um dia lindo... a lua de mel... e depois? ... tarefas domésticas!!! | O Nosso Casamento

Fórum geral

um dia lindo... a lua de mel... e depois? ... tarefas domésticas!!!

19 entradas / 0 novo
Última
#1 Quinta, 01/02/2007 - 14:51
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

um dia lindo... a lua de mel... e depois? ... tarefas domésticas!!!

Olá! Espero q não me levem a mal por este post!!
Falamos de tudo o que envolve o casamento, o vestido, as alianças, a cerimonia, a quinta, a tão esperada lua de mel... e depois??
Há uma coisa no casamento que me "assusta" que são as tarefas domésticas!!! Os homens por natureza não são muito apegados a estas coisas, nós temos mais instinto (se é que se pode falar assim), fazemos as coisas por iniciativa e porque tem que ser... a eles já lhe custa pensar assim (na generalidade claro!).
Voces já pensaram nisto ? Tem alguma estratégia?!?!! :)

Aos homens que passam por este site : qual é a vossa opinião ? Mas sincera, vá lá !

beijinhos

Quinta, 01/02/2007 - 15:02
Retrato de Dama da Lua
Dama da Lua
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 10 meses atrás
Desde: 24.01.2007 - 08:38

Ola Isa, tudo bem?
Tal como tu ja tinha pensado nisso. Eu tenho uma vida um bocado ocupada tenho dois trabalhos sou recepcionista durante o dia numa empresa e a noite trabalho num call center e o meu mais que tudo é chefe de sala num restaurante.
Durante a semana nao da para fazer nada nem eu nem ele, mas ao fim de semana concordamos trabalhar os dois. E a verdade é que ele esta a cumprir a promessa, porque ja tenho casa apesar de ainda nao morar la e entao é preciso arrumar muita coisa e fazer limpezas e ele ajuda-me. Vamos aos sabados e vamos orientando as coisas.
É uma questao de saber falar com eles (digamos assim) (",).
Bjinhos

Quinta, 01/02/2007 - 15:10
Retrato de deanutrix
deanutrix
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 5 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 11:15

é por essas e outras q vivi 4 anos com o meu marido antes de casarmos ;-)
nao, fora de brincadeiras, eu acho q essas coisas já dá para ver antes de viver junto. Quando fomos viver juntos tivémos algumas discussoes (nada problemático) em relacao à ordem da casa, mas penso q tudo se resolve com uma conversa. Se ele é pessoa de aceitar isso ou nao já se deve saber antes de se casar. Entretanto o meu marido faz mais em casa do que eu (lavar roupa, arrumar cozinha, etc), eu estou mais tempo em casa, mas por causa do meu curso ando sempre em stress... e mtas vezes ele chega a casa do trbalho e vai-nos fazer jantar e aidna arruma a cozinha. Ele é um amor, eu sei, lol. Mas tb acho q há uma diferenca enorme entre homens q viveram em casa própria ANTES de se casarem (ou seja, fora das saias da mae) e aqueles que nem sabem como a máquina da roupa trbalha... E nao, nao acho q tenha absolutamente NADA a ver com instinto!!

bj
Jessica

Quinta, 01/02/2007 - 15:11
Retrato de TeresaGodinho
TeresaGodinho
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 10 meses atrás
Desde: 24.01.2007 - 11:51

ninguem melhor do que eu para aconselhar, uma vez que já fui casada e vou casar pela segunda vez: partilhem as tarefas domesticas desde o inicio sem "deixa lá que eu faço"... eduquem os vossos maridos... se se habituarem desde o inicio, vão achando natural e fazem sem achar que estão a ajudar e não a partilhar tarefas.
felicidades

Quinta, 01/02/2007 - 15:28
Retrato de Nilza Manadas
Nilza Manadas
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 10 meses atrás
Desde: 09.10.2006 - 18:06

Olá Isa...

Eu sou da opinião da Jéssica... por muito k nos demos bem, nada melhor que experimentar uma vida a dois antes de casar. Namoramos 9 anos, morámos juntos 1 ano e casamos há 3 anos, e felizmente sempre partilhamos as tarefas...coisa que ele nao fazia em casa dos pais, passou a fazer tudo... Se puderem tratar da casa numa manha, ou quem chegar mais cedo trta do almoço ou jantar, etc., é preferivel do k ele passar o fim de semana (ou a noite) no sofá e tu chegares à 2ºf mais cansada do que na 6ªf... Eu acho k esse tempo de mulher é k faz trabalho de casa já lá vai, nem se admite isso de um homem, pois nós somos bem mais polivalentes k eles... e se conseguimos pk eles não conseguem?? Eu falo por mim, eu estudo à noite, tenho o meu trabalho dependente e ainda trabalho por conta própria porque gosto muito daquilo que faço, e se o meu marido não ajudasse eu não podia fazer metade daquilo que faço, por isso nada melhor que uma conversa a dois, dividir tarefas e começar logo desde o incio...
Espero que sejam felizes...
Beijinhos,
Nilza Manadas
[email protected]
www.convitesebrindes.com

Quinta, 01/02/2007 - 15:28
Retrato de Leonora
Leonora
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 19.01.2007 - 16:36

Olá,
Então é assim...eu e o meu namorado vivemos juntos há 6 anos...e só agora decidimos casar...e acho que cada vez mais sou apologista do viver junto antes de casar...mesmo por essas razões todas.
Porque por mais que se diga que se conhece alguém...sem viver com ela é impossivel conhecer...é o acordar juntos...é o deitar...é o partilhar, e só aí é que realmente se conhece a pessoa.
é o mau humor matinal...qe antes de vivermos nunca o conhecemos porque a mãezinha já levou com ele antes de nós...lol
Enfim uma série de coisas.
Olha o meu conselho é que sejam antes de tudo amigos e falem ...falem muito...nem que seja pela coisa mais insignificante.
Se não estás satisfeita ou vice versa falem...não tenham medo...não deixem para depois.
Quanto às lides domésticas...façam uma divisão...vejam o que cada um gosta mais de fazer e repartam...eu lembro-me que ao principio tirávamos o sábado para as limpezas e até era muito engraçado ...um de pano de pó outro de aspirador...
beijinhos qualquer duvida é só perguntar
Eleonora
[email protected]

Quinta, 01/02/2007 - 15:33
Retrato de amelia
amelia
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 mês atrás
Desde: 25.09.2006 - 11:29

Olá,

Eu tambem vivo há 4 anos com o meu namorado e sinceramente tivemos grandes pegas por causa disso, ele estava habituado a não fazer nada, rigorosamente nada em casa e eu sou super arrumadinha.

Mas com o passar do tempo e da paciencia fui falando, falando, e como não resultava porque acabava por ser eu a arrumar, então optei por deixar as coisas exactamente como encontrava e dizia por ex. "deixaste a roupa espalhada no chao" quando poderes vai arrumar, deixas-te a tampa sanita, a pasta de dentes aberta, a toalha molhada em cima da cama etc etc etc, lá ele começou a fazer e agora só mesmo de vez em quando é que se esquece, muito de vez em quando...

Agora até cozinha , quando chega 1º já tenho mesa posta, comida na mesa e tudo limpinho SABE MESMO BEM..

E distribuimos tarefas, ele aspira, limpa o pó, estende a roupa, passa as roupas mais faceis toalhas, etc e faço o mais complicado (porque no fundo eles não têm aquele "Q! que nós temos e olha que eu testei)e assim nos vamos entendendo...

desculpem o testamento.. Mas no principio foi mesmo complicado, talvez por eu tambem ser muito certinha e tambem porque já vivia sozinha custou mais e ele tinha saido da casa da mama que fazia tudo...

Nota: tanta roupa ele estragou na maquina, porque misturava as cores (a gota de água foi a minha roupa branca nova e varias lingeries brancas que ficaram mascarradas), agora só mexe na maquina para a ligar e tirar a roupa para estender... ehehehe

Felicidades e muita paciencia e começem logo no inicio do casamento...

Quinta, 01/02/2007 - 15:35
Retrato de bela
bela
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 10 meses atrás
Desde: 27.12.2006 - 16:30

Olá,

Eu estou casada á quase 6 meses (faz no próximo dia 12!!!) e antes do meu casamento tambem tinha algum receio em relação a isso, pois o meu marido só tem uma irmâ, mais velha ainda por cima, por isso era muito "mimado" em relação as tarefas domesticas.

No entanto, e parameu espanto, ele ajuda no que pode e sabe, tipo: limpar a loiça, arrumar a mesa, apanhar a roupa, passar o aspirador,... apesar de serem coisas pequenas, já ajuda muito.
O meu marido é motorista de pesados e eu trabalho num banco, o meu horário não é muito pesado, mas por vezes chego a noite muito cansada, e é muito bom quando temos uma ajudinha, mesmo que seja pequena.
O meu marido é muito compreensivo, e diz que se ele tem o direito de se sentar a ver televisão ou sair para esta com os amigos eu tambem tenho e que se ele suja tambem tem de limpar.

É preciso é ter uma conversinha com eles e explicar-lhes que se nos ajudarem temos mais tempo para eles.

Beijos.

Quinta, 01/02/2007 - 15:50
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Eu e o meu noivo já temos falado muito sobre isso... E até ai muito bem! Concordamos em imensa coisa e damo-nos muito bem!
O problema é que ele mora com os pais e... é filho unico, é o amor dos seus pais!!! A mãe faz quase tudo em casa, porque quer, porque acha que so ela faz bem!! E o meu receio é esse, ele não está habitado a fazer muito... tirando por a mesa...
Concordo que tudo tem que ficar bem "esclarecido" desde inicio pa n haver chatices!!! A ver vamos...!!!!

beijinhos e felicidades pa todas!

Quinta, 01/02/2007 - 16:28
Retrato de ploureiro78
ploureiro78
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 5 meses atrás
Desde: 08.01.2007 - 15:16

Isa,
já vivo com o meu noivo há 4 anos e nunca tivemos problemas desses, mas o Tó já tinha vivido sozinho / com amigos na universidade e estava habituado às tarefas domésticas.
A única coisa que não domina é mesmo a máquina de lavar roupa! Isso eu é que trato!
De resto agora temos uma empregada 4h por semana que ajuda nas coisas maiores. Mas mesmo quando não tínhamos as coisas funcionaram bem.
Mas eu ainda assim muitas vezes acho que o peso maior é meu, pq apesar de ele gosta de fazer o jantar, não faz sem antes telefonar a perguntar que prato há-de fazer! LOL
Já conversámos sobre isso e ele agora está melhor.
E vice-versa, pq ele é mais arrumado que eu e incomoda-o que eu deixe a roupa espalhada.
São tudo experiências de aprendizagem.
O importante, Isa, é começar desde cedo a explicar o que nos incomoda e a tentar incomodar o outro o menos possível. Isto é, procurar sermos o melhor possível um para o outro, mas sem nos substituirmos: nunca faças tu pq ele "não sabe". Tudo se aprende!!!
Patricia

Quinta, 01/02/2007 - 16:32
Retrato de Patricia Pereira
Patricia Pereira
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 1 mês atrás
Desde: 01.02.2007 - 15:51

Patricia Pereira
Olá ISA..
Pois é..Entendo a tua preocupação, mas acho k não é necessária..É certo k depende de homem para homem.
No meu caso a coisa tá complicada..LOL..Vou casar a 05 de Maio mas já vivemos juntos ha 2 anos..
Só para teres uma ideia..No inicio..O meu noivo ia tomar banho e a roupa ficava no chao da casa de banho..Fazia xixi , a tampa ficava para cima, e não fazia a descarga...E sabes pk? Pk a minha futura sogra era quem fazia essas tarefas todas..Tipo..Andar atras dele a arrumar o k ele desarrumava..
Bem , isso foi no inicio..Agora levou roda não digo de 360º pk ia mentir mas de 300º.
Tens k o educar desde o inicio senão..Estabelecer regras e tarefas ao Domingo á noite para td correr bem durante a semana e para k quando 1 se sente no sofa o outro o acompanhe..
Mas garanto te k no inicio é complicado
Contudo não te preocupes..Td vai correr bem...
Boa Sorte..Beijinhos

Quinta, 01/02/2007 - 19:37
Retrato de N e N
N e N
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 22.01.2007 - 21:38

Desculpa lá mas se tens duvidas pq sequer vais casar? Não pode haver dúvidas...não mesmo...viver junto depois casar...tive apoio 100% dos meus pais e isso é precioso...Não é que seja mau casar sem viver junto mas se existem duvidas... eu vou casar mas vivo junta com o meu namorado á quase 2 anos (e quando casar quase 3 anos de viver junta e com 4 anos de namoro naquela altura) e não foi para ver como as coisas eram...se não soubesse que ele era assim, de não fazer nenhum, nem sequer perdia o meu tempo em juntar-me pq sinceramente é a mesma coisa o melhor é que não se gasta dinheiro numa festa e não é por um papel que as coisas mudam...é a minha opinião...
Se por acaso querem empregadas domesticas então que paguem para isso pq se trabalhamos 8 horas diárias como eles então o cansaço é o mesmo e só se define casal se forem os dois a fazerem as coisas se não, não é casal,é simplesmente duas pessoas a viver fora da casa dos pais...
Nunca se pode dizer nunca mas um casal tem de ser assim e sei do que falo tenho o grande exemplo do meu pai um homem nada á antiga que faz tudo em casa e após 30 anos de casamento ainda todos os fins-de-semana compra um flor para a minha mãe entre outras coisas...em 24 anos que estou cá nunca vi o meu pai a sair sem a minha mae, cozinha e faz tudo mas os meus exemplos são muitos suspeitos pq sei que infelizmente existem poucos homens assim...eu encontrei um, muito igual ao meu pai, se assim não fosse nem arriscava casar...O meu menino é uma verdadeira dona de casa e além disso o meu melhor amigo e companheiro que nunca me deixa sozinha...isso vale ouro...

Simplesmente temos que exigir deles se damos também muito só assim é que se consegue...nenhum amor vive se não for dar e receber com o mesmo amor...

Desculpem se ofendi alguém mas nisso tive o exemplo que tive...

Quinta, 01/02/2007 - 20:13
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Olá Neuza, agradeço o teu comentário... Mas não falei em duvidas. Não falei e não as tenho...apenas coloquei uma questão, um desabafo...

Sexta, 02/02/2007 - 09:57
Retrato de N e N
N e N
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 22.01.2007 - 21:38

Isa, não coloquei o comentário directamente para ti simplesmente queria dizer o que pensava pq estar com alguém é diferente e se eles não ajudam é pq não são homens sequer mercedores das mulheres que têm e também existe o contrario por isso...simplesmente acho que a vida em todos os aspectos tem de ser uma partilha.
Desculpem mas não quis de modo algum ofender ng...simplesmente é a minha maneira de pensar.

Sexta, 02/02/2007 - 10:25
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Olá Neuza
Concordo plenamente contigo, eles tem mesmo que ajudar, caso contrário torna-se complicado...
Mas também penso que temos que os incentivar a trabalharmos em conjunto logo de inicio, pois acho que esse "dom" não vem com a maioria dos homens recem saídos dos ninhos das mães!!! Também reconheco que ha mulheres q não fazem nada... não estou aki a queres generalizar... ;)

beijhinhos e felicidades para voces

Sexta, 02/02/2007 - 10:37
Retrato de N e N
N e N
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 22.01.2007 - 21:38

Olá Isa,

Eu e o Nuno viemos da casa das mães nas quais não faziamos nada mesmo acreditem...a minha mãe e o meu pai sp fizeram os 2 e quando me juntei tanto eu como o Nuno sabiamos fazer tudo,cozinhar,limpar,lavar,passar a roupa,etc.
Se nesse caso o teu futuro marido não fizer nenhum só têm de conversar...pq tudo parte de um principio..
Mas como temos esse "conceito" de casal então tanto ele como eu nem foi perciso nada...
Mas infelizmente eu sei que a maioria não é assim...conheço muitos mesmo...
Mas olha desejo as maiores felicidades e vais ver que ele ajuda com uma conversinha tudo se leva ;)

Sexta, 02/02/2007 - 11:32
Retrato de CarlosT
CarlosT
Offline
Visto pela última vez: 17 anos 2 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 15:02

Cá venho eu salvar a honra do convento... :-)
Em relação à divisão das tarefas domésticas eu penso que esta deve ser equitativa na medida do possível, ou seja, não haver uma Gata Borralheira/um empregado doméstico em casa. No que me diz respeito,penso que cumpro as minhas tarefas com alguma distinção:
1 - Sou eu quem "manda" na cozinha (adoro cozinhar e inclui a limpeza da mesma)
2 - Tratamento de roupa (lavar/estender/apanhar/passar) - Dividimos tudo menos passar, pois tenho algo que ainda não descubri sobre o passar a ferro!!!
3 - Limpar pó/aspirar - Aí pende mais para o lado da Ângela
4 - Arrumações gerais - Tentamos dividir tudo....

Confesso que sempre aceitei a divisão de bom grado pois para mim até foi um aliviar de trabalho!
Vivi 3 anos sozinho e não tive outra solução senão conseguir fazer tudo em casa (ao início foi desesperante). Deste modo, assim que fomos morar juntos (Já lá vão 2 anos), a divisão foi natural...
Para finalizar um conselho às noivas (se me for permitido):
- Não tentem ser substitutas das vossas futuras sogras, se um homem vem mal habituado da casa da mãe (todos vêm!) e vocês continuam a fazer-lhes as vontades, não será 1, 2 ou mais anos depois que lhes vão conseguir fazer mudar de atitude!
Tentem falar e demonstarar com a divisão de tarefas pode facilitar a vossa vida em conjunto!
Se nada resultar, experimentem não lhes passar camisas, calças, dobrar as meias durante 2 semanas e assim que houver a pergunta: "A minha roupa???", simplesmente apontem para a pilha que está de lado :-)

Beijinhos a todas e boa sorte

Sexta, 02/02/2007 - 11:36
Retrato de amelia
amelia
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 1 mês atrás
Desde: 25.09.2006 - 11:29

Olá Carlos

ESTÁ TUDO DITO AFINAL TEMOSRAZÃO!!! E SABE BEM OUVIR DE UM HOMEM...

FELICIDADES

Sexta, 02/02/2007 - 16:18
Retrato de Nilza Manadas
Nilza Manadas
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 10 meses atrás
Desde: 09.10.2006 - 18:06