Endereçar um convite de casamento | O Nosso Casamento

Endereçar um convite de casamento

Convites e Lembranças
Etiqueta e Boas Maneiras
Convite

Endereçar um convite é muitas vezes um processo um pouco confuso e difícil. Os convites de casamento são compostos de envelope, convite e cartão de resposta - R.S.V.P. ou R.S.F.F.- que deve ser enviado junto com o convite no mesmo envelope. O envelope do convite deve ter sempre uma componente mais formal no endereçar do nome, enquanto o convite interior terá um endereçar menos formal. Propomos algumas breves explicações e alguns exemplos para ajudar a esclarecer certas dificuldades que possam ter nestes momentos.

Parentes

No caso de se endereçar um convite a um familiar como por exemplo uma tia, o convite deve ser dirigido à convidada Ana Paula Borges. O interior do envelope, ou seja o próprio convite será dirigido à convidada como seu respectivo título “Tia Ana Paula”. Para os convidados mais idosos que não tenham um título, tal como “Tia”, poderão endereçar o interior do envelope a Sr.ª Ana Paula Borges
 

Crianças

Os nomes das crianças não devem ser escritos no exterior do envelope, mas sim no próprio convite. O envelope do convite deve ser endereçado aos pais das crianças, por ex: à Sr.ª e Sr. Antunes. Os nomes das crianças deve ser escrito por extenso, mas sem o Sr. ou Sr.ª. No caso de não querem convidar as crianças, não devem mencionar os seus nomes em local nenhum do convite.

 

Amigos

Apesar da informalidade com que tratam os amigos mais próximos, os convites de casamento feitos a esses amigos devem ser endereçados no exterior do envelope do convite, da mesma maneira que o são no interior; ou seja, se endereçarem o convite à amiga Marina e ao seu marido André, devem endereçá-lo escrevendo os seus nomes por extenso, ou seja: Sr.ª Marina Paiva e Sr. André Paiva. O endereçar do interior do envelope deverá ser feito com os mesmos nomes por extenso.

Endereçar

Deve-se utilizar o nome completo dos convidados. Não se devem utilizar abreviaturas, excepto Sr. ou Sr.ª. Os nomes devem ser expressos inteiramente como por exemplo: em vez de utilizarem Zé Manuel devem utilizar Sr. José Manuel. Também não é próprio utilizarem nomes sem o Sr. ou Sr.ª.

Símbolos, datas e horas

Não usem símbolos como por exemplo o “&”, em vez de utilizarem “e”. No endereço aplica-se a mesma regra, também devem escrever Rua em vez de R. ou Avenida em vez de Av. Usem símbolos ou figuras só quando escreverem códigos postais ou números de rua. A data no convite deverá sempre ser expressa por extenso, por exemplo: trinta e um de Julho de dois mil e sete. As horas seguem o mesmo formato deve-se escrever por exemplo: pelas catorze e trinta.

Nomes

Se souberem o nome completo devem utilizá-lo, senão devem utilizar o nome principal e o apelido, o importante é não utilizar iniciais.

Preparar o envio do convite

Deve-se inserir primeiro a parte de baixo do convite no envelope com a face impressa para cima, para que quando o convite seja aberto, o lado impresso seja o primeiro a ser visualizado.

Colocar o cartão de R.S.V.P.

Se incluíram um cartão R.S.V.P., devem colocar juntamente um selo no envelope, para o seu reenvio. O cartão de R.S.V.P. deve ser colocado no envelope em primeiro lugar antes de ser colocado o convite, para que em primeiro lugar seja visualizado o convite de casamento em vez do cartão de resposta deixando o convidado confuso.

Exemplos de como endereçar um convite de casamento:

Convidado

Exterior do envelope

Interior Envelope - Convite

Casal casado com o apelido do marido, com filhos com menos de 18 anos

 

Sr.ª Maria e Sr. António Cunha

 

Sr.ª Maria Cunha e Sr. António Cunha, Marta e Francisco

 

Casal casado com apelidos distintos

Sr. Pedro Silva e Sr.ª Carla Patrício

Sr. Pedro Silva e Sr.ª Carla Patrício

Homem solteiro com extensão para um acompanhante

Sr. Bruno Alves

Sr., Bruno Alves e Convidado

Mulher solteira

Sr.ª Alberta Marques

Sr.ª Alberta Marques

Mulher divorciada

Sr.ª Margarida Coelho

Sr.ª Margarida Coelho

 

ViúvaSr.ª Márcia CunhaSr.ª Márcia CunhaUm ou dois irmãos com mais de 17 anos a viver com os paisOs Srs. José e Francisco MatiasOs Srs. José e Francisco MatiasDuas ou mais irmãs com mais de 17 anos a viver com os paisAs Meninas Cristina e Eliana OliveiraAs Meninas Cristina e Eliana OliveiraCasal a viver juntoSr.ª Patrícia Couto e Paulo CastroSr.ª Patrícia Couto e Paulo Castro