Ritual da cerimónia religiosa do casamento católico | O Nosso Casamento

Ritual da cerimónia religiosa do casamento católico

Casamentos Católicos

Quer optem por casar no civil ou pelo religioso o resultado final legal é sempre o mesmo, a única diferença é que a cerimónia religiosa é acrescida dos rituais religiosos.

A cerimónia de casamento tem uma estrutura básica que poderá permanecer simples ou ser acrescentada com diversos detalhes que a tornarão mais pessoal.

Ritual básico da cerimónia religiosa

  • Procissão de entrada
  • Início da celebração feito pelo sacerdote que celebra a cerimónia
  • Rito do Matrimónio (...sim aceito)
  • Encerramento da cerimónia pelo sacerdote
  • Assinaturas
  • Procissão de saída

Procissão de entrada

Para simbolizar “o encontro de duas vidas” a entrada no local da cerimónia é feita em alturas diferentes e muitas vezes por locais diferentes. Os noivos encontram-se em frente a quem mais amam e unem as suas vidas. Tradicionalmente, a procissão de entrada básica é:

  • O noivo entra com o padrinho pela porta lateral da igreja colocando-se ao lado direito do altar ficando o padrinho do seu lado direito.
  • Entram os pais do noivo que se sentam na primeira fila do lado direito da igreja.
  • Entra a mãe da noiva que se senta na primeira fila do lado esquerdo da igreja.
  • Entra a madrinha que se coloca no lado esquerdo do altar.
  • Antes da noiva, entra o menino das alianças seguido pela menina das flores.
  • Entra a noiva pela porta da frente ao lado esquerdo do seu pai, ou da pessoa que a acompanhar ao altar.
  • A noiva é entregue ao noivo, colocando-se ao seu lado esquerdo.
  • O pai da noiva dirige-se para o lado esquerdo da igreja, sentando-se na primeira fila, ao lado da mãe da noiva.

Início da celebração

Logo que todos estejam no seu devido lugar, depois de a noiva ter sido escoltada até ao altar pelo seu pai, e de se posicionar ao lado do seu futuro marido, o sacerdote dá início à cerimónia, anunciando que o momento que se seguirá terá como fim a união de duas pessoas à luz de uma cerimónia religiosa.

Rito do Matrimónio

O rito do Matrimónio é o pico da cerimónia de um casamento, o segundo sim mais importante na relação até este dia, pois o primeiro já foi proferido quando aceitaram casar. O rito do Matrimónio envolve uma promessa de intenções e de expectativas relativamente ao casamento. Esta parte da cerimónia, implica também a constatação da livre vontade das partes, das disposições de fidelidade e da aceitação e educação dos filhos. Estas promessas e expectativas devem ser levadas em consideração e com toda a seriedade que elas representam.

Diálogo antes do consentimento

Depois de dar inicio à celebração da cerimónia, o sacerdote interroga os noivos sobre a liberdade das suas vontades (liberdade de consentimento) e sobre as suas disposições de fidelidade, de aceitação e educação dos filhos.

União das mãos e consentimento

O sacerdote convida os noivos a expressarem o seu consentimento:
. “...prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”, sendo estas palavras intenções e promessas que pretendem cumprir durante a união.

Aceitação do consentimento

De seguida o sacerdote faz a aceitação do consentimento “Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o homem o que Deus uniu.”

Troca de alianças e beijo

Seguido do diálogo do consentimento surge a bênção e a troca das alianças que fundamentam o diálogo de promessas feito anteriormente. As alianças são colocadas no dedo anelar esquerdo. Ambos os noivos preferem as palavras “... recebe esta aliançam como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” Por fim – tradição oriunda dos tempos romanos - este pacto é selado com um beijo.

Encerramento da cerimónia pelo sacerdote

O sacerdote responsável pela cerimónia profere algumas palavras e declara o casal como marido e mulher. A partir deste momento serão oficialmente Sr. e Sra.

Assinaturas

Independentemente de a cerimónia ser civil ou religiosa, na penúltima fase da cerimónia, os noivos e os dois padrinhos prestam as suas assinaturas no livro dos assentos da igreja como testemunhas de uma união acabada de celebrar, terminado desta forma a faceta legal do acontecimento.

Procissão de saída

A porta de saída está à espera, bem como toda a família e amigos para saudar e celebrar o dia com muita animação e felicidade.
Depois das assinaturas a procissão de saída é feita da seguinte forma:

  • Sai a noiva pelo braço direito do noivo