Viver junto!!!! | O Nosso Casamento

Fórum geral

Viver junto!!!!

21 entradas / 0 novo
Última
#1 Quarta, 05/12/2007 - 18:29
Retrato de Scarina
Scarina
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 5 meses atrás
Desde: 22.08.2007 - 16:17

Viver junto!!!!

olá meninas.. pois é.. não tem nada a ver com casamento mas estou prestes a deixar a casa dos papas para exprimnentar a ir viver com o namorado...
Preciso de opiniões de quem já o fez... De conselhos etc...

Vamos alugar um apartamento e para ja as despesas estão a ser puxadinhas... é preciso comprar tudo, a excepção dos electrodomesticos e de mobilia porque isso já tem(o que ajuda mtoooooo).. depois vem a agua a luz e o gaz.. (em casa dos meus pais não era preciso preocupar-me com isso)..
Isto assusta-me um bocadinho.. não sei o que me espera.. não sei se vai correr bem... não sei se nos vamos adaptar...

Vá falem-me das vossas experiencias...

Quarta, 05/12/2007 - 20:39
Retrato de Silvia Margarida
Silvia Margarida
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 11 meses atrás
Desde: 12.08.2007 - 23:24

Eu já moro com o meu noivo há 4 anos e namoramos há 8, e tenho a dizer-te que foi o melhor que fiz, nunca tivemos grandes problemas e muito pelo contrário acho que nos uniu mais.
Acho que fazes muito bem e desejo te toda a sorte do mundo!!
No nosso caso sempre pensamos e morar juntos primeiro e depois casar pois às vezes as coisas mudam e podiam não correr bem, mas até agora tem sido maravilhoso..
As despesas é que é a pior parte, nós também não ganhamos muito e chega bem, até porque acabas por deixar de gastar de dinheiro em ouras coisas.

Bjcs

Quarta, 05/12/2007 - 20:42
Retrato de Patricia verissimo
Patricia verissimo
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 2 meses atrás
Desde: 27.07.2007 - 04:07

Parabens...Pelo passo!!!
Começar uma vida em comum não é fácil!!!De facto há muitos custos!!!Vivo com o meu noivo á quase 5 anos e no inicio foi dificil em termos de gerir orçamentos!!!Agora já está tudo mais estabilizado!!!
Aconselho-te a viver um dia de cada vez...Obtarás grandes resultados!!!
Fica bem e animo!!!
Beijinhos

Quarta, 05/12/2007 - 21:13
Retrato de Scarina
Scarina
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 5 meses atrás
Desde: 22.08.2007 - 16:17

Eu sou de perto de leiria.. e vamos alugar numa terra perto da casa do namorado... pk ele o unico filho e a mae esta sozinha´e tem uma casa enorme.. e pk tem la tudo o que ele precisa.. só que eu não quero ir viver la para casa...
Nem imaginam o "problema" que tem sido chegar a um consenso.. eu não quero ir para casa da sogra... ele não quer viver num apartamento por mto tempo pk tem uma casa mto grande e tbm não quer comprar pk tinha ideia de fazer obras na casa da mae.. mas eu antes queria comprar que ir para casa da sogra...

Agora acorda-mos que vamos alugar... por uns tempos e depois logo vemos.. se nos conseguirmos aguentar com a renda agua luz e gas penso que tbm conseguimos com um emprestimo para comprar uma coisa que vai ser nossa!!! ou então fazer obras na casa dos pais...

Quarta, 05/12/2007 - 21:16
Retrato de Scarina
Scarina
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 5 meses atrás
Desde: 22.08.2007 - 16:17

Pois.. eu tbm penso assim.. experimentar primeiro porque até podemos não nos adaptar e as coisas não correrem bem...
quanto as despesas estou completamente es escuras.. não sei mesmo o que me espera..
1º pk a zona para onde vou é diferente da territa dos meus pais.. sei mais ou menos as depesas da casa dos meus pais.. mas ali não faço a minima ideia...
uma vantagem é ter ja electrodomesticos e mobilia no quarto e sala... se não o investimento ia ser maior.. mesmo assim ja não é nada pequeno

Quarta, 05/12/2007 - 21:19
Retrato de Scarina
Scarina
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 5 meses atrás
Desde: 22.08.2007 - 16:17

eu tou mais ou menos consciente que não é facil.. mas essa parte de gerir orçamentos tbm não vai ser nada facil... estamos habituados a cada um ter o seu ordenado..
como é que voces fizeram???
juntaram os 2.. ou cada um manteve o seu?? e as depesas eram divididas pelos 2

Quarta, 05/12/2007 - 22:51
Retrato de Patricia verissimo
Patricia verissimo
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 2 meses atrás
Desde: 27.07.2007 - 04:07

Olha linda...na minha casa houve sempre uma bolsa!!!:)
Assim parece mais!!!lol
Pagavamos sempre as contas primeiro,alimentação e depois os outros gastos diários!!!
Neste momento só o meu amor é que trabalha...pois tive gémeos...tenho no total 3 filhos!!!Chegamos á conclusão que seria melhor ficar em casa...tem se poupado e muito...as creches estão na hora da "morte"...
O meu noivo também está sempre ausente em trabalho...e acompanhar as crianças tem sido gratificante e cansativo :)

Quanto viverem com a sogra...bem...não o fazia...mesmo que fosse com a minha mãe(damo-nos todos bem)...pois não há nada como o nosso "cantinho"!!!lol
É só uma opinião!!!

Tudo de bom e beijinhos

Quarta, 05/12/2007 - 23:20
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 6 meses 1 semana atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

ola...
eu ja vivo á um ano e tal com o meu menino...a casa e dos meus pais pk eles estao a morar noutro distrito mas kem paga as contas e trata da casa sou eu...adoro viver com ele...e axo important termos essa experiencia antes de casar pk assim temos mais a certexa ainda pk ja sabemos o k nos espera loooooool as x há casais k s amam mt mas n conseguem viver juntos pk tem habitos mt diferentes e n conseguem "moldar-se" aos habitos um do outro....
PARABENS!!! vais ter uma experiencia incrivel e crescer mais uns centimetros lol (brincadeirinha lol) mas vais ganhar ainda mais responsabilidade d certeza...
ANO NOVO VIDA NOVA....mt bem amiga....
FORÇA e k corra td pelo melhor =P

nos temos ja contas juntas e td...alias dinheiro e msm comigo lol ele ganha e deixa por minha conta pk kem gere as contas sou eu e kd ele ker comprar kk coisinha extra perg-m smp s da...d outra maneira tb n podia ser pk ele e mt bom rapaz mas e mt desgovernado lol s eu n deito a mao ele so gasta lol por isso acordamos k eu e k trato do dinheiro...

xinhus*** =P

Quinta, 06/12/2007 - 09:00
Retrato de ASLR
ASLR
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 3 meses atrás
Desde: 17.10.2007 - 13:45

Quanto aos ordenados depende de casal para casal. Eu e o meu nino optamos por juntar tudo mas temos na mm duas contas entre as quais "distribuimos" o dinheiro.
Tal como já disseram primeiro contamos sp com a prestação da casa/renda, fazemos um cálculo para água e luz, tvcabo, alimentação e qdo tanto um como o outro quer fazer uma despesa extra mais cara falamos para ver se dá.
Os dois vamos orientando o dinheiro e vendo o q fazer.
Se calhar ao início o qu vos vai custar mais é apetecer comprar aquela peça de roupa ou aquela nova peça de pc e ver q este mês não fica para o próximo.
A nossa situação é um pco diferente pq já temos uma filha e claro q as despesas tb são outras mas tudo se orienta.

Quinta, 06/12/2007 - 09:10
Retrato de teresa_
teresa_
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 11:03

parabens pela nova etapa da vossa vida, eu ainda vivo com os papás. para o ano compraremos casa para vivermos juntos, estou anseosa.

mts beijinhos

Quinta, 06/12/2007 - 09:57
Retrato de martassm
martassm
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 4 meses atrás
Desde: 25.04.2007 - 23:26

A minha experiência:
Eu e o Pedro já morávamos sozinhos cada um com a sua própria casa, e após 6 meses de namoro, já eram mais as vezes q eu ficava na casa dele que na minha, até que com quase um ano de namoro, mudei-me definitivamente para casa dele.
A idade é outra, evidentemente, (eu tenho 31 e ele 39) mas morar junto antes de casar deu-nos mais "certezas" pois já nos fomos adaptando, as nossas manias...
Quanto às despesas, abrimos uma conta conjunta para pagar as despesas conjuntas, onde colocamos mensalmente a mesma quantia. Embora conversemos antes de fazer compras importantes mesmo que seja com o nosso dinheiro individual.
E morar junto, permite-nos que, por ter já este periodo de adaptação antes de casar, queiramos ter filhos logo logo depois de casar! :D Que se não morássemos junto, teria que haver um tempo de espera para amadurecimento da relação, antes de dar um passo tão importante.

Conclusão: Eu aconselho vivamente!!! Mas respeito quem só se muda depois de casar, são opções e nenhuma está errada, ou menos correcta tão pouco!

Sejam felizes!
--------------
Marta & Pedro
3 Maio 2008

Quarta, 12/12/2007 - 11:54
Retrato de Titag
Titag
Offline
Visto pela última vez: 7 anos 8 meses atrás
Desde: 05.12.2007 - 15:20

Olá
Antes de mais quero dizer-te que é um passo muito importante e que eu aconcelho a todos os casais. Já namoro á 6 anos e vivemos juntos á um ano e 3 meses, vamos casar em abril no dia que fazemos 7 anos de namoro e posso dizer-te que foi muito importante para a nossa relação irmos viver juntos. É muito importante conhecermos bem a outra pessoa com quêm tencionamos passar o resto dos nosso dias e constituir uma familia.
Só te posso dizer que é o melhor que fazes sem duvida.
Vão aprender a viver a 2, sem pensar que é uma obrigação.
Tudo de bom! Se precisares que alguma coisa diz: [email protected]
Beijinhos e felicidades

Quarta, 12/12/2007 - 13:18
Retrato de anymafesta
anymafesta
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 6 meses atrás
Desde: 05.09.2007 - 12:54

É sempre assustador quando temos que mudar a nossa vida em tantos aspectos!! Ele tem aue se adapatar a ti e às tuas rotinas e vice-versa!
Antes de casarmos, n fui bem morar junto...O Maridão tinha casa e eu fiz tipo intercâmbio lol, umas semanas com ele, uma semanas com os meus pais...
Ou seja fiquei a saber como seria a nossa vida em conjunto e preparei psicologicamente os meus pais, para o facto de a filha maior sair do ninho.
Foi um bocado confuso no inicio...mas depois de ver como era morar com o Maridão :D Linda estava a ver que nunca + chegava o dia da mudança final!!!

beijinhos

**********
Joana & Paulo
05//08/2006
**********

Quarta, 12/12/2007 - 15:24
Retrato de anocas_1987
anocas_1987
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 1 mês atrás
Desde: 07.12.2007 - 17:12

ola scarina e a todas as outas meninas, antes de mais eu kero m apresentar, devido a ser a primeira vez k escrevo, ja li mttt, mas escrever é a primeira vez.
Eu sou a Ana e tenho 20anitos vou casar no dia 17 de maio 2008, ja tou a viver com o meu namorado á quase 9meses, e ate agr nao tenho razao de keixa, qo principio tenho t d cnfessar k foi mt cmplicado, ate nao arranjarmos um apartamento tivemos os 2 em casa dos meus pais, e nem sempre tinhamos tempo pa nós, pk por mt bons k os meus pais são havia sempre algo k eu falava baixinho,e.., alguem se metia, por isso keriamos era ter o nosso cantinho, e isto referindo k nao tinhamos nada de nada..foi td aos poucos e cm mta ajuda dos nossos pais k cnseguimos. a nível de despesas tb é cmplicado mas acabamos por nos habituar dei por mim mtas vezes a pensar k keria isto ou akilo k vi numa montra e nao tinha, e se tivesse cm os pais seria diferente, mas como eu custo dizer mais vale feliz e pobre do ke rica e triste, e eu sou mt feliz cm o meu noivo alem de termos so 20anitos,(bem nao sou pobre, mas o dinheiro tem prioridades, renda, alimentaçao, agua, luz..)e sim depois os pekenos luxos, k nao da pa ter tds oa meses.em relaçao a fazer casa isto ta mt dificil a nivel de emprestimos e pa ke individarmo nos se podemos pagar a nossa renda e nao termos mais problemas..
Bem esta é a minha opiniao, aproveito pa dizer k gosto mt deste forum, e que espero ser bem aceite entre voces...

bjinhx pa tdas e ke sejemos tdas mt mt felizes em kk idd.

Ana e Domingos
17-05-08

Quarta, 12/12/2007 - 15:39
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 6 meses 1 semana atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

anocas_1987
bem-vinda....
temos algumas parecenças para alem do nome lol
xinhus*** =P

Quarta, 12/12/2007 - 17:00
Retrato de Dama da Lua
Dama da Lua
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 10 meses atrás
Desde: 24.01.2007 - 08:38

Ola...
Eu juntei-me com o meu noivo.Fomos falando e decidimos antes de nos casarmos juntar primeiro.
Foi a melhor coisa que podia ter feito.Estou super contente e feliz.
Quanto as contas, temos uma conta conjunta, e eu tenho uma conta separada (que ja tinha antes) que fica para "amealhar" algum dinheirito.Todos os meses pomos 10/20€ nessa conta e fica um pezinho de meia, se acontecer algum imprevisto ja temos uma mais valia.
Tal como algumas noivas que aqui estao, sou eu que mexo nas contas do mes.Como ele costuma dizer eu sou a contabilista da casa ;)
O que mais me custou foi sair de casa,ver os meus pais tristes porque ia sair.
Mas depois passou.
E mais uma coisa positiva, eu sempre disse que gostava de estar um ou dois anitos a curtir a vida a dois com o maridao e so depois ter filhos.Agora estou nessa fase,quando casarmos, começamos logo nos treinos para um filho. ;)
Bjinhos

Terça, 18/12/2007 - 22:49
Retrato de sonia lx
sonia lx
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 8 meses atrás
Desde: 02.10.2007 - 11:22

sonia lx

eu namoro com o joao a 11 meses e moramos juntos a 6 meses e casamos para o ano a 08-08-08...
o que posso dizer é que foi a melhor coisa que fiz na vida foi ir morar com ele tem sido uma experiencia fantastica vale mesmo a pena estamos a morar na casa dele e agora compramos uma nossa estamos a espera de mudar brevemente...
o dia a dia junto é muito bom quando mais nos conheçemos maos gostamos um do outro...
aconselho a quem tiver oportunidade a experimentar...
beijocas e sejam felizes

Terça, 06/01/2009 - 17:30
Retrato de Fabulastica
Fabulastica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 06.01.2009 - 12:37

Olá meninas...
Encontrei este tópico do fórum, já está um pouco desactualizado, mas espero k alguém me responda...
Ontem disse aos meus pais que talvez este ano fosse montar casa com o meu namorado.
A reacção foi boa, mas sei que me vai custar mesmo muito sair de casa, tanto a mim como aos meus pais porque sou filha única e tenho uma relação muito especial com eles.
O meu namorado, por outro lado, está deserto para sair de casa já que não gosta de viver lá.
Nós namoramos há 4 anos e 8 meses e tivemos uma grande zanga em Outubro, facto pelo qual eu também tenho algumas dúvidas, uma vez que andamos em clima de romance por termos feito as pazes e que o assunto de ir viver junto tenha vindo à baila.
Não quero sair de casa precipitadamente porque até me sinto muito bem lá e também não quero k o meu namorado saia porque está mal em casa dele, kero k saia porque ker ir viver comigo ou porque acha k chegou a hora. Alguns amigos nossos acham k somos muito novos (23) e somos os dois muito impetuosos, mas amamo-nos muito.
Tenho medo de sair de casa e depois ter muitas saudades da vida que tinha. Da minha independência, do facto de poder gastar dinheiro sem preocupações.
Já falei com o meu namorado e ele diz pra eu pensar bem e ter calma nesta decisão, mas sinto muito a falta de confiança em mim na voz dele qnd me diz isto.
Eu quero ir viver c ele, mas do dizer ao fazer vai um grande passo e tenho medo de tomar esta decisão e ficar infeliz com ela.

O que vocês me dizem? Já li as vossas respostas e toda gente adora viver com o companheiro...

Terça, 06/01/2009 - 18:16
Retrato de CDM
CDM
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 7 meses atrás
Desde: 29.12.2008 - 22:35

Olá!

Eu namoro com o meu menino há 5 anos e meio e vivemos há 1 ano juntos... e casamos para o ano...

Tenho a dizer-te que foi a melhor coisa que fizemos... pois a nossa relação também já estava um pouco desgastada por não termos um espaço só nosso...

Também te posso dizer que quando já procurávamos casa também tivemos uma grande zanga e separámo-nos e tudo.. por 2 ou 3 dias! Mas depois de falarmos bastante concluímos que a razão por estarmos assim também se devia à saturação...

Por isso pela minha experiência, vale a pena!

Ah, mas tens de estar ciente que se estás habituada a gastar o teu dinheiro como queres, depois tens de pensar que não vai poder ser sempre assim! Temos de pensar no casal e não só em nós...

Mas um dia isso tem de acontecer, certo?

Eu também era um pouco assim... mas a nossa relação com o dinheiro é muito fácil, e temos apenas "1 carteira".

Bjs

CD
06-06-2010

Terça, 06/01/2009 - 18:30
Retrato de Cecile
Cecile
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 9 meses atrás
Desde: 08.05.2008 - 22:22

Olá.
Eu namoro á 8anos e estou junta á 1. Bem possote dizer que foi o melhor que podia ter feito, a unica coisa que me arrependo é de n o ter feito mais cedo lol.
Estamos no apartamento do meu irmão mas somos nós que pagámos o crédito, cerca de 300€ mais a água, luz, gáz e tvabo.
Não gastámos mt com o apartamento pq já tava mobilado mas comprámos sempre algumas coisas decorativas ao nosso gosto. Nunca tivémos problemas com as contas até eu ter ficado desempregada em que agora temos uma ajudinha dos pais, eles pagam-nos a renda a meiasmas pq querem pq apesar de eu receber pouco do desemprego ainda conseguimos por algum dinheirinho de lado para o casamento para o ano.
Qt a contas, temos cada um a nossa mas juntámos o dinheiro numa só e a conta poupança é dos 2.
Fizémos foi algumas alterações no modo de vida mas até é mt mais agradável, como n sair tt vezes, jantares e assim, essas coisas q gastam enorme dinheiro.
Desculpa o testamento. Espero que tenas muita sorte.
Beijinhos

Quarta, 07/01/2009 - 09:19
Retrato de Fabulastica
Fabulastica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 06.01.2009 - 12:37

Olá de novo!
Obrigada pelas vossas palavras tão gentis.
Hoje já estou mais entusiamada com a ideia e ontem falei com o meu namorado e ele também estava mais confiante dos nossos planos. Em princípio em relação ao dinheiro, vamos fazer como vocês fazem, uma conta do casal e continuamos com as nossas particulares, ele também tinha tido essa ideia sem eu ainda lhe ter contado aki do fórum! Casar não está, de todo, nos nossos planos para já. Nenhum de nós é crente por isso o casamento pela igreja está fora de questão, mas não pomos a possibilidade de casar qnd tivermos filhos.
Por enquanto ele vai ficar mais estável no emprego e comprar carro, e eu vou tentando (com muito esforço! ;)) economizar já algum dinheirito!
Ontem peguei numa lista de casamento, entrei no site do Ikea e da Worten e calculei em média, o dinheiro que iremos gastar para equipar a casa. Um T1, sem contar com decoração e equipar a cozinha deu-me 5000 euros e mais uns trocos.
Acham pouco ou muito?