. | O Nosso Casamento

Fórum geral

.

15 entradas / 0 novo
Última
#1 Quarta, 07/11/2007 - 02:09
Retrato de Ginger7
Ginger7
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 meses atrás
Desde: 25.09.2007 - 13:43

.

.

Quarta, 07/11/2007 - 08:27
Retrato de martinha_trad
martinha_trad
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 07.08.2007 - 14:05

Eu vou casar em Março pela igreja e não tive que fazer nada disso...

A única coisa que o padre me pediu foi para irmos à conservatória do registo civil dar entrada no processo de casamento religioso. Foi o que fizemos a semana passada. Esta semana volto lá para ir buscar um certificado para entregar ao padre que atesta que o processo de casamento religioso está a correr na conservatória. Mais nada...

Com esse papel, a igreja depois trata de tudo e é tudo feito no mesmo dia na igreja. O casamento pela igreja tem os mesmos efeitos legais que um casamento civil.

Espero ter ajudado... Beijinhos***

Quarta, 07/11/2007 - 11:01
Retrato de l_rebelo
l_rebelo
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 11 meses atrás
Desde: 04.07.2007 - 14:05

Eu vou casar pela Igreja dia 12 de Julho de 2008, e já falei com o Padre. Ele disse-me que 3 ou 4 meses antes do casamento tenho que ir ao civil pedir os papéis para casar na Igreja.
Antigamente as pessas casavam primeiro pelo civil e depois pela igreja, mas agora se te casares pela Igreja basta ires pedir a documentação para casar pela Igreja e... automaticamente ficas casada pelo registo e pela Igreja.
Espero ter ajudado.
Um Beijinho

Lúcia & Alcino
12-07-2008

Quinta, 08/11/2007 - 03:00
Retrato de Ginger7
Ginger7
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 meses atrás
Desde: 25.09.2007 - 13:43

Pois assim fico mais descansada então. Obrigada ás duas :)

Beijinhos

Quinta, 08/11/2007 - 09:33
Retrato de ploureiro78
ploureiro78
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 6 meses atrás
Desde: 08.01.2007 - 15:16

Eu se fosse a ti não ficava nada descansada antes de falares outra vez com o padre.
Penso que o que está a acontecer é que ele não deve estar para se chatear com as burocracias do processo civil e quer que cases na conservatória primeiro e depois ele só trata da parte religiosa.
Esclarece com ele que queres fazer as 2 coisas ao mesmo tempo para ele tratar do processo civil. Primeiro tens tu que dar entrada do processo, mas o resto pode tratar ele - os padres católicos em Portugal têm essa autoridade.
Patricia

Quinta, 08/11/2007 - 23:04
Retrato de nokinhax
nokinhax
Offline
Visto pela última vez: 2 dias 11 h atrás
Desde: 02.05.2007 - 01:39

ola...
eu n sei kual e a diferença em tratar dos papeis mas sei k ha pessoas k vao ao resgisto civil assinar (ou seja casar) uns dias antes de casar na igreja...e ha outros k assinam td na igreja...agr n sei pk...n sei s depende de igreja pa igreja...axo k e melhor falares com o padre...
xinhus

Quinta, 08/11/2007 - 23:22
Retrato de carla miranda
carla miranda
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 3 sem atrás
Desde: 14.09.2007 - 16:06

Realmente concordo que não deves ficar descansada e que te deves informar muito bem!

Eu vou casar em Agosto e já falei com o padre. Perguntei-lhe se ele tratava dos papéis do civil ou se tinhamos que ser nós a tratar... O que ele me disse é que tinhamos que ser nós a tratar dessas burocracias, temos que nos casar uns meses antes e levar uma certidão do casamento civil para que possa prosseguir com o religioso...

Fiquei muito triste porque sei que há padres que tratam de toda essa burocracia (embora tenhamos que pagar, claro...) e que assim podemos ter os dois casamentos no mesmo dia...

Era mesmo o que eu queria porque não queria ter duas datas de casamento diferentes... :(

Mas ainda vou ver se consigo mudar a situação...

Isto não é para te assustar, mas é para saberes que realmente existem as duas situações.

Espero ter ajudado.

Beijinhos.

-------------------------------------------------------

### Façam o favor de serem felizes!!! &
Vivam cada dia como se fosse o último!!! ###

Carla --> 08/08/08

Quinta, 08/11/2007 - 23:39
Retrato de mariajoaojr
mariajoaojr
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 3 meses atrás
Desde: 30.01.2007 - 17:01

Boa noite!
Posso dizer que já casei por igreja em 1997 e nem na altura nem agora, é obrigatório os noivos casarem primeiro pelo civil... apenas temos que dar entrada no processo no registo, e dizer que é pela igreja, casamos pela igreja e tem validade civil, mas é a paróquia que trata e não nós!
Concordo com o que disse a Patricia Loureiro, presumo que a lei seja igual para todos, mas alguns nmão estejam para se dar ao trabalho! Ora se numas paróquias é assim, porque é que noutras não pode ser? Pelos vistos é um assunto que fica ao critério de cada padre!... mais um....
Eu nao ficaria descansada até ter tudo mt bem esclarecido!

Beijinhos
Maria João

Sexta, 23/11/2007 - 06:19
Retrato de Ginger7
Ginger7
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 meses atrás
Desde: 25.09.2007 - 13:43

Pois, já fiquei de novo nervosa... e nem tinha pensado nisso de ter duas datas de casamento, acho isso horrivel e triste! Qual delas depois se comemora?!? Mas bem, lá vou eu ter de falar c o padre de novo e contar-lhe o que vocês me disseram. Espero que corra tudo bem.

Obrigada a todas,

Beijinhos

Sexta, 23/11/2007 - 10:54
Retrato de mariajoaojr
mariajoaojr
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 3 meses atrás
Desde: 30.01.2007 - 17:01

Boa sorte SaBett, e não cedas logo... vinca a tua posição, quando sabemos k temos razão, não devemos desistir!

Depois vem contar novidades...

Beijinhos
Maria João

Sexta, 23/11/2007 - 11:13
Retrato de fiffas
fiffas
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 04.10.2007 - 11:49

Eu também estou a tratar dos papeis e falei com mais de um padre, todos me disseram isto:

os noivos têm duas opções: ou casam primeiro pelo civil, e depois pela igreja, ou fazem um casamento na igreja com direitos civis. Ou seja, no primeiro caso, os noivos casam-se no civil e levam o "contrato" de casamento à igreja. No segundo caso, os noivos vão à conservatória, dizem que querem que o casamento na igreja seja reconhecido civilmente e lá dão-lhes uma declaração de consentimento para o casamento (acho que é assim que se chama) - um dos padres até me mostrou os dois tipos de papeis, o de casamento e a declaração.
Neste úlitmo caso, quando vocês assinam pela irgeja, assinam também pelo civil, o padre da paróquia tem depois a responsabilidade de num prazo definido enviar a informação para a conservatória.

Espero ter-te esclarecido, alguma dúvida "apita"

Quinta, 17/01/2008 - 06:38
Retrato de Ginger7
Ginger7
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 meses atrás
Desde: 25.09.2007 - 13:43

Tudo correu pelo melhor e já só vou ter uma data de casamento, lol! Vocês tinham razão, o padre é que não tava para se chatear. Expliquei aos meus pais o que vocês me tinham dito aqui, que era possível fazer tudo só no dia mesmo, sem casar antes, e o meu pai que conhece o padre lá teve a falar com ele e já tá tudo resolvido :) Ufa, muito mais descansada e feliz, tava a ver que ia ao meu casamento já casada, horrível!!

Obrigada beijinhos para todas :)

Bons preparativos

Quarta, 06/02/2008 - 21:30
Retrato de Verazevedo
Verazevedo
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 5 meses atrás
Desde: 20.12.2007 - 19:25

Boa noite,
Vou casar no dia 2 de Agosto de 2008 e o padre com quem falei (e me vai casar) não me falou em nada disso, por isso ando sem saber o que fazer. Nem me pediu nenhum documento. Será que me poderiam dizer quais os documentos que tenho de levar ao padre? E quanto tempo antes tenho de ir ao registo civil dar entrada do processo? Ou tenho de casar 1º pelo civil e dps pela igreja?? Isto é uma confusão, ninguem me sabe explicar nada. Agradeço desde ja a vossa ajuda.

Muitas Felicidades

Vera e Miguel
2/08/2008

Quarta, 06/02/2008 - 22:06
Retrato de martinha_trad
martinha_trad
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 07.08.2007 - 14:05

Tens que ir à conservatória 3 meses antes dizer que vais casar pela igreja para darem início ao processo do casamento religioso. Na conservatória dão-te um documento que tens que entregar ao padre, depois o padre faz o casamento, assinam o livro e o casamento pela igreja produz efeitos legais. A igreja redige a acta do casamento para enviar para a conservatória. E pronto!

Qualquer dúvida, diz qq coisa!

Beijinhos*****

Sexta, 08/02/2008 - 20:15
Retrato de Verazevedo
Verazevedo
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 5 meses atrás
Desde: 20.12.2007 - 19:25

Obrigada pelo esclarecimento. Amanha vou falar com o padre que me vai casar pra ver se é preciso mais alguma coisa.

Bjinhos

Vera e Miguel
02/08/2008