Como organizar um casamento na praia | O Nosso Casamento

Como organizar um casamento na praia

Recepção e Cerimónia

Os pés na areia, o mar como pano de fundo… Os casamentos em cidades diferentes daquela onde os noivos vivem estão na moda e os casamentos na praia são um dos mais escolhidos entre os casais que pretendem celebrar o amor que os une. Mas, afinal, como organizar um casamento na praia? É complicado? Há cuidados especiais a ter?

O local

A primeira tarefa a riscar da “To Do List” é mesmo a escolha do local onde se realizará a cerimónia. Uma praia com pouco movimento ou até uma zona reservada de um hotel ou restaurante, por exemplo, poderá ser uma boa hipótese.
A praia poderá ser o palco da cerimónia e do copo-de-água ou apenas de um dos momentos. Prefere a praia da sua infância? Ou um local paradisíaco, noutro país? Há milhares de praias espalhadas pelo mundo e muitas delas cumprem os seus requisitos – concretize este sonho!

Decoração

Tem o mar como pano de fundo e por isso não precisa de nada de muito elaborado para surpreender os seus convidados. Transforme o areal no espaço dos seus sonhos ao adicionar mobílias simples, tons pastel, detalhes em madeira clara, tecidos leves e elementos naturais como flores (mas lembre-se: as flores devem ser resistentes ao calor)!

Burocracias

No caso português, para realizar um casamento à beira-mar, é necessário solicitar uma autorização à Capitania a que pertence a praia escolhida pelos noivos. E se a festa for celebrada com o lançamento de fogo-de-artifício - ou se os noivos quiserem tornar o ambiente mais acolhedor com uma grande fogueira, por exemplo - uma licença para essa finalidade também é necessária.

O vestido

Com certeza que sonha com um look adequado ao espaço e à ocasião. Se vai casar na praia, recomendamos que escolha um vestido mais leve e fluído, que combine na perfeição com o penteado – menos elaborado, sem recorrer a apanhados muito complexos. Quando mais natural e descontraída, melhor! Os vestidos compridos sem cauda são os mais indicados para um casamento na praia.

A não esquecer

A praia não está, à partida, preparada para receber um casamento. Dessa forma, é preciso ter algumas precauções: alugar casas de banho para que os convidados não tenham que procurar um café ou restaurante sempre que precisarem de a utilizar (o que poderá ser aborrecido também para os donos dos estabelecimentos nas redondezas), garantir zonas de sombra com sofás e cadeiras para que tanto os noivos como os convidados possam descansar e evitar os raios de sol mais fortes, alugar geradores para que tudo funcione na perfeição e todos estejam confortáveis (na praia não há eletricidade!), disponibilizar entretenimento para as crianças (porque não brinquedos de praia, um carrinho de gelados e uma zona onde possam fazer papagaios de papel?) e, claro, estabelecer uma alternativa para o caso de estar muito vento ou para o caso de chover no grande dia (esperamos que não mas é sempre melhor prevenir do que remediar, correto?).

O casamento na praia é sempre único e especial, tanto para os noivos como para os convidados, que ficam maravilhados com os detalhes e toda a temática que converge na beleza do mar e no conforto dos pés descalços na areia.

Todas as imagens deste artigo foram cedidas pela Set Lounge Beach Weddings