Lua-de-mel em Bali – Indonésia | O Nosso Casamento

Lua-de-mel em Bali – Indonésia

Lua-de-mel
Bali – Indonésia

Entre o mar Java e o oceano Índico está Bali, uma ilha em forma de peixe, que pertence à Indonésia, sendo apenas uma das 17.000 ilhas indonésias que se estendem entre a Austrália e a Ásia. As praias de Bali são douradas, e o interior da ilha espelha um verde-esmeralda. Os vulcões e os terraços do cultivo do arroz são belas paisagens a não perder, tudo banhado com o aroma das belas plumérias. Provavelmente chegarão um pouco cansados devido ao jet-lag, mas ao partirem desta ilha, sairão renovados pela sua magia.

O que precisam de saber

Para entrarem em Bali necessitam de um passaporte válido por mais 6 meses e de um bilhete de volta.

Em Bali fala-se Bahasa Bali, Bahasa Indonésio e o Inglês.

A moeda usada é a Rupia indonésia (IDR).

Se tiverem, ou comprarem lá, um sarong e uma faixa, conseguirão aceder à maior parte dos templos balineses e presenciar as celebrações, se forem convidados.

Transporte

Para passearem em Bali têm à vossa disposição o táxi, o bemo (míni-autocarro), carro alugado (andar pela esquerda!), moto, bicicleta.

Melhor altura para viajar para Bali

O melhor clima surge entre Abril e Maio, Setembro e Outubro.

Em termos de preços, pode-se dizer que não há grande variância durante o ano. A época alta é em Julho e Agosto e nas semanas próximas do Ano Novo e do Natal. Nesta altura, os preços são mais altos e os turistas mais abundantes. Evitem também Fevereiro e Março porque a humidade e o calor são os mais elevados do ano.

Os balineses seguem 2 calendários locais: o hindu e o wuku. Tenham em atenção às datas destes calendários pois podem evitá-las ou, pelo contrário, preferirem presenciá-las. No calendário wuku dá-se destaque ao festival de 10 dias que ocorre em Julho, durante o qual as criaturas míticas leão-cão andam de templo em templo. Em final de Fevereiro, celebra-se o Ramadão (Idul Fitri). No final de Março existe um ritual que implica uma grande purificação dos balineses, onde é suposto que estes fiquem em casa, sentados, de forma silenciosa.

Clima

Bali é mesmo abaixo do equador, por isso, os dias são de 12 horas, e as temperaturas estão quase sempre entre os 20ºC e 30ºC. A época das chuvas surge entre Outubro e Abril, altura em que a chuva usualmente cai em grande intensidade durante períodos de 1 hora. Os meses mais quentes são Fevereiro, Março e Abril. Embora esteja bom tempo, devem sempre levar uma camisola caso andem em locais mais montanhosos, durante a noite.

O que fazer em Bali

Viagem pelos templos

Existem cerca de 20.000 santuários e templos nesta ilha e quase que se pode dizer que se sentem os espíritos nos quais os balineses acreditam. A ilha está cheia de templos com cestos de flores colocadas para conter os maus espíritos. As figuras de pedra guardam as ruas, com panos pretos e brancos à sua volta, simbolizando o balanço entre o bem e o mal.

Não percam os grandes templos Pura, Agung, Put Pura, Luhur Uluwatu (lindo pôr-do-sol, embutido em penhascos a cerca de 100 metros de altura) situado na zona sul da península de Bukit Badung.

O local mais sagrado de Bali é Pura Besakih, um dos grandes 9 templos localizados nas encostas do pico vulcânico Gunung Agung, um local que os balineses acreditam ser o “umbigo do mundo”. Pura Besakih é chamado o “templo mãe” e engloba dezenas de espirais de telhados de palha e terraços ambientados com incenso e decorados com colares de flores. Durante o 10º mês do calendário lunar (Março ou Abril), o templo de Besakih tem o papel de receber a maior peregrinação para celebrar a ideia de que “todos os deuses descem juntos”.

Visitem Ubud

A cidade de Ubud é um excelente local para visitar galerias de arte, bem como artesanato das diferentes aldeias: artesanato em madeira, joalharia e pintura. Podem também visitar o museu Puri Lukisan, jantar ou almoçar num dos muitos restaurantes e dançar durante toda a noite. Ubud também é um local muito bom para rafting ou trekking. Também abençoada com um clima e localização geográfica perfeita, Ubud tornou-se também famoso pelos cenários do cultivo de arroz, irrigados pelo sistema de irrigação tradicional de Bali, o subak. Aluguem bicicletas e visitem algumas das aldeias à volta de Ubud como Pejeng, Tegallalang e Campuhan, onde poderão apreciar o magnífico cultivo do arroz e admirar a paisagem da montanha e do rio.

Visitem os festivais

Nesta ilha, os festivais em honra dos deuses são muito comuns, acontecendo quase numa base diária. Ao visitarem um festival, não percam o teatro de sombras (wayang kulit) e ouçam as orquestras gamelan que entoam melodias compostas por flautas, pratos, gongos, tambores, e xilofones de bambu. Perguntem no hotel sobre o calendário dos próximos eventos.

Visitem Kuta/Legian

Se não pretenderem ficar na zona de praia de Kuta/Legian, planeiem uma visita à mesma, e deliciem-se com a magnífica praia. Esta zona também é a zona mais animada de Bali, onde podem encontrar uma noite alegre, cheia de bares, lojas e todo o tipo de diversão.

Façam surf

As ondas gigantes de Bali atraem os surfistas desde a década de 60. Ondas com mais de 3 metros de altura são atrativas para quem pratica surf, mas também podem ser atrativas para quem deseja experimentar fazer surf. Existem muitas escolas de surf em Bali, e uma aula de 75 minutos custa cerca de 450.000 rupias em teachsurf (um excelente professor australiano que vive há 30 anos a praticar surf na Indonésia). Os cursos para iniciados são administrados na praia Legian, onde as águas menos profundas, a costa de areia e as pequenas ondas ajudam à aprendizagem.

Mergulhem na ilha de Menjangan

A ilha de Menjangan situa-se no extremo oeste, sendo uma viagem demorada. O local é remoto, por isso, não atrai muitos visitantes, porém vale a pena. Nesta zona contratem um barco para vos levar a mergulhar nos recifes durante 1 dia, e preparem-se para se sentirem avassalados pela experiência. Este é um dos melhores locais para fazer mergulho. No restante dia aproveitem e relaxem na ilha perto, em Pemuteran – é aconselhado que fiquem aqui uma noite ou mais. Se tiverem tempo, visitem o parque nacional Taman Nasional Bali Barat. A viagem até aqui dura mais de 3 horas desde o sul de Bali, mas será inesquecível.