Método GI e outros para alcancar um peso equilibrado | O Nosso Casamento

Fórum geral

Método GI e outros para alcancar um peso equilibrado

11 entradas / 0 novo
Última
#1 Terça, 26/06/2007 - 21:07
Retrato de Kanin
Kanin
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 3 sem atrás
Desde: 03.05.2007 - 21:33

Método GI e outros para alcancar um peso equilibrado

Oi meninas

Depois o tópico iniciado pela nossa querida isann surgiram algumas dúvidas sobre esta dieta que eu sugeri. Por isso (e porque não faço a mínima ideia de como se grava uma mensagem no hotmail para reenviar a todas - preguiçosa !) escrevo umas palavritas aqui...

Para começar GI significa "glicemic index" e consiste numa forma de medir o aumento do nível de acúcar no sangue depois de comer algo que contenha hidratos de carbono (acúcares).

O método consiste em manter uma alimentação que contenha alimentos com baixo índice gicémico. NÃO É UM MÉTODO DE EMAGRECIMENTO MAS DE ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. Muito popular de momento na suécia e desde há alguns anos nos EUA, frança, por aí. Existem várias pessoas que fizeram as usas versões. Se calhar já ouviram falar no método Atikins, dieta de south beach (ou qq coisa parecida), método Montignac e aqui na suécia GI (do Ola Lauritzson).

Os cientistas constataram que simultaneamente com a gordura temos sempre um anormal aumento da hormona insulina. É de facto o pico de insulina que causa a deposição da gordura e aumenta assim os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes ...

Neste método tenta-se tirar os acúcares rápidos e substiruir por lentos. Assim, nada de chocolatinhos, gomas, pipocas, acúcar no café. O arroz e o esparguete passam a integral, com muita fibra. E acabou o contar das calorias e da gordura mas sim quanto "pico de insulina aquele alimento vai provocar"

3 Fases, uma inicial sem quase nenhum acúcar, depois voltam-se a por aos bocadinhos + EXERCÍCIO e na fase 3 podem-se comer os acúcares "bons". E depois é equilíbrio de dieta e vida saudável. Sim porque como o Ola diz no livro dele que acabei de ler hoje, não é só a comida... o stress e as noites mal dormidas também influenciam um desequilíbrio no metabolismo que nos leva a engordar!
De início sente-se um forte "craving" de acúcar... é a abstinência...

Tentei encontrar livros em português sobre isto, o único que encontrei foi o do Michael Montignac: Eu como logo emagreço. (ele tem umas receitas um bocado elaboradas demais, com patés e isso, mas dá para perceber a ideia e adaptar).

Recomendações finais: não comecem isto sem perceberem como funciona, ou arriscam-se (TAL COMO EM TODAS AS DIETAS) a desiquilíbrios vitaminicos. Muita água recomenda-se e precisa-se. Exercício (nunca conheci nínguem que emagrecesse e ficasse com um corpo tonificado só a comer alface!). Dormir muito e bem... Chocolate só se tiver no mínimo 74% cacau.

Aqui fica o site sueco e o do michael montignac (franc~es, inglês e espanhol).

Escolham o método que escolherem, pensem que deve ser mais do que apenas emagrecer uns quilos a mais. Pensem na vossa saúde e num estilo de vida saudável agora que vão começar uma etapa importante da vossa vida. Muitos casais começam a engordar muito depois de casarem. Façam um estilo de vida do casal activo e saudável...

http://www.giviktkoll.se
http://www.montignac.com

Muitos bjus e se precisarem de algo eu vou estando por aqui

Kanin

Domingo, 01/07/2007 - 09:21
Retrato de Kanin
Kanin
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 3 sem atrás
Desde: 03.05.2007 - 21:33

Meninas... devo dizer que depois de duas semanas e a caminho da terceira já noto resultados... peso perdi pelo menos um quilo mas estou muito menos inchada na cara e já consigo estar ao lado de um bolo de chocolate sem me fazer impressão não o comer..
Sinto-me fantástica!!!

Bjus a todas

Kanin

Sexta, 28/09/2007 - 10:51
Retrato de Kanin
Kanin
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 3 sem atrás
Desde: 03.05.2007 - 21:33

Cá estou eu a reactivar este tópico.
Não é só para falar em GI mas para conversarmos todas sobre os nossos progressos nos mais variados métodos que estamos a seguir.
Alcancar o estilo de vida saudável deve ser o objectivo.
Boa-disposicão e pensamento positivo são obrigatórios e se preciso for passam-se receitas de risadas, gargalhadas e boa-diposicão...garantia de juventude e saúde!

Este é um espaco democrático. Que todas as opiniões sejam aceites em liberdade e respeito.

Viva todas nós neste fórum e viva a paz dentro do nosso fórum outra vez.

Bjus a todassss
Kanin

Sexta, 28/09/2007 - 15:53
Retrato de patriciac
patriciac
Offline
Visto pela última vez: 10 anos 1 mês atrás
Desde: 22.01.2007 - 10:55

ASchei interessante o teu tópico. Eu não sou "das q precisam de emagrecer", mas tenho muito cuidado com a alimentação.
Sei prefeitamente controlar o que como e por isso desde os 12 anos que tenho o mesmo peso.
Isso não significa q não coma uns doces de vez em qd, uns geladitos, mas se como um dia no outro evito. A ideia é mm não cometer exageros ou compensar. Ps. Tomar vitaminas tb é importante ir tomando. Não faz mal nenhum. Aliás até gostaria de estar mais magra mas como sei q fico mais fragil a infeccções.. gripe... se não comer bem, tento manter este peso pois sei q assim estou bem.

Patricia

Sexta, 28/09/2007 - 16:18
Retrato de Bekitas3
Bekitas3
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 11 meses atrás
Desde: 14.09.2007 - 16:19

boa tarde!

Também gostei da descrisão da "dieta" que fazes. Digo "dieta" porque não tem um sentido restritivo a certos alimentos...que na minha opinião são essenciais.

Confesso que ao ler este teu post, passei a entender-te melhor.

E realmente falas e proclamas um estilo de vida e métodos alimentares saudáveis. O que é de louvar e deveria ser tomado em linha de conta por toda a gente, acho eu...

Também confesso, como tb já disseram, que apesar de ter cuidado com a minha alimentação(perdi 8 kg em 5 meses...)não me abstenho de comer um doçinho por semana...lol!
Sinceramente dá-me prazer...e só tenho uma vida não sou como os gatinhos...:)

Mas pronto, achei a tua dieta saudável.

Vai dando mais informação :)

Sexta, 28/09/2007 - 18:03
Retrato de Kanin
Kanin
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 3 sem atrás
Desde: 03.05.2007 - 21:33

Olá bekitas e Patricia...

Patricia... sim concordo com as vitaminas... também tomo (quando não me esqueço). Aqui por exemplo tenho pouco sol e preciso mais de vitamina D. Quanto às infecções existe uma coisa muito boa, a equinácea. Mas não deves tomar se tiveres asma, alergias ou outras doenças autoimunes porque é um fortalecedor do sistema imunitário. O meu namorado usou um baton um inverno inteiro e nem um herpezinho pequenino lhe fez visita! Mas teve de parar por causa da asma.

Bekitas ... eu sou uma preguiçosa porque quem defende esta "dieta" tem montes de receitas de doces. Por exemplo musse de chocolate. Mas são feitas com chocolate negro e adoçante em vez de açúcar normal, e a farinha tenta-se substituir por farinha de soja. É possível comer docinhos quando já se está num nível equilibrado... mas a verdade é que quanto menos comes menos vontade tens de comer!! Já não consigo beber café com acucar normal... é demasiado doce. E depois com o tempo os doces que mais procuras são os menos doces... tou maluca à procura de uma receita de tiramisú forte!

Mas o essencial é mesmo conciliar com exercício e aguinha.
Já fiz uma meia-hora hoje. Não fiz mais porque tive constipada e ainda tou meia mole... blach...

Muitos bjus e obrigada pelo apoio... é por isto que adoro este fórum!
Kanin

Sexta, 28/09/2007 - 18:21
Retrato de Bekitas3
Bekitas3
Offline
Visto pela última vez: 15 anos 11 meses atrás
Desde: 14.09.2007 - 16:19

Musse de chocolate!!será que me podias explicar como fazes? é que o meu namorado tem principios de diabetes ( e claro teve que cortar os doçitos!) mas de vez em quando gostava de lhe fazer alguma sobremesa. E essa parece-me boa. É muito complicado arranjar receitas para diabéticos, sem ser em livros mt caros.:(

Vais conseguir os teus objectivos. Passo a passo.

O meu exercicio diário ( e crucial para emagrecer o que emagreci) é: 1 hora diária a caminhar (trab- casa;casa-trabalho; +/- 8km!) e fazer step.

E muita água...tenho peixinhos :)

Jokitas

Sexta, 28/09/2007 - 19:02
Retrato de Kanin
Kanin
Offline
Visto pela última vez: 13 anos 3 sem atrás
Desde: 03.05.2007 - 21:33

Também podes nadar com os peixinhos... rsrsrsr e com esse gatito a olhar os peixitos...

Musse de chocolate (espera um pouquinho que tenho de traduzir do sueco)

400g chocolate negro (70%cacau mín)
4 colheres chá café em pó
7 cl rum
casca de 1 laranja
8 ovos (não te assustes!)
uma pitada de sal
um punhadinho de menta ou hortelã
natas

partir o chocolate aos pedacinhos e colocar numa panelinha. Juntar meia chávena de café forte e rum. Derreter a mistura num lume fraquinho ou em banho maria. Mexer e juntar um pouquinho de água se ficar muito espesso. Tirar a panela do lume e adicionar metade da casca de laranja e mexer bem. Separar as gemas e mexer bem. Bater as claras em castelo com um pouquinho de sal. Adicionar o chocolate às claras e mexer com cuidado.
Servir em tacinhas e adicionar as casquinhas como decoração mais a minta ou hortelã. Esperar pelo menos 6 horas para a mousse estar fria antes de servir. Se quiserem batam umas natas e juntem por cima (muito sueco!!!)

Cá foi o melhor que consegui... Os ovos são muitos nesta dieta. Nunca cmo tantos quanto eles recomendam por causa do colesterol. Mas oito para uma mousse se calhar não é exagero... não sei...

Existem montes de sites com receitas destas. Vais ao google e escreves "GI" e vais ver os quilos de informação que aparecem..

Deixo só uma piada clássica suca da mousse... a mousse do cozinheiro sueco dos marretas...

http://www.youtube.com/watch?v=CAsYwW7pt7o

Bjus grandes e boas petiscadas

Kanin

Quarta, 16/01/2008 - 22:07
Retrato de Patrícia Fernandes
Patrícia Fernandes
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 21.10.2007 - 00:03

Olá vi o teu post e tenho achado engraçado e é bem verdade o q dizes. É certo q o post foi colocado há imenso tempo mas só agr o li e tens toda a razão, realmente erramos com estas ideias absurdas para emagrecer. Não conseguimos e dp ficamos frustadas...
Eu consegui perder 20 quilos mais ou menos em 8 meses, mas infelizmente recuperei uns 7 com esta coisa do Natal, ano novo, etc...
Agr preciso mesmo de emagrecer esses 7 kgs e como caso em maio tenho mt pouco tempo... é certo q por vezes csg e não como doces, mas há dias q não resisto e ainda hoje comi um bolo e fiquei frustada :-(. Já perdi 2 kilitos mas está a ser complicado vencer a tentação... e depois de cometer o excesso juro não volto a cometer excesso mas não consigo, ai ai...
Quanto ao exercício físico, não faço tenho pena mas trabalhar 10 horas com miúdos é cansativo e chego a casa completamente cansada e só csg dormir...
Um bjito para ti e continua a dar boas ideias a "doidas" como nós
Patrícia

Quarta, 16/01/2008 - 22:07
Retrato de Patrícia Fernandes
Patrícia Fernandes
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 3 meses atrás
Desde: 21.10.2007 - 00:03

Olá vi o teu post e tenho achado engraçado e é bem verdade o q dizes. É certo q o post foi colocado há imenso tempo mas só agr o li e tens toda a razão, realmente erramos com estas ideias absurdas para emagrecer. Não conseguimos e dp ficamos frustadas...
Eu consegui perder 20 quilos mais ou menos em 8 meses, mas infelizmente recuperei uns 7 com esta coisa do Natal, ano novo, etc...
Agr preciso mesmo de emagrecer esses 7 kgs e como caso em maio tenho mt pouco tempo... é certo q por vezes csg e não como doces, mas há dias q não resisto e ainda hoje comi um bolo e fiquei frustada :-(. Já perdi 2 kilitos mas está a ser complicado vencer a tentação... e depois de cometer o excesso juro não volto a cometer excesso mas não consigo, ai ai...
Quanto ao exercício físico, não faço tenho pena mas trabalhar 10 horas com miúdos é cansativo e chego a casa completamente cansada e só csg dormir...
Um bjito para ti e continua a dar boas ideias a "doidas" como nós
Patrícia

Sábado, 19/01/2008 - 00:45
Retrato de vaniachabi
vaniachabi
Offline
Visto pela última vez: 12 anos 2 dias atrás
Desde: 21.03.2007 - 16:10

ola kanin

onde andas? andas desaparecida. Ja tenho noticias do meu tratamento. yuppiii... em 1 mes e meio perdi 3,500kg e baixei o colesterol de 293 para 207. Se apareceres por cá depois conversamos. Se custumares estar no messenger olha sempre me podes adicionar: [email protected]
Fico a espera de noticias.

beijinhos ai pos lados da Laponia( brincadeirita...eheheh)!