Casar durante a quaresma - "problemitas" | O Nosso Casamento

Fórum geral

Casar durante a quaresma - "problemitas"

19 entradas / 0 novo
Última
#1 Terça, 04/09/2007 - 23:02
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Casar durante a quaresma - "problemitas"

Pois é... hoje fomos fazer a reserva do dia em que pretendemos casar: 8 de Março de 2008. Foi-nos dito, na secretaria, que esta altura n é das mais fáceis visto estar proxima da pascoa e a igreja ter actividades frequentes (entre outras, as confissões dos meninos da catequese...). Ficamos a aguardar um telefonema para confirmar ou não a possibilidade do nosso casamento ser realizado nesse dia, naquela igreja.
Outra questão é o facto de não podermos enfeitar a igreja, pois não é "permitido" manter a igreja enfeitada durante a quaresma... Claro que não pretendo alterar a data so por não ter flores na igreja!!! mas que fico um bocadito triste fico...

Mais alguma das meninas de Fevereiro e Março se deparou com estes "problemitas"???

(Entretanto encontrei este texto que o comprova:

3. Na escolha da data do Matrimónio convém respeitar, quanto possível, o espírito dos tempos litúrgicos. No Advento [finais de Novembro até ao Natal] e na Quaresma [da Quarta Feira de Cinzas ao Domingo de Páscoa] deve-se evitar a celebração de Matrimónio.

5. A ornamentação da igreja deverá de ser combinada com a zeladora, que sabe onde é permitido colocar flores. NÃO SE COLOCAM FLORES EM MAIS LUGAR NENHUM, para além dos combinados entre o pároco e a zeladora. Na Quaresma [da Quarta Feira de Cinzas ao Domingo de Páscoa] não é permitido qualquer arranjo na igreja, nem temporariamente. Também não é permitido outra zeladora ou florista de fora fazer este trabalho.

retirado de: http://www.paroquialandim.com/Ficheiros/Matrimonio...)

Terça, 04/09/2007 - 23:18
Retrato de martinha_trad
martinha_trad
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 07.08.2007 - 14:05

Olá, Isa!

Nem tinha pensado nisso... fui hoje à igreja onde quero casar e mandaram-me ir lá no final do mês porque só nessa altura é que têm o calendário para o próximo ano...

Queria ter a certeza que posso casar naquele dia e agora ainda vou ter que esperar mais quase um mês. Esta ansiedade de ter as coisas marcadas e resolvidas anda a deixar-me doida...

O senhor nem sequer me falou nada da quaresma, mas é possível que haja algumas restrições. Só devo saber quando der para marcar no final do mês...

Beijinhos****

Terça, 04/09/2007 - 23:35
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

A senhora preferiu prevernir-nos para depois não podermos dizer que não nos tinham dito... Pergunta quando la fores...

A minha igreja é a de Mafamude, em gaia.

Terça, 04/09/2007 - 23:52
Retrato de martinha_trad
martinha_trad
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 07.08.2007 - 14:05

Mas já marcaste com certeza? eu nem marcar pude... :(

Eu caso na igreja da Senhora da Hora, em Matosinhos. Queria mesmo que fosse lá pq foi onde os meus pais casaram, onde fui baptizada e fiz as comunhões. É uma igreja com muito significado para toda a família (embora não seja uma igreja que prime pela beleza, mas enfim...), eu gostava de continuar a tradição e casar lá.

Só no final do mês é que vou saber, mas nessa altura dou notícias!

Beijinhos****

Quarta, 05/09/2007 - 00:24
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

Eu só caso pelo civil, mas inicilamente era para casar no dia 22 de Março, véspera de Páscoa. Depois avisaram-me que poderia vir a ter complicações com a ida do conservador à quinta. Também comecei a pensar no jejum de algum dos convidados...´então, alterei para dia 29 de Março, uma semana depois.

Quarta, 05/09/2007 - 08:46
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Martinha, n me deram a certeza devido às actividades da paroquia... :( Ficamos a aguardar um telefonema.

Quarta, 05/09/2007 - 09:02
Retrato de martinha_trad
martinha_trad
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 07.08.2007 - 14:05

Vamos andar aqui as duas a penar à espera de uma certeza... E não te deram uma indicação de quando te poderiam marcar com certeza?

Vamos lá ver... Agora só nos resta esperar...

Quarta, 05/09/2007 - 09:10
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Disse: "se não ligarmos até meados de Novembro, venham cá..", temos mesmo de esperar. Sinceramente não tou nada preparada para o caso de ter de mudar o dia... a igreja tb é importante para mim que seja esta, foi la que fiz td tb! Vamos ver...

Quarta, 05/09/2007 - 09:16
Retrato de martinha_trad
martinha_trad
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 07.08.2007 - 14:05

Mas já viste... confirmarem só nessa altura já é um pouco tarde. Para mandar fazer os convites, vai ser mesmo "em cima do joelho". Não é? Não podemos mandar fazer os convites sem a igreja nos dar a certeza da data e da hora...

Bem, de praxe, lá tinha que nos surgir um contratempo, não é verdade? Vamos aguardar, que remédio...

Quarta, 05/09/2007 - 09:18
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Vou ser eu a fazer os convites, por isso resta-me deixar tudo prontinho até la e depois ser so imprimir...

bjinho

Quarta, 05/09/2007 - 09:40
Retrato de luarte
luarte
Offline
Visto pela última vez: 11 anos 3 sem atrás
Desde: 25.07.2006 - 17:51

Eu estou com o mesmo problema com a conservatória de Sintra, mas por outras razões. Fui lá para reservar a data e a hora e disseram-me que não tinham agendas para 2008, que fizesse a marcação no início de Janeiro. Acham isto normal? Acho essa data demasiado tarde para entregar convites. Queria entregá-los a partir do início de Novembro, até porque a maior parte da minha família não sabe que eu vou casar e queria fazer-lhes essa surpresa. Em que altura estão a pensar entregar os vossos?

Quarta, 05/09/2007 - 09:51
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Pois, Janeiro ja fica assim um bocadito em cima. Eu penso entregar os convites la pa fins de Novembro, inicios de Dezembro. Espero até la ter boas noticias. Volta la daqui a algum tempito, pode ser que entretanto ja tenham as agendas, ou então que tenham mais boa vontade e te façam uma reserva!

Quarta, 05/09/2007 - 09:52
Retrato de martinha_trad
martinha_trad
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 07.08.2007 - 14:05

Na igreja também me disseram que ainda não tinham agenda de 2008 para marcar e se calhar quando for à conservatória dar início ao processo para casamento religioso, vão dizer-me o mesmo que a ti...

Eu estava a pensar entregar em finais de Novembro, inícios de de Dezembro, mais tardar aproveitar a época natalícia para entregar a alguns familiares com quem convivo menos. É que 1 de março, é mesmo no início do mês e só tenho 2 meses de 2008 antes do casamento...

E agora? Mais um contratempo para ajudar à ansiedade pré-nupcial!

Quarta, 05/09/2007 - 09:59
Retrato de martinha_trad
martinha_trad
Offline
Visto pela última vez: 9 anos 9 meses atrás
Desde: 07.08.2007 - 14:05

Estamos todas mais ou menos em sintonia... Vamos lá ver como é que corre. No início de Outubro vou à igreja marcar (esperando que já tenham o calendário e que não levantem problemas por ser na quaresma) e assim que me confirmarem na igreja, vou à conservatória dar início ao processo de casamento por religioso.

Beijinhos*******

Quarta, 05/09/2007 - 10:03
Retrato de anabenfica
anabenfica
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 2 sem atrás
Desde: 07.12.2006 - 21:06

Olá Isa,

Eu "quase" que passei pelo mesmo problema que tu. Quando decidimos casar em Abril a minha primeira preocupação foi ver se não calhava na quaresma.
Eu caso em Abril, mas não é por nenhuma razão em especial (gosto do mês e dos morangos...longa história :) !!!). Tive o cuidado de não marcar na Quaresma (embora para o ano a Páscoa seja muito cedo).
Para mim a Quaresma é uma altura de recolhimento, por isso não fazia sentido nenhum estar a comemorar nos 40 dias que simbolizam a dor e o sofrimento que Jesus sofreu por nós. É por ser um tempo de dor que não se põe flores nas igrejas em homenagem a tudo o que Ele passou por nós. E depois há também todas as actividades proprias da Quaresma.

Se a data a é importante para ti, vai em frente, julgo que não terás problemas em marcar, até porque eles não vão ter assim tantas actividades que não te disponiblizem uma horita para o vosso casamento :)

Espero que tudo corra bem!
Beijinhos e felicidades

Quarta, 05/09/2007 - 10:09
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

Olá Ana! Realmente tens razão, mas sou-te sincera ao pensar na data e ao marcar não me lembrei do facto de calhar nessa altura... :(

O dia 8 tem significado para nós, e a ideia de ser 8 de março ja vem desde o inicio do ano, por isso é dificil pensar agora na possibilidade de outra data.

Obrigada e mtas felicidade para ti tb!

Quarta, 05/09/2007 - 10:39
Retrato de Inga
Inga
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 4 meses atrás
Desde: 28.06.2007 - 11:21

Olá noivinhas!
Eu também caso no dia 8 de Março em nem sequer quero pensar em alterar a data! O dia tem muito significado para nós e além disso quando decidimos casar nesse dia, nem sabiamos que coincidia com o período quaresmal. No aspecto de enfeitar a Capela não tenho problemas porque é uma pequena capela junto da minha casa onde sou catequista há mts anos, tal como a minha mãe. E as restantes catequistas vão enfeitar a capela ao meu gosto e também vou ter direito à passadeira vermelha:) Também acho que depende um pouco da boa vontade das zeladoras das igrejas, tudo bem que é período de reflexão, mas um casamento é uma festa, e não há dias específicos para casar...mas enfim é a minha opinião.

Bjs

Quarta, 05/09/2007 - 11:19
Retrato de Isa
Isa
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 11 meses atrás
Desde: 17.01.2007 - 09:47

E o padre não se opõe ao enfeitar da capela? Essa sorte n terei! Já será mt bom se aceitarem casar-nos la, nesse dia!

Quarta, 05/09/2007 - 11:23
Retrato de Inga
Inga
Offline
Visto pela última vez: 8 anos 4 meses atrás
Desde: 28.06.2007 - 11:21

Não, o padre também é amigo da família. Nesse aspecto tive alguma sorte. Mas é como te digo, há padres e padres e cada um tem o seu feitio. E com boa vontade tudo se faz! Nem que digas que logo após a cerimónia tiras tudo...não sei, vê a melhor forma!
Bjs