Dúvida, Comprar ou construir casa?? help | O Nosso Casamento

Fórum geral

Dúvida, Comprar ou construir casa?? help

147 entradas / 0 novo
Última
#1 Terça, 11/12/2007 - 15:57
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

Dúvida, Comprar ou construir casa?? help

olá meninas, pois é, no começo do proximo ano eu e o meu amor, vamso começar a ver casas ou terrenos. como a familia dele, quase todos construiram casa e até sai mais barato e fica á nossa maneira ha varias coisas que demoram tmepo.
para começar ha terrenos super caros, teremso k ir um pouco mais longe da nossa zona, e queremos um terreno que ja esteja aprovado pela camara, depois é o projecto da casa, ams isso, temos um arquitecto na familia e também empreteiros. enfim tmeos mt coisa a nosso favor e com já 20 mil contos faziams uma excelente casa (a do meu namorado tem 3 andares e custou 12 mil contos ja com o terreno) mas nestes tempos os terrenos estao bem mais caros. e para comprarmos ja feita, eu sou taoe squeisita que nunca vou encontrar a casa dos meus sonhos!!!!
o que acham? ambos queremos construir mas inda assim queremos saber mais deste projectos, complicaçoes etc.
o que me dizem? como foi com voçes??

beijinhos e obrigada lindas

beijinhos

Terça, 11/12/2007 - 16:08
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 6 meses 4 sem atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

ola...
eu para ja n compro pk vou ficar em casa dos meus pais ja k eles n moram aki mas assim k puder compro um apartamento pk n vai dar para mais...
s tens esse dinheiro pk n construir? ao menos fazes td cm gostas e so tem o contratempo e d demorar mais tempo...
mas com um pouco mais d paciencia teras td a tua maneira o k e optimo...axo k vale a pena esperar no teu caso...
xinhus*** =P

Terça, 11/12/2007 - 16:09
Retrato de FilomenaM
FilomenaM
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 04.09.2007 - 18:28

Bem, estou num dilema parecido... ou não!

Neste momento trabalho e vivo no Porto, mas a médio praso pretendo mudar-me para Aveiro para uma moradia. Neste momento estamos a procurar entre terrenos e casas em projecto ou construção, mas lá está: não aparece a casa dos nossos sonhos!

Temos que ser realistas: se aparecer a casa dos teus sonhos no sítio dos teus sonhos tu vais pagar tudo: o terreno caríssimo, a construção da casa, e o lucro de toda a gente!

Caso optes por fazer a casa, tens que estar preparada para todas as burocracias, todas as indecisões, mas acho que vai compensar! Tanto monetáriamente como no produto final ao teu gosto!

Acho que deverias começar a fazer um esquema do que gostarias de ter na tua casa: organização do espaço, orientação solar, infra-estruturas, etc, e depois, mediante isso, ve o que encontras nas imobiliárias e os preços. e preços de terrenos que te agradem... e depois é só fazer as contas!

Eu provavelmente também vou fazer projecto, até porque como sou eng. tenho facilidade em algumas áreas, mas só de pensar na trabalheira... desespero!

Boa sorte!

Terça, 11/12/2007 - 16:13
Retrato de dani10
dani10
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 13.11.2007 - 18:10

Não te posso ajudar muito porque tb ainda não começamos a fazer a casa...mas para a primavera tb vamos começar a tratar da papelada (já temos terreno mas vamos ter que passar para nosso nome). Sei que dá muita dor de cabeça, mas decidimos construir porque para além de termos terreno o meu pai é construtor e assim a casa fica mais barata e ao nosso gosto. Não sei de onde és mas de certeza que não fazes uma casa por 12 mil contos... infelizmente..o meu namorado no outro dia disse me que viu no jornal aqui na zonha de santarém e era tudo á volta de 40 mil contos..eu espero conseguir fazer a minha por metade!!lol
Isto tudo para dizer que prefiro fazer do que comprar já feita.

Beijos
Daniela :)

Terça, 11/12/2007 - 16:22
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

a casa de 12 mil contos é casa do meu namorado e foi construida pelo pai dele á 20 anos atras.
os terrenos na minha zona (CASCAIS) como devem imaginar sao carissimos, mas ha uns mais longe, nao tanto mais baratos, enfim estou num dilema.

adorava construir á minha maneira, tenho-a ideializada lol tenho mts pessoas que me podem ajudar, construçao, projecto, aprovaçao de projectos na camara etc. sei que vai demorar mt tempo, mas depois compensa.

ha muita burocracia, e eu que o diga, papelada para tudo, para pedir, para levantar lol enfim.

vi num site, que so dpeois de a casa estar construir é que começamos a pagar o credito é verdade?? penso que nao. vou ver terrenos e ver os pros e os contras.
muito obrigada meninas.

ah ao construir sabemos o estado da nossa casa, mts pessoas ao comprar nao contam com certas coisas, humiadde, o amterial que foi utilizado na construçao.

adorava mesmo construir mas queria saber mais promenores (grandes) da dificuladde que exsite ao construir. e quanto tempo demora e tal.

beijinhos e muito obrigada a todas

Terça, 11/12/2007 - 16:40
Retrato de FilomenaM
FilomenaM
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 04.09.2007 - 18:28

É assim, o tempo de construção depende do empreiteiro, da casa, das burocracias, etc.

No entanto, se pensarmos que um edificio se constroi num ano ou menos, uma moradia não é muito demorada!

Também concordo com a escolha de materiais, principalmente quando estás dentro da matéria... quando vou às immobiliárias acabo sempre a perguntar se em possibilidade de compra facultam o projecto final para analisar... mesmo assim é duvidoso! Sendo tu a controlar sabes o que estás a pôr!

Terça, 11/12/2007 - 16:59
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

hoje em dia, ao preço que as casas estao é muito mais barato construir. nao quero sempre a mudar de casa, até pk odeio mudanças lol

mas tirando o terreno, que vou achar o mais barato possivel, façoa s coisas ´minha maenira e sai mais barato. compensa muito mais construir hoje em dia. mas veremso como vai ser. primeiro um terreno e depois pensa-se no resto.

beijinhos e bgd

Terça, 11/12/2007 - 17:53
Retrato de nat_nat
nat_nat
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 dias atrás
Desde: 25.06.2007 - 16:30

Pois nós optámos por construir. Quer dizer, o meu noivo porque eu preferia comprar.
Realmente construir é capaz de ficar mais barato se não te deixares levar pelos sonhos... porque esses são caros!! E construir não é sinónimo de estar como nós idealizámos. A verdade é que muita coisa tive que abdicar.
Paciência e tempo é aquilo que não pode faltar. Dá muito trabalho e dor de cabeça. É preciso andar sempre em cima do acontecimento. Claro que ao seres tu a escolher as coisas tens a garantia de que é bom.

No final é muito bom sentires que tens ali o teu cantinho...
Meninas qq coisita... ando por aqui sempre à disposição...
Beijinhos

Terça, 11/12/2007 - 17:56
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

sim eus ei que ha coisas que nao podemos fazer lol
podes me explicar melhor todo o processo, as implicaçoes etc e tal?
quais os procedimentos todos pleasseee

beijinhos e obrigadaaa

[email protected]

Terça, 11/12/2007 - 18:21
Retrato de nat_nat
nat_nat
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 dias atrás
Desde: 25.06.2007 - 16:30

Primeiro tivemos que verificar na câmara o que é que se podia fazer no terreno... porque nem sempre se pode ocupar toda a área... depende do tipo de terreno e da câmara (cada uma com as suas manias).
Depois realizámos o projecto junto de um arquitecto que encaminhou o processo para o câmara. Esperámos 3 meses e foi aprovado. Tens 2 anos para concluir a casa após levantares a licença. Tudo isto é pago e não é assim tão pouco.

Depois tens que arranjar um empreiteiro e definires bem as condições. No nosso caso somos nós que escolhemos e compramos o material. Sai um pouco mais caro porque escolhes material de melhor qualidade. Um exemplo: quando fui comprar a lareira a vendedora disse "essas lareiras não...são para os construtores!"...estás a ver o que queria dizer certo?...

Entretanto tens de ir tratando de vários processos para gás... águas...esgotos...

E claro, nunca descuidar os olhos da obra se não eles não desenvolvem...

Terça, 11/12/2007 - 20:42
Retrato de PCMS
PCMS
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 7 meses atrás
Desde: 29.08.2007 - 18:17

Comprar casa sempre é mais fácil ñ tens tantas dores de cabeça, m há nada como construir a casa dos nossos sonhos. Eu vou construir e p tal tive q comprar terreno. Já tenho projecto aprovado só tou á espera que o lote fique legalizado (já ando nisto há 3 anos) é o q me tá atirar o sono m em compensação é uma sensação maravilhosa chegares á beira do arquitecto e dizeres: eu quero assim, quero os quartos com X metros, com X n.º de quartos, X n.ºde casas-de-banho... tens o privilégio de escolher tudo do inico ao fim. É com mt orgulho q digo q vou ter a casa dos meus sonhos e do meu namorado. Bem, chato mesmo é que se tem de ter uma boa quantia de € p se iniciar todo o processo. Ainda ñ comecei a construir e já gastei perto de 10.000€ só c o projecto e entrada p o terreno. Daqui a nada tenho de gastar mais 3000€ em desp. bancarias, imposto IMT e escrituras, contudo ñ choro este €, pois é um objectivo que eu e o meu namorado queremos atingir e concretizar. Qt á questão de só começares a pagar o empréstimo só dp de construires ñ é bem assim. Ñ sei de depende da quantia pedida, mas no meu caso tenho 2 anos para gastar a totalidade do € pedido á banca e até lá vais pagando somente juros correspondentes aos valores q vão sendo libertados até prefazer a totalidade do empréstimo. Por exemplo: o banco liberta uma tranche de 30.000€ o quer dizer q só vais pagar juros sobre este valor, entretanto o banco liberta mais uma tranche de 30.000€ agora já vais pagar juros sobre os 60.000€ e assim sucessivamente até completares o valor total do empréstimo. Só começas a pagar a totalidade da prestação qd tiveres gasto todo o valor emprestado e só a partir dete momento é q começas a pagar o referido empréstimo pq até á data só pagastes juros.
Foi assim q me explicaram. Espero ter ajudado.

Ñ desistas dos teus sonhos e luta p os concretizares e sentirás o orgulho da tua luta diária.

Bjs

Terça, 11/12/2007 - 21:51
Retrato de celina
celina
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 5 meses atrás
Desde: 02.12.2006 - 07:42

Para nós foi desde o inicio contruir pq meus pais decidiram dividir o terreno dele e pagar-nós a casa pelo menos a base. Claro q aceitamos pq vamos poupar mt dinheiro n vamos poder ter bem casa dos nossos sonhos visto q vai ser geminada com a dos meus pais mas por dentro é como queremos.

Agora não é nada fácil...
Vou te dar o nosso exemplo sabendo q no inicio meus pais n aceleraram as coisas visto q nem casamento tinhamos marcado.
Foi 1º escolher um engenheiro civil para fazer o projecto e tratar dos papeis. Posso te dizer q a escolha foi fraca portanto foi-nos recommendado. Entre a realização do projecto o acordo da câmara e das finanças passaram 2 anos até termos a licença.
Houve muitas complicações por causa dos papeis pedem uma coisa mas querem outra n se explicam bem etc. Meus pais já andavam fartos e para desistir.
Hoje já temos licença mas estamos a espera do construtor q só pode começar em Fevereiro.

O meus conselhos:
- compra 1 terreno já com acordos para construção poupas tpo
- escolha bem o engenheiro mesmo se é da familia n o deixe abusar ou demorar mt
- tens de ter € meus pais gastaram com o engenheiro e papeis quase 5000€
- mesmo antes de ter a licenças pede orçamento a vários construtores e perguntas qd podem começar
- tens de estar preparada para ir mts vezes a câmara e finança
- mal começas a casa pede já os orçamentos para electricidade picheleiro etc assim poupas tpo na construção

Disseram-nos q se temos já tudo escolhido pode fazer-se uma casa em 1 ano mas sabes q demora sempre +. Conta com 1-24 meses.

Posso dizer-te q meus pais bem como meu noivo e eu mts vezes estavamos fartos e chateados querendo desistir pq parecia q tudo estava contra nós. Mas agora está tudo bem n vou ter a casa pronta para o casamento mas sei q daqui 2 anos vou ter a nossa casa.

É um sonho n desistes...

Bjnhos
Celina

Quarta, 12/12/2007 - 00:37
Retrato de _Li_
_Li_
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 meses atrás
Desde: 08.12.2006 - 11:59

Eu vou fazer casa, pois os meus sogros tem um terreno com uma casa antiga e nós vamos restaurar e ampliar habitação.
Hoje em dia toda a gente compra apartamento porque é mais barato, pois para fazer uma casa gasta-se muito dinheiro.
Só no arquitecto gastamos 2500€ (500contos), advogado(no nosso caso foi preciso por causa das medidas do terreno estarem mal, e foi preciso ir a tribunal) 800€ (160contos) e agora falta a licença o meu noivo diz que se vai gastar +/- 1000€ (200contos).
A casa fica +/- 70,000€ (14 mil contos).
A nossa sorte é que os meus sogros vão ajudar, porque um dia mais tarde o meu cunhado fica com a casa onde os meus sogros vivem, e nós ficamos com a outra, assim não á guerra nas partilhas, a aliás o meu cunhado não se casa já, pois só tem 9 aninhos... lol...

Beijinhos

**Élia & Hélder**
***19/07/2008***

Quarta, 12/12/2007 - 09:13
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

obrigada pelos vossos testemunhos ja me ajudaram muito.
sei que tenho muito trabalho pela frente se decidir construir mas é por umaboa causa a nossa casa dos nossos sonhos e ao nosso gosto.

infelismente ha mt burocracia o que atrasa imenso.
mas espero nao tar mt tempo á espera da lincença pois tenhoa lguem que consegue dar anadamento mais depressa.

e as casas ficam mais bartas, pois um partamente na minha zona com 3 quartos e nao muito grande estao á volta de 250.000.00 mil euros e fazia uma maior, por menos do preço.

beijinhos e muito obrigada

se tiverem mais sugestoes agradeço.

Quarta, 12/12/2007 - 10:00
Retrato de dianamarques
dianamarques
Offline
Visto pela última vez: 6 anos 12 meses atrás
Desde: 13.10.2007 - 18:25

Olá

Eu para já comprei um apartamento... Sempre quisemos uma moradia, mas pa já não temos possibilidades pa isso, pois ainda tamos os dois a tirar mestrado! Assim compramos um apartamento e daqui a uns aninhos logo se vê!!
Adorava construir casa, mas não tenho conhecimentos nem de arquitectos, nem engenheiros, logo por ai não consigo preços para amigo!!
Mas vamos ver como a vida corre... E depois logo se vê!!
Axo q fazes mto bem em construir... Consegues fazer algo a teu gosto! Espero um dia conseguir o mm!!

Beijinhos e boa sorte!!

Diana

**21/09/2008**

Quarta, 12/12/2007 - 10:04
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

aqui nao é a questao de prçeos para amigos, porque vou pagar tudo na mesma. igual a voçes, mas o tempo é k é capaz de ser menor, pois como aqui li, 3 anos para ter lincença?ou o projecto né? possas é muito.

espero conseguir comprar um terreno ja com lincença para habitação, poupo em dinheiro e em tempo.

beijinhos e obrigada a todas

vamos conseguir...

e olha como tu dissest nat_nat 14 mil contos, onde é que hoje em dia se compra uma casa com esse dinheiro???noa se compra... so se for uma garagem, pelo menos na minha zona.

Quarta, 12/12/2007 - 10:47
Retrato de olgajoia
olgajoia
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 7 meses atrás
Desde: 08.10.2007 - 14:19

Na minha familia quase toda a gente optou por construir. É claro que isso depende muito da zona onde moras, porque há zonas do país em que um terreno custa um balúrdio. É claro que fazer casa tem as suas vantagens: escolhes os materiais, vais vendo a qualidade da construção ao longo do processo e podes sempre chamar à atenção do empreiteiro para alguma coisa que te agrade menos e fazes a casa à tua medida e ao teu gosto. Parece-me que tens muitas coisas a favor da opção "construir". Parece-me que agora só tens de pesar factores: o preço final da casa vai mesmo ser inferior se a construires? Isto é, o preço do terreno e a construção acabam por ficar mais barato do que comprar feita? Outro factor importante é saber se tens paciência para aturar as aldrabices dos construtores. Por experiência própria( de familia muito próxima) eles nunca entregam a obra no prazo prometido... E também vais ter de andar sempre "em cima deles" a fiscalizar, para que não façam asneiras, ou não tentem ludribiar-te.
Concluindo: vê se os valores compensam e avalia se vais ter paciência para resolver algumas contrariedades, que aparecem sempre!
Olga

Quarta, 12/12/2007 - 10:59
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

sim relamente paciencia para certas coisas, vou ter que ter, alias eu sou bo a fiscalizar lol alias tnh mts fiscais na familia lol
sim comprar o terreno e construir sai mais barato, pois como te disse uam casa mais ou menos custa á volta 250 mil euros lol so se foss elouca é k dava esse dinheiro por uma casa cm 3 quartos e minuscula. enfim mesmo que compre um terreno por 60.000 mil euros ainda compensa. ja vi uns na nte, agr tnh k ver ao vivo. lol

pelo meu namorado construimos a casa. ele tem conhecimentos dessa area, pois a familia já é experiente em construir e sabe como as coisas funcionam em termos de materiais bla bla.

muito obrigada lindas. ah um tio dle tem um terreno k nao usa e era perfeito e numa optima zona mesmo, o meu namorado vai falar com o tio se quer vender-nos. Era Bom

beijinhos

Quarta, 12/12/2007 - 11:23
Retrato de Xanokas
Xanokas
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 25.09.2007 - 14:51

Eu decidi construir. Mas digo desde já que temos de ter muita peciencia pois a burocracia junto da Camara é mais que muita. No entanto eu acho ke compensa, pois tal como ja foi dito, nós podemos construir a casa dos nossos sonhos, toda ela idelaizada por nós.

No meu caso o lote (750m2) foi-me oferecido pelo meus pais, o que ajuda imenso em termos de despesas. Mas posso dizer que pelo projecto de arquitectura + projecto de especilidades + projecto de decoração ficou em 15 mil euros.

Segundo o que os nossos arquitectos nos disseram a nossa casa vai ficar em 750euros o metro quadrado. Mas isto dps tb pode variar consoante os materiais escolhidos.

No meu caso apesar de estar à espera há imenso tempo, estou muito feliz pois irei ter uma casa toda ela pensada e escolhida por nós desde a sua concepção, à escolha de materiais, decoração, jardim, piscina, etc... acho que vale bem a pena contruir!

Beijokas a todas!

Quarta, 12/12/2007 - 11:31
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

pensei que ninguem construia mas adinal enganei-me fiquei contente, assim podemos conversar e tirar duvidas etc e tal lol

pois so para imaginares aqui num apartamento o m2 está a 1500euros, enfim

boa meninas, quando tiverem novidades sobre a vossa casita digam. tou quase decidida mesmo.
eu queria uam casa so com o r/c mas grande pois alem de escadas dar mt trabalho, lol é bom pensarmos no futuro(ou seja) dificuldades para subir escadas etc,

quero um jardim com terraço na parte detras hihi uma piscina lol enfim entre outras coisas quero e disso nao abdico é um quarto de vestir lol adoro amo e quero um para o meu quarto

beijinhos

Quarta, 12/12/2007 - 12:24
Retrato de Xanokas
Xanokas
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 25.09.2007 - 14:51

A minha casa será de dois pisos pois nós queríamos deixar algum espaço livre para o jardim, piscina e garagem.

Assim sendo no r/c terá um quarto de hospedes, wc, cozinha, sala de maquinas, sala de cinema/biblioteca, sala de estar, sala de refeições.

A zona da sala de refeições, sala de estar, sala de cinema é open space, apenas é delimitada por vários desniveis do chão.

A parade da lareira será toda em xisto preto e a lareira será toda em vidro (4lados)

A sala tem um duplo pé direito, ou seja o tecto sobe até ao 1º andar, pois tenho um varanda interior (mezzanine).

Na parte de cima exitem 2 quartos (um deles com varanda), um wc e a suite que terá wc, um closet e varanda para o jardim.

A decoração da minha casa deverá ser muito Feng shui, dai querer optar por muitos elementos naturais como a pedra, a madeira, plantas, agua, e muuuuita luz natural...

Beijokas a vão contando as novidades das vossas casinhas:)

Quarta, 12/12/2007 - 12:28
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

ideias bonitas, deve ficar um espanto
eu tmb quro uma biblioteca e escritorio claro e o meu amro quer uma sala de jogos, com emsa de snocker e PS LOL e dps ponho lhe la uma cama para dormir la lol

beijinhos e venham dar noticias sobe todo o preocesso

Quarta, 12/12/2007 - 12:35
Retrato de Xanokas
Xanokas
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 25.09.2007 - 14:51

O meu namorado tb queria uma sala de jogos ou um espaço para colocar a mesa de snooker. Mas eu não gosto de ver isso numa casa (talvez por detetar jogos) e consegui demove-lo dessa ideia:)

Terá a sua sala de cinema e já vai com sorte!! he he he!

Não sei se es da zona de Lisboa, mas se precisares de uma decoradora/arq. de interiores 5 estrelas eu posso dar-te o contacto da minha.

Beijinhos!!

Quarta, 12/12/2007 - 12:40
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

mas eu propria quero decorar a minha casa, tenho ja custureiras para cortinados, que fizeeram para a minha casa toda(solteira) e tenho uma amiga da minha mae, decoradora espanhola, mulher do senhor embaixador espanhol que ja esta reformado, mas a casa dela ufa k sonho.
mas se eu precisar eu peço-te, sim sou de cascais.

quase todas as pessoas que conheço têm, alias eu propria tenho uma mesa de snoker em casa lol enfim
mas fica giro, pois é uma sala, nao um sitio aberto a dar para outras compartiçoes, vai ficar giro com pufs e tudo enfim

Quarta, 12/12/2007 - 12:49
Retrato de Xanokas
Xanokas
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 25.09.2007 - 14:51

Ok Teresa:)

Então ja sabes.. vai contando as novidades sobre a tua casinha:)

Já agora em que zona estavas a pensar construir?

Beijinhos!!

Quarta, 12/12/2007 - 12:52
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

no centro de cascais é impossivel, os terrenos carissiomos, por isso estou a pensar ou em alcabideche ou sao joao do estoril por ai. e tu?

Quarta, 12/12/2007 - 13:00
Retrato de Xanokas
Xanokas
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 25.09.2007 - 14:51

Hummm essas zonas sao muito bonitas!

Eu vou construir na margem sul, pois sou da outra margem. Vou construir na Quinta do Anjo - Palmela. É uma zona muito calma, agradável, e onde a natureza ainda respira:)

Quarta, 12/12/2007 - 13:18
Retrato de Andreiaantunes
Andreiaantunes
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 07.05.2007 - 18:22

Eu optei por construir. O meu sogro doou-nos um terreno com cerca de 2300 m2.

Só para legalizar o terreno gastamos 1200 euros!
Projecto: 1750 Euro + IVA
Agora está em fase de licenciamento na câmara. a licença deverá custar entre 2000 e 2500 Euro (este valor depende de câmara para câmara, bem como o tempo que demora a licenciar)

A minha casa tem dois pisos: O piso - 1, que é uma cave subterrânea a apenas tem uma casa de banho e uma casa de máquina) e o piso 1: 3 quartos, escritório, sala, cozinha, 2 casas de banho, hall e corredor, e terraço com churrasqueira.

Mesmo assim, o valor previsto para a construção que consta no projecto é de 147000 euros!!

acabo por pensar que fica mais barato comprar!

Andreia

Quarta, 12/12/2007 - 14:44
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

tas a falar em quase 40 mil contos?? tanto? acho um exagero assim, eu nao tenciono gastar isso, mas se vais gastar isso mais vale comprar.

beijinhos

Quarta, 12/12/2007 - 16:31
Retrato de nat_nat
nat_nat
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 dias atrás
Desde: 25.06.2007 - 16:30

não fui eu que disse que construía com 14000 contos. deve Ter sido a Celina. Realmente chega para colocá-la em pé pois os acabamentos são muito caros.

3 anos para obter a licença é muuuuuuuuuito tempo... Deve ter sido um caso muito especial pois eu consegui a minha em 3 meses mas sei que pode levar 1 ano (dependendo do projecto e das condiçoes do terreno).

Não desanimes...nem sempre as coisas correm da mesma maneira!!
bjokas

Quarta, 12/12/2007 - 17:05
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

sim sei que dpeende dos casos, mas houve aqui uma menina que disse 40 mil contos nao é um exagero? ou enganou se entao, assim o esepro lol

beijinhos

Quarta, 12/12/2007 - 17:28
Retrato de nat_nat
nat_nat
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 dias atrás
Desde: 25.06.2007 - 16:30

40 mil contos é muuuuito dinheiro. Claro que escolheres tudo do melhor, colocares piscina, jardim interior (como já disseram), lareira em pedra no centro...40000 não chega.

Olha a minha casa tem cerca de 300 m2 (não contando com o sótão que aproveitei tb) e vou gastar cerca de 25000 contos. Claro que não tenho certas coisas que estão nos sonhos mas para viver basta. E quando começares a construir vais sentir isso mesmo. Que me vale ter umas portas caríssimas se diariamente nem reparo nelas? Dei mais importância ao conforto, nomeadamente ao aquecimento e à cozinha que vou usar todos os dias.

beijinhos

Quarta, 12/12/2007 - 17:32
Retrato de Xanokas
Xanokas
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 25.09.2007 - 14:51

Olá Teresa,

Posso dar-te o meu exemplo.

A minha casa tem 320m2 de area de construção e sendo que custa 750 euros o m2 dá +/- 240 mil euros.

Mas não podemos esquecer que a maioria das casas que se vê por ai, para venda não são isoladas, n tem piscina nem um lote tão grande e custam o mesmo ou mais.

Por isso acho q vale bem a pena. Mas volto a dizer q o terreno foi oferecido, daí só pagar os 240 mil.. com o lote seria certamente mais um pouco..

espero ter ajudado..

Beijokas

Quinta, 13/12/2007 - 09:37
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

mas gastast na construçao total isso?
k exagero desculpa, a casa do meu namorado tem 3 pisos é enorme e nem chegou a metade disso.
ou comprast assim ja feita? 750m2 n tem nd haver na construçao da csa, e isso dps é k o avaliador diz o quanto vale a tua casa.
ou eu n estou a perceber bem o que queres dizer.

beijinhos

Quinta, 13/12/2007 - 10:13
Retrato de Xanokas
Xanokas
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 25.09.2007 - 14:51

Olá Teresa!
tudo bem?

Eu explico melhor.. qdo eu falei com a arquitecta que está a tratar da minha casa, ela segundo os materiais que pretendemos, fez uma projecçao de preço por metro quadrado.
Neste caso, para aquilo que pretendemos custa 750euros o metro quadrado. Como a casa tem 320m de área de construção, significa que custará por alto 240 mil euros.

Isto é um calculo para nós termos noção do valor que nos vai custar a casa. É claro que no fim da casa estar pronta, a avaliação será sempre superior a isto uma vez que neste 240mil não está incluido o valor do lote.

Espero que tenhas percebido o q quis dizer.. Beijinhos:)

Quinta, 13/12/2007 - 10:21
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

ok linda, ja entendi, lol tava a ver que n, dahh k sou.

beijinhos espero que corra tudo bem na casa linda e que fique como nos teus sonhos.

Quinta, 13/12/2007 - 10:22
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Teresa,

Depende do crédito que peças ao banco...no meu caso pedi crédito para cosntruçõa, e de facto funciona da seguinte maneira: eles, consoante a obra vai avançando vão libertando tranches...a 1ª tranche acontece quando assinas os papéis do banco na conservatória...já não me lembro como se chama (mas acho que era a escritura), pois dei como garantia o terreno que já é nosso...passados 2, 3 dias libertaram o valor que eles entenderam que o terreno valia...depois quando já tinha as placas todas feitas foi lá um avaliador à obra, e viu que a casa estava construída x%, libertando assim um x...tu vais pagando só os juros do dinheiro que eles te libertam...por exemplo quando me deram a 1ª tranche (40 000€) nós pagávamos à volta de 100€ por mês...depois libertaram mais...neste momento estou com 100 000€ e pagamos +/-500€ por mês...só no fim de teres a casa completamente pronta, e quando houver a última libertação do dinheiro é que começas a pagar a prestação normal...a que te foi dada na simulação...

Não sei se deu para perceber muito bem...

Acho que se for um credito à habitação, começa-se logo a pagar a prestação final logo de início....acho eu...

Beijinhos

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Quinta, 13/12/2007 - 10:26
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

sim entendi, sim se for um cerdito habitaçao é logo aprtir da data da escritura, alias mas se for pa construçao é como dizes. muito obrigada pela ajuda meninas.

boa sorte pa vossa casita, certo que a minha mae vaid emorar um pouco mais, pois ainda nem terreno tenho, nem sei quando vou comprar. pois eu e o meu namorado tamos a sustentar dois carros e queremos estabilizar primeio

beijinhos

Quinta, 13/12/2007 - 10:37
Retrato de Andreiaantunes
Andreiaantunes
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 07.05.2007 - 18:22

Penso que há confusão da tua parte. 147000 euros são cerca de 30 mil contos, e não 40 mil contos....

Mas olha que hoje em dia contruir fica caro,parece que é por causa do ferro que aumentou cerca de 100%.

Houve 1 senhor que gastou 16 mil contos numa casa com 2 quartos pequenos (12/14 m2), 1 sala, 1 cozinha e 1 casa de banho comum e cave subterrânea (e tudo bastante simples)!

Andreia

Quinta, 13/12/2007 - 10:41
Retrato de Andreiaantunes
Andreiaantunes
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 07.05.2007 - 18:22

Em relação ao crédito, acho que dá para pedires um período de carência. Por exemplo, se pedires carência de 2 anos não pagas durante esse tempo, mas ficas a dever os juros...

Andreia

Quinta, 13/12/2007 - 10:49
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Eu não quero desanimar quem quer construir uma casa...claro que tudo depende da dimensão desta, dos materias a colocar, modo da construção, localização geográfica, etc...
Mas vou deixar o meu exemplo...eu tive a sorte de os meus pais terem um terreno e ofereceram-nos...no entanto, só devido à doação do terreno, tivemos que pagar 1700€ às finanças...o projecto da casa foi todo desenhado por nós...fomos a u meng.º só para ele passar para os papéis e assinar levou-nos 1600€...olha, se quiseres saber assim por alto, desde papéis na câmara, conservatória, finanças, licenças de construção, etc etc...só papéis...gastámos 12 000€...
Mas é um sonho...é um grande sacrifício...isso é...é o dinheirinho todo contadinho...escolhemos bons materiais para a casa...o telhado é com telha vidrada (assim nunca ganhará sujidade....tem um brilho espectacular)...só pela telha ser esta pagámos 6000€ a mais do que o cosntrutor pedia...enfim...finalizando...a minha casa tem garagem, rés do chão e 1ºandar, e para a construção fica em 145 000€...isto ainda fora a cozinha (que foi feita noutro lado, ao nosso gosto) que custa 8500€...
Gasta-se imenso dinheiro...mas eu acho uma coisa magnífica...podermos fazer aquilo que sonhamos e que gostamos...personalizar o nosso cantinho...eu penso assim, porque não me vou querer mudar da casa...é algo definitivo...logo tem sido tudo pensado ao pormenor...

Bem...provavelmente já me estou a alongar muito...mas eu deliro que se fala em casas, construção, decoração....etc...adoro.

Deixo aqui algumas fotos para verem mais ou menos o género de casa...

Beijinhos

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Anexos da mensagem: 
  • DSC00144.JPG
  • DSC00143.JPG
  • DSC00142.JPG
  • DSC00182.JPG
  • DSC00216.JPG
Quinta, 13/12/2007 - 10:45
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

pois realemnet fiz mal as contos sorry linda, sim os materiais estao mais caros.
mas vejamos, aqui na minha zona, vi apartamentos, de 250 mil euros e olhem que nao era nada de especial, das duas uma, ou compro um minusculo ja com decadas ou construo, pk um T1 custa 26 mil contos e por ai. enfim isto esta dificl mesmo.
temos os imoveis carissimos, mas olhem que em paris ui um escritorio nem se faal o preço lol, mas o nivel de vida nao se compara.

Quinta, 13/12/2007 - 11:02
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

a tua casa desde já esta a ficar linda, parabens, mas fez me lembbrar a casa do casamento de sonho da tvi, aquela entra linda, adorei memso , muitos parabens linda
beijinhos, vai pondo smp aki fotos, hum k giro, adoro decoraçao e tudo o mais

Quinta, 13/12/2007 - 11:03
Retrato de Andreiaantunes
Andreiaantunes
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 07.05.2007 - 18:22

Bem,

A tua casa é enorme!! É bastante diferente da minha. A minha é quase quadrada!

Andreia

Quinta, 13/12/2007 - 11:28
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Olá Teresa e Andreia

Obrigada lindas

Pois é...é engraçado...muita gente me tem dito isso...só que a casa do amor tem o telheiro a bater nos telhados de lado...lol...mas juro que não foi copiada...lol...
Por acaso tenho tido muita sorte com a construção da casa...em termos de papelada...em 8 meses tive projecto, feito, aprovado, e empréstimo...a casa foi começada em 13 de abril deste ano, e já está mutio avançada...estas fotos já têm 1 mês...ela vai-me ser entregue em março de 2008...menos de 1 ano...o construtor é impecável...dá-me a escolher tudo tudo...e às vezes passa do preço por ele estabelecido (por exemplo aconteceu-me na escolha das louças para as wc`s e azulejos...) passava 800€ do orçamento que ele me deu...sabes o que ele me disse: Não faz mal! É assim que quer? Acha que fica bem assim? Ao vosso gosto? Então tudo bem! E não me pede mais dinheiro! Dá para acreditar? OLha que é raro encontrar um construtor assim...mas é claro que também não abuso...

Ok...vou pondo fotos...neste momento já tem os azulejos e chão...já cabaram o trabalho exterior, muros etc...entretanto vão para lá as louças e os alumínios...eu vou actualizando...
Já comprei os móveis...adoro-os...tudo linhas direitas e com pormenores em inox...mas o que mais adoro na minha casa é a minha sala que tem 80m2...isso era uma coisa que eu sonhava...era ter uma sala grande...porque previligio ter espaço e condições para receber os meus convidados...e como sou uma apaixonada por música, vou colocar um piano na sala...para além de decoração a ideia é fazermos umas festas...lol...
A casa tem...
Cave: é todo o comprimento da casa...tem um escritório, uma casa de banho, e uma arrumação...e a garagem é grande...
Rés-do-chão: Sala de estar, sala de jogos, e sala de jantar, tudo amplo, cozinha com portas de correr, ficando assim quando eu quiser aberta para a sala de jantar, uma casa de banho, despensa e casa das máquinas
1º andar: o nosso quarto com quarto de vestir e casa de banho dentro da mesma divisão, 2 quartos e uma casa de banho

As divisões não são muito grandes, por exemplo o meu quarto tem 14m2, a minha casa de banho é grande, tem 8m2 e o quarto de vestir 7m2...nós priveligiamos a sala...que será a zona de convívio...onde se juntará mais gente...

Gostei desta divisão...pois assim o 1º andar é mais pessoal...as pessoas não andam lá...no entanto tem uma desvantagem...quanmdo formos velhinhos é complicado subir a escada em ferro...lol...mas també tenho espaço para fazer um quarto na cave...
São opções

Fico muito contente pelos vossos comentários

Confesso, que sou uma pessoa muito simples e humilde...mas confesso que sou muito vaidosa da minha casinha, neste momento, é a menina dos nossos olhos...estamos muito orgulhosos...não só pelo facto de ser bonita ou não...é por ter sido nós a desenhá-la...nós é que delineámos as divisões...a decoração...tudo...o meu marido também tem muito olho para isso...é todo preocupado...

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Quinta, 13/12/2007 - 11:46
Retrato de Andreiaantunes
Andreiaantunes
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 07.05.2007 - 18:22

Em quanto ficou orçamentada a tua casa? Foram os 100.000 euros? Assim não acho muito..

Penso que minha seja + pequena e o arquitecto prevê quase 150.000 euros e diz que costuma haver deslises...

Andreia

Quinta, 13/12/2007 - 11:57
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Não linda...por enquanto já entreguei 100 000€ ao construtor (que foi aquilo que o banco até agora libertou...é por tranches)...

O orçamento do construtor para a construção da casa( tirando a cozinha) é de 145 000€.
A cozinha escolhemos à parte e custa 8500€.

O orçamento é mais puxado porque escolhemos telha vidrada...se tivessemos escolhido a telha normal não teria ficado nos 145000€ mas sim nos 139 000€.

Sónia Sousa
Caldas da Rainha

Quinta, 13/12/2007 - 12:21
Retrato de Andreiaantunes
Andreiaantunes
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 07.05.2007 - 18:22

Já viste, tanto dinheiro que gastamos com a casa!

Tou anciosa para ver a minha de pé (só foi para a câmara d1a 21/11)! É um sonho!

Vais ficar a pagar quanto do empréstimo? Isso é que me assusta imenso. Numa simulação que fiz iria pagar (com os seguros) cerca de 730 durante 45 anos!

Andreia

Quinta, 13/12/2007 - 12:49
Retrato de _Li_
_Li_
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 meses atrás
Desde: 08.12.2006 - 11:59

Eu vou gastar +/-14 mil contos na casa e tenho 3 quartos, 1 deles é mais pequeno e outro tem casa de banho privativa, alde de entrada é grande, cozinha e sala também grande, tem mais uma casa de banho e uma despensa, cave subeterrânia para 2 carros, e está incluido a pré-instalação de aquecimento central.
O senhor que falas-te gastou muito dinheiro, em relação ao que eu vou gastar...

***Élia & Hélder**
***19/07/2008***

Quinta, 13/12/2007 - 13:08
Retrato de Andreiaantunes
Andreiaantunes
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 11 meses atrás
Desde: 07.05.2007 - 18:22

Estou a achar super barato! Vais construir de raíz?
Que área têm a tua casa? A minha apenas têm uma divisão a mais que a tua: um escritóio, mas é pequeno, tem cerca de 10 m2.

Ah, e a minha cave ocupa toda a casa (deve ter uns 250 m2)!

Andreia

Quinta, 13/12/2007 - 14:13
Retrato de sonia sousa
sonia sousa
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 meses atrás
Desde: 19.03.2007 - 11:09

Olá ANdreia

Sim...de facto é um sonho...mas temos de estar preparadas para aguentar o empréstimo...é muito difícil...tem que se fazer muito sacrifício...a minha simulação é para 42 anos e fico a pagar 700€ (com seguros incluídos)...mas tenho reparado que apesar de na televisão falar-se em manter as taxas de juro...isso é uma treta...eu por enquanto estou a pagar apenas juros...só a partir de março é que começo a pagar a prestação na totalidade...no entanto reparei que no espaço de 6 meses houve um aumento de 60€...temos de pisar muito bem o chão...

Mas com sacrifício, saúde e trabalho tudo se consegue, se Deus quiser...

Pois...a minha já tem o aquecimento incluído (piso radiante)...isso tb é carote...no início era para colocar a gasóleo ou pedra eléctrica...mas mudei de ideias...o gasóleo está sempre a subir...vejo pelo exemplo do meu pai...ainda ontem atestou o depósito e gastou 1000€...e, como tenho a sala muito grande (80m2) teria que colocar pelo menos 5 radiadores/pedras só na sala...ora, como as minhas janelas são portas....ocupavam-me as paredes todas...como é que eu encostava os móveis...acabei por por o radiante...e não estou arrependida...logo em termos estéticos é melhor...não vemos as coisas nas paredes...mas acredito que tb seja dispendioso...vou ter que por o bio-horário...e se vermos que se gasta muito, olha temos uma boa solução: cobertores nas pernas...lol.....

Sónia Sousa
Caldas da Rainha