Aaron Delesie - o grande fotógrafo de sonhos. | O Nosso Casamento

Aaron Delesie - o grande fotógrafo de sonhos.

Onde vive?

Actualmente, vivo no sul da Califórnia, nos Estados Unidos da América, mas apenas passo metade do ano lá. Os restantes 6 meses são passados a viajar pelo mundo devido aos casamentos. Gosto de pensar que vivo em vários sítios diferentes, muitos dos quais consideraria como a minha casa.

Há quanto tempo é fotógrafo?

Sou fotógrafo há 20 anos. É o único emprego que alguma vez tive. Eu ADORO o que faço e o meu caminho tem sido fantástico. Comecei por fotografar natureza morta mas, ao longo dos ltimos 20 anos, tenho trabalhado em quase todas as áreas da profissão, desde carros a cosméticos a editoriais. Tive muita sorte em trabalhar com alguns fotógrafos espectaculares em Nova Iorque quando era jovem, pois, ensinaram-me muito.

Estudou fotografia? Aonde?

Sim, passei 4 anos no Art Center College of Design em Pasadena, na Califórnia, a estudar fotografia. Foi muito intensivo e ocupou grande parte do meu tempo, mas foi fundamental para criar excelentes bases técnicas.

Há quanto tempo é fotógrafo de casamentos?

Sou fotógrafo de casamentos há quase 8 anos. Os 13 anteriores foram passados no mundo publicitário e editorial.

Como descreveria o seu estilo?

Eu penso que é simplesmente uma combinação de várias coisas diferentes. Não o restringiria a apenas uma categoria ou descrição. Inspiro-me em todos os anos que fotografei antes de me dedicar aos casamentos e isso cria um trabalho que é simultaneamente consistente e diversificado.

Quem ou o que é que o iniciou na fotografia de casamentos?

Comecei a ajudar um amigo meu, como segundo fotógrafo, nos seus eventos e percebi que os casamentos eram muito divertidos. Eu foi ensinado que os casamentos eram os locais onde os fotógrafos iam para morrer. Que a fotografia de casamento era uma fórmula e não tinha nenhuma criatividade. Eu achei o oposto. Achei que era incrivelmente criativo e divertido, muito mais divertido do que a publicidade!

Quantos casamentos fotografa por ano?

Cerca de vinte.

Onde vai buscar ideias e inspiração para o seu trabalho?

Os filmes inspiram-me imenso, especialmente os clássicos. A fotografia de casamento tem tudo a ver com uma narrativa, por isso, acaba por fazer sentido. Também analiso muito trabalho editorial. Nunca ou raramente olho para outro tipo de fotografia de casamento para me inspirar.

Qual foi o seu trabalho mais memorável e porquê?

Têm sido tantos que é difícil descrever apenas um. Mais recentemente, foi um casamento que fotografei em Inglaterra o ano passado. Resultou tudo tão bem que se conseguiu criar um ambiente incrível e muito divertido com o qual trabalhar. Eu adoro fotografar, mas aqueles dias passados no campo foram dias que eu queria que nunca mais acabassem.

Onde seria o seu casamento de destino de sonho?

Quero muito ir às Himalaias… recebi um telefona para fotografar um casamento lá, mas já tinha a data preenchida. Desde então que essa ideia me entusiasma. Estamos a trabalhar para que isso aconteça nos próximos 12 a 18 meses. Também adorava fotografar na Irlanda (como é que ainda não foi lá??) e na África do Sul.

Como é que consegue que os noivos relaxem em frente à sua câmara?

Torna-se muito simples quando se desvia o foco da fotografia e apenas se conversa enquanto se fotografa. Tenho a vantagem de 21 anos de experiência, por isso, não tenho de me concentrar nos detalhes técnicos daquilo que estou a fazer. Isso surge naturalmente. Para além disso, mantenho as pessoas em movimento, ou seja, não passamos muito tempo no mesmo sítio, o que acaba por distrair as pessoas do facto que estão efectivamente a ser fotografadas.

Qual é o maior desafio na fotografia de casamentos?

Eu penso que existem pequenso desafios aqui e ali, mas nada de muito significativo. A maior parte das vezes, estou a trabalhar com excelentes organizadores e tenho clientes excepcionais, por isso, corre tudo sobre rodas…

Existe alguma pessoa ou alguma coisa que adorava fotografar?

Adorava fotografar o que quer que seja nos Himalaias. Ainda não fotografei lá e é algo que quero muito!

Existe alguma coisa que mudaria na sua carreira enquanto fotógrafo?

Provavelmente  não mudaria nada. Já me dediquei a tantos tipos de fotografia diferentes e já conheci tantas pessoas interessantes que não queria eliminar nada disso da minha viagem.

Se alguém dissesse ‘como posso ser o próximo Aaron Delesie?’, o que diria?

Eu diria que é um erro. Deve encontrar o seu próprio estilo. Nunca queira parecer-se como um clone mal conseguido. Eu diria que tem de comer, respirar e dormir fotografia. Tem de ser uma paixão. Não há espaço para pessoas que estão apenas levemente interessadas.

Como é que uma noiva portuguesa pode requisitar os seus serviços e com quanto tempo de antecedência?

É muito fácil, basta visitar a página de contactos no meu site. Eu diria para telefonar cerca de um ano antes do casamento, mas também não custa nada perguntar, mesmo que o casamento seja daqui a um mês. Eu conheci um casal que planeou o seu casamento de destino em dois meses. Eu estava livre e o organizador de casamentos dos seus sonhos também, por isso, nunca se sabe…

E a última pergunta, se pudesse pedir um desejo… 

Vou tornar a pergunta mais específica… se pudesse pedir um desejo dentro da indústria do casamento: honestamente, gostaria que a minha indústria melhorasse significativamente o seu trabalho. Demasiados fornecedores desta área passam todo o seu tempo a fazer marketing e não dedicam tempo suficiente a fazerem e a serem os melhores naquilo que têm para oferecer.

Ficha Técnica: 
Binary Data
Introdução da reportagem: 

Com uma câmara fotográfica na mão há mais de 21 anos, Aaron Delesie é um dos fotógrafos de casamento mais conceituados e publicados no mundo. Aaron fotografa casamentos por todo o mundo! O seu trabalho já foi publicado em mais de 30 países, incluindo publicações que dispensa apresentações como a Rolling Stone, Oprah, Time, People, Martha Stewart, Vanity Fair, GQ, Fast Company, Premiere, Movieline, Harper’s Bazaar, Town and Country, Wedding Style Guide, The Bride And Bloom, Instyle, Inside Weddings, Angeleno, Los Angeles Weddings, Orange Coast Weddings, OK Magazine, Grace Ormonde, e Bride's, são apenas alguns dos exemplos. Para além disto tudo é uma pessoa humilde e de uma amabilidade fantástica, sendo um grande exemplo de profissionalismo a seguir. O Nosso Casamento entrevistou Aaron, e ele respondeu-nos com toda a sua simpatia!