Dúvida, Comprar ou construir casa?? help | Page 3 | O Nosso Casamento

Fórum geral

Dúvida, Comprar ou construir casa?? help

147 entradas / 0 novo
Última
Quinta, 07/02/2008 - 16:14
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Oi Silvia,

Na câmara demora muito tempo a ser aprovado, +/- 3 meses... 1º aprovam o projecto de arquitectura e depois pedem-te o projecto de especialidades k pode demorar mais 3 meses a ser aprovado...

Quanto à construção depende muito do empreiteiro, no meu caso demorou 1 ano, mas tiveram parados uns tempos (ao todo talvez 3/4 semanas)

Por isso no meu caso demorou quase ano e meio, mas tive um amigo k deu um empurrãozinho na câmara para ser mais rápido...

Espero ter ajudado.

Beijinhos
Dora Lopes
22.09.2007

Quinta, 07/02/2008 - 16:36
Retrato de SílviaCr
SílviaCr
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 2 meses atrás
Desde: 18.10.2007 - 19:10

Muito obrigada... ajudas-te e muito...
Estava com receio de me casar e não poder ir para a nossa casa...
Apesar de ter noção de que o empreiteiro não ser o mesmo, a Camara é...
Assim fico mais descansada... a casa deverá ficar pronta para Maio de 2009... tempo quase um ano para a decorar...
Isto tem de ser uma coisa de cada vez - motivo: pouco € e também a ocupação profissional que só nos deixa os fins de semana!!!

Mais uma vez muito obrigada

Quinta, 07/02/2008 - 16:43
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Olá Saara

Quanto aos preços dos terrenos não te consigo ajudar, mas vou deixar-te aqui um conselho: não tenhas demasiada pressa na construção de uma casa. Normalmente uma casa, depende do tamanho e do feitio claro, demora mais ou 1 ano e meio a ser cosntruída...por exemplo a minha, que tem 3 pisos e tb tem a forma em L demorou 1 ano (também puxei pelo construtor), mas por exemplo o meu primo construiu em 7 meses e ele provavelmente vai-se arrepender...isto tem a ver com o tempo de secagem da casa...por exemplo a minha teve 4 semanas parada para secar as placas...isto tudo para evitar problemas de humidades interiores e problemas futuros...ainda me lembro do meu primo estarem a estucar a casa por dentro e passado nem meia dúzia de dias colcoarem as portas e janelas e a pintarem as paredes...ous seja, a casa assim não seca devidamente...é tudo muito de repente, percebes?

Mas claro, isto é só um conselho...cada um faz o que quer...eu tb tive pressa em ter a minha casinha...que ainda não a tenho....vai-se ser entregue em fins de março (mas foi começada a 13 de abril do ano passado)...já achei um tempinho bom...

Desejo-te muita sorte e felicidades para a construção

Beijinhos

Qualquer coisa é só dizeres...se eu puder ajudar terei todo o gosto...

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Quinta, 07/02/2008 - 16:51
Retrato de Saara
Saara
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 meses atrás
Desde: 08.01.2008 - 16:02

Obrigado pela ajuda. Eu estava a pensar começar a tratar de tudo em Junho deste ano pk é knd posso financeiramente falando. Ou seja se a construçao começasse em Outubro praí ja nao era mau, mesmo que so fosse acabada em Outubro de 2009 eu kero kasar em Julho, fikava uns meses numa casa k os meus pais tem a venda, o meu medo e k demore mt mais...pk sempre ouvi akela do kem kasa ker kasa e por isso n keria incomodar ng faço-me entender? mas pode ser k consiga ter td pronto num ano.

Quinta, 07/02/2008 - 16:51
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Olá Sìlvia

O meu testemunho é parecido com o da Dora...o processo na câmara foi igual...e o tempo de construção da casa é de 1 ano.
De qualquer forma é sempre bom ter a certeza se o terreno no qual se pretende construir é viável para tal...por exemplo a minha cunhada demorou imenso tempo a ser-lhe aprovado o projecto por causa disso...andou em reuniões....parecia que nunca mais acabava...o ideal é os terrenos estarem ok, e o projecto tb claro...se tiver tudo em conformidade com as leis deles não demora muito tempo...

Quanto à construção depende do feitio e do tamanho a casa...por exemplo o telhado da minha casa deu imenso trabalho...eles coitados já andavam esgotados com ele (por ser telha vidrada, e ter muitos cortes)...à coisas que demoram mais tempo que outras...também é bom estarmos atentos ao decorrer da situação...oq ue é necessário ir tratando...ir escolhendo os materiais, azulejos, madeiras, etc...para quando chegar a altura já está tudo escolhido é só mandar vir e colocar...

Mas acho que tens tempo para construires a tua casinha...mete mãos ao serviço e força!
Espero que corra tudo bem, e que tenhas a sorte que eu tive com o meu construtor que tem sido impecável e que nunca falhou com nada...

Beijinhos

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Quinta, 07/02/2008 - 16:56
Retrato de SílviaCr
SílviaCr
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 2 meses atrás
Desde: 18.10.2007 - 19:10

Muito obrigada pelo teu testemunho...
Eu sei que o terreno tem viabilidade, além de ser um lote (inserido num loteamento) estive na camara de Torres Vedras a ver a area de implementação da casa e outras coisas...
Assim fico mais traquila... gostava de me casar e ir para a nossa casa... tipo. começo de vida novo...
Imagino acordar na casa dos meus pais - sozinha e adormecer na nossa casa, acompanhada pelo meu "marido" (agora namorado) na nossa casa...
Muito obrigada

Quinta, 07/02/2008 - 17:30
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Em termos de tempo e de exigências a câmara de torres é bem pior k a das caldas, pelo menos é o k oiço toda a gente a dizer!!

Beijinhos
Dora Lopes
22.09.2007

Quinta, 07/02/2008 - 17:37
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Confesso que tive uma ajudinha lá dentro...mas ao todo, já com projectos de especialização, e entrega da licença de cosntrução demorou 7 meses...mas ouve-se falar no mínimo 1.5 ano...mas eu não quis assustar a noivinha, porque isso varia de câmara para câmara...por exemplo a de óbidos é rapidíssima...interessa é correr tudo bem, e o processo não ficar encalhado por alguma razão...

Olha já agora, quanto tempo demorou a câmara para te entregar a licença de habilitabilidade? a mim disseram-me que demoraria 3 a 4 semanas...é verdade?
Ai meu deus...quero ir para a minha casinha...lol

bj

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Quinta, 07/02/2008 - 18:16
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Sónia não digas a ninguém mas eu estou lá ilegal LOLOLOLOL
Ainda não tenho a licença de habitabilidade, mas não contes a ninguém senão ainda me expulsam hehehehehehe

Esta demora foi porque durante a construção fizemos umas alterações e então dei entrada de um projecto de alterações k demoraram 1 semana a aprovar agora estou à espera k me aprovem o de especialidades k já vai em 3 semanas, estou a ver k tenho k pedir mais uma ajudazinha para ser mais rápido ;-)

bjs
Dora Lopes
22.09.2007

Segunda, 11/02/2008 - 10:09
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Ai esta marota...nem devias de comentar isso...lol....mas talvez não demore muito mais tempo...olha sei que para adquirir a licença de habitabilidade pode demorar a 3 a 4 semanas (aqui nas caldas)...no fim da casa estar pronta...tb não sei se resisto el ir para lá...lol...

Bj

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Segunda, 11/02/2008 - 10:59
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Oi sónia podes crer, não devia ter dito isto buaaaaaa :S:S

Olha já agora uma dúvida, não sei se me podes esclarecer... Quando te enviaram a licença de construção deram-te um prazo para inscreveres a casa nas finanças, certo? Acho k o prazo era 60 dias...

Como inscreveste a casa? Foste pessoalmente às Finanças ou inscreveste através da net?

Beijinhos e obrigada
Dora Lopes
22.09.2007

Segunda, 11/02/2008 - 12:00
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Eu fui pessoalmente às finanças (na parte dos IMIS)...mas quem tratou de tudo foi um solicitador...como eu tenho muito medo dessas coisas e de fazer alguam coisa mal feita paguei a solicitador para me tratar da papelada toda (ainda mais porque se tratava de um terreno que era do meu pai...a por causa da doação que ele me fez daquela parcela, o terreno dele foi redimensionado e teve de ser actualizado nas finanças)....paguei um dinheirão ao solicitador, mas pronto...estu descansada com isso...espero eu!

Beijinhos

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Segunda, 11/02/2008 - 12:07
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Ah mas isso do terreno já temos actualizado.
O nosso também foi uma doação tanto k o projecto deu entrada na câmara em nome da minha sogra, só depois de aprovado é k pedimos um averbamento para o nosso nome... Isto também foi tudo uma solicitadora k tratou, bolas pá paguei quase 1000€ BUAAAAAAAAA é o k dá não sabermos tratar nós das coisas... :-(

Mas quando recebi o oficio da câmara a emitir o alvará de construção dizia k tinhamos um prazo para inscrever o prédio nas finanças e é isso k estava a perguntar se já tinhas inscrito, se calhar fizeste tudo no fim...

Bjinhos
Dora Lopes
22.09.2007

Segunda, 11/02/2008 - 14:07
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Não...o meu processo foi semelhante ao teu...quando demos entrada do nosso projecto ele ía em nome do meu pai...e só no fim de aprovado é que as áreas foram actualizadas...mas pronto é como te disse...foi o solicitador que tratou de tudo...penso que isso tb...vá vá lá...quase 1000€...eu gastei 1810€..até fiquei azul...Enfim...porque é que nós não sabemos de tudo um pouco? lol...

Bj

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Terça, 12/02/2008 - 10:06
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Bolas sónia e eu a pensar k tinha gasto muito!!

Podes crer, deviamos saber de tudo um pouco, eu acho k a minha ainda não está inscrita nas finanças, pelo menos eu entro no site e só me dá o terreno como património... A solicitadora só me tratou da doação do terreno, o resto fomos nós.

Bjs
Dora Lopes
22.09.2007

Terça, 12/02/2008 - 10:26
Retrato de dani10
dani10
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 13.11.2007 - 18:10

Desculpem estarme a meter na conversa mas tou a começar este processo todo..
Tb nos vão fazer uma doação do terreno, mas sou eu que vou fazer de solicitadora.lolol não tou para pagar um dinheirão só para me pedirem papelada!!mas tb tenho algumas pessoas conhecidas que me ajudam para saber o que preciso de fazer..ninguem teve doação com usos e frutos? nós vamos primeiro tratar da doação e só depois avançar como projecto..vi ontem na net que se for doação com usos e frutos só pagamos imposto sucessório qd a pessoa que doar morrer..pelo menos foi issso que percebi..
Beijos
Daniela :)

Terça, 12/02/2008 - 11:31
Retrato de citra
citra
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 12 meses atrás
Desde: 14.11.2006 - 18:47

Daniela,
Às vezes ao poupar não há ganho...
Acho bem que as pessoas tentem fazer por elas próprias o máximo que podem, mas para isso, muitas vezes, precisam de aconselhamento e esse parece ser o seu caso.
O usufruto é um direito real de gozo. E a sua definição é: " É o direito de gozar temporária e plenamente uma coisa ou um direito alheio sem alterar a sua forma ou substância." Como qualquer figura jurídica, tem especificidades e são estas as que lhe interessa saber, porque não se trata apenas de não pagar o imposto sucessório. Tratam-se das implicações legais da constituição de usufruto. Deveria-se informar junto de um advogado sobre a melhor opção. Para isso basta uma consulta, não necessita que seja o advogado a tratar da papelada.
Mais vale prevenir do que remediar. Informe-se sobre as diversas possibilidades.
Felicidades

Terça, 12/02/2008 - 11:41
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Oi Daniela não tens k pedir desculpa ora essa, toda a gente pode participar...

Não sei se será bem assim como dizes, ou seja numa doação com usos e frutos o terreno não é vosso, só é vosso qdo a pessoa k o doar morrer, pelo menos penso k seja assim.
Não sei se estavas a pensar fazer um crédito habitação, mas em termos de financiamento é melhor perguntares se o banco empresta o dinheiro uma vez k não podes dar o terreno como garantia...

Fazes muito bem em seres tu a tratar das coisas, poupas muito dinheirinho, mas olha k as voltas a dar são muitas mas se tens disponibilidade óptimo, a parte de preencher os registos são uma seca ainda bem k tens quem te saiba ajudar :-) Olha já perguntaste isto a essas pessoas k te vão ajudar, pode ser k saibam!!

Bjs
Dora Lopes
22.09.2007

Terça, 12/02/2008 - 15:59
Retrato de Andreiaantunes
Andreiaantunes
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 07.05.2007 - 18:22

Eu pessoalmente acho preferível pagar a um solicitador. Só o tempo q se perde nas finanças, notários, etc.
A minha levou-me 500 euros e tratou de tudo em 2 meses. Dúvido que conseguisse fazer tudo no mesmo tempo!
Mas isto é a minha opinião....é que é complicado correr o risco de não fazermos tudo bem à 1ª e depois temos de pagar mais...

Por exemplo, há muita gente que não sabe que é conveniente fazer o levantamento tipográfico para incluir a área exacta na escritura. Esses dados são necessário quando fizeres o projecto. O que acontece é que depois tem de se fazer uma rectificação de área e paga-se logo + uma escritura.

Andreia

Terça, 12/02/2008 - 17:02
Retrato de dani10
dani10
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 13.11.2007 - 18:10

Eu só estou no inico, mas tb só me meti nisto porque tenho muitos conhecidos que me podem ajudar e aconselhar..
Eu tb pagava ao solicitador se tivesse dinheiro para tanta coisa..ja tenho de pagar escritura de casa, da doação( que é uma quinta por isso vamos pagar um dinheirão), projectos e etc. Quanto ás coisas que são precisas para a casa tb tenho o meu pai que é construtor e sabe o que é preciso.
Tenho de me sacrificar e estar até alguns dias sem almoçar mas poupo esse dinheiro...

Beijos

Daniela :)

Terça, 12/02/2008 - 18:25
Retrato de Andreiaantunes
Andreiaantunes
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 07.05.2007 - 18:22

Se tens quem te aconselhe, acho que fazes bem em avançar, assim poupas algum! No meu caso, nao percebia nada e tinha a certaza que ia meter água.

Infelizmente, também tive de pagar as escrituras, o projecto (ainda só paguei uma parte, o resto pago quando for aprovado), terei de ser eu a pagar tudo...é a vida...

Andreia

Terça, 12/02/2008 - 18:56
Retrato de dani10
dani10
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 13.11.2007 - 18:10

nem sei de onde vai vir tanto dinheiro..
mas digo-te se nao tivesse esses amigos desistia!porque nós nao percebemos nada e depois á sitios que valha me deus!
tive duas horas na conservatoria para perguntar umas coisas sai de lá a saber o mesmo!!!
e depois ainda temos de ouvir os senhores solicitadores a dizer que não deviam dar informações, etc, etc.
Claro porque querem que nós lhe vamos dar o dinheiro.
mas é complicado reconheço..
e eu estou mesmo no inicio, 2 semanas mais concretamente!!
ainda vou ter que ter muita paciencia..mas como quero ver a minha casinha em pé ninguem me vai fazer desistir!!

Beijos
Daniela :)

Quarta, 13/02/2008 - 01:43
Retrato de Marlene24
Marlene24
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 7 meses atrás
Desde: 13.02.2008 - 01:32

Olá meninas!

O meu sonho também é construir casa, mas cada dia vejo esse sonho mais longe de ser concretizado.
Tenho terreno para contruir casa, e não pretendo de forma alguma comprar casa já feita ou apartamento. O meu grande problema, é que estou desempregada (sou educadora de infancia) e os bancos não fazem emprestimos a casais, quando um dos elementos está desempregado. Por isso vou ter que adiar os meus sonhos (construir casa e casar) por mais uns aninhos, visto que as minhas perspectivas de futuro estão negras.
Mas dou desde já os meus parabens a todas as noivas que já têm o seu ninho de amor, e tambem a todas aquelas que ainda não o têm,mas estão quase.

Quarta, 13/02/2008 - 10:14
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Pois é Marlene, é muito complicado quando um está desempregado, mas nunca desistas, vais ver k em breve conseguirás um emprego e então podes começar a realizar os teus sonhos.
O importante é nunca desistir ainda p'ra mais já tens o terreno k é uma grande ajuda.

Dora Lopes
22.09.2007

Terça, 19/02/2008 - 18:31
Retrato de nfaria
nfaria
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 1 mês atrás
Desde: 21.11.2007 - 14:47

Nada como comparar preços de casas e terrenos para tirar a limpo qual a melhor opção. Tens de ter em conta a inflacção anual e a perspectiva de valorização do terreno/casa em função da área onde se encontra.

Aconselho a procurares em

www.casas.com.pt (funciona como se fosse o Google)

terrenos e casas parecidas ao que tens/pretendes para teres uma noção real dos valores comerciais.

Para construção tens a desvantagem de ter de esperar por legalizações, construções, atrasos, acertos, etc... Dá muitas dores de cabeças porque tu és o fiscal mas fica 100% ao teu gosto. Mas tens de garantir que não interrompes a obra porque senão a casa começa a deteriorar-se logo nas fundações.

Quarta, 20/02/2008 - 09:38
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Olá a todas

Vou colocar uma foto da minha casa que já está pintada e com o muro forrado a pedra...só falta envernizar, e meter calçada rente ao muro até à estrada...para quem tem acompanhado a minha obra deve gostar de ver o resultado...

Depois dêe-me as vossas opiniões por favor.

Beijinhos
Felicidades
E boas construções/compras!

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Anexos da mensagem: 
  • DSC00350.JPG
  • DSC00351.JPG
Quarta, 20/02/2008 - 10:21
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Sónia parabénsssssss, ficou muito gira mesmo, o muro também está espectacular.
Apesar de não ter nada a ver com a minha gostei bastante, o laranja fica lindamente.

Bjinhos e estás quase a ter a chave na mão ;-)
Dora Lopes
22.09.2007

Quarta, 20/02/2008 - 11:01
Retrato de Daninela
Daninela
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 7 meses atrás
Desde: 04.10.2007 - 23:56

olá bom dia, eu optei por comprar terreno para construção, sou de POnte de Lima, aqui os terrenos sao muito caros!
o meu tem 538 m2 e custou 25000€!
e Claro pedimos emprestimo, nao temos pais ricos nem herdimos por isso tivemos q nos fazer à vida!
Agora tamos com um probleminha e queria saber se alguma de vós ja passou por isto: nos registos provisorios (a imobiliaria é que esta a tratar dos papeis)apenas está registado 500m2 e claro se o emprestimo era 25000 para 538m2, o banco ja nao empresta este valor pq se é 500m2 nao é 538m2, certo?
Nem eu nem o meu futuro marido compramos nada anteriormente, por isso a minha questao é a seguinte, será que dá para rectificar os registos provisorios e colocar lá 538m2?
Nem eu nem o meu namorado temos responsabilidade neste processo, mas sim a imobiliaria, nós nao pagamos qq custo, até pq nos ja pagamos os registos provisorios, agora se tivermos q pagar mais alguma coisa (retificaçao) é a diferença dos 38m2 mais nada...quem tem q pagar é a imobiliaria (porra parece a 1º vez q venderam um terreno...)
nao acham que temos razão?
desculpem lá o testamento mas realmente tinha que desabafar isto com alguem! beijinhos

Quarta, 20/02/2008 - 11:12
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Obrigada Dora

Sim de facto já tenho quase a chave na mão...mas ainda falta alguns acabamentos...o carpinteiro ainda lá anda...os estores foram para lá hoje...falta colocar o chão de madeira, e as colocar as louças nas casas de banho...colocação de chapas e portões exteriores...o construtor diz que são mais 2 a 3 semanas e depois voilá! Lá vamos nós!
Obrigada pela tua opinião e comentários. Fico muito contente por teres gostado. Claro que eu sou suspeita para deixar a minha opinião...lol...é um sonho que se está a realizar...

Beijinhos
E muitas felicidades

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Quarta, 20/02/2008 - 13:03
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Daniela, na realidade quanto é k tem o terreno? 538m2 certo? Acho k o banco te empresta o dinheiro na mesma, mas repara para ti é melhor que tenhas tudo actualizado, por isso acho melhor pedires à imobiliária para te actualizar a caderneta do terreno... não sei, é só a minha opinião, é certo que assim vais pagar menos 38m2 de IMI mas eu preferia ter tudo legalizado, para todos os efeitos o k conta é o k está na caderneta e não o k é falado.

Bjinhos
Dora Lopes
22.09.2007

Quarta, 20/02/2008 - 13:05
Retrato de Andreiaantunes
Andreiaantunes
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 07.05.2007 - 18:22

Gostei muito da tua casa, embora muito diferente da minha (que ainda só está no papel...).
Já tinha pensado em por calçada na minha, sabes um pouoc mais ou menos em quanto fica?

Obrigada,

Andreia

Quarta, 20/02/2008 - 14:07
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Olá Andreia

Obrigada pelo teu comentário. Relativamente ao preço da calçada não sei a quanto fica, porque isso foi logo conversado com o construtor e ficou por conta dele. De qualquer forma posso perguntar-lhe e depois digo-te. Agora quando estiver com ele já lhe pergunto, tá?

Beijinhos
Felicidades

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Quarta, 20/02/2008 - 14:08
Retrato de Daninela
Daninela
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 7 meses atrás
Desde: 04.10.2007 - 23:56

POIS O TERRENO TEM 538M2! E nao o banco nao empresta a totalidade de 25000€, pois se o terreno anteriormente com 538m2 tinha sido avaliado pelo banco em 42000€, agora com 500m2 (como escrituraram)so me avaliaram em 38000€!e clari eu quero tudo actualizado e conforme a lei, nao quero um dia mais tarde andar a pagar multas!
Ja agora uma pergunta até talvez uma pergunta sem nexo mas arrisco!quando é que se paga o IMI, temos isençao nao é?6 anos, mas a 1º prestaçao paga-se sempre?
Obrigada e desculpa a minha ignorancia!

Quarta, 20/02/2008 - 14:17
Retrato de Andreiaantunes
Andreiaantunes
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 07.05.2007 - 18:22

Obrigada Sónia!

A questão é que dizem que fica caro. E por vezes não é bem assim. No entanto já reparei que o teu construtor é porreiro (€€€)!

Andreia

Quarta, 20/02/2008 - 14:30
Retrato de Andria
Andria
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 8 meses atrás
Desde: 06.07.2007 - 15:36

Parabéns, sónia devo dizer-te que a tua casa está espectacular, simplesmente linda, não vejo o dia de ver a minha assim, mas infelizmente nem começada ainda está!!!!bem devo dizer que me parece que tu tiveste mesmo muita sorte com o teu empreiteiro!!!de onde é ele???será que não faz obras aqui na minha zona, hehe!!!
Muitos parabéns, apesar da minha casa ser de arquitectura moderna(tipo caixote, como me dizem), gosto de ver todo tipo de obras e a tua ficou muito gira!!!
Eu ando um pouco desanimada,o tempo passa e nada anda, hoje então estou de todo!!!
beijinhos e mtas felicidades, já estás quase na tua casinha nova!!!
Ândria Matias

Quarta, 20/02/2008 - 14:52
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Daniela, não é nada uma pergunta sem nexo...
Não te sei dizer ao certo quanto se paga, mas posso ver em casa qto paguei pelo meu terreno e depois digo-te.

Acho k estás a fazer confusão com a isenção, uma coisa é o IMI do terreno e outra é depois da casa estar feita, antigamente é k havia um prazo estipulado igual para todos, mas hoje em dia depende do valor da casa, podes ter 1/2/3/4... anos de isenção, ando a pesquisar sobre isso mas não encontro nada, assim k descubra digo.

Bjinhos e desculpa mas não consigo ajudar muito
Dora Lopes
22.09.2007

Quarta, 20/02/2008 - 15:26
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Daniela, outra coisa então se o banco te avalia 500m2 por 38.000€ não te emprestam 25.000€? Mesmo assim a avaliação continua a ser bem maior do k o k estás a pedir...

Olha encontrei esta tabela:

Qual a duração da isenção do pagamento do IMI?

O número de anos de isenção, varia de acordo com a seguinte tabela:

Valor Tributável (€) Anos de Isenção
Até € 157.500 6 anos
De mais de € 157.500 até € 236.250 3 anos
Mais de € 236.250 0 anos

Nota: Os imóveis classificados como património cultural estão isentos de IMI.

Bjinhos
Dora Lopes
22.09.2007

Quarta, 20/02/2008 - 15:46
Retrato de Daninela
Daninela
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 7 meses atrás
Desde: 04.10.2007 - 23:56

olha vou ver isto muito bem visto em relação aos registo pq realmente ja estou a ficar preocupada!comprei 538 m2 nao 500!por 25000€, nao é por nada mas é que mais tarde pode vir a dar problemas!comprei a 46,47€/metro o que dá 25000€, agora menos 38m2 dá menos 1765,86€,ai ai ai!como se diz aqui:"nao ha pão pra malucos"...
beijinhos

Quarta, 20/02/2008 - 15:49
Retrato de Andria
Andria
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 8 meses atrás
Desde: 06.07.2007 - 15:36

Olá Daniela, desculpa estar a ontrometer-me na conversa mas é apenas para te alertar para o facto que tu podes realmente pedir isenção de imi quando fizeres a compra do terreno, mas lembra-te que depois quando construires o valor de imi vai aumentar e depois não podes pedir nova isenção!!!!só podemos pedir isenção de imi uma vez!!!e claro que será mais vantajoso para ti pedir isenção apenas quando tiveres lá a casa também, porque ai vais pagar mais de imi!!
Por exemplo eu tenho terreno e estou para começar a construir mas ainda não começamos e eu pago o imi do terreno, só vou pedir isenção depois de construir a casa, porque ai tenho de ir às finanças de novo actualizar a matriz do terreno e o valor patrimonial de incidência do imi aumenta, e ai é que interessa estar isenta!!!
Desculpa de me meter é apenas um conselho
bjs e boa sorte
Andria

Quarta, 20/02/2008 - 15:55
Retrato de Daninela
Daninela
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 7 meses atrás
Desde: 04.10.2007 - 23:56

Muito obrigada Andria! e Realmente tens razao...Assim faz toda a logica! Também quero ver se ainda começo a contruir lá para o Verão vamos ver, ja vejo isto um pouco complicado... mas vamos ver se realmente nao desanimo e as coisas andam pelo melhor...

Obrigada mais uma vez a todas...

Quarta, 20/02/2008 - 16:29
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Olá ANdreia
Sim, eu tive muita sorte com o meu construtor...e tem sido muito correcto...claro que para o preço que foi falado, não inclui muita coisa (foram extras e fomos nós que pagámos), como por exemplo ,a cozinha, a pedra do muro, o pavimento na parte lateral da casa, uma escada interior em ferro, duas paredes em tijolos de vidro para as casas de banho e o chão em madeira para a casa...ainda foram alguns extras que pagámos à parte...mas no geral ele fez um bom preço (mais que tem telha vidrada que o custo é o dobro da normal) e aquecimento claro (piso radiante em toa a casa, nos 3 pisos).

Mas ele é um porreiraço.

Na altura dos orçamentos tb ouvi que era mutio caro, que era mais barato colocar pavimento a imitar calçada...mas eu acho que a diferença vale a pena...é muito mais bonito...tem é de ser bem aplicada para não ganhar ervas, etc...

Mas eu quando falar com ele eu pergunto-lhe. Ainda esta semana. Depois digo-te.

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Quarta, 20/02/2008 - 16:38
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Olá Andria

Muito obrigada pela tua opinião...gosto sempre de ouvir opiniões de outras pessoas...de facto foi uma obra muito pensada, muito planeada, eu e na altura meu namorado desenhamos a casa, divisão por divisão, imaginámos os materiais, os sítios onde colocamos televisores para metermos as fichas na parede para não se verem os cabos pendurados (porque nós queremos as tv na parede), enfim....esmifrámos todos os pormenores...a o bra foi começada em 13 de abril 2007 e vai-me ser entregue, se tudo continuar a correr bem durante o próximo mês...ando de facto muito ansiosa para ir lá para dentro...

Mas claro, tudo leva o seu tempo...a papelada então é um castigo...e depois como é uma coisa que desejamos muito parece que o tempo passa devagar, né? Mas tem calma, tudo há-de correr bem...

Quanto ao construtor tive muita sorte com ele...nunca tive uma discussão, um problema, um artrito que seja...sempre cumpriu com tudo, materiais, nós escolhemos tudo, os trabalhadores foram todos os dias...enfim...5 estrelas...recomendo vivamente...

Ele é da minha zona (caldas da rainha)mais precisamente de uma localidade chamada Mestras. Mas ele tem obras não só aqui...andou a fazer umas em lisboa...não sei de onde és...mas olha, é um excelente profissional.

Se precisares de alguma coisa diz-me...se eu puder ajudar farei com todo o gosto, e mais uma vez, muito obrigada pela tua opinião e comentário.
Felicidades
E boas construções

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Quarta, 20/02/2008 - 16:39
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Andria não tens nada k pedir desculpa!!

E ajudaste bastante, conseguiste esclarecer muito melhor k eu :-)

Mas há uma coisa k me faz um pouco de confusão e k vinha também nessa tabela k vi na net:
"Esta isenção não pode ser reconhecida mais do que duas vezes à mesma pessoa ou agregado familiar."

Com isto entendi k podiamos pedir 2 vezes, não?
Eu vi isto tudo no site do bpi:
http://www.bpiimobiliario.pt/fiscalidade/taxasImpo...

Bjinhos e obrigada pelos esclarecimentos
Dora Lopes
22.09.2007

Quarta, 20/02/2008 - 17:08
Retrato de Andria
Andria
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 8 meses atrás
Desde: 06.07.2007 - 15:36

"Esta isenção não pode ser reconhecida mais do que duas vezes à mesma pessoa ou agregado familiar."
sim é verdade mas a isenção não se pode referir ao mesmo terreno!!!por exemplo uma amiga minha tinha um apartamento e passados uns anos decidiu comprar casa, ela tinha isenção do apartamento e depois conseguiu pedir isenção para a nova casa mas porque não estavam identificadas na mesma matriz!!pelo menos acho que é assim!!
bjinhos e obrigado pelos esclarecimentos também
Andria Matias

Quarta, 20/02/2008 - 17:18
Retrato de DoraL
DoraL
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 16.05.2007 - 14:51

Ah ok, tem lógica ser assim!!

E como só se pode pedir 2 vezes, se ela comprar outra casa já não deve poder pedir o imi...

Bjinhos e obrigada mais uma vez
Dora Lopes
22.09.2007

Terça, 02/09/2008 - 14:02
Retrato de anfilove
anfilove
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 8 meses atrás
Desde: 10.07.2008 - 19:58

sei que cheguei um pouco tarde mas gostaria de saber se alguma de vos é de Mafra ou vai construir nesta zona ???
Gostaria de saber se os terrenos são muito caros e se as burocracias com as câmara municipal são muito complicadas?
Obrigada a todas
beijinhos