viver sem $$ _ possivel ou nao? | O Nosso Casamento

Fórum geral

viver sem $$ _ possivel ou nao?

134 entradas / 0 novo
Última
#1 Terça, 16/10/2007 - 13:18
Retrato de zero
zero
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 6 meses atrás
Desde: 08.10.2007 - 22:38

viver sem $$ _ possivel ou nao?

Olá a todos.
A maior parte das pessoas aqui do forum vai-se casar brevemente ou já se casou.
O que eu pretendo saber é se acham que o dinheiro que o casal vai ganhar chega para pagar tudo aquilo que temos de pagar mês a mês, se já fizeram contas à vida...
SE não for pedri de mais, gostaria que dissessem quanto ganham os dois juntos e quais as principais dívidas que acham que vão ter (carro, casa, etc) e se acham que vão conseguir pagar. Quero comparar e ver se o meu caso é possível

É assim, eu ganho 200 cts (1000 eur) por mês e é bom provável que a minha namorada (futura esposa :-)) continue sem ganhar absolutamente nada durante um bom tempo (1 ano mm....2? eu sei la...este país ta tao mal...). De momento não há carro a pagar, mas será que se eu ainda pagasse o meu carro (37 cts, 185 eur) e pagasse uma carra a 500 eur seria possível viver (sem luxo eu sei)?? Que acham disso?

Por eu não achar ser possível é que já paguei o carro de uma vez e pretendo alugar uma casa a uns 250 eurs ou 300 no maximo dos maximos, por mes (na minha terra o preço medio é 250-300). Assim acho que é possivel viver já.

Que acham das duas situaçoes (pagar carro e casa a 500 VS nao pagar e alugar casa a 250)? E vocês??

Terça, 16/10/2007 - 13:19
Retrato de zero
zero
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 6 meses atrás
Desde: 08.10.2007 - 22:38

teste
teste
teste
ignorem isto. experiencia

Terça, 16/10/2007 - 13:29
Retrato de sandokas
sandokas
Offline
Visto pela última vez: 16 anos 6 meses atrás
Desde: 16.10.2007 - 12:54

Estou numa situação monetária não muito longe do que tu estás a expor. Pelo menos metade do ordenado, às vezes mais, vai para pagar a renda e as contas da água, gás e luz, mas desde que nunca falte trabalho e não faças investimentos em mobílias, carros, etc dá para controlar a situação. Conheço pessoas que vivem com bem menos, é uma questão de adaptar o estilo de vida ao orçamento familiar e não embarcar em empréstimos para comprar coisas superfluas, porque normalmente os juros desses empréstimos são bem maiores do que os do crédito à habitação. Pode não ficar tudo a teu gosto, mas se der para viver é o que interessa.

Em todo o caso ainda não casei por isso também tinha interesse em ouvir a opinião de mais gente.

Terça, 16/10/2007 - 13:44
Retrato de LiLino
LiLino
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 13.08.2007 - 16:24

Sinceramente, empréstimos só para casa.
Estamos a construir, mas tivemos a sorte de o meu namorado ter terreno (oferecido pelos pais) e de o me pai nos ajudar na obra (parte de electricidade e não só).

O meu namorado é bancário e o ordenado dele seve rondar, +-, o mesmo que o teu. Eu, sou professora, mas sem colocação, portanto vou dando umas explicações. Vou ganhando algum, mas não é certo.

Na verdade, nunca pensamos em arrendar, porque se pagamos, ao menos que seja para uma coisa nossa. Mas tenho consciência de que muita gente tem dado passos maiores do que as pernas e pagam empréstimos astronómicos.

Muitas pessoas não sabem, mas muitos bancos estão a vender moradias e apartamentos (de pessoas que não conseguiram pagar) a preços muito mais baixos.
Na minha opinião, eu preferia comprar uma casa usada, mas minha, e que poderia vender a qualquer altura,para comprar uma outra, se a situação económica permitisse do que estar a pagar para algo que nunca vai ser meu.

É claro que vai ser complicado no início. Mas acredito que, uma vez que estabelecemos bem aquilo que podemos suportar, iremos conseguir.
Agora se além disso ainda tivessemos de pagar carro esquece.
Por isso mesmo é que comprei um velhinho, mas que consegui pagar logo. É menos uma freima.

Desculpem o testamento, mas tinha de ser.

Bjs
Li

Terça, 16/10/2007 - 13:59
Retrato de Catiarubina
Catiarubina
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 13.11.2006 - 12:44

Eu acho que se viverem sem muitos luxos conseguem.
Pago cerca de 370€ de empréstimo do apartamento, não temos mais empréstimos e estamos numa de poupar o mais possível enquanto não pensamos em ter filhos e até estamos a conseguir.
Empréstimo, água, luz, telemóveis (não temos telefone fixo, internet nem tvcabo), gás, seguros, gasóleo (cerca de 100€ por mês), a comida e alguns extras... Tudo gastamos à volta de 900€ por mês (+- o ordenado do meu marido)e o meu que é mais baixo vai para o banco.
Claro que não vamos para a borga todas as semanas nem vamos fazer grandes passeios.
Não sei se ajudei em alguma coisa.
Beijos

Terça, 16/10/2007 - 14:19
Retrato de mariajoaojr
mariajoaojr
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 2 meses atrás
Desde: 30.01.2007 - 17:01

Boa tarde!
Nos dias de hoje com 2 ordenados já é dificil... quanto mais só com 1!
Nós pagamos 2 emprestimos (1 da casa e outro pessoal), seguros dos emprestimos, seguros de saúde, seguros dos 2 carros, combustiveis, água luz, gás, electricidade, tv cabo, internet, o meu marido almoça fora quase tds os dias, e depois temos outros custos fixos k já podem ser condiserados luxo, mas k por enquanto fazemos kestao, hidroginastica, manutenção das minhas unhas LOL, e enquanto não temos filhos é k vamos gozando a vida, pk depois tudo muda, então jantamos fora todas as semanas com amigos, vamos ao cinemas e gostamos de passear... é claro k nao temos juntado dinheiro, apenas um mealheiro k colocamos sempre à parte, mas se nao for assim, acabamos por ser prisioneiros do nosso trabalho, faz falta sair, divertirmo-nos e espairecer a cabeça...

Beijinhos
Maria João

Terça, 16/10/2007 - 14:32
Retrato de Cláudia Moreira
Cláudia Moreira
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 7 meses atrás
Desde: 22.03.2007 - 09:40

Maria João: essa das unhas foi de partir o coco a rir, já agora são de gel??? É que as minhas são uma porcaria... e gostava de saber mais infos sobre as de gel.

Voltando ao assunto inicial...

Nos ganhamos á volta dos 1100€ mensais, posso dizer-te que metade vai para a casa e as suas despesas (agua, luz, gas, seguros e algumas compras, ppr e o mealheiro)

N costumamos fazer estravagâncias mas o k é certo é que ainda n consegui equilibrar as despesas, pelo menos como gostaria. Nos dias de hj e desculpa a sinceridade 500€ por uma casa é um luxo, na vossa actual conjuntura!

Penso que tens 2 hipoteses, ou alugas realmente como ponderas fazer... ou compras uma bem mais barata, pk os juros estão sempre a subir e o k é hj 500€ pode amanhã ser 600€ e por ai fora...

Pensa bem

Terça, 16/10/2007 - 14:34
Retrato de Teresa Cunha
Teresa Cunha
Offline
Visto pela última vez: 3 anos 11 meses atrás
Desde: 14.09.2006 - 15:13

Olá Zero
Porquê que não cria uma folha excel e coloca linha a linha, todas as despesas que tem por mês:
casa/seguros
água, luz, gas, telemóvel, internet
carro/gasolina e/ou passe/gasoleo/seguros/manutenção
almoços fora...
Despesas no supermercado: comida, detergentes...
aquisição de vestuário...

Quanto mais pormenorizada fora lista, mais próxima srá da realidade.

Some tudo e veja qual é a diferença entre o seu ordenado e as despesas, assim evita problemas de maior e meter-se em "alhadas" e saberá perfeitamente até onde se poderá "esticar".

Não se esqueça que o dinheiro não traz felicidade mas que ajuda, ajuda!!!

A tensão que se cria numa relação quando o dinheiro não chega para pagar todas as despesas e/ou se se é obrigado a prescindir de ir de vez "viver(não ser só casa trabalho e trabalho casa), é uma "prisão" que pinta tudo à sua volta de cinzento e é dificil ultrapassar.

Eu já pensei como vocês em que também dizia que pagar por pagar antes pagar o que é nosso, mudei de casa por questões de saúde, minhas e do meu marido e agora dou cabo da saude para poder pagar a casa, é um contra-senso mas é uma realidade para muitos de nós.

Boas escolhas
Teresa

www.matrimonius.com
Braga

Terça, 16/10/2007 - 14:36
Retrato de sandragomes
sandragomes
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 27.09.2007 - 18:01

Ola,
Depois de ler alguns testemunhos, ate ficou com vergonha de postar e falar da minha situação, mas, até gostava de pedir uma sugestão se me permitem.
Eu trabalho,mas nao efectiva, ganho muito pouco (450€/mês) e o meu namorado tb ronda o mesmo valor. Cada vez mais começo a aperceber me do quanto é dificil governar com estes ordenados, apesar de ainda nao estar casada e de nao ter encargos mensais nenhuns, tenho de juntar dinheiro, porque vamos fazer obras para a nossa casa. Nós temos uma casa já, felizmente esta paga, a unica coisa que vamos ter de pagar mensalmente será a luz, água e aliemntaçao, e a mae do meu namorado tb vai ajudar pois ela tb vai estar la a viver.
A minha duvida é esta, vamos ter de remodelar a casa, pois necessita de obras e mesmo de mudar a mobilia pois é muito antiga e ha coisas que sinceramente não gosto, so que não temos dinheiro disponivel para comprarmos assim logo, então o que pensamos era pedir um crédito pessoal ou para obras ao banco para podermos concretizar este passo fundamental.
Como seriamos 2 a pagar supostamente ( eu + namorado) e a mãe dele, seria uma boa ajuda, pois um pouco a cada um não doi tanto.
O que voces acham??

Bjos
Sandra & Marco

Terça, 16/10/2007 - 14:57
Retrato de Cláudia Moreira
Cláudia Moreira
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 7 meses atrás
Desde: 22.03.2007 - 09:40

Sandra... vergonha de k???

Olha, sou contra os emprestimos... por isso, sou da opinião que só mm o minimo indispensável... se n consegues ir juntando, tenta então ver o que te compensa mais... pedir dinehiro para o emprestimo e ir mobilando a casa á medida que o tempo vai passando, ou se juntares tudo compensa e ficas só com uam prestação.

Se são 3 pessoas a morar juntas, acho por bem que todos participem!!!

Bjitos

Terça, 16/10/2007 - 14:58
Retrato de Teresa Cunha
Teresa Cunha
Offline
Visto pela última vez: 3 anos 11 meses atrás
Desde: 14.09.2006 - 15:13

Olá Sandra
Cuidado com esses créditos pessoais, vai pagar uma pipa de juros, informe-se bem( cuidado com as letras pequeninas do contrato)

Será que vocês não têm jeito para bricolage? Hoje em dia as empresas que vendem tintas e afins, dão tanta informação que é uma pouco"FAÇA VOCÊ MESMO" claro que a qualidade não é a mesma da de um profissional mas dá para viver durante 3 a 4 anos e assim pode poupar para fazer umas obras a sério sem dar tanto lucro aos bancos. Outra vantagem é vocês orgulhosamente poderem dizer "fomos nós que fizemos", até podem recrutar uns amigos em troca de um bom lanche e além de um bom convivio aproveitam para poupar uns bons euros.

Existem excelentes truques em revistas e na internet para recuperar mobilias antigas ou compre só algumas peças para dar um miminho à casa.

Boas escolhas
Teresa
www.matrimonius.com
Braga

Terça, 16/10/2007 - 15:09
Retrato de sandragomes
sandragomes
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 27.09.2007 - 18:01

Ola Claudia e Teresa,

A minha ideia era mesmo pedir um emprestimo para mobilar a casa e ajeitar algumas coisas que a casa precisa, so assim é k eu axo k vou conseguir ter alguma coisa, pois com o k ganhamos nunca vamos poder comprar e pagar a pronto como desejavamos. Dai nao ter outra saida senao pedir um emprestimo.
Adoro tudo o k tenha a ver com decoraçao, e claro k poderei fazer certas coisas para a casa, mas tudo o k ker que eu faça terei de comprar o material, e tem de se ter dinheiro disponivel para comprar, e sinceramente reciclar aqueles moveis que estão na casa, nao me parece, são tao antigos, que poderei aproveitar pequenas coisas, mas nao tudo.
....... estou perdida assim....

Bjo
Sandra & Marco

Terça, 16/10/2007 - 15:54
Retrato de camarques
camarques
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 12.07.2007 - 11:14

1º a Casa está em v/ nome?
é que podem pedir crédito habitação também para as obras, e os juros são bem + baixos.

Eu por mim "arcava" com as depesas da remodelação, e a sogra que fizesse as comprinhas para a comida, pelo menos fazias as coisas á tua maneira.

Por outro lado se o problema for só mobilia, na Moviflor, á móveis bem baratos, e podes pagar até 12 meses sem juros.

Eu estive a morar 2 anos fora, e fui para uma casa (a empresa pagava aluguer e demais despesas) mas a casa não tinha mobilia e foi assim que fiz, comprei o essencial e o mais barato, agoar que voltei tenho tudo em duplicado, já dei uns sofás a uma colega (que adoro). E que tem uma situação financeira pouco + favorável que a tua.

Bjs
Célia

Terça, 16/10/2007 - 16:05
Retrato de mariajoaojr
mariajoaojr
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 2 meses atrás
Desde: 30.01.2007 - 17:01

Ola de novo!
Pois... realmente há ordenados mt mt baixos o nosso país... no nosso caso estamos os 2 efectivos, eu ganho 800€ e o luis na ordem dos 1.000€ uns meses mais outros menos, mas como digo, não faço kestao de andar sempre vestida com a mesma roupa, de nunca sair de casa, para ter mais dinheiro de lado, sei k é importante, mas gozar a vida tb é! São posturas e maneiras de estar diferentes!
Sandra se achas k no dia a dia não vais conseguir mobilar td, então pede um emprestimo para obras, com prazo alargado, para k não fikem com uma prestação mt elevada!

Cláudia:
Sim tenho unhas de gel e não dispenso!!! LOL É das melhores coisas k já inventaram... é tão bom fazer tudinho em casa e ter sempre as unhas arranjadas!

Beijinhos
Maria João

Terça, 16/10/2007 - 16:15
Retrato de camarques
camarques
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 12.07.2007 - 11:14

Como é que são essas unhas que podes fazer tudo e as unhas estão sempre bem, buuaa, também quero.

Quanto custam e o custa da manutenção?

Obrigado

Bjs
Célia

Terça, 16/10/2007 - 16:25
Retrato de camarques
camarques
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 12.07.2007 - 11:14

Bem, 2 salários minimos numa casa é um caso complicado, eu recebo á volta de 600Euros, e o meu marido recebe bem acima da média.

Mas... tenho uma boa vida...agora (estou casada á 8 anos), e no inicio como todos vcs passamos por várias dificuldades, não recebiamos o que recebemos agora, mas sempre tivemos saúde, e força de vontade para ultrapassar as dificuldades.

Passei muitos fins de semana em casa porque não tinha Dinheiro para sair.

Com a casa para pagar, o carro para pagar, e as depesas normais da casa não foi fácil.

Hoje estou como a MariaJoão, passeamos, comemos muitas vezes fora, a verdade é que aproveitamos bem a vida.

Mas para isso também é preciso fazer sacrificios, o meu marido neste momento está em Angola, com condições que mais ninguém lá tem (vem cá de 2 em 2 meses e está cá 1 mês), mas para ter tudo isto não esteve sentado á sombra da bananeira.

è importante aproveitar as oportunidades que nos surgem, mas + importante é trabalharmos para elas nos surgirem.

Bjs
Célia

Terça, 16/10/2007 - 17:16
Retrato de Dama da Lua
Dama da Lua
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 11 meses atrás
Desde: 24.01.2007 - 08:38

Ola.
O meu caso é tipo o da Sandra. Eu ganho o ordenado minimo e o meu futuro marido quase 600€.
Estivemos a fazer contas e neste momento nao dava para comprar casa.
Decidimos entao alugar.Pagamos de renda 150€, agua,luz,comida,gasoleo,emprestimo da carrinha.
Quase que nem chega para mais nada.
Por isso tenho um part-time para arranjar mais uns trocos.
Em Portugal é uma miseria. Preferia ter uma casa minha sim, é verdade,mas entre pagar 150€ de renda e quase 400€ do emprestimo, neste momento tem de ser assim. :S
Tambem é por essa razao que optamos por casar so pelo civil e fazer um jantar em casa para os pais.Nao da para fazer uma grande festa, mas fazemos uma festa pequena com pessoas com grande significado para nos.
Bjinhos,Eliana

Terça, 16/10/2007 - 17:22
Retrato de sandragomes
sandragomes
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 27.09.2007 - 18:01

Ola camarques,

A casa esta em nome do meu namorado, ja me fui informar e nao posso pedir credito para obras sem a casa estar tambem em meu nome, e ele aconcelhou me um credito pessoal..nao sei se é melhor ou nao..

Sandra & Marco

Terça, 16/10/2007 - 17:25
Retrato de zero
zero
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 6 meses atrás
Desde: 08.10.2007 - 22:38

Quanto a nós, a ideia básica é eu ir aguentando até ela arranjar algo fixo e minimamente decente. O meu lema: trabalho para viver, não vivo para trabalhar.

No entanto os dois primeiros anos pelo menos, serão de adaptação. Nada de vida à larga, mas coloquei a questão aqui no fórum para saber se é possível viver assim como falei. O meu problema é que no excel posso não me lembrar de tudo (já fizemos isso de colocar no excel) e somente a prática diária pode dizer realmente se o meu ordenado chega. Daí eu querer ouvir outras opiniões.

Como esperamos que a situação dele melhore (a minha é impossível: o professor agora nunca mais sobe a não ser que faça projectos imbecis, trabalhe como um cão, dê graxa a todos, tenha uma rede de informação e de influências vasta, seja manipulador, trabalhe mais ainda do que o que referi, idolatre os pais...etc...prefiro estar como estou) a nossa ideia é eu aguentar-me. Para tal pensamos em alugar casa. Para alugar durante uns dois anos basta uma coisa barata, simples e aconchegada.

Quanto ao pagar casa, falei nos 500 euros porque é quase impossível conseguir pagar menos do que isso. Toda a gente com quem falo que paga casa, diz-me o mesmo. Não entendo e não entendo nada de casas mesmo.

Por enquanto, a minha esperança real é sair o euromilhões....
:-(
Em Portugal não se vive...sobrevive-se e isso deixa-me muito triste e com raiva e a pensar que muitos dos assaltos que se vêem por aí, devem ser de tipos como eu que estouraram o seu limite (ou não...muitos tb são uns bardinas preguiçosos).

Terça, 16/10/2007 - 17:26
Retrato de zero
zero
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 6 meses atrás
Desde: 08.10.2007 - 22:38

renda a 150 dama da lua?? ui! o mais barato k vi ate hj foi 200 e mm assim....

onde vives?

Terça, 16/10/2007 - 17:39
Retrato de fiffas
fiffas
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 sem atrás
Desde: 04.10.2007 - 11:49

Acho que fazes bem em arrendar se não tiveres muito dinheiro para dar de entrada. Isso de dizerem que é melhor pagar para algo que é nosso muitas vezes é um enagno, porque em muitos dos empréstimos, nos primeiros 5-10 anos pagasse praticamente só juros... ou seja não é para algo que é nosso, mas dinheiro para o banco, ficando-nos a casa quase pelo valor de duas... sem contar que vamos estar velhinhos e ainda a pagar!
Por isso, o arrendar, às vezes, é mesmo melhor opção: nesses 5/10 anos que só pagas juros podes conseguirum bom pé-de-meia que te permite um empréstimo com menos juros, não tornando esses 5/10 anos em tempo perdido... até porque em qualquer país na europa só compra casa quem realmente tem dinheiro, os outros alugam. Acho que é melhor dar um passo de cada vez à medida das possibilidades, e não pensar já em comprar um T4 ou um T5, quando um t2 é suficiente e um t3 bastante bom.
Eu, pessoalmente, comprei, mas porque tive a hipótese de um bom empréstimo, e daqui a 15 anos a casa é minha, mas se tivesse que a pagar a 50 anos, com a mesma (ou quase) a mesma mensalidade, então preferia arrendar.
Quanto ao teu dinheiro, comprando casa e carro acho difícil conseguirem aguentar-se, porque o dinheiro ia quase todo nas despesas fixas (empréstimos, água, luz, gás, supermercado, gasolina...). arrendando algo por esse valor já me parece possível, embora não possam pensar em grandes despesas extras (como muitos jantares fora ou saídas), mas deve dar para uma extravagência de quando em vez e até para o carro...

Terça, 16/10/2007 - 17:55
Retrato de mariajoaojr
mariajoaojr
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 2 meses atrás
Desde: 30.01.2007 - 17:01

Cláudia e Célia:

A colocação já nao me lembro bem pk já foi há mts meses atras... mas foi na ordem dos 40 e tal ou 50 e tal euros, a manutenção vai desde 25€ a 30€ depende da forma k escolheres!
Aki fica este topico onde até tenho fotografias das minhas, neste caso à espanhola... k é o mais caro!

http://onossocasamento.pt/forum/9810

Terça, 16/10/2007 - 18:39
Retrato de Bekitas3
Bekitas3
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 11 meses atrás
Desde: 14.09.2007 - 16:19

Bem, depois de ler as vossas opiniões percebi que a minha realidade é bastante diferente da vossa. Eu só ganho o ordenado minimo e o meu namorado ganha mais ou menos 700€. A parte deste dinheiro, que é fixo mensal e constante, ele faz montes de horas extras e eu dou explicações todos os dias(o ano passado até ao domingo tinha ...:)). O que acaba por elevar bastante os nossos ordenados, principalmente o meu que é tão pequenito...:(
Apesar disso, decidimos comprar casa. Na nossa área de residencia não se encontram habitações cuja renda seja de 150 ou 200€ mas sim, 350 e 400€ e tais....Está foi a nossa 1ªhipótese mas francamente não acho que aqui compense alugar. Na procura da "nossa" casa estipulamos um preço que de forma nenhuma podia ser ultrapassado. E achamos essa casa, há medida dos nossos sonhos e carteira. (lol...ainda não é bem nossa mas "encontramo-la"). Depois, foi a procura do banco e tb vimos o que melhor se adequa a nós. A prestação que há partida pagaremos não ultrapassa os 500€, fica abaixo desta fasquia. É certo que não se sabe o dia de amanha mas , tb acho que temos que ter pensamento positivo(já basta o pais estar tão negro). Dá para pagar a casa sem correr situações de risco...
Realidade...vamos "perder" muitas coisas...saidas, jantares, passeios, viagens, roupa, cabeleireiro, idas ao futebol, poupar a "coca-cola" do nosso carrito(pois, optamos por comprar um velhito mas que é um lord!!:))...sei lá tanta coisa.
mas em contrapartida vamos lutar pelas nossas coisas.Nao nos importamos de n ter td mobilado, nem ter a casa "perfeita".Aos poucos havemos de ter uma melhor vida e a casa como gostámos.

Bem, isto tudo no fundo é para dizer que quem não tem muitas possibilidades(e ajudas de pais...) tem que fazer muitas escolhas na vida, trabalhar muito, mas (acredito eu) tendo saúde e havendo amor a "batalha" é mais fácil e as probabilidades de vitória serão maiores.

Desculpem o testamento, fica mais uma opinião.

Terça, 16/10/2007 - 18:50
Retrato de claudiasmf
claudiasmf
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 4 sem atrás
Desde: 30.04.2007 - 18:56

Depois de ler todos estes comentários decidi dar o meu contributo.
Comprei casa fez 1 ano em Agosto, tinhamos dinheiro junto por isso optamos dar 1 boa entrada. No entanto, tivemos sorte a nossa familia juntou-se e deram-nos € para comprar os móveis! Tive mta sorte mesmo!
Passados 3 meses, e de repente, fiquei desempregada!
Adiamos por 6 meses vivermos juntos pq iria ser complicado (mas não impossivel) viver apenas com um ordenado e pq não queriamos ser "prisioneiros" do €.
Mas isto são águas passadas e agora estamos bem, ambos empregados e efectivos(embora hoje em dia isto nao seja sinonimo de segurança), pagamos os encargos tds com 1 ordenado e outro é para o pé de meia! Claro que abdicamos de algumas coisas mas de vez em qdo tb temos as nossas extravagâncias ;) (k sabem mesmo bem LOLOL!!!!)
Como outras noivas já referiram, nós tb preferimos pagar as nossas coisas a pronto pq qto mais empréstimos tivermos mais dificil é de controlar as contas!

Espero que tenha ajudado.

Bjokinhas,
Cláudia

Terça, 16/10/2007 - 19:27
Retrato de zero
zero
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 6 meses atrás
Desde: 08.10.2007 - 22:38

ao todo qnt recebes?

a nossa situaçao é pior.

estamos a contar com apenas os meus 1000 eurs (por si só é mt bem sei, mas com zero dela é como se fosse cada um de nos a ganhar 500, quase dois ordenados minimos :(...)

serák da pra viver assim a pagar uma prestaçao/arrendamento maximo de 300 eurs mais uns 100 de carro (nao pago carro mas ja tou a contar k mais cedo ou mais tarde este vai à vida pois tem tido mt uso)?

Quarta, 17/10/2007 - 00:11
Retrato de Patrícia Teixeira
Patrícia Teixeira
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 7 meses atrás
Desde: 27.08.2007 - 23:50

olá.
A 1ª regra para não haver endividamento é:
Pagar de emprestimos apenas 40% do ordenado do nosso agregado familiar!
1000 euros... 40% è 400 euros...
É o maximo de prestação aceitavel para garantires que tens para o resto o resto do mês...
em nossa casa entra + ou - 1600 euros.
pagamos 620 de prestação.
juntamos mais ou menos 500 ou 600 euros por mês..
mas não vivemos de luxos...
em casa não falta nada... mas primeiro pagamos as continhas todas... depois se der é que jantamos mais vezes fora... cinema, calças... etc..
andamos a juntar para o casorio...
depois vamos juntar para abater um pouco ao nosso crédito... depois vamos jnutar para ter um filho...
andamos sempre a juntar...
é triste... nunca temos nada nosso e trabalhamo tanto...
Enfim... só nos resta saber viver e encarar as coisas de modo positivo...
beijos a todos
Boas contas... Zero...

Quarta, 17/10/2007 - 01:48
Retrato de nidia
nidia
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 2 meses atrás
Desde: 11.01.2007 - 00:43

Pelo que estou a ver aki o pessoal até ganha bem...normalmente são 2 ordenados, ou então quando é 1 ganha super bem...se ganhasse 1000€ meu deus que sorte que eu tinha.......
Mas como sorte é coisa que não tenho....
Na nossa casa apenas entram 450€/500€, e temos água, condominio, gás, alimentação, e carro para pagar, nós só não pagamos luz e casa o que já é mesmo muito bom...se não, nem dava para estarmos a viver juntos...
Passamos por muitas dificuldades, mesmo antes do casamento passamos por momentos mesmo muito dificeis, mas acredito que tudo vai melhorar um dia...O que me intristesse mais é não puder ter um filho,....porque não o vamos puder sustentar.....
Por isso governem muito bem o vosso dinheiro, pois se nós vamos conseguindo sustentar nos com o dinheiro que entra em nossa casa...vocês tb irão consegui-lo, e para vocês até será mais fácil, pois não tem que passar por tantos sacrificios......Beijinhos

Quarta, 17/10/2007 - 02:02
Retrato de Tita_G
Tita_G
Offline
Visto pela última vez: 5 anos 6 meses atrás
Desde: 02.07.2007 - 14:32

Também queria deixar omeu testemunho... Eu e meu namorado estamos a viver juntos desde Maio deste ano... comprámos casa! Também andámos a ver se conseguiamos arrendar, mas por menos de 300€ nao arranjavamos nada... e com o meu namorado a pagar 450€ de prestaçao d carro nao dava nada! Ele deve ganhar à volta de 1300€ por mes e estuda ao mesmo tempo,ta a tirar licenciatura em ed. fisica!!Eu tb ainda estou a estudar e acabo este ano! Enfim, decidimo-nos mesmo por comprar, até porque assim estamos a pagar por uma coisa que é nossa... Quando pedimos o emprestimo juntámos o emprestimo do carro dele com o da casa e neste momento estamos a pagar 550€ pela casa e pelo carro, ou seja, se tivessemos que alugar eram 450 do carro mais 300 d renda (750) assim pagamos menos 200€ pelas duas coisas... o resto pronto, é o normal, agua, luz, gas, net, telemoveis, seguros dos carros, (eu tb tenho 1carrito), enfim, às vezes temos que pedir emprestado aos meus pais e aos dele...mas temos conseguido sobreviver... mas para o ano que vem ja vou trabalhar e é mais um que entra!!!
Desculpem o testamento, mas estes assuntos sao sempre importantes e temos que nos ajudar uns aos outros, por isso ZERO, tens que ver bem o que será melhor para voces!!!
beijinhus*

Quarta, 17/10/2007 - 09:07
Retrato de Dama da Lua
Dama da Lua
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 11 meses atrás
Desde: 24.01.2007 - 08:38

Zero, é 150€ de renda por ser em Castelo Branco.Porque tenho bem a noçao que se fosse noutro lado nao era capaz mesmo.
Mas é complicado.Neste pais o ordenado minimo nao vale nada.Quando recebo se levanto 20€ ja fico so com 390€ para o resto do mes.O que é 390€ de ordenado?Credo, isto vai de mal a pior.
Bjinhos

Quarta, 17/10/2007 - 10:42
Retrato de Guinha
Guinha
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 6 meses atrás
Desde: 04.09.2007 - 17:18

A minha situação tb ñ tá fácil!!! Eu e o meu namorado andamos à mais de 1 mês à procura de 1 apartamento mobilado para arrendar aki na zona de Ponte de Lima, até já compramos várias coisas, ñ tá é a ser nada fácil encontrar de acordo com os nossos gostos e rendimentos. Eu ganho 403€ ele 550€ e só querimos pagar de renda até 300€, mas aqui parece ser impossível encontrar alguma coisa minimamente decente para viver a esse preço. Já vimos vários por ex um T1 a 250€ só k só tem cozinha, quarto e casa de banho e por fora é uma miséria, dp um T3 a 300€ k ganha humidade e tb ñ tá lá em mt bom estado, ou seja, uma coisa boa por menos de 350€ ñ arranjamos e a esse preço o meu namorado diz k prefere pagar um empréstimo!!! E eu acho k com os nossos ordenados nehum banco nos dá empréstimo.
Dp pensei em procurar um T2 sem mobilia e mobilar só um quarto e a sala, mas a renda ñ sei se compensa. K dizem?
Qual será a melhor opção? Será k o T1 até chega e eu é k tou com as manias, tb ñ kero nd gand mas pelo menos com 1 sala para levar lá os pais e os amigos!

Quarta, 17/10/2007 - 10:50
Retrato de camarques
camarques
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 7 meses atrás
Desde: 12.07.2007 - 11:14

Se decidirem pedir dinheiro para as obras o melhor é a casa ser dos dois e fazerem crédito á habitação os juros não têm comparação, além do prazo que é muito mais alargado.

Quando decidi fazer a minha casa, tinha começado a trabalhar naquele ano, os meus rendimentos eram minimos, o terreno era meu (do meu pai), então para acabar com burocracias casamos pelo civil 1 ano antes de casamento "oficial" continuamos com a n/ vidinha normal cada um na sua casa, mas a papelada andava tudo sobre rodas, até porque ele é que tinha dinheiro, mas eu tinha disponibilidade para ir a todo lado tratar dos assuntos.

Casei 2x com o mesmo e voltava a casar.

Faças o crédito que fizeres não te esqueças de que tu também vais pagar, por isso acho mais do que justo de que a casa também esteja em teu nome.

Mas é só uma opinião

Bjs
Célia

Quarta, 17/10/2007 - 10:56
Retrato de Inga
Inga
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 4 meses atrás
Desde: 28.06.2007 - 11:21

Desculpa a intromissão mas se em tua casa entra cerca de 1600/mês, se vocês pagam 620 euros de prestação, como é que conseguem juntar 500 ou 600 euros? Não tens outros gastos? Eu também me farto de fazer contas...mas ainda não descobri o milagre da multiplicação:)

Beijos

Quarta, 17/10/2007 - 11:42
Retrato de claudiasmf
claudiasmf
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 4 sem atrás
Desde: 30.04.2007 - 18:56

Qto a pergunta k me fizeste na minha casa entra cerca de 1600 €/mes.
Faz bem as contas, pq no inicio de vida é dificil estabilizar as despesas. Por ex a prestação da casa até agora foi sempre a subir, por isso tens k ter margem de manobra para aguentares as subidas do empréstimo. Por isso parece-me a mim com apenas 1000 € e com a prestação do carro era de considerarem alugar casa e qdo tiverem a vida + orientada logo pensam em comprar! É a minha opinião!
Espero ter ajudado.

Bjokinhas,

Cláudia

Quarta, 17/10/2007 - 12:09
Retrato de vaniachabi
vaniachabi
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 h atrás
Desde: 21.03.2007 - 16:10

ola
Na minha casa entram 1350€ mensais,e é apenas o dinheiro do meu namorado pq eu ainda estou a terminar o meu curso.
Qd compramos casa pagavamos 505€. Ja prevendo os aumentos nao quisemos q a prestaçao inicial nao fosse alem deste valor. Com isto a prestaçao ja vai em 600€.
Graças a deus nao pagamos carro, as despesas q temos sao:
casa, agua, luz, Gaz, comida e gasoleo po carro. Nao estamos mto mal mas vivemos no limite pq se aparece uma despesa extra tamos logo mais a rasca.
Por isso e na minha opiniao se conseguirem arrendar barato eu aproveitava. Não se esqueçam q se arrendarem ainda tem a hipotese de pedir o apoio do subsidio de arrendamento jovem q pode chegar aos 250€.

Quarta, 17/10/2007 - 12:25
Retrato de sandragomes
sandragomes
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 27.09.2007 - 18:01

Acho que tens razao Camarques, ja lhe falei nessa hipotese, ele disse que se ia informar melhor com o pai...
Mas eu ja pensei e nao peço um credito so em meu nome para pagar obras e mobilias, quando existem 2 pessoas tb na casa. Desculpem, mas tenho receio.

Bjos
Sandra & Marco

Quarta, 17/10/2007 - 13:02
Retrato de zero
zero
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 6 meses atrás
Desde: 08.10.2007 - 22:38

o melhor mm é arrendar.

vejo k para casais que ganham uns 1300 ou mm 1600ou mais já é dificil aguentar a compra de uma casa...
:-(
M**** DE PAÍS

preferia ser espanhol porra

enfim

vejo que dá para viver junto com a minha namorada com 1000 mas tem de ser a pagar coisa pouca pelos vistos

afinal arrendar é melhor: o dinheiro nao é pra mim e estou a fazer um rico a ficar ainda mais rico, qual o problema??

o meu problema de arrendar é mm esse: é o ódio de saber que estou a dar mais alimentos aos ricaços e joe berardos deste país.

enfim, mas lá terá de ser.

um dia terei mais sorte.

se nao tiver.......

Quarta, 17/10/2007 - 13:44
Retrato de Cláudia Moreira
Cláudia Moreira
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 7 meses atrás
Desde: 22.03.2007 - 09:40

Oh Zero...

N sei de onde és... mas hj em dia encontra-se casas baratissimas nos leilões e n há só t1, há montes de coisas...

Pk n tentas informar-te??? penso que dia 27 no Porto e dia 28 em Lisboa vai haver um e é referente aos distritos...

Eu tb penso como tu, por isso nunca quis arrendar...pk na realidade o arrendamento custa tanto como uma mensalidade, dependendo da zona é claro.

Bjits

Quarta, 17/10/2007 - 14:23
Retrato de Bekitas3
Bekitas3
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 11 meses atrás
Desde: 14.09.2007 - 16:19

Efectivamente, há casas em preço de "saldo" em leilões abertos à população.Podes-te sempre informar por exemplo nas Finanças da tua área de residência onde essa informação estará disponibilizada. O mesmo se passa com carros e outras coisas. Muitas vezes isto tem um único senão tem que haver dinheiro na "mão". Porém, penso eu, que será mais uma hipótese e uma questão de te informares.
Quando começei o meu corrido pelas imobiliárias daqui da zona facilmente me apercebi que existi uma diferença a nível de preço (para a nossa carteira era bastante grande)entre apartamentos novos e apartamentos com alguns anos (todos os que vi no máximo tinham 5 anos). é certo que é mt bom ter uma casinha nova, que somos nós os 1ºs a morar nela. A minha questão está no seguinte: será que se a casa/apartamento tiver em boas condições não será preferível a uma nova? É que às vezes 15 mil euros de diferença...são cruciais.

Tal como também já foi relatado, antes de decidirmos comprar casa tb procuramos para arrendar. E as situações foram hilariantes: apartamentos cuja porta da entrada abria a ponta-pé(mesmo :)); apart., nunca encontramos um t1(lol...as pessoas daqui n devem gostar de alugar ou de t1...), apart. com bichinhos...sei lá ! E ainda por cima td a rondar o preço de 1 prestação( claro que a prestação é um pouco mais).

Jokita

Quarta, 17/10/2007 - 14:27
Retrato de fiffas
fiffas
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 4 sem atrás
Desde: 04.10.2007 - 11:49

Oh Zero percebo a revolta, mas repara:

a arrendar estás a dar dinheiro aos ricos...

a comprar casa, com pouco dinheiro e ajuda dos bancos estás a dar dinheiro (quase o mesmo que pagas pela casa) aos bancos... e não há ng mais rico que eles! eles são os verdadeiros "ladrões"!!! quando acabas de pagar a casa, pagaste quase o equivalente a duas!

os leilões são uma boa hipótese, mas não é assim tão fácil arranjar algo a tua medida (e aí já que estás a fazer um forte investimento convinha ser numa coisa que te convence, mas nada como ver e procurar)

Com arrendamente jovem podes conseguir uma mensalidade de uns 150€... queres comparar isto a uma prestação de 500€? é que ng paga menos que isso, se fizer agora um empréstimo!!!! só para veres a diferença: há 5 anos, a minha irmã pagava 200€, hoje vai no dobro e eu com um empréstimo igual vou pagar mais de 500€!!!

Isto não está fácil e já que temos que não podemis ter tudo como queremos, temos que pesar bem as hipóteses, tentar endividarmo-nos o mínimo possível e tentar, pelo menos, ter uma vida digna... é a minha opínião.

Quarta, 17/10/2007 - 15:13
Retrato de Cláudia Moreira
Cláudia Moreira
Offline
Visto pela última vez: 2 anos 7 meses atrás
Desde: 22.03.2007 - 09:40
Quarta, 17/10/2007 - 15:51
Retrato de Bekitas3
Bekitas3
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 11 meses atrás
Desde: 14.09.2007 - 16:19

Se se pode recorrer ao crédito ainda bem então!!Na zona onde moro, há 1 ou outra leiloeia mas as vendas são feitas com "carta fechada", o msm se passará em questões de falência e assim. Mas, não deixa de ser uma boa opção.

bj

Quarta, 17/10/2007 - 19:40
Retrato de G_T
G_T
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 12 meses atrás
Desde: 18.03.2007 - 16:41

Tenho lido alguns comentários teus e constatei que somos vizinhas (Vila do Conde).. por curiosidade, onde fica essas leiloeiras??

Beijinhos

Quarta, 17/10/2007 - 20:58
Retrato de summer_bride
summer_bride
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 1 mês atrás
Desde: 01.10.2007 - 12:13

Não sei se ajuda mas quando casei encontrei por mero acaso este ficheiro e até acabou por ser bastante útil no início.
Espero que ajude, ou que pelo menos vos deixe com alguma ideia...

Anexos da mensagem: 
Pré-visualizaçãoAnexoTamanho
DESPESAS.xls46 KB
Quarta, 17/10/2007 - 21:20
Retrato de sandrad1
sandrad1
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 7 meses atrás
Desde: 26.10.2006 - 13:03

no meu caso eu ganho 850 e o meu marido 650 nao dA A LUXOS mas quem nao tem dinheiro contenta-se como eu com uma casa usada (remodelada) 300 e renda mas ao menos nao tenho que pedir nada a nguem.

e ainda sobbra para as contas e carro. e uns estragos de ez em quando.

nunca se sabe se algum fica dsempregado e nesse caso fizemos as contas ao valor sub desemprego vs ordenado do outro vscontas e pronto.

Quarta, 17/10/2007 - 21:35
Retrato de Patrícia Teixeira
Patrícia Teixeira
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 7 meses atrás
Desde: 27.08.2007 - 23:50

Olá.
acho que não fizeste bem as contas...
Cá em casa entram + ou - 1600 euros.
Se pago 620 de prestação sobram 980 euros.
se junto 500 ou 600..
tenho 380 ou 480 para as outras despesas...
tipo: agua, luz, gás, telemoveis, alimentação, internet, sra. k passa a ferro... alimentaçao...
vai chegando... e disse que juntava 500 / 600 pk há contas que só pagamos de 2 em 2 meses... ex. agua, luz e gas.
espero ter esclarecido...
beijos...

Quarta, 17/10/2007 - 22:36
Retrato de Inga
Inga
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 4 meses atrás
Desde: 28.06.2007 - 11:21

Desculpa se ficaste aborrecida Patricia não era essa a minha intenção, de todo! Realmente fiz mal as contas por isso estava a achar estranho. Mas o que importa é que sejamos todas felizes, com mais ou menos dinheiro!

Beijinhos

Quarta, 17/10/2007 - 23:02
Retrato de zero
zero
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 6 meses atrás
Desde: 08.10.2007 - 22:38

obrigado a quem colocou akele doc do excel. poupou me trabalho de criar um :)

falar nisso, um dia vamos colocar (eu e a minha namorada) aqki documentos uteis de excel a kem vai casar
é o k temos usado.

qnt a dividas, nao se preocupem, eu aki apenas exponho hipoteses. sou mt cauteloso e a minha namorada mt poupadinha.

quanto ao arrendamento jovem nao dá: pelas novas regras, nao devo apanhar (devo ganhar demasiado dinheiro aos olhos da besta do socrates) alem do mais pro ano ja tenho 29 e so ficaria um ano com vida boa a pagar pc.

paciencia

Quinta, 18/10/2007 - 02:24
Retrato de nidia
nidia
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 2 meses atrás
Desde: 11.01.2007 - 00:43

"(devo ganhar demasiado dinheiro aos olhos da besta do socrates)" - axo que devias de analisar muito bem as coisas...pois tens muita sorte de tu estares a ganhar 1000€, com esse dinheiro o que eu não fazia, aki em casa nem metade entra....
Por isso realmente aos olhos de socrates e de muitas outras pessoas, ganhas muito bem...
Pensa, imagina gostavas de estra a ganhar 450€ e negarem te o arrendamento jovem porque deram a outro que ganhava 1000€?
Acho que não tem lógica, tu ganhas bem, e a maioria acredita que não ganha tão bem assim...temos que dar oportunidade a quem ganha bem menos que tu......
Entendes?...Axo que a afirmação que colocas te, deveria ter sido reflectida antes de escreveres.....Pensa bem nos outros e não só em ti....
Beijinhos, espero que não fikes xateado, apenas sou sincera, e digo o que penso, espero que não fikes ofendido....
Só quero que vejas as coisas por outro prisma......

Quinta, 18/10/2007 - 10:04
Retrato de Bekitas3
Bekitas3
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 11 meses atrás
Desde: 14.09.2007 - 16:19

Tens mais que uma na zona indústrial da Varziela, a Leilostock(não sei se é assim que se escreve...:(), mas também há em Vilar do Pinheiro( acho que à beira da junta de freguesia e depois smp tens nas finanças da póvoa...porque tem havido muitas vendas através de solicitadores de execução.

Jokitas

Quinta, 18/10/2007 - 10:06
Retrato de c.l.s
c.l.s
Offline
Visto pela última vez: 14 anos 8 meses atrás
Desde: 08.10.2007 - 16:01

olá zero!

Estou casada há quatro meses! não tenho prestação do carro, mas tenho da casa e não é nada baixa!!!
Trabalhamos os dois... não ganhamos mal, mas também não ganhamos bem estamos na média!
Eu sinceramente, acho que com muitos sacrificios se consegue governar uma casa com 1000 euros, e depois a tua namorada pode arranjar um parte-time ou qq coisa para arranjar mais uns tostões!!!
No meu caso o que foi mais dificil foi conseguir o emprestimo da casa... pois pedimos os 100% do capital e eu no momento em que pedimos o emprestimo estava a fazer um estágio profissional... já sabia que ía ficar na empresa, mas isso para o banco nãop servia de nada!!! Também pensamos em desistir de comprar, mas felizmente que compramos!
Hoje tenho um apartamento que adoro e não o trocava por nenhum... claro... não tenho moveis de sonho... quase tudo do ikea...mas pelo menos são ao meu gosto!!!
Não gastamos muito dinheiro em saídas á noite... mas tb fazemos algumas escapadinhas de fim de semana pelo nosso país...
olha... o que é preciso é que tu e a tua namorada tenham os mesmos objectivos e que estejam preparados para abdicar de certas coisas em função desses obejectivos e que haja saúde! uns meses piores outros melhores!!! Tudo se consegue!!!

Boa sorte!

Quinta, 18/10/2007 - 10:15
Retrato de IsabelC
IsabelC
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 9 meses atrás
Desde: 02.12.2006 - 14:11

Em realação ao arrendamento a lei vai mudar, ou já mudou para quem se vai candidatar pela 1ª vez. Agora não se chama Icentivo aoa Arrendamento Jovem, mas Porta 65. A idade vai subir, ou seja, até agora o primeiro a fazer 30 anos terminava o arrendamento, agora um dos membros do casal pode ter mais do que 30 anos, desde q o outro tenha menos... E se pedires o arrenadamento como casal com os teus 1000 euros arranjas de certeza um bom incentivo. Eu tenho uma renda de 290 e com 750 +/- de ordenado, consegui um apoio de 217,5€....

IsabelC