Fotografia e Vídeo
participar no forum
Fotografia: com ou sem IVA ?
Fotografia: com ou sem IVA ?
Caros Noivos e Colegas Fotógrafos,
Na sequência de várias reuniões com Noivos e após verificar muitos dos orçamentos que são colocados online de Colegas, venho através deste meio colocar a todos uma questão para debate que considero estar a ser actualmente uma razão muito importante na escolha de um Fotógrafo por parte dos Noivos: o IVA.
Ao observar, não só eu como decerto muitos dos Noivos, os valores apresentados em orçamentos constacta-se que há valores totalmente díspares para trabalho por vezes idênticos. Há, é claro, diferenças significativas entre venda de fotografias avulsas em packs e álbuns digitais, mas isso é normal. Uma das razões que considero estar na base desta disparidade é o Iva.
Questões que coloco:
a)quando é solicitado ao Colegas um orçamento os valores apresentados já incluem Iva à taxa de 21% ( p.ex. em 1000 euros são 210 euros de Iva )?
b)os Noivos sabem se estão ou não a pagar o imposto quando contratam o seu fotógrafo? Se não sabem, têm conhecimento das consequências que podem daí advir?
A meu ver existem 4 situações possíveis (é claro que falo em Fotógrafos devidamente legalizados e não em Fotógrafos paralelos que apenas dão mau nome à actividade):
1- Os orçamentos incluem Iva e a emissão dos documentos fiscais aos Noivos: mas desta forma como se podem praticar preços de 300, 400 pou 500 euros por reportagens...
2- Os orçamentos incluem Iva mas no final o documento não é emitido: estando os Noivos a pagar um imposto que depois não é entregue e que os podem vir a implicar em "favorecimento à evasão fiscal". Aqui deverá contar a honestidade do Fotógrafo...
3- Os orçamentos não incluem Iva e quando os Noivos vão pagar as contas o valor afinal não é o inicialmente esperado: reside nesta forma, para mim, uma das razões da grande concorrência desleal entre Colegas e as situações complicadas por vezes conhecidas entre Noivos e Fotógrafos depois do Casamento...
4- Os orçamentos não incluem Iva e nos Noivos não desejam pagar o imposto: além da concorrência desleal entre Colegas, estamos perante uma evasão e favorecimento à evasão fiscal que actualmente pode trazer muitas complicações a ambas as partes.
Como parte integrante desta actividade deixo aqui a informação de que os meus orçamentos incluem sempre Iva e a emissão dos comprovativos fiscais aos Noivos, garantindo assim a legalidadae entre ambas as partes.
Terminado esta já longa questão, agradeço desde já os comentários que sejam feitos, quer pelos Noivos quer pelos Colegas.
Cumprimentos e Felicidades a todos Vós,
Manuel Pratas - Conceitofotografia / Noivos & Companhia, Lda
Boa noite,
Aplaudo a sua iniciativa, Sr. Manuel Pratas.
Aproveito então a ocasião para referir que também todos os meus orçamentos incluem IVA e que, de resto, faço questão de informar todos os noivos e demais clientes com quem trabalho da totalidade de custos associados (mini-albums, fotos avulso, etc), através de um contrato de serviço devidamente detalhado.
(desabafo: é pena que tanta gente aja à margem das regras de senso comum (vulgo lei), e mesmo assim se dêem ao luxo de se queixar do estado da nação. Pudera...)
Bom trabalho e boas escolhas! :)
Eduardo Oliveira
Fotojornalismo - Fotografia Casamentos
Sempre que nada seja dito em contrário, o preço apresentado incluí IVA.
Ora se nos orçamentos os fotografos não apresentarem a informação de "sem IVA incluído" necessariamente os preços terão IVA. Esta é uma regra.
Ainda não visitei fotografos mas para mim esta presunção é válida para qualquer actividade, pq legalmente é assim.
Não sou fotógrafa, mas fui noiva há um ano e meio e gostava de comentar este tópico, pois achei-o super interessante.
O meu fotógrafo foi brilhante. Ainda hoje me surpreendo com a qualidade das fotos, da filmagam... o trabalho prestado no dia foi óptimo, foi super simpático, super disponível. Foi sem dúvida uma das coisas que correu melhor no meu casamento.
No entanto, fiquei desiludadida com uma única coisa:
Quando combinámos tudo e assinámos contrato, com um preço, devo dizer, alto (embora considere que valeu ismenso a pena), a mim e ao meu marido nunca nos passou pela cabeça a questão do IVA, simplesmente não nos ocorreu perguntar isso.
Na véspera do casamento, mesmo no dia anterior, o fotógrafo telefonou-nos e disse que se calhar era melhor levantarmos o montante que lhe íamos dar, para podermos dar em dinheiro, pois ele não ia declarar isso nos impostos.
Ficámos pior que estragados, porque em primeiro lugar não concordamos com esta fuga aos impostos e por outro, o facto desse comentário ter sido feito apenas na véspera do casamento, impediu que tivéssemos tempo ou energia para discutir o assunto. Francamente, no stress em que estávamos, simplesmente fizémos o que ele queria pois não podíamos estar a dar-nos ao luxo de alguma coisa correr mal no dia.
É a única coisa que lamento no meu fotógrafo...
Já agora sei q na altura não iam ler o contrato mas depois foram ver?é q se lá não dizia nada voces podem exigir a factura...Sei q no quente só queremos é não ter chatices mas podes sp ver agora e exigir com base no contrato.
Bom dia a todos.
Decorridas mais de 2 semanas da colocação deste meu desafio é com alguma tristeza que vejo que apenas 5 comentários foram colocados. Embora tenha sido lido por mais de duas centenas e meia de vezes a opinião quer de colegas quer de Noivos é quase nula.
Isto leva-me a crer que talvez seja um assunto pouco interessante de ser discutido pois pode influenciar a decisão de muitos dos acordos que estão inerentes à organização de um casamento.
Gostaria de lançar novamente o repto de discussão sobre este assunto especialmente aos Noivos pois são eles que no fim das contas vão pagar os serviços.
O meu Bem Hajam e obrigado.
Manuel Pratas - ConceitoFotografia / Noivos&Comapnhia.
Um concelho aos fotografos e aos noivos, o Srs da Finanças não estam a brincar, levem a historia do IVA muito a sério, TODOS.
Pois quando os fiscais entram numa loja sabem doque falam e sabem o que procuram, e eles vão a todos, todos, todos.
Por isso não tentem brincar com o fogo.
Quando o preço é dado ao consumidor final que é o caso deve ser dado sempre com iva tal como acontece quando compramos vestuário, vamos a um restaurante, a um cabeleireiro, etc.
Não se falando em iva este prossupõe-se estar sempre incluido. Eu aconselho aos meus noivos em nem sequer falarem nisso, peçam o orçamento. No fim paguem e peçam a factura, ninguém vos pode pedir a mais.
Célia Santos
Só Eventos
[email protected]
Gostava apenas de fazer uma correcção (ou correção, segundo o novo acordo ortográfico... que horror...) à forma de cálculo do IVA.
Ao contrário do que o colega Manuel Pratas diz, a um preço final de 1000€ não corresponde um IVA de 210€, mas sim de 173,55€.
Ou seja, 1000€ = 826.44€ + IVA
Cumprimentos,
L.R.
AUladoBlog- Vídeo-Podcast todas as terças em http://rolodigital.com/blog
Site principal http://rolodigital.com