Cuidado com a LAVANDARIA q escolhem para lavar os vossos vestidos | O Nosso Casamento

Fórum geral

Cuidado com a LAVANDARIA q escolhem para lavar os vossos vestidos

58 entradas / 0 novo
Última
#1 Sexta, 09/05/2008 - 20:32
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Cuidado com a LAVANDARIA q escolhem para lavar os vossos vestidos

Pode parecer uma conversa um pouco "oca", mas de momento estou de rastos...

Após mais de um mês passado do casamento, la me decido a mandar lavar a seco o meu vestido. Não costumo utilizar mt lavandarias, mas fui ter com aquela onde já tinha ido e que me pareceu de confiança.
Disseram-me que sim, que tratavam dele, que o lavariam so a seco devido ao tecido (seda selvagem), mas que podia sempre ficar um pouco sujo por não poder ir à agua... tudo bem... Lá ficou e eu disse "cuidem bem dele"

Fui busca-lo hoje, apos duas tentativas de o levantar...
O tecido já não é o mesmo, está mole e escorrido, as pregas desapareceram...

Na altura não reagi mt pq dentro do saco não tive a total percepção, mas ao chegar a casa tive uma grande desilusão... já me fartei de chorar

Sei que daqui a uns dias tudo me vai parecer ridiculo pq afinal de contas é um vestido q não tencionamos voltar a usar, mas por agora estou mt triste.

Tudo isto para vos dizer para terem cuidado na hora de escolher a lavandaria, e informarem-se sobre o tratamento e as possíveis consequência, assim pelo menos não apanham um susto...

Desculpem, mas precisava desabafar

p.s. actualizei com fotos... o antes e o depois da parte lateral; o antes e o depois da frente

  • a_1.jpg
  • d_1.jpg
  • a_2.jpg
  • d_2.jpg
Sexta, 09/05/2008 - 20:40
Retrato de Amorinha
Amorinha
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 19.10.2007 - 15:25

Neste momento compreendo como te deves estar a sentr.
Já me casei há 2 anos e nunca o mandei limpar. Sempre tive medo que me estragassem o vestido. ele n é creme clarinho é mais escuro entao o sujo n se nota muito só mm por baixo. Como nunca mais o vesti e agora então n o volto mm a vestir optei por não arriscar.
Sabes que normalmente é tradição os noivos vestirem os fatos e vestidos quando fazem 1 ano de casados?
Fizeste bem em criar este tópico para alertar outras noivinhas.
Quanto ao teu vestido guarda-o bem numca caixa e deixa-o estar sempre na tua casa e vais ver que a tua tristeza logo logo passa.

Beijocas

Andreia e Tomás
O meu dia de sonho: 19-08-2008

Sexta, 09/05/2008 - 21:35
Retrato de rosa das neves
rosa das neves
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 5 meses atrás
Desde: 20.08.2007 - 11:24

aconteceu-me o mesmo com um vestido de cerimónia... só mandei lavar a saia, mas ficou totalmente diferente do que era, ficou mais mole e a cor não era igual ao corpete nunca mais o vesti.. na altura passei-me e fui lá pedir explicações.. dizeram que me tinham dito que isto podia acontecer.. o que é mentira pois, tinha quem testemunha-se..

entretanto já se passarm uns anitos e nunca mais lá fui..

sei que agora à lavandarias em que tens de assinar um termo de responsabilidade... na altura não foi o caso...

sei de uma costureira, que diz às noivinhas que a seda selvagem não deve ser lavada dentro de 10 anos... não sei porque.. mas pelo sim pelo não, acho que qd me casar não vou lavar o vestido tão cedo...

é triste..... mas pensa que já foi usado e muito bem usado e que teve o seu momento de glória e nas fotos vai aparecer fabuloso...

beijos

Sábado, 10/05/2008 - 01:05
Retrato de _Li_
_Li_
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 meses atrás
Desde: 08.12.2006 - 11:59

Meninas,
eu ainda não me casei, mas á 2 anos atrás tive muitos casamento e comprei um vestido azul de cetim.
Num dos casamentos um colega meus entornou vinho branco no vestido, ficou aquela parte manchado.
Mandei para a lavandaria e lá não me conseguiram tirar a nódoa, ficei tão triste, pois o vestido foi caro e era todos os casamentos que tinha...
Tive de comprar outro vestido.
Fui de férias para fora e a minha sogra exprimentou liquido da loiça no vestido e não é que saiu a nódoa...
Fiquei com dois vestidos...
A conclusão que tirei foi não se pode fiar nas lavandarias e ter muito cuidado ao comprar uma peça de roupa cetim e seda qualquer mancha que caia é dificil de tirar.
Trabalho com tecidos, mem sei como me lembrei destas fibras...
Por isso muito cuidado com as peças de roupa que compramos...
Beijinhos

**Élia & Hélder**
**19 de Julho 2008**

As minhas coisinhas, comentei:
http://onossocasamento.pt/forum/17966

Sábado, 10/05/2008 - 12:33
Retrato de lpangel
lpangel
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 20.03.2007 - 16:17

A mim aconteceu-me o mesmo :( mandei limpar a seco o meu vestido porque estava mesmo sujo e depois com a ideia de uma sessao pos nupcial nao podia levar o vestido assim... fiquei de rastos =(

Mas la me ajeitei, arranjei o que estava mal e consegui mais ou menos... o que ficou pior foi a saia, nao consegui fazer muito :(

Ja nao sei se nao sera melhor seguirem a regra de nao o lavar :(

Bjs

***********************
O nosso dia de sonho...
Tania £ Paulo
4 de Agosto 2007
***********************

Sábado, 10/05/2008 - 16:43
Retrato de marta_silva
marta_silva
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 1 mês atrás
Desde: 05.11.2007 - 08:55

Lanento muito o que vos aconteeu...

Eu decidi colocar na lavandaria onde conheço o patrao, e tenho muita confiança na Sónia que trabalha lá, e apesar de o vestido dizer que so pode ser lavado a seco, ela explicou que o ia lavar á mão, que o resultado era melhor... eu ca fiquei com medo mas o meu vestido esta como novo, impecavel...apenas tem uma nodoazinha debaixo da faixa que é de fruta e ta super bem disfarçada...o preto da cauda nem sinais...adorei o serviço e o preço que foi de 44 euros, quando a maioria pede bem mais.

5 a sec do modelo de Mafra.

*Marta e Diogo*
16/03/2008
Já casada e muito feliz!
O meu sonho--> http://onossocasamento.pt/forum/29815

Sábado, 10/05/2008 - 17:04
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Obrigada pelo vosso apoio... hoje já me sinto melhor, um pouquinho mais conformada.

Vejo que há mais casos de tecidos que não voltam a ser os mesmos, sinceramente por ignorância ou ingenuidade não fazia ideia, sempre pensei que viesse conforme era...

Ipangel, lamento que tb tenha acontecido o mesmo com o teu vestido. Realmente tb te sou sincera, se soubesse que ficaria assim tão desfigurado preferia te-lo guardado conforme estava.

Marta, deve ser uma questão de sorte ou então depende mesmo dos tecidos, uns mais preparados para lavagem do que outros. Ainda bem que correu bem ctg!

Hoje já fui a lavandaria tentar obter alguma explicação, mas só estava a senhora que o tinha passado que diz só lhe ter dado o vapor e disse tb que a sra que o lavou, fe-lo por 2/3 vezes para tirar a sujidade... assim realmente não deve haver tecido que aguente.

* i&p * 08.03.08 *

Sábado, 10/05/2008 - 17:48
Retrato de Isann
Isann
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 23.07.2006 - 23:09

Ola..
Olha se eu fosse a ti fazia uma reclamação na loja por escrito.
Eles têm um valor pela incompetencia.
Se não quiseres ficar com o dinheiro da a uma instituição.
Eu não lavei o meu nem lavarei.
Eu sou apologista que o vestido deverá ficar como foi usado no dia.
Não o voltarei a usar e é assim que o quero preservar.
Bjns e tem calma.
Isa

Sábado, 10/05/2008 - 19:27
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Sim, penso andar para a frente até onde puder... o próximo passo será ir la falar com quem lavou e levar prova de como ele era, depois vou falar para a loja onde o comprei a perguntar se há alguma solução, dp logo vejo o passo seguinte...

Devia ter feito uma "sondagem" aqui pelo forum sobre a lavagem de vestidos antes de ter cometido este erro... agora é tarde. Mesmo assim espero que isto acabe por ser um alerta, mesmo cada caso sendo um caso.

* i&p * 08.03.08 *

Segunda, 12/05/2008 - 12:42
Retrato de Inga
Inga
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 3 meses atrás
Desde: 28.06.2007 - 11:21

Amiga imagino como te deves estar a sentir...parece que é uma parte de nós que fica "violada"...mas vais ver que com o tempo passa. E as recordações que tens do teu lindo vestido estão guardadas no teu coração e nas fotografias:)

E é bom que tivesses postado este tópico para alertar outras noivinhas como eu...

Beijos minha amiga!

********************
8 de março...O meu dia de Princesa - http://onossocasamento.pt/forum/29808

Segunda, 12/05/2008 - 13:42
Retrato de Londrina
Londrina
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 10 meses atrás
Desde: 21.04.2008 - 10:56

Meu deus! Que surpresa tao ma para ti.
Bem me parece que as lavandarias em Portugal escapam sem responsibilidade. Pois aqui mandei limpar a seco um casaco que ficou todo franzido. Obrigei-os a pagar o valor do casaco e pagaram mesmo! Pois a lei do consumidor e rei...

nao sei se podes te informar mais sobre os teus direitos, pois pelo menos deviam pagar a tristeza que causaram.

Obrigada por chamar a nossa atencao a este problema
e beijinhos para ti- parabens para a tua vida de recem-casada!!

**Desculpem meninas mas o meu PC nao tem acentos!! **

Terça, 13/05/2008 - 15:13
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Minha linda inga, como já te disse é mesmo uma violação... Obrigada pelo teu, sempre, apoio.

Londrina, foi realmente uma surpresa mt mt má.

Já liguei para a penhalta e não há nada que se possa fazer pelo tecido, poderia haver algum arranjo se se tratasse apenas do drapeado...

Vou avançar com uma reclamação na Lavandaria, mas n sei ao certo como faze-lo. Existe o livro de reclamações, é aí que deve ser feita? Ou deve ser feita por outra via?
Já pesquisei na net e falam de reclamação enviada à loja por carta registada...

* i&p * 08.03.08 *

Quarta, 14/05/2008 - 11:40
Retrato de juaninha81
juaninha81
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 05.05.2007 - 11:34

Não sei se te recordas, mas sou a noiva que casou com o Cordoba em Junho de 2007, quase um aninho... Passa tão rápido o tempo...
Eu também optei por mandar limpar o vestido, e acredita que o meu ainda ficou pior. fiquei super triste. As pregas debaixo do peito ficaram quase desfeitas. Depois de descarregar toda a minha furia, la me conformei que não ia usar mais, e decidi não pensar mais nisso. Mas que custa, custa. Ver o nosso vestidinho estragado... :(

Vou deixar uma foto do dia do casamento, desculpa ser só agora...

Beijinho

PS: Estavas muito bonita, adorei as tuas fotos!

Anexos da mensagem: 
  • 6KQzH7998161-01.jpg
Quarta, 14/05/2008 - 12:02
Retrato de citra
citra
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 12 meses atrás
Desde: 14.11.2006 - 18:47

Isa,
Lamento imenso o que aconteceu com o teu vestido. O meu foi lavado em Espinho, numa lavandaria de muita confiança da minha madrinha.
Quanto à reclamação, podes fazê-la no livro de reclamações da lavandaria ou no site da ASAE (www.asae.pt).
Sinceramente aconselho-te a ires à lavandaria, eles são obrigados a responsabilizarem-se pelos estragos, até porque não te avisaram previamente de que algo não poderia correr bem.
Não tenho a legislação actualizada em relação às lavandarias, mas quando fiz o curso de Direito do Consumo na DECO, foi uma das questões abordadas e as lavandarias t~êm de se responsabilizar e indemnizar os clientes.
De qualquer forma, não deixes de reclamar e tentar que os teus estragos sejam ressarcidos!
Se precisares de alguma coisa: [email protected]

Quarta, 14/05/2008 - 14:46
Retrato de carla rocha
carla rocha
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 25.10.2006 - 13:08

Bom dia meninas,

eu casei a 26 de abril de 2008 e pedi p a minha mãe ir levar o vestido à lavandaria enquanto eu estava na lua de mel....

Ele estava apenas sujo de andar a arrastar no chão e no peito, na parte de dentro devido à base....

a minha mãe optou por tentar tirar essas partes sujas com agua e sabonete liquido antes de o mandar limpar...resultado: está impecavel, acabou por o lavar todo na banheira da minha casa...está lindo e limpo.

P o mandar limpar na lavandaria teria de tirar os brilhantes todos e depois voltar a coser...eu acho q todas devem lavar o vestido...nada me daria + prazer do q a minha irmã ou uma filhaa minha voltasse a usar o meu vestido...e assim ja está limpo...

bjs,
carla rocha

Quarta, 14/05/2008 - 14:53
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Oh juaninha, claro que me lembro de ti e do facto de seres "gémea" de vestido... É um grande desgosto ver um vestido tão precioso (para nós claro) assim estragado, tenho mta pena que tenha acontecido contigo tambem, é mt triste :(

Mt obrigada pelo comentário às minhas fotos... :) Fiquei tão contente por teres colocado uma foto tua, mas tá tão pequenina que n se ve nada :( n tens maior? Parece estar tão linda! Um beijinho grande para ti

Citra, mt obrigada pela tua ajuda e apoio. Hoje vou a lavandaria fazer a reclamação no livro, depois logo vejo...

Citra e Carla, é bom saber que existem casos de lavagens de sucesso!! Nem tudo pode ser mau! :)

* i&p * 08.03.08 *

Quarta, 14/05/2008 - 17:31
Retrato de juaninha81
juaninha81
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 8 meses atrás
Desde: 05.05.2007 - 11:34

Não me apercebi que ficava tão pequenina! Vou tentar outra vez... ;)

Anexos da mensagem: 
  • 6KQzH7998161-02.jpg
Sábado, 17/05/2008 - 10:41
Retrato de fita azul
fita azul
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 6 meses atrás
Desde: 23.07.2007 - 22:21

Olá Isa,
Fiquei com muita pena ao saber que o teu precioso vestido se estragou na lavagem. Até custa a acreditar.
Fui fazer uma pesquisa na internet e descobri o seguinte:

O teu vestido é de seda Dupioni. E parece que pode ser lavada a seco. Ora vê aqui a descrição

Fabric Care
Dupioni is marked 'Dry Clean Only' but it can be washed IF you wash it before you cut it out. Silk dupioni loses much of its stiffness when washed, and just a bit of its sheen, but it still looks great. It will shrink up to 12% - 5 inches (13 cm) per yard - when washed, but it is very difficult to wrinkle after that. And no dry cleaning bills! Pre-made or lined dupioni garments should most likely be dry cleaned. Click on the fabric care buttons to the left for more information on washing silks.

Description:
Dupioni (sometimes spelled 'douppioni' or 'dupion'), is a lustrous silk often woven from two different colors of threads, so that it shimmers or changes color in the light. Dupioni is made from an irregular, rough silk reeled from double cocoons or cocoons spun side-by-side which are interlocked, making it necessary to reel them together. Usually brightly colored, it has a moderately crisp drape, fairly reflective luster, and a nubby texture. It is crisp to the touch and doesn't wrinkle badly or hold a crease well. It is reversible, not particularly stretchy, and relatively easy to sew.

Já foste a Penhalta?
O que é que te disseram?
O que diz nas instruções de lavagem do vestido?
Diz que se pode lavar a seco?
Há diferentes produtos para lavar a seco, deves realmente tentar saber qual foi o produto que essa lavandaria usou.

Lamento o que te aconteceu.
Obrigada por partilhares connosco.

*Felicidades*
*27.09.08*

Domingo, 18/05/2008 - 11:11
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 dias atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

Também lamento imenso ter colocado o meu vestido a limpar. Confiei na responsável da lavandaria, onde há anos coloco roupa a limpar, e nunca havia tido quaisquer problemas.

O meu vestido ficou muito diferente do que era.
O tecido que tinha um amarfanhado bonito a parecer papel, ficou com um amachucado muito miudinho e a própria textura do tecido desapareceu, ficou mole, sem resistência ao toque e sem aquele brilho que o caracterizava:(
Depois a organza do decote do corpete em vários sítios ficou toda trincada, dando a sensação de que se vai rasgar.

Fiquei mesmo muito triste. Não são sequer os 60 euros que paguei pela limpeza que me doem. O que me dói é mesmo a falta de sensibilidade, enganarem o cliente (se não têm a certeza que o vestido não fica igual devem fazer um pré-aviso).

Eu na altura em que levantei o vestido, confesso que estava meio abananada (ainda a viver os efeitos do dia do casamento, da lua de mel) e como o vestido estava já metido dentro de um plástico, depois da limpeza feita, nem dei bem conta. Notei que de facto o efeito do tecido tinha ficado diferente, mas nem sei se era mesmo assim depois da limpeza... ingenuidade minha.

O vestido ficou para aí 15 dias/3 semanas em casa, dentro do dito plástico. Só depois é que o tirei e aí pude ver em pormenor e com maior lucidez o vestido. Bem diferente daquele que comprei e fiquei de facto furiosa com os estragos que me tinham feito na organza do corpete.

Fui à loja falar com a pessoa responsável, de quem eu e a minha família somos clientes há anos, e expliquei-lhe a situação. E sabem que mais, fez sempre finca pé que era defeito da organza e que o corpete já vinha assim; que a máquina de limpeza a seco não estraga os tecidos. Completamente alterada e aos gritos, quando a prejudicada ali era eu. Era a minha palavra contra a dela, pois eu afirmei sempre que o corpete não ia assim e ela dizia que não, que não, que não... às tantas estava um clima de peixeirada dentro da loja e eu já alterada decidi virar costas e ir embora.

Como já tinha passado tanto tempo depois de ter levantado o vestido, já não me deu para pedir sequer o livro de reclamações. Como é óbvio, já não meto lá mais os pés. Se eu soubesse que era isto, e apesar de não ter quaisquer intenções de voltar a vestir o meu lindo vestido, eu nunca o teria mandado limpar.

O que magoa mais é de facto olhar para ele e não ver o meu vestido. É mesmo uma dor de alma, uma "violação", como a minha querida amiga Inga disse. Ai se o arrependimento matasse...

Que este post sirva de aviso às futuras casadas, pois pelos vistos há demasiados casos destes.

P.S: Anexo o vestido no dia do meu casamento e imagens do vestido depois da limpeza.

Anexos da mensagem: 
  • DSCN4713.jpg
  • vestido_003.jpg
  • vestido_005.jpg
Domingo, 18/05/2008 - 18:23
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Antes de mais, juaninha, obrigada pela foto!! Tá mesmo mt bonita :)

Macedo, obrigada pela tua ajuda. Na etiqueta diz "Lavado em seco suave / Dry clean reduced". Não fui a penhalta mas liguei para lá e expliquei. Dizem que estando o tecido assim em mau estado que pouco há a fazer pelo drapeado, etc. Que costumam mandar lavar os vestidos das provas e q nunca tiveram problemas...

Luarte, ainda bem que viste também aqui colocar o teu testemunho, acho que é mt importante para alertar outras noivinhas, pelo menos para prevenir futuros sustos. O efeitos que a lavagem provocou no teu vestido, embora de tecido diferente, são de facto mt idênticos aos meus... com a agravante de teres tecido mesmo quase a rasgar :( tenho mta pena.

Ontem fui finalmente fazer a reclamação por escrito. Nenhuma das funcionárias parece mt afectada com isso, agem como se nada fosse. Ontem disse-me que é normal surgirem diferenças após a lavagem de qq peça... eu disse que tal me devia ter sido informado, ao que ela disse que eu já devia saber, que na loja onde comprei o vestido o deviam ter dito... De qq forma, a reclamação está feita, vou agora enviar o meu duplicado para a entidade competente, juntamente com fotos, talões, etc, e ver o que acontece depois.

* i&p * 08.03.08 *

Domingo, 18/05/2008 - 19:36
Retrato de fita azul
fita azul
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 6 meses atrás
Desde: 23.07.2007 - 22:21

Olá Isa,
Fizeste bem a fazer queixa. As funcionárias não se importam porque a loja não é delas mas se forem despedidas vão passar a ter mais cuidado.
Encontrei neste site, notas sobre todos os símbolos de cuidados a ter na lavagem da roupa inclusivamente lavagem a seco.
http://www.textileaffairs.com/c-common.htm

Acho que seria importante descobrir que solvente é que usaram na tua lavanadaria pois pelos vistos existem muitas maneiras de lavagem a seco.

Se na Penhalta lavam os vestidos, é porque deve então ser possível fazê-lo. O melhor será as noivinhas perguntarem na loja qual a lavandaria com a qual trabalham.
E a Penhalta, uma vez conhecedora destes casos devia avisar as noivas para impedir que isto continue a acontecer.

*Felicidades*
*27.09.08*

Sexta, 20/06/2008 - 11:39
Retrato de Pumpkin
Pumpkin
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 3 meses atrás
Desde: 24.08.2007 - 17:03

Pois... o meu vestido morreu na lavandaria. :(
A minha mãe mandou limpá-lo durante a minha lua de mel, para me fazer uma surpresa e veio amarelo torrado e rasgado em baixo... buááá

Preenchi a documentação do seguro da lavandaria. Agora estou à espera de resposta à minha participação.... mas nada compensa esta sensação...

Beijos
----------------
31.Maio.2008
Foi um smashing day...
http://onossocasamento.pt/forum/um-smashing-day-pu...

Sexta, 20/06/2008 - 12:13
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 23 h atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Eu ainda não posso comentar o estado do meu vestido...porque ainda não o tenho comigo.

Faz amanhã 2 meses certinhos que foi entregue na lavandaria e até hoje nada. Já liguei para lá e dizem sempre que falta alguma coisa :s
No incio acreditava na historia do "falta passar" mas depois de muita espera e de ainda mais insistência vim a saber que "as flores do vestido se desfizeram". Mas desfizeram como???? Como é possivel tal coisa acontecer?? Não sabem ter cuidado?? Eu paguei 70 € para me darem cabo do vestido??

O que mais me chateia no meio disto tudo é que eu, tal com a Luarte, já ferquentava aquela lavandaria. Aliás, sempre que tinha uma peça mais delicada era lá que mandava lavar.

Amanhã a minha irmã vai busca-lo (eu estou longe). Estou mesmo para ver o que vai sair dali. Como muitas noivinhas já disseram não é o valor monetário do vestido que importa, é o valor sentimental. Embora não tencione vestir outra vez gostava de o guardar durante muitos e bons anos!

Se o vestido não vier em condições da reclamação não se safam. E mais, vou activar o seguro da lavandaria e vou mandar o vestido para a senhora que fez as flores para o tentar reparar. E vão ser eles a pagar, tostão por tostão.

Infelizmente para as lavandarias, o nosso vestido é apenas mais um, mas para nós ele é muito especial.

Beijinhos

Sexta, 20/06/2008 - 12:29
Retrato de sofia m.
sofia m.
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 4 meses atrás
Desde: 25.01.2008 - 12:53

Sou ainda noiva (caso no próximo mês) e tinha pensado mandar o meu vestido para a lavandaria 1 ano depois (por causa de uma superstição qualquer que existe e que não sei contar :O )

mas com os vossos relatos... não sei se vou conseguir ver o meu lindo vestidinho nesse estado :(

Ele fica assim tão sujo? será que não dá para dar um "jeitinho" em casa?

Sexta, 20/06/2008 - 12:32
Retrato de Pumpkin
Pumpkin
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 3 meses atrás
Desde: 24.08.2007 - 17:03

Eu não mandaria limpar... aliás, já tinha lido o tópico da Isa, por isso não o iria mesmo mandar limpar... a minha mãe é que me queria fazer uma surpresa...

E eu uso sempre aquela lavandaria tb...

Estou mm triste...

Bjs
----------------
31.Maio.2008
Foi um smashing day...
http://onossocasamento.pt/forum/um-smashing-day-pu...

Sexta, 20/06/2008 - 12:41
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 23 h atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Eu casei num dia de chuva e o vestido estava PRETO por baixo tinha mesmo de ser lavado. Além disso tinha umas nodoas de comida que tinham mesmo de ser tiradas até para não ficar a cheirar mal.

Se fosse agora acho que o lavava em casa. O meu não tinha rendas nem nada...enfim. Ou então exigia à lavandaria um estudo previo.

É triste...muito triste imaginares o teu vestido desfeito :(

Sexta, 20/06/2008 - 15:40
Retrato de martassm
martassm
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 4 meses atrás
Desde: 25.04.2007 - 23:26

Bem, fico triste por todas as meninas, mas realmente o teu vestido ficou super diferente!
O meu foi a minha mãe que mandou limpar, já o tenho e acho que ficou óptimo, mas qd chegar a casa vou vê-lo outra vez!!! Agora estou ansiosa para chegar a casa e olhar bem para o meu vestido!!!!

Vocês dizem que não vão usar mais o vestido, mas eu estou seriamente a pensar em usar o corpete em cerimónias, não sei, vou ver...

Tenho realmente muita pena do que vos aconteceu...
Eu nem sei onde nem quanto custou a limpeza do meu, mas acho que fizeram um bom trabalho....

Bjcas!
Sejam felizes!

Marta & Pedro * 3 Maio 2008

Álbum:
http://onossocasamento.pt/album/marta-pedro-3-maio...

Sexta, 20/06/2008 - 16:21
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 23 h atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Liguei agora para a lavandaria e confirmaram-me que o vestido está pronto para ser levantado amanha...estou curiosa :(

Sexta, 20/06/2008 - 16:26
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 dias atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

Sim, é verdade o meu vestido ficou muito diferente. Enfim, agora já estou mais conformada, mas na altura e nos dias seguintes andei tristíssima com a situação. Compensou o facto de receber por esses dias as fotos do fotógrafo e o vídeo, os quais vieram apaziguar a minha dor.
Restam-me de facto as recordações. Felizmente, nunca foi minha intenção fazer uma sessão pós-nupcial vestida de noiva, pois acho-a despida do que é essencial (as emoções do dia já não estão lá, já nada é natural, são meras fotos de moda), ou voltar a vestir qualquer uma das peças (pode ser palermice minha, mas acredito que se algo nos faz muito feliz numa dada altura, deve-se guardar "religiosamente" esse momento; o querer revivê-lo não traz bons presságios) mas se estivesse a pensar fazê-lo já não tinha vestido.
Se fosse agora, nunca o teria mandado limpar.
Espero que tenhas tido muito mais sorte do que eu e que o teu vestido tenha permanecido com a mesma "alma" do dia em que te casaste.
Beijinhos grandes.

Sexta, 20/06/2008 - 17:11
Retrato de ag040807
ag040807
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 7 meses atrás
Desde: 13.01.2007 - 22:33

Olá a todas.

O meu testemunho é um pouco diferente, mas poderá ser uma possibilidade. Casei a 04/08/07 e passados alguns meses decidi mandar limpar o meu vestido porque quero conservá-lo no melhor estado possivel. Depois de me terem dito numa lavandaria que era preciso tirar todas as aplicações que ele tinha, quase desisti da ideia...
A solução que encontrei foi a Loja onde o comprei... O meu vestido (segundo as senhoras responsáveis) foi mandado à origem (fábrica) para ser limpo e é certo que voltou como se nunca tivesse sido usado.
O meu conselho é para que sempre que possam vejam se a loja onde compraram os vestidos faz esse serviço.

Beijos a todas

Sábado, 21/06/2008 - 21:50
Retrato de Kanin
Kanin
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 22 h atrás
Desde: 03.05.2007 - 21:33

Olá Noivinhas e fornecedores...

Obrigada por este tópic tao pertinente!
Por favor escrevam aqui os nomes das lavandarias que usaram e qual a qualidade dos servicos na vossa opiniao.
Certamente que os resultados nao serao os mesmos consoante a qualidade dos tecidos, mas este fórum já servu algumas ves´zes para alertar as noivas acerca de servicos mal feitos, por isso, mais um bom exemplo... nomes!!!!!!

E querida marta_silva, poe tu também aqui o teu, porque quem trabalha bem deve ser divulgado. Só assim teremos um país em que a qualidade é recompensada.
(E já agora, adorei as tuas fotos novas... lindas lindas... e o segredo? já revelaste?)

Bjus
Kanin

Segunda, 23/06/2008 - 10:04
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

É com alguma tristeza que vejo, hoje, que este tópico tem sido actualizado... pois é mau sinal.

Pumpkin e ana, recem casadinhas, lamento que tenha acontecido também com os vossos vestidos... é uma grande sensação de vazio, um aperto no peito. Mas vai passando, aprendemos a aceitar, fica só uma pequena mágoa.

Como já tinha dito acima, enviei a reclamação para a ASAE, espero resposta... suponho eu que dizem alguma coisa... quanto mais não seja daquelas típicas: "o seu processo está a ser analisado...", mas até agora nada.

Sempre que possam, não deixem de reclamar, pois assim pelo menos sentimos que estamos a lutar um pouco contra a injustiça que fizeram a uma das partes mais especiais de um lindo dia.

beijinhos, e uma opinião sincera? A não ser que esteja mt mt sujo o vosso vestido... não o mandem lavar fora.

* i&p * 08.03.08 *

Segunda, 23/06/2008 - 11:43
Retrato de MariaL
MariaL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 20.06.2008 - 18:38

Imagino o que deves sentir! Eu faço 3 anos de casada em Outubro e nunca mandei lavar o vestido nem o veu! Nem me passava tal pela cabeça, na medida em que também é em seda e por cima da seda tem umas aplicações em renda! Se fosse à lavandaria viria um trapo! E é assim que vai ficar! Também não penso voltar a vestir! E se me passar pela cabeça lavar vai ser em casa e à mão,com muito jeitinho!
Por outro lado, tenho algumas peças que também dizem que só pode ser limpo a seco e eu lavo-às à mão, torço numa toalha (turca) e seco à sombra, e nunca tive qualquer problema! Fiz isso há bem pouco tempo com um vestido novo de veludo da minha pequenina! Não lhe queria vestir sem lavar, uma vez que ela nem um ano ainda tinha, e não houve qualquer problema!
Tenho um casaco que também tem a indicação para só limpar a seco. De vez em quando lá ia à lavandaria, até que houve um dia que veio exactamente igual: A minha mãe lavou-o à mão e não houve qualquer problema. A partir dai quase que deixei de recorrer às lavandarias, só mesmo os casacos de inverno e os fatos porque vêm melhor passados a fero.
Guarda bem o teu vestido, e acima de tudo, faz a reclamação na lavandaria. Se fizeram asneira tem de responder por ela!

Segunda, 23/06/2008 - 14:53
Retrato de AnaG
AnaG
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 9 meses atrás
Desde: 15.06.2007 - 10:48

O que aconteceu ao teu vestido?

Pois julguei que o meu - Linea Rafaeeli - como não tem aplicações e é seda electrica - não corresse riscos em mandá-lo limpar a sêco numa lavandaria.

Tenho receio... o que faço? Na loja disseram-me q tinha q ser limpo a sêco.
Lavo-o em casa?
O que faço?

Bjinhos

AnaG
31 de Maio 2008

"O dia "C" de AnaG"
http://onossocasamento.pt/forum/a-descricao-algo-i...

"As escolhas de AnaG"
http://onossocasamento.pt/forum/35778#comment-329971

Segunda, 23/06/2008 - 14:54
Retrato de Teresa Cunha
Teresa Cunha
Offline
Visto pela última vez: 3 anos 10 meses atrás
Desde: 14.09.2006 - 15:13

Lamento o sucedido mas realmente os vestidos em seda selvagem não devem ser lavados com água pois ficam moldes e muito fininhos. A seco já creio que não tem problema.
Provavelmente o seu vestido foi lavado com com água e não a seco, pois só assim é que é possivel tirar todas as nodoas.

Tivemos há 2 anos um caso semelhante uma noiva veio cá com um vestido literalmente às peças, i.é, as flores eram coladas com silicone e na lavandaria, as condições foram tão extremas que ficaram às pétalas (vinham todas metidas num saco plástico), o vestido era tafetá branco, ficou amarelo queimado e ainda com bastantes nodoas e a lavandaria não assumiu o erro.

A noiva estava "entalada" com o resultado.

Moral da história perdemos horas a montar flor a flor, lavar novamente o vestido e entregamo-lo tal e qual no dia antes do casamento. O prejuizo foi nosso pois nem a noiva nos pagou nem a lavandaria.

No nosso caso a limpeza a seco foi feita a quente o que provocou o descolar da flores e o amarelecimento do tecido tendo a lavandaria imputado o problema à nossa loja. Se fosse esse o caso, nunca puderiamos ter entregue o vestido recuperado.

Suponho que o problema, em geral, se deve hoje em dia ao facto das maquinas industriais trabalharem com programas de cartões, como suponho que são caros, normalmente só têm um e "correm" todos os tecidos quer sejam sensiveis quer não sejam com o mesmo programa, portanto a probabilidade de dar "asneira" é muito elevada.

A única alternativa que têm é fazerem perguntas sobre o método de limpar se têm várias condições de lavagem e se se responsabilizam.Agora não se esqueçam que os vestidos de noiva também são uma junção de muitas qualidades de tecido e pela lei de etiquetagem, a etiqueta tem que corresponder a determinada percentagem que de momento não me recorde, ou seja, os tecidos que corresponderem à percentagem residual podem ter deformações que não estamos à espera- no ano passado lavamos o nosso primeiro RIVER (que tem um "saia" com cerca de 6 m de tafetá plissado) e não nos responsabilizamos pela perda do plissado- a noiva correu o risco e graças a Deus correu tudo bem, tão bem que o vestido dir-se-ia que nunca tinha sido usado.

Desculpem o testamento

Teresa
www.matrimonius.com

Segunda, 23/06/2008 - 17:04
Retrato de martassm
martassm
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 4 meses atrás
Desde: 25.04.2007 - 23:26

Estive a ver o meu vestido já depois de limpo. Era de noite, por isso foi à luz artificial, mas acho que o brilho mantém-se, quanto ao aspecto de "amachucado como papel" talvez não esteja bem bem igual, mas acho que não ficou mal...
Vou fazer assim, logo vou tirar fotos de detalhes do meu vestido agora, e ponho em comparação com fotos do dia "C".
Eu depois coloco-as aqui, assim avaliam vocês.

O meu vestido não tem organza/tule "à vista" , é mesmo todo em seda, por isso não corri o risco que a vossa gola corre...

Até já.

Sejam felizes!

Marta & Pedro * 3 Maio 2008

Álbum:
http://onossocasamento.pt/album/marta-pedro-3-maio...

Segunda, 23/06/2008 - 17:24
Retrato de MLuis
MLuis
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 23.10.2007 - 17:48

O meu vestido era todo em seda e depois do casamento estava hum preto no fundo!! Nunca ponderei não o mandar lavar, por isso pedi à minha mãe que o entregasse na estilista para ela entregar na lavandaria, visto que o tinhamos acordado previamente. Quando voltei da lua de mel fui levantar o vestido e pareceu-me estar tudo bem (com a excepção de uns folhos que eu tinha rasgado ao andar) e levei-o para casa. Agora aqui a kilometros de casa só penso no meu rico vestido e em que estado estará?! Será que está realmente bem? Eu vou fazer uma sessão fotográfica em Agosto, para tentar compensar o facto de ter tido um casamento ao fim do dia e o meu receio era não caber no vestido eheh nunca pensei que o vestido poderia estar estragado. Ai ainda falta tanto para o ver novamente :( Eu acho que está tudo bem e como tal depois direi o nome da lavandaria.

Segunda, 23/06/2008 - 18:25
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 dias atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

O que aconteceu com o meu vestido é exactamente aquilo que descrevo nuns comentários abaixo. Garantiram-me que o mesmo foi limpo a seco. Nessa parte até nem duvido, mas a questão é que o vestido não ficou igual. Foi submetido a um tratamento choque qualquer.
Se fosse hoje não mandaria limpar o vestido. Guardava-o como estava. Ao menos olhava para o vestido e via o meu vestido.
Sempre podes jogar pelo seguro e contactar a Licrisa e mandar limpar na lavandaria que serve a loja.
Um beijinho grande para ti.

Segunda, 23/06/2008 - 18:41
Retrato de AnaG
AnaG
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 9 meses atrás
Desde: 15.06.2007 - 10:48

Obgda MArta e Lu... acho q vou mesmo falar com a Blutranche/Licrisa.
Não quero arriscar.

Bjocas grds

AnaG
31 de Maio 2008

"O dia "C" de AnaG"
http://onossocasamento.pt/forum/a-descricao-algo-i...

"As escolhas de AnaG"
http://onossocasamento.pt/forum/35778#comment-329971

Segunda, 23/06/2008 - 20:18
Retrato de martassm
martassm
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 4 meses atrás
Desde: 25.04.2007 - 23:26

Ora aqui vão 6 fotos do depois, tiradas com luz natural ao fim da tarde, por isso é natural que a luz seja mais amarela, e mais 6 fotos do antes, tiradas da parte da manhã. eu acho que a côr se manteu...
Vejam por vós....

Sejam felizes!

Marta & Pedro * 3 Maio 2008

Álbum:
http://onossocasamento.pt/album/marta-pedro-3-maio...

Anexos da mensagem: 
  • depoisDSC01034.JPG
  • depoisDSC01036.JPG
  • antesIMG_9203_resizex.JPG
  • antesIMG_9251_resizex.JPG
  • antesIMG_9288_resizex.JPG
  • antesIMG_9303_resizex.JPG
  • antesIMG_9305_resizex.JPG
  • antesIMG_9306_resizex.JPG
  • depoisDSC01033.JPG
  • depoisDSC01037.JPG
  • depoisDSC01038.JPG
  • depoisDSC01035.JPG
Segunda, 23/06/2008 - 21:28
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 dias atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

Já estive a ver as fotos do teu vestido e parece-me que não ficou nada mal. Acho que não ficou como quando o vestiste, mas o resultado é bastante satisfatório. Se calhar não há nenhum vestido que fique tal e qual como era outrora. Não há razões para ficares triste :)

Segunda, 23/06/2008 - 21:50
Retrato de AnaG
AnaG
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 9 meses atrás
Desde: 15.06.2007 - 10:48

Obgda pela atenção.
MAs acho q vou falar 1º com a loja q me vendeu o vestido....

Se entretanto conseguires saber a lavandaria onde foi limpo o teu vestido...

Bjinho

AnaG
31 de Maio 2008

"O dia "C" de AnaG"
http://onossocasamento.pt/forum/a-descricao-algo-i...

"As escolhas de AnaG"
http://onossocasamento.pt/forum/35778#comment-329971

Segunda, 23/06/2008 - 22:06
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 23 h atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

finalmente chegou o meu vestido

não tenho palavras para descrever...acho que as fotos dizem tudo. (A qualidade´não é muito boa, porque tive de tirar o flash para se conseguir ver)

Acho que o tecido veio mais amarelado mas tb ainda não o vi com luz natural. As flores estão num estado miseravel...o vestido tinha flroes no peito e na saia...parece um pedaço de pano com tiras penduradas, tiras enroladas...os brilhantes estão todos enrolados uns nos outrso...nem sei o que parece...vou amanha falar com a sra que as fez para tentar remediar qualquer coisa.

Estou simplesmente triste...muito triste

Anexos da mensagem: 
  • CIMG0071.JPG
  • CIMG0068.JPG
  • CIMG0073.JPG
  • CIMG0075.JPG
  • CIMG0076.JPG
  • CIMG0078.JPG
  • 070.JPG
  • 095.JPG
Terça, 24/06/2008 - 01:17
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 dias atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

Lamento imenso o que aconteceu. De facto as flores que faziam todo o efeito do vestido ficaram completamente desfeitas. Sei o que estás a sentir, pois a tristeza é grande quando se confirma tanta falta de sensibilidade com aquele que é de facto um dos maiores símbolos do casamento - o vestido da noiva. E quando é o nosso vestido dói mesmo cá dentro. É mesmo de se ficar de coração partido. Acho este post de grande importância neste fórum, porque é o registo de experiências, muitas delas negativas que podem de facto ajudar futuras noivas. Tenho pena que o mesmo só tenha ganho existência depois do meu casamento...

Terça, 24/06/2008 - 11:28
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Realmente as flores parecem estar um pouco deformadas, mas por outro lado o tecido do vestido parece, visto daqui!!, bastante bem, e isso é mt importante! Vai então à senhora que te fez as flores, vais ver que as consegue arranjar!

boa sorte...

* i&p * 08.03.08 *

Terça, 24/06/2008 - 11:37
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

EM relação à cor é sempre dificil avaliar pois as fotos são tiradas em circunstâncias diferentes... EM relação ao tecido parece ter acontecido um pouco o que aconteceu ao vestido da Luarte, o tecido parece mais mole, parece ja n ter a mesma consistência. Mas pode ser a impressão dada pelas fotos, e a mesma n corresponder à realidade. O que interessa é que o vestido te parece bem, e se assim é, não penses mais no assunto nem tentes encontrar defeitos!! :)

beijinho

* i&p * 08.03.08 *

Terça, 24/06/2008 - 15:06
Retrato de martassm
martassm
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 4 meses atrás
Desde: 25.04.2007 - 23:26

Realmente recomendo a todas perguntarem na loja onde podem limpá-lo, pois aí falará a experiencia...

O meu foi a minha mãe que mandou limpar, não sei onde nem qt foi, mas hei-de perguntar-lhe.

De certeza que foi por Almada /Monte da Caparica...
Pode não estar exactamente igual, mas tb n me pareceu assim tão mau... :P
Respeito quem o quer guardar religiosamente e nunca mais o vestir, mas eu ainda estou a pensar em arranjar a saia para poder vesti-la em dias especiais, e voltar a sentir que estou uma autêntica sereia, tal como no dia do casamento...

Sejam felizes!

Marta & Pedro * 3 Maio 2008

Álbum:
http://onossocasamento.pt/album/marta-pedro-3-maio...

Terça, 24/06/2008 - 15:57
Retrato de AnaG
AnaG
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 9 meses atrás
Desde: 15.06.2007 - 10:48

Obgda pela atenção.
Se puderes então saber onde foi.
Em todo o caso eu vou falar com a loja q me vendeu o vestido.

Bjinho

AnaG
31 de Maio 2008

"O dia "C" de AnaG"
http://onossocasamento.pt/forum/a-descricao-algo-i...

"As escolhas de AnaG"
http://onossocasamento.pt/forum/35778#comment-329971

Terça, 24/06/2008 - 16:13
Retrato de Scarina
Scarina
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 5 meses atrás
Desde: 22.08.2007 - 16:17

realmente é muito chato isto acontecer...

mas agora fiquei com uma duvida...

Será que tal como acontece nos tecidos normais que quando lavados perdem a 'goma de novos' nos vestidos de noiva não acontecerá o mesmo.. dai o tecido ficar mais mole??
Já não falo dos apliques(flores e afins).

Porque é que nas casas de noivos não avisam que isso pode acontecer??

Terça, 24/06/2008 - 20:25
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 23 h atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Já entreguei o vestido à senhora que me fez as flores...ela disse-me que vai tentar fazer o melhor que pode para o por igual ao que estava!

Segundo ela o vestido deve ter sido sujeito a algum tratamento de choque porque a cola que ela usa é resitente às lavagens a seco. Ela acha que o lavaram a altas temperaturas sem terem o minimo de cuidado com as flores. Diz que ja fez muitas flores para vestidos de noiva e nunca lhe tinha acontecido tal coisa...

Tenho esperança que ele fico como era :) a senhora tem umas mão de fada.

Agora vou apresentar reclamação na lavandaria (Lavandaria Central - Braga). Pode até nem dar em nada, mas pelo menos chateia.

Terça, 24/06/2008 - 23:00
Retrato de Edy
Edy
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 09.02.2008 - 14:36

eu sei que não tem nada a ver, mas não pude deixar de dizer à anabenfica que o vestido é absolutamente lindo e que lhe assentou mesmo bem!!! adorei :) e gostava de ver mais fotos!!