Casamentos Católicos | O Nosso Casamento

Casamentos Católicos

Casar sem ficar herdeiro do parceiro - é possível?

Atualmente já é possível casar sem que os cônjuges se tornem herdeiros um do outro. A alteração foi promulgada no início de agosto pelo Presidente da República e entrou em vigor a 1 de setembro de 2018. Saiba o que vai mudar com o novo Projeto de lei, nomeadamente em relação à morada de família, e conheça o impacto destas alterações na vida de um casal.

O regime legal vigente

Créditos da imagem: 
https://pixabay.com/pt/casamento-an%C3%A9is-de-casamento-997634/

7 vantagens em fazer um Mini-wedding

Mini Wedding

Chegou a temida altura de fazer a lista de convidados. Um casamento com toda a gente ou só com os mais próximos? Não é uma decisão fácil de tomar mas o que importa é que faça aquilo com que sempre sonhou. No entanto, os Mini-Wedding são uma tendência cada vez forte e consigo trazem várias vantagens. Vamos conhecê-las?

Créditos da imagem: 
https://unsplash.com/photos/Jkpsv_2H4Z0

O Ritual do Matrimónio Católico

Matrimónio Católico

Deixamos um esquema básico, tradicional que implica uma cerimónia de casamento com Missa, ou seja, um Matrimónio dentro de uma Missa, entre dois noivos batizados.  Este tipo de esquema pode ser útil especialmente na elaboração do missal da cerimónia.

O Matrimónio pode sempre ser celebrado fora da Missa, mas este exemplo implica uma celebração dentro da Missa.

Celebração do matrimónio dentro da missa:

Cântico de Entrada

Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM)

Um casamento católico implica sempre um Curso de Preparação para o Matrimónio anterior ao dia do casamento. Este curso tem como objetivo ajudar os noivos a prepararem-se para o casamento, tendo em vista uma reflexão, diálogo e orientação para temas ligados à vida a dois, com base em testemunhos de outros casais já casados e pela orientação de um assistente.

Créditos da imagem: 
http://onossocasamento.pt/galeria/67129?tid=76

Casamentos mistos na igreja católica com disparidade de cultos

Pode acontecer que um dos noivos pertença a uma religião diferente da católica, mas que não se abstenha de celebrar o casamento à luz de uma cerimónia católica. Se esse for o vosso caso saibam como o podem fazer.

Antes de mais é importante distinguir um casamento misto de um com disparidade de culto.

O casamento misto é aquele que é celebrado entre um católico e um baptizado não católico, ou seja, batizado noutra Igreja cristã. Para este matrimónio misto é necessária a permissão expressa de uma autoridade eclesiástica.