personalidade de cada um.
No meu caso pessoal, fui educada segundo valores religiosos, fui baptizada e fiz a primeira comunhão e quase o crisma. Este percurso foi feito de uma forma praticamente mecanizada e sem grande consciência. Acabei por me ir afastando porque faltava o tal sentir... que só aparecia em momentos em que me dava jeito clamar a Deus e aos santos.

Por isso concordo com alguns testemunhos: ou se é ou não se é católico, o dizer que sou católica não praticante daria muito jeito para determinadas ocasiões, apesar de ir de quando em vez à igreja.

Acredito numa força superior, mas se é Deus ou outra entidade qualquer... essa incerteza não me causa insónias. Acredito fundamentalmente na capacidade que o homem tem de se conseguir superar a si próprio quer para o bem, quer para o mal. A minha conduta passa em querer sobretudo ser sempre melhor do que fui ontem e do que sou hoje e isso só faz sentido na presença do outro, porque é pelo outro e no outro que me posso avaliar como pessoa que sou e a pessoa que quero ser.

Por isso, apesar de ter sido educada segundos valores cristãos e católicos, não me posso considerar católica ou católica não praticante porque oriento a minha vida à margem de qualquer religião ou igreja.
Quanto aos meus pais, esses sonhavam que eu casasse pela igreja. O meu casamento foi civil e por convicção, porque acredito que tudo na vida deve ser feito com a maior veracidade. Os meus pais ficaram inicialmente desapontados, mas como pessoa adulta que sou, com vontade própria e com princípios escolhidos de forma autónoma, não poderia tomar outra, que não essa. Os meus pais amam-me acima de tudo e amar é aceitar a diferença e gostarem de nós por aquilo que somos e não por aquilo que aparentamos ser. Acabaram por aceitar as minhas opções...

Um casamento pelo civil não tem menos de verdade que um casamento religioso, mas a diferença essencial está no sacramento que se recebe e nas promessas que se fazem e que devem de facto ser sentidas e vividas, quer no seio da vida conjugal, quer no seio da conduta individual de quem é religioso.

Sou crente, mas não sou religiosa e isso para mim faz toda a diferença.

Aproveito para dar os meus parabéns quer à Milla, à Ana Benfica, como à MLuís, que revelam ser católicas bastante tolerantes e que têm mantido uma discussão muito salutar acerca do tema e sobretudo porque defendem as suas posições, sem discriminação de qualquer espécie. As perguntas que eu vi fazer a posições contrárias às suas, indicaram-me que apenas tinham como objectivo compreender de forma clara as verdadeiras intenções que movem a consciência de cada um. Os meus iguais elogios à Isabelinha que defendeu com a máxima coerência uma opinião contrária.

Para concluir, que a coerência e a sensatez faça parte da nossa vida em todos os momentos.

Um bem haja a todas vocês.

Terça, 13/05/2008 - 19:44
Retrato de Ana_Reis
Ana_Reis
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 8 meses atrás
Desde: 10.04.2008 - 01:13

voces ja estao a aborrecer!

ESTAIS DISPOSTOS A RECEBER AMOROSAMENTE OS FILHOS COMO DOM DE DEUS E A EDUCÁ-LOS SEGUNDO A LEI DE CRISTO E DA SUA IGREJA

anabenfica, passo a explicar: (carapim, corrige-me se estiver errada)

ESTAIS DISPOSTOS A RECEBER AMOROSAMENTE OS FILHOS COMO DOM DE DEUS - claro, os filhos são um dom, se considerarmos que a fertilidade é também um dom, pois há quem lute por ter filhos, mas não nasceu com esse dom. Os filhos sao um dos fins do casamento. Acho que ter para uma criança ter pais solteiros ou divorciados é muito "esquisito"

EDUCÁ-LOS SEGUNDO A LEI DE CRISTO E DA SUA IGREJA - educa-los segundo a lei da justiça, da nao discriminação, da nao-superioridade, da liberdade, do AMOR! Cristo era isto

nao axo bem tanto fanatismo em volta da Igreja, tanto cor-de-rosa do sentir paz interior e essas coisas... O ídolo (tb nao gosto dessa coisa dos idolos) deveria ser, neste caso, Deus, o ser superior, e nao a Igreja.

Mas afinal a fé e a Igreja é a mesma coisa?

E alguém me explica quais sao as promessas que eu vou fazer na cerimonia que nao vou cumprir?

Mas porque é que eu tenho que estar aki a ser chamada de mentirosa? Kem tem esse direito?

Se eu me vou casar é para toda a vida! Nao vou casar pa fazer o golpe do baú!

Terça, 13/05/2008 - 19:55
Retrato de Ana_Reis
Ana_Reis
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 8 meses atrás
Desde: 10.04.2008 - 01:13

"Católico é quem VIVE Deus dentro desta instituição. Não concordo com a definição de Católico praticante e não-praticante."

Para mim, quem vive Deus são as pessoas que dedicam a sua profissao ao mesmo. As freiras, os padres, o missionários, etc...

Se eu celebro o Natal, a Páscoa, participo nas cerimónias da Igreja, quando acho que devo participar... Contudo nao me considero praticante... nao prego a palavra de Deus... prefiro usar argumentos mais palpaveis quando preciso confortar alguem ou quando preciso ajudar alguem...

Para mim é esta a distinção entre praticante e nao praticante

Terça, 13/05/2008 - 20:07
Retrato de citra
citra
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 14.11.2006 - 18:47

Já comentei este tópico, já aqui assumi a minha posição.
Sou aquilo que sou e aceito o que os outros são, não os insulto pelas suas crenças e escolhas.
Até há uns anos atrás não me assumia como católica praticante perante os outros, mas com a minha reaproximação à Igreja e uma maior maturidade, compreendi que tenho de ser coerente comigo mesma.
Licenciei-me na Universidade Católica, na qual os meus colegas praticamente me "cruxificavam" pelas minhas escolhas. Nunca o fiz com eles e em relação às suas opções. Vi aqui alguns comentários que me relembraram os tempos da faculdade, comentários intolerantes contra quem acredita e tem Fé.
A minha Fé não passa pelo passado, mas pelo presente, frequento a Igreja de hoje e não a de há 500 anos. Há aspectos com os quais concordo e outros com os quais discordo totalmente. Por exemplo, não dou dinheiro, apenas o faço para casos específicos que conheço concretamente ex: missões.
O ter Fé e o ir à missa não faz de mim alguém que não questiona, que não quer saber, que não se informa, muito antes pelo contrário. O meu espírito crítico permite-me distinguir inúmeras situações e dá-me o poder de fazer escolhas.
Respeito quem é ateu, budista, mulçumano, etc, por isso exijo o mesmo respeito em relação às minhas crenças.
Quer sejam crentes ou não, católicas ou não, praticantes ou não, sejam tolerantes com as escolhas dos outros, para que eles também o sejam convosco.

Terça, 13/05/2008 - 21:10
Retrato de susanamarlon
susanamarlon
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 4 meses atrás
Desde: 26.12.2007 - 16:04

é muito curioso! este é um dos temas q falamos durante o CPM, casar pela igreja porque? tradiçao? pressao social ou familiar? busca de maior segurança? dar dimensao espiritual ao nosso amor? construir uma verdadeira familia? como se as outras fossem falsas! desculpem mas nao resisti ao comentário! há coisas q sao muito opostas. tal nao foi o meu espanto durante o CPM com a resposta a esta pergunta!!! a grande maioria das pessoas so se defendia com o facto de serem baptizados ou de darem aulas de catequese, enfim ninguem respondeu verdadeiramente à questão ou entao tentou fugir mostrando um lado catolico praticante acerrimo q eu sinceramente nao acredito, pelo simples facto q dps nao conhecem nada da igreja na pratica. apercebi me tambem que a maioria das pessoas escolhe a igreja pela estética e pela simpatia do padre, nao pelo acto em si de casar pela igreja. no inicio do CPM achei q eu e o meu namorado éramos das pessoas menos praticantes, dentro do grupo. mas agora apercebo-me q afinal somos todos iguais so q houve pessoas q se fizeram passar por coisas q nao eram na realidade!!! porque isto de justificar o casamento na igreja nao é facil e nem sempre facil de compreender. tanto eu como o meu namorado somos provenientes de familias catolicas conservadoras, somos baptizados, fizemos primeira comunhao e isso nao nos tornou nem mais nem menos crentes ou católicos, se é q me faço entender. as nossas motivaçoes nao sao estéticas ou sociais sao sim emocionais e embora nao sejamos catolicos praticantes ambos temos fé e acreditamos no casamento, na uniao, daí a vontade de fundamentar o casamento na igreja. é um gosto q parte dos dois e uma vez q nenhum de nós ja foi casado podemos concretizar esse desejo/vontade de nos unirmos perante Deus.
espero q me tenham compreendido e nao tenha ofendido ninguem!

beijinhos! e belo topico! parabens!

Terça, 13/05/2008 - 21:21
Retrato de apaulaso
apaulaso
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 semana atrás
Desde: 02.10.2007 - 14:41

Pensei muito antes de colocar outro comentário mas, achei por bem fazê-lo.
No entanto, antes de mais, quero pedir-vos que tentem entender o conteúdo do que vou escrever e, que não leiam nas entrelinhas pois, não há nenhuma intenção escondida. Estou a tentar reflectir, juntamente convosco, neste assunto.

Imaginemos que não concordamos com alguma "ideologia" de um partido político: se não votarmos, não estamos a travar essa ideologia, correcto? E se não formos votar, não fizemos nada do que podiamos para travar o avanço desta "ideologia".
E se este partido ganhar as eleições, que motivos temos nós para o criticar se não fizemos nada para o deter ou apoiar? O partido pode até ganhar na mesma mas, ao menos, o nosso voto estava lá, mesmo que ninguém o saiba.
Agora, é pela política estar tão "corrompida" que um país pode prescindir dela? É por ela ter tantos "defeitos" que vamos deixar de preocupar-nos com a mesma? Eu acho que não... Se queremos mudar a política, temos de lutar por isso, envolver-nos nela... Daí a Diplomacia - tentar resolver os problemas, mesmo quando parece impossível, mesmo com guerra...

Em relação à Igreja Católica, acho que realmente, tem muitos defeitos e, muitas qualidades mas, cabe-nos a cada um de nós, que desejar claro, mudá-la. É muito bom criticar mas, FAZER MAIS E MELHOR, especialmente se não fazemos nada por isso.
Com esta reflexão, não pretendo criticar nada nem ninguém mas, lançar desafios - não concordam com alguma coisa no seio da Igreja, lutem para ela mudar: por exemplo, acham que a catequese é mal dada? Tornem-se catequistas e façam melhor que os que lá estão.
Foi dito cá uma coisa com a qual discordo profundamente (vou abreviar as expressões) - as Instituições da Igreja têm de fazer o bem e tal porque, no passado, a Igreja cometeu muitos erros.
Sim - a Igreja cometeu muito erros - OS HOMENS QUE GERIAM (passado) A IGREJA COMETERAM MUITOS ERROS. Mas não é por isso que milhares de pessoas são voluntárias nestas instituições, elas não estão a tentar limpar nada - ESTÃO A TRABALHAR POR AMOR Á CAMISOLA. Vejam os voluntários dos hospitais, que nem as viagens de autocarros têm de graça. Ou muitas instituições de solidariedade que vivem de esmolas para ajudarem o próximo.
Existem outras instituições que não pertencem à Igreja e também tentam fazer o bem ao próximo, pergunto eu - QUE ERRO ESTÃO ELAS A PAGAR? Estarão a limpar algum erro?
Estão mesmo a confundir as coisas não?
Não acho que todos devemos seguir os mesmos exemplos: SOMOS LIVRES mas, para se criticar algo ou alguém, é preciso conhecer-se realmente e, estar disposto a mudar essas coisas, a trabalhar por isso.

Em relação a Fátima, é verdade que foram gastos milhares de euros mas, eles não foram roubados a ninguém: só dá quem quer (ainda hoje fui à missa e não dei nada - ninguém me obrigou nem obriga).
É verdade que foi gasto muito dinheiro mas, já viram quantas pessoas não acorrem a este "Altar do Mundo" anualmente? Acho que, secalhar, é mais bem gasto do que foi nos estádios de futebol e, esses foram os contribuintes a pagar: NÓS. Nem por isso fizeram hospitais pois não? Os estádios é que contam... Vocês pediram estádios? Eu não. Eu não pedi mais uma Basílica mas, é mais necessária do que os estádios: lá, curam-se muitas pessoas, do corpo e da alma. Só acredita quem quer...

Resumindo, esta reflexão ficou um pouco maior do que desejava mas, acho que, no essencial, não se trata de um distanciamento de pontos entre crentes e não crentes mas, sim, um paralelo com outro aspecto bem distinto: a POSTURA que cada um de nós tem mediante a "diferença" do outro.

Podem chamar-me fanática, podem até chamar-me ignorante, podem até chamar-me de parva mas, o que ME interessa, já que sou eu que vivo com a MINHA consciência, é que EU sou católica praticante, VOU À MISSA como e quando quero, REZO como e quando quero e, sou muito feliz assim.
Quanto a quem não vai, quem vai mas não gosta, quem faz isto ou aquilo, é lá com ele (a)... Desde que me dê direito à minha liberdade.
Agora, quanto ao "próximo", sim, eu quero saber do meu "próximo" pois, foi este o caminho que Jesus nos deixou e, não faria sentido eu viver a minha vida de outra forma - daí estar sempre pronta a ajudar quem posso da melhor forma mas, isto já faz parte de mim, da minha essência, do meu ideal de vida.
Não digo que outros católicos o façam mas, EU TENTO FAZER O MELHOR POSSÍVEL. Não sou melhor ou pior que ninguém, sou apenas eu: a Paula.
Assim sendo, tendo ideias e crenças diferentes, pertencemos todos a um "clube", a um "grupo" - A HUMANIDADE.
Seres humanos: sejam todos muito felizes. E desculpem o testamento...

As minhas coisinhas - actualizadas a 13-05 - O nosso poema, a nossa história: http://onossocasamento.pt/forum/31939

Quarta, 14/05/2008 - 09:36
Retrato de Isabelinha
Isabelinha
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 14.02.2007 - 09:23

Obrigada pelos elogios :)

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Quarta, 14/05/2008 - 09:49
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Não desisto deste tópico, mas sim de tentar explicar...mais que o que já fiz não consigo e não vale a pena alimentar polémicas desnecessárias onde elas não existem.

Acho o tema do tópico muito interessante e espero poder continuar a participar. É um tópico para reflectir e assim se deve manter.

Espero que este debate de ideias se mantenha saudável e seria interessante ouvir a posição de noivinhas de outras religiões relativamente à vivência do casamento.

Quarta, 14/05/2008 - 09:59
Retrato de ploureiro78
ploureiro78
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 6 meses atrás
Desde: 08.01.2007 - 15:16

Carapim,

lamento mas discordo integralmente do que dizes.

O teu caso é exactamente aquilo que eu chamaria um casamento religioso hipócrita.

Eu não casei pela igreja, pq entendo que não tenho fé para isso nem nunca faria uma ou várias promessas que não tenho intenção de cumprir. Entre elas a que mais me incomoda é a de educar os filhos na religião católica. Eu nunca educaria os meus filhos numa religião e portanto recusar-me-ia a promete-lo numa igreja diante de toda minha família e amigos. Prometer algo que não se tem intenção nenhuma de cumprir é mentir.

Os meus sogros e as minhas avós teriam preferido um casamento religioso, mas faze-lo só para lhes dar o gostinho parece-me ridículo, quando a cerimónia de casamento é para um católico um sacramento e não uma festinha. Não devemos gozar nem minimizar as crenças alheias.

De resto, se para o teu noivo isso é importante, pq ele acredita nos preceitos da Igreja, então podes sempre optar por um casamento misto, em que um dos elementos é católico e o outro não. Existe esse tipo de cerimónia e podes optar por ela.

O que foi levantado neste tópico é exactamente o facto de que não faz sentido as pessoas casarem pela igreja sem fé, só pela festa (quer seja para si próprias quer pelas suas famílias, como é o teu caso).

Devemos ser honestos connosco e com os outros, SEMPRE. Essa é a minha fé.

Patrícia

Quarta, 14/05/2008 - 13:10
Retrato de sandrad1
sandrad1
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 26.10.2006 - 13:03

Sinceramente esta conversa e mesmo parva, ja o disse por 2 vezes, mas ao que parece qdo as pessoas se acusam umas as outras nao se ouvem nem se entendem.

Fofas vamos acalamar... cada um sabe de si, somos adultos e vacinados e nao vamos mudar pq os outros querem.

Ate ja ...Beijinhos :)

Quarta, 14/05/2008 - 13:25
Retrato de apaulaso
apaulaso
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 semana atrás
Desde: 02.10.2007 - 14:41

Resolvi escrever estas linhas para clarificar algo...
Quanto a mim, acho que um coisa é falar pela vida de todos em geral e, outra, é quando pedimos ou não opinião de um determiado assunto a uma pessoa directamente.
Se uma pessoa viesse ter comigo a perguntar o que achava se EU fosse casar na Igreja só por causa de agradar aos outros, a minha resposta seria: EU sentir-me-ia hipócrita pois, eu sou quem sou e, quem gostar de mim gosta assim. Mas digo EU, porque cada pessoa sabe da sua vidinha.
Eu também não conseguiria fazer muitas coisas que vejo a fazer e, no entanto, outras pessoas fazem essas mesmas coisas.
Por isso, continuo a dizer que, no geral (incluindo todas as pessoas), acho que cada um deve fazer o que a sua consciência manda mas, se me perguntarem particularmente e, pondo-me na posição que me colocam, posso ter uma postura diferente.
E, claro, as opiniões valem o que valem pois, desde que as pessoas respeitem a quem pedirem opinão (respeitar não quer dizer que a opinião seja vinculativa), ninguém se tem de chatear.
Eu acho que muitas das opiniões convergem mesmo nisto: se a pessoa que opinia estivesse nessa posição, talvez toma-se uma atitude contrária à apresentada.
Espero que entendam que não quero ofender ninguém e, muito menos, tirar a liberdade de expressão a alguém: esse é um princípio básico para mim.
Tenham calma, tudo de bom e, todos nós devemos opinar sobre os assuntos mas, cada um deve ficar com a sua ideia e, não deve ficar ofendido.
Devo dizer que, estas "discussões" ajudam: foi através de algumas e, de muita reflexão que, fui abrindo mais os meus horizontes - é uma aprendizagem, já que passamos a vida toda a aprender.
Beijinhos.

As minhas coisinhas - actualizadas a 13-05 - O nosso poema, a nossa história: http://onossocasamento.pt/forum/31939

Quarta, 14/05/2008 - 14:42
Retrato de biscoitinho com caixa
biscoitinho com...
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 11 meses atrás
Desde: 30.01.2008 - 11:55

Olá Carapim,

tv o meu nome ñ te seja sequer familiar, por isso apresento-me ;)

Sou a biscoitinho e tenho um desafio para ti.

Dizes e bem que a igreja so tem a ganhar com pessoas que têm um espírito critico aguçado, pessoas que propoem´.

Pois bem, o meu desafio é que te proponhas a participar activamente, e que conheças um pouco mais da igreja actual, não a igreja que a Citra tão bem referiu ( a igreja de há quinhentos anos atrás).

Talvez te surpreendas com as mudanças que tem acontecido, nos esforços que pessoas que como tu se questionaram e aguçaram o seu espírito e "lutaram" pela Palavra de Deus e claro lutaram e lutam para mudar / melhor a Igreja = que somos todos nós, pessoas que levamos Cristo para todo o lado através da nossa voz, dos nossos gestos, dos nossos valores ( tolerância, paciência, humildade, frontalidade, sinceridade, honestidade). Garanto-te que a Igreja é a primeira a fazer "mea culpa" dos seus erros e que são muitos.
No entanto não é parando no tempo e remoendo os erros que outros ( homens e mulheres) cometeram em nome da igreja e em nome de Cristo que temos que nos afastar e deixar de lutar pela Palavra de Deus.

O meu desafio mantem-se.
Espero que um dia tenhas um tempinho para abrir o teu coração à Palavra de Deus e a conheças.
Eu apaixonei-me pela Palavra de Deus pelo sua Menssagem não por um padre, por pessoas que costumam ir à missa ( e que às vezes nem sabem bem o que lá estam a fazer...há de tudo), não porque a minha mãe me tenha dito para ir sempre à missa ou algo do género.

A missa = eucaristia para mim é uma forma de eu entender melhor a Menssagem de Cristo.
Não necessito de missa aos quilos para me sentir mais próxima de Deus, mas sem dúvida que não gosto de ficar sem missa, para mim faz diferença.

A minha questão é: Aceitas o desafio que te coloco?

Um abraço.
Biscoitinho

Quarta, 14/05/2008 - 14:53
Retrato de biscoitinho com caixa
biscoitinho com...
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 11 meses atrás
Desde: 30.01.2008 - 11:55

Ana,

Fé = Acreditar

Igreja = somos todos nós. A Igreja não é somente o espaço fisico tal como o conhecemos, alias esse espaço fisico ao qual designamos de igreja não mais é doque um templo, onde vive Cristo presente no sacrário.
A Igreja somos todos nós pessoas que falamos de Deus e da sua Mensagem.
Estas pessoas falam pelos seus gestos, obras, atitudes, valores, etc.

Mas desengane-se quem acha que só porque sou cristã não cometo erros, cometo e muitos afinal sou humana.

O grande problema da Igreja ao longo da história é que existiram pessoas ( homens e mulheres como nós ) que usaram o nome da Igreja e a Menssagem de Cristo para fazer atrocidades, isso não é ser cristão é ser fanático.

O que não podemos dizer é que a Igreja seja a responsável por tais actos, uma vez que cada um de nós independentemente de ser cristão, muçulmano, budista, protestante, anglicano, etc é responsável pelos seus actos.

Quarta, 14/05/2008 - 15:10
Retrato de evjsil
evjsil
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 10 meses atrás
Desde: 25.02.2008 - 15:33

Boa tarde,
Talvez fosse interessante referir que não é apenas a Religião Catolica que tem como base o Cristianismo, ha varias outras religiões que tem como messias Cristo, portanto faz-me alguma confusão ver aqui associado Cristianismo como se se tratasse de uma exclusividade Catolica.
Farei aqui o papel de advogada do diabo, ate porque não sigo qualquer religião, não casei na igreja , não tenciono casar, e deixarei algumas questões que me parecem pertinentes.

A igreja, ao contrario do Estado não obriga a que lhe pertençamos. Impostos tenho que os pagar quer queira quer não, no entanto a Igreja Catolica não obriga ninguem a lá ir, seja para a eucaristia, seja para o casamento.Quem vai, vai porque quer, e parece-me uma tremenda falta de respeito com a instituição em si, ir lá como "convidada" e aínda reclamar.Ninguem é obrigado a aceitar, mas ou se aceita tudo ou não se aceita nada.
Há outras religiões, cristãs ou não, que as pessoas podem optar seguir...talvez algumas muito mais condizentes com as crenças de cada um e são livres de segui-las, sem ter que aceitar apenas a igreja catolica na vertente em que dá mais jeito.Dizer que se é boa pessoa e se tenta aprender o evangelho e os ensinamentos de Cristo, não faz de ninguem catolico, quando muito fara da pessoa um Cristão.
Não existe isso de Catolico não praticante, ou se é ou não se é, se não se pratica aquilo que a igreja catolica define como padrão, entao não se é catolico e pronto.POde ser-se uma infindade de outros credos , mas ser catolico, não é ser apenas cristão, é seguir as normas e regras que a religião impõe, como conduta para se lhe pertencer.

Por outro lado, aínda gostaria de saber quantificar as pessoas que efectivamente cumprem as leis catolicas, todas.E não falo no amor ao proximo( que essa salvo erro professam todas), falo naquelas leis feita pelos homens do catolicismo nos varios concilios que se foram fazendo, nomeadamente, o acto sexual exclusivamente como acto de procriação, o não uso de metodos contraceptivos, o jejum durante a quaresma, rezar diarimante o terço... Quantos ditos catolicos cumprem estas regras e todas as outras leis definidas pela igreja??? É que estas são regras e quem aceita esta religião tem que a aceitar no mais basico que é o respeito e cumprimentos das suas mais elementares regras ( e sim isto sao regras basicas e elementares do catolicismo).

Cumprimentos.

Quarta, 14/05/2008 - 15:40
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Uma das primeiras coisas aqui falada foi precisamente isso: por se acreditar em Deus não tem de se ser Católico, há inumeras religiões que crêm no mesmo Deus. Há outras religiões que acreditam noutras entidades superiores.
Nunca aqui se falou do Cristianismo como uma "exclusividade" católica. Fala-se genericamente da Igreja Católica por ter o peso que tem em Portugal.

Quarta, 14/05/2008 - 15:50
Retrato de evjsil
evjsil
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 10 meses atrás
Desde: 25.02.2008 - 15:33

Boa tarde,
Por favor releia com atenção o topico e verá que se diz variadas vezes que se acredita em Cristo( e nao me refiro a Deus) como se isso por si só fosse condição unica para o catolicismo.

Mas creio que o mais pertinente do meu post não terá certamente sido o meu 1ºparagrafo...

Cumprimentos

Quarta, 14/05/2008 - 16:37
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Discordo completamente.
O que mais se tem salientado aqui é que o facto de acreditar em Cristo NÃO nos torna Católicos. Não é esse simples facto que nos dá o tal direito de pertencer à instituição que é a Igreja Católica...é isto que estamos a tentar transmitir

Cada um é livre de acreditar em quem quiser e tem também o direito de viver essa entidade como mais a preenche.

Respondendo ao 2º paragrafo: aí concordo. Ninguém é obrigado a pertencer à Igreja Católica, ninguem é obrigado a seguir as suas regras, mas quem se diz Católico é porque assume os compromissos que toma para com esta instituição. E a tal (e muito falada) hipocrisia começa quando as pessoas usam quando acham conveniente a Igreja discordando dos seus principios e sabendo à priori que vão contrariar as famosas promessas e compromissos assumidos.

Respondendo ao 3º parágrafo:
- "aínda gostaria de saber quantificar as pessoas que efectivamente cumprem as leis catolicas todas" também não sei e gostaria. Voltamos de novo ao praticante/não praticante/assim-assim.

Se conhecer alguém que cumpra integralmente todas as regras de uma qualquer instutição diga-me por favor quem é, teria muito gosto em conhecer essa pessoa. Somos todos HOMENS. Agora há uma grande diferença entre quem não cumpre (erra/peca) "inconscientemente" (e que se tenta redimir verdadeiramente por isso)e quem não quer cumprir deliberadamente.
Para terminar: relativamente às regras que enumerou (e rezar o terço diariamente não é uma regra elementar da Igreja Cristã...), como em tudo na vida que é feito pelo ser humano, está sujeita a mudança e a evolução. Se existem algumas com as quais alguns católicos discordam, estão ser feitos esforços para se evoluir...para a mudança. A Igreja não é estática!!

Quarta, 14/05/2008 - 17:35
Retrato de Susy
Susy
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 8 meses atrás
Desde: 23.11.2006 - 19:53

Realmente qdo o assunto é polémico, mto se pode falar que não chegamos a conclusão nenhuma...acho que neste caso deve de existir acima de tudo o respeito uns para com o outros...enquanto esse respeito existir o debate será sadio...portanto vamos lá....

De facto Anabenfica, todos somos humanos e imperfeitos, mas temos que convir que há instituições como chamaste que se esforçam mais por cumprir determinadas "regras" do que outras...e no meu ponto de vista, a igreja católica é das mais permissivas....
"Agora há uma grande diferença entre quem não cumpre (erra/peca) "inconscientemente" (e que se tenta redimir verdadeiramente por isso)e quem não quer cumprir deliberadamente"- e aqui concordo contigo...
Quem de nós não sabe que não deve roubar, matar, MENTIR, caluniar, cobiçar, cometer adultério, fornicação...etc etc etc.....e se olharmos á nossa volta...isto é tudo o que vimos....

Susana&Hugo
***16 de Agosto 2008***