Dicas para um casamento religioso católico | O Nosso Casamento

Dicas para um casamento religioso católico

Casamentos Católicos
Casamento religioso católico na igreja

Quando ambos os noivos partilham da mesma religião, existe uma grande probabilidade que prefiram uma cerimónia religiosa em oposto a uma civil. Uma cerimónia religiosa pode ser mais ou menos formal, dependendo do local, do número de convidados e do estilo que pretendem impor na celebração do casamento.

Se pretendem uma cerimónia de casamento católica ficam aqui algumas dicas.

Local da cerimónia a selecionar

Normalmente uma cerimónia de casamento católica será realizada na paróquia da noiva, mas se pretenderem realizá-la na paróquia do noivo, ou mesmo noutra, deverão sempre expor a situação aos párocos responsáveis pelas duas paróquias para obter a autorização dos mesmos.

Se vão casar num santuário, não devem apenas marcar o dia da cerimónia, devem certificar-se que existe um sacerdote disponível para esse dia, pois de outra forma poderão chegar ao dia do casamento com o local marcado e sem ninguém que celebre o casamento.

Uma cerimónia numa catedral, ou numa capela poderá ter uma conotação distinta, sendo, em princípio, a cerimónia celebrada numa catedral, um acontecimento mais formal. Se pretendem uma cerimónia mais formal, o ideal será marcarem-na num local mais sumptuoso. Uma cerimónia mais formal, implica mais custos, dado que a decoração do local, o número de convidados, as custas do local e as indumentárias serão mais dispendiosas.

Decoração da igreja

Antes de decidirem a decoração da igreja, informem-se com os responsáveis pelo local sobre quais as restrições que existem acerca da quantidade de flores, das cores permitidas, da utilização de recipientes e das passadeiras, se é possível espalharem pétalas pelo corredor; para que não estejam a idealizar um tipo de decoração e nada disso possa ser concretizado.

Informem-se também se vão existir mais casamentos para além do vosso no mesmo local. Isto porque convêm saber a que horas podem começar a decorar o local e a que horas têm de remover a decoração - ou se terão de chegar a um compromisso com os outros noivos que também se vão casar no mesmo dia.

Antes da noiva entrar

Quando a noiva chegar à entrada da igreja, deve contar até cinco, inspirar e expirar fundo, colocando entretanto os ombros para trás e para baixo, deve elevar a cabeça, posicionar o bouquet abaixo da cintura para que pareça mais magra, confiante e elegante. Isto dará tempo para que todos a possam admirar e só depois a passos compassados, calmos e marcados é que a noiva deve entrar pelo braço do seu pai e dirigir-se até ao altar.

Tornem a cerimónia ainda mais especial

Na ocasião de expressarem as palavras de consentimento, virem-se de frente um para o outro de mãos dadas para que os convidados vos possam admirar e presenciar um momento tão enternecedor e especial.