Poupar ou gastar na comida do casamento? | O Nosso Casamento

Poupar ou gastar na comida do casamento?

Bolos de Casamento e Catering

Não há dúvida que a comida é usualmente a parte mais dispendiosa de uma festa de casamento, mas é também um dos itens mais comentados pelos convidados. Sendo assim, é sensato gastar mais ou cortar nos custos da comida?

Esta pode ser uma decisão difícil: poupar ou gastar na comida? E se poupar, deve-se poupar em quê? Isto porque certamente vão querer oferecer o melhor aos convidados, mas também não vão querer gastar todo o orçamento no catering! Pensem nas seguintes questões e tentem decidir como e em que poupar no catering do casamento.

 

A que horas é servida a refeição principal do casamento?

 Para determinarem se podem poupar ou não na comida do casamento, devem definir o horário da recepção, nomeadamente a que horas vai ser servida a refeição principal. Se vão dar uma recepção em que pretendem servir um almoço, usualmente entre as 12:00 e as 16:00 horas, certamente terão de gastar mais porque os convidados vão estar esfomeados – muitos deles não almoçaram nem lancharam. Se vão dar uma recepção em que querem servir um jantar, depois das 17:00, provavelmente os convidados não vão ter tanta fome, mas tudo dependerá do tempo que estes estejam sem comer antes da refeição. Para baixarem os custos, podem optar por servir o jantar logo após a cerimónia, dispensando o cocktail de boas-vindas. Para isso, é necessário ter em atenção que os convidados devem ser logo servidos no momento em que se sentarem nas mesas.

A forma mais fácil de pouparem dinheiro na refeição é optarem por servir uma recepção de casamento alternativa como um belo lanche em vez de uma refeição completa. Para isso, é necessário planear o casamento para depois da hora do almoço, por volta das 15:00 horas. Por essa altura, já todos os convidados terão tomado o pequeno-almoço e almoçado, não tendo tanta fome. Podem apenas servir um lanche e o bolo de casamento, terminando o casamento mais cedo, não servindo refeição principal. Um lanche é sempre bem menos dispendioso do que um almoço ou jantar sentado de vários pratos.

Alguns caterings e espaços de casamento também oferecem descontos se o casamento for marcado num dia de semana, com isto em mente também poderão tentar negociar o valor do catering.

 

 O casamento é formal ou mais casual?

 Normalmente um casamento mais formal requer um menu mais dispendioso, o que significa um orçamento maior para o catering. A maioria dos casamentos mais formais dá muito peso ao serviço do catering e à apresentação da comida aos convidados.

Casamentos mais casuais, que implicam um buffet, ou lanche e bolo dos noivos, ou um casamento mais casual em casa, e que por vezes contam ainda com a ajuda de amigos e familiares, tornam-se mais fáceis para poupar. Os noivos, ao contarem com entradas e aperitivos feitos por familiares e por vezes o bolo dos noivos, diminuem dramaticamente os custos.

 

O que é que desejavam que fosse?

 Relativamente ao dia do casamento todos os noivos idealizaram algo, e depois de determinarem o orçamento, tentam o mais possível chegar a esse sonho. Por isso, pensem em qual será a vossa noção de casamento: casual, formal, se a comida será o elemento principal da recepção, se preferem algo menos formal, que tipo de casamento idealizam?
Se preferem gastar mais dinheiro em catering e o orçamento não dá para tudo, então podem cortar no número de convidados ou na quantidade de pratos servidos. Podem também optar por uma recepção mais curta, evitando ceias, ou servindo apenas o bolo de noivos como sobremesa, evitando o buffet de sobremesas. No final, o casamento deverá ser o que desejam.

Ao servirem comida durante a recepção do casamento é uma forma de agradecer aos convidados a sua presença, por estarem presentes num dia tão especial. Para além disso a comida é fonte de um ambiente propício ao convívio, tornando o casamento num ato social mais divertido e estimado. Com este tipo de ideia em mente decidam se pretendem gastar mais ou menos em comida.

 

Os convidados sabem?

Se não têm ideia do que pretendem, imaginem o que os convidados podem estar à espera. Se tiverem maioritariamente jovens como convidados certamente eles estarão à espera de algo mais casual, enquanto que se tiverem convidados mais idosos eles provavelmente estarão à espera de um casamento e de uma refeição mais formal. Seja por que tipo de recepção optarem: se por uma mais casual apenas servindo um chá das cinco, ou se vão servir um jantar de quatro pratos sentado e buffet de sobremesas, devem sempre mencionar isso nos convites de casamento. O pior que pode acontecer é terem convidados que esperam um jantar sentado e ser-lhes apenas servido um cocktail com aperitivos. Escrevam sobre a recepção no convite de casamento, por exemplo: “... seguindo-se um chá e aperitivos na casa dos noivos em...” . Desta forma os convidados sabem com o que vão contar.

Não se preocupem se os convidados considerarem rude a ideia de não servirem uma refeição sentada. Desde que os avisem previamente, é a vossa decisão que conta, e a recepção deve ser feita à vossa medida. Se pretendem servir apenas um cocktail de recepção em vez de um jantar sumptuoso, é a vossa decisão.