Duvidas em relaçao á decisao de casar! | O Nosso Casamento

Fórum geral

Duvidas em relaçao á decisao de casar!

20 entradas / 0 novo
Última
#1 Quarta, 14/02/2007 - 15:35
Retrato de LLi
LLi
Offline
Visto pela última vez: 17 anos 2 meses atrás
Desde: 14.02.2007 - 15:27

Duvidas em relaçao á decisao de casar!

Ola a todas...

Devo dizer-vos que já nao sou nova neste site, no entanto decidi entrar com outro nome pois nao queria que alguns de vós me "reconhecessem"...(muitas vezes o meu noivo tambem anda por ca!)

é o seguinte, ultimamente tenho pensado muito mesmo sobre o casamento e muitas sao as vezes que me pergunto se sera uma boa decisao casar!!!
porque?
Nao sei ao certo...mas tenho tanto medo de estar errada e me arrepender! (devo admitir que sou uma pessoa insegura)
a razao desta minha duvida, é mais em relaçao ao meu noivo! nao é que eu nao goste dele! é claro q goSto dele e muito (namoramos ha 4anos e vemo-nos todos os dias - embora vivamos separadamente)mas, o problema é que muitas sao as vezes em que divergimos nas nossas ideias!
a maioria das vezes, temos que evitar falar acerca de certos assuntos, pois senao ja sabemos que acaba mal..
acredito que ele me ame, e eu sei que o amo a ele. Mas, não é o homem de sonho que eu sempre sonhei ter para casar!!!
talvez tenha acabado a paixao...
nao sei...
please ajudem-me!!! e digam-me se ja passaram ou tambem passam pelo mesmo!!!

adeus
aguardo respostas vossas

obrigado desde ja pla ajuda

Quarta, 14/02/2007 - 15:40
Retrato de Pink
Pink
Offline
Visto pela última vez: 17 anos 3 sem atrás
Desde: 08.02.2007 - 13:58

eu na minha opinião acho normal as mulheres se sentirem sempre inseguras...
mas também se andas a procura de um príncipe encantado eles não existem lol...
Se calhar o melhor que tens mesmo a fazer é explicares-lhe a tua situação e tentarem entrar em acordo de modo a terem uma relação mais calma mais segura e em que possam falar de tudo respeitando-se um ao outro sem haver discussões.
é a minha opinião
beijos

Quarta, 14/02/2007 - 15:44
Retrato de LLi
LLi
Offline
Visto pela última vez: 17 anos 2 meses atrás
Desde: 14.02.2007 - 15:27

Ola Pink!
Obrigada!
eu sei que os prinicpes encantados nao existem, e é precisamente isso que me leva a pensar que se calhar estas ideias nao passam de estupidez!
No que diz respeito a falar com ele, ja falei e ja tentei explicar-lhe o que sentia... ele ate reconhece determinadas coisas, diz que vai se esforçar para mudar e depois passaado algum tempo, acaba tudo na mesma...

:(

Quinta, 15/02/2007 - 07:54
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 1 dia atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Olá LLi, eu namoro ha 6 anos e meio e vamos casar para o próximo ano... temos a certeza do passo que estamos a dar e fazemo-lo com muita vontade... No entanto passamos ha cerca de dois anos por uma fase menos boa, em que também discutiamos imenso e chegamos mesmo a estar "separados" uns tempos... Graças a Deus tudo se resolveu da melhor forma e agora estamos melhor que nunca...

Deves pensar muito bem no que estás a sentir... porque não conversam os dois? Abre-lhe o coração (até onde aches sensato!!) e tentem resolver os vossos problemas!

Mas se como dizes: "não é o homem de sonho que eu sempre sonhei ter para casar!!" isso já por si quer dizer muito...
Não cases se não tens a certeza do que sentes. No entanto, a vida não é igual todos os dias e as circunstâncias fazem com que uns dia se ame "mais" e outros "menos"... o amor tem é que estar lá...

Muitos beijinhos
isa

Quarta, 14/02/2007 - 15:46
Retrato de sonia rosa
sonia rosa
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 9 meses atrás
Desde: 09.01.2007 - 14:39

Olá.....se tens dúvidas só pode ser por duas razões: simplesmente porque tens medo da novidade/responsabilidade da nova etapa da tua vida, porque vai haver muita coisa nova, ainda mais se ainda não vives junta com ele,que é o meu caso.Penso que seja um pouco normal pensares em tudo isso porque afinal quando pensamos em casar pensamos que será para toda a vida....outra razão poderá ser porque te sentes insegura ao teu verdadeiro amor por ele ou o dele por ti.....acho que para seguirmos em frente com a vontade de casar temos que ter 101% de certezas senão não vale a pena dar esse passo tão importante...
...tenta colocar as tuas ideias mais claras e não te esqueças que se o fizeres ou decidires é por ti e nunca pelos o que os outros pensam ou deixam de pensar amiga.

Se precisares de converssar mais em privado [email protected]

bjokas

Quarta, 14/02/2007 - 15:46
Retrato de N e N
N e N
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 8 meses atrás
Desde: 22.01.2007 - 21:38

Olha desculpa o que vou dizer...não leves a mal...
Eu e o meu menino estamos bem em tudo, falamos de tudo e sei que é o homem certo para eu casar...sei mesmo...não quer dizer que as coisas corram bem par asempre mas pelo menos tenho confiança nisso.
Vivemos juntos á quase 2 anos e decidimos casar pq damo-nos muito bem mesmo. É normal descutir por vezes...uma birinha ou outra até faz bem ;) mas aquilo que me preocupa no teu post é esta frase tua:
Mas, não é o homem de sonho que eu sempre sonhei ter para casar!!!
Isto é o que me assusta...por favor não cases se achas isso...acho que é um erro mas isso é a minha opinião...
O meu menino é o meu companheiro,está sempre comigo, somos mesmo um casal de verdade onde vai um vai o outro nunca mas nunca saimos um sem o outro...só para trabalhar o resto dos dias é sempre juntos. Ele é o meu melhor amigo e conversamos muito...só te estou a dizer isso para pensares bem, longe de mim estar a tentar que não cases...quero que sejamos todas felizes independentemente se casamos ou não.

Bj.

Quarta, 14/02/2007 - 15:48
Retrato de Pink
Pink
Offline
Visto pela última vez: 17 anos 3 sem atrás
Desde: 08.02.2007 - 13:58

se vez que falar não da resultado e visto que tu pareces ter mais noção que isso esta a afectar a vossa relação fazes o seguinte quando começarem a discutir por algum motivo chama-lo a atenção e explicas-lhe que te sentes mal com essa situação... eu e o meu namorado também não concordamos com tudo mas acabamos por chegar sempre a uma conclusão porque para uma boa relação têm que se respeitar se não começa a tornar-se complicado...

Quarta, 14/02/2007 - 15:51
Retrato de Morango
Morango
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 8 meses atrás
Desde: 05.02.2007 - 17:55

Sou mais radical! Têm que se aceitar como são... nesta idade NÃO SE MUDA! O diálogo entre as duas pessoas é muitíssimo importante, se existem temas que têm que evitar para não haver discussão...pensa bem! Daqui a uns anos como será. A minha opinião? Muito sinceramente...

Acho que não deves avançar com esse casamento, neste momento! Atenção, CASAMENTO e não relação. Deves continuar a relação mas não cases já.

Quarta, 14/02/2007 - 15:51
Retrato de patriciasp
patriciasp
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 1 semana atrás
Desde: 10.11.2006 - 16:17

ola

eu acho que percebo o que queres dizer..o casamento é uma grande mudança na nossa vida e deixamos uma familia por uma unica pessoa,,mas é mesmo assim,,,ninguem tem as mesmas ideias as mesmas opiiniões e temos de aprender a lidar com isso..nada é perfeito e muito menos o casamneto...

Acho que as divergências sao saudaveis e devem exitir pq o facto de concordarmos em tudo nao me parece saudavel..

eu tb ando sp as turras com o meu menino e tb penso como tu mts vezes mas depois lembro-me do qt é bom estar junto dele...

espero ter ajudado

beijinhod

Quarta, 14/02/2007 - 16:06
Retrato de ploureiro78
ploureiro78
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 6 meses atrás
Desde: 08.01.2007 - 15:16

Miúda,

o casamento é um passo mto sério e devemos enfrentá-lo pensando bem e por isso antes de mais nada quero-te dizer que é preciso coragem para fazer o que estás a fazer: questionar e repensar as coisas.
Mau mesmo é avançar com uma coisa e ignorar as próprias dúvidas...

Preocupa-me que haja temas "proibidos" entre vocês, pq isso não é saudável num casal. É perfeita/ natural que haja divergências e até algumas discussões (afinal é mm bom fazer as pazes...) mas não que haja coisas que não se podem falar.

Olha, o casamento é um pretexto para vocês resolverem esses problemas. O curso de preparação aborda uma série de temas importantes sobre a vida em conjunto, segundo me dizem. Eu não vou fazer pq n vou casar na igreja, mas talvez vocês pudessem começar já e tentar aproveitar os conselhos e os temas que lá se abordam para falarem dos vossos problemas os 2. Isto é, imagina q num dia o curso é sobre desavenças, já tens pretexto para falar melhor com o teu namorado sobre essa tema nessa semana.

Outra coisa que podem fazer é "aconselhamento matrimonial". São psicólogos e assim que fazem este tipo de mediação entre casais, ajudando-os a encontrar um equílibrio, que como todas sabemos, nem sempre é fácil. Há inclusivamente exercícios práticos. É um pc como fazer terapia - eu já fiz e sei que há uma componente prática gira de exercícios aparente/ palermas mas que depois têm um significado enorme.

Em relação aos príncipes encantados... bom, eu acho que tenho um! Mas não é um príncipe sem defeitos, nem eu queria que ele fosse, pq senão ia-me sentir uma bruxa má e não uma cinderella...

Patrícia

Quarta, 14/02/2007 - 16:12
Retrato de Lurdes
Lurdes
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 10.10.2006 - 18:52

Estou de acordo com a Neuza..
Apesar de não viver com o meu noivo, vamos fazer 6 anos de namoro agora em Março, e vamos casar em Agosto. Ou seja, na altura namoramos à 6 anos, 5 meses e 6 dias... lol
E a decisão de casar foi muito bem ponderada, comprámos casa em Fevereiro do ano passado, não está nem de longe toda mobilada, vai devagarinho, mas é o nosso espaço. É tão bom ter o nosso cantinho. Já à 3 anos falámos no assunto, mas na altura não tinhamos possibilidades para o fazer. Mesmo assim a vontade permaneceu, e lutámos para que o "sonho" se realiza-se...
É claro que temos as nossas birrinhas e amuos, mas acho que isso faz parte na vida de todos os casais.
É preciso muito diálogo como já foi dito, não deixar nada passar para o dia seguinte, muito respeito, compreensão, e mais que tudo, muito, muito AMOR...
Se ele não existir, todo o resto não interessa, pois a relação não sobrevive.
O meu noivo é o meu melhor amigo, um não sai sem o outro, já tivemos fazes menos boas em que me perguntei se realmente valia a pena (tudo por estar de cabeça quente), e posso dizer que passava por todas essas coisas novamente, pois tenho a certeza que é com ele que quero ficar. Mesmo com os defeitos que tem (também os tenho, não sou perfeita)sei que é a pessoa que quero a meu lado o resto dos meus dias, e sei que ele sente o mesmo.
Por isso LLi, pensa bem nas tuas atitudes, para não te precipitares. Faz um resumo da vossa relação, e pesa tudo. Concerteza vais encontrar a resposta.
Lembra-te que o Amor verdadeiro vence sempre.

Bjo

Quarta, 14/02/2007 - 16:10
Retrato de LLi
LLi
Offline
Visto pela última vez: 17 anos 2 meses atrás
Desde: 14.02.2007 - 15:27

Obrigada mais uma vez a todas...nao levo a mal nada do que me dizem (senao nao vos teria pedido comentarios).Alias o que eu pretendo mesmo é que sejam o mais sinceras possiveis!so assim me ajudarao!
dentro das duas razoes que apresentou a sonia rosa, posso afirmar que nao é por falta de amor!!! eu sei que o amo muito e que quando nos chateamos fico muito triste!!!e tambem sei que ele me ama muito...

No entanto, somos mesmo muit diferentes!!!!
Um é aventureiro - outro nao!
Um é de ideias fixas - outro nao!
Um faz tudo para conseguir na vida - ou nao!

Nao sei se me fiz entender.
Tambem devo admitir que gosto que as coisas sejam à minha maneira! (ja tenho quase 30 anos e sempre fui habituada a ter a minha propria vida) e agora confesso que me custa a partilhar uma serie de coisas... gosto de ter as minhas coisinhas e que estejam organizadas à minha maneira!
Se calhar sou eu que sou egoísta!

entendem-me?
No fundo acho que posso resumir a minha duvida ao facto de sermos muito diferentes mesmo!

Mas nao somos o tipo de casal que passa fins de semana em separado, ou em que um sai para a noite sem o outro! (nesse aspecto, preferimos os dois, vcer um bom filme em casa )

Obrigado mais uma vez

Quarta, 14/02/2007 - 16:13
Retrato de bela
bela
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 11 meses atrás
Desde: 27.12.2006 - 16:30

Olá,

Essa situação ja aconteceu comigo.

Namorei cinco anos, e ao fim de tres anos mais ou menos eu e o meu marido ja passavamos mais tempo chateados do que a bem um com o outro.
Paramos, conversamos e chegamos á conclusão de o nosso problema era a monotonia. Faziamos sempre a mesma coisa. quando estavamos juntos era sempre igual. Estavmos sarurados da nossa relação. Eu tanbem senti que talvez ja não houvesse paixão. Então como sabiamos que nos amavamos tentamos salvar a nossa relação. mudamos os nossos habitos, começamos afzer coisas diferentes,...

Eu estou casada á seis meses e sou a mulher mais feliz deste mundo.

Talvez seja esse o vosso problema, a rotina, a monotonia.

Quarta, 14/02/2007 - 16:16
Retrato de Claudia Silvares
Claudia Silvares
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 2 meses atrás
Desde: 30.09.2006 - 20:11

Ola Lli!

Eu compreendo te, penso que ja passei por algum parecido, mas acredita que isso passa. Penso que se deve a nossa insegurança e à mudança que que vai acontecer, mais responsabilida, mais isto mais aquilo acredito que isso possa assutar.

Mas se tens o fundamental que e o amor, entao isso e a base para tudo, para correr tudo bem ..

E nunca se deve ter medo de ser feliz ...

Espero ter ajudado.

Se precisares ja sabes.

Beijinhos e muitas felicidades

Cláudia

Quarta, 14/02/2007 - 16:17
Retrato de ploureiro78
ploureiro78
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 6 meses atrás
Desde: 08.01.2007 - 15:16

Bom, as pessoas serem diferentes até é bom... eu e o Tó tb somos.
Ele é tímido e eu super extrovertido, ele não planeia nada e eu sou control freak, ele adora música e sair à noite e eu gosto de silêncio e sou preguiçosa de sair, etc.
Acho que o segredo é desafiar o outro! Eu desafio-o a vencer a timidez e a falar com pessoas q n conhece e assim. E ele arrasta-me para fora de casa. Qd ele faz novos amigos fica super feliz e eu qd saio divirto-me apesar de q n tenho essa iniciativa.
Ele n planeia as férias mas deixa-me a mim planear!
Mas tb n podemos ser egoístas em tudo, LLI, se queremos estar com outra pessoa. Ás vezes n me apetece sair para jantar fora ou ir de férias para determinado sítio e ao Tó n lhe apetece andar à procura de umas sandálias ou a passear no IKEA, mas cedemos para fazer o outro feliz...
Será que é possível encarares as vossas diferenças desta maneira q te falo?
Patrícia

Quarta, 14/02/2007 - 16:25
Retrato de LLi
LLi
Offline
Visto pela última vez: 17 anos 2 meses atrás
Desde: 14.02.2007 - 15:27

Ploureiro78,
se calhar é isso que falas...

a todas, quando leio os comentarios que me dizem para pensar muito bem, eu reflicto e penso que é mesmo isso que eu quero - casar!! mas tenho tanto medo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
essse medo vem das tais diferenças entre os dois e/ ou desta fase menos boa que tamos a passar...(talvez a bela tenha razao e seja tudo uma questao de monotonia)

nao sei!!!
estou tao indecisa!
eu sei que quero casar mas queria que as coisas estivessem melhor!!! melhor de maneira a nao me deixar duvidas algumas!!!

Quarta, 14/02/2007 - 16:26
Retrato de Dama da Lua
Dama da Lua
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 11 meses atrás
Desde: 24.01.2007 - 08:38

Eu concordo com a Neuza, se vais casar como sendo um "frete" nao arrisques. É preferivel estraes sem ele e seres feliz que ao contrario.
Tal como a Neuza eu ele somos para alem de namorados e quase marido e mulher, somos o melhor amigo um do outro. E ao ponto de vires aqui com outro nome para nao te reconhecerem algo quer dizer. Houve o teu coraçao e segue-o.

Eliana

Quarta, 14/02/2007 - 17:00
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 mês atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

Chegar a uma fase da relação e sentir que a outra pessoa está longe de ser o homem/ a mulher dos nossos sonhos é mau sinal.
Obviamente que todas as pessoas têm defeitos, mas uma boa relação é aquela que consegue contornar esses defeitos, porque as qualidades se sobrepõem. A vida tem-me ensinado que o amor não chega para superar as dificuldades, é necessário mais ingredientes. O amor e uma cabana é de todo um mito romântico sem fundamento. O teu namorado tem de ser "muitos" simultaneamente: o teu melhor amigo, companheiro, amante, confidente, etc.
Quando as diferenças começam a fazer-se notar demasiado é porque algo vai mal.
Quando se decide dar um passo como o casamento é porque o casal se entende em todas as dimensões da relação. Só assim é que as coisas fazem sentido. Quando se tem dúvidas, há que se ser sensato e perceber os problemas e não enterrar simplesmente a cabeça na areia, como a avestruz, e ignorar o que está a acontecer.
É um facto que é o sonho que comanda a vida e a maior parte das raparigas sonha casar, mas não será a qualquer preço se isso implicar a nossa infelicidade, sobretudo quando se tem dúvidas relativamente ao facto de se vir a ser feliz. É verdade que a vida é um risco e nunca se sabe o que nos guarda o amanhã, mas quando se tem uma antevisão de que as coisas poderão não correr bem, a sério adia essa decisão do casamento.
Espero que sejas muito feliz e que uses da tua lucidez, sensibilidade, intuição e sensatez para avaliares aquilo que é melhor para ti.
Qualquer coisa, dispõe sempre.

Quarta, 14/02/2007 - 17:07
Retrato de sonia rosa
sonia rosa
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 9 meses atrás
Desde: 09.01.2007 - 14:39

Espero que todos os nossos comentários não te deixem mais com o pé atrás, o que interessa é o amor e se disso tens a certeza minha amiga vaí em frente...na minha opinião quando duas pessoas se amam é mais fácil superar as dificuldades.....talve por serem tão diferentes é que que complementam, assim há equilibrio.Acho que se tentares baixares esses nível de egoísmo que achas ter vais ver que tudo melhora, as tuas coisas passam a ser as vossas coisas o eu passa a ser um NÓS para tudo!

bjoka

Quarta, 14/02/2007 - 17:49
Retrato de Lili_m
Lili_m
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 meses atrás
Desde: 25.01.2007 - 17:04

Cara LLi,

entendo perfeitamente a tua situação, porque infelizmente já passei por ela...
Antes de namorar com o meu noivo, namorei 5 anos e já estavamos a pensar em casamento, mas eu não me sentia minimamente segura para avançar para o casamento, não só pelas discussões que tinhamos, mas também pq não sentia que fosse ter a mesma paz que tenho na casa dos meus pais, tinha a certeza que o meu futuro lar não ia ser um local de refúgio para mim, pois o meu ex é uma pessoa bastante seca (também peli que passou na vida, mas eu n tinha q ser o escape dos traumas dele).
No 3º ano de namoro acabamos e começamos nomavente, com a promessa q tudo ia mudar, mas não mudou...
Terminei tudo, o q me doeu mto, sofri imenso, pq apesar de tudo gostava dele, mas foi a melhor decisão que tomei, pois comecei a namorar com o meu noivo e antes de namorar com ele já tinha a certeza que ele é o homem que quero ter para sempre ao meu lado. Também temos discussões, como é natural com todos os casais, mas o amor e respeito impedem as coisas de tomar outras proporções.
Espero que no teu caso as coisas se resolvam sem teres que passar pelo q eu passei, mas pensa muito bem, pois todos os defeitos que lhe conheces em solteiro têm tendência a agravar com o casamento...
No entanto se o amas não te precipites, pesa bem todas as coisas e toma a TUA decisão, independentemente de tudo o que te possam aconselhar.

Se precisares de ajuda podes contar cmg e penso q posso dizer, com todas nós.

Beijinho,

Miriam