Concelho aos Noivos | O Nosso Casamento

Fotografia e Vídeo

Concelho aos Noivos

23 entradas / 0 novo
Última
#1 Segunda, 21/04/2008 - 21:47
Retrato de RicardoP
RicardoP
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 5 meses atrás
Desde: 02.04.2008 - 21:46

Concelho aos Noivos

Com todo o respeito por todos os utilizadores deste forum.

Só o consulto e escrevo á cerca de 2/3 semanas mas,como tenho lido tanto disparate e como ninguém vos esclarece.

Penso poder ajudar-vos, e aqui vai.

Todos os dias lei topicos a perguntar por referencias de fotografos, a perguntar por fotografos daqui ou dali, a perguntar o que os outros acham do trabalho de determinado profissional, e depois leio, "ai o fotografo tal fugiu e não tenho as fotos".

Será que para os vestidos, para a quinta vocês tambem perguntam aos outros?

As fotogra ias são aunica coisa que fica dois dias depois do casamento, e as alianças, todo o resto já foi ...

Os convidados por vezes nem sabem os vossos nomes, e isto eu já assisti ao vivo e a cores.

Não interessa quem é o fotografo como vos entrega as fotos, nem como fotografa, mas para vosso bem vão ás lojas, aos estudios, ou mesmo a casa do fotografo, sejam vocês a escolher o serviço gostam, ou que podem pagar, alguns fotografos pouco ou nada oferecem outros oferecem tudo, uns fazem tudo por 500 euros outros nem 2.500 pagam o serviço. Ai voçês devem saber ver as diferenças porque um serviço de 500 não é igual ao de 2.500 ou voçês pensam que os fotografos são parvos.

Sempre aprendi "quando a esmola é grande até o santo desconfia", mas muitos de voçês olham para o preço e hoje não hà milagres ...

Por isso quando vejo neste forum a pedir serviços, ou perguntar por algum profissional custa-me muito, porque vocês só casam uma vez, e depois esteja bem ou mal ficam com o que o fotografo quiser. E se ele se evaporar não existe ANIF ou AFP ou mesmo DECO que vos entregue a recordação de um dia ...

Um abraço e escolham com cuidado.

Sejam felizes.

Segunda, 21/04/2008 - 23:01
Retrato de Paulo Jorge Videira
Paulo Jorge Videira
Offline
Visto pela última vez: 3 anos 3 meses atrás
Desde: 31.10.2006 - 10:35

Caro Colega RICARDO:
Estou de acordo com quase tudo que diz.Realmente sinto uma grande diferença no pedir opiniões das noivas aos fornecedores, deste o vestido, sapatos, bouquet,etc e aos fotógrafos.Nunca li " já tenho o fotógrafo só me falta o vestido " ou " já tenho o fotógrafo só me falta a quinta "
Senhoras Noivas será que seremos sempre os últimos? Ou será aquilo que o meu colega quiz dizer" há muito por onde escolher e estão sempre disponíveis, por isso ficamos para o fim ".Mas Caro colega, estou de acordo consigo: Há fotógrafos e FOTÒGRAFOS. Mas o tabalho do 2.500 € poderá não ser o trabalho melhor que o tabalho do colega que levou 600 €. Sou Fotógrafo há mais de 25 anos e já vi coisas de bradar aos Céus. A nossa arte é como a arte do costureiro, é como a arte de saber decorar, é como a arte de ser um bom animador,etc,etc. Mas estes artistas da arte lidam com a noiva em pouco tempo, conhecem a noiva no momento; O bom fotógrafo no dia do casamento, deve ser o aquele amigo como fosse de longo tempo,o conselheiro, deve ser aquela pessoa que tem que pôr a noiva descontraída quando não está, deve preocupar-se quando esta chora, deve preocupar-se com todo os cenários que poderão ficar mal na fotografia, independentemente de estar em casa dos noivos, saber falar, saber cativar para ser cativado. Pelo menos este foi o meu cartão de visita. MAS Colega quando se trabalha assim, não me acredito que este fotógrafo fuja, que receba o dinheiro e não entregue o trabalho.
Senão vejamos os comentários que já li aqui.Grandes empresas de fotografia que você conhece, os tais de 2.500€ que tinham um grande nome, que tinham os tais " fotógrafos a ganhar uma miséria ao dia, aquela miserável percentagem sobre o total da venda , mas davam a cara no trabalho, algumas vezes com qualidade ou vezes não, mas os CAROLAS das tais empresas, os tais do grande nome não apareciam.Sabe porquê? Encheram-se de dinheiro, fugiram para as Américas, com eles os negativos,mas tinham um grande nome, o Zézinho que que é sério, não tem o nome tão conhecido, não aparece aqui ou ali a ser indicado por alguém, desculpe dizer isto, mas está " LIXADO"
Acho que as noivas devem fazer isto que o meu colega diz: vejam o trabalho, vão ao estúdio,vão a casa do fotógrafo e assinem um contarto com 50% de sinal, mas tudo com o preto no branco, quem vai fotografar,a condição se falhar a entrega do trabalho no tempo marcado, enfim todos os protocolos como fosse uma compra do vestido ou um contarto do sinal numa quinta, depois do trabalho entregue dentro do prazo cumprido, tudo nas devidas condiçoes, então aí a entrega dos outros 50%. Já imaginaram darem 50% para a quinta da boda meses antes e quando chegasse o dia, não haver boda nenhuma com os conviados à porta!!!
Isto tudo porque Vós noivas põe os fotógrafos sempre em ultimo e neste Forum do " onossocasamento" é o exemplo disso e por vezes aparecem uns paraquedistas de Máquina na Mão que foram aconselhados por aquela noiva, que foi espectacular ou conheceu o tal que gostou muito, ou então assim" Queridas estou desesperada, tenho tudo pronto´só me falta o fotógrafo, HELP!!! Help!!!.
Fui do tempo e sei que ainda há por aí cenas no dia do casamento disto. Os noivos darem o inicial de 50% no boda do casamento e pedir para meter o cheque no final do mês seguinte. Será que fez a mesma coisa à cabeleireira, na sapataria, na florista, na pagamento da boda na Quinta,na empresa de viagem de lua-de-mel.....
Boa noite.
Obrigado.
Paulo Videira

Paulo Jorge Videira

Terça, 22/04/2008 - 10:39
Retrato de Paulo Granadas
Paulo Granadas
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 6 meses atrás
Desde: 28.09.2007 - 11:04

Concordo com muito do que aqui já foi afirmado, mas não com o que o RicardoP diz na questão do preço.
Nem sempre "o barato sai caro" e nem sempre os elevados preços justificam qualidade. Podem é justificar o fotografo aparecer de Mercedes, mas não me parece que isso seja interessante para os noivos, até porque o tempo em que o fotografo fornecia o carro também já lá vai...

A mensagem que posso dar para os noivos é a seguinte:
-Assine SEMPRE contrato. É impressionante a quantidade de pessoas que 'contrata' um fotografo e que não o faz. Como pode depois reclamar ou dizer que falta isto ou aquilo se não tem nada que o comprove?
Já cheguei a estar à porta da conservatória com os noivos e aparecer um fulano com câmara ao pescoço a perguntar-me se eu estava ali para a noiva x. Eu sei perfeitamente para quem lá estava e a minha cliente também, mas pelos vistos no caso do colega, isso não acontecia.

-Escolha o seu fotografo baseado-se no trabalho que ele lhe apresenta, e certifique-se que a pessoa que vai fotografar é a do trabalho que viu. Contratar determinado estúdio ou determinado nome, e depois aparecer lá uma pessoa diferente da que pensava é quanto a mim falta de profissionalismo, e a falta de profissionalismo significa também na minha opinião falta de qualidade.

-Faça perguntas, muitas perguntas. Questione como é que o fotografo revela as suas fotos. No caso de o preço ser 'baixo' relativamente à concorrência, pergunte o porquê, de como ele consegue isso. Será porque foge a impostos como muitos insinuam aqui, ou será por outro motivo?

-Por último, e porque isto já vai mais longo que pretendia, a qualidade não se reflecte nas fotos apenas pelo facto de se aparecer no evento com uma câmara xpto. Alguns acham que o 'bom' fotografo, não precisa de 'afinar' as suas fotos, que o 'bom' fotografo sabe o que faz e que o que sai do 'disparo' é mais que suficiente.
Quanto a mim, o 'bom' profissional olha para as suas fotos uma a uma e se elas precisam de correcções, faz as correcções. E se algum disser que estou errado, bom então é porque o Yervant, só para dar o nome do fotografo que mais prémios tem a nível mundial, também está errado.

Cumprimentos, Paulo Granadas

[email protected]
www.imagemarte.com

Terça, 22/04/2008 - 15:19
Retrato de Foto Figueiredo
Foto Figueiredo
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 9 meses atrás
Desde: 05.02.2008 - 14:05

Caros Colegas e Clientes,

O que o Sr. RicardoP iniciou neste post é totalmente verdade.

Hoje os clientes ficam preocupados com a Quinta e o catering onde gastam verdadeiras fortunas e depois com a única empresa que vai eternizar esse dia deixam para ultimo e como todos sabem a grande maioria ainda tenta regatear preços ou ofertas como se o nosso trabalho fosse uma feira.
Quando vão jantar fora no fim da refeição negoceiam com o empregado de mesa o preço a pagar? ou quando vão à farmácia negoceiam com o farmacêutico?

Eu confesso que fico contente com as historias algumas verdadeiras de noivas a contarem que ficaram lesadas que o fotografo desapareceu que pagaram e não receberam...
Fico contente não por desejar a desgraça dessas pessoas mas porque finalmente faz os clientes pensarem a razão de preços tão diferentes para produtos idênticos e a começarem a questionar as ofertas disparatadas que aparecem neste site com preços baixos.

Como diz o Sr. Ricardo, usem o fórum para trocar ideias, pedir ajuda, esclarecer duvidas etc.
Mas preocupem-se mais com a fotografia e aprendam a separar o Fotografo do "Paraquedista" que cada vez aparece em maior numero só porque tem uma máquina digital.

Apostem na Fotografia por um Fotografo Profissional com provas dadas no mercado e estudio fisico.Vejam pessoalmente o trabalho dele e de outros antes de tomarem uma decisão que não tem segunda chance e em duvida perguntem no site se alguem os conhece..os bons fotografos por vezes não sabemos onde estão e temos dificuldade em descobrir mas os maus esses todos sabemos porque as más noticias correm sempre mais depressa que as boas.

Cumprimentos

Terça, 22/04/2008 - 16:55
Retrato de MPratas
MPratas
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 3 sem atrás
Desde: 31.10.2006 - 11:34

Caros colegas, ao estar presente há já vários meses neste fórum e vendo o que por vezes vai sendo colocado nas respostas são tópicos, só me resta concordar com a observação do Sr.Ricardo. Infelizmente em Portugal o fotógrafo de casamento é considerado pela maioria dos Noivos (mesmo que o façam inconscientemente) como "um mal necessário", já que a importância que atribuem no seu plafond para o casamento a este serviço é sempre o mais reduzido possível. Já me deparei com casos de noivos que têm mais de 200 convidados a pagarem ementas de 80 a 100 euros e depois quando chegam á conversa com o fotógrafo pedem um serviço o mais barato possível. Ora, e como todos nós sabemos, não há Qualidade que se possa dar a um serviço bem realizado pagando valores de 300/400 euros como muitas vezes se vê por aí...
Desde sempre atribuí aos meus serviços o valor que considero justo para suportar uma empresa e os seus compromisso fiscais, pagando a tempo e horas aos meus fotógrafos e fornecedores. Sempre segui a política de realizar apenas os serviços que consigo garantir poder dar a qualidade de serviço e produto que mostrei e prometi aos Noivos. O nome de uma empresa custa muito a criar mas é rapidamente deitado abaixo quando a "ganância" de fazer muito é a opção.
Custa-me a ouvir por vezes as observações de Noivos e amigos de Noivos que depois do casamento se arrependeram de não ter pago mais 200/300 euros pelo serviço da Fotografia pois agora ficaram sem essa recordação.. Porém, é à custa de alguns destes casos infelizes, que todos nós decerto lamentamos, que os Noivos vão ter que começar a olhar para o serviço de Fotografia do seu Casamento como um aspecto tão importante como o vestido ou o catering. Se os Noivos tivésses contacto com as realizadas de outros países da EU ficariam decerto espantados com os valores que se pagam.. mas com Qualidade.
Bem hajam! Att. Manuel Pratas.

Terça, 22/04/2008 - 17:57
Retrato de MM1
MM1
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 5 meses atrás
Desde: 22.05.2007 - 22:25

Como admiradora de fotografia que sou, estou solidária com todos vocês e foi com surpresa que li este tópico. Na realidade, até o tema do nosso casamento é "A Fotografia". O meu noivo é fã incondicional do Sebastião Salgado.

Ao contrário da maioria, o fotógrafo foi a segunda coisa a ser decidida e convenientemente reservada (apenas depois da quinta) com mais de um ano de antecedência.

Sim, vou pagar bastante, mas fiquei agradavelmente surpreendida quando em conversa com outros fotógrafos me deram os parabéns pelo fotógrafo escolhido.

Sei quem me vai fotografar, sei o prazo de entrega e sobretudo conheço o serviço que estou a pagar.

Concordo também com aquilo que afirmaram "ficam as alianças e as fotografias" e essa é a verdade.

Boa sorte!

Vanessa & Roger
20 de Setembro de 2008

Terça, 22/04/2008 - 20:41
Retrato de RicardoP
RicardoP
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 5 meses atrás
Desde: 02.04.2008 - 21:46

1º fico feliz por criar concenso entre os fotografos.

2º não sou fotografo, nunca disse que era, nem tenho pretenções de ser, falo com voçês todos os dias, á mais de 15 anos e apenas escrvi este post, porque me irrita a falta de concideração pelos profissionais de fotografia.

por ultimo peço desculpa, mas não foi minha intenção dizer que os trabalhos mais caros são melhores que os outros.

Para terminar, o fotografo do meu casamento fui eu que escolhi, sem perguntar preço, paguei e na altura colegas vossos ofereciam - me a reportagem mas eu escolhi e paguei e fiquei bem servido.

RicardoP

Terça, 22/04/2008 - 22:28
Retrato de Isa85
Isa85
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 16.01.2008 - 21:33

boa noite...
após ler os vossos comentarios e compreendo o vosso ponto de vista enquanto profissionais, venho so aqui deixar um comentario enquato noiva...

ora bem, se eu caso em 2009 o que vos parece logico que eu trate primeiro?!
bom, desculpem lá... mas nao será certamente do fotografo! antes de mais, para além da data, eu preciso de saber onde é que vou casar... e as quintas/espaços sao marcados em média com 1 ano de antecedencia, quando não é com mais tempo!

depois sim, falando por mim, começo a pesquisar diversas coisas em simultaneo: fotografo, animacao para a festa caso nao esteja incluida no preço da quinta, lua de mel, convites, etc etc etc

ja agora, ao sr RicardoP, que por muita razao que possa ter teve um comentario, para mim um tanto ou quanto triste e passo a citar: "Será que para os vestidos, para a quinta vocês tambem perguntam aos outros?", eu sei que referiu participar no forum ha pouco tempo mas se se tivesse dado ao trabalho de consultar o geral e o espaços e quintas teria vericado que SIM!
practicamente todas as noivas pedem referencias duma quinta quando nao é mais, serviço de catering, ideias para temas, o que acham do vestido, etc etc etc...

em relação à diferença de preços... sim o serviço será certamente diferente... o que também faz uma grande diferença é quando se pretende um album digital ou album tradicional, entao aí é que nota bem a diferença...

Beijinhos
Marisa

Quarta, 23/04/2008 - 10:37
Retrato de Luis Mateus
Luis Mateus
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 10 meses atrás
Desde: 15.02.2007 - 11:20

Também concordo com a maioria dos meus colegas.
Realmente a classe de fotografos cada vez está mais mal vista em Portugal... tenho ouvido histórias tristes de "colegas" de profissão que desaparecem, que fazem um trabalho vergonhoso, que demoram meses infindáveis a entregar os trabalhos, enfim, de tudo um pouco... e lamentos de noivos " se eu soubesse que era assim..."
Felizmente há pessoas que nos dão o devido valor e estima pela nossa profissão e já começam a desconfiar das várias "esmolas" que por ai se anunciam.
Há pessoas que realmente querem um bom trabalho e que analisam com "olhos de ver" o nosso trabalho.
Realmente só se casa uma vez e os noivos não deveriam confiar essa tarefa, que é a de guardar as memórias do dia, a pessoas que não tem experiencia no sector. É um trabalho deveras importante e não um apenas um "biscate" de fim de semana, como o é para muitos.
Façam sempre contrato, peçam facturas, exigam, sejam persistentes... vejam albuns inteiros e não apenas o "best of"... analisem bem os sites, o modo de fotografar, o estilo, o fotografo do dia...
Cumprimentos

Luis Mateus
Lounge Fotografia

Quarta, 23/04/2008 - 11:11
Retrato de multifoto
multifoto
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 8 meses atrás
Desde: 12.02.2007 - 01:02

é com muita satisfação que vejo a nossa classe profissional a "lutar" unida contra a vaga de pessoas que com ou sem formação( porque já vi muita gentinha com cursos na mão e que depois não acertam numa...) que andam aqui e e ali a fazer preços de arromba.
O problema sem dúvida é o facto de se continuar a escolher o fotografo pelo preço e não pelo trabalho, e quem cai nesse erro, no fim, percebe o porquê de ser mais barato.
A cima de tudo, espero que o próprio mercado começe a fazer uma triagem muito importante...
se possivel entre o honesto e o desonesto
se possivel entre o bom e o mau fotografo
mas sobretudo entre quem trabalha com amor e com respeito á nossa arte...e que usa a fotografia!

meus caros colegas...um optimo verão cheio de reportagens e bons momentos captados, com o máximo de imaginação!

Quarta, 23/04/2008 - 18:12
Retrato de estrela_brilhante
estrela_brilhante
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 9 meses atrás
Desde: 29.03.2008 - 17:14

Eu concordo a 100% que devemos ter muito cuidado com o fotógrafo que escolhemos. Para mim, o mais importante, não é o vestido, não são os convites, as ofertas, a música, mas sim, em primeiro lugar a qualidade do serviço da quinta e em segundo a qualidade do fotógrafo. Eu só decidi casar agora e já há vários anos que tenho o fotógrafo decidido. É o único fotógrafo a que vou há anos. Adoro o trabalho dele. E fiquei triste, quando noutro tópico perguntavam opiniões sobre fotógrafos, e eu disse qual o que escolhi. E a resposta foi: "Realmente conheço o trabalho desse fotógrafo e é maravilhoso, mas é o mais caro de Tomar".

Quero aqui deixar o meu apoio para todos os fotógrafos, pois num casamento acho que são os profissinais que estão na posição mais dificil...E a maior parte das vezes não dão o devido valor ao o seu trabalho,e escolhem fotógrafos mais baratos e depois vêm reclamar da fraca qualidade do serviço...Lógico...

Muita sorte para a vossa profissão, e muito trabalho.

Quarta, 23/04/2008 - 19:22
Retrato de RicardoP
RicardoP
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 5 meses atrás
Desde: 02.04.2008 - 21:46

Nunca disse para escolher primeiro fosse quem fosse, mas eu já assisti a noivos a trocarem o dia do casamento para o fotografo poder ser aquele.

E quanto ao ano ou dois de antecedencia, existem alguns fotografos com marcações de casamentos de 2 anos, 1 ano já é banal.

A reporatagem não é cara por ser em album digital ou outra opção, já exitem todos os preços, alb. dig. baratos alb. multiformato caros.

Neste Topico só vos tentamos alertar para possiveis fraudes, e não fui eu, pois por uma questão profissional e de ética não o posso fazer.

Sê feliz, e espero que depois contrates o fotografo para as bodas de oro.

RicardoP

Quarta, 23/04/2008 - 20:55
Retrato de GoncaloF
GoncaloF
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 01.04.2008 - 00:24

já por varias vezes tive para responder, mas desta e d vez

nessa lógica um fotografo tem de ser fotografo a 100%?

eu discordo, ha muitos bons fotografos q fotografam em part-time tendo outra actividade.

ter um curso nao quer dizer que se e bom profissional

e pq não apostar em fotografos em inicio de carreira? e um risco mas muitos fazem trabalhos muito bons, isso de dizer q os noivos so devem contratar fotografos com experiência não e politicamente correcta

e se não se deve fazer todos os fotografos com exp como e que a adquiriram?

algo muito importante e os noivos e o fotografo terem algum empatia.

de resto concordo com a maioria do que se diz neste tópico

atenção ainda não sou fotografo de casamentos

Quarta, 23/04/2008 - 23:26
Retrato de Paulo Jorge Videira
Paulo Jorge Videira
Offline
Visto pela última vez: 3 anos 3 meses atrás
Desde: 31.10.2006 - 10:35

Colega Conçalo: Boa noite.

Se bem entendi o seu português, estavamos desgraçados se não tivessemos outra actividade sem ser fotografia. Acredito que exista muitos colegas nossos que só vivem da fotografia, mas ter outra profissão, talvez relacionado com a arte da imagem e fotografar quando é preciso: não vejo qual é o problema.
Agora quando diz: "pq não apostar em fotografos em inicio de carreira?
Acho que sim, mas fotografar um baptizado ou um casamento de 30 pessoas, uma Crisma, uma festa, não é a mesma coisa de teres à sua frente um casal que trás consigo 180 a 220 pessoas.O andamento é outro: Mas precisa-se de uma experiência, muita calma, e uma grande responsabilidade, nunca se esquecendo do profissionalismo. Claro que o Gonçalo pelas suas palavras deu-me a entender que só os profissionais é que contam e os novos que começam não tem direito. Olhe que os livros e os cursos ensinam muito mas eu aprendi pouco com eles, aprendi mais com os erros, com os conselhos dos outros e com a prática do dia a dia.
Gonçalo vai surgir a sua oportunidade e aos que pensam como o Gonçalo. Mal de nós que não aparecam novos profissionais. Um abraço.

Boa Noite.

Paulo Videira

Paulo Jorge Videira

Quinta, 24/04/2008 - 00:53
Retrato de Foto Figueiredo
Foto Figueiredo
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 9 meses atrás
Desde: 05.02.2008 - 14:05

Boa Noite,

Regresso a este tópico para dizer que o problema dos fotógrafos com menos experiência é que saem dos cursos sem saber fazer contas.

Vêm todos cheios de teoria, depois chegam á pratica e como não têm experiência no mercado, baixam os preços, praticam politicas menos correctas com os clientes e alguns claro não resistem e enganam clientes.Para ter software legal, pagar impostos,comprar equipamento bom e ainda tirar algum dinheiro é preciso fazer bem as contas, esquecem que ao levar preços muito baixos estragam o mercado, cada vez mais o cliente tem a ideia que porque se usa computador a fotografia é mais fácil e atribui-lhe menos valor, quando deveria ser o contrário.

Existem vários fotógrafos, de moda, produto, jornalismo, reportagem etc, cada um bom na sua área, embora o fotografo Português queira ser como os canivete suíço e fazer tudo...claro..tudo mais ou menos mas pouco bom. O espanhol, Americano, Australiano por exemplo age ao contrário.

Existe mercado para todos, e como referi num post anterior as Finanças e associações de fotógrafos vão passar a denunciar casos perturbantes e a tentar cada vez mais alterar o cliente para situações de risco. A AFP e a ANIF são exemplos disso, inclusive a AFP consegui colocar na RTP1 um spot a mentalizar as pessoas para escolherem fotógrafos profissionais.

Para a maioria dos clientes a Quinta e comida serão sempre primeira opção, mas isso vai mudar até porque as Quintas agora são muitas praticam preços elevados face á situação real do pais e mercado e quem fica a ganhar com isso são como nos EUA os Hoteis que cada vez têm mais casamentos com melhores ementas mas menos convidados....um futuro não muito distante do que vai suceder em Portugal se a politica das Quintas não mudar.

Os Clientes devem ver os trabalhos e decidir pelo que gostam e não porque a minha amiga gostou, disse que era bom etc... o que é bom para uns pode ser mau ou péssimo para outros.

Existe trabalho para todos se alguns se sentarem a fazer contas e forem mais honestos com os clientes e colegas.

Cumprimentos a todos e bom trabalho

Quinta, 24/04/2008 - 08:21
Retrato de Paulo Granadas
Paulo Granadas
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 6 meses atrás
Desde: 28.09.2007 - 11:04

Olá colegas e noivas.
Pensava eu que ia apenas acompanhar à distancia este tópico depois de ter dado a minha opinião, mas como já aqui se roçou um pouco as quintas, já agora gostava de saber também a vossa opinião. Não relativamente ao seu serviço especificamente, é claro, mas relativamente ao facto de algumas delas apresentarem os seus 'pacotes' com fotografo incluído.
Isto a mim faz-me alguma confusão, ainda mais porque algumas dessas quintas, se os noivos optarem por não quererem o fotografo que lhes é proposto, depois ainda têm o descaramento de cobrar, taxa de utilização e valores iguais aos dos convidados, caso os profissionais lá comam, etc...

Percebo que alguns achem confortante o facto de terem alguém a tratar por eles a escolha/selecção de quem vai animar e fotografar o dia. Mas eu acho um autêntico disparate. Deixar nas mão de uma pessoa que não conhecemos ou conhecemos mal a responsabilidade de escolher por nós!!!!
Só o conceito arrepia-me....

Pessoalmente, acho o dia do casamento demasiado importante para deixar a escolha do profissional que o vai gravar para a eternidade ao acaso. Mas é como se diz aqui e bem, o fotografo é visto como um mal necessário, quando na realidade as fotografias são a única coisa que fica para testemunhar esse dia.

Cumprimentos, Paulo Granadas

[email protected]
www.imagemarte.com

Quinta, 24/04/2008 - 08:48
Retrato de Paulo Jorge Videira
Paulo Jorge Videira
Offline
Visto pela última vez: 3 anos 3 meses atrás
Desde: 31.10.2006 - 10:35

Hélio Paulo Félix:
Bom Dia.
Meu amigo, os meus parabéns, gostei imenso de ler o seu comentário.É aquele tetrato original sem retoques da vida da maioria dos fotografos, quando diz: ". Devo confessar que esse foi um dos meus erros, de quando fazia reportagem social (casamento), pensar que bastaria apenas ter boas imagens, que tendo boas imagens que sendo um bom fotógrafo teria um bom serviço.... atenção... ERRADO... é um principio mas insuficiente, pode-se ter boas tomadas de vista, grande imagens e não se ter um bom serviço.(erros de pricipiante)

Um outro meu erro foi o de não fazer contas, e não eram feitas porque tinha e tenho um grande/enorme gosto em fotografar e nem queria pensar em contas, queria era fotografar, como eu dizia, sou fotógrafo e não contabilista
"
Obrigado meu amigo: cheguei tanta vez a ser fotógrafo e nunca contabilista, anos 90 a 2000.O prazer de carregar no botão e sempre em manual, o correr ao laboratório, era o prazer de ter uma máq. nas mãos, o dinheiro por pouco que fosse era satisfatório, mas como tudo muda...
Obrigado.

Paulo Videira

Paulo Jorge Videira

Terça, 29/04/2008 - 15:13
Retrato de Marta Alves
Marta Alves
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 12 meses atrás
Desde: 29.04.2008 - 12:01

Meus Senhores,

Faço aqui um apelo, para tentar ajudar um casal recém-casados desesperado.
Eu já divulguei este caso aqui no site, mas como alerta para futuros noivos, agora peço a vossa ajuda profissional através de conselhos e dicas para este caso.
Em outubro fui a um casamento em Coimbra em que foi contratado um fotógrafo com muita fama e anos de trabalho na região com um ano de antecedência ( foi a segunda coisa a ser contratada logo após a quinta)porque os noivos já tinham ido a casamentos com este fotógrafo e tinham gostado e como tal trataram de o contratar com muita antecedência. Foi feito um contrato com várias clásulas que mais tarde se viu que a maioria eram a favor do fotógrafo ( não mencionava por escrito quem iria fotografar, nem prazos de entrega das fotografias entre outras)mas os noivos como é normal não são obrigados a ter conhecimentos de Direito e a saber analisar um contrato, além disso, alguém com tanta fama partiram do principio que seria de confiar e não desconfiar. Perto da data do casamento foi lhes dito que se quisessem o tal fotografo famoso teriam de pagar uma quantia extra para ser ele a fotografar porque ele tinha uma taxa de exclusividade. Na assinatura do contrato não lhes foi dito nada disto pelo contrário disseram-lhes que como eram o primeiro casamento a ser marcado para aquele dia seria aquele senhor a fotografá-los. Logo ali os noivos tiveram o primeiro desgosto.
Depois de outros acontecimentos no dia do casamento apareceram 2 jovens que os noivos nunca tinham visto e fotografaram e filmaram o casamento.
No dia do casamento as fotos foram expostas em papel normal sem a minima qualidade e a faltarem algumas, mas mesmo assim os convidados compraram como é normal.
Prometeram as Provas para os noivos escolherem para Novembro, depois de muita insistência entregaram menos de metade em Janeiro(provas) as outras tinham um problema que, nunca explicaram qual, que iam resolver mas até hoje nada.
O fotógrafo nunca deu explicações e a partir do fim do ano nem sequer falou mais com os noivos nem retribuiu as chamadas deles.
Acabando mesmo por serem aconselhados pelos funcionários a tomarem outras medidas, porque provavelmente não iriam ter as fotos. Também nunca deram qualquer tipo de explicação a nós convidados que compramos as fotos e pagamos no dia do casamento.
Como é óbvio os noivos estão tristissimos e sem saberem o que fazer, porque apesar de saberem que podem recorrer aos meios judiciais, não é isso que querem. O que querem são as fotografias/lembranças únicas de um dias que não voltaram a viver e onde investiram muito quer a nivel financeiro mas principalmente emocional.
Agora pergunto-vos aos senhores que são profissionais; como é possivel um profissional perder/estragar centenas de fotos e é possivel que não existam soluções para resolver estas situações?
Actualmente quase tudo é possivel em informática. Será que alguém que trabalha nisto todos os dias não consiga resolver algum problema/acidente que tenha ocorrido?
O que aconselham a estes noivos?
Os conselhos preventivos já não lhes servem, o que deveram/poderam eles fazer agora perante esta situação muito triste em que estão?

Agradecia que os ajudassem a resolver isto, é o que eu também estou a tentar fazer.

Obrigado

Quinta, 01/05/2008 - 14:29
Retrato de RicardoP
RicardoP
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 5 meses atrás
Desde: 02.04.2008 - 21:46

do que estaõ á espera para divulgar o nome do fotografo, da casa e todo o mais, é para estas situações que serve a NET, que serve este forum, divulguem tudo a respeito de senhor, se o que dizes é verdade, queima-lhe o nome o negocio lixa-lhe a vida, pois ele já estragou a destes noivos e possivelmente de outros, não tenham pena de fotografos ou pseudofotografos, como este divulguem o que vos aconteceu, por todo o lado inclusivé para as associações de fotografos ( ANIF e AFP ) para eles saberem, o que alguns colegas fazem, pois os fotografos conhecem-se quase todos.

Boa Tarde.

Sexta, 02/05/2008 - 00:31
Retrato de Foto Figueiredo
Foto Figueiredo
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 9 meses atrás
Desde: 05.02.2008 - 14:05

Penso que já falarm deste caso num post recente

http://onossocasamento.pt/forum/33215

Antes de matarem o fotografo, vão ao estúdio dele saber o que se passa...lembrem-se que o que escrevem neste fórum sendo anónimo ou não pode ser usado contra vocês em tribunal.

Não defendo este tipo de fotógrafos...mas antes de matarem ou "lixarem" o negocio da pessoa...tentem saber todos os factos..por vocês mesmos e não apenas por terceiros...esta senhora Marta Alves é convidada e não o cliente directo...
não duvido da boa intenção da senhora...e se tudo isto for mentira para denegrir a imagem dessa empresa...lembrem-se que Marta Alves pode ser um nome falso para um concorrente de Coimbra com más intenções e tácticas de concorrência desonestas.

Comunicação é importante !!

Domingo, 04/05/2008 - 03:18
Retrato de GoncaloF
GoncaloF
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 10 meses atrás
Desde: 01.04.2008 - 00:24

creio que para ser usado em tribunal contra os que escreve teria de ser difamação, e se for Verdade creio que não e difamação, caso seja mentira ja o é (penso q da pena de prisão ate 5 anos)

Marta Alves

nem tudo se pode resolver em informática, um cartão estragado por exemplo não ha qualquer garantia que se consiga recuperar todas as fotos

Domingo, 04/05/2008 - 19:47
Retrato de MartaSimões
MartaSimões
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 7 meses atrás
Desde: 19.03.2008 - 15:18

BoA Tarde:

Foi realmente muito entusiasmante ler estes comentários todos, com tanto profissionalismo. E acreditem que, para mim como noiva, ajudou a saber por onde começar e como começar.

Não me vou pronunciar sobre fotografos e o seu trabalho... Apenas dizer que como TUDO na vida, nem sempre o mais caro é o melhor e também quando a esmola é demais o santo desconfia... Mas para tudo, há coisas que dão trabalho e, sinceramente, a procura de um bom fotografo, com quem nos sintamos a vontade e que seja um óptimo profissinal, é num casamento (e na minha opinião) o que dá realmente luta de procurar...

Caso para o ano, em Maio, e já tenho a quinta escolhida. Agora começei a procura de um fotografo. É certo que já escrevi um post a pedir referencias, não sobre A ou B, mas sobre a opinião ou indicação de um bom fotografo. Acho que isso é o mais natural de se fazer num forum... pedi tantas opiniões sobre tantas quintas, e com fotografo não será diferente.

Agora é começar com a marcação de variadissimas reuniões com fotografos para ver os trabalhos,fazer comparções, pesquisar e pesquisar... E acreditem que eu prefiro apostar em fotografia do que em decorações, brindes ou convites, porque no fim de contas, o que fica mesmo para mais tarde recordar são as fotografias e o video.

Não há uma regra de organização de um casamento... não é obrigatório começar pela quinta, mas é certo que é quase sempre por onde se começa devido a procura que existe. Há também diferentes pessoas, e até acredito que haja pessoas que deixam tudo para ultima hora (ou não seriamos nós portugueses), e por isso se vê tantos apelos urgentes a precisar de fotografo e sinceramente, creio que sejam essas pessoas, no fundo, as mais lesadas com as histórias dos 'paraquedistas', porque não fazem um trabalho de pesquisa, porque muitas vezes nem se dão ao trabalho de ver muitos trabalhos de fotografo, ficam-se pelo primeiro ou segundo. E é a essas pessoas que as fotografias tardam em vir, ou nem vem...

Quanto a mim, já estou em fase de pesquisa a muito tempo e com um ano de antecedência, para poder escolher bem, de forma a que esse dia (e os que vêm a seguir) seja de sonho e de arrombo!!

Fica aqui mais uma opinião.

Marta*

Terça, 06/05/2008 - 14:23
Retrato de apaulaso
apaulaso
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 semana atrás
Desde: 02.10.2007 - 14:41

Gostava de dar o meu contributo... Que tem a validade que quiserem ou não dar.
Eu ainda não tenho casamento marcado mas, ainda gostava de casar este ano ou, no início do próximo (vamos ver como a vida corre mas, na época baixa torna-se mais fácil, não?).
Para mim, sinceramente, a par de marcar a data na Igreja e, no local de copo d'água, o fotógrafo é, sem dúvida alguma, algo que me preocupa muito.
Assim, o ano passado em Agosto, andamos a ver fotógrafos e, já sabemos qual queremos (já tinhamos algumas referências e, depois de ver vários trabalhos e, o seu modo de agir, decidimos logo que seria aquele). Mal possamos marcar a data na Igreja, pensamos em marcar quinta e fotógrafo em simuntâneo... É claro que o preço influencia mas, para nós, acho que não foi o mais importante (há mais baixo pelo "mesmo" serviço).
Tudo isto para dizer que, acho o trabalho de fotógrafo muito importante, devia a ser o "único" registo dum dia que se pretende ser o 1º mais importante da nossa vida (claro que depois vêm os nascimentos dos filhos e seus baptizados...).
É certo que, muitas das vezes, lemos comentários de noivos que não querem gastar muito no fotógrafo mas, também o fazem noutras coisas: mandam fazer os vestidos e fatos, tentam alugar ou pedir emprestado a outras, preferem restaurantes ou quintas mais em conta...
Em tempo de "apertar o cinto", é pena que se tenha que sacrificar algumas coisas, especialmente, a parte da fotografia. Só que torna-se complicado lidar com a situação de "pagar +" e, ter-se a ideia (muitas vezes errada) de que o serviço é "igual".
Como se diz na sabedoria popular: cada cabeça, sua sentença.
Embora concorde com os comentários, temos de ver que hà uma extrapolação de preços quando falamos em casamento e, muitas das vezes, não sabemos distinguir o que é extrapolação de preço ou, simplesmente, um serviço mais completo e "digno".
Obrigada.
As minhas coisinhas - Opniões babetes (actualizadas a 02-05): http://onossocasamento.pt/forum/31939