Perguntas mais frequentes... | O Nosso Casamento

Fórum geral

Perguntas mais frequentes...

1 entrada / 0 novo
#1 Domingo, 16/12/2007 - 11:16
Retrato de Filipa Aguiar
Filipa Aguiar
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 meses atrás
Desde: 08.12.2007 - 15:33

Perguntas mais frequentes...

Encontrei na net, um site brasileiro também sobre noivos, e havia lá um tópico com perguntas e respostas que todas nós fazemos pela a altura do casamento, e achei por bem colocar aqui, que pode ser de alguma utilidade.

Aqui vai:

"Agradecimento

Qual é o tempo ideal para enviar um cartão de agradecimento do presente, após o casamento? Resposta: O correto, é logo em seguida da volta da "Lua de mel", sendo que geralmente, no cartão, aproveita-se para oferecer a residência.
Brunch

Gostaria de saber o que é o "brunch" e o que deve ser servido nele? Resposta: O "brunch" é uma refeição servida no meio da manhã (entre 10 e 11 horas) que substitui o café da manhã e o almoço. Geralmente, o cardápio consiste no seguinte: pães, tortas, salgados, patês, geléias, frios, bolos, salsichas e doces. As refeições devem ser as saladas leves e variadas, e um ou dois pratos quentes, que pode ser é a base de camarão, carne ou frango, que ficam dispostos em um réchauds. Para acompanhar, pode ser servido café, sucos, águas, refrigerantes e até cerveja. Tem quem opte pelo vinho branco.
Convite

Pode-se anexar ao convite de casamento um cartão da loja onde ficará a lista de presentes dos noivos? Resposta: Não. De forma alguma. Essa atitude é totalmente deselegante.

No convite de casamento, em vez de os pais estarem convidando, é deselegante os próprios noivos estarem convidando? Resposta: Não. Isso pode ser feito sem problemas, caso não seja surpresa de última hora para os pais, que podem ficar magoados com tal atitude, já que é tradição os pais estarem convidando, além do que, faz com que eles tenham muito orgulho desse acontecimento. Caso isso não cause problemas entre as famílias, não haverá problema algum, de os próprios noivos, encabeçarem o convite de casamento.
Convite recusado

É falta de educação recusar um convite para ser madrinha de casamento, quando não se está em condições financeiras satisfatórias? Resposta: Geralmente, só as pessoas mais amigas é que são convidadas para serem madrinhas ou padrinhos. Portanto, não é indelicado recusar um convite desses. Se for explicado com sinceridade, ninguém ficará ofendido.
Damas e Pajens

Qual o número ideal para damas e pajens, em um casamento? Resposta: O ideal seria no máximo três pessoas, podendo estar dispostas da seguinte forma: duas damas e um pajem à frente delas, ou duas meninas, ou ainda somente um casal. Também é a noiva quem oferece o tecido e o feitio das roupas, ou se compromete a comprá-las. Caso, os pais das crianças, façam questão de arcarem com as despesas, a noiva pode aceitar a oferta.
Gravata

Como se dá nó em gravata borboleta? Resposta: A gravata borboleta, hoje, é encontrada nas lojas, pronta para ser usada. O que acontece é que a gravata borboleta tradicional, tem um corte especial, facilitando assim dar o nó, só que no Brasil, justamente por quase não haver compradores e por ser uma peça de pouquíssimo uso, não existem fabricantes para ela. Por isso, é que no Brasil, as lojas que comercializam trajes de festas e para noivos, já as vendem e as alugam prontas.
Jantar

Como se deve preparar um jantar à luz de velas? Resposta: Primeiramente, as velas não devem ser perfumadas, para não confundir com o aroma da comida. Podem ser velas compridas, coloridas, em castiçais. Opte também por velas pequenas, "mergulhadas" na água, dentro de um recipiente, no centro da mesa, exemplo: podem ser velas só amarelas, com pétalas de rosas coloridas dispostas também dentro do mesmo pote. O ideal é não deixar só a luz das velas iluminando o ambiente, mas sim, uma outra luz indireta. O ambiente tem que ficar acolhedor, mas nunca escuro. A toalha usada, preferencialmente, deve ser de cor branca ou para os tons de bege. Mas dependendo da louça, se for mais simples, ou rústica, pode-se usar toalhas de estampas leves e até os jogos americanos. Colocar um música de fundo, com volume baixo, para que não atrapalhe a conversa durante o jantar. Detalhe: as velas já devem estar acesas quando os convidados chegarem.

Que tipo de comida servir em um jantar, após a cerimônia? Resposta: Para a comida, existem várias opções. O que não se deve esquecer é que nunca pode ser servido um tipo só de prato. Para qualquer prato escolhido, seja carne, frango ou frutos do mar, deve-se sempre acrescentar um tipo de massa, pois existem pessoas que não comem carne vermelha, outras têm alergia a frutos do mar etc. O strogonoff como sugestão de carne, sempre é bem-vindo, assim como um frango com catupiry, ou um camarão na moranga. Uma salada mista, que pode ou não conter algumas frutas (como o abacate e a manga) também são boas opções como entrada, quando usadas com molhos de salsa, mostarda e outros. Existem pratos bem mais sofisticados, que podem ser escolhidos, mas nem sempre agradam.
Lista de Presentes

Ao entregar o convite de casamento, em mãos, pode-se entregar junto, a lista de presentes? Resposta: Não. Essa atitude só é permitida, caso o convidado peça a lista, para poder ver as sugestões. Caso contrário, entregá-la, sem ser solicitada, é grande falta de bom senso, pois nunca se sabe se a pessoa que a está recebendo, quer, pode ou gostaria de comprar o que lhe está sendo sugerido. É preciso entender, que o presente de casamento não é obrigatório.
Luvas

O meu vestido de noivas será usado com luvas. Como devo proceder no altar e na hora da recepção? Devo tirá-las? Resposta: As luvas devem ser retiradas e serem entregues, no altar, junto com o buquê de noivas, para a madrinha da noiva. Se quiser colocá-las novamente, até a hora da recepção, ou até a chegada no local da festa, é permitido, mas, logo em seguida, deve-se retirá-las para comer e cumprimentar as pessoas.
Madrinhas

Para ser madrinha de casamento, pode-se usar no dia um vestido preto? Resposta: Não. Tanto o preto como o branco, são cores que devem ser totalmente evitadas. O preto é muito sombrio para um casamento e, na nossa sociedade, ele está ligado ao luto. Se quer usar um preto, ele só é permitido, caso esteja combinando com uma outra cor. O branco, por sua vez, deve ser a cor de exclusividade da noiva.
Moda Geral

Onde o jeans pode ser usado? Resposta: O jeans é uma roupa totalmente esportiva. As calças e saias, podem ser usadas no dia a dia, e até, para o trabalho, desde que coordenadas com blusas e camisas, e não camisetas. Mas em alguns locais de trabalho ele é totalmente permitido, pois é uma peça que já está incorporada na vida de todos. Só não pode ser usado em festas, coquetéis, casamentos e reuniões de trabalho.

O jeans combina com sapatos e cintos pretos? Resposta: Caso o cinto e o sapato sejam esportivos e não sociais, então combina. O mais adequado são os mocassins, sapatilhas, sandálias baixas, tênis e as botas.
Padrinhos

Para a cerimônia religiosa, podem ser convidados 4 casais de padrinhos para cada um dos noivos? Resposta: Pode. A quantidade de padrinhos fica a critério dos noivos, mas isso não quer dizer que todos eles vão conseguir ficar no altar, pois ainda tem os pais dos noivos. Se a igreja tiver um altar bem grande, então, sem problemas. Caso não caibam (sem ficar todo mundo apertado e encolhido), o correto será reservar a primeira fileira, da frente, na igreja, de um lado para a noiva e o outro para o noivo, para que todos eles estejam juntos, deixando assim, somente os pais dos noivos no altar.
Pais dos noivos

Se tanto o pai da noiva, como o pai do noivo, forem falecidos, como as mães dos noivos devem proceder na cerimônia religiosa? Resposta: As mães podem, tanto permanecerem sozinhas, ou podem convidar alguém da família, como um irmão ou um primo, para acompanhá-las no altar e na saída da igreja.

Como proceder, na hora da disposição no altar, caso os pais do noivo ou da noiva, sejam separados mas já estejam em outra união? Resposta: Se todos se dão relativamente bem, todos podem subir ao altar, com seus novos companheiros. Caso contrário, a preferência, obviamente, terá que ser somente dos pais verdadeiros. O mesmo procedimento será utilizado, caso só um dos dois esteja em outra união, sendo que o(a) novo(a) companheiro(a), deverá se sentar no banco, junto com os convidados.
Presentes

É deselegante pedir o dinheiro aos convidados no lugar do presente de casamento? Resposta: Aos convidados em geral, jamais! Pode sim, dar a sugestão aos padrinhos e familiares mais íntimos, explicando que isso ajudaria para a viagem de lua-de-mel.

Quando se recebe somente a participação de um casamento no civil, ainda assim deve-se enviar presente? Resposta: O presente de casamento é opcional. Ninguém é obrigado a dar. O que não pode é deixar de se manifestar. O correto, nesses casos, é enviar um telegrama ou um cartão de felicitação.
Terno

O noivo pode usar um terno comum na cerimônia religiosa? Resposta: Não. O correto é o noivo se diferenciar dos demais, afinal, é um dia especial. Mesmo a cerimônia sendo durante o dia, o ideal é usar um meio fraque, um jaquetão, mas nunca um terno comum. O terno é mais indicado para uma cerimônia no civil e também para ser usado pelos convidados.
Perguntas mais freqüentes

Pergunta: As damas e o pajem devem entrar junto com a noiva na igreja?
Resposta: Não. As damas e o pajem, entram primeiro, antes da música. Primeiro porque em se tratando de crianças, nunca se sabe se vão entrar corretamente ou não, ou se causarão alguma surpresa. Segundo porque diz a tradição que uma criança jamais deve entrar com a marcha nupcial na igreja. Terceiro porque crianças pequenas sempre são lindas e chamam a atenção e, nesse dia, a noiva tem que estar com as atenções totalmente voltadas para ela.

Pergunta: As daminhas devem ficar do lado esquerdo ou do lado direito da noiva?
Resposta: As daminhas entram pelo lado esquerdo da igreja e permanecem até o altar desse lado. A única mulher que entrará pelo lado direito na igreja é a noiva, que passará para o lado esquerdo no altar.

Pergunta: Pra quem eu devo dar o buquê para segurar no altar, para a minha daminha ou para a minha madrinha?
Resposta: Se a daminha não for muito pequenina e tiver idade para entender que ela deverá ficar segurando o buquê até a saída do altar, então o correto é que ela mesma segure, pois a daminha é na verdade, uma auxiliar da noiva, assim como o pajem é um auxiliar do noivo e segurará as alianças.

Pergunta: Minha madrinha diz que vai de chapéu no meu casamento que será à noite, e sei que não se usa chapéu neste horário. Como dizer a ela isso?
Resposta: Num casamento, os noivos é que costumam determinar aos padrinhos (quando querem) as cores que vão usar e às vezes até o estilo de roupa. Como não é mesmo correto usar chapéu à noite, o melhor é ser franca com sua madrinha em lhe dizer isso, explicando que ninguém usará chapéu.

Pergunta: Nessa onda de todo mundo ter telefone celular, como posso comunicar para que as pessoas desliguem o celular na hora da minha cerimônia? Resposta: O ideal seria não ter que fazer esse tipo de aviso, mas sabemos que, infelizmente, algumas pessoas não são nada discretas. O melhor é pedir ao próprio padre que celebrará o casamento, antes de iniciar a cerimônia, solicitar a um auxiliar que peça delicadamente (pelo microfone) que as pessoas desliguem seus aparelhos. Alguns padres, por prevenção, já estão fazendo isso, por conta própria, antes mesmo de iniciar a missa comum.